“Mutatis Mutandis” andamos todos ao mesmo
Os Oficiais de Justiça reúnem hoje, através dos seus representantes sindicais, com os elementos do Governo que têm na mão a possibilidade de querer tornar digna e atrativa a carreira, tal como já o foi, parando com toda a convulsão nos tribunais que já dura há tempo demais.
Mas será que o Governo tem verdadeira noção daquilo que está a fazer com os Oficiais de Justiça na mesa das negociações?
Vejamos: na última ronda negocial, o Governo propôs um aumento de 0,89% à percentagem antes proposta de 1,66% sobre o suplemento remuneratório.
Quer isto dizer que o Governo, fazendo tábua rasa das reivindicações velhas, com décadas, dos Oficiais de Justiça propôs, por exemplo, que um Oficial de Justiça, em vez de receber um suplemento de 100,00, passasse a receber de 125,00; é esta a última proposta apresentada e é por isto que se vai para a 4ª ronda de negociações.
Ontem, o mesmíssimo Governo propôs às polícias e guardas passar um suplemento de 100,00 para 400,00.
Em Portugal existem 7391 Oficiais de Justiça (dados oficiais de 31DEZ2023) e existem cerca de 20000 polícias e mais de 23000 guardas da GNR. Ou seja, estamos a falar de qualquer coisa como 6 vezes mais elementos policiais do que os Oficiais de Justiça, sendo-lhes proposto um aumento 12 vezes superior ao que foi proposto aos Oficiais de Justiça.
Tomem boa nota.
A proposta, apresentada pela ministra da Administração Interna aos sindicatos da PSP e associações da GNR, os tais 300 euros de aumento, seriam pagos em três vezes, sendo 200 euros já incorporados em julho e os restantes 100 euros a incorporar em dois momentos: no início de 2025 mais 50 euros e em 2026 os restantes 50 euros.
Com esta proposta, a vertente fixa do atual suplemento por serviço e risco nas forças de segurança acabaria por passar dos atuais 100,00 para os 400,00, mantendo a vertente variável de 20% do ordenado base dos militares da GNR e polícias da PSP.
Mas não houve acordo.
Bruno Pereira, da plataforma dos sindicatos da PSP e da GNR, disse aos jornalistas, no final da reunião, que “Não houve acordo. Foi uma longa maratona. Houve uma proposta do MAI que não acompanhamos.”
A ministra da Justiça reúne em separado com os dois sindicatos que representam os Oficiais de Justiça, mas a ministra da Administração Interna começou por se reunir com os sete sindicatos da PSP, mas ao fim da tarde as cinco associações da GNR juntaram-se à reunião, todos reunidos em conjunto.
Nem todos ficaram até ao fim da reunião, alguns abandonaram-na antes. A Associação Sindical Autónoma de Polícia (ASAP), que não faz parte da plataforma dos sindicatos da PSP e associações da GNR, e o Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP), bem como o Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol), que pertencem à plataforma, abandonaram as negociações por não concordar com a proposta.
O presidente do SIAP, Carlos Torres, disse aos jornalistas que “abandonaram as negociações porque a contraproposta que a ministra apresentou ainda é muita curta”.
Segundo Carlos Torres, esta será a última proposta apresentada pelo Governo.
“O SIAP não concorda e ao não concordar não pode continuar na mesa de negociações”, disse, admitindo formas de luta no futuro.
Carlos Torres sublinhou que o SIAP não concorda que “um segurança da Polícia Judiciária ganhe mais de suplemento de missão do que um polícia da PSP”.
Também o presidente do Sindicato Nacional da Polícia, Armando Ferreira, afirmou aos jornalistas que “as reuniões acabaram para o Sinapol”.
Armando Ferreira explicou que “já não há mais reuniões com a ministra, mesmo sem acordo”.
“Não sabemos o que o Governo vai decidir agora. A vida de uns polícias não pode valer mais do que outros polícias. Não podemos aceitar este valor”, disse, avançando que o Sinapol pediu reuniões a todos os grupos parlamentares no sentido de se encontrar uma solução legislativa.
Esta é a quarta proposta que a ministra da Administração Interna apresenta aos sindicatos da PSP e associações da GNR.
