A fraca representação sindical dos Oficiais de Justiça
O anúncio de abertura do Movimento Extraordinário, que ontem aqui abordamos, aporta prejuízo significativo a muitos Oficiais de Justiça, não aportando nenhum benefício em termos de mobilidade, resultando ser mesmo enganoso na interpretação que os Oficiais de Justiça fazem dele, uma vez que, na realidade, vai limitar a movimentação à integração de candidatos.
No artigo aqui publicado este sábado 22JUN, intitulado: “Para quem e para quantos é o Movimento Extraordinário?”, abordamos toda a problemática, esclarecendo o tal prejuízo do lançamento deste Movimento neste momento.
Lamentavelmente, a leitura que o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) fez do anúncio do Movimento Extraordinário é nulo, limitando-se a reproduzir o anúncio na sua página, copiado da página da DGAJ, sem qualquer apreciação crítica e até com erro, porquanto em sequer compreendeu de forma correta o que vem anunciado, que não são 108 vagas, mas 106, confundindo a autorização das Finanças com o que efetivamente consta do despacho da DGAJ que conforma o Movimento.
Também lamentavelmente, mas sem erros interpretativos, porque nada disse, o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) não fez qualquer menção ao anúncio de abertura do Movimento, quando deveria fazê-lo por ser um momento relevante para os Oficiais de Justiça e para os candidatos em espera.
São estes os sindicatos que representam os Oficiais de Justiça; desprovidos de efetiva atenção sobre o que se passa na carreira e, pior ainda, de espírito crítico que permita uma eficaz defesa dos interesses dos Oficiais de Justiça.
Foram os sindicatos consultados sobre se este seria o momento mais oportuno para lançar o Movimento Extraordinário, desde logo quando ainda está pendente o Movimento Ordinário?
Pronunciaram-se os sindicatos sobre as condições de acesso ao Movimento Extraordinário?
Reagiram ao anúncio exigindo a sua anulação imediata para republicação em setembro?
O facto do SFJ andar ocupado com reuniões internas para justificar o dito “acordo” e tentar travar as dezenas de Oficiais de Justiça que se desfiliaram, não o desresponsabiliza por não manter uma atenção constante sobre todos os problemas que afetam a carreira.
O facto do SOJ andar ocupado com a reunião suplementar para o pretendido robustecimento do dito “acordo”, igualmente não o desresponsabiliza por não prestar atenção imediata e constante a todos os problemas que afetam a carreira.
Ao longo dos anos, a desatenção tem sido muita e só em alguns momentos e em alguns casos mais concretos é que a atenção se fixa, o que é, obviamente, inadmissível.
Mas para além de inadmissível é vergonhoso que um sindicato perca o seu tempo na elaboração de uma lista negra de Oficiais de Justiça que pretende processar pelas injúrias que vai detetando nas redes sociais, em face de críticas mais exacerbadas, e não preste a devida atenção e análise a um Movimento de Oficiais de Justiça que, como todos sabem, é um momento muito importante e muito aguardado por muitos Oficiais de Justiça deslocados.
Por tudo isto não nos custa nada afirmar que a representação sindical dos Oficiais de Justiça, apesar das muitas vitórias do passado, designadamente as obtidas em ações nos tribunais, para além disso, isto é, da intervenção ao nível de um mero gabinete jurídico, em termos puramente sindicais, essa representação deixa muito a desejar.
Os Oficiais de Justiça já tiveram impulsos para a criação de outros sindicatos e já aqui anunciamos a criação de outros dois e ainda de um movimento de tendência dentro do SFJ, como sendo tentativas de melhoria da representação sindical dos Oficiais de Justiça, no entanto, tais impulsos, mesmo seguidos de efetivação legal, não resultaram na conquista dessa pretendida melhoria na representação sindical, sendo sempre tais iniciativas vistas com desconfiança e como inimigos a abater.

Fonte: “SFJ-Info”.
"Lista negra de OJ's que pretendem processar por injúrias "?!
ResponderEliminar😮😱😬
Isto é verdade??
Se não fosse verdade não o diríamos.
ResponderEliminarQueriam, mas não deixámos.
ResponderEliminarLamentavelmente, o SFJ anunciou uma reunião dos seus corpos directivos para o dia 20. Porém, as conclusões da mesma já não tiveram a mesma divulgação.
ResponderEliminarE é com estes joguinhos que vamos andando.
Seria até bom recorrerem aos tribunais, pois acabaria por se saber algumas coisas que continuam escondidas. Vergonha!
ResponderEliminarBom dia.
ResponderEliminarSou sócio do SFJ.
Sou um sócio crítico do SFJ.
Já notei alguma repulsa por ser crítico de decisões e das políticas do SFJ.
Não critico nas redes sociais , o que tenho a dizer, digo-o.
Como refere o texto, além de algumas vitórias nos Tribunais, pouco, muito pouco.....
Nas reuniões do SFJ, poucas críticas internas, não há espírito crítico, não há auto critica.
Os outros, ou seja, nós, não percebemos nada, não percebemos nada do que o SFJ anda a fazer....
Segue o líder.......
E aí de quem critique por aí....
Andar nas redes sociais a " pescar" quem critica não me surpreende, nisso deve haver muitos voluntários por ali a apontar numa lista os " indesejáveis"....
Tresanda, é a única coisa que se pode dizer, tresanda...
A razão de ainda ser sócio?
Fácil.
É preciso alguém quando chegar a altura para correr com aquela gente ....
É preciso gente para votar em pessoas que não se achem a última bolacha no pacote..
Se as participações derem entrada em Lisboa, prescrevem até serem distribuídas.
ResponderEliminar50 anos depois do 25 de Abril ainda não sabem o que é liberdade de expressão.
Eu estou à vontade por que, apesar de muitas críticas que já por aqui fiz, nunca fui injurioso.
Mas é de facto muito triste e lamentável se isso se verificar ...
Se não deixaram fizeram mal.
ResponderEliminarA liberdade de expressão é um direito fundamental, mas como tudo na vida, deve ter limites e inserido numa baliza ética.
São evidentes os casos de comentários em que esses limites foram ultrapassados que ofenderam a honra e bom nome dos visados, nao deixando de estar em causa a propria imagem dos OJs em geral.
ResponderEliminarEles "andem" infiltrados... até o novo analista político...
Galera galera, tou cheio do medo do processo do injúria, obviamente será arquivado ..
ResponderEliminarTou tão nervoso que até tou em ponto di bala..
Eheheh
No teu caso não é um processo.
ResponderEliminarVai começar por te proibirem o acesso ao YouTube e afins, e a frequência obrigatória nus workshops com o RAP, porque estás definitivamente a perder qualquer capacidade de entretenimento.
Quando alguém escreve anoninamente una critica feroz e começa por dizer:
ResponderEliminar"Não critico nas redes sociais , o que tenho a dizer, digo-o."
Já disse tudo sobre o seu carácter e credibilidade
Fonte?
ResponderEliminarAlmeida, os nomes da lista até foram lidos, um a um, em voz alta, para todos os que estiveram presentes na última reunião em Lisboa, a par de outras apreciações e desapreciacões.
ResponderEliminarOs sindicatos não valem nada, nem interessam a ninguém, mas há muita gente que gosta. Força nisso...
ResponderEliminarPara oficial de justiça 12:43.
ResponderEliminarA sério que a reunião serviu para isso? Que falta de nível, estão a entrar por um caminho que, certamente levará ao seu desaparecimento. Como é possível? Com tantos assuntos importantes e talvez um mea culpa, se desviem assim as atenções
A ser verdade, e não duvido, é desprezível tal atitude
Ficarei a aguardar pela publicação das conclusões da reunião, acta ou seja o que for, caso contrário serei menos um
Não tenho medo nenhum de eventuais processos.
ResponderEliminarEstarei cá para me defender, se for o caso.
Era o que faltava, nos dias de hoje, não podermos dizer o que pensamos.
Véi cê tá maluco cara?!
ResponderEliminarCê é muito lôco
Não sabem nada sobre liberdade expressão.
ResponderEliminarCusta ouvir as verdades?
Se não têm poder de encaixe, demitam-se
Com essa atitude já sou memos um associado.
ResponderEliminarPassem bem!
Quando SFJ apregoa e vangloria com ações judicias, só tenho a dizer uma coisa
ResponderEliminarSe não for para isso então para que serve?
Isso de intentar ações judiciais é o mínimo de trabalho que devem fazer.
Se nem isso fizessem então é que mais vale fecharem portas.
Tenham vergonha.
Recebem dinheiro, milhares, para quê, afinal? Não é para fazerem o minimo ao menos?
Uma coisa é o dto à crítica no âmbito da liberdade de expressão, outra é brejeirice e falta de civismo.
ResponderEliminarAte o EFJ censura isso e prevê consequências.
Descindicalizei e agurado desfecho do SOJ para filiar.
ResponderEliminarEu estou bem identificado nas redes sociais.
ResponderEliminarNas redes sociais tenho o meu nome e a minha foto e muita gente me conhece.
Por isso é fácil darem comigo.
Cá vos espero para me defender se eu for um dos visados.
Sfj à deriva.
ResponderEliminarQuando mais precisamos,
Temos disto.
Pidescos.
Balanço Social do IRN - 2023:
ResponderEliminarAnos de escolaridade dos Oficiais de Registo e Notariado, página 16:
Com 6 anos - 10 Oficiais de Registo;
Com 9 anos - 236 Oficiais de Registo;
Com 11 anos - 518 Oficiais de Registo e;
Com 12 anos - 1934 Oficiais de Registo
Todos eles, sem exceção, na revisão de estatutos de 2018, passaram ao grau 3 de complexidade.
Não sei o que andam os nossos dirigentes sindicais a negociar e quais as suas motivações junto da tutela!?...
Convido todos a consultarem o último Balanço Social do IRN disponível na página do IRN - "instrumentos de gestão".
Não é necessário inventar mais nada é fundamental exigir o princípio de igualdade de tratamento!...
irn.justica.gov.pt
ResponderEliminarinstrumentos de gestão;
balanço social 2023;
Página 16.
Cheiras mal.
ResponderEliminarCarater ou falta dele é creceber o dinheirinho das cotas e não aceitar criticas.
ResponderEliminarTenham vergonha na cara. Para para não dizsr, tenham vergonha wuando vão à casa de banho. Ou será que não vão à casa de banho?
Javardice é receber o dinheiro das cotas e limitar-se ao minimo, que é intentar ações em tribunal, enquanto os serviços definham há 30 anos, que me conheço nesta profissão.
ResponderEliminarPonham a mão na consciência, se é que a têm.
E sim, sr fernsndo jorge, você o que conseguiu?
Passou a bola facil.
Nojo
É bom receber dinheiro das cotas
ResponderEliminarE fazer acordos de 30€
Como posso abdicar desses 30€? Do dito acordo?
Ok, vou dar a uma instituição.
Carater??
ResponderEliminarE fazer acordos de vespera e nem disfarçar?
Isso como se chama??
Realidade.
ResponderEliminarOnde está a diferença?
Na luta?
Nos jogos de bastidores?
Na tutela?
Nos trabalhadores que pagam cotas para nada?
Nos milhares de horas dsdas de borla nos tribunais?
No aturar o lixo na sociedade nos tribunais?
Sindicalistas aturais o lixo dos tribunais todos os dias e horas de borla?
Digam-me.
Sr articulista
ResponderEliminarConheço ojs que se sindicalizaram em outros sindicatos da função publica em geral.
Claro que não entram nas negociações neste sector particular, mas em termos juridicos garantem que os defenderam em ações em tribunal ou processos dusciplinares, pois têm juristas especializados.
Gostaria de saber a opinião deste blogue sobre essa alternativa sindical extra sectorial.
Obrigado p
Deves ser daqueles que andas à pesca de nomes para depois ires contar aos muchachos....
ResponderEliminarNão fui injurioso...
Não fui mal criado.
Fui crítico.
Ou já não se pode também ser crítico.
Quando chegar a altura deves ser um dos que vai perder o tacho.....
Já somos muitos, à espera.....
Está na altura de varrer....
Nem disfarças que estás ao serviço do governo. Para teres advogado, basta estar numa associação recreativa ou cultural moça. Não enganas ninguém, fazes um bom trabalho no gabinete, mas não exageres, este espaço é de oficiais de justiça.
ResponderEliminarEu sou oj e sindicalizado fora destes dois sindicatos e sempre que tenho orecisado de tirar dúvidas juridicas desta área, tenho obtido respostas.
ResponderEliminarFoste simplesmente hipócrita
ResponderEliminarSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJ
ResponderEliminarSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJ
SFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJ
SFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJ
SFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJ
SFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJ
SFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJSFJ