SOJ solicita participação para interpelação

      Com o título “Valorizar a Democracia”, publicou o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) uma nota na qual solicita a participação dos Oficiais de Justiça.


      Diz assim:


      «O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) vai questionar, por escrito, dia 10 de janeiro, os Partidos Políticos, nomeadamente os que têm assento parlamentar, sobre o que propõe para os tribunais e para a carreira dos Oficiais de Justiça.


      Serão 7 (sete) perguntas diretas, procurando respostas claras e compromissos, pois a democracia exige a participação e responsabilidade de todos. Contudo, tal desiderato só é possível com respostas claras e objetivas, afastando o vazio e equívocos que constam de todos programas partidários.


      Assim, procurando envolver toda a carreira, o SOJ solicita aos colegas que nos façam chegar, por e-mail – geral@soj.pt , até ao dia 9 de janeiro – , as perguntas que desejam ver respondidas e compromissos que gostariam de ver subscritos por esses partidos.


      A participação de todos é importante e escolheremos as perguntas que se mostrem mais representativas. Posteriormente, ainda antes das eleições, o SOJ publicará as perguntas e as respostas que nos sejam remetidas.»


CaraIntrigada.jpg


      Fonte: “SOJ-Fb”.

Comentários

  1. Andamos a brincar aos sindicatos…há muito, aliás, e eu nem me importo que alguns dos sindicalistas se sirvam para ir para certos lugares, agora esta mediocridade que andamos a ver nos nossos dois sindicatos que, supostamente, nos representam é obra! Um deles anda por aí a exibir um Acórdão de um tribunal superior como se tudo se revolvesse e resumisse, aliás, à questão das greves fora das horas normais de expediente, se têm dúvidas, senhores sindicalistas ou ex. sindicalistas venham trabalhar para os tribunais e para a atual configuração das Comarcas, onde até, colegas, sócios dos sindicatos, alguns até que fizeram parte dos órgãos da direção, tratam colegas de modo pouco respeitoso. Agora vem este sindicato que não sei quantos oficiais de justiça representa, nem qual o seu papel, com as perguntas aos partidos, tenham juízo, façam ações de maior vulto, acham mesmo que a prioridade de algum político, que vai para o governo, claro, são os Oficiais de Justiça? Em que mundo acham que vivem? E depois, quem está na oposição, responderá a tudo de agrado aos Oficiais de Justiça, mas quando chegam ao Governo, se lá chegarem, o que eles quere, sobretudo o seu líder, é prioridade à eficácia, entendendo ele que esta eficácia é a mesma que usam os bancos (onde ele fez carreira) e as empresas e no tribunais, e na Justiça, tem sentido aquela expressão popular de que “depressa e bem não há quem”! E depois não se queixem de “erros judiciais”…
    O outro partido, que esteve seis anos no Governo, já se sabe que a sua prioridade é manter o statuo quo dos oficiais de justiça, iludindo-os com promessas de estatutos que não chegam nunca a parir a coisa!
    Essa coisa do bloco, o tal que promete tudo, mas só a certas classes da administração pública, a elite digamos assim, vejam que o seu discurso vive centrado numa palavra, parecem os seus líderes possuídos pela palavra “MAIS” pois é sempre mais do mesmo: “mais saúde, mais SNS”, “mais educação mais escola pública” mas que no caso deles o “mais” é mais dinheiro para as suas classes profissionais, e eu gostaria se saber onde é que essa gente pensa arranjar verbas para gastar com contratação de pessoal médico ou professores?
    O PC é, sem dúvida, o mais coerente, e a esse, embora não seja seu votante, dou-lhe sempre o benefício da dúvida pois é um partido estável, como um corpo imutável de convicções e de gente séria nos princípios e na vida.
    Dos outros, nem falar, para não falar sequer naquele partido de um homem só, que vive nas redes sociais e que o seu líder só defende a polícia…
    Já agora, já que estamos em maré de perguntas diretas aos partidos, aqui vai uma a este sindicato, ao outro, ou mesmo a quem quiser responder, tem sido útil para a classe dos oficiais de justiça haver dois sindicatos representativos dos oficiais de justiça? Não haverá aqui uma dispersão de forças e de estratégias? Se bem que ao nível da representatividade, estamos conversados, e se não fosse este fórum a promover o sindicato mais pequeno, pergunto-me se esse sindicato não estará hoje com um número tão baixo que comportaria apenas os seus dirigentes...teve o seu momento de glória na zona de Aveiro aqui há uns anos quando andou a iludir os colegas que saiam “licenciados” da universidade local que iria defender a sua colocação logo à saída em cargos de chefia numa alteração estatutária que tivesse lugar, algo que foi agarrado mais tarde, embora muito mitigado, pelo ainda Secretário de Estado Adjunto da Justiça.
    Já agora, formulo votos de um bom ano de 2022, a todos sem exceção, pensam ou não como eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota ao comentário de "Etan Cohn", à passagem em que se refere a esta página:

      Isto não é nenhum fórum, mas uma página informativa. Aqui não se promove nenhum sindicato, apenas se noticia o que surge, ora de um, ora de outro, de acordo com a sua produção informativa ou atividade. Hoje há uma informação do SOJ, depois de três dias consecutivos com assuntos do SFJ. A mentira repetida durante anos torna-se apenas chata mas não se torna verdade.