A plataforma composta por 11 sindicatos da PSP e associações da GNR apresentou ao Governo uma contraposta, propondo que o suplemento que cobre o risco aumente 300 euros este ano e outros 300 em 2025, passando dos atuais 100 para 700 euros.
Ou seja, a plataforma defende que os 600 euros de aumento sejam pagos de forma faseada entre este ano e 2025.
É certo que estamos a falar de realidades profissionais diferentes em circunstâncias diversas, no entanto, o caso serve de exemplo, de certa forma, proporcionalmente comparável, àquilo que são as negociações com o atual Governo. E esta realidade reivindicativa das polícias é do conhecimento dos sindicatos que representam os Oficiais de Justiça.

Fonte: “Lusa/Sapo24”.
Bom dia caros formandos bem vindos a mais uma aula de direito.
ResponderEliminarAula n. 2
Dl 3/214 de 9 de janeiro.
Suplemento de renda
De casa.
E vocês perguntam quem tem direito a este suplemento?
A guarda prisional bem como outras classes da função pública.
Qual o valor ?
200 euros
Quais os critérios para se receber?
Os trabalhadores do CGP têm direito a um suplemento de renda de casa, como compensação do dever de residência obrigatória previsto no artigo 22.º, o qual se rege pelo disposto no Decreto-Lei n.º 140-B/86, de 14 de junho, e legislação
complementar.
O dever de residência obrigatória é vos familiar??
O trabalho de casa de hoje é, uma vez que o oficial de justiça tem o dever de residência obrigatória deveria ter direito a este suplemento???
Dou por encerrada a aula de hoje qualquer dúvida podem colocar as questões.
E bom estudo.
Esquecemo-nos que, contariamente a GNR e PSP, há uma classe aqui que seca tudo à sua volta e não pretende de maneira alguma prescindir das suas regalias, das suas especializações por mero decreto, dos seus cargos fora da magistratura e por aí fora.
ResponderEliminarÉ a grande diferença e a analogia da manta. Se há para grandes salários e subsídios para uns, obviamente tem faltar para os restantes.
Como só há um orçamento, as contas são bem fáceis de fazer, depois de retirada a parte de leão.
Pelo que ouvi hoje na Rádio Observador, Marçal já disse que há acordo com a ministra, que vai haver pacificação nos tribunais. Mas ainda não começou a reunião e ele já anda a dizer isso? O que se passa? Eles vão passar uma entrevista com ele. Isto é de uma pobreza confrangedora! A ministra até deve ficar admirada de tanta facilidade!
ResponderEliminarOntem, ouvi nas notícias que os sindicatos dos Registos e Notariado vai apresentar um calendário de negociações com a ministra da Justiça. Que tal? Qual a comparação com os nossos sindicatos?
ResponderEliminarDoente.
ResponderEliminarE o dos magistrados qyanto e?
E pago 14 meses, quando o senhorio só recebe renda 12 meses.
Bom estudo.
SOJ
ResponderEliminarNão abdiques dos 25%
SFJ? Migalhas?
Ontem, li no OJ um comentário em que alguém dizia que havia que a tabela salarial de, por ex, os OJ, as Finanças, os Registos e Notariado, etc devia ser única. Esquece-se de que eles têm licenciatura e a maioria dos OJ, não. Esbarramos sempre no mesmo! É urgente que no novo estatuto fique definitivamente assente a obrigatoriedade da licenciatura!
ResponderEliminarO subsídio de risco da polícia é pago mensalmente?
ResponderEliminarTambem ouvi e pensei se seria só eu a achar indecorosa a facilidade como o Marcal antecipadamente diz aceitar migalhas. O meu cartão segue hoje.
ResponderEliminarSejam sérios.
ResponderEliminarO que ele disse é que estava convicto que a MJ iria apresentar uma proposta que poderia pacificar o setor. Não disse que havia acordo.
É que se for mensal, e eu penso que é, eles acabam de rejeitar passar de € 100 para € 400, o que significa € 300 mensais e € 4.200 anuais (sim, quatro mil e duzentos euros).
ResponderEliminarAqui se vê o miserabilismo de alguns de nós.
