O Sindicato dos Edifícios Judiciais
No jornal Correio da Manhã de ontem (17MAI), na sua coluna opinativa habitual, o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), António Marçal, subscreve um artigo que vem intitulado como: "Os Edifícios".
Vai a seguir reproduzido o dito artigo.
«No edificado dos tribunais, temos a convicção de que, além da necessidade urgente de intervenção, com reparos e obras de fundo, nomeadamente a nível de coberturas, há necessidade de se repensar outra forma de gestão.
Repare-se que a manutenção dos edifícios e equipamentos da justiça está dividida por duas entidades, o IGFEJ (Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça) e pela DGAJ (Direção-Geral da Administração da Justiça), esta última responsável por pequenas obras de manutenção, como sejam, a colagem de chão que se soltou, arranjo de portas e janelas, ares condicionados, a limpeza periódica das caleiras e telhados, etc.
A DGAJ, mal ou bem, tem feito essas obras, mas o busílis da questão está na falta de resposta do IGFEJ, pois sendo responsável pelas coberturas, paredes e afins, ou seja, cabe-lhe a responsabilidade das obras estruturais, o que acontece na maioria das vezes é que a DGAJ faz as obras e arranjos que lhe competem, por exemplo, os estragos feitos por uma inundação por águas pluviais no chão de um gabinete, e, de seguida, por falta de obras na cobertura, entra água outra vez e estraga o que acabou de ser reparado.
Andamos nisto há anos e anos, sem solução à vista. O paradigma tem de ser mudado e o SFJ está disponível para participar no encontro de uma solução.»
As expressões que realçamos deste artigo são duas:
-1- “O busílis da questão” e
-2- “Andamos nisto há anos e anos, sem solução à vista”.

Fonte: "Correio da Manhã".
E quando já chegámos ao ponto de nos chamarem colaboradores ??
ResponderEliminarEh eh, titulo bem jogado!
ResponderEliminarE bem precisam de um sindicato, estes edifícios. Principalmente com malta para arregaçar as mangas.😉
E as mantinhas para as pernas?
ResponderEliminar«[...]e o SFJ está disponível para participar no encontro de uma solução.» O SFJ quer ajudar nas obras dos edifícios dos tribunais! Será que vai dar serventia aos pedreiros?
ResponderEliminarJá não sabem se são tutela ou o que são!!
EliminarPerderam o comboio, o rumo e a bússola da luta.
Esse colunista quer tanto agradar ao partido socialista que até já se disponibiliza (a ele e a nós, porque nos representa), a resolver problemas que competem ao governo.
ResponderEliminarPena é que em todo o tempo que tem de sindicalista não tenha conseguido nada de jeito para os Oficiais de Justiça! Nem sequer o desgraçado do suplemento! Mesmo com bombas inteligentes!!!
Estamos bem entregues
Já conseguiu que uma dirigente do sindicato integrasse a lista de candidatos a deputados do partido Socialista.
EliminarE não só, pois o próprio já foi eleito para uma câmara, depois de estar a tempo inteiro no sindicato. Curiosidade era saber como representava os colegas, colocado na câmara.
EliminarDurante o período de negociação do estatuto das magistraturas encetou-se uma campanha de divulgação de diversas situações que punham a nu deficiências e ~falta de condições de segurança do edificado dos tribunais que, por magia, ficou "resolvido" logo que o referido estatuto foi aprovado.
ResponderEliminarQuererão os sindicatos que representam os OJ enveredar por esse caminho?
Quando se fala em "encontrar solução", pretendem os sindicatos substituir as responsabilidades e obrigações do estado, tal como já acontece na formação e na saúde dos trabalhadores da AP (neste caso dos OJ)?
Para quando uma acção sindical centrada mais na vertente profissional, para a qual os sindicatos devem estar focados, e menos na vertente assistencial?
