Trabalhadores dos Registos farão greve às sextas e às segundas no mês de agosto
O Sindicato Nacional dos Registos (SNR) decidiu marcar dois dias de greve por semana durante todo o mês de agosto. Esses dois dias correspondem a todas as segundas-feiras e todas as sextas-feiras de agosto.
Este tipo de greve, com dias justapostos ao fim de semana, vem sendo praticado apenas às sextas-feiras, pelo que a introdução das segundas-feiras, também juntamente com as sextas-feiras, constitui uma novidade na luta sindical, para a qual se perspetiva boa adesão.
A ideia é interessante e constitui uma mais-valia na luta dos trabalhadores, no entanto, para a realidade dos Oficiais de Justiça, tem que ser analisada, designadamente, porque as segundas-feiras obrigam sempre a serviços mínimos e o mês de agosto é um mês de férias judiciais e pessoais.
Pese embora a simples transposição/imitação não possa ser aplicada sem uma prévia reflexão, a ideia poderá servir para outros momentos/circunstâncias, pelo que convirá registar este tipo de greve como mais um modo de combate com possibilidades para o futuro, porque, sem dúvida, o futuro carecerá de ideias para as greves.
O presidente do Sindicato dos Registos (SNR), Rui Rodrigues, salientou que a ação de protesto inclui também uma manifestação junto ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN), em Lisboa, no dia 1 de agosto, realçando a “panóplia de problemas” que afetam os trabalhadores e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, sobretudo os crescentes atrasos para diversos atos.
O dirigente sindical disse ainda que “as pessoas estão esgotadas” e que se verifica o incumprimento de algumas normas por parte do Ministério da Justiça.
Questionado sobre a postura do Governo relativamente às reivindicações da classe, Rui Rodrigues observou ter existido uma reunião em 30 de maio com o secretário de Estado da Justiça na qual “foram elencados todos os problemas”, mas que desde então não houve qualquer resposta.
“Há cada vez mais conservatórias em atraso e com atrasos cada vez maiores. Vai haver um agravamento no verão, porque se estão a iniciar as férias dos funcionários. As renovações do cartão de cidadão vão acompanhar os problemas dos registos notariais, automóvel, entre outros. Quem quiser agendar uma renovação presencial vai ter dois a três meses de espera”, alertou.
Segundo Rui Rodrigues, a média de idades dos funcionários “é muito elevada” e só na cidade do Porto há pelo menos 11 funcionários de baixa médica por longa duração. Por outro lado, o responsável sindical denunciou a ausência de um plano de saúde ocupacional para os trabalhadores, que frisou ser obrigatório, perante diversos casos de exaustão e depressão.
Também o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado (STRN) faz um alerta ao executivo, revelando à Lusa que o setor perdeu pelo menos 507 profissionais (65 conservadores de registo e 442 oficiais de registo) desde que António Costa assumiu o cargo de primeiro-ministro, em 2015.
“Este défice, que urge preencher, agrava-se todos os meses pela aposentação, em média, de 12 profissionais, o que fará com que cada vez mais haja menos capacidade de resposta. Sem ter atuado atempadamente o Governo criou todas as condições para o agravamento de um caos que já não se consegue disfarçar”, referiu o presidente do STRN, Arménio Maximino.
O dirigente sindical advertiu ainda que este verão várias conservatórias irão encerrar “devido, principalmente, à falta de recursos humanos”, considerando a situação uma “total falência do Estado” e apontando o “estado calamitoso e em avançada degradação em que o setor dos registos se encontra”.
Em termos de reivindicações, Arménio Maximino defendeu ser urgente a correção de assimetrias salariais e a valorização das carreiras, além da exigência de abertura imediata de um concurso externo para recrutamento de conservadores de registo e oficiais de registo.
“Estão em falta mais de 30% do efetivo necessário. Dados oficiais do próprio IRN apontavam em 2021 para a falta de 1756 profissionais, dos quais 234 conservadores de registo e 1522 oficiais de registo”, concluiu.

Fonte: "Lusa/Observador"
Fazem o que devem, no momento certo. Só volta a haver agosto para o ano.
ResponderEliminarPor sua vez, há outros sindicatos que deixam passar todos os momentos chave para a luta e depois vêm com greves e actos isolados de luta, sem qualquer planeamento, apenas porque sim.
Não sabem e não querem saber, caso contrário aprenderiam com os outros, pelo menos tentando copiar estes movimentos e transpo-los para a nossa classe
Ideia - Greve de duas semanas, a partir de 1de setembro, caso a integração dos 10 por cento não esteja concluída até lá
O colega vai fazer essa greve de duas semanas ou será mais uma greve de ato isolado sem estratégia e portanto façam os outros? O que deveria ser a primeira grande luta, e essa sim estratégica, dos sindicatos é que os ganhos alcançados pelas lutas fossem para quem lutou. Quem não lutou não tinha direito a nada. Essa seria a melhor estratégia para acabar com os mamões.
EliminarVejo que foi rápido no gatilho e respondeu em frente ao espelho.
EliminarQuanto a greve, como a dos registos não vai chegar a ser feita, também a nossa o não seria. A tutela será e seria obrigada a fazer qualquer coisa, a ir de encontro as pretensões dos trabalhadores
Em último caso como andei 25 anos a lutar seriamente, em lutas sérias também entraria. Brincadeiras, não obrigado
No nosso caso é melhor esperar pela reunião agendada.
EliminarComo não se vai decidir nada, esperamos para a próxima reunião, lá para Setembro.
É nisso que o SFJ é muito bom, esperar pela próxima reunião e organizar convívios.
Sindicalismo Fofinho...
Somos os maiores..
FF
No nosso caso uma greve deste género teria de ser às terças e quintas, por tempo indeterminado.
ResponderEliminarNão haveria necessidade de serviços mínimos e portanto os funcionários faltariam quando entendessem e lhes desse jeito sem terem que dar satisfações a ninguém, criando assim a permanente dúvida se esta ou aquela diligência se realizaria!!!
Era como se tivessemos dois dias por semana para faltarmos sempre que quisessemos!!
A DGAJ, o CSM e o CSMP até tremiam ...
EliminarUma greve destas não obriga a serviços mínimos e iria causar uma enorme incerteza na realização das diligências e no normal funcionamento das secretarias ...
Até tremiam!!!
Pensem nisso ...
Até tremiam ou até se riam?
EliminarQual a razão para se rirem?!
EliminarExplique-nos.
Meios dias de greve (no período da tarde) às terças e quintas feiras durante o mês de setembro!
Eliminar
ResponderEliminarOTIMA SUGESTÃO
GREVE EM DIAS INTERCALADOS TERÇAS E QUINTAS,
POR TEMPO INDETERMINADO!
BEM VISTO!
SRS. SINDICALISTAS UNAM-SE!
E NÃO SE ESQUEÇAM DE DIVULGAR COMO DEVE SER O PORQUE!
SE NÃO SOUBEREM COMUNICAR, CONTRATEM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO!