Uma Greve Maciça
Finalmente uma demonstração inequívoca daquilo que os Oficiais de Justiça são capazes de fazer, quando nisso se empenham e quando querem mesmo demonstrar aquilo que sentem.
Este ano, o recomeço do ano judicial não aconteceu, como de costume e nos termos legais, no dia 01SET, porque os Oficiais de Justiça deste país, apesar da previsão legal do início ou reinício de funções nessa data, ontem mesmo, fecharam todos os serviços judiciais e do Ministério Público.
Em bom rigor não foram todos, todos, mas quase todos, António Marçal, presidente do SFJ, chegou a nomear os tribunais que não encerraram porque a adesão nesses não foi de 100% mas de 95% e, se bem recordamos, nomeou apenas três.
Perante estes dados, veiculados pelo SFJ, bem visíveis nas notícias e obtidos diretamente de tantos Oficiais de Justiça, podemos afirmar que, na generalidade, esta greve teve uma adesão como há muito, muito mesmo, não se via.
É certo que ainda havia muitos Oficiais de Justiça em férias mas, de todos modos, deter todos os serviços encerrados em todo o país, com tantas portas fechadas, é algo de que os Oficiais de Justiça se devem orgulhar de ter conseguido e é algo que acabam de oferecer aos sindicatos para que estes possam exibir perante os membros do Governo.
Com esta forte adesão, tão perto dos 100%, os sindicatos poderão demonstrar ao Governo o estado de espírito dos Oficiais de Justiça e o elevado nível de rejeição das suas políticas governativas, do seu incumprimento consecutivo das duas Leis da Assembleia da República (LOE) e, bem assim, do abjeto projeto que o Governo ousou apresentar.
Sejamos claros: os Oficiais de Justiça não podem votar no Partido Socialista, seja para que órgão for. Os cerca de oito mil Oficiais de Justiça podem votar em todos os outros partidos, sejam eles quais forem, mas nunca no Partido Socialista.
Sejamos claros e diretos: os governantes deste partido têm sido os piores de sempre, têm enganado sistematicamente os Oficiais de Justiça e pretendem destruir a carreira com a proposta apresentada, portanto, sejamos bem claros e diretos: protestar e fazer greve, só por si, como todos bem sabem, não chega, é necessário tomar muitas outras ações e atitudes responsáveis e uma delas passa por não votar naqueles que tão mal têm procedido com estes homens e com estas mulheres que diariamente dão tudo nos tribunais e nos serviços do Ministério Público deste país.
E que não venha ninguém dizer que se está a fazer política, porque esta página não está a apelar ao voto em nenhum outro partido, mas a apelar apenas a que não se vote num determinado partido por ser tóxico e levar essa toxicidade a todo o país, mesmo nas eleições autárquicas, a máquina é a mesma e não há independentes mas gente comprometida com a mesma máquina.
Portanto, sem qualquer pejo, podemos perfeitamente apelar ao boicote desse partido tóxico que neste momento é o Partido Socialista, como forma complementar de realizar e materializar o protesto que vai nas gargantas de todos.
No próximo dia 15 realizar-se-á a primeira reunião dos dois sindicatos com o Governo para calendarizar a discussão do Estatuto e aí vão estar os dois sindicatos que representam os Oficiais de Justiça munidos agora dos resultados desta greve, isto é, com “as costas quentes”.
Mas mesmo antes dessa reunião sobre o Estatuto, há aspetos que têm que ser decididos já e são independentes do Estatuto, desde logo o cumprimento das duas Leis LOE-2020 e LOE-2021 que contêm determinações claras e precisas sobre aquilo que o Governo deve fazer – aliás, que já devia estar feito – e não faz e teima em não fazer, isto é, em incumprir as Leis.
Esta página, nascida em 2013, tem vindo, ao longo destes anos, a desenvolver um trabalho diário, durante estes já milhares de dias, de contribuição para a elevação da carreira dos Oficiais de Justiça.
Estes últimos anos têm sido os anos mais negros da história dos Oficiais de Justiça e, por isso mesmo, sentimos a necessidade de surgir com esta iniciativa e assim a mantemos ao longo de todo este tempo de trevas, tentando iluminar um pouco a noite escura que a carreira atravessa.
