A Primeira Reunião
Findo o prazo de apresentação de requerimentos para o Movimento Ordinário anual dos Oficiais de Justiça, cada requerimento apresentado constituiu-se como um grito de esperança, mas também de desespero.
Os Oficiais de Justiça que se apresentaram ao Movimento Ordinário deste ano, muitos deles fazem-no repetidamente há anos, sem qualquer sucesso, e continuam a ter esperança de que desta vez pode ser.
Anos a fio a concorrerem para a transferência mais próxima das suas localidades e outros que teimam em apresentar requerimentos para a promoção, também ano após ano, igualmente sem sucesso.
Este Movimento também não trará promoções, tal como nos últimos anos, e não porque não sejam possíveis, apenas porque não se quer; porque as entidades governamentais persistem em congelar aquilo que foi descongelado, porque lhes paira na cabeça uma ideia de carreira diferente, sem categorias e sem promoções, tal como já foi anunciado no anterior governo. Esta ideia é o real travão das promoções; é o fim da carreira, tal e qual a conhecemos, para deter uma vasta mão-de-obra barata de Assistentes de Justiça, em substituição dos Oficiais de Justiça.
Hoje à tarde, às 15H00, reunirá o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) com o Ministério da Justiça e uma hora depois, pelas 16H00, reunirá o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).
Esta é a primeira reunião com a nova equipa do Ministério da Justiça. Não se espere que desta reunião saiam notícias concretas de efetivação de qualquer uma das reivindicações dos Oficiais de Justiça, nem sequer da mais simples e rápida reivindicação que poderia ser já implementada, que é a da integração no vencimento do suplemento remuneratório, pago 14 vezes ao ano, com todas as prestações do vencimento e não apenas 11 vezes como agora sucede.
Esta reunião inicial também não trará promoções ao Movimento deste ano, pelo que, para além dos cumprimentos e apresentação da papelada reivindicativa, com a respetiva receção de compreensão e promessas de estudar os dossiês, nada mais se obterá com tal reunião.
Os Sindicatos têm uma forte barreira pela frente que se advinha inultrapassável, tal como sucedeu nos tempos da Troika, da pandemia e agora com a crise advinda da guerra.
Aguardemos pelas informações dos sindicatos, se é que vale a pena aguardar.

Para tudo mudar, há que mudar primeiro a forma de estar dos sindicatos.
ResponderEliminarTambém acredito que deste reunião dada advirá. Contudo, finda a mesma, se ambos os sindicatos dessem um prazo de 15 dias, para haver propostas e efectivação de uma ou mais das várias medidas por nós ambicionadas, caso contrário começaria logo a luta a sério. Penso que só teríamos a ganhar.
Mas não, a seguir a reunião vira o período de engonhar, com os sindicatos a fazerem render o peixe
Miséria de situação a nossa, com tais relés representantes
Se há seções com rutura de pessoal, a única forma de luta é não fazer nem um minuto extra e deixar afundar mesmo o serviço, pois só assim a tutela verá que os funcionários são precisos de verdade e têm que ser reconhecidos. Caso contrário com funcionários que fazendo hora extras, fazem o serviço de todos os que faltam, então não vale a pena lutar!
EliminarColega, independentemente de tudo, os sindicatos têm que se posicionar, desde já (note-se que as férias vêm aí), de forma forte e assertiva, marcando eles o calendário e não a tutela caso contrário mais vale irem plantar batatas.
EliminarJá agora já viu o concurso para assistentes técnicos e operacionais? São algumas dezenas, e temo que seja apenas o início da extinção da nossa carreira
Notas dos sindicatos sobre isto - zero -.
Não me parece que irão pôr os assistentes técnicos a desempenhar funções dos OJ´s, como cumprir despachos e fazer sala! Mas...
EliminarMas.....colega! Mas ainda dívida?
EliminarVão entrar algumas centenas ou milhares, na ordem de grandeza dos números de O.J. que faltam.
Depois, ou durante, sai um diploma a equiparar e redefinir tal carreira como assistentes de justiça.
E, voilá, a nossa profissão já acabou, há muito, com a complacência dos nossos pseudo representantes
O último a sair que feche a porta, sff.
Pois! destes governantes sem palavra espera-se tudo
EliminarOs sindicatos devem ir pedindo reuniões sucessivas e ir negociando as pretensões dos OJ.
ResponderEliminarJá agora, se é do interesse da classe manter manter as categorias e promoções, porque é que não negociaram a carreira tal como foi apresentada pela ministra anterior? Fizeram MUITO MAL!