      Eliminar
    2. Meu caro Colega e diretor do blogue
      Bem sei que não há conteúdos totalmente isentos…isso é um desejo, legítimo, dos Estados republicanos, pós-revolução francesa a que se juntou o advento da democracia americana, fundada na diversidade, de raças e de credos, mas, de facto, não há isenção pura, naquilo que é a verdadeira aceção da etimologia da palavra, há sempre algo que nos puxa e com que simpatizamos, seja com uma moral mais ou menos rígida, religião, ideologia política, ortodoxia gastronómica e afim!
      Mas leio nas suas palavras com que vai escrevendo os seus comentários uma certa “defesa”, e está no seu perfeito direito, do SOJ e alguma irritaçãozinha ao SFJ, e que, diga-se, está no seu perfeito direito!
      E pode afirmar e reafirmar as vezes que quiser que a minha opinião não muda, pode ser que a partir de agora faça alguma análise ao seu comportamento e decida querer ser ainda mais isento porque a verdade é que o SOJ é atualmente uma inexistência sindical, parece aquelas organizações que fazem prova de vida apenas nas redes sociais, uma espécie de partido de um homem só, como, certamente, deve saber a quem me refiro…não se trata de mentira, nem de verdade, são meramente opiniões, minha e sua, sobre uma realidade até porque o tema e tão filosófico e abstrato, psicológico até, que não merece a pena esgrimir mais argumentos, fica com a sua e eu fico-me com a minha, na certeza, porém, que há situações em que a pluralidade sindical é necessária e de toda a utilidade, mas no atual contexto, em que se luta contra máquinas de propaganda que os governos têm e coloquem à sua disposição, parece-me um absoluto anacronismo, sem sentido e que se deve a vaidades pessoais de alguns que gostam de ter holofotes sobre eles e não os querem perder, nomeadamente terem que regressar aos tribunais e trabalhar como todos, uma chatice, não é?
      Aceite, pois, os meus respeitosos cumprimentos e endereço, já agora, a minha profunda admiração pelo que desenvolve em prol da classe, muito mais do que a maioria dos sindicalistas dos dois sindicatos!

      Eliminar
  2. Anónimo6/1/22 12:16

    Aos dirigentes dos 2 sindicatos, autor(es) deste blog, ou a quem souber e, mais importante, quiser responder:
    quando vão ser pagas as horas extraordinárias das eleições autárquicas?:
    as tolerâncias de ponto de 24 e 31 vão ser pagas?;
    é concedido um dia?
    quando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/1/22 14:18

      tolerâncias de ponto não vão ser pagas.

      Eliminar
    2. Quanto às horas dos dias das tolerâncias não há intenção de as pagar.

      Quanto às horas suplementares das autárquicas, já deveriam ter sido pagas, o mais tardar em dezembro, há, portanto, um claro atraso após dezembro, uma vez que até esse mês ainda é possível encontrar justificações sobre processamento de vencimentos. Vicissitudes...

      Eliminar
  3. Anónimo6/1/22 20:37

    Colegas, essas perguntas devem ser feitas ao Ministério da Justiça e aos candidatos a deputados do Partido que está atualmente no poder.

    ResponderEliminar
  4. 0 meu caro amigo... Eu não sou o ventura, percebe? Redes sociais para mim é um mundo que não conheço nem quero conhecer. Veja lá que foi graças a isso que os 3 maiores energumeros d mundo (USA e Brasil) foram eleitos presidentes e um que foi eleito deputado por ter sido comentador e transportador da cartilha do clube!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/1/22 09:33

      "Redes sociais é um mundo que não conheço", mas onde estou sistematicamente a tentar impor o meu pensamento. Lol

      Eliminar
    2. Caro Anónimo que se expressa pelo "iol" quando falo em redes sociais falo justamente que o outro anónimo cita o facebook que eu realmente não conheço nem quero conhecer; já agora, você lê mal as minhas palavras, quem é que lhe disse que eu quero impor o meu pensamento, exerço a cidadania plena da minha liberdade, e todos devíamos ser assim, dou a minha opinião e quem quiser concorda, quem não quiser "amigos" na mesma, já viu, acha mesmo que uma pessoa que manifesta a sua opinião, seja neste espaço, num jornal ou até num artigo científico está, ou quer impor a sua opinião? Anda mal informado(a) sobre o que é a liberdade de expressão, aquilo que chama de "impor a sua opinião" é apanágio de regimes totalitários, que eu não cito, mas que deverá saber a quem me refiro, uns que até a internet que vem de fora porque acham que polui!!!!
      mas se não concorda com alguma coisa que eu disse, designadamente sobre os dois sindicatos, faça favor, manifeste-se...por último, este espaço não se pode considerar uma rede social, pelo menos naquelas que nós estamos habituados a falar, mal diga-se, porque elas não informam, desinformam, denigrem ou enaltecem pessoas ou instituições com fins específicos bem determinados!

      Eliminar
  5. Anónimo7/1/22 12:00

    Deixo aqui uma pergunta para colocarem aos partidos, como referem:

    QUEREM ACABAR COM A CARREIRA DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA, CONTINUANDO A PAGAR-LHES QUASE O ORDENADO MINIMO? OU QUEREM PROFISSIONAIS MOTIVADOS, PAGAMDO-LHES O JUSTO VALOR PELO TRABALHO TÉCNICO E O QUE ATURAM, AO TRABALHAR NO CAIXOTE DO LIXO DA SOCIEDADE? SIM OS TRIBUNAIS SÃO O CAIXOTE DO LIXO DA SOCIEDADE, POR ISSO PAGUEM E DIGNIFIQUEM OS FUNCIONÁRIOS JUDICIAIS! OU QUEREM MESMO QUE TRABALHAEM O MINIMO EM CONSONÂNCIA COM O QUE LHE PAGAM E COM O TRATAMENTO DE DESPREZO QUE LHE TÊM DADO?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