A Vida Adiada

      Até há dias, até à declaração do fim das negociações e da postergação das mesmas para o novo governo que sair das eleições de 30JAN, os Oficiais de Justiça estiverem a um passo de ver destruída a carreira tal como hoje está concebida.


      Até esta quarta-feira passada, a carreira esteve prestes a ser congelada e dividida em apenas duas categorias, cerceando as hipóteses de progressão na carreira, através de categorias, tal como hoje existe e é motivo de empenho e interesse por parte de quase todos os Oficiais de Justiça.


      Claro que isso não significa que na próxima legislatura outros governantes, ou até os mesmos, possam voltar a apresentar a obtusa proposta. De momento, o prosseguimento daquela ideia foi travado e nada mais do que isso.


      Lamentavelmente, continua por ser feita justiça aos Oficiais de Justiça, seja na ausência da simplicidade de integração do suplemento, seja na ausência da complexidade de um regime diferenciado de aposentação, entre tantas outras matérias imprescindíveis para a carreira.


      Mais um adiamento, mais uma prorrogação… E tudo isto tem um custo elevado para os Oficiais de Justiça. O adiamento das soluções tem custos.


      A ausência da correção das promoções dos Secretários de Justiça; a não realização de cursos para as categorias de Escrivão de Direito e de Técnico de Justiça Principal; a não realização de movimentos com promoções às categorias de Escrivão Adjunto e de Técnico de Justiça Adjunto; a ausência de movimentos alargados a todos e não apenas a meia-dúzia de lugares por interesse do serviço, sem interesse pelas pessoas; enfim, todo este congelamento tem custos.


      A vida dos Oficiais de Justiça está suspensa. Em pausa, a aguardar. Nem sequer se move como em câmara lenta, pura e simplesmente, a imagem parou; congelou.


      Os Oficiais de Justiça deslocados das suas áreas de residência continuam a suportar custos que são insuportáveis, valendo-se da ajuda de terceiros. Oficiais de Justiça com mais de vinte anos de serviço e extremada dedicação não conseguem ver premiado o seu esforço e dedicação. Paira, pois, o desânimo.


      Impera o desalento e esmorece o dia-a-dia. A falta de incentivo, seja por este congelamento pendente, seja por uma carreira nova de uma única categoria separada da outra, leva, necessariamente, a que as pessoas passem a realizar o mínimo e a desleixar muita coisa.


      A falta de entusiasmo grassa hoje na carreira, seja pelo congelamento, seja pela perspetiva negra do futuro, a qualidade do desempenho dos Oficiais de Justiça desce a cada dia e a bom ritmo.


      O próximo governo e os próximos elementos do Ministério da Justiça devem ponderar muito bem se querem manter o desalento e o baixo nível de empenho ou se pretendem gente feliz, empenhada e interessada, pelos incentivos de uma carreira que possa valer a pena.


Congelado.jpg

Comentários

  1. Ainda não é tarde para a integração do subsídio no vencimento, nesta legislatura. Peçam-no, os sindicatos, obviamente.
    Ainda decorreram pelo menos dois conselhos de ministros
    Com sindicatos oaraditos é que nada acontece.

    ResponderEliminar
  2. Tendo em conta a linha de raciocínio deste texto, só nao percebi como se enquadra o velho desejo de " correção das promoções dos Secretários de Justiça" , na sua preocupação de nao divisao da carreira e na proteção das expetativas de TODOS os OJ, que orientaram a sua vida de acordo com as normas em vigor e com honestidade.
    Será que denoto aqui uma linha sectária e mesquinha, alheia à estabilidade de vida de todos os OJ e famílias que seriam afetados por esse desejo de "correcao", e que ao fim destes anos nao passa de uma vingança sem fundamento e viabilidade pratica?
    Onde está a imparcialidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebeu porque não acompanha a vida e a carreira dos Oficiais de Justiça e, nessa falta de conhecimento, tece considerações infundadas.

      Independentemente das opiniões sobre as promoções à categoria de Secretário de Justiça, que são diversas, há uma decisão de um tribunal que, quer concordemos, quer não concordemos, como todos sabem, deve ser cumprida e, também como todos sabem, não é cumprida, apenas foi prometido o seu cumprimento.

      Ora, isto nada tem que ver com opiniões ou linhas de raciocínio ou seja lá o que for, aliás, a nossa posição sempre foi expressa e, para que saiba, embora sempre fossemos da opinião de que a fórmula de cálculo não era justa e devia ser alterada, também achamos que a sua aplicação retroativa não seria correta, uma vez que desde o início do concurso que se conheciam as regras e, injustas ou justas, era o que estava previsto.

