"Gente que sente na pele os problemas do outro e vai dando sempre um pouquinho mais"
No último artigo de opinião publicado no Correio da Manhã, o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), aborda a questão do número de Funcionários Públicos, para afirmar que o seu número não é excedentário e acaba a abordar o Serviço Nacional de Saúde.
Diz assim:
«Não há funcionários públicos a mais. os cidadãos têm de ter serviços públicos de qualidade, com capacidade de resposta em tempo útil. Mas tudo tem sido deixado ao descaso, vai funcionando graças ao esforço acrescido de muito boa gente que sente na pele os problemas do outro e vai dando sempre um pouquinho mais do seu esforço para que os serviços não parem.
Os problemas avolumam-se, são visíveis e bem conhecidos dos portugueses, nomeadamente dos que vivem nas periferias.
A justiça, é o que se cê, a cifra negra de mulheres mortas, vítimas de violência doméstica, em seis meses já é a mesma que em todo o ano transato.
Tanto os DIAP, como as SEIVD, não têm capacidade de resposta por falta de recursos humanos. O risco que as vítimas correm, não pode ser bem avaliado quando o volume de serviço é incomportável para os Procuradores e Oficiais de Justiça que ali trabalham.
O SNS está em coma induzido, o Governo prefere pagar 80 € à hora a médicos tarefeiros, do que criar condições efetivas para a fixação de profissionais onde eles são mais precisos.
Não se aposta nos melhores gestores, esses vão fugindo para outras paragens. Quando um Administrador-Geral num hospital ganha 3778,97 € (SRAP2022), está tudo dito!
Os que defendem um Estado minimalista, são os primeiros a exigir resposta a esse mesmo Estado quando as coisas apertam.»

Fonte: "Correio da Manhã".
Querem bons gestores a trabalhar nos tribunais??
ResponderEliminarA acatar ordens de quem não é gestor e pelo salário que lhe pagam??
Nunca sairemos da cepa torta enquanto não se mudarem estes e muitos outros paradigmas que têm esta casa engerrujada e totalmente alheia à realidade social de que teima em manter-se afastada.
E viver num país em que um magistrado ganha mais do que um médico revela bem o atraso em que vivemos, bem como a força corporativista desta classe.
Mais estado, mais FP, mais tachos, mais despesa.
ResponderEliminarComo é que ainda há quem acredite que para resolver os problemas da FP é só atirar com mais dinheiro para cima? O SNS é a verdadeira prova disso, enquanto o estado não cooperar com os privados na Administração dos Hospitais Públicos a saúde vai continuar a ser o que é, o Hospital de Braga e o Beatriz Ângelo são verdadeiros exemplos de fracasso na transição da PPP para gestão pública, mais despesa e menos eficiência.
A educação será igual, enquanto andamos a fugir dos bichos papões dos privados, continuamos a criar desigualdades na saúde e a educação, que continuam a privilegiar os mais ricos.
A mentalidade retrógrada e socialista dos portugueses leva-nos a isto, ao caminho para a miséria. É tempo de acordar.
EliminarCooperar é uma coisa, privatizar e remeter tudo para privados é outra. Aí é que quem não tem dinheiro é que irá para a miséria completa se for tudo para os privados.
Hummmm...cheira-me a ultraliberal estilo republicano americano, mas por cá com bandeirinha nacional na lapela, como que se fossem os únicos legítimos portugueses, numa visão retorcida e distorcida de nacionalismo bacoco e perigoso.
EliminarDeves pretender que privados façam o que bem lhes apetece, cobrando o que bem lhes apetece por qualquer serviço ou medicamento, não??
Ou achas bem que empresas de trabalho temporário tenham o estado refém do seu outsorcing duvidoso e altamente lucrativo para estas, cobrando por médicos tarefeiros mais do que se estivessem sempre ao serviço? Não aprendeste nada com a pandemia, pois não??
É que depois de não existir serviço público e deter o monopólio...bem, sabemos no que dá o privado.
Boa gestão?? Obviamente que sim!!! Com dinheiro público não se brinca. A começar pelos negócios ruinosos que o estado celebra com privados abutres que só existem para sugar.
Esqueceste as PPP´s na rede viária? A Lusoponte? Os contratos vergonhosos celebrados com a Brisa? Os swops?? O SIRESP?
A venda escandalosa da EDP, que afinal até dá lucro - e muito? Os tribunais em edifícios alugados, com terrenos e edifícios do MJ valiosíssimos ao abandono??
Quem ficou a ganhar com isto tudo?? Foi o povo, foi a classe trabalhadora deste país?
Um país sem SNS e sem estruturais governamentais fortes em setores chave, não é um pais civilizado, é um país de sacanas mercadores e gananciosos. A implosão do sistema capitalista americano está bem à vista. Só alguns ainda não querem ver, ora por ignorância, ora por manifesto interesse.
