Revisão da carreira ficou acordada para o próximo ano

      O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) acaba de colocar uma informação na sua página de Internet na qual informa sobre a negociação com o Governo e a sua participação, enquanto sindicato integrado na FESAP, no acordo plurianual firmado com o Governo.


      Entre outras informações, o SOJ esclarece que o Governo se comprometeu com a revisão das carreiras especiais, iniciando uma reunião com as estruturas sindicais em janeiro, para dar início à calendarização da revisão das carreiras não revistas.


      Quer isto dizer que os Oficiais de Justiça verão a sua carreira revista – eventualmente – durante o decurso do próximo ano, após o início das negociações com a tal reunião de janeiro.


      Segue extrato da informação do SOJ:


      «Foi necessário, e este Sindicato assumiu a responsabilidade, garantir que o Governo se comprometesse com a revisão das carreiras especiais não revistas, como acontece com a dos Oficiais de Justiça. O Governo comprometeu-se com a calendarização desses processos, nos seguintes termos: “Em janeiro de 2023 o governo compromete-se a realizar uma reunião com as estruturas sindicais para dar início à calendarização da revisão das carreiras não revistas”.


      Mas mais passos – somos os primeiros a reconhecer que foram pequenos, embora conscientes de que foram fruto de muito trabalho, pois não tivemos o respaldo que seria necessário – teriam de ser dados. Desde logo que as carreiras especiais não ficassem condicionadas, nas suas reivindicações, pela assinatura do acordo. O Governo passou a inscrever no documento: “Sem prejuízo dos cadernos reivindicativos das estruturas sindicais”.


      Igualmente relevante – alguns já não recordem que alguns colegas continuam prejudicados no descongelamento de parte – ainda não foi contada a totalidade do tempo para nenhuma carreira – do tempo de trabalho prestado, por terem sido promovidos meses ou semanas antes da medida ter sido adotada – que as promoções ficassem salvaguardada relativamente à valorização determinada e isso passou a constar da última versão do documento, pois não constava da primeira versão, nem da segunda e nem da terceira: “Não afetar as progressões e promoções que cada trabalhador tenha direito”.»


      Voltaremos a abordar esta informação do SOJ nos próximos dias.


Calendario-Janeiro2023+Adiado.jpg


      Fonte: “Informação do SOJ”.

Comentários

  1. Que confusão?
    Então o estatuto está ultimado e para ser dado a conhecer no BTE para já, como referiu o SEAJ, ou começará a ser discutido para o ano?
    Decidam-se lá, com as informações que dão, senhores pseudo sindicalistas.
    A ser para o ano, talvez, fica tudo como antes, nada dizemos, aceitamos estar mais um ano, talvez, na mesma situação, sem progressões, sem entradas, sem revisão salarial?
    Talvez mais um ano, ou dois, ou os que queiram .
    Senhores sindicalistas, copiem os policias, professores, médicos, guardas prisionais, bombeiros, ou então demitam-se, que de ser sindicalistas, no verdadeiro sentido, há muito que há se demitiram.
    Demitam-se por incapacidade de serem o que deviam ser

    ResponderEliminar
  2. Amigo vá por mim, quanto mais tarde melhor, quando tivermos um estatuto de merda vamos ter saudades deste marasmo.

    ResponderEliminar
  3. "uma reunião (...) para dar início à calendarização da revisão" acho que está tudo dito. tanto nojo disto tudo

    ResponderEliminar
  4. Nem sequer conseguem denunciar publicamente tudo o que vai mal nesta carreira dita especial! Se se chegar a discutir alguma coisa para o ano, vão-se contentar com as migalhas, porque os outros sindicatos é que manobram bem as negociações e estes têm medo de falar!

    ResponderEliminar
  5. Notícia de hoje no jornal CM- metade dos profs ganham mais de 2500 euros.
    Qualquer prof se reforma com 3000 e tal euros. Os profs são todos uns desgraçados? É mentira! Quando metem atestado, passado pouco tempo têm outro prof a substitui-lo e o Estado a pagar dois ordenados e ainda acontece isto- fazem posts no face a mostrarem-se a passear! Cada vez acontece mais esta situação! E os sindicatos o que fazem? Apresentam-nos a todos como uns pobrezinhos deslocados!

    ResponderEliminar
  6. Queria dizer 2225 euros.

    ResponderEliminar
  7. Perdão-2250 euros.

    ResponderEliminar
  8. Está tudo dito dos sindicatos. Os colegas sindicalizados continuem a pagar as quotas, façam greve da função pública, que vão longe. Mas que falta de consciência e coragem. Saiam dessa vossa anestesia em que se encontram. Deem um murro na mesa e saiam dos sindicatos. Venham juntar-se para se formar um novo sindicato sério sem alianças partidárias. Serão todos bem vindos e lutaremos até sangrar os tribunais. Eu continuarei pela greve de zelo. Entrada e saída a hora certa. Esforço mínimo, não faço trabalho por 2 ou 3 colegas. Não farei mais GREVE. Até lá......