Com esta adesão tão grande de ontem, sentimos que um pouco de luz surgiu para iluminar os cansados Oficiais de Justiça que, com esta atitude, merecem o nosso aplauso e o nosso muito obrigado.

Obrigado a esta página que faz um trabalho muito bom em prol dos OJ cada vez mais espezinhados pelas governações
ResponderEliminarPlenamente de acordo!
ResponderEliminarQuem votar no Partido Socialista não tem amor próprio nem vergonha na cara!
Pior são os colegas que aceitaram ser candidatos por esse partido que só nos tem prejudicado desde o Sócrates. Shame on you!
Verdade. Esses colegas e não são poucos, deviam ter vergonha, mas 'os tachos' falam mais alto.
EliminarCompletamente de acordo, não é uma questão de fazer política ou de andar a fazer campanha pelo partido A ou B, é penalizar este governo que nos tem tratado tão mal e que quer acabar com a carreira tal como a conhecemos.
ResponderEliminarAliás, algum Oficial de Justiça que vote PS só pode ser masoquista.
Os sindicatos que nos representam deviam, como se faz noutros países, fazer uma declaração pública a manifestarem a sua posição nas eleições.
Não sei se legalmente há tempo para isso mas a melhor manobra que os sindicatos podiam fazer era marcar já um plenário nacional para Lisboa no dia da tal reunião.
Ter os representantes dos sindicatos dentro do ministério da justiça com alguns milhares de Oficiais de Justiça no Terreiro do Paço era mais uma demonstração de força.
E já não há a desculpa com os constrangimentos com o covid.
Muito bem, eu diria mais, todos os oficiais de justiça filiados no PS, deveriam entregar o seu cartão de militante e nunca mais votar nesse partido "que só faz propaganda, apoiado pela comunicação social"
ResponderEliminar
ResponderEliminarFinalmente a classe voltou a mostrar união.
Juntos somos fortes, sim!
Agora, dirigentes sindicais em Listas eleitorais, nomeadamente do PS, é INADMISSÍVEL!
o Título assenta bem "GREVE MACIÇA"
ResponderEliminarpena é que houve pseudo OJ, digo, lambe botas, que não fizeram greve por motivo da cerimónia de tomada de posse dos novos magistrados.
Subscrevo inteiramente.
ResponderEliminarTenho quase 60 anos e fui "socialista" quase toda a minha vida. As últimas eleições foram as primeiras em que não votei PS. E, depois da forma como nos têm tratado, nunca mais votarei PS.
Quem não se sente....
Em agosto de 2017, deixei de ser filiado no Partido Socialista, por não me identificar com a política deste PS ,que abracei desde adolescente...
EliminarFoi militante ATIVO da JS e militante do PS...
Hoje sou um ser livre...
Voto em quem quero. Se me apetecer votar, voto...
Se não me apetecer, não voto...
Porque é tudo igual...
Mas este governo tem nos feito muito , muito mal... E A SENHORA MINISTRA DA JUSTIÇA, deve nos odiar..
Porque ela e o BELITO, estão a fazer tudo para nos descartar como se fossemos um monte de lixo..
Sinto-me enganado por todos políticos..
Mas estes!!!!
É de bradar aos céus, infelizmente...
Um abraço fraterno.
Ontem foi um dia muito importante para todos nós OJ.s...
Estamos no bom caminho..
Acredito que juntos vamos vencer estes hipócritas que nem sabem o que a vida custa, porque a eles tudo lhes cai do céu, ou nas mãos.!!!!! ..
MARCAR PLENÁRIO PARA DIA 15.
ResponderEliminarTODOS À PORTA DO MINISTÉRIO DA INJUSTIÇA.
😡😡
Há que ser apartidário sem ser apolítico, sem dúvida.
ResponderEliminarMas os restantes partidos do arco da governação não se mostraram melhores connosco, nunca nos esqueçamos.