Desigualdades no ensino público??? Só se for relativamente aos meninos que pagam os seus cursos em muitas faculdades, sem esforço e sem sequer terem de concorrer para entrar. É desses que falas?? É esse o mérito que muitos como tu apregoam, quando já nasceram em vantagem??
É esse o mérito que apregoam muitos liberais. Mérito por canudos pagos e tirados à martelada. Desse mérito anda o país cheio.
Liberalismo no pensamento e liberdade para pensar e criar, sim. Obviamente. Agora querer transpor esse liberalismo para a economia, transformando-o em libertinagem económica, não!! Sai sempre perdedor o mesmo.
O valor do trabalho.
EliminarFANTÁSTICA DESCRIÇÃO, SIM SENHOR!
LIBERALISTAS QUE, QUANDO HÁ LUCRO É PARA ELES, QUANDO DÁ PREJUIZO, VÊM PEDIR AO ESTADO/POVO QUE PAGUE!
METAM ESSE LIBERALISMO NUM SITIO QUE EU CÁ SEI (SEMPRE A LIXAREM O POVO)
É curioso que os argumentos e os problemas que os "ofendidos" utilizam para defender o sistema podre em que acreditam, é causado por esse próprio sistema que os mesmos votam e dão maiorias absolutas que só levam a bancarrotas. Todos esses problemas foram criados por quase 50 anos de socialismo em Portugal, no entanto ousam culpar o liberalismo, uma corrente ideológica que era quase inexistente em Portugal até às últimas legislativas. Aliás, ousam tocar no extremismo e usar o argumento barato dos "state", à boa maneira socialista, bloquista, trotskista, marxista-leninista, ou qualquer coisa utópica acabada em "ista". Quando o SMN for €850,00 peçam exoneração do cargo ou então entreguem os cartões cor-de-rosa e emigrem para Cuba, Venezuela ou países dignos das vossas ideologias, não sejam hipócritas.
EliminarOnde está a saúde que vocês falam, a justiça, a igualdade no ensino e o combate à corupção e à desigualdade? Tenham mas é vergonha. Enquanto falam nos EUA, os restantes países, alguns da ex-URSS, que vocês tanto gostam, ultrapassam-nos a cada dia que passa, com as tais medidas de "libertinagem económica". portugal é mesmo um país pequeno, com p minúsculo, porque é feito de portugueses com p pequeno, que vivem no passado.
👍👏👏👏👏👏
Eliminar
EliminarLiberalismo, socialismo, comunismo ou que queiras chamar, é tudo para gamar o povo, não sejas hipócrita também com esse teu liberalismo, que vem pedir roubar também os impostos, quando as negociatas correm mal. Tal como as outras ideologias! mete tudo no mesmo saco e leva para casa!
Quando li o comentário inicial, logo vi que iria aparecer uma figura destas, por aqui. Como não me enganei, na ótica do amigo, há portuguese com p maiúsculo e outros com p minúsculo.E só isso já mostra a atitude de superioridade que acha ter. Bem como de achar modernas as teorias de retrocesso civilizacional que preconiza. Voce está completamente do lado errado da história. Vá viver para os EUA, adoeça lá e/ou coloque lá um filho a estudar numa faculdade e verá o quão bom é aquele sistema!! Principalmente se não ganhar 10 ou 15 mil por mês.
EliminarSempre a mesma retórica da Venezuela.
Esqueceu-se de CUBA, onde existe o melhor sistema de saúde do mundo, mesmo com 60 anos de embargo do capitalismo que defende!! Imagine se tivessem o dinheiro que outros têm...
De egoístas não se pode esperar que tenham uma atitude de cooperação global e postura humana na vida. Liberal não respeita o próximo. E como tal, nem a si se respeita, na verdade.
Só vêm o EU, num exercício de egoismo e de superioridade mal disfarçada, ilegítima.
Há um outro termo acabado em "ISTA". é o de CHUPISTA. Chupista de recursos do estado, que é o que a maioria dos liberais fazem neste e em muitos outros países. Os exemplos foram bem dados no post inicial mais acima e refletem bem as sanguessugas que são.
Passam a vida a falar mal...mas sempre á espera do subsídio e dos apoios a fundo perdido, pagos com o esforço de todos. Sem falar da fuga generalizada aos impostos e jogadas contabilísticas e de bastidores como recurso a ofshores e companhia.
Salvo raras e honrosas exceções, não há verdadeiros empreendedores neste país. Empreendem à custa de todos, simplesmente.
Quanto a esse libertinismo que defende, pesquise porque motivo os EUA não ratificaram uma parte da carta dos direitos humanos e veja as consequência sociais desse comportamento. As atuais, as passadas e as futuras. A sua ideologia e a do país que defende não são exemplo para ninguém, muito menos para europeus.
E a retórica baixa de imediatamente conotar quem não concorda consigo de comunista e pró Russo, é o que é...baixa.
Fique sabendo que não há nada de comunista na Rússia atual e outros países que referiu. Nem tão pouco me pareceu que alguém aqui defendesse o comunismo, obviamente. Má interpretação, amigo.
