O diagnóstico que é uma premonição
Os Oficiais de Justiça sabem muito bem da cada vez maior degradação da Democracia, aliás, sofrem na pele própria e, bem assim, na alheia, essa deterioração constante, oriunda de uma classe política sem ética que, embora faça todas as juras de idoneidade, apenas arruína a vida das pessoas, com a óbvia exceção de uns poucos.
A destruição da vida das pessoas comuns passa necessariamente pelo enfraquecimento das instituições que, minimamente, se podem opor à estratégia, pelo que os tribunais não estão imunes à ação tóxica e infeciosa encetada.
De entre todas as perniciosas ações, a de dividir os Oficiais de Justiça, subjugando-os aos truques mais falaciosos, é a que os Oficiais de Justiça bem conhecem e bem se apercebem de como, infelizmente, está a grassar no seio dos Oficiais de Justiça, especialmente com aqueles menos atentos ou com menor capacidade de atenção, que até chegam ao ponto de se tornarem, eles próprios, promotores dessa mesma divisão, ao mesmo tempo que aplaudem os truques como se fossem realidades.
A este propósito da destruição dos tribunais e, portanto, daqueles que lá trabalham, esta semana o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) denunciou a existência de um “ambiente propício a aventuras que podem comprometer a independência dos tribunais”.
«Vejo no horizonte, cada vez mais próximo, a criação de um ambiente propício a aventuras legislativas que podem colocar em causa a independência dos tribunais e o regular funcionamento do sistema de Justiça.»
O juiz conselheiro Henrique Araújo diz que a democracia tem de resistir à "degradação da ética", "à falta de integridade" e "à debilitação das instituições" e alerta para reformas que enfraqueçam a Justiça.
Assim alertava o presidente do STJ durante a tomada de posse da nova vice-presidente desse Tribunal.
Fazendo um diagnóstico pessimista sobre o presente, notando que “as democracias dão sinais evidentes de desgaste e deterioração”. Por isso mesmo, diz, é fundamental que essas mesmas democracias resistam “à degradação da ética, à normalização da mentira, à desresponsabilização dos dirigentes, à falta de integridade, ao desvario comunicacional e à debilitação das instituições”, enfatiza.
Tendo os tribunais o papel de fazer cumprir a lei, “é precisamente por isso” que se deve defender “sistemas judiciários (…) sólidos, eficientes e absolutamente impermeáveis a tentativas de ilegítima intrusão ou condicionamento por parte do poder político”.
Daí que Henrique Araújo considere que “é letal para as democracias o enfraquecimento das estruturas judiciais”. Porquê? “Porque estas são fundamentais para garantir os valores e os princípios constitucionais que modelam o Estado de Direito democrático”, afirmou.

Fonte: “Observador”.
Pedro Nuno Santos disse ontem que, se assim o quisessem, receberia, já amanhã, uma delegação da plataforma representativa fas forcas policiais.
ResponderEliminarÁ atenção do camarada Marçal, penso que terá ouvido, espero pela nossa reunião, no mais curto espaço de tempo e o seu anúncio nos media, para obter compromisso , compreensão e registo histórico
Vamos lá Marçal, é hora de agir,, chega de políticas sindicais erradas
De facto, não existe a tão apregoada separação de poderes entre o Legislativo, Executivo e Judicial, porquanto este último teorizado poder é balizado pelos dois anteriores, quer nas leis que aplica, quer na tutela administrativa dos seus recursos, dos quais se destacam os humanos e materiais.
ResponderEliminarPortanto é mais uma falácia social o brocardo "à justiça o que é da justiça e à politica o que é da política", pois esta, através do legislativo, assembleia da república, e do executivo, governo que a tutela, vê condicionada a sua ação.
Vivem-se tempos de uma "ditadura democrática", transmitindo-se, num jogo social, a falsa ideia de independência.
Acordou agora para a realidade? Vivem-se agora, acha mesmo que é de agora?
ResponderEliminarPolícias colocaram António Costa em sentido.
ResponderEliminarExpresso:
"...O governante, ao sair da viatura em que seguia, cumprimentou duas a três entidades locais e escutou, em sentido, o hino nacional cantado pelos polícias e militares em protesto, não tendo comentado a ação nem cumprimentado qualquer desses elementos..."
Ah ah, soberba a sua inteligencia!
ResponderEliminarPara evitar o perigo do extremismo vota na extrema direita!
Mas já agora ilucide-nos sff, pode ser que convença alguém.
Além das mensagens agradáveis aos seus ouvidos, a dizer mal dos políticos e do avô a declarar-se fascista, que medidas o convenceram, além do crédito à banca para aumento de reformas e da utilizaçao das verbas destinadas a igualdade de gênero, para os policias?
Vá lá, ajude-nos, fale do programa deles!
Acredito que tenha sido por demonstrar sentido de Estado e para não desestabilizar a situação ainda mais.
ResponderEliminarMas por outro lado, quando estamos perante uma organização fascista infiltrada nas forças de segurança, todo o cuidado é pouco.
Os burros acéfalos a votar neles, poderão um dia ser os próximos a andar em sentido na rua e em cada esquina.
Comentador das 12.19:
ResponderEliminarSim, Costa demonstrou sentido de Estado, fazendo bem em não alimentar a ação, não a comentando. Saber estar é coisa que nem todos conseguem. Durante o tempo que foi governante do país sempre demonstrou esse sentido de Estado, de estar ă altura das funções exercidas, dando confiança às pessoas nas situações difíceis que todos enfrentaram.