Aliás, a direita anda a perder votos a pique exatamente porque o seu discurso de necessidade de melhorar empresas e patrões, esquecendo o povo, não lhes augura nada de bom. Felizmente, ainda não é o esclavagista da CIP, nem o da CAP nem outros do género que mandam nisto. PSD e CDS não percebem isso. Viraram-se para o capital, Perderam a componente social. Atualmente, é tabu usar a expressão "povo" naqueles partidos.
Temos pena.
Não sou nem nunca fui PS.
Mas entre estes 3...que venha o diabo e escolha.
Vote em branco!
Eliminar"... Sejamos claros: os Oficiais de Justiça não podem votar no Partido Socialista, seja para que órgão for."
ResponderEliminarPinto de Sousa, em 2005, retirou aos OJ a aposentação compensatória.
Passos Coelho, congelou os OJ fruto de utilizar Portugal como cobaia para um modelo económico desastroso.
Venha o diabo e escolha.
Venham outros para tentar fazer diferente.
"Chega" de os OJ serem reincidentes no erro eleitoral!!!
Curiosidades de 2005.
EliminarVeja os membros do governo que em 2005 assinaram o Dec Lei 229/2005 presidido por José Socrates.
Um dos subscritores foi o atual Primeiro Ministro, tudo isto muito antes da Troika!...
Vicissitudes!...
Plenário nacional na antevespera das eleições autárquicas, dia 24 de setembro, em frente a todos os edifícios dos Tribunais da Relação!
ResponderEliminarOs candidatos a autarcas e os eleitores têm que conhecer a forma como temos sido ignorados e tratados, para em consciência e num momento de reflexão decidirem o sentido do seu voto!...
Oficiais de Justiça no inicio da carreira recebem de vencimento liquidos pouco mais de 700 euros e pagam por um quarto em Lisboa cerca de 500 euros!
ResponderEliminarA desertificação de uma profissão anunciada!
Um tema para discussão e debate neste processo eleitoral!...
A direita fato/gravata com tiques de empresários não é melhor.
ResponderEliminara direita portuguesae europeia aburguesou-se e está/vi agar u preço enorme por isso durante anos.
Fala-se de esquerda caviar e burguesa e efetivamente existe.
mas há diferenças gritantes entre estas facções. Uns, por regra, são instruidos, cultos e conhecedores dos problemas da sociedade e preocupam-se com questões de sustentabilidade e afins.
Outros, os que acham que vestir um fato escuro e uma gravata já os torna automaticamente sérios, não querem saber de nada disso.
Preocupam-se com as empresas dos amigos e a sua ideia básica - porque não dá para mais - é de que criando riqueza nas empresas - essa será distribuida por todos. E o problema aí resume-se a percentagens, como todos sabemos.
E a que toca a quem trabalha, tem de ser muito pequena.
Por isso, entendo que entre bandidos que roubam e enriquecem através da desvalorização do trabalho e socialistas caviar que não sabem bem onde andam nem realmente quem são e se vão aproveitado da onda e governam conforme o noticiario das oito...
Acho que vou fcar a perder com ambos.
Porquê?
Porque o socialismo português não sai do armário de uma vez por todas e se assume em nada.
É um hibrido que vai negociando com todos as medidas que o mantêm no poder pois isso é o que realmente lhe interessa.
Nada mais.
Porque estar no poder permite tudo.
Mesmo governar fora dos conceitos normais de democracia.
Quanto a Marçal e a sua sofrível intervenção televisiva, apenas tenho a concluir que lhe falta imagem, figura, objetividade de discurso, (falta de um planeamento efetivo da mensagem a passar).
ResponderEliminarMas que raio interessa ao cidadão comum que o ministério poupa quatorze milhões com as medidas tomadas?
A mensagem tem de passar pelo facto de que as pessaos percebam que são prejudicadas por tudo o que de mal tem sido feito nesta casa e de que forma são prejudicadas. E o exemplo do MP foi off topic, inadequado/inapropriado.
Arranjem profissionas da comunicação, alguém com figura que vença e convença.
A figura de Marçal venceu eleições, mas não convence.
Está a anos luz de ser um Lech Walesa. E é um desses que efetivamente precisamos para a luta.
