O abaixo-assinado que é para assinar já
Há dois projetos-lei pendentes de agendamento para discussão e votação no Plenário da Assembleia da República, relacionados com o Suplemento de Recuperação Processual dos Oficiais de Justiça.
Um deles foi apresentado pelo BE e propõe que o suplemento seja pago 14 vezes ao ano e com retroativos a janeiro de 2021, seja lá qual for o valor do suplemento.
O outro, do PCP, propõe o mesmo pagamento 14 vezes ao ano, independentemente do valor, e a integração no vencimento.
Ora, o acordado entre o Ministério da Justiça e o Sindicato dos Funcionários de Justiça (SFJ) não colide com estas propostas dos dois partidos, pelo contrário, complementam e complementam-se.
Sendo o Suplemento agora de 13,5%, aprovando-se qualquer uma destas propostas, o suplemento deixaria de ser pago 12 vezes ao ano para passar a 14 vezes, poderia ser integrado e a retroatividade poderia ser a janeiro de 2021, tendo em conta o aprovado na Lei do Orçamento de Estado aprovada em 2020, Lei esta que, caso tivesse sido cumprida pelo Governo, estariam os Oficiais de Justiça a receber o suplemento durante as 14 prestações anuais, precisamente desde janeiro de 2021.
E essa despesa, com tal pagamento a partir de 2021, foi devidamente cabimentada no Orçamento de Estado, pelo que não se trata de algo novo ou ilegal, como o Governo atual quer dar a entender; ilegal foi o que o anterior Governo do PS fez ao não cumprir a Lei da Assembleia da República.
Portanto, estes dois projetos-lei contêm matéria de muito interesse para os Oficiais de Justiça e podem perfeitamente complementar mais satisfatoriamente o acordado entre o MJ e o SFJ, elevando então esse acordo a um nível muito mais satisfatório.
Estes projetos-lei, no entanto, só deverão ser agendados após as férias de verão, para momento ainda indeterminado. Por esse motivo e numa nova tentativa de melhorar o dito "acordo", surgiu agora uma nova iniciativa, por parte de um grupo de Oficiais de Justiça atentos e preocupados, que conceberam e difundiram no dia de ontem, para todo o país, um abaixo-assinado para ser entregue ao presidente da Assembleia da República, pedindo o pronto agendamento dos dois projetos-lei.
Os Oficiais de Justiça têm algo a perder com esta iniciativa? Nada! E têm algo a ganhar? Sim, podem ganhar bastante mais do que aquilo que está acordado, sem que, no entanto, estorve ou anule o que está acordado. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que vem complementar e não prejudicar e que explora uma última possibilidade de melhorar o que há, servindo o interesse de todos os Oficiais de Justiça.
Assim sendo, o abaixo-assinado não deve ser assinado apenas por todos os Oficiais de Justiça, mas também por todos aqueles que se mostrem interessados em contribuir para a resolução deste impasse na carreira. Embora tenha sido pensado inicialmente apenas para Oficiais de Justiça, nada impede que haja outros cidadãos preocupados e até afetados com esta problemática que queiram aderir à iniciativa. Portanto, cada um poderá colher assinaturas dos seus colegas, mas também de amigos, conhecidos, familiares, etc., todos podem assinar, substituindo o número mecanográfico pelo número do Cartão de Cidadão. Mais assinaturas, mais força!
Ao fim e ao cabo o que se pretende é apenas apelar à Assembleia da República para que aprecie o mais depressa possível os referidos projetos-lei que tanto podem beneficiar todos os Oficiais de Justiça.
Note-se bem que o Parlamento detém junto aos projetos-lei um Parecer pedido ao Conselho dos Oficiais de Justiça (COJ) no qual este Conselho afirma que o pagamento e a integração reivindicada pelos Oficiais de Justiça deve mesmo avançar.
Este abaixo-assinado é um empurrão final que precisa ser dado.
Há, no entanto, um prazo curto para a recolha e envio dos abaixo-assinados: todos devem ser enviados o quanto antes, tendo como limite a próxima segunda-feira, dia 08JUL, sendo todos enviados para a caixa de correio eletrónico que foi difundida na comunicação dirigida a todas as secretarias dos tribunais portugueses.
Há alguém ou alguma secretaria que não recebeu o e-mail ou não apareceu ninguém com o abaixo-assinado?
Não há problema, o abaixo assinado está aqui disponível para todos o poderem baixar e imprimir para recolher as assinaturas e remeter para o tal e-mail indicado. Caso não tenham acesso a essa informação do tal e-mail que está a recolher os abaixo-assinados, poderão enviar para o nosso e-mail: OJ@sapo.pt que de imediato reencaminhará para o e-mail da recolha. Não divulgamos aqui o tal endereço de e-mail porque é um endereço oficial com o nome da pessoa Oficial de Justiça e queremos preservar a sua identidade.
Pode aceder e descer o abaixo-assinado dirigido à AR por "AQUI" e pode aceder ao Parecer do COJ no qual afirma à Assembleia da República que a reivindicação dos Oficiais de Justiça é justa, acedendo por "AQUI".

