Enquanto se aguarda pelo 02MAI…

      Entretanto, enquanto os Oficiais de Justiça aguardam pela reunião de 02MAI, assistimos à ação reivindicativa dos Guardas Prisionais (um abaixo-assinado), ação aqui descrita no artigo do passado domingo 17ABR, com o título “O Abaixo-assinado dos Oficiais de Justiça”, comparando o abaixo-assinado dos Guardas com o “abaixo-assinado” individual dos Oficiais de Justiça que é a declaração, e, enquanto aguardam, assistimos ainda à ação dos professores, com a entrega de, também, um abaixo-assinado, com quase 20 mil assinaturas, na Assembleia da República.


      E que reivindicam os professores? Por exemplo, entre outros aspetos, um regime diferenciado de aposentação, a recomposição da carreira, “o fim dos abusos e ilegalidades nos horários de trabalho”… Estes aspetos são idênticos aos reivindicados pelos Oficiais de Justiça.


      Na petição pede-se justiça: “Reclamamos justiça, efetivação dos nossos direitos e respeito pelo horário de trabalho”.


      E o que fez o Ministério da Educação? Convocou os sindicatos (e são muitos) para uma reunião já no próximo dia 27ABR.


      Entretanto, os Oficiais de Justiça, que até já tinham um pedido de reunião logo a 30MAR e até uma greve marcada para esta próxima sexta-feira, passaram ao seu modo de espera habitual, estado que detêm há anos, de reunião em reunião, para já até 02MAI; porque o Ministério da Justiça está muito ocupado com o Orçamento de Estado, coisa que parece despreocupar o outro ministério, o da Educação.


      É caso para se dizer que se os professores pedem justiça, os Oficiais de Justiça devem pedir educação? E educação para quê? Certamente para aprender mais, designadamente, para aprender com os professores, mas também com os guardas prisionais e, bem assim, com tantos outros.


      Note-se que a discussão e votação na generalidade do Orçamento de Estado para 2022 está agendada para 28 e 29 deste mês e a reunião dos professores é um dia antes, a 27.


      Note-se também que o termo do prazo de apresentação de requerimentos ao Movimento Ordinário é o dia 30ABR e hoje mesmo decorre uma sessão solene relativa à abertura do ano judicial, portanto, a marcação da reunião no Ministério da Justiça com apenas dois sindicatos, para depois de tudo isso ter passado, resulta estranho, designadamente quando se compara com outras situações/ações.


      Recorde-se que os professores têm mais de 20 sindicatos: 14 reunidos nas frentes FENPROF e FNE e outros 8 independentes (e não apenas dois) e nem isso é impeditivo de uma reunião mais cedo, a 27ABR.


      Como já aqui mencionamos, a exibição do desagrado dos Oficiais de Justiça pode ser efetuada também pelo abaixo-assinado individual que cada um pode enviar e esse abaixo-assinado, e esse desagrado e desmotivação, está bem expresso na declaração denominada de “exclusão da responsabilidade”, porque, embora a responsabilidade de cada um não se exclua dessa forma, a manifestação dessa intenção, só por si, basta para ilustrar o estado de espírito dos Oficiais de Justiça.


      Se quiser preencher a declaração, obtenha-a AQUI.


      Se quiser saber como proceder, veja AQUI.


      Se quiser saber mais sobre responsabilidades, veja AQUI.


CabecaParede.jpg

Comentários

  1. Mais um artigo que deveria por a pensar os funcionários judiciais.
    Porquê de tanta diferença no tratamento?
    Simples, menos subserviência, mais união.
    Continuem a trabalhar depois das 17h, continuem a roubar tempo à família.
    Felizmente tivemos uma ministra que durante 6 anos lutou por nós e conseguiu que o estatuto não fosse alterado. Mas não pensem que vai ser sempre assim, também temos de lutar por nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante 6 anos tivemos uma ministra que lutou por nós. Obrigado por nos fazer rir logo ao iniciar o dia. Bem haja

      Eliminar
    2. Não fosse a inaçao da ministra, acha que o secretário de estado não teria alterado o estatuto à sua vontade?
      Ou acha que foi devido à luta dos sindicatos?
      Não me faça rir logo de manhã.

      Eliminar
  2. Gritante falta de funcionários com alguns serviços em rutura completa!

    Façam mais horas extras e ganhem cada vez menos, pa!

    ResponderEliminar
  3. Ouvi comentar, não sabendo se é verdade ou não, que na reunião o Sr. Dr. Marçal vai ameaçar com a guerra dura e longa e com a bomba atómica.
    Eles que se preparem, que isto, desta vez, é a sério e vai doer. Daqui a 20 anos vamos ver se assim não é. Á pois....
    Coitaditos dos do governo, até já tremem pelos cantos e ponderam apresentar a demissão pois não estão preparados para tamanha violência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colega, também ouvi comentar que, se nada for tratado num período razoável de SEIS ANOS, os nossos representantes irão intensificar a luta, com medidas graves, que podem chegar até a........... não levar bolinhos frescos para as reuniões.
      Até causam arrepios, tanta vontade e atitude.

      Eliminar
  4. Sou absolutamente a favor da existência de mais sindicatos. Algum deles há de ser capaz de elevar esta classe profissional e levar para a frente um estatuto que englobe e valorize as diferentes formações académicas. Quem achar que ter o nono ano chega, quando estiver doente, que vá ao barbeiro como se fazia antigamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tristeza tão triste, escondam-se, vem ai o lobo mau.

      Eliminar
  5. O OJ não tem espinha dorsal.
    Treme de medo com as estatísticas, com os processos urgentes, treme de medo com as ordens superiores para fazer o impossível.
    A Oeste nada de novo. Já o assim é, já para alguns anos.
    Siga..... que é bom de se vêr os lindos números.

    ResponderEliminar
  6. Talvez a introdução de limite de mandatos aos nossos dirigentes sindicais os fizesse despertar!....

    Factos são factos, todas as outras carreiras do Ministerio da Justiça viram nos últimos anos os seus estatutos aprovados com melhorias significativas para os seus profissionais!

    A Ministra foi a mesma, só que os sindicatos e os seus dirigentes eram OUTROS.

    Pensem nisto?

    Porque será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os oficiais de justiça também poderiam ter visto o seu estatuto alterado. Pense pouco...

      Eliminar
    2. Pois podiam, mas com prejuízos significativos para a classe no seu todo.

      Ao invés, veja-se a titulo de exemplo, o estatuto dos Funcionários do Registo e Notariado, ninguém ficou excluído.

      Para se vencer é necessário ser persistente e não saltar de trincheira em trincheira em função dos calendários eleitorais.


      Eliminar
  7. Deixei de tomar banho e de fazer a barba e passei a andar toda a semana com a mesma roupa. É o meu novo normal. E confesso que estou a gostar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