Enquanto a população não estiver do nosso lado, nunca sairemos da cepa torta.
Jon Olive3
Apresente-se e faça melhor! A Classe, eventualmente, agradece! Duvido é que apareça!
EliminarPara os mais distraídos, no período da troika, que teve origem num (des)governo (PSD/CDS), houve mais de 1000 ingressos na carreira, 700 promoções e foram lançados os procedimentos concursais para os cargos de chefia (ED/TJP e Secretários de Justiça).
ResponderEliminarE depois da troika?
O que fez o Partido Socialista?
Já sem esquecer o que nos fez o Sócrates em 2005/2009 (aposentação e SSMJ)...
Contra factos não há argumentos!
*teve origem num desgoverno do Partido Socialista
EliminarAinda o caldo não estava pronto a comer ainda foram lá meter mais 1000 nabos.
EliminarConstante erro, constante erro.
Não se dignifica a carreira, atafulha-se, destrói-se os seus pilares. Assim, mais fácil é prevaricar sem ser punido.
E os culpados?
Esses, os mesmos de sempre, os OJ, pois os juízes em excesso número e bem abonados, fizeram o seu trabalho e ficam bem na fotografia.
Tanto decisor por m2 e tão poucos obreiros processuais.
Má gestão de RH.
Os meus amigo(a)s oficiais de justiça que me perdoem mas simplificar uma discussão sobre qual destes...espelho meu...é mais lindo (ou feio) do que eu PS, PSD ou CDS...acho que é perder tempo porque não é uma questão de partidos, mas sim de quem nos governa, de prioridades, de investimentos e realmente os investimentos na Justiça têm sido tão pífios e a Justiça é tão importante que não pode ser deixada nas mãos de quem não se importa com ela. "Os tribunais são os órgãos de soberania com competência para administrar a justiça em nome do povo" CRP dizit!
ResponderEliminarA verdade, verdadinha, é que há que dar aos parabéns aos sindicatos ou sindicato, não sei, que resolveu convocar uma greve para este primeiro dia de ano judicial que, por norma, costuma ser tão monótono! À partida afigurava-se um sucesso e foi o que veio a acontecer, até porque muitos OJ aproveitaram para prolongar por mais um dia as merecidas férias.
...e uma forma de demonstrar protesto/repúdio pela desconsideração a que temos votados é simplesmente não votar no partido que tem estado no governo. Ninguém apela ao voto em qualquer outro partido mas tão somente que não corrobore com este "antónio costa e afins" que simplesmente nos tem desprezado. Vote-se em branco. Agora, haver OJ que fazem parte da comandita "socialista" mesmo em autárquicas, é simplesmente o "preço da alma". Se forem mesmo
Eliminar...Oficiais de Justiça desvinculam-se de tal aparelho em forma de protesto profissional. Por acaso, gostaria de ver tais atitudes, as quais legitimariam, com grande propriedade, as lutas da Classe! Fica o desafio...
EliminarA política é como uma porca com 12 tetas e 24 recos. Enquanto 12 mamam, outros 12 guincham!
EliminarE fruto deste post, é só guinchos e muito pouco de útil para a carreira dos OJ.
Deixem de instrumentalizar o pessoal.
Assim a isenção vai-se!
"Instrumentalizar o pessoal"
EliminarIsto deve querer dizer: "dar instrumentos ao pessoal", no sentido de ficarem munidos com os instrumentos ou ferramentas necessárias à sua autonomia cerebral.
Não quero acreditar que a dita "instrumentalização" seja aquilo a que em tempos idos se classificava como "lavagem cerebral"; lavagem esta que sempre tive dúvidas em compreender se se referia ao ato de lavar ou à "lavagem" que se dá aos porcos e que poderia estar também nos cérebros de quem a isso apelava.
Como vos seja mais conveniente entender.
EliminarPois, de facto, ser-vos-á conveniente o apelo.
Mas o tempo o dirá, não é assim meus caros?
Continuação de boas divulgações e de um trabalho, quase, perfeito.
Ao nível de quem quase nunca vai à lavagem.
Mas quem é perfeito?