De estratégia falhada em estratégia falhada até á ineficácia sindical total parece o caminho que nos tem levado, desde há pelo menos 20 anos, à insignificância junto dos poderes instituídos.
Até quando vão os OJ deixar a sua representação sindical nas mãos daqueles que, ao longo das duas últimas décadas, têm demonstrado uma incompetência total para os defender?
Ora aí está! o dito "busílis" é que a carreira de OJ simplesmente em 20 anos desapareceu, sem rumo, sem perspectivas de motivação!! apenas exigências e carreira transformada em simples servos administrativos
EliminarJá só me resta esperar pela reforma, se não morrer antes
Já somos dois, três.... diz a minha esposa
EliminarNão posso estar mais de acordo! Os sindicatos devem centrar a sua ação acima de tudo sobre a carreira profissional! Estes sindicatos escolhem sempre o caminho mais fácil para não se dizer que não fazem nada e para se ouvirem a si próprios! É o edificado, são as greves e o resto? E propostas concretas para problemas concretos e apresentá-los em seu devido tempo às tulelas? Não sabem escolher estratégias adequadas como fazem outros sindicatos! Já agora, fica muito giro dizer OJ do século xx1! Para isso, é preciso licenciatura, pelo menos! Já apresentaram um plano para esse assunto, com propostas de currículo, com local de funcionamento, etc?
ResponderEliminarUrge um sindicato independente, com gente nova!
ResponderEliminarPara início das hostilidades já devia ter sido fixado um prazo para esta nova(?) tutela cumprir o determinado pelo OE de 2020.
ResponderEliminarTudo o mais não é urgente!
O Senhor opina sobre o edificado, sobre os diplomas que vão saindo, sobre tudo e mais alguma coisa, desde que fique bem demonstrado que tem saber e conhecimento técnicos que lhe advieram do estudo e do facto de ser Sotor.
ResponderEliminarPorém, de soluções para resolver os problemas da classe que o catapultaram para a ribalta - NADA - NADICA DE NADA.
Sobre este tema o lema é esperar, esperar e esperar. Pode ser que aconteça .Pode ser que a Sra.Ministra esteja DE boa fé e faça acontecer o milagre.
Sr. Doutor, Sr. Doutor - Atenção Sr.Doutor, nada vai acontecer, a não ser que a classe, que V. Exª representa,ou deveria representar, provoque que aconteça.
Para isso é preciço LUTA - LUTA E MAIS LUTA. Luta que tarda por os timoneiros não saberem o que é um leme.
Um congresso extraordinário para debater e discutir a liderança ou a falta dela!...
EliminarVou colocar um comentário aqui, mas na verdade é mais um pedido de ajuda. Mataram o meu pai no Hospital chamado Mario Gatti localizado em Campinas-São Paulo- Brasil
EliminarTem as provas do crime desde o ano de 2019. A Promotoria da Cidade de Campinas esconde várias informações. Conselhos de Medicina e Enfermagem, eles não existem no Brasil!!!
A tática que eles usam é esconder várias informações das pessoas que denunciam e de tempos em tempos ficam assediando. As pessoas ficam que nem retardadas na denuncia, e eles torturando dessa forma!!!
Tem duas bases da policia perto da minha casa, um em um bairro chamado Bonfim, e outra no bairro chamado Vila Teixeira, tem uma diferença de 100 metros de uma para outra, sabem do crime que estão cometendo e não fazem nada. A impressão que dá é que ajudam a assediar a familia.
É como se o objetivo de todos eles fossem matar quem denuncia pelo psicologico- levando a pessoa a loucura- a gente percebe isso- SEI QUE ESSE LOCAL NÃO É O CORRETO PARA DENUNCIAR ISSO, MAS SÓ PEÇO A QUEM ESTIVER LENDO ESSA POSTAGEM- FAÇAM A PROMOTORIA DA CIDADE DE CAMPINAS PASSAR AS INFORMAÇÕES QUE ELES ESCONDEM- POR FAVOR