As 4 reuniões dos 2 Sindicatos: as 2 de ontem, a de hoje e a agendada para 02JUL
O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), pelo facto de ter mantido uma postura inconformista, em defesa dos Oficiais de Justiça, manifestada em relação ao (des)acordo firmado pelo SFJ à claudicação apresentada pelo Governo/MJ, no dia de ontem, 18JUN, reuniu no Departamento de Relações Coletivas de Trabalho (DRCT) (DGAEP), isto porque o aviso prévio de greve que apresentou, sem indicação de serviços mínimos para as manhãs das quartas e sextas-feiras, não obteve a concordância da DGAJ, pretendendo esta entidade fixar serviços mínimos para essas duas manhãs.
A greve das duas manhãs começa a 28JUN, somando-se à das tardes, e, até lá, será um colégio arbitral que decidirá sobre os serviços mínimos das duas manhãs, uma vez que o SOJ discordou, isto é, não aceitou e nada assinou que estivesse de acordo com a pretensão daquela entidade governamental.
Entre outros argumentos, inova a DGAJ desta vez, apresentando uma listagem de feriados municipais e nacionais que coincidem com as quintas-feiras, justificando assim a necessidade de impor serviços mínimos nessas duas manhãs.
Recorde-se que o SFJ marcou, por duas vezes, estas mesmas greves destes mesmos dois dias destas manhãs, decidindo sempre os colégios arbitrais pela não imposição de serviços mínimos nestas duas manhãs, recorrendo a DGAJ dessas decisões para o Tribunal, mas sem decisão deste órgão de soberania.
Há um histórico de decisões de colégios arbitrais que, mesmo em situações similares, fixa às greves do SOJ serviços mínimos, pelo que não seria de espantar, mas apenas de contestar, caso a decisão do colégio arbitral venha a impor serviços mínimos a esta greve das manhãs convocada pelo SOJ.
E se no dia de ontem foi a reunião que terminou sem acordo, hoje mesmo, 19JUN, na sequência do pedido de negociação suplementar, o SOJ reúne-se no Ministério da Justiça, com a ministra da Justiça, para prosseguir com o processo negocial em curso; o mesmo processo negocial que, para o SFJ, é assunto arrumado.
As circunstâncias não ajudam em nada a postura e a atitude do SOJ, no entanto, mesmo que este sindicato nada obtenha, pelo menos terá tentado até ao limite das suas possibilidades e, mesmo que o resultado seja apenas esse, será, só por si, um esforço meritório que os Oficiais de Justiça desejam apreciar.
Por sua vez, o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), também reuniu ontem com o Ministério da Justiça, tendo sido marcada a primeira reunião negocial formal com esse sindicato para a revisão do Estatuto para o dia 02JUL, mantendo a projeção para que o Estatuto esteja pronto até ao final do ano.
Até à data agendada, o SFJ e o Ministério da Justiça irão trocar documentos e informação para permitir que o processo seja célere e esteja concluído antes do final do ano.
Segundo o presidente do SFJ, António Marçal, na reunião de ontem no MJ ficaram estabelecidas as matérias a incluir no âmbito da revisão, como o paradigma da carreira, a criação de condições para atrair novos quadros, a revisão da tabela salarial, mas também questões funcionais, como as competências próprias da profissão.
António Marçal diz que é preciso ficar definido o que são competências próprias e o que podem ser competências delegadas nos funcionários judiciais, assim como a retribuição correspondente para evitar que os profissionais desempenhem tarefas pelas quais não são pagos, garantindo também maior autonomia em serviço.
Disse ainda que acreditava que “está ultrapassada e não voltará a estar em cima da mesa” a questão da divisão da carreira em duas categorias, como previa a proposta de revisão de Estatuto apresentada aos sindicatos pelo anterior Governo, criando uma categoria para profissionais licenciados em áreas jurídicas e outra para profissionais não licenciados, tendo na altura o SFJ acusado a tutela de querer acabar com a especialização e quadros próprios afetos ao Ministério Público.
O presidente do SFJ recordou as posições assumidas então pelos conselhos superiores da magistratura e outros atores do sistema judicial, contrárias ao fim dessa separação, afirmando que ficou demonstrado que “é do interesse do próprio sistema” que ela exista.

Fonte: “SOJ-Info” e "Lusa/Notícias ao Minuto".
ResponderEliminarSOJ
Não te vendas por migalhas.
Os policias não aceitaram 300€ mês e SFJ aceitou 30€. Vergonha.
SOJ Não te vendas por um prato de arroz, os ojs merecem muito mais.
