SOJ: “Pequenos passos, entre ter um compromisso ou nada fazer”
Na sequência das informações que temos vindo a divulgar, designadamente desde este último domingo, relativamente ao acordo plurianual com o Governo que remete a negociação das carreiras especiais para o próximo ano, no seguimento da informação prestada pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), veio este sindicato esclarecer tal postura numa publicação da sua página do Facebook, nos termos que a seguir vai reproduzido.
Diz assim o SOJ:
«Alguns colegas, revelando desconhecer o processo negocial, têm vindo a fazer afirmações completamente desfasadas da realidade. A conhecerem o processo negocial teríamos de concluir que, para esses, melhor seria que o Governo, na pessoa do Senhor Primeiro-Ministro, não se comprometesse com a revisão do Estatuto. As reuniões iam sucedendo e, mais tarde, como já antes denunciamos, se ficaria a perceber o embuste negocial, pois nada estava garantido, ao contrário do que nos tem sido dito. Foi necessário o empenho deste Sindicato, que assumiu as suas responsabilidades.
Por isso a informação prestada pelo SOJ é melhor dirigida aos que preferem conhecer a verdade, mesmo quando possa ser menos agradável. O nosso compromisso é com a verdade e com os que acreditam no trabalho.
E a verdade é que o compromisso assumido, de calendarizar a negociação, em janeiro de 2023, não sendo o que ambicionávamos é aquele que dá, em outubro de 2022, mais garantias de um verdadeiro processo negocial. Senão vejamos: estamos em outubro e alguém viu publicado no BTE o projeto de Estatuto?
Não, mas estamos em outubro e foi com esta factualidade, que o SOJ se bateu para que ficasse assumido um compromisso, o mais rapidamente possível. E importa não esquecer que depois do Governo publicar no BTE o projeto de estatuto correm 30 dias para que qualquer pessoa ou entidade se possa pronunciar sobre o mesmo. Prazos que já nos conduzem a dezembro de 2022.
Posteriormente o Governo convoca os Sindicatos para apresentar o documento e marcar uma primeira reunião de trabalho. Estaremos nessa altura em setembro de 2022 ou já em dezembro de 2022?
É que nestes processos, como em outros, temos de ser pragmáticos, não vale a pena pensar que em outubro estamos a meio do ano. Consequentemente, não se extraí qualquer adiamento, mas agora Sua Excelência o Senhor Primeiro-Ministro passou a estar comprometido, por escrito, com a solução.
Por outro lado o SOJ nunca afirmou que este é um bom acordo. O que sempre se afirmou é que foram dados pequenos passos e, entre ter um compromisso ou nada fazer – sabemos o que é mais fácil –, entendemos importante que o Governo, ao mais alto nível, se comprometesse com este processo.»

Fontes: “SOJ-Facebook” e “SOJ-Info”.
O compromisso que o SOJ tem para com os OJ é aquele que resultou do último Plenário!....
ResponderEliminarE as greves que iam chegar a todos os Tribunais? E as revindicações de haver promoções e ingressos o quanto antes? Mais uma vez os sindicatos empurram para que seja apresentado um estatuto que destruirá a carreira ao qual não o conseguirão contestar. Os sindicalistas não passam de políticos com demagogias a enganar o mexilhão. Mas eih a culpa é do oficial de justiça que não é unido e que não segue os ditaimes sindicalistas como um carneirinho, pois estes senhores tem conduzido a nossa carreira e as condições de trabalho a níveis fantásticos (os colegas mais velhos que o digam)
ResponderEliminarMais algum sindicato tomou alguma inciativa? Então vos digo as únicas que tomaram bem ou mal foram a reboque do Soj. É muito estranho o silêncio de alguns.
ResponderEliminarPassos?! Passos tenho eu de dar que tenho o colesterol alto!
ResponderEliminarExigia-se uma postura firme perante a primeira mostra de faltar ao prometido pelo Sr. SEAJ, mas não foi assim que aconteceu.
São todos iguais, ao que parece, por isso andaram tão juntos nos últimos tempos, VENDIDOS e FALSOS mas acima de tudo MANIPULADORES.
Fazem-nos perder dinheiro em greves para nos dizer ano após ano que demos passos quando tudo está na mesma ou pior, com menos funcionários a cada dia que passa.
Um dia serão lembrados pelos colegas não como amigos mas como exemplo do pouco virtuosismo e da falta de carácter.
Os Sindicatos são "as forças
policiais secretas" do poder político atual para refrear o ímpeto dos descontentes, funcionam como uma panela de pressão, faz-se uma bebezinha quando a pressão é alta, atira-se com um protesto/reivindicação, e refreados os ânimos volta tudo a estar como antes.
O atual dirigente do Partido Comunista, que dizem ser operário quando foi funcionário do partido desde sempre era o responsável por gerir a institucionalização do protesto, as greves, diz-se que é perito no assunto.
Os nossos dirigentes sindicais parecem ter tido um bom professor.
Ao que a nossa vida chegou com os sindicatos a atarem-nos as mãos quando deviam estender as suas para nos ajudar.
Onde digo "bebezinha " queria dizer "grevezinha".
ResponderEliminarContinuem a pagar quotas...
ResponderEliminarSó uma pergunta: os sindicatos não deveriam tomar uma posição sobre o Crhonus?
ResponderEliminar
ResponderEliminarOs colegas mais velhos tiveram tudo e os mais novos que se
lixem , né?
ResponderEliminarEsquece o chronus
com tanta coisa importante para tomar posição, pá
ResponderEliminarMOVIMENTO EXTRAORDINÁRIO JÁ
PARA INGRESSOS E PROMOÇÕES
esse é outro :(
ResponderEliminarBla , bla, bla, wiskas saquetas.
ResponderEliminarA vida é fácil, muito fácil para alguns !
ResponderEliminarA polémica a contratação de um adjunto para o gabinete da ministra da Presidência por quase quatro mil euros por mês, é exemplo disso.
Trata-se de um menino de 21 anos, membro da Juventude Socialista (JS) e sem experiencia profissional.
Oficial de Justiça no ingresso, também recem licenciado e sem experiência profissional 800 euros!
Cinco vezes menos!.
presidencia.pt:
ResponderEliminar"Pacto para a Justiça entregue ao Presidente da República
12 de janeiro de 2018
As instituições subscritoras entregaram ao Presidente da República o Pacto para a Justiça. Na cerimónia, que decorreu na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, estiveram presentes representantes da Associação Sindical de Juízes Portugueses, da Ordem dos Advogados, da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, do Sindicato Funcionários Judiciais e do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.
Antes do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa usou da palavra Manuela Paupério, Presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses, em nome das instituições subscritoras."
Quem está em incumprimento do Pacto para a Justiça, entregue entregue em 12 de janeiro de 2018 a sua Excelência o Presidente da República?
Tiveram tudo!!??
ResponderEliminarQuão mais velhos? Os que tiveram as expectativas mais defraudadas?
Ponha mais tabaco nisso.
Saudações.
ResponderEliminarSim, os mais velhos, uns chegaram ao topo da carreira com
ordenado dignos, os mais novos, a grande maioria que entrou há 20 anos para cá, praticamente estão a ganhar na casa dos 1000€.
Abra os olhos para o seu lado e deixe o seu umbigo!
e, claro, pela conversa sabe o que é tabaco, então engula ou fume
lá o que quiser ou engula ou para variar