O Mundo Paralelo dos Destacamentos

      Na página de divulgação de pedidos de destacamentos, no sítio da Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), encontram-se, ao dia de hoje, 18 pedidos datados deste ano. Nenhum desses pedidos se destina à Comarca da Madeira, mas, ainda há alguns dias, ali estavam esses pedidos realizados por diversos Oficiais de Justiça.


      O desaparecimento desses pedidos passou a constituir motivo de preocupação e discussão entre os Oficiais de Justiça madeirenses e ainda entre outros que ficam com dúvidas sobre os aspetos de mobilidade atribuídos à DGAJ.


      As perguntas mais recorrentes são as seguintes: “O que aconteceu a esses pedidos, foram satisfeitos?” e “Foram satisfeitos a dias de ser divulgado o projeto de Movimento Ordinário?”


      Recorde-se que uma das condições fixadas para o Movimento Ordinário deste ano, a ser divulgado nos próximos dias, é precisamente o fim dos destacamentos cujo prazo já esteja ultrapassado, fazendo regressar aos seus locais de colocação os Oficiais de Justiça destacados há mais tempo e “fora de prazo”.


      Ora, perante o anunciado fim dos destacamentos cujo prazo está ultrapassado, há quem preveja o regresso às colocações no continente de madeirenses que na Madeira estavam destacados, mas, uma vez que aquelas colocações continuam a interessar àquela Comarca, acredita-se que, para além do Movimento, foi realizado, ou se prepara para ser realizado, um outro “movimento” paralelo com destacamentos substitutos daqueles cujo prazo se mostra ultrapassado.


      Este Movimento Ordinário deste ano vai pôr um ponto final na carreira de muitos Oficiais de Justiça. Temos conhecimento de Oficiais de Justiça que nos garantiram que abandonarão a carreira caso não sejam movimentados neste Movimento para lugares mais próximos das suas residências, estando apenas à espera da publicação do Movimento.


      Estes Oficiais de Justiça a quem a DGAJ vai pôr fim aos destacamentos, trocando-os por novos destacamentos, e aqueles que estão deslocados das suas áreas de residência há alguns anos, afirmam perentoriamente que o vencimento não comporta as despesas que suportam com o afastamento das suas residências, que dependem da ajuda de familiares e que para ganharem o que ganham, em qualquer loja de centro comercial, na sua área de residência, auferirão o mesmo e até mais.


      Assim, os Oficiais de Justiça mais novos, quer em antiguidade, quer em idade, cujos vencimentos líquidos podem rondar os 800 euros, prometem abandonar a carreira já a curto prazo. Já os Oficiais de Justiça mais velhos, quer em antiguidade, quer em idade, dizem que gostariam de fazer o mesmo, mas que a idade mais avançada não lhes permite a mesma facilidade de conseguir outros empregos e que a sua colocação conseguida já próxima de casa lhes alivia o mal-estar que hoje sentem pela profissão que há tantos anos, entusiasmados, escolheram.


      Perante estes dados, acreditamos que este Movimento Ordinário de 2022, com o fim dos destacamentos “fora de prazo”; com as restrições nas movimentações; com os novos destacamentos paralelos e com a impertinência da ausência de promoções, será um Movimento que marcará um antes e um depois, não só na carreira dos Oficiais de Justiça, mas na Justiça em geral.


PomboAtiraMigalhasHumanos.jpg


      Fonte: “Página de Pedidos de destacamentos da DGAJ”.

Comentários

  1. Anónimo4/7/22 11:19

    Uma coisa que está muito mal é o facto de a mobilidade só se poder efetivar praticamente ao fim de três anos, por só se poder concorrer com os dois anos concluidos. Com os professores, por exemplo, não acontece isso - desde que se esteja dois anos letivos, já podem concorrer. Isto é muito penalizante para os OJ e deve ser alterado! AQUI FICA UMA IDEIA PARA OS SINDICATOS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/7/22 11:59


      E porque não, passado um ano?