Quem defende, afinal você, se é contra Trótski ou Marx, e obviamente defensores de socialismo, (que aliás, eu também não defendo). Não os outros, mas eu defendo o humanismo, meu caro. HUMANISMO, ajuda e cooperação. direito a dignidade e felicidade para todos !!
Defende então Friedman? Smith e a sua mão de Deus ridícula e totalmente descabida da realidade? Tatcher ou Reagan?
Apoia a supremacia do capital sobre o valor do trabalho?
Acha bem que se tenham multiplicado exponencialmente fortunas em detrimento do limiar de miséria em que entrou muita gente em países desenvolvidos, mesmo para pessoas que trabalham?
Acha bem que corporações os seus boards dominem governos? É esse o liberalismo que preconiza?
Ao que anda, afinal, o amigo? Não percebe simplesmente que nem todos podem ou conseguem ser vencedores mas que mesmo assim merecem ter uma vida com dignidade? Que ser humano é?
Acha mesmo que os baixos salários se devem à falta de produtividade?? Acredita mesmo nisso? Mesmo perante a evidência do enriquecimento de alguns a que assistimos?
Olhe que isto de vir para aqui mandar bitaites não passa por dar uma olhadinha pelo Jornal de Negócios, o Económico ou pelo suplemento do Expresso. Veja lá, não queira passar vergonha.
Mas que grande confusão nessa cabeça "entregar os cartões cor de rosa e emigrar para CUBA". É mesmo para rir, se não fosse vergonhosa tamanha confusão e errónea interpretação de tudo!!
Haaa...e se não está contente com o Portugal em que vive...sempre pode emigrar para um país onde não haja SNS e pagar um curso a um filho ou a um bom advogado custa centenas de milhares de dólares. Boa viagem, português com P maiúsculo !!
Deves achar que o correto, ético e moral, é fazer buybacks enquanto se corta nos salários de quem trabalha, certo?
EliminarTudo porque a lei o permite e és um liberal, certo?
Parece impossível que haja alguém que se empolga tanto com esquerda, direita, liberais! Apresentem propostas aos sindicatos para a nossa classe progredir, já que eles não fazem nada! Propostas!
ResponderEliminarJ Público - 03/04/2019
ResponderEliminar"....Segundo Francisca Van Dunem, o que aconteceu durante as negociações com aquela classe profissional é que “houve uma decisão política no sentido de se permitir a quebra do tecto (salarial) do primeiro-ministro, nomeadamente para os magistrados dos escalões superiores”. A ministra insistiu na ideia de que assim os juízes passam “a receber aquilo que tinham direito a receber e que só não recebiam em virtude desse constrangimento”, ou seja da norma que impunha o tecto salarial do primeiro-ministro.
Francisca Van Dunem explicou que alguns dos desembargadores dos Tribunais da Relação abdicavam de serem promovidos a juízes conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça, uma instância que tem sede em Lisboa, porque o aumento salarial era muito pequeno - cerca de 28 euros - e a mudança para a capital implicava estarem longe da sua residência, família e outras condições de vida. Quatro dos cinco tribunais da Relação situam-se em Coimbra, Porto, Évora e Guimarães.
A ministra disse, ainda, que alguns dos magistrados da Relação optavam por não irem para o Supremo para “não deixarem de ter as condições de vida” que tinham nas cidades onde residiam. A proposta negociada com os juízes, além de permitir que o salário dos magistrados dos tribunais superiores ultrapasse o salário do primeiro-ministro, prevê igualmente um aumento de 100 euros no subsídio de compensação atribuído aos juízes, que passa de 775 para 875 euros.
A proposta estipula que este subsídio passa a integrar o vencimento, mas em contrapartida passa a ser pago em 14 meses, com desconto para a Caixa Geral de Aposentações..."
E a mudança para a capital implicava estarem longe da sua residência, família e outras condições de vida!...
Que o digam os Oficiais de Justiça em início de carreira?!...
14 meses por ano (isentos de IRS)!....
EliminarNOJO, É O QUE APRAZ DIZER SOBRE ESSAS BENESSES
VENHA OUTRO 25 DE ABRIL JÁ!
Pois, mas o 25 de Abril não se faz com datas... é preciso pessoas!
EliminarAté estou para ver quantos OJ vão aderir ao plenário.
Claro que aqui, sob o manto do anonimato, posso dizer que vou e depois quando se constatar que apenas foram alguns, eu posso sempre dizer que era um desses alguns...
Sinceramente acredito que o plenário vai ser muito fraquinho, pois os OJ vão preferir que outros, os que têm o dever de nos defender (sindicatos) resolvam o problema por nós... e irão resolver, mas será que nós vamos gostar do resultado????
Eliminarvia On Line, não há desculpas para não aderirem!
ResponderEliminarNOJO
O que lucraram os OJ com esta luta de galos?
ResponderEliminarApliquem-se no Ministério da Justiça as estratégias e compensações praticadas no Ministério das Finanças.
ResponderEliminar