A isto temos que somar o facto de sermos 7000 em relação a dezenas de milhares, portanto migalhas em relação a muitos, muitos milhões!
SOJ e SFJ tenham coragem, tenham dignidade, não nos envergonhem!
O escuteiro, que pensa como as manadas....vou te fazer um desenho para entenderes...
ResponderEliminarEu falei de uma classe que está ao nível da nossa.
Eu falei de algo que é tangível de obter.
Então você quer se equiparar aos magistrados?? Se for pelo seu raciocínio tb podemos dar o exemplo do presidente da república, dos deputados etc.
Este estudo crítico é para ver se os sindicatos começam a estudar e ver que é possível reivindicar outros suplementos para além dos 10 por cento.
E então agora quem é o doente?? Você ou eu???
Acorde para a vida..
Muito bem dito, temos obrigação de residir a x kms do local de trabalho e comprovar que temos transporte público assegurado
ResponderEliminarObrigado.. alguém sincero aqui....contudo estes temas ninguém fala, é tabu tem medo...e como vocês testemunham com.o comentário que antecede ainda temos colegas que me chamam de doente por estar a meter o dedo na frida..
ResponderEliminarAmanhã teremos nova aula continuação de um bom dia...
Todos exigem aumentos salariais e os OJ não exigem? Mas o que é isto?
ResponderEliminarTotós!
ResponderEliminarTotós!
Totós!
Totós!
Totós!
Totós!
Totós!
e ... totós!
Doente, faz mais desenhos, pá!
ResponderEliminarDoentinho.
Mesmo totozinhos
ResponderEliminarSindicatos que não passam de negociações há 30a anos
ResponderEliminarè tempo de parar com negociações.
Os advogados dos sindicatos não têm ideias de luta novas?
Ficaste sem argumentos?? Eu metite num canto com a minha resposta.
ResponderEliminarNão fiques triste que amanhã haverá outra aula...
Sou doente sim e adoro e me delicio...
E tu escravo sem formação.vai estudar pelos vistos tens a lição mal estudada ehehe.
As polícias a pedirem 600 euros na COMPONENTE FIXA! Assim é que devia ser para nós, aumentos na componente fixa!
ResponderEliminarAtenção SFJ e SOJ, vocês são os nossos representantes sindicais, mas isso não vos dá o direito de aceitar tudo, a todo o preço...!
ResponderEliminarVocês sabem qual é o sentimento da maioria dos OJ e devem espelhar esse sentimento nas negociações.
Se for preciso ir para a greve, vamos para a greve!
Agora, baixar as calças é que não!
Incrível como em Junho de 2024 ainda existe gente a escrever que se for preciso vamos para a greve!
ResponderEliminar
ResponderEliminar“Mutatis Mutandis”, não será bem assim...
As forças policiais vieram agora com exigência baseada no aumento dado à PJ. Já conseguiram 300€ mensais!
Nós, andamos há UM QUARTO DE SÉCULO a exigir o mesmo...
Uma greve que existe a todo o momento mas não exercida quase nunca é como se não existisse!
ResponderEliminarJá aqui, noutras, vezes, expliquei isso mesmo, mas mesmo sem explicação penso que você deveria lá ter chegado!
Precisamente por isso é que é mesmo assim, porque, o termo significa isso mesmo: a compreensão do mesmo fim, ou propósito, mas com as mudanças necessárias, porque não é a mesma coisa, aliás, bem longe disso; parece que estamos em países diferentes, com governos diferentes, de partidos diferentes...
ResponderEliminar
ResponderEliminarPois... tem razão.
Uns são filhos da mãe e os outros são filhos da outra...
Dignissímo autointitulado rei dos Oficiais de Justiça venha de lá a próxima lição, mas já agora, só naquela de não ofender a nossa querida, rica e magnífica língua Portuguesa, traga o dicionário.
ResponderEliminarDia feliz.
Atenção que a "outra" presta serviços com grande sacrifício, sem direito a sub-sistema de saúde, direitos laborais, ou até reforma ...
ResponderEliminarPortanto, respeito!
Alguém já sabe alguma coisa da reunião de hoje ?
ResponderEliminarmesmo doente
ResponderEliminaranda isto nos tribunais
Quem tem notícias da TRAIÇÃO?
ResponderEliminar
ResponderEliminarDeixar de negociar, caso não nos satisfaçam como as policias.
Sindicatos, arranjem outras formas de luta
Parar isto de vez.
Quero ver como isto funciona sem funcionários.
Como dizem, advogados dos sindicatos não têm ideias novas?
Verdade!
ResponderEliminarHá anos a negociar o quê?
parem com isso.
Já expliquei que a forma de escrever aqui é propositada, de uma forma direta e por atalhos, o objetivo não é cumprir a língua portuguesa..o objetivo é passar a mensagem.. obrigado
ResponderEliminarEu vou arrasar consigo psicologicamente...por tal desista.
ResponderEliminarVocê é daqueles que acha que trabalhar num tribunal é importante... esqueça o tempo do prestígio já acabou...
Deve ter apenas o 9 ano de escolaridade, deve ter sido colocada por cunhas na época que os secretários colocavam os amigos e vizinhos..
Você não está ao meu nível ...
Aos guardas prisionais foi oferecido o mesmo que à PSP e à GNR (300 euros) mas não aceitam!
ResponderEliminarSerá que vamos aceitar os 40 euros, sem mais?
Seria vergonhoso!....
13,5 por cento a doze meses!
ResponderEliminarÉ oficial?
ResponderEliminarSe sim andamos a brincar
ResponderEliminarSim, a sic diz que o sfj aceitou.
O SOJ rejeitou a proposta!
Ando nesta carreira hà mais de 10 anos e quem entra agora vai ganhar o mesmo do que eu?
ResponderEliminarSó se sobe ordenado de ingresso?
Vou rasgar já o cartão. Que vergonha de sindicato
Terá que haver outras "coisas" pois se assim não for ... meu amigos seria a pior facada nas costas de que tenho memória!
ResponderEliminarVamos ver quais serão as outras condições!
A SER COMO PARECE QUE È, AMANHÃ, PELAMANHÃ, SEGUE O E-MAIL A PEDIR A DESVINCULAÇÃO SINDICAL.
ResponderEliminarÉ esperar para ver o comunicado do SFJ .
ResponderEliminarParar as greves que tanto dano causaram aos serviços, por um aumento de 30 ou 40 euros no suplemento de grd parte dos OJs seria ridículo.
Quanto ao aumento do salário de entrada, é para já, ou para vigorar apos entrada em vigor de um novo estatuto? Com alteração de paradigma, com exigência de licenciatura?
E porque deixou cair a integração do suplemento?
O SFJ vai ter muito que explicar para justificar este acordo.
Aceitar o suplemento só a 12 meses, com apenas mais uns pózinhos em vez dos 14 já é uma derrota. Alem de ter deixado cair a integração????
ResponderEliminarNem acredito.
... isso isso, Bla Bla Bla....
ResponderEliminare o sujeito do sfj a estalar o pessoal com o poucochinho 13% de suplemento de recuperação processual e fim das greves SFJ.!
Que grande palhaçada.
13%!
ou seja, mais 3€ por cada 100€ de ordenado !
O suficiente para suprir as greves!
3 míseros euros!
Palhaçadas à SFJ.
Oh Marçal.... Que vergonha...! Mais uma facada nos OJ´s... Mas quem este Sr. pensa que é!? Tantas reuniões, tantas greves, tanto dinheiro que perdemos... para isto!? Vai-te embora e não levantes pó!
ResponderEliminarVergonhoso.
ResponderEliminarPreferia não ter qq aumento, e viver de queixo erguido.
A pensar seriamente deixar de pagar ao sindicato.....é uma forma de "aumento"....
A pensar?? Está á espera de quê? Eu não preciso de mais nada
ResponderEliminarAmanhã já irá o email
Terá que haver mais! E haverá de certeza! Só não percebo porque não pede já a valorização salarial?!
ResponderEliminarPodia-se já mexer na tabela salarial, com efeitos imediatos, e deixar os outros pontos em discussão no novo estatuto para se tratar a curto prazo.
É que polícias, GNR e G, prisionais não vão prescindir de aumentos imediatos, e BEM!
Exactamente........e a qq altura podem remover o suplemento, que não conta para a reforma....
ResponderEliminarMeus ricos 20%
ResponderEliminarSFJ deixou-se vender por pouco mais de 500€ por ano !!
ResponderEliminarE é este o sindicato mais representativo da classe??
Já não sou sindicalizado há muito tempo e neste momento até teria vergonha de o ser. Continuem a pagar as quotas que vão no bom caminho.
ResponderEliminarErrado. E não enganas ninguém.
ResponderEliminarEscreves mal simplesmente por que não se te atinge mais.
O teu lugar era mais na comédia, mas mesmo assim, duvido que fosses bem sucedido.
Até para a comédia é preciso maturidade, arte, engenho e graça.
Mas pronto, vais animando a malta e o blogger agradece, claro !!
Caso contrário, já tinhas sido banido daqui por manifesta inutilidade dos comentários.
Errado! Não agradece nem anima, aborrece e tolera-se, embora nem sempre tudo, em nome da liberdade de expressão e da paciência.
ResponderEliminarMarçal, vendeste-nos por trinta dinheiros !!
ResponderEliminarTantos anos de luta, tanto dinheiro perdido em greves e fazes isto??!!
Até que dia temos de nos desvincular do sindicato e não pagar esse mês?
ResponderEliminarSe ainda for a tempo, só este mês, recupero o aumento do acordado hoje.
Obrigado
Nem acredito nesta vergonha! Nem sei o que mais dizer! O que sei é que sempre achei que este homem já não devia ocupar este lugar há um século atrás!
ResponderEliminarNão há palavras que possam defender tão mau acordo.
ResponderEliminarQue VERGONHA
Meus queridos amigos, vamos lá a ver
ResponderEliminarSe tiver ficado escrito e assinado que a tutela considera esta parte dos 13,5 como vencimento, não é um mau acordo
Se estiver também acordado que o estatuto vai ficar pronto em breve, também é bom
Quando o estatuto entrar em vigor, o salário e esta parte do salário serão agrupadas como.......salário, remuneração
Aí, passamos a auferir 14 vezes, os 13,5 e não os dez. Parece-me que também e uma vitória .
Depois, subsídio de disponibilidade, a percentagem a aplicar terá que ser do montante global. Também é muito bom
Porque é que anda tanta gente zangada? Não conseguem/sabem pensar um pouco?
Acho que foi um bom acordo que colocou fim a uma situação pastosa que se arrasta há anos sem quaisquer resultados práticos que não greves e mais greves com perdas de dinheiro por parte dos oficiais de justiça.
ResponderEliminarOuvir o SFJ ter estas palavras para uma ministra de um governo que não é de esquerda, significa muito. Significa que finalmente estiveram perante alguém que se propôs a resolver qualquer coisa e a dar pistas e confiança para o que aí vem.
Agora é continuar até ter um estatuto aprovado que atualize a profissão e lhe renove a dignidade que em tempos teve, o que terá necessariamente que passar pela entrada de licenciados.
Vamos lá ter honestidade intelectual este meu comentário do suplemento de renda o que está errado..fundamente sr. Oficial de justiça..fundamente com a lei e diga que não temos direito??
ResponderEliminarUma coisa são comentários sem utilidade mas este é útil não brinque comigo que eu não sou de brincadeiras.....
Quid iuris?
Você está a gozar com a minha cara ?? Onde este comentário do suplemento de renda não tem utilidade...
ResponderEliminarFundamente com a lei com artigos..
Diga o que está ma?
Pois não tens fundamento por tal cala essa boca...
Consigo pensar um pouco e acho que foi um acordo miserável, vão equivaler quem entra quase a quem tem 15 a os disto, nada contra o aumento de quem entra, apenas a manutenção de quem está.
ResponderEliminarNegociar estatuto? A ver vamos em que termos.
O certo é o que ficou acordado e o que ficou acordado é muito muito mau.
Poderá passar por aí, mas ... e se não passar?!!
ResponderEliminarEntão seria um péssimo acordo!