      Tal como porquê só um movimento anual? devia haver dois ou três movimentos anuais!

      Um movimento anual é muito penalizante para quem anda deslocado e a ganhar uma miséria!

      Eliminar
    2. Anónimo4/7/22 12:04


      Oficial de Justiça, deslocado a pagar renda de casa, se não tiver ajuda da familia, vaí ser ou já é um MENDIGO

      Eliminar
  2. Anónimo4/7/22 11:56


    Sr. bloguista,

    Obrigado pela explicação, apesar de nos dar um sentimento de injustiça e tristeza para quem apostou nesta dita carreira.

    Mas poderá explicar porque não é divulgada a lista de destacamentos efectivados?
    para, assim, PODER RECLAMAR, justamente, quem se sentir lesado/ultrapassado/vedado de concorrer para esses lugares, porque já não vão a concurso normal que é o movimento?

    Alguém explica como impugnar a colocação por destacamento? se se sentir lesado?

    Ou acham justo haver lugares tapados por destacamento e assim não irem a movimento?






    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/7/22 12:49

    Em regra, não se realizam destacamentos quando está a decorrer o movimento, mas ao que parece confirma-se os destacamentos.... falta de respeito... vou é sair a tempo enquanto estou bem a nível mental que todos os esforços foram em vão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/7/22 13:50



      Ora aí está

      estar-se bem mentalmente muito importante. Por este andar

      aqui vai-se ficar doidinho mesmo! é de fugir!

      Eliminar
  4. Anónimo4/7/22 14:23

    O que deveria existir para acabar com as cunhas e a chique espertice era uns critérios bem defenidos relativamente aos destacamentos e serem publicados todos os destacamentos efectuados, e não ser tudo em segredo como é actualmente. Hoje o destacamento parece uma arma apenas para ser usada pelos amigos e em favor dos compadrios. Por isso estamos a perder colegas e ainda iremos perder mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/7/22 14:25




      Ora aí está


      ´serem publicados todos os destacamentos efectuados, e não ser tudo em segredo ´

      Porque não fazem isso????????? foddddddddddd

      Eliminar
  5. Anónimo4/7/22 15:13



    Boa pergunta

    O Sr. Fernando Jorge o que é que conseguiu durante os anos todos em que foi lider sindical?
    tantos anos e sempre a ceder à tutela e vê-se onde chegou a carreira.

    Não há dor de consciência pelo nada feito ao longo de décadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/7/22 19:13

      Há sempre motivos para críticas.
      Uns são justos outros não.
      Não concordo com muita coisa que o Fernando Jorge fez e disse.
      Há muita coisa que fez e lutou sempre pela união dos OJ.
      Perdeu umas batalhas e ganhou outras.
      Pelo menos tinha uma coisa.
      Quando falava, toda a gente percebia.
      Nós, os governantes e o cidadão comum.
      É importante o cidadão comum perceber o que se passa.
      Por vezes recorria a lugares comuns.
      Por vezes eram apenas soundbytes.
      Mas era eficaz.
      Agora é quase constrangedor.
      É sindicalismo para eruditos.
      É preciso ser licenciado para perceber o que o presidente do SFJ diz.
      Perdeu-se a garra, a objectividade, a alma.
      Porventura, é o que dá estar a jogar em mais que um tabuleiro.....

      Eliminar
    2. Anónimo5/7/22 09:13


      Verdadinha! tantos anos de sindicalismo e o que conseguiram??

      Deixaram afundar a carreira e ponto final!

      Fracos lideres sindicais ao longo de 30 anos!

      E ainda com honrarias, sim senhor

      Ponham a mão na consciêcnia!

      Eliminar
  6. Anónimo4/7/22 17:59

    Desculpem-me o reparo/questão:
    Porque é que, mesmo com a retirada dos nomes dos ccolegas que pediram destacamento, não inundam a dgaj com telefonemas e exigência de clarificação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/7/22 18:43

      Ou talvez uma reclamação junto da Provedoria de Justiça.

