O que vai fazer hoje?
Terça-feira de Carnaval. Aquele dia que não é feriado mas que quase sempre funciona como tal, com exceção do ano passado, pela pandemia, e no tempo da outra pandemia da intervenção da Troika e do governo PSD/CDS-PP.
Serviços mínimos para este dia? Nada! Depois do sucedido no Natal nos dois dias de tolerância de ponto de 24 e 31 de dezembro, era expectável que aquela peregrina ideia se mantivesse para este dia de hoje ou, em alternativa, houvesse alguma razoabilidade e compreensão do real funcionamento e necessidades dos serviços de justiça.
Tudo indica que, desta vez, terá imperado o bom senso, o que é sempre de louvar, tal como aprender com os erros, o que é natural e igualmente admirável.
Os Oficiais de Justiça ficaram atentos até às 17H00 de ontem pela chegada de alguma comunicação, pois no passado Natal, cerca de dez minutos antes das 17H00 chegou a tal comunicação.
Esperaram em vão; nada sucedeu, pelo que hoje podem, não necessariamente divertir-se em carnavais, mas participar em todas as ações solidárias que por todo o país ocorrem para apoio da população ucraniana.
Aliás, foi criada a nível mundial uma plataforma de apoio à população ucraniana em fuga, plataforma esta que entrou em funcionamento este fim de semana e, pra nosso orgulho, foi criada em Portugal.
A plataforma global denomina-se “We Help Ukraine” (ajudamos a Ucrânia) e está no seguinte endereço: www.WeHelpUkraine.org
A plataforma começou a funcionar este último domingo e tem como objetivo ligar as pessoas que precisam de ajuda na Ucrânia, ou em fuga, com as pessoas e as organizações que dão apoio.
Apesar de ter apenas dois dias de vida, a plataforma “já mobilizou dezenas de pessoas e organizações para disponibilizar e gerir a plataforma”, lê-se numa nota distribuída.
Esta plataforma funcionará como uma espécie de “Airbnb” para encontrar e disponibilizar um alojamento, medicamentos e ofertas de trabalho”.
Está ainda disponível um “contact center” em inglês, português e ucraniano para atendimento por telefone, “e-mail”, mensagens instantâneas, videoconferência e outros canais de comunicação.
Não há muitos Oficiais de Justiça com disponibilidade para prestar ajuda a outros, mal para si, no entanto, há alguns que poderão fazê-lo e, para o efeito, sugere-se uma visita à plataforma global, orgulhosamente nascida em Portugal: www.WeHelpUkraine.org
A plataforma usa a língua inglesa como base, mas para quem não domine esta língua, pode usar o telefone português: 308.808.725 (rede VoIP equivalente à rede fixa começada por 2) ou o e-mail: ask@wehelpukraine.org
Para além da disponibilização de alojamento, poderá disponibilizar transporte, ajuda na documentação, cuidados médicos, ajuda financeira, ensino da língua, posto de trabalho, etc. Considere que os refugiados são essencialmente mulheres e crianças e quase nenhuns homens, a não ser os mais idosos, pois os demais ficaram para ajudar no esforço de guerra.

Curioso verificar neste blogue que, ainda recentemente, foram excluídos os programas do Chega, CDS e IL, argumentando-se que eram partidos extremistas, não democráticos, etc. etc. Eram então elogiados o BE, PCP e PEV pelo seu ideal democrático. Semanas depois muito se tem defendido neste blogue, na questão da Ucrânia, uma posição ao lado do Chega, IL e CDS e não se vislumbra uma palavra que seja sobre a posição do BE, que sempre foi contra a NATO, nem relativamente aos outros partidos tão elogiados por serem "democráticos". Haja verdade!
ResponderEliminarHaja verdade, sem dúvida, como o comentador apela a final. Por isso, não deveria deturpar a verdade.
EliminarO comentador refere-se à divulgação dos programas eleitorais dos partidos concorrentes às últimas eleições legislativas (ainda em curso) tendo sido divulgados os programas do PS, do PSD, do PAN, do BE, do PCP, da Iniciativa Liberal e do Livre, excluindo-se apenas o Chega e o CDS, o primeiro por se considerar um partido fascista e o segundo por se considerar um partido fasciszante e cristão, um duplo problema, portanto.
Quanto aos demais partdos dos quais divulgamosos programas eleitorais, jamais foram elogiados partidos, apenas se destacando aqueles que faziam alguma menção aos Oficiais de Justiça.
Hoje, defende-se a causa ucraniana e isso é outro assunto que já nada tem a ver com os programas eleitorais.
Concretamente se o BE é contra a OTAN ou não, é um assunto que não está em causa, uma vez que a OTAN não participa desta guerra nem faz tenções de participar.
Já agora, para que saiba o comentador, somos partidários da existência da OTAN e a ela pertencermos, independentemente de esta opinião ser coincidente com partidos fascistas, fascizantes, assim-assim ou nem isso.
As opiniões não se têm pelas camisolas nem pelo rebanhismo a que se possa pertencer, mas pela cabeça, após reflexão e com argumentação para tal.
O Oficial de justiça (Blog)
Eliminardeveria tornar-se mais tolerante e saber aceitar criticas e pontos de vista diferentes dos seus! A qualquer ligeira critica ou divergência responde sempre com as suas verdades que parecem ser as absolutas e com uma falta de elegância e de educação que infelizmente já são habituais. Para defender, como pretende, os oficiais de justiça não precisa de ser rude, pretencioso e mal educado, senão acabará por perder qualquer razão que tenha.
Diz: "Mais tolerante, pontos de vista, verdades absolutas, falta de elegância e de educação, habituais; rude, pretensioso e mal-educado."
EliminarTudo isto sobre a resposta anterior que esclarece as mentiras do comentário que a antecede.
É curioso como hoje em dia as pessoas com ideologias fascistas e fascizantes se consideram vítimas daqueles que não partilham as suas opiniões e vítimas também por as suas mentiras não serem aceites sem discussão, sem contrariedade, mesmo quando a verdade lhes é esparramada nas ventas, com toda a má educação, rudeza, falta de elegância, etc.
Realmente, é o que temos e é pegar ou largar. Estamo-nos nas tintas para quem não goste. Não temos que ser tolerantes com tudo e com todos, era só o que faltava. Tolerar fascistas? Deturpadores da verdade? Putins? Venturas? Não, não toleramos. Não gosta desta falta de tolerância? Mude de canal.
Já mudei...!!!
Eliminar