Oficiais de Justiça fora da lista da sentença poderão esperar até 9 anos

      Finalmente, veio ontem o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) informar publicamente sobre a reunião com o Ministério da Justiça no passado dia 02JUL.


      Os Oficiais de Justiça ficam sempre à espera da informação do SOJ, que vem mais tarde, depois da do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), para poderem saber mais, uma vez que o conteúdo das informações, sobre as mesmas reuniões, é sempre diferente.


      A pronta informação sindical do SFJ, logo no dia da reunião, e que aqui também divulgamos no artigo de 03JUL, intitulado: “A verdade da mentira ou a lucubração”, resumia-se à seguinte frase que se podia ler na informação sindical do SFJ:


      «De forma preliminar, nesta reunião, foram abordadas várias questões relacionadas com o futuro da carreira, as quais serão aprofundadas em reuniões ulteriores.»


      Nada mais se adiantava. Foram “várias questões relacionadas com o futuro” e que hão de ser “aprofundadas” nas novas reuniões.


      Ora, é óbvio que isto é manifestamente insuficiente, desde logo porque a tais “várias questões” estão “relacionadas com o futuro da carreira” e esse futuro interessa, e muito, a todos os Oficiais de Justiça.


      Depois desta não informação ou mera insinuação, o resto da informação do SFJ focava-se no pagamento do suplemento de recuperação processual na nova percentagem, que há de ocorrer em agosto ou mesmo em setembro.


      Meia-dúzia de dias depois, lá vem o SOJ, como de costume, mais tarde, mas prestando mais esclarecimentos.


      Antes de mais, fica a peripécia do elevador do Palácio da Justiça de Lisboa que aprisionou os dois elementos do SOJ que se dirigiam para a reunião e não puderam ir, por terem ficado fechados durante um bom par de horas.


      Das tais questões relacionadas com o futuro, nomeadas pelo SFJ, diz-nos o SOJ o seguinte: «Do lado do Governo, o único tema abordado de forma exploratória foi o sistema de avaliação SIADAP.»


      Ou seja, das tais questões para o futuro, como diz o SFJ, diz o SOJ que foi apenas uma questão, singular, e que esta foi “o sistema de avaliação SIADAP” aplicado para os Oficiais de Justiça, tal como já indicado nas anteriores propostas dos outros governos.


      Desde há algum tempo que afirmamos que é nítida a recuperação dos anteriores projetos de Estatuto apresentados, estando o atual Governo a recuperá-los e a soltar paulatinamente aspetos dos mesmos, por os ter encontrado numa gaveta do Ministério da Justiça, onde repousavam serenamente.


      A aplicação do SIADAP e a quase extinção do Conselho dos Oficiais de Justiça continua na mira do tal futuro, também pela mão deste atual governo.


      De seguida diz o SOJ que “Foi solicitado aos sindicatos que se pronunciassem sobre o SIADAP, tendo ambos os sindicatos rejeitado esse sistema de avaliação”.


      Quanto ao mais, de relevo para os Oficiais de Justiça, diz o SOJ o seguinte:


      «Foi ainda abordada a questão da sentença relativa ao tempo de provisório, tendo a Secretária de Estado e Adjunta da Justiça (SEAJ) informado que a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) identificou 4460 Oficiais de Justiça como sendo abrangidos pela decisão e que o impacto financeiro da medida é de 33 milhões de euros. O SOJ reivindicou, uma vez que estão identificados os Oficiais de Justiça abrangidos, a divulgação da lista. A SEAJ comprometeu-se a apreciar a questão.»


      Ora, perante isto, temos obrigatoriamente que fazer um raciocínio que, neste momento se impõe, e até no último ano transcorrido vimos fazendo, e que é o seguinte: se para os cerca de 500 Oficiais de Justiça listados na sentença a DGAJ demorou cerca de um ano, quanto tempo demorará para os tais 4460 que já identificou? É só fazer as contas: são quase 9 anos. E se o custo do acerto é de 33 milhões, como indicado, divididos por estes 9 anos, ficaria o custo bem mais atenuado, pelo que não nos parece descabido que se venha a verificar que os restantes Oficiais de Justiça abrangidos pela recomposição da carreira pelo período probatório, fiquem a penar tanto tempo.


