Continuar a fazer-de-conta?

      Afinal, as reuniões conhecidas e havidas com os dois Sindicatos que representam os Oficiais de Justiça, não foram agendadas por qualquer preocupação especial do Ministério da Justiça (MJ) com os Oficiais de Justiça, nem em consequência de qualquer pedido por estes efetuado, nem, muito menos, por qualquer sobressalto advindo daquele aviso prévio de um dia de greve, entretanto retirado.


      As duas reuniões foram meros encontros de apresentação e cumprimentos que também incluíram as duas estruturas sindicais.


      No mesmo dia 02MAI, para além das reuniões com o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) e com o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), na tarde desse dia, logo de manhã os cumprimentos tiveram início com a delegação da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) e, nesta senda, amanhã, 05MAI, continuarão os encontros de apresentação com outra reunião, desta vez com o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP).


      Em nota informativa, o Ministério da Justiça diz assim:


      «Realizaram-se, no Ministério da Justiça, as primeiras reuniões com as estruturas sindicais representativas dos agentes da justiça.


      A Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e o Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Alves Costa, receberam esta segunda-feira as delegações da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) e Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) para apresentar a nova equipa governativa.


      Os encontros serviram ainda para reiterar a disponibilidade e abertura do Governo para aprofundar o diálogo com estas estruturas, convocando-as para um trabalho conjunto no sentido da melhoria continua do sistema de justiça focada no aumento da qualidade da resposta aos cidadãos e às empresas.


      As reuniões serão retomadas a 5 de maio com o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP).»


      A reter:


      .a) “para apresentar a nova equipa governativa” e


      .b) “Os encontros serviram ainda para reiterar a disponibilidade e abertura do Governo para aprofundar o diálogo com estas estruturas”


      .c) Na nota informativa do SFJ consta: “A Sra. Ministra da Justiça manifestou bastante abertura e disponibilidade” e na nota informativa do MJ constam as mesmas expressões mas invertidas: “a disponibilidade e abertura do Governo”. Ou seja, a “disponibilidade” e a “abertura”, ou a “abertura” e a “disponibilidade”, tanto o MJ como o SFJ mostram-se alinhados apenas variando se a “abertura” vem primeiro do que a “disponibilidade” ou esta antecede aquela, o que, apesar de parecer diferente, é o mesmo nada de toda a vida.


      .d) Seria muito pedir que o SFJ tivesse um discurso divergente do MJ? Ou o MJ diferente do SFJ? Seria muito pedir que a entidade sindical se comportasse como tal e não como gabinete ministerial? Por que não dizer-se que a reunião não serviu para nada e que a entidade sindical nada exigiu, designadamente, que não marcou prazo para nada; que não fixou, por exemplo, um prazo concreto para a integração imediata do suplemento com anúncio de greve? É necessário marcar datas certas!


      Se é certo que este Governo é a prorrogação dos anteriores, as mais de duas décadas de reivindicação de integração do suplemento, mostra-se também perfeitamente representada e prorrogada pela representação dos Oficiais de Justiça.


      Com ânsia se aguarda a postura do SOJ que, à hora em que se escreve este artigo, ainda não foi divulgada, pelo menos de forma pública, por essa estrutura sindical, esperando que a sua reunião não tenha sido também um mero beija-mão.


CaraDesesperoMaosCabeca.jpg


      Fonte: “Justiça.Gov”.

Comentários

  1. Anónimo4/5/22 08:29

    A comunicação do SOJ já está na sua pagina. Mais do mesmo, com confiança na abertura demonstrada pelo (des)governo.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/5/22 09:19

    Nem mais, continuar a fazer de conta

    e esta carreira é ou será simplesmente administrativa

    os mais velhos levaram tudo, os mais novos fod...........

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/5/22 09:40

    "Por que não dizer-se que a reunião não serviu para nada e que a entidade sindical nada exigiu"?

    Porque para isso está cá este blog. E as estruturas sindicais sabem disso. Assim, tornar-se-ia redundante se estas dissessem aquilo que já sabem que este blog vai dizer.

    Quer-me parecer também que, fosse o o fosse que os sindicatos dissessem, seria sempre alvo de crítica por parte desta publicação, por isso assim está bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/5/22 09:48

      então e por serem alvo de critica (construtiva ou não), sindicatos já não têm obrigações para com os associados, pelo menos, é isso pá??

      Eliminar
  4. Anónimo4/5/22 10:40

    SOJ já diz algo mais na sua pagina. Haja luz

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4/5/22 11:54

    Entretanto, no paralamento...

    A propósito do OE:

    "a "dignificação dos que trabalham na justiça"

    "A governante admitiu ainda que "é tempo de assegurar um novo estatuto aos oficiais de justiça" e assumiu as necessidades de admissão de mais funcionários judiciais."

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4/5/22 12:44

    Cantando e andando.

    Ao ritmo a que a inflação está e sem perspectivas de abrandar no curto prazo, este ano não há subsídio de natal para ninguém!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/5/22 12:48

    Cantando e andando.

    Ao ritmo que a inflação está e sem perspectivas de abrandar num futuro próximo, este ano não há subsídio de natal para ninguém!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/5/22 13:33

    Ora bem, vamos lá fazer um exercício de merda....

    Agora que toda a gente já se conhece e se cumprimentou a equipa ministerial vai marcar uma reunião para depois do debate na especialidade do orçamento de estado.

    Como é habitual e "normal" vamos todos ficar a ver navios.

    Antes das férias, depois de nova reunião entre sindicatos e ministério, a senhora ministra vai informar que devido a contingências financeiras, covid19 e guerra na Ucrânia, não vai poder, de momento, atender a algumas das nossas reivindicações, mas que já fez saber junto do ministério das finanças, a situação na área que tutela.

    Informa também que tem em marcha a elaboração de um novo estatuto para os Oficiais de Justiça que contempla algumas alterações funcionais que a devido tempo vão ser transmitidas aos sindicatos e que como é normal conta com a colaboração destes.


    Vai também informar que depois de um exaustivo levantamento, constatou que se confirma a falta de Oficiais de Justiça e que esse facto pode a curto prazo, juntamente com as aposentações que se avizinham, levar a que existam alguns constrangimentos no funcionamento dos Tribunais.

    No entanto, no espirito que sempre caracterizou os Oficiais de Justiça, conta com eles para que as deficiências sejam supridas.

    No final desta reunião, os sindicatos, especialmente o SFJ, vão emitir um comunicado, usando um das muitas chocas para esta situação (basta mudar a data) onde vão expressar a sua indignação e prometendo para o período após as férias uma jornada de luta e que vão mostrar junto da ministra e do primeiro ministro o nosso descontentamento.

    Mete-se o verão, a malta vai a banhos, os que podem vão acampar para o mato, pois não há cá dinheiro para hotéis e em Setembro recebemos nova comunicação dos sindicatos que vão reunir as suas estruturas para definir as formas de luta.

    Nesta altura, vamos estar a discutir o orçamento de estado para 2023 e depois de nova reunião com a ministra percebemos que estamos Fo......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/5/22 14:15

      Nem mais. Pelo meio um "segurem-me senão vou-me a eles" do Marçal e vamos repetir o disco dos anteriores.....6 anos

      Eliminar
    2. Anónimo4/5/22 22:04

      Nem uma mensagem de protesto a todos os grupos parlamentares num momento como este em que se discute na especialidade o Orçamento de Edtado para 2022!?!...

      Agarrem-me senão organizo mais uma caravana!...

      Eliminar
  9. Anónimo4/5/22 19:07

    Entretanto, já foram aprovadas cinco mil promoções na Defesa...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