Então mas a proposta da ministra anterior não previa a extinção das categorias de adjunto e auxiliar? ou seja não era de fundir as duas, deixando de haver distinção entre adjunto e auxiliar?
EliminarFalta de pessoal nas secretarias dos tribunais? Calma que os assistentes técnicos estão aí a chegar em força...
ResponderEliminarA ganharem 750 euros por mês quero vê-los a fazerem sala e a trabalharem sob uma pressão e exigência constante ... Vai ser bonito, vai!
Já passaram 3 horas da reunião, será que era muito incomodo os snrs. Representantes sindicais dizerem qualquer coisita á plebe?
ResponderEliminarStores, sangue azul, reunião com ministra e secretários de estado, gente graúda, do mesmo porte, stores, para quê ralarem-se com a arraia miúda, é só chegar para canto,. Mosquitito......zzzzzs
EliminarFuturologia pura, o estatuto, tal como nós foi apresentado, entrará em vigor até setembro.
ResponderEliminarDeve esrar interessado nisso mesmo....., ou não?
EliminarO SFJ acabou de publicar a síntese sobre a reunião de hoje.
ResponderEliminarÉ só rir ...
Mais uma reunião para nada ...
Nem sei se me mate ou se me suicide
Comunicado do SFJ:
Eliminar"A Sra. Ministra da Justiça manifestou bastante abertura e disponibilidade para, num curto espaço de tempo, dar resposta às preocupações manifestadas pelo SFJ, lembrando que está a decorrer a discussão do OE 2022 na especialidade".
Já era previsível.
A questão que se coloca é quais foram as ações promovidas pelo SFJ antes da discussão e aprovação na generalidade da Lei Orçamento de Estado?...
Discussão na especialidade!... ⛔😎!...
Já fomos!....
Comunicado do SFJ
ResponderEliminar"Reunião do SFJ com a Sra. Ministra da Justiça
O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) reuniu hoje no Ministério da Justiça (MJ), com Sua Excelência, a Sra. Ministra da Justiça e o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Justiça.
Após apresentação dos formais cumprimentos, o Presidente do SFJ elencou as principais reivindicações para a nossa carreira, nomeadamente os problemas a que urge dar resposta no curto prazo.
Nomeadamente:
Ingressos;
Promoções;
Integração do suplemento de recuperação processual..."
Mais do mesmo ou menos do mesmo!...
Já deixaram cair o regime diferenciado da aposentação!...
Assim é impossível ter esperança ou acreditar naqueles que supostamente nos representam!...
Sindicalismo" atrelado" não obrigado!..
Candidaturas a órgãos autarquicos e ou a deputado, do partido da maioria que nos governa, de dirigentes sindicais, não obrigado!...
Parafraseando: "Movimento também não trará promoções, tal como nos últimos anos, e não porque não sejam possíveis, apenas porque não se quer; porque as entidades governamentais persistem em congelar aquilo que foi descongelado, porque lhes paira na cabeça uma ideia de carreira diferente, sem categorias e sem promoções, tal como já foi anunciado no anterior governo".
ResponderEliminarEntão e intentar contra o Estado acção por não cumprimento dos Orçamentos de Estado de 2020 e 2021 no que toca à carreira?
Seria mais um embroglio para quem nos quer tanto bem e mais uma acção ganha.
Mas dá trabalho, os sindicatos têm muito que fazer andam muito ocupados.
Já agora, aquela acção fabulosa na OIT - Organização Internacional do Trabalho que o SOJ intentou há anos contra o Estado Português, nunca mais sd ouviu nada....
Já lá vão uns anitos...
Boa noite.
Não se compreende?!...
ResponderEliminarO pré-aviso de greve decretado pelo SFJ em 1999 faz referência a um regime diferenciado de aposentação.
A greve ao trabalho extraordinário decretada nesse ano mantém-se em vigor e é uma bandeira do SFJ.
Não se compreende que o SFJ, na primeira reunião que teve com a Senhora Ministra da Justiça não tenha manifestado esta reivindicação!...
Mas afinal a referida greve e as motivações da mesma estão em vigor ou é apenas uma questão de semântica para anestesiar as tropas?!...
MAS SE GOVERNO NÃO FAZ INGRESSOS NEM PROMOÇÕES, PORQUE NÃO INTENTAM PROVIDENCIAS CAUTELARES?? FODDDDDDDDDDDDDDDDDDDD.............
ResponderEliminar