E põe os olhos nas secretarias todas desfalcadas, onde o pessoal que está é espremido e a adoecer.
Que vida é esta?
SOJ obrigado por manteres a pouca esperança que resta nesta profissão a definhar.
Como como sinal de boa fé podia aceitar, para já, os 300 euros oferecidos a outros, como gesto de boa fé, até que se redefinisse a tabela remuneratória aquando das negociações para o novo estatuto!
ResponderEliminarAgora vamos ver se a Srª. Ministra tem duas faces, no que diz respeito ao que oferece aos guardas prisionais e aos oficiais de justiça.
ResponderEliminarEntão se hoje o SOJ claudicar, quer dizer que assim está bem?? Só porque adiou o que é inevitável???!! Ou será que neste caso também pode vergar, antes que partir?? Haja paciência!!
ResponderEliminar€ 300 X 14 = € 4.200 anuais = € 42.000 euros em 10 anos.
ResponderEliminarEste já foi oferecido a dezenas e dezenas de milhar, já não pode ser retirado, mas ainda vai subir!
Se claudicar está mal e perde os novos e talvez os antigos associados
ResponderEliminarSe claudicar, pelo menos não se vendeu.
ResponderEliminarJá vale por isso!
E o TEMPO DE SERVIÇO congelado, NADA ?!
ResponderEliminarCheira-me que no final do ano me vão dar O QUE É MEU há 5 anos, embrulhado e com um laçarote, e vão ficar todos agradecidos...
Pode ser por ignorância minha minha, mas não consigo perceber o que ganha o Soj com esta postura, numa fase em que se vão iniciar as negociações do estatuto e que incluem a revisão da tabela salarial.
ResponderEliminarPedir suplementos de 20 e 25% nesta fase, não passa de populismo tipo Chega e todos sabemos onde isto leva, que é serem arredados de qualquer negociação responsável.
Concordo com a postura do SFJ, promovendo um clima de paz à mesa, e a qualquer momento pode regressar a ações de luta, conforme se perceba as intenções do governo no decurso das negociações.
Claro que concordas com a postura do SFJ!
ResponderEliminarAté diria mais . Como é que poderias discordar?!!
If you know what i mean!...
A questão de claudicar já nem se põe porque não terá alternativa.
ResponderEliminarOu assume uma atitude responsável ou quem decide deixará de os ouvir.
Este governo está a mostrar disponibilidade para negociar ao contrário dos anteriores.
Se assumiram que o estatuto e respectiva tabela salarial estará aprovada até final do ano, não estamos em períodos de aventureirismos de pedir suplementos de 300 ou 400 euros.
Dentro de 2 ou 3 meses já estaremos em condições de perceber a intençao do governo e aí sim, eventuais novas ações de luta devem ser ponderadas.
Digo eu que nada percebo de política sindical.
Mas parece me o mais inteligente e sensato.
Não concordo nada com o comentário das 9:58!
ResponderEliminarSe tivéssemos progredido com uma atualização da remunerações era um ganho imediato.
AS negociações vão começar mas não se sabe quando vão acabar, se vão acabar, e se vão acabar com acordo!
Como todas as anteriores (8 anos) anteriores!
Essa já ninguém a nos tirava, e havia até acordo do líder da oposição no reforço da salários do OJ (e de outros também).
Oportunidade ÚNICA e Imperdível, que o SFJ a todos fez perder!
ResponderEliminarpara 19.06.2024 às 10:07
Isso é tudo muito lindo, mas é quando há honra pela palavra dada.
Há quantos anos nos faltam à palavra? 20 anos? 30 anos?
Começar as negociações começam. Terminar é que não se sabe .
ResponderEliminarComo não se sabe se este governo consegue aprovar o próximo O.E. O comentário das 09:58 horas não perceberá que, o que se conseguir agora é certo e imediato, o demais ... são meras possibilidades.
Se estão a dar muito de imediato a outras carreiras porque não à nossa ?? contar com o ovo no cú da galinha costuma dar mau resultado.
Não tenho predileção por nenhum sindicato agora tentar defender o SFJ depois daquele miserável acordo... enfim ...
ResponderEliminarGostas de ser enganado há 20 anos, né?
E depois culpas o chega.
Pior que o chega são os aldrabões de décadas que não cumprem com nada do que dizem.
Cambada de carneirada.
Comentário das 10:07
ResponderEliminarO SFJ a comentar neste blog?!!
É preciso disfarçar um pouco melhor!