Estou mesmo estupefacto, mas é o sindicato da maioria. Agora cabe a cada um tirar as ilações. O sfj, acho que deveria de explicar melhor as coisas. Eu já me conformava se os 13.5 fossem integrados no vencimento. Assim não vale a pena tanto sacrifício e tanto alarido de greves. É importante referir que de momento tínhamos 02 coisas a nosso favor, que são governo de minoria e greves sem serviços mínimos.
ResponderEliminarTambém quero referir que o subsídio não integrado pode um dia desaparecer. O Sfj deveria ter pensado nisso.
Como escreveu, depende do que ficou escrito, e isso ainda não é conhecido.
ResponderEliminarInterprete: o "errado" era observação para o comentário anterior que começa também com essa expressão e todo o comentário se lhe dirige. Quanto ao seu comentário, se está correto ou errado, é-nos indiferente, não perdemos tempo com nada do que escreve.
ResponderEliminarVocê não lê mas existe quem esteja concentrado nas minhas aulas e vão analisar a lei por tal o que é relevante deverá ser apoiado..... não é mandar bocas só porque sim...
ResponderEliminarNão vai recuperar, vai perder o dobro.
ResponderEliminarAs quotizações sindicais deduzem em sede de IRS o dobro do valor efetivamente pago.
Ou seja, sair de um sindicato para outro é opção, caso contrário só se perde dinheiro, no mínimo nada se ganha a não ser querer dar uma resposta por se sentir mal representado.
Não integrar o suplemento no vencimento é pessimo acordo. Nem os 14 meses conseguiu mesmo sem integração.
ResponderEliminarQue raio de acordo é este?
Parece a capitulação que a Rússia quer fazer à Ucrânia através de um acordo de paz em que esta perde parte do território só para alcançar a paz.
Este acordo foi a capitulação do SFJ e a humilhação dos oficiais de justiça.
Perdemos em toda a linha pela lei do mais forte.
Espero que este acordo tenha de passar pela (não) aprovação da maioria dos sócios do sindicato senão estamos feitos.
Então e ficamos assim!? E o resto das nossas aspirações, SFJ?
ResponderEliminarDoentinho
ResponderEliminarCutchy cutchy
Bem, ja fiz umas contas por alto. Este acordo da-me mais 15 euros por mês brutos dos 11 meses.
ResponderEliminarCom o 12 mes, dá mais 170 euros no ano.
Que grande negócio. Obg Sr Marçal.
SOJ
ResponderEliminarNão deixes cair a greve às tardes.
Greve sempre até termos conseguido o merececido, como policias.
Rua Marçal
ResponderEliminarO email para o SFJ já seguiu
ResponderEliminarPágina oficial do governo:
ResponderEliminar"Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, e Secretárias de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido, e da Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo, com o presidente do SFJ, Lisboa, 5 junho 2024
O Governo obteve o acordo do Sindicato dos Funcionários da Justiça à proposta que melhora as condições do Suplemento de Recuperação Processual atribuído aos Oficiais de Justiça nos seguintes termos:
O Suplemento de Recuperação Processual aumenta de 10% para 13,5% da retribuição base;
O pagamento estende-se, dos atuais 11 meses, para 12 meses;
Este regime passa a ser aplicado a trabalhadores em fase inicial desta carreira e para todos os trabalhadores que têm avaliação de desempenho positiva (suficiente ou superior);
Passa também a ser considerado para apuramento da retribuição em situação de doença (a partir de 1 de julho);;
Os restantes aspetos desta proposta tem aplicação imediata, com efeitos a 1 junho de 2024.
O Governo congratula-se na obtenção deste acordo, após 18 meses consecutivos de conflito social, o que vai permitir maior celeridade na área da Justiça.
Na reunião com o SFJ (que representa cerca de 90% dos profissionais que exercem funções nas Secretarias Judiciais e do Ministério Público), e o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) estiveram presentes a Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, acompanhada da Secretária de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido, e da Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo.
O Ministério da Justiça vai, o mais brevemente possível, dar início aos trabalhos de revisão do Estatuto dos Funcionários Judiciais"
O aumento que os policias recusaram por mês, os mais 300 euros, o SFJ aceitou essa quantia para o ano inteiro.
ResponderEliminarEspetáculo.
É quanto vale cada oficial de justiça para a ministra.
