Finalmente a Greve Conjunta: 01 e 02 de setembro

      Aquilo que os Oficiais de Justiça andam há anos a pedir: "união", "união"... e só faço greve se for de "união"... Está aí.


      Depois do bom exemplo do Plenário Nacional de Trabalhadores Oficiais de Justiça que, pese embora tenha sido iniciativa do SOJ, contou com a presença ativa do SFJ, esta comunicação conjunta de ontem vem no seguimento desse bom exemplo e vem aportar e encher de orgulho os Oficiais de Justiça.


      Finalmente, ambos os Sindicatos se unem na ação e é esta união na ação que tem possibilidades para conferir força, mais força, aos Oficiais de Justiça. No entanto, como é óbvio, esta força tem que contar com todos os Oficiais de Justiça.


      Como consta das informações sindicais, esta é uma iniciativa inédita no sindicalismo judiciário. Quer isto dizer que nunca antes existiu uma greve assim, convocada por ambos sindicatos.


      No entanto, conforme avisa o SOJ:


      «A luta dos Oficiais de Justiça e dos Funcionários Judiciais, que se inicia com a retoma dos prazos judiciais, tem de ser musculada e impactante, para que o Ministério da (in)Justiça e o (des)Governo sintam a nossa força. Uma força que tem de ser exercida, numa luta constante e a desenvolver em vários planos, até que o Governo reconheça a nossa razão.»


      É isto mesmo. É isto que os Oficiais de Justiça precisam de saber e ainda mais o seguinte, conforme consta da mesma informação do SOJ:


      «Os Sindicatos garantem a unidade na ação, cabe agora, a cada um de nós, afirmar a união da carreira: nos dias 1 e 2 de setembro vamos, todos, encerrar os tribunais, afirmar a união, mostrar a nossa força!»


      Traduzindo: os Sindicatos, conjuntamente, disponibilizam a todos os Oficiais de Justiça, sejam sindicalizados ou não, a possibilidade de levarem a cabo uma demonstração verdadeiramente relevante, mas, para isso, só falta uma coisa: a adesão; a esforçada adesão; mais este esforço, esforço necessário; imprescindível e, como se disse, nunca antes visto nada igual.


     Depois de tantas greves, de todos os tamanhos e feitios, faltava mesmo esta e, por isso mesmo, começou já a ter cobertura mediática. O aviso da greve conjunta já é notícia nos meios de comunicação de massas e ainda nem sequer aconteceu.


SFJ+SOJ(2).jpg


      Fontes: "SFJ-Info" e "SOJ-Info".


      Nos próximos dias 01 e 02 de setembro (quinta e sexta-feira), dias simbólicos de reinício da atividade nos tribunais e nos serviços do Ministério Público, considerados como o início tradicional do ano judicial, dias em que também deveriam tomar posse tantos magistrados judiciais e do Ministério Público, bem como muitos Oficiais de Justiça, ocorre a inédita greve convocada por ambos sindicatos que representam os Oficiais de Justiça.


      Já só falta mesmo o esforço de cada um.


Greve-Carregando=Faltam8dias.jpg

Comentários

  1. ...não há cozido à portuguesa que não leve farinheira,...
    ... nem greve da função pública que não seja à sexta feira...🤔...

    ResponderEliminar
  2. Querem ver que à sexta descontamos menos no vencimento.

    ResponderEliminar
  3. Já não sou oficial de justiça, entretanto cansei, e optei por mudar de carreira.

    Mas sempre participei em todas as greves, inclusive a de zelo, mas depois havia sempre aquele colega que estava lá para me substituir na diligência que ia ficar sem efeito, ou o que ficava a trabalhar depois da hora, ou ainda o outro que até ao Sábado ia para limpar as pastas.

    Nem vou começar nas mil e uma desculpas que ouvia para não fazer greve... mas sim destacar o mais importante que é esta UNIÃO.

    É isto que sempre faltou na nossa classe. União. Não somos muitos nem temos muita força e sem essa união é impossível fazer mossa.

    Portanto, fico contente por ver esta união entre sindicatos e desejo do fundo do coração muita força e que consigam, finalmente, o reconhecimento que merecem.




    ResponderEliminar
  4. Claro que tem de ser, preferencialmente, às sextas, uma vez que às segundas há sempre serviços mínimos e porque, para além do esforço da perda de vencimento, se se puder aliar algum benefício pessoal gozando um fim de semana antecipado, tanto melhor.

    É, portanto, às sextas-feiras que se obtém maior adesão às greves, por causa da conveniência pessoal. E isso é um problema?

    Não há nenhum problema com as sextas-feiras. As sextas são vantajosas para quem adere às greves porque se colam ao fim de semana? E depois? Qual é o problema? O trabalhador que faça greve às sextas perde menos salário do que se a greve fosse numa quarta-feira?

    Sim, dá jeito para o fim de semana, e qual é o problema disso?

    A invenção de que as greves às sextas são oportunistas ou para malandros, faz parte de um discurso bacoco, ou mesmo parvo, das entidades patronais para desprestigiar as greves dos trabalhadores. Este discurso é de tal forma martelado na cabeça das pessoas, constantemente e há tanto tempo, que até já são os próprios trabalhadores a repeti-lo, em formato papagaio, aproveitando o disparate para justificar o injustificável.

    ResponderEliminar
  5. Vale tudo para os fura greves.

    Qual seria o argumento desses sujeitos se os sindicatos unidos pagassem o(s) dia(s) aos grevistas!

    Ah e tal, como pessoa sou um individualista, só quero saber de mim, mas como pagam e até é à sexta, eu faço greve. Assim até vou comer um cozidinho.

    Juntem-se aos políticos, se o já não são, e, com tal atitude, assumam ser "troca tintas".

    Concluindo, faço greve, mais uma.

    Vamos ver se é desta!

    ResponderEliminar

  6. Como OJ a ser desconsiderado pela tutela/MJ/DGAJ

    que, face aos sucessivos atropelos e desconsideração/prepotência que têm sido feitos a esta profissão, considero que são uns DÉSPOTAS comparáveis um qualquer líder Africano ou Venezuelano ou algo dentro disso! (salvo poucas exceções)



    Por isso e porque estou farto de tanto atropelo, designadamente, ofendendo quem tanto lutou para que o POVO PORTUGÊS vivesse num Estado Democrático, como

    Zeca Afonso, José Mário Branco e tantos outros que sofreram na pele também a prisão, para que fossemos o país democrático!


    Sim também para dignificar quem lutou e sofreu na pele para vivermos num país democrático, deixo aqui uma sugestão,

    Fazer GREVE POR UM MÊS

    E explico: bem sei que todos temos dificuldades financeiras e perder 2 dias de salário custa, mas perder um mês de salário então nem se fala!

    Mas sugiro o seguinte: que tal cada OJ fazer um crédito bancário no montante do salário mensal, talvez cerca de 1000€, mais coisa menos coisa. Crédito esse a pagar ao banco em mensalidades ao longo de 2 ou 3 anos. Assim perderiam um salário, mas perda diluída em 2 ou 3 anos.

    Mas seria uma GREVE DE UM MÊS!

    Que é o que gente desta merece! pois greves de 2 dias nunca resolveram nada e a tutela não ligará, ao passo que
    GREVE DEUM MÊS, acho que obrigaria tutela a parar para pensar duas vezes se os OJ são precisos ou não!

    Fica a sugestão de LUTA DURA (e afinal tal como os nossos antepassados lutaram e perderam/sofreram perdas, PARA SE GANHAR TAMBÉM TEM QUE SE PERDER!

    Vá lá, vamos a dignificar os nossos antepassados, lutando forte!

    Façam um empréstimo no montante de um salário, a pagar ao longo de 2 ou 3 anos (penso que qualquer banco emprestará 1000€ a um OJ)

    GREVE DE UM MÊS PARA FAZER MOSSA!