E aquilo que diz não tem sentido nenhum, absolutamente nenhum em relação ao o SFJ (vós9 andou a dizer neste muitos últimos anos!
Vergonha!
É vergonhoso defender a postura que o SFJ teve nas negociações.
ResponderEliminarSó tenho pena que pessoas do SFJ, com a responsabilidade que lhes cabe, não confrontem Marçal!
Isto não pode ficar assim!
O desespero do SFJ é evidente, mas eles é que se meteram num buraco ... e infelizmente a nos também!
ResponderEliminarPor acaso, não acho nada... Não partilho dessa perpectiva.
ResponderEliminarRealmente, não se percebe porque não insistem neste ponto (tempo de serviço congelado). E também não se percebe porque os sindicatos nunca abordam este tema. A recuperação do tempo dos professores já está concluída, pelo que está mais do que na hora de começarmos a revindicar a recuperação do tempo congelado e de que forma o governo pretende devolver aquilo que é nosso!
ResponderEliminarQuando leio por aqui que o SOJ tem de assumir responsabilidades e ser responsável na negociação até me dá vontade de rir...
ResponderEliminarCompletamente errado!!!
Quem tem de ser responsável é o Ministério da Justiça!
Os serviços estão a entrar em colapso total...
O órgão de soberania está em risco e se fingirem o contrário o verdadeiro colapso será irremediavel!!!
Não há mesmo noção do estado geral dos serviços pois não??
Sem justiça o país vai abaixo...
O MJ que se mexa e rápido
ResponderEliminarInfiltrado...
ResponderEliminarIsso está em movimento.
Notícia de hoje na 1ª pág. do Público.
Sim, a responsabilidade é da tutela!
ResponderEliminarOs serviços estão a "cair", e são eles que devem explicações ao povo português!
Mas eles acabaram de ceder 3,5% sobre um suplemento de 10% sobre o salário dos OJ.
ResponderEliminarPelo que se houve nas TVs dos representantes da AD já conseguiram chegar à acordo e chegar à paz social com esta carreira.
Este sector está calmo e controlado segundo o que transmitem aos portugueses
*ouve
ResponderEliminarContra-informadora...
ResponderEliminarO tempo congelado deviam pagar os birrentos que arrastam o estatuto porque assim lhes serve melhor...
ResponderEliminarNem querem saber da lei...
Quem tem SIADP, de uma forma ou de outra, já recebeu todo o tempo de serviço que lhe foi congelado pela troika.
Aqui enterram esta porra toda, reformas, progressões, concursos, etc... Só para se safar 1 ou 2 que ainda espera uma nomeação em substituição ou um destacamento.
Força SOJ
ResponderEliminarvai mais um associado!
É isso, mudança!
ResponderEliminarDesculpa.
ResponderEliminarMas só diz que "governo admite tratamento diferenciado na função pública"
Já vi... Já vi...
ResponderEliminar"MEA CULPA"
Totalmente de acordo.
ResponderEliminarSerá que alguém está a comparar o trabalho do OJ com o do Polícia?
ResponderEliminarFazer parte da solução e não fazer parte do problema...
ResponderEliminarNem toda a gente alcança os benefícios que vamos ter em resolver rapidamente a situação da nossa carreira.
és tu Marçal?
ResponderEliminarSou, mas estou totalmente irreconhecível.
ResponderEliminarMais magrinho e mais alto.
O ginásio faz milagres.
O SOJ não se deve cansar de enfatizar que esta carreira não foi sucessivamente revista, ficou sempre para trás! À ministra e aos jornalistas. Também não esquecer a posição do atual ministro antes de o ser. Aliás, já ouvi Carlos Almeida a dizer isso mesmo. SOJ ,não desistas das pretensões mais do que justas dos OJ!
ResponderEliminarVejam a info do SFJ.
ResponderEliminarNão têm humildade, nem vergonha, nem nada ... só soberba!
Fazem asneira mas nunca a admitem.
Qualquer dia ainda vão dizer que é o SOJ que está a atrasar as negociações.
Que horror!
Não existe comparação porque os policias já nos ultrapassaram já tiveram um aumento de 20 por cento no último ano mais os famosos suplementos que recebem.
ResponderEliminarContudo se for inteligente percebe que a função de um o.j. num ministério publico é a mesma pois trata-se de investigação criminal..por isso é que os técnicos de justiça são órgão de polícia criminal..pim PAM pum vá estudar.
Acabei de ler .
ResponderEliminarRealmente, como se nada tivesse acontecido. Que ridiculo.
Que falta de humildade. Enquanto esta gente la estiver jamais voltarei a ser sócio do SFJ.
