Reconhecimento Público
A seguir vai reproduzido o artigo de opinião subscrito pelo presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), António Marçal, no Correio da Manhã, com o título de “Profissão fundamental” e subtítulo: “Reconhecimento dos Oficiais de Justiça é de grande importância”. Diz assim:
«Há dias, o ilustre advogado Paulo Saragoça da Matta, sobre as declarações do diretor da PJ no âmbito da detenção de Rendeiro, disse:
“Aquela que me pareceu ser a única parte menos simpática da intervenção do senhor diretor nacional da Polícia Judiciária, que referiu que a PJ, os magistrados do Ministério Público e os magistrados judiciais, são a máquina da Justiça. Não, não são a máquina da Justiça, dentro dessa máquina da justiça falta enunciar os senhores Funcionários Judiciais que são absolutamente fundamentais e, claro, é natural que se tenha esquecido, mas são também órgãos participantes na administração da Justiça os advogados.”
Mais profissionais do foro houvesse com esta atitude e os Oficiais de Justiça deste país sentir-se-iam menos invisíveis, num sistema de Justiça que depende deles para tudo, em que são absolutamente essenciais para a conclusão de qualquer processo judicial mais mediático ou nada mediático, como são os milhares de processos que são concluídos diariamente por esses tribunais fora.
Todos os operadores da justiça o sabem, mas será que o comum cidadão tem essa mesma opinião? Daí ser de grande importância atitudes como a referida, o reconhecimento público da essencialidade destes profissionais resilientes, abnegados e tão pouco valorizados. Bem-haja!»

Fonte: “Correio da Manhã”.
Agradeço ao autor (ou autores) deste Blog, que acompanho assiduamente, pela informação oportuna e pertinente com interesse para todos os OJ. Bem haja!
ResponderEliminarNa oportunidade, desejo desde já a todos os OJ um Bom Natal e um excelente Ano Novo (com o famigerado Estatuto aprovado a contento, esperemos).
Dedico a todos este pequeno e sentido poema, com a devida vénia ao seu autor:
NOITE PERDIDA
(António Feijó)
Coitado do rouxinol!
Passou a noite ao relento,
do por ao nascer do sol,
Sem descansar um momento
Sempre a cantar, sem dormir,
Absorto no pensamento
De ver uma rosa florir...
Coitado do rouxinol!
Passou a noite ao relento,
Do por ao nascer do sol,
sempre a cantar, sem dormir...
Mas o misero - coitado!
Cantando tão requebrado,
Com tal cuidado velou
Que adormeceu de cansado
E os olhos tristes cerrou
No minuto, no momento
em que ao luar e ao relento
A rosa desabrochou!
Atentem nos artigos do Prof. André Lamas Leite… nunca se esquece de mencionar os oj
ResponderEliminarAinda há, em todos os tempos, gente com humanismo acima da média! e são esses humanistas que fazem crêr no homem novo! no mundo melhor, apesar do desumanismo feito por muitos ditos com "poder" e que se esquecem que vão todos morrer um dia e o que fica da memória desses é o desumanismo que construiram!
ResponderEliminarPalmas para o Sr. Advogado, que se lembrou dos Oficiais de Justiça que trabalham incessantemente, cumprindo assim a sua obrigação, sem se vangloriarem na praça publica e passando despercebidos, se calhar por isso ninguém sabe que nós existimos, já para o Sr. Diretor da PJ que não fez mais que o seu trabalho, e ocupou todos os canais dando lições de investigação quase rebentou, tamanho era o ego. Não admira que não nos tenha referido nas suas várias entrevistas pois que não sabe que nós existimos e a saber não se quer conotar com "gente menor".
ResponderEliminarO que andam a fazer os sindicatos que não dão a conhecer publicamente os problemas dos OJ? Não trabalham como os outros sindicatos! Não apresentam propostas alternativas que sirvam os interesses dos seus representados, o que mais fazem é ausentarem-se das reuniões! Não basta concordar com o que os outros dizem e andarem constantemente a lamentar-se!
ResponderEliminarAndam ocupados com caravanas e malas velhas e depois... depois hibernam e aparecem na altura das eleições, se calhar vamos ver alguns agora na próxima campanha eleitoral.
EliminarVamos ver alguns na campanha eleitoral?!...
EliminarConsultem as listas de candidatos a deputados pelo PS e vão ter uma surpresa!...
O SFJ está bem representado!...
Ora aí está, por isso a nossa carreira não evolui , o nosso sindicato ora quer ser sindicato patrão... ora sindicato empregado e quem não entra nessa dança e, como não podem entrar todos, fica no sindicato empregado!!! Não tarda estamos todos no SIADAP e classificados com assistentes operacionais.
EliminarOnde está a resiliência e a abnegação dos nossos dirigentes sindicais, por consequência nossos representantes?
ResponderEliminarNem se vêm. Estão como que escondidos há espera que a tempestade passe.
Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado.
Triste sina a nossa. Tutela que não nos reconhece e representantes que não nos querem representar.
Ao diab. que os carregue.
Decreto-Lei n.º 118/2021
ResponderEliminarde 16 de dezembro
Sumário: Altera o Estatuto do Pessoal do Corpo da Guarda Prisional.
E nós a vê-los passar!...
Há que esperar por um novo governo!....
Sem reconhecimento só há a via do não reconhecimento, fazer o minimo . quem ganha bem que trabalhe. maioria dos oj´s quase com ordenado minimo, pró caralho com quem assim reconhe
ResponderEliminarEste/a nāo é Oficial de Justiça!
Eliminar