    ResponderEliminar
  9. Novo estatuto para quê? SIADAP's, chefias escolhidas à medida, discricionariedades, etc. Cumpram mas é o actual, nomeadamente as promoções, e o resto é paisagem... Ou então privatizem de vez os serviços judiciários como já fizeram em parte com a acção executiva e os tribunais arbitrais.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar

  10. Verdade. Basta ver mensalmente no D.R. o valor das reformas...


    ResponderEliminar

  11. Em janeiro de 2023 marcam a primeira reunião lá para dezembro...

    É olhar para o comportamento da ministra e SE...



    ResponderEliminar
  12. Acha mesmo que um professor ganha isso tudo?
    Metade dos professores??
    O correio da manhã realmente é fantástico.
    Depois da CMTV entrevistar uma ambulância já acredito em tudo.
    3000 mi euros??
    E depois veio o Pai Natal??
    Olhe se encontrar um professor que se reformar com 3000 euros, estudasse.....

    É curioso que afinal os professores que eu conheço são de terceira ou quarta categoria, pois com mais ou menos o meu tempo de serviço, vinte e tal anos, ganham mais 150/200 pauzitos que eu e veja lá que eu ainda sou auxiliar....

    Devem ter feito a mesma conta que fizeram aos ordenados médios dos Oficiais de Justiça, o ordenado de um auxiliar com 5 anos de serviço e de um inspector no último escalão dá uma bela média, depois vem dizer que nós até ganhamos bem....

    ResponderEliminar
  13. A situação atual servirá ao colega mas não serve a muitos oficiais de justiça. Não podemos ter uma contemplação umbilical mas geral e pensar o melhor para a carreira. Não podemos ter um estatuto do século vinte manifestante desadequado da realidade atual. Há serviços que em menos de três anos vão perder 75% do pessoal.
    Como é que acha que o problema vai ser resolvido, ficando tudo como está? Não me parece ser a solução com todo o respeito pela opinião do colega.

    ResponderEliminar
  14. Duvido que um novo estatuto resolva os problemas dos oficiais de justiça.
    Basta ver como somos tratados pela dgaj e ministério da justiça para supormos que um novo estatuto só sirva para nos rebaixar ainda mais.

    ResponderEliminar
  15. O colega já conhece o novo estatuto? Privatizar a justiça? Se está á espera de promoções é melhor esperar sentado/a! Não vê que existe um grande imbróglio com as anteriores promoções, ou melhor movimentos, todos envoltos numa grande incerteza porque impugnados nos tribunais. Urge resolver a vida de todos os OJ e não apenas a de alguns que porventura estejam numa situação melhor, perto de casa, num escalão razoável (ou não) e despreocupados sobre como e onde vão constituir família com a carreira pouco promissora que existe...
    Temos de lutar por uma coisa melhor e não nos resignarmos com o pouco que se tem.
    Não temos de temer o futuro temos de lutar por ele!

    ResponderEliminar
  16. Jonh Rambo, "vamos fazer sangrar os tribunais" ? já agora como se faz para sangrar os tribunais? Será que tenho de ir pedir o martelo pneumático ao trolha lá da minha rua? Populismo e demagogia realmente não faltam a alguns Rambos de NET, Barbies no dia a dia...

    ResponderEliminar
  17. Somos o olho do 🆒 de todo o sistema judiciário!!

    ResponderEliminar
  18. contemplação umbilical ?????

    Serás capaz de traduzir?

    ResponderEliminar
  19. Olá Rambo, sou a Barbie ou talvez não.
    Guerra de guerrilha bem feita e guerra em que 90 por cento do exército lute, não duvides que faz efeito
    Anunciem lá duas semanas de greve geral nos tribunais, a ver se sangram ou não.
    Rambo, ou rambito, já não sei, sozinho, não conseguimos, mas todos juntos enquanto classe aí conseguíamos, conseguíamos. Quisessem tal as Barbies que nos representam.

    ResponderEliminar
  20. Traduzindo é tomarmos o todo apenas pela parte que conhecemos, qual seja a perspetiva do que achamos melhor para nós em função da realidade que conhecemos, sem olhar ao quadro geral (a chamada "big picture") que pode reclamar uma solução diferente da pensada por cada um de nós em função da realidade que conhecemos. Não digo que a opinião do colega é melhor ou pior que a que ofereci, apenas acho ou penso de forma diferente, embora sabendo que é difícil desprendermo-nos dos nossos interesses pessoais em função da idade, categoria, ou localidade onde trabalha, é preciso ter "largura de banda cognitiva" e aceitar que o que cada um de nós pensa ser o melhor, poderá não, efetivamente, não ser assim. E isto aplica-se ao signatário também. Aceito que o que penso ou digo não será do acordo de alguns colegas ou até da maioria. Mas respeito quem pensa diferente.