GANHEM VERGONHA NA CARA
Formandos venho anunciar que para a semana vamos dar inicio a novas lições de direito cujo os temas estão relacionados com assuntos que todos ficam borrados de medo de falar ..
ResponderEliminarMais informo que iremos ter uma nova abordagem para cativar mais seguidores...
A linguagem que será utilizada será inspirada em youtubers brasileiros que tem milhões de seguidores..
Por exemplo...em vez de eu escrever "bem vindos a mais uma aula" irei usar a seguinte frase " seus loucos da cabeça como ces tão, eu tou bem, bora nessa maluco.."
Espero que gostem .
doente, já te deram alta?
ResponderEliminarVou te apanhar.
ResponderEliminarAula de Gestão e Organização Pública para o auto proclamado rei dos licenciado, aka “o iletrado”, ou «o escravo»
ResponderEliminarSumário: diferença entre polícias e oficiais de justiça
O EFJ (Estatuto dos Funcionários de Justiça) determina que, para além de outras, compete aos técnicos de justiça (principal, adjunto e auxiliar): «Desempenhar, no âmbito do inquérito, as funções que competem aos órgãos de polícia criminal»
As organizações que neste contexto referimos comos «polícias”, e que são a PJ, a GNR e a PSP, são forças de segurança que, para além do exercício de funções de órgãos de polícia, têm como missão proteger e garantir a lei, a ordem e a segurança pública no estado português.
Comparar a penosidade e o risco associado a cada um dos grupos em causa (oficiais de justiça do M.º P.º e polícias), é cair na previsão da expressão de Virgilio (Geórgicas, IV, 176):
«SI PARVA LICET COMPONERE MAGNIS»
em que o mesmo questionava se é lícito comparar o trabalho das abelhas aos ciclopes, ou as pequenas coisas às grandes.
Descubra agora quem é a abelha e quem é o cíclope.
TPC:
Enquanto arruma os maços do arquivo, recitar em voz alta:
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam eget ligula eu lectus lobortis condimentum. Aliquam nonummy auctor massa. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nulla at risus. Quisque purus magna, auctor et, sagittis ac, posuere eu, lectus. Nam mattis, felis ut adipiscing.
Revisão da matéria dada no dia 11/06/2024.
ResponderEliminarAula de português para o relapso líder:
Sumário: Como usar corretamente o pronome relativo “cujo”
Cujo” só é utilizado quando se indica posse, isto é, se algo pertence a alguém. A concordância em gênero e número é feita com a palavra seguinte ao “cujo”.
Ex:
O projeto, cujo funcionário responsável está viajando, já está pronto.
A empresa, cuja fachada foi destruída pelo fogo, será reformada em breve.
Embora comum, é errado usar artigos definidos depois do pronome.
A equipa cujo o resultado foi o melhor terá financiamento. (Uso inadequado)
TPC – Sentar-se virado para a parede,com chapéu de orelhas de burro, e murmurar para si próprio:
«Eu decujo, tu decujas, ele decuja»
Ó rei tem juízo.
ResponderEliminarIsto não é bem um lugar de brincadeira.
Também se pode brincar aqui, mas a questão é que distrais dos OJ dos reais problemas.
Se leres os comentários (muitos) que aqui estão, apercebeste-te que são coisa sérias, muito sérias até, e que nos estão a custar muito dinheirinho.
As tuas intervenções, às vezes engraçadas, distraem e pouco ou nada acrescentam (sem ofensa).
vê o comentário das 14:40 (em cima)
ResponderEliminarO professor novamente a mentir, e a querer enganar os oficiais de justiça..o professor é contra os oficiais de justiça a inferiorizar as funções dos tecnicos de justiça compaRativamente com os policiaS. Então um polícia que está apenas a efetuar serviço de secretária diga qual a diferença vai-te tratar...
ResponderEliminar.
NÃO ÉS O ÚNICO A MUDAR... JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!
ResponderEliminarCONCORDO!!!
ResponderEliminarO SFJ foi realista e pragmático.
ResponderEliminarNovidades da reunião do SOJ ?
ResponderEliminarTambém não sei!
ResponderEliminarLições de Direito em linguagem de youtuber brasileiro, está demais
ResponderEliminarBota LoL nisso
ResponderEliminarFoi suspensa a meio... a SEAP teve de se ausentar...
O sfj tem, por todas as vias, possíveis e impossíveis, tentado fazer ver aos associados que lhe restam que ter assinado um acordo contrário ao que foi determinado em assembleia geral, não estando mandatado para tal, é o melhor que poderia acontecer aos oj.