      Eliminar
    2. Anónimo5/7/22 09:17


      Provedoria é apenas um formalismo, nada faz além de sugar dinheiros públicos, claro!

      qual a eficácia prática desse organismo? e quantos anos demora a debitar algo?

      Eliminar
  7. Anónimo4/7/22 18:28

    Reunião dia 11 de julho?
    😄😄😄😄😄
    Mais uns chás ,uns bolinhos e uma promessa de outra reunião a designar pós ferias e vem tudo feliz e satisfeito...
    O escravo OJ , é que continua na esperança do nada...

    Mais de duas décadas a lutar ,fazer greves etc etc... E resultados ZERO.
    POR MIM SERIA UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO ATE PERCEBEREM, que sem.oficiais de justiça, não se consegue dar sentenças....
    Cada um no seu lugar, mas por favor tenham o mesmo respeito que tiveram, quando juizes e Magstrdos do MP, fizeram a sua greve e logo,logo, lhes foi resolvida a luta...
    A nos,por mais lutas e greves, É zero vezes zero.. ..
    Somos tratados como lixo...
    Para a tutela , somos meras peças, qye meo têm direito a nada.
    É trabalhar e calar...




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/7/22 19:25

      Caro Colega.
      Toda a razão no que escreve.
      Qual é o problema??
      No meu caso, estou colocado num Tribunal com poucos funcionários.
      Cerca de 20.
      Naquela greve de uma hora no período da manhã, dei por mim a ser o único a fazer greve.
      Mais tarde, numa greve que fizemos numa quinta-feira ou sexta-feira, já não me recordo bem e quando perguntei num juízo com quadro completo a razão de ninguém fazer greve, moeram-me o cérebro porque é que o sindicato andava a marcar greves para aqueles dias da semana.
      É claro que greves noutros dias da semana, também não aderiram.
      Depois, já tive colegas que me disseram que não podiam de maneira nenhuma perder vencimento pois tinham contas para pagar e eu acredito que, infelizmente, é mesmo verdade.
      Portanto, que vamos fazer??
      Nós, OJ's, como classe também deixamos muito a desejar...
      Aliás, basta juntar dois ou três para falarem mal do colega que ali não está...
      FF

      Eliminar
    2. Anónimo5/7/22 09:14



      Pergunte ao Sr. Fernando Jorge que foi quem esteve mais tempo no poleiro

      tantos anos de sindicalismo e o que conseguiram??

      Deixaram afundar a carreira e ponto final!

      Fracos lideres sindicais ao longo de 30 anos!

      E ainda com honrarias, sim senhor

      Ponham a mão na consciêcnia!

      Eliminar
  8. Anónimo4/7/22 18:46

    Sugiro que quem seja prejudicado com esta coisa dos destacamentos a martelo, apresente a competente queixa crime!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/7/22 22:29

      Como podemos apresentar reclamação ou queixa se é feito tudo em secretismo, e depois arranjam sempre uma interpretação do estatuto ao gosto deles.

      Eliminar
  9. Anónimo4/7/22 18:57

    Temos é de exigir mais trabalho aos sindicatos! Só querem saber da reforma e de mais nada! Quanto a mim, os sindicatos é que têm a culpa disto tudo! Já podiam ter apresentado mais trabalho em favor daqueles que representam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/7/22 19:28

      Os sindicatos são apenas um espelho da classe...
      Falam, falam....
      FF

      Eliminar
    2. Anónimo4/7/22 21:40

      Como referiu na Parlamento
      Francisca Van Dunem, o sindicato mais representativo da classe quer tudo ao mesmo tempo.

      E tudo ao mesmo tempo deu nada!....

      E ninguém assume a responsabilidade e pede a demissão do cargo de dirigente do sindicato mais representativo da classe?!...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