Blogueres
ResponderEliminarObrigado pelo vosso trabalho.
Não desistam.
A integração do suplemento é desejada por todos e muito bem. Mas alguém tem noção que sendo integrado vai passar a ser objecto do desconto de 3,5% para a ADSE? e como tal vamos voltar a perder dinheiro. Qual a compensação para essa perda de rendimento?
ResponderEliminarAgora acredito que na década de 60 alunaram ...
ResponderEliminarA sério ???!!!!!!
ResponderEliminarSão pessoas que fazem afirmações destas que querem ser nível 3 ?????
Santa ignorância !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não concordo com petições, "arriba" ou "abaixo" assinados.
ResponderEliminarA carreira precisa de ser revista, com muita urgência, e nisso eu concordo!
O atual estado da carreira - que não existe - houve promoções a adjuntos apenas para se estender por mais uns poucos de escalões mantendo-se tudo o mais e nalguns casos até com perda de vencimento no imediato - não oferece oportunidades a ninguém, muito menos a quem se propôs e apostou na carreira, mas apenas se presta a quem, pelas suas feições ou pelo amiguismo colaboracionista, se dispõe a assumir cargos maiores e não deveria de ser assim.
O texto de hoje fala novamente em dinheiro mantendo-se tudo tal como está, ora eu não posso concordar com este situacionismo, todos precisamos de mais dinheiro, mas alguns de nós - os que ainda têm esperança de fazer carreira, como eu, esperam e anseiam muito mais que isso (não pretendo ser chefe apenas a valorização e o reconhecimento).
Por isso, sem hipocrisias, pois todos precisamos de dinheiro e muito poucos o dispensam, o que se exige é a requalificação dos serviços e a revisão da nossa carreira o quanto antes e para isso eu estou disposto a assinar por baixo.
No que toca ao texto de hoje e às propostas a discutir dizer apenas que é perda tempo e engodo fraco que não apanhará na faina a compensação do trabalho despendido.
Deixemo-nos de tretas e de balelas e passemos ao mais importante - a revisão da carreira já em 2024 ou senão a paralisação total !
Eu trabalho por dinheiro.
ResponderEliminarDeixem-se de hipocrisias!
Se não me pagarem não trabalho!
Ou levanto-me e cumpro deveres, aturo o que aturo, sem me pagarem?
Claro que trabalhar em condições dignas em termos de instalações, e quadro de pessoal é importantíssimo, mas trabalhar por uma côdea, não!
A revisão da carreira está programada. Deixe-se de tretas. Isto não é tudo o que se quer e já está, ninguém quer mais nada e pára o resto. Sinceramente, há cada um!
ResponderEliminar"Muita urgência" concordo plenamente!
ResponderEliminarVenho informar a todos que não aguento mais ser o rei dos oficiais de justiça, tenho sido atacado, perseguido desvalorizado.
ResponderEliminarSerá que a minha luta para ajudar a classe vale o sacrifício?
Eu gostava muito de pagar mais para a ADSE, tal como gostava muito de pagar muito mais para o IRS e até muito mais para a quota do sindicato. Porquê? Porque isso significaria que estava a ganhar mais.
ResponderEliminarCom a integração, como o pagamento passaria a ser 14 vezes (mais 2 do que com o acordo do SFJ), entre o que ganharíamos a mais e o que descontaríamos, não se pode, de maneira nenhuma, dizer que se perde dinheiro, porque só ganharíamos muito mais.
Estamos a perder dinheiro por não termos a carreira revista.
ResponderEliminarMuito dinheiro!
Alguns, poucos, ganham muito com isso... Nomeações, substituições, requisições e "o diabo a sete".
Mas a grande maioria de nós está a perder o tempo congelado, que TODAS as carreira revista já recebem, todos os meses...
É tempo de exigir que parem de "encanar a perna à rã".
Esta na altura de fazer fazer o SOJ o sindicato mais representativo para depois pedirmos contas.
ResponderEliminarSe as coisas ficarem como estão, dificilmente Carlos Almeida terá o peso necessário a fazer-se ouvir de outra forma com o governo.
Façam, a vossa parte, promovam a mudança, se de facto não estão satisfeitos com o rumo destes últimos longos anos.
Abraço.
Promover é uma carreira digna do sec. XXI, com os pés bem assentes na terra e com consciência das funções concretas de OJ, sem perder direitos.
ResponderEliminarCom os 2 sindicatos e com todos os que quiserem participar.
É preciso correr com os "infiltrados" e "apontar o dedo ao nariz" dos "lambe-becas" que andam só a criar discórdia: - "dividir para reinar".
Está, por certo, em regime de substituição e não quer largar o "osso" !
ResponderEliminar
ResponderEliminarDe acordo!
Mais uma angariadora de gente para o SOJ.
ResponderEliminarO Carlos Almeida sente-se sozinho ?
Por falar nisso, quando foram as últimas eleições para a direção do SOJ ? E o último congresso ? E o próximo ?
Já ouvi colegas de esquerda dizerem que se a AD (PSD/CDS/PPM) - este governo - resolve o nosso Estatuto este ano passam a votar AD ou PSD.
ResponderEliminarDepois de ler o comunicado de ontem do SOJ, jamais voltarei a acreditar numa única palavra do SFJ.
ResponderEliminarVergonhoso...
Sem palavras...
ResponderEliminarNão esperem resultados diferentes a votar nos mesmos de sempre.
PS, PSD, AD isso é tudo a mesma porcaria e cheiram muito a bafio ...
Que parvoíce, o Soj não precisa de eleições, temos um ótimo dirigente Síndical. Pelo menos apresta propostas e mais não digo. Não vale pena discutir o indiscutível
ResponderEliminar"Eu quero ir para a ilha".
ResponderEliminarNem mais.
ResponderEliminarO SFJ é um sindicato obsoleto e que só pensa nos seus interesses. Conforme os associados saiam para a reforma, acaba-se o sindicato. O pessoal mais novo não vai em cantigas.
ResponderEliminarTretas.
ResponderEliminarNo imediato o ganho é inferior e além do mais sujeito a mais descontos.
Por outro lado, se um suplemento integrado é uma certeza que não pode ser retirado, vai de certo limitar uma valorização salarial futura apenas a quem integra a carreira.
Isto só interessa a quem se está para aposentar e a borrifar se para o futuro dos restantes.
Eu não assinado porcaria nenhuma dessas!
ResponderEliminarFonix! Rica visão de democracia. Temos o que merecemos
ResponderEliminarHá cerca de 7400 OJ.
ResponderEliminarO SFJ tem cerca 2500 OJ.
O SOJ tem cerca de 900 OJ.
Mais de 4000 OJ nem é sindicalizado.
Participem diretamente com ideias sobre a carreira e sobre o Estatuto para o Ministério da Justiça, com a informação que não são sindicalizados.
Há cerca de 7400 OJ.
ResponderEliminarO SFJ tem cerca de 2500 OJ.
O SOJ tem cerca de 900 OJ.
Mais de 4000 OJ nem é sindicalizado.
Participem diretamente com ideias sobre a carreira e sobre o Estatuto para o Ministério da Justiça, com a informação que não são sindicalizados.
E já agora, digo eu, mudem ou sindicalizem-se no SOJ e vão notar a diferença!
ResponderEliminarEm sede de IRS vão buscar o valor da quota, portante não há desculpa!
Como você sabe quantos estão sindicalizados??
ResponderEliminarQual a fonte??
Será isto uma notícia falsa?
Falando com as pessoas...
ResponderEliminarInteressando-me...
Participando em encontros e manifs. ...
Isto não vai lá só com poesia, colega...
Perguntando...
ResponderEliminarIndo aos eventos e às manifs. ...
falando com as pessoas...
Interessando-me, colega...
Isto não vai lá só com poesia...
Ah ah ah!
ResponderEliminarViva o vosso Rei!
Eh pá, vocês não têm vergonha na cara em fazer uma campanha dessas.
ResponderEliminarEm vez de ações e resultados que deve dam os interesses da carreira e convençam os trabalhadores a aderir, parecem a IURD à caça de vítimas para as sugar até ao osso!
🤮🤮🤮
Vejam o comentário de Miguel Sousa Tavares na TVI hoje....sobre os policias resumindo ele diz:
ResponderEliminar- os policias recebem 8 suplementos;
-o governo já aumentou 200 euros no início do ano.
- a PSP faz serviços remunerados;
-a PSP vai ter o aumento de 300 euros;
- e mesmo assim exigem mais..
Os oficiais de justiça...
-Um aumento de 30 euros em um suplemento,
- Ainda não começaram a receber.
Ou seja pior é impossível.
O sfj é um sindicato oportunista. Alguém o vê falar ou defender os assistentes operacionais que diz defender e representar? Mas sempre qye ingressam alguns lá estão os delegados sfj com as propostas para sócios. Agora até falam na iurd. Quantos são os oficiais de justica que no dia de ingresso não recebem a proposta coagindo-os a assinar? Os que falam na iurd são os que esquecem a banca montada no edifício da PJ. Tenham vergonha e assumam o mal feito a todos nós.
ResponderEliminarA angariadora do norte não desarma.
ResponderEliminarO SOJ já publicou o comunicado sobre a reunião do dia 2 ?
Pelo menos o SFJ deu a cara, ao contrário destes angariadores vendedores de banha da cobra que andam anónima e cobardemente nas redes sociais a apelar à desvinculação dos associados do SFJ.
ResponderEliminarO SOJ é que é oportunista quando aproveita o clima de reivindicações para denegrir o outro sindicato ao invés de unir esforços para defender a classe. Deviam ter VERGONHA.
E usa a demagogia barata ao bom estilo do CHEGA. Infelizmente temos muitos colegas ingénuos que deixam levar nessa conversa.
Mas alguém quer comparar o trabalho de Polícia com o trabalho de OJ?
ResponderEliminarNão sejam ridículos!