O “sinal de boa-fé” do Ministério da Justiça

      As duas reuniões desta sexta-feira, dos sindicatos com o Ministério da Justiça, serviram essencialmente para planear os futuros passos da negociação. De todos modos, para além disso e num “sinal de boa-fé”, como o classifica o Ministério da Justiça, foi ofertado aos sindicatos uma proposta de protocolo de negociação, que inclui o aumento de 1,66% no suplemento remuneratório, a pagar 12 vezes ao ano, em vez das atuais 11 vezes, que, no caso de ser aceite entraria em vigor em julho, caso contrário terá de ser negociado.


      A oferta terá de ter resposta dos sindicatos na próxima reunião agendada para a manhã do dia 17 de maio.


      Para o Governo, a oferta é um “sinal de boa-fé”, de como quer resolver os problemas que há muito se arrastam, prosseguindo com a discussão do Estatuto, a revisão de carreiras e salários, até ao final do ano, sustentando que esta proposta do suplemento é só o primeiro passo.


      Este alegado “sinal de boa-fé” foi imediatamente rejeitado pelos sindicatos, sendo secundado pelos Oficiais de Justiça. Deixar o Governo a aguardar até à reunião do dia 17MAI é completamente desnecessário.


      Se é esta a “boa-fé” do atual Governo, se é com isto que pretendem resolver e acabar com os problemas da carreira, então estão muito enganados e precisam de se aperceber disso mesmo.


      A partir da próxima terça-feira, dia 07MAI, regressam as greves das manhãs do SFJ, agora por tempo indeterminado, juntando-se à greve do SOJ de todas as tardes, também por tempo indeterminado.


      O Governo tem de receber, por parte dos Oficiais de Justiça, também um “sinal de “boa-fé” que consiste na chamada de atenção para o facto de estarem convocadas greves que ocupam todo o dia e todos os dias por tempo indeterminado. Alguém tem de avisar o Governo desta particularidade, para que possam escolher se efetivamente pretendem dar continuidade à linha do anterior governo ou se pretendem algo verdadeiramente diferente.


      Por sua vez, os dois sindicatos que representam os Oficiais de Justiça, apesar das reuniões em separado, devem manter uma atitude conjunta previamente acordada e respeitar plenamente tal compromisso.


      Por outro lado, não deve nenhum dos sindicatos dispersar a sua atenção com questões que só serão abordadas posteriormente, designadamente, como o caso das sacrossantas licenciaturas em Direito ou da utopia da transmutação para uma carreira de assessores; o imediato é o imediato e tão-só neste momento de agora deve estar o foco.


      Depois do primeiro passo virá o segundo, o terceiro e por aí fora, mas agora tem de haver um sinal, não de fé, boa ou menos boa, mas um sinal efetivo que possa fazer acreditar os Oficiais de Justiça de que há um rumo e que esse rumo é algo sério que vai ao encontro das duas décadas de reivindicações, mas agora, já tão tarde, atualizado à realidade do presente.


SinalEstradaSemSaida.jpg


      Fontes: “SIC-Notícias”.

Comentários

  1. Anónimo5/5/24 09:26

    Bem explanado.

    Boa fé, depois de 20 anos a levar na cabeça da tutela, com os serviços todos depauperados?
    Carreira sem perspetivas de futuro?
    Mas que boa fé?
    Com salario minimo de ingresso?
    Mas que boa fé?
    Nojo é me mete a dgaj e ministerio, NOJO.


    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/5/24 11:33

    Há uma coisa que nos distingue dos trabalhadores de outras carreiras, para pior, quer neste tipo de fóruns, quer nas declarações de alguns representantes dos sindicatos: é a forma agressiva, deselegante e no caso deste post, ofensiva e brejeira, como que nos dirigimos e falamos de governantes.