    CONTRA O DESPOTISMO!































    deixo aqui

    ResponderEliminar
  7. Este deve ser o que tem sempre sentido de humor (como o do Burkina Faso), inteligentíssimo. Muito bom.
    De resto sim, greve, mas tem de ser comunicado antecipadamente a comunicação social, dar a conhecer bem os motivos da greve.

    ResponderEliminar
  8. Importantíssimo comunicar e ir às televisões!

    ResponderEliminar
  9. Isso!!!
    A banca (um dos principais responsáveis pelo estado em que estamos) agradece o esforço e os juros!!
    Ridículo.
    Se toda a gente ou uma maioria significativa fizer greve, não haverá e conversa de sempre "...chame lá alguém na seção que não esteja de greve, para fazer a diligência".
    Solicito a especial atenção dos sindicatos para o comportamento inaceitável, de magistrados que recorrentemente fazem isto.
    Há que denunciá-los e tornar pública esta atitude deplorável.
    É uma clara afronta ao direito de fazer greve e ao impacto que se espera que a mesma tenha.

    ResponderEliminar

  10. eheh

    Ridiculo é a tua apreciação sobre uma greve à séria

    Deves infiltrado(a) por parte da tutela

    ResponderEliminar
  11. E mais greves... ou seja... para fazer face aos "maus tratos" da nossa entidade patronal para com a nossa profissão, o que é que a gente faz? O favor de dizer: "dia 1 e 2 de setembro a gente não vem trabalhar, mas não se preocupem, que não têm de nos pagar esses dias e, além disso, o que houver de urgente há de haver um macambúzio que irá ficar no Tribunal a garantir que fica feito." Querem resultados? Façam o sistema quebrar... Façam algo novo (por exemplo deixar de cobrar custas) ... Agora deste jeito?? Os efeitos práticos das greves são tais que os resultados estão à vista de todos... Abram os olhos por favor e não se deixem enganar mais por Governos, Partidos ou Sindicatos com falsas promessas...

    ResponderEliminar
  12. A sério? Deixar de cobrar custas? E já agora, deixar de cumprir despachos, não enviar notificações, etc., etc. Tudo menos uma greve total. Há gente com cada desculpa... sinceramente...

    ResponderEliminar

  13. Bem visto,

    Claro que fazer greve vai ao bolso, mas aqui está uma boa
    sugestão! perder para se ganhar. E perder um mês a longo prazo com pedido de empréstimo, nem que seja a um familiar ou até quem sabe os sindicatos emprestem sem juros.

    Eu alinho nessa de um mês! à Francesa que quando fazem greves é para os governantes abanarem! até tremem!!!! aqui somos muito mansos

    ResponderEliminar
  14. 👏👏👏

    ResponderEliminar
  15. Apoiadíssimo! 💪 vamos lá OJ! Vamos mostrar que estamos fartos de "ser comidos por lorpas"!

    ResponderEliminar
  16. Muito mal escolhido o calendário da greve, enfim os sindicatos a querer mostrar trabalho eu e muitos oficiais de Justiça ainda estou de ferias só regressam no dia 5 de setembro, que parem para pensar em estratégias e não corram atrás do prejuízo, enfim mais uma luta em vão.

    ResponderEliminar
  17. Se estás de férias devias é agradecer a todos os colegas que também vão lutar por ti !...

    ResponderEliminar
  18. Associação Sindical dos Juízes Portugueses:
    Comunicado – Desconvocação da Greve do dia 22 de fevereiro de 2019

    Veja o calendário de 2019 e, curiosamente, 22 de fevereiro de 2019 também era uma sexta-feira!...

    ResponderEliminar
  19. Eu não preciso que lutem por mim, mas se estivesse ao trabalho não fazia greve, luta talvez chegues ao pretendido, não tenho visto vitorias, só desgraças, os Sr. dos sindicatos e afilhados que vou para a greve, estamos num país que por enquanto ainda existe liberdade.