De resto, os 2 últimos parágrafos sāo dispensáveis, por nada aportarem de útil, nem serem baseados em factos, nada.
O programa em que quer votar vai sendo conhecido este fds.
ResponderEliminarAlem de mais dinheiro para todos com recurso a mais dívida do Estado, acabou de sair mais uma medida da boca de querido líder:
Bandeira nacional na sala de aula e alunos a cantar o hino. O bracinho no ar virá depois concerteza.
Não abram a pestana que não é preciso.
Que burros estes fachos!
Não esquecer que a ministra que atribui o suplemento de missão à PJ é a mesma que nos tutela e que nunca quis saber de nós!!
ResponderEliminarSentido de Estado é não discriminar ninguém em razão do seu estatuto profissional ou social.
ResponderEliminarAs forças de segurança foram discriminadas em relação a PJ.
Até o Diretor Nacional da PJ se pronunciou publicamente a favor da atribuição de um subsídio idêntico a PSP e GNR.
Também ele é fascista?!...
Agora lutar pelos princípios constitucionais da igualdade, proporcionalidade e de justiça distributiva, passou a ser uma ação própria do regime fascista?!...
Os agentes da PSP, GNR e corpo dos Guardas Prisionais têm toda a razão e até vários dirigentes do PS já vieram publicamente a admitir que este problema tem que ser resolvido no próximo governo!...
Também eles são fascistas?!...
CNN:
ResponderEliminar"...O ex-ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos reconhece à CNN Portugal que parece haver, de facto, "um tratamento desigual que não se justifica", tendo em conta que os agentes da PSP "enfrentam riscos que se afiguram mais elevados do que, por exemplo, os agentes da PJ que, exercendo também uma profissão de risco, não será um risco superior àquele que as forças da PSP enfrentam".
Nesse sentido, Fernando Teixeira dos Santos considera que este "tratamento desigual não se afigura razoável", pelo que entende que "os polícias têm razão para estarem descontentes".
O "agora" é da sua responsabilidade.
ResponderEliminarNo comentário das 10.39 horas nunca foi por mim utilizado tal advérbio.
Tem de estar mais atento.
Lá vamos, cantando e rindo...
ResponderEliminarO ventura não colocava os salgados no Campo Pequeno porque certamente não ía cuspir no prato onde comeu.
ResponderEliminarPode ser muita coisa mas não é mal agradecido.
Afinal quem é que o anda a financiar e aos muchachos que o acompanham ....
FF
Mudam as moscas...
ResponderEliminarUm Chega criado por um alpinista comentador televisivo que o PSD descartou, que tentou, em almoçarada, o apoio do Câmera Pereira, atual AD, para chegar ao Parlamento Europeu!
O português há muito que tem memória curta.
Conversa de esquerdoidos!
ResponderEliminarConversa de esquerdoidos!
ResponderEliminarUm rapazinho da tua seita, durante o congresso deste fds, respondeu + - assim à RTP:
ResponderEliminarRTP: Porque estás aqui neste congresso?
Rapazinho: porque penso como o meu ventura.
RTP: E o que pensa o Ventura?
Rapazinho: o Ventura pensa que....
... ó minha sra, eu não me posso meter na cabeça dele.
Ou seja, o problema não é só votarem na extrema dta.
O problema é que a maioria dos apoiantes são iletrados, nunca leram um livro na vida, lêem as gordas de jornais online, são comidos por fake news, ou seja, nem sequer têm capacidade para perceberem o que pensa a extrema dta sobre a organização politica, económica e social da sociedade.
Uau! Sabes escrever o nome da seita! E sem erros! Parabéns, não esperava tantas capacidades intelectuais.
ResponderEliminarEsse rapazinho já veio esclarecer que não verdade é socialista e vai votar PS e que só foi à convenção do Chega para fazer essa figurinha que descreveu.
ResponderEliminarPassou em directo, basta puxar a box atrás e ver.
Henrique de Freitas ex-governante no governo de Durão Barroso, candidato a deputado do chega, posteriormente ocupou cargos nomeado por José Sócrates e foi apoiante de Manuel Alegre!...
ResponderEliminar
ResponderEliminarCarrega!!
Veja a CM TV . Estão lá as imagens do JSD, do comentador do SLB e do aspirante ao Parlamento Europeu no referido almoço em casa do Câmera Pereira, agora AD, com elementos do Partido Cidadania e Democracia Cristã.
ResponderEliminarAtente à narração e onde a
mesma coloca tal alpinista político no panorama político atual!
Portanto, pró raio que o parta mais o seu comentário de direita de conveniência.
Isto é mau demais para nos estar a acontecer!
ResponderEliminarNão consegui abrir este polígrafo, mas presumo que se refere às propostas do Chega, não precisando contudo do mesmo para concluir que se trata de um programa irrealista, irresponsável, desumano, apresentado por quem sabe que não será governo.
ResponderEliminar11 mil milhões para gastar, com fonte de financiamento irrealista.
É completamente ridículo que um partido, mesmo estando ligado a casos de corrupção como os outros, esteja a convencer pessoas com tanta mentira.
Nunca imaginei que houvesse tanta gente burra e ignorante neste país. 🤦
Votem nos mesmos de sempre e continuem a vidinha que têm tido
ResponderEliminarA vidinha que temos tido é a vidinha que os OJ querem....
ResponderEliminarNão querem que nada mude na profissão e depois querem mais dinheiro....
Não estamos a reevindicar porque os acostumados querem ficar assim até á reforma....
Não há nada a mudar....