    Compreende-se o sentimento de frustração, até raiva, mas não vejo qualquer vantagem em criar este clima de animosidade, que concerteza se vai refletir na mesa de negociações.
    Uma coisa é ser determinado, denunciar a incompetência e promover formas de luta, outra é partir para a ofensa.
    Pode não ser por isto que outras carreiras tenham sido mais beneficiadas, mas que não os vejo a ter a nossa atitude, não vejo.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/5/24 11:42

    Sim sim, devemos continuar a ser otarios e mansos. Assim vamos conseguir a boa vontade da tutela.
    Só desconhecendo a historia e a luta pelos direitos laborais, pensa que esses direitos foram conseguidos com falinhas mansas.
    Foi com muita luta e sacrificio e vai continuar a ser. Por natureza o poder nunca quer ceder a bem.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5/5/24 11:43

    E acrescento ao segundo comentário que os OJ que acham que pertencem a uma carreira muito importante dentro da justiça que são recebidos no mesmo dia dos guardas prisionais. Se tivéssemos todos uma licenciatura e uma carreira muito mais pensada, isso não aconteceria.Não é por haver OJ que se dão muito bem com magistrados que ganhamos alguma coisa, mas sim pela competência com que se chega à profissão, tal como em outras profissões qualificadas!

    ResponderEliminar
  5. Líder dos licenciados5/5/24 12:05

    Adoro ouvir aqueles funcionarios que dizem só cumpro.o horário das 9 às 17 como se estivessem a lutar por alguma coisa,para descarte de consciência.

    Alguém pode explicar a esses fingidos que estão apenas a cumprir um horário de trabalho, e que se esse horário for cumprido nas mais diversas carreiras vão receber bem mais do que recebem atualmente?

    ResponderEliminar
  6. Líder dos licenciados5/5/24 12:06

    20 anos de revindicação mas. Apenas um ano de luta...a culpa é da classe que tem medo de processos judiciais e cúmplices de uma cultura de escravidão...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/5/24 12:14

    Bom dia.
    Acabo de ler o texto e comentários.
    Desculpem-me, mas a frustração é tanta que já não e permito a ser simpático no que escrevo sobre o pensamento (se dissesse tudo o que penso seria imediatamente preso).
    O que se está a passar não é sério tão pouco normal.
    Há algum tempo atrás a Deputada Mónica Quintela propunha a incorporação dos 10% além da valorização profissional.

    Eis que chegados ao Governo se apressam a anúncios sobre o que consideram justo oferecer, dizendo-se estarem de boa fé , e que eu considero ultrajante.

    É uma falácia como a foi a da anterior equipa do MJ.
    Preparem-se para arrastar o problema e relega-lo lá para outubro .
    Por essa altura já não vão estar no governo e nesse entretanto já serviram todas as suas clientelas - as do costume...

    Na minha vida, com quase 50 anos, votei quase sempre no PSD, apenas no PS uma vez. Tal vai deixar de suceder .

    Sou oriundo da terra do Zé do Telhado, aquele que roubava aos ricos e dava uma parte ao povo /pobres, mas apenas para que este se calasse e não o denunciasse.

    Ora, é melhor receber uma parte que nenhuma e por isso, passarei a confiar no PS. Lamentavelmente este PSD deixou de ser o de Sá Carneiro, não é socialmente justo e governa para as maiores franjas eleitorais cuidando de colher o maior número de votos e a sua derrota nas europeias que se avizinham vai ser estrondosa.
    Vai tudo atrás do SNS e Educação, esquecem-se do resto .
    O que propõem nem sequer se aproxima do que propõem para as polícias - cerca de 1050 euros no ano.

    Tudo isto é ultrajante. Sinto-me desrespeitado.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/5/24 13:54

    Não é verdade! Os oficiais de justiça são muito contidos e ordeiros(até demais). Não espetamos olhos da ministra, não vandalizamos, não usamos táticas ilícitas!!! E talvez por sermos uns mansos é que somos usados e abusados.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo5/5/24 13:58

    Se gosta e ainda não chegam 20 anos de aldrabice, seja você cordial com essa gente.
    Eu caguei para quem me ultraja e me desrepeita, maltrarando-me há 20 anos.
    E cago para quem me critica por assumir que tenho NOJO de gente anda a enganar há 20 ou mais anos.
    Seja você cordeirinho manso.
    Eu cansei.
    Chega.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/5/24 14:08

    Mas tu ainda não percebeste que na maioria das secretarias o trabalho só está em dia porque quem lá trabalha dá horas e horas a mais?