    ResponderEliminar
  20. Serás mesmo oficial de justiça é que se és revelas algum atraso cognitivo. dizes que a escolha das datas não é a mais acertada pois tu e alguns colegas estão de férias. Logo estando de férias não estás a trabalhar e há mais hipóteses de encerrar os tribunais. Mas depois revelas a falta de caráter pois afirmas que se estivesses a trabalhar não farias greve. Agora fica claro que a data é mal escolhida pois querias ir lamber botas, como tens andado a fazer. mas desta vez estás de férias e não podes lá ir. Mas faz o seguinte, diz ao teu padrinho ou madrinha que queres interromper as férias e assim mostras que és um verdadeiro serviçal, sem coluna vertebral. É fácil.

    ResponderEliminar
  21. Não mereces resposta.

    ResponderEliminar
  22. Quem ouvir o pessoal por aqui, incluindo texto do blogue até parece que dois dias de greve vai fazer a administração mudar de rumo! Digam-me quantas greves das categorias profissionais (oficiais de registo incluindo) levou a que os trabalhadores ganhassem alguma coisa com isso! E depois, queixam-se por aqui que ganham pouco para o que fazem, mas vendo bem as palavras que por aqui abundam até parece que ganham bastante para prescindirem dos dias de greve; volta a escola, necessidades e gastos com os filhos na aquisição de material escolar, mas pelos vistos por aqui é só entusiasmo! Enfim...

    ResponderEliminar
  23. Tem razão no que diz, mas para ter toda a razão, tem que indicar uma alternativa. Não indicando alternativa terá que se entender a desistência como tal e esperar. Esperar pela benevolência e pela esmola. Esperar que algo cai do céu. Mas só cai a chuva e ultimamente nem isso.

    ResponderEliminar
  24. É por "colegas" como esse Anónimo a 23.08.2022 às 23:19 que estamos como estamos.

    ResponderEliminar

  25. Quando estiveres com o ordenado mínimo vais ganhar mais

    Queres ganhar sem luta??

    ResponderEliminar


  26. Também és daqueles que quer ganhar sem luta e sem abdicar de nada?

    Quando estiveres a ganhar o ordenado minimo depois queixa-te de não teres lutado agora, mesmo que a perder agora para não perder mais mais tarde!

    ResponderEliminar
  27. Estás mal muda-te, que é o eu que eu vou fazer.

    ResponderEliminar
  28. Esta será a ultima oportunidade de mostrar à Tutela a nossa insatisfação, o cansaço de vermos sempre tudo adiado anos a fio e nunca resolverem nada... Cada vez estamos mais pobres, mas no entanto as exigências aumentam... Só temos deveres... Porque direitos é zero...
    Portanto quem na aderir a esta greve só está a enterrar o machado e a fazer com que a nossa carreira profissional , continue ainda mais enfraquecida.
    Se a adesão for uma miséria, eles (MJ e DGAJ) ainda se vão rir de nós e dizer que estamos todos felizes da vida com o que nos querem dar.. Ou seja uma mão de nada e muitos deveres e responsabilidades a troco de muito sacrifício, porque hoje trabalhamos por três ou quatro, dada a insuficiência de funcionários. mais de duas décadas e ainda estou no escalão 4 de auxiliar ... Como eu somos milhares....
    Há que esteja bem...
    Mas somos mais os que estamos muito mal...
    Portanto apelo à união de todos...
    Porque juntos, e se esta greve for grandiosa, eles vão perceber que estamos cada vez mais unidos e sintonizados em fazer ainda mais mossa no futuro, caso continuem a desrespeitar o nosso trabalho, dedicação , suor, sacrifício e lágrimas.,..
    Só nós Oficias de Justiça sabemos o que temos passado... Por isso colegas e amigos vamos em frente, o sonho continua e juntos vamos conseguir...
    Ninguem mais nos pode parar se esta greve for um sucesso.
    Um abraço fraterno para todos os amigos e colegas.
    Saúde e paciência é o que precisamos todos para aguenta tanta falta de respeito e desconsideração por nós...

    ResponderEliminar

  29. Força sim! desistir de lutar contra as injustiças sofridas pelos Oj´s, NUNCA!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