    ResponderEliminar
  21. Afinal para que serviu a greve dos dias 1 e 2 de Setembro?!

    🧐😒🙄🤔

    ResponderEliminar
  22. E a seguinte vai servir para quê?

    ResponderEliminar
  23. E onde fica a decisão democrática, aprovada em plenário nacional de trabalhadores!

    Mais adiamentos vicissitudes ou será que também vão prometer uma.nova "bomba inteligente"!

    Recordando comunicado do SOJ:

    "Pelo exposto, os Oficiais de Justiça decidiram em Plenário Nacional, realizado a 15 de julho, exigir ao Ministério da Justiça, o seguinte:

    1. A abertura de um movimento extraordinário, que garanta também promoções, como é de lei, a publicar antes do dia 1 de setembro e tendo como prazo de candidaturas até à segunda semana de setembro, nos termos da alínea b) do n.º 4 do artigo 19.º do EFJ;

    2. Integração do suplemento, nos termos determinados no n.º 2 do artigo 38.º da Lei 2/2020, de 31 de março, até 15 de setembro;

    3. Apresentação, até 15 de setembro, de um regime de aposentação diferenciado, para os Oficiais de Justiça, como compensação pelo dever de disponibilidade permanente da carreira;

    Os Oficiais de Justiça deliberaram ainda, mandatar o SOJ para desencadear todas as ações de luta necessárias para se alcance a dignificação e valorização da carreira e, bem assim, promover a realização da justiça, enquanto pilar fundamental do Estado de Direito Democrático

    Lisboa, 15 de julho de 2022"

    A realçar"Foi ainda deliberado mandatar o SOJ para desencadear todas as ações de luta necessárias para se alcance a dignificação e valorização da carreira".

    Estão a espera do quê?!..








    ResponderEliminar
  24. De certeza que não conhece o universo dos professores. Atenção! Após 40 anos de serviço!

    ResponderEliminar
  25. Apoiado! Andem para a frente!

    ResponderEliminar
  26. Estão á espera que nos esqueçamos.
    Estes senhores não são sindicalistas, antes oportunistas em causa própria
    Não querem afrontar os seus pares académicos, todos sotores
    Se não houver afronta séria, pode ser que ainda vão a administradores ou qualquer outro lugar de nomeação, com bom salário e que não seja preciso trabalhar muito.
    Este mês vão descontar a todos dois dias de greve, dinheiro que, atenta a conjuntura, bastante falta faz, e que não serviu para nada, por não ter tido continuidade.
    Não sou cínico, deixei de ser foi tanso.

    ResponderEliminar
  27. A FESAP não tem um compromisso com os OJ nem nos representa.

    Quem tem um compromisso para com os OJ é o SOJ, que não estava mandatado para aceitar mais um adiamento.

    Estava sim mandatado, em Plenário de Trabalhadores para desencadear todas as formas de luta em defesa dos interesses dos Oficiais de Justiça!

    O silêncio do SFJ e ziguezaguear do SOJ são incomprensiveis e demonstrativos do estado a que a nossa carreira chegou.

    Já ninguém nos leva a sério!...




    ResponderEliminar
  28. Obviamente para nada!

    ResponderEliminar
  29. Cada vez mais frustrado por pertencer a esta m...de classe. Então não é que há quem pense que o mundo não gira e que permanece imóvel?! Estão contentes com a m...do estatuto que têm no tempo dos carros elétricos e a hidrogênio querem andar de carroça?! Até pode ser nostálgico por um dia mas toda a porcaria da vida ... Se é assim que a maioria de nós, OJ, pensa então está tudo mesmo perdido e foi uma vida que eu e muitos como eu perderam ao enveredar por uma carreira de velhos do Restelo - podemos ser velhos na idade mas devemos ser jovens de espírito.

    ResponderEliminar
  30. Bem me pareceu 😏

    ResponderEliminar


  31. e de preferência pagar para trabalhar e ser mal tratado

    força

    ResponderEliminar

  32. Nem mais, tanta preocupação com estatutos e
    nem se dão conta que, pelo menos os novatos, que entraram desde há 21 anos para cá, estão a pagar para trabalhar e

    com todos os maus tratos que sofrem todos os dias

    f.................continuem a baixar a calcinha e não queiram negociar tabela salarial digna

    ResponderEliminar
  33. Porra....
    já fez copy paste deste post quantas vezes? 50?

    ResponderEliminar
  34. Verdade. O SOJ não foi mandatado para empurrar com a barriga para a frente.
    E não há consequências.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