    Portanto eu escrevo-te num papelinho que quando alguem diz que vai passar a cimprir escrupulosamente o horário é porque assim o serviço afunda de certeza.
    E afunda porque os quadros estão desajustafos e com falta gritante de gente.

    Não percebeste? Licenciado que não consegue atingir o que se escreve. Mentecapto.



    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/5/24 14:12


    Cada vez gosto mais da atitude daquela colega que recusou cumprimentar a tal ministra.
    Esta gente não merece qualquer consideração.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/5/24 16:40

    Brindemos a Ministra das justiça com um gesto de via fé de greves até às férias judiciais.
    Ouço aqui muita gente a dizer que as greves não adiaram.
    As greves não adiantam por causa dos fura greves...
    Se toda a gente fizer e derreter o sistema adianta sem dúvida.
    Os que dizem que bay adianta sair os mesmos que a seguir às greves vão a correr recuperar o serviço.
    O serviço tem de estourar completamente ...
    Deixem de ser covardes e de olhar só para o próprio umbigo.
    Façam um esforço e façam greves sem parar.
    É a nossa arma...
    Desafio o sindicato a voltar á greve aos atos.
    Sejam corajosos.
    Os auxiliares estão farto os outros vão aderir porque fogem da sala como o diabo da cruz

    ResponderEliminar
  13. Anónimo5/5/24 16:49

    Com o que demonstras de capacidade de análise, devias ser lider de uma claque de futebol. Sim porque lider de gang estavas papado. Não vês um boi à tua frente.
    Se és licenciado és a vergonha deles.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo5/5/24 16:51

    Boa! Mem mais!
    Só que tomates, como dizia o meu avô. Isso agora

    ResponderEliminar
  15. Anónimo5/5/24 16:53

    Grande colega!

    Vertical!
    Já há poucos assim verticais. Por isso estamos no pantano que estamos.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo5/5/24 19:24

    Desculpem lá mas o governo tem razão . A Ad apenas prometeu (está escrito) "encetar um processo de revisão e valorização ". Já fez uma reunião, logo , já encetou. O resto é conversa fiada.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo5/5/24 19:58

    Encetar o que está encetado há 20 anos?
    Secretarias todas estoiradas.
    Não cobseguem captar entradas porque paam ordenado minimo e entaram com a poira de quê? Estás a brincar ou quê?
    Os problemas estão identificados há e vêm con reuniões de encetar?

    Vai-te catar pá

    ResponderEliminar
  18. Anónimo5/5/24 20:01

    Ojs otarios.
    Em França algum dia os governantes brincavam há anos assim com brincam aqui?

    Era tudo a partir.

    Mas aqui está tudo bem. Gostam de ser exploradis. Força.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo5/5/24 20:20

    Não quiseram os 20% mas já há quem esteja disposto a aceitar os míseros 1,66%.

    Tristeza ...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo5/5/24 20:46

    Olha outro,
    Nem 10, nem 20,

    Ainda não percebeste que se não mexerem na tabela que esta em vigor, não vão conseguir ninguém que queira vir?

    Ou estás a pensar em ti apenas?

    ResponderEliminar
  21. Anónimo5/5/24 21:02

    E isso mesmo nem um nem outro não vais é ter nenhum.
    Ainda não percebeste que com 20% e negociando a tabela remuneratória o aumento era aí da maior . .
    Fdx.
    Não quiseram 20 % mas querem 10% vezes 14.. integrados, não sabem fazer contas.
    Querem integrado para passar a vida em casa de baixa até á reforma.
    Como suplemento têm de vir trabalhar porque pesa na carteira .