ResponderEliminarNão quereis comer, mas ides comer, porque voss fará muito bem. É mais ou menos isto.
O problema é que os oj estão fartinhos de engolir as colheradas de óleo de fígado de bacalhau que o sfj tem enfiado pelas suas goelas durante mais de vinte anos.
Se for 15% X 14, e integrado, era uma bom inicio de conversações para o estatuto!
ResponderEliminarA integração era bem vinda!
Também eu me vou embora nos dias de greve tenho coisas combinadas
ResponderEliminarSe aceitarem a integração X 14 não é mau
ResponderEliminarA minha missão neste blog é espalhar o conhecimento e o saber. Não é por obter respostas insultuosas, arrogantes e ignorantes, de quem tem nitidamente limitações cognitivas, que me fará desistir.
ResponderEliminarMesmo que isso signifique deitar pérolas a porcos.
Diz o evangelho
nolite mittere margaritas ante porcos
Mas eu, pedagogo teimoso, não desisto da minha missão
Greve.
ResponderEliminarQuando vejo que é você a escrever/causar entropia, passo à frente sem ler.
ResponderEliminarSerá que não se enxerga?
Vá de retro.
Trabalho.
ResponderEliminarGreve
ResponderEliminarCom o novo estatuto vou chegar a chefe!!!
ResponderEliminarFinalmente a minha licenciatura tirada em Aveiro vai ter utilidade!!
Já não era sem tempo...
Finalmente!!
Chefe aos 35 anos de idade.
Vou ser o orgulho da minha mãezinha.
Os meus funcionários podem, se assim fizerem questão, tratar-me por "chefinho querido", ou só "chefinho".
Será como eles quiserem.
Dar-lhes-ei liberdade para isso.
Nesse aspecto os meus funcionários podem sentir-se à vontade.
Professor não é oj
ResponderEliminarOu se é gosta de ser escravo, para não dizer outra coisa.
Mude as calças
Enquanto forças policiais secrefsstelsm com mais de 300€ mes
ResponderEliminarOj aceita 30€ mes.
Forca SFJ,
Continua assim.
Eu já mudei
Cotas minhas jamais
Ate ver não sei se está a atrasar as negociações.
ResponderEliminarMas é obvio que não está a ajudar em nada.
14.26h, professor mas pouco....
ResponderEliminarMuito eloquente com palavras alheias, contudo, como "profsssor" que se arroga deveria aplicar as normas de citação, pelo menos as mais básicas, não se exigindo, neste contexto, o recurso à "APA".
Assim, reprovou.
P. S.
Não é que Cícero ainda possua direitos de autor na sua obra referente ao "masoquismo" civilizacional.
Para professor, está fraco. Muito fraco.
Soa mais à contagiante presunção aprendida nos "tribunais".
Comentário sem qualquer sentido ou substância. O comentador foi ao google pesquisar a expressão do texto lorem ipsum e, "consectetur", descobriu que o mesmo vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "De Finibus Bonorum et Malorum" (Os extremos do bem e do mal) escrito por Cícero em 45 a.C.
ResponderEliminarE, pasme-se, sentiu-se letrado e capacitado para fazer um comentário culto e sarcástico.
Espero que tenha sentido prazer do orgasmo mental que sentiu. Mas precisa de ir mais fundo ainda nesse assunto.
E vou continuar a minha missão evangélica de espalhar o saber e a cultura e espicaçar as mentes ociosas.
O texto lore ipsum serve mesmo para isso: para preencher espaços em branco, páginas vazias e cabeças ocas.
ResponderEliminarCaro Educando,
ResponderEliminarNão te vou responder diretamente quando não fores educado e cortês.
Vou abrir aqui uam exceção para citar o dramaturgo inglês George Bernard Shaw:
«Nunca lutes com um porco, ficas todo sujo, e ainda por cima o porco gosta»
Já acordaste do sonho húmido ?
ResponderEliminarPronto... agora vai tomar um café e despacha-te que tens que fazer a chamada para o julgamento das 10 horas.
E tens muitos papéis para juntar e fotocópias para tirar.
Cotas são as Milfs!
ResponderEliminarOnde anda o "professor"?
Caríssimo, a academia detesta o plágio.
ResponderEliminarIndique as fontes e deixe-se de intelectualidade caviar.
Professor!
Mais lhe digo, orientei em tempos uma tese de um sujeito como o carissimo. Muito eloquente com palavras alheias, arrongantescas, por tal, mas sem substância própria.
Siga para Bingo, oh professor.