      Mas, note-se bem, independentemente da nossa ou de todas as opiniões do mundo, agora há uma decisão de um tribunal a acatar e, tal como as Leis do Orçamento de Estado, o Ministério da Justiça, não cumpre; nada cumpre em relação aos Oficiais de Justiça.

      Eliminar
    2. Colega certamente não leu o Acórdão do Tribunal Constitucional.

      A fórmula de acesso ao curso de Secretário de Justiça foi declarada inconstitucional por violação do princípio da igualdade.





      Eliminar
  3. Até há uns anos atrás, ia ao shopping fazer compras.

    Agora vou á feira do Relógio.

    Obrigado ministra e comparsas !!

    ResponderEliminar
  4. É impressionante o tom de vitimização e de miserabilismo , só não aceitam o estatuto por pura inveja! Só estão nos sindicatos para conseguir a reforma para eles e para quem os apoia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trabalho escravo, não remunerado, não obrigado!

      Eliminar
  5. Parece-me que li que a decisão de avançar com este Estatuto dos Funcionários Judiciais é do Primeiro Ministro e que nesta legislatura, na opinião do Secretário de Estado Adjunto, já não é possível fazer mais aproximações às reivindicações dos Sindicatos...
    Mas parece haver muitos "Velhos do Restelo" a fazer o funeral antecipado do trabalho deste Governo dos últimos 3/4 anos nesta matéria...
    Ó serei só eu?...

    ResponderEliminar
  6. Parece-me que li que a decisão de avançar com este Estatuto dos Funcionários Judiciais é do Primeiro Ministro e que nesta legislatura, na opinião do Secretário de Estado Adjunto, já não é possível fazer mais aproximações às reivindicações dos Sindicatos...
    Mas parece haver muitos "Velhos do Restelo" a fazer o funeral antecipado do trabalho deste Governo dos últimos 3/4 anos nesta matéria...
    Ó serei só eu?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual trabalho deste governo em 3/4 anos???

      Eliminar
  7. Algum dos senhores de sabe tudo sabe se algum sindicato pediu a reuniao de dia 18 Nov. ?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. O que sei é que até os agentes da cultura, que nunca tiveram estatuto, já chegaram a acordo.
    É um crime o que estão a fazer com a classe profissional dos OJ. Cada vez a enterram mais e perdem o respeito dos sucessivos governos. Só pensam neles!

    ResponderEliminar
  9. Algum dos senhores de sabe tudo sabe se algum sindicato pediu a reuniao de dia 18 Nov. ?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colega, ainda o podem fazer até ao dia 17 de novembro, último dia do prazo, dos cinco dias úteis.

      Eliminar
    2. Huummm...
      Ok.
      Então, ou quinta feira 18 de Novembro, caso não haja nova reunião, ou quinta feira 25 de Novembro, caso haja nova reunião, sabemos a decisão do Conselho de Ministros.
      Uma coisa é certa: um estatuto que nos faça ser friks da função pública, sem nos integrar e reconhecer os direitos que ainda não temos, nomeadamente horas extras e mobilidade inter carreiras, por exemplo... Não interessa a todos.
      Que me interessa a mim reformar-me aos 60 todo queimadinho da cacholeira por trabalhar 12, 18 ou mais horas sem receber um tusto a mais do que as aventestas lambe cús que se recusam a trabalhar e nada lhes acontece, nem poder mudar de carreira sem ir ao beija mão...
      Eu quero o SIADAP!
      Objectivos definidos!
      Níveis de dificuldade discutidos com os sindicatos!
      Desculpem lá!...

      Eliminar
    3. SIADAP? isso é que é ainda mais lambebotismo my friend

      Eliminar
    4. "olhe que não, olhe que não" por causa dos níveis de exigência de cada função que é discutida previamente com o trabalhador... Depois é daí que podem aparecer as notas excepcionais. Mas isso pode, e deve, ser discutido com a participação dos sindicatos.

      Eliminar
  10. Para mim CHEGA

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Se chega faz-te à vida e vai apanhar gambozinos para as ilhas selvagens.
      24 horas por dia.

      Eliminar
  12. TUDO DITO:

    " A falta de entusiasmo grassa hoje na carreira, seja pelo congelamento, seja pela perspetiva negra do futuro, a qualidade do desempenho dos Oficiais de Justiça desce a cada dia e a bom ritmo."

    ResponderEliminar
  13. Esta espécie de estatuto, soa-me a muito boy que andou no sindicalismo a tempo inteiro, à conta dos associados, tendo assim tempo para se licenciar e, os outros, os que verdadeiramente trabalharam, são o mexilhão da classe!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