    ResponderEliminar
  22. Anónimo5/5/24 21:16

    Tu por acaso leste o projeto de estatuto onde te ofereciam eeeees 20?

    Otario.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo5/5/24 21:19

    Mas o Marçal tem como grande reivindicação os 10% em 14 e depois é tudo faseado. Deve estar a ganhar experiência para ser membro do próximo governo, pois essa parece até proposta governamental.

    ResponderEliminar
  24. Lider dos Amanhas que cantam ou talvez não5/5/24 21:23

    E simples, os sindicatos que paguem o dia de greve em vez de circos e patuscadas ... e talvez tenhas adesão a 100% porque as pessoas não perdem vencimento.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo5/5/24 21:26

    So porcaria a discutir aqui os 20% e nem sequer leram o projecto de estatuto onde estava prevista a contrapartida desse veneno.

    Ide todos pra quele sitio que eu cá sei.

    Vendidos do ca‐-----

    ResponderEliminar
  26. Anónimo5/5/24 21:59

    Eu prefiro morrer à fome que morrer envenenado com o outro dito projeto que me oferecia 20% de veneno.

    Ao menos morro de pé e não envenenado nem vendido a esterco.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo5/5/24 22:26

    Só mesmo os analfabetos é que preferem o 1,66% ao invés dos 20% ...

    ResponderEliminar
  28. Anónimo5/5/24 23:30

    Irra... tanto burro que ainda não percebeu a armadilha dos 20 %

    ResponderEliminar
  29. Anónimo5/5/24 23:45

    Pois, com tanta cagadela é normal que lhe tenha chegado ao cérebro e votado chega.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo6/5/24 00:02

    Com tanta anormalidade que aqui se escreve, tudo a ofender se uns aos outros, uma falta de nível que brada os céus, e ainda querem ser reconhecidos, e pior, equivalência a licenciatura e grau 3.!!!😁
    Tudo reclama razão mas ninguém fundamenta nada e limita se a ofender quem discorda
    Como é possível tamanha barbaridade.🤦
    Será que nao percebem que o que é aqui escrito, é revelador das aptidões técnicas, sociais e humanas de cada um?
    E como há anonimato, paga o justo pelo pecador?
    Um governante que ande por aqui a ler isto, chega à mesa de negociações com vontade de fazer o quê?
    Eu sei, mas para fico por aqui.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo6/5/24 00:33

    Realmente ... deves ter merda dentro do cérebro. E é disto os oficiais de justiça . Devias ser administrativo numa pocilga a colar selos com a língua o dia todo.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo6/5/24 00:59

    Cago para gente como tu também, que não respeita sistemas democráticos.
    Cago de alto para não me borrar a mim.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo6/5/24 01:02

    Tens melhor lingua que eu para colar e ficar na pocilga.

    Aliás serás a ofensa de quem está na pocilga.

    Nem cerebro tens.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo6/5/24 01:05

    Tu nem aos cakcanhares chegas de alguns analfabetos que conheço.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo6/5/24 01:08

    Ui
    Vens agora dar lições de moral?

    Qyando vais à sanita fazes o que todos fazem.
    Ou nem sequer cagas?
    Por tanta nania é que temis o país e serviços que temos. Sim, sr doutor. Sim, sim sra dra, sim



    ResponderEliminar
  36. Anónimo6/5/24 01:54

    Os analfabetos estão em êxtase com o 1,66 %. X 12.

    Já não conseguem esconder a excitação com esta grande conquista!!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo6/5/24 08:41

    Realmente ... deves ter merda dentro do cérebro. E é disto os oficiais de justiça . Devias ser administrativo numa pocilga a colar selos com a língua o dia todo.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo6/5/24 08:47

    Se não percebes uma ironia e vens aqui pra insultar os outros tens a estupidez suficiente pra ser uma vergonha para a classe. É por gentalha como tu que o governo goza connosco. Xico esperto de merda. Imbecil. Se fosses da minha secção pegava te por uma orelha e levava te ao administrador.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