O resto continua tudo na mesma. Suplemento não integrado, disponibilidade permanente, horas extra não pagas, etc etc.
Tirem-me deste pesadelo.
Tanta coisa para isto!
ResponderEliminarBoa Noite,
ResponderEliminarEm face do que li e ouvi, estou demasiado cansado e farto destes lideres sindicais, uns inuteis, vendidos, não por trinta dinheiros mas por um prato de lentilhas.
Acordos negociados antes das reuniões, à revelia do que os sócios decidiram em plenários, reuniões, congressos e outros ajuntamentos.
Gente que não sabe o que é trabalhar, ser digno, e, manter essa dignidade no meio do caos que ajudaram, não pode ser dirigente sindical.
Tenham vergonha.
Inuteis, apenas se tentam promover.
Com 30 de serviço não me lembro do FJ trabalhar, e o Dr. Marçal vai pelo mesmo caminho.
Há gente que, hoje, infelizmente, lhe bate palmas, um herói, um pacifista,.. no fim um triste, que já é claro que o acordo tinha sido negociado à revelia dos associados e do mandato.
Ao Dr. Marçal, (apartir de hoje), o Pacificador... espero que goste de lentilhas,... porque não vale mais.
Um abraço aos resistentes.
Marçal - aquele que com Francisca Vam Dunen queria tudo ao mesmo tempo, agora aceitou poucochinho!
ResponderEliminarApós mais de 20 anos de luta sem nada:
"Mais vale um pássaro na mão que dois a voar"
Carlos Almeida que com Francisca Vam Dunen queria poucochinho, agora quer tudo ao mesmo tempo!
Entendam-se, que já não tenho pachorra para os aturar!...
Juntem-se, e de uma vez por todas, exijam uma revisão dos estatutos o mais breve possível!...
Nem uma data limite para a conclusão do estatuto conseguiram estipular.
ResponderEliminarApenas um irá começar, agora quando irá terminar...
É outra história.
Quanta incompetência.
Espero que Carlos Almeida requeira uma reunião suplementar de negociação e exija uma revisão dos estatutos até ao final do mês de setembro, porque em outubro, se o orçamento de estado não for aprovado, podemos ter a queda do governo, e mais uma vez vamos esperar sentados!...
ResponderEliminarFoquem-se no estatuto dos Oficiais de Registo e Notariado.
"Quando o estatuto entrar em vigor, o salário e esta parte do salário serão agrupadas como.......salário, remuneração
ResponderEliminarAí, passamos a auferir 14 vezes, os 13,5 e não os dez. Parece-me que também e uma vitória .
Depois, subsídio de disponibilidade, a percentagem a aplicar terá que ser do montante global. Também é muito bom
Porque é que anda tanta gente zangada? Não conseguem/sabem pensar um pouco?" O pessoal não come gelados com a testa. Quando houver um novo estatuto, e não pensemos que nos vão dar tudo o que queremos, não vamos ter grande capacidade negocial porque efetivamente a tutela dirá que tal valorização resultará da integração do subsídio. Integrará com mais dois "13.5%" sobre o salário atual e com isso, um provisório chegará aos 1250 euros ilíquidos. E quem lhe garante o subsídio de disponibilidade? A Catarina? Sejam sérios! O SFJ andou tanto tempo a defender a integração e agora deixa-a cair? Por 40 euros mensais brutos? Tenham vergonha e não atirem bolinhos aos tolinhos.
É só alinhamentos.
ResponderEliminarPelo menos finalmente perceberam que nesta fase é totalmente irrelevante a integração do suplemento, devendo direcionar as forças para a revisão da tabela.
ResponderEliminarCustou a entrar mas mais vale tarde que nunca.
Será que tb já perceberam a burrice de não aceitado os 20% ?
Ai ai.....
No comentário do SFj diz ser vontade da ministra implementar novo estatuto no movimento ordinário de 2025.
ResponderEliminar2 considerações:
1- em Outubro muito provavelmente cairá o governo.
2- o que foi garantido é o que irá ficar, ou seja 30€ líquidos por mês.
Se isto não revolta os OJ não sei o que revoltarà.
Não perceberam nada foi-lhes imposto.
ResponderEliminar