A greve da próxima sexta-feira 20MAI

      Hoje há greve da CP, afetando a circulação dos comboios em todo o país. Na próxima sexta-feira, 20MAI, há greve dos trabalhadores em funções públicas, greve decretada pela Frente Comum.


      Alguma confusão grassa nos tribunais e nos serviços do Ministério Público relativamente à greve de sexta-feira.


      Os Oficiais de Justiça, habituados que estão a que sejam os sindicatos que os representam a dar instruções, especialmente o sindicato maioritário, mostram-se um pouco desorientados em relação à greve.


      Recebemos questões sobre se há greve ou se é apenas uma manifestação, se se fizer greve é obrigatório ir à manifestação e se esta greve abrange os Oficiais de Justiça.


      Temos esclarecido as dúvidas, e-mail a e-mail, mas convém esclarecer também desta forma mais ampliada.


      De facto, a Frente Comum marcou uma Manifestação Nacional para o dia 20MAI, mas, como é óbvio, para a realização desta manifestação nacional é necessário que os trabalhadores se ausentem dos seus postos de trabalho para poderem ir à manifestação, portanto, a greve é necessária. Nesse sentido, a Frente Comum lançou um aviso prévio de greve para a próxima sexta-feira, aviso este a que podem aceder pela ligação no final deste artigo.


      Os Oficiais de Justiça são trabalhadores em funções públicas e, independentemente dos sindicatos representativos dos Oficiais de Justiça dizerem que sim ou que não, é óbvio que todos os Oficiais de Justiça podem aderir à greve.


       Quanto à dúvida sobre se quem adere à greve tem mesmo que ir à Manifestação em Lisboa, trata-se de uma confusão com os plenários de trabalhadores que o SFJ marcou no passado. São coisas diferentes. Uma reunião de trabalhadores é uma ação sem greve e esta manifestação nacional tem greve. Assim, quem adere à greve não tem mais obrigações. Claro que seria interessante que todos os trabalhadores estivessem presentes na Manifestação Nacional, mas, a não ser possível, a simples adesão à greve está sempre disponível para todos.


      Convém ainda realçar o facto de não terem sido decretados serviços mínimos para os tribunais e para os serviços do Ministério Público, pelo que todo o serviço, mesmo o de caráter urgente, não tem que ser feito.


Manif20MAI2022.jpg


      Consta do aviso prévio de greve a seguinte motivação: “contra o empobrecimento; por 90 € de aumentos para todos, já; pela revogação do SIADAP; pela correção da Tabela de Remuneração Única; pela valorização das carreiras; pelo reforço dos serviços públicos.”


      E na sexta-feira seguinte, 27MAI, está já agendada outra manifestação nacional, marcada pela CGTP, embora de momento ainda sem aviso prévio que abranja todos os trabalhadores em funções públicas, o que, certamente, julgamos que virá a acontecer.


Manif20MAI2022-A.jpg


      Fonte: “Aviso Prévio de Greve” 

Comentários

  1. ACABOU A GERINGONÇA COMEÇARAM AS GREVES.
    VERGONHA NA CARA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vergonha?!...

      Para chegarem ao poder, sem ter ganho as eleições, escolheram os parceiros e promoveram a geringonça!...

      Eliminar
  2. A máquina comunista a ser mobilizada para aquilo que sabem fazer melhor, ausência ao trabalho, manifestações com comes e bebes e bandeiras ao vento. Uma falta de carácter enorme de muitos que, contestando a posição que esse partido assume relativamente à guerra da Ucrânia, aproveitam e colam-se porque lhes dá jeito ficar em casa e principalmente não trabalhar, que trabalhar cansa e o dinheiro continua certo ao fim do mês, já que continue certo até ao final da vida será outra conversa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que retorcido!
      Uma coisa é a Ucrânia, outra coisa é a valorização do trabalho e dos trabalhadores que, saiba-se, fazendo greve não ganham, pelo que isso do dinheiro certo no fim do mês não é verdade.
      São afirmações destas, de apoiantes do Chega, do IL e do defunto CDS que andam a poluir a inteligência das pessoas, mantendo-as na escravidão e subserviência de um trabalho sofrível.

      Eliminar
    2. dinheiro certo ao fim do mês para quem faz greve? que porreiro, eheheh

      triste comentário

      Eliminar
    3. Já vai dormir melhor com os apoiantes do chega, blá, blá. Um insulto à escravidão e aos que foram escravizados vir para aqui com afirmações deste tipo, uma vergonha o papel que os comunistas actuais desempenham na sociedade Portuguesa, uma vergonha de inveja e de ódio, nada mais. Uma vergonha também de pobreza para o povo e de favorecimento dos camaradas, nada mais outra vez. Uma vergonha que só não acaba porque alguém tem de gerir o património e os milhares que de euros da festa do avante.

      Eliminar
    4. Lê a história e talvez devas alguma liberdade que tens hoje aos que se sacrificaram, presos, torturados e mortos para teres um 25 de Abril. Não vejas só para um lado. De ambos os lados da houve gente com tomates para tu teres liberdade hoje

      Eliminar
    5. Lê a história e talvez devas alguma liberdade que tens hoje aos que se sacrificaram, presos, torturados e mortos para teres um 25 de Abril. Não vejas só para um lado. De ambos os lados da houve gente com tomates para tu teres liberdade hoje

      Eliminar
  3. Começa o ciclo das greves. Já lhes perdemos a conta. Enfim...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