      Evidentemente que esta situação é inadmissível e, nesse sentido, deverão os sindicatos pugnar por uma aceleração substancial que permita a conclusão da apreciação de todos os Oficiais de Justiça ainda este ano, antes do termo do ano e não em quase uma década, continuando com o ritmo atual.


      Conclui o SOJ a sua informação da seguinte forma:


      «A reunião foi preparatória e, como se antevia, sem resultados. Todavia, o Governo insistiu em afirmar a intenção de avançar com o processo de revisão estatutária.»


      Portanto, em síntese, o que retemos daquele dia 02JUL é que há um problema em, pelo menos, um elevador no Palácio da Justiça de Lisboa e um grave problema de assistência técnica aos elevadores, pois é incompreensível que alguém que frequente aquelas instalações permaneça horas encerrado, só se compreendendo se tiver sido propositado. Fora o elevador, e o alerta para quem ali trabalha, temos a persistência do Governo no SIADAP e os tais 4460 Oficiais de Justiça listados para a reconstituição da carreira, cuja lista a SEAJ vai pensar se a há de disponibilizar.


BaloesNuvem.jpg


      Fontes: “SOJ-Info-09JUL” e “SFJ-Info-02JUL”.

Comentários

  1. Inadmissível, assim vão umas centenas para a aposentação e alguns partindo para outro mundo. Estropiados.

    ResponderEliminar
  2. O que vos disse até ao nojo?!!

    300 euros mensais
    4200 anuais
    42000 em 10 anos

    vs

    30 euros mensais, não integrados e a prazo!

    Bravo, sindicato que nós sabemos!

    Bravo!

    ResponderEliminar
  3. 9 anos??
    Existe maior vigarice feita aos Oficiais de Justiça???????

    ResponderEliminar
  4. Sr articulista

    Mas quanto mais tempo demorarem a acertar os escaloes, não irão ter de pagar mais?

    ResponderEliminar
  5. Ontem já era tarde!

    ResponderEliminar
  6. Somos roubados e gozados por todos os governos seja direita ou esquerda.
    Há aqui muita gente que ainda se ilude com este ou aquele partido como se fosse o seu clube.
    Nada disso, os partidos sempre tiveram os seus interesses próprios e contaram sempre com os idiotas uteis para compor as aparencias de democracia.

    ResponderEliminar
  7. Sim, sim.
    Isso é a leitura que convém à propaganda.
    Mas se não fosse esse acordo, o mais certo era tudo a penar sem nada até eventual entrada em vigor do estatuto.
    E é preciso notar que não são 30€ mensais para todos, já que para alguns este acordo representa €80 ou €90.

    ResponderEliminar
  8. Não, Nâo!

    O reforço salarial falado na comunicação social era para as polícias, os guardas prisionais e os oficiais de justiça.

    Só nós é que ficamos com as migalhas!

    Essa é a verdade!

    ResponderEliminar
  9. 10 (dez) vezes menos!

    VERGONHA!

    ResponderEliminar
  10. Terem acabado o 9.ano vai subir-lhes à cabeça ...

    ResponderEliminar
  11. Actualmente 12º ano, tanto para a PSP como para a GNR...

    ResponderEliminar
  12. Tenham calma, que nós temos um trunfo, nós temos os senhores magistrados a gerir e administrar a Justiça há décadas, e estão do nosso lado...

    Isto está tudo esquematizado para correr como planeado.

    Não há como não correr bem.

    Tenham calma.

    ResponderEliminar
  13. VIVA A SEPARAÇÃO DE PODERES

    ResponderEliminar
  14. Outra vez este comentário?!!!

    Diz coisas novas ... se conseguires !....

    ResponderEliminar

  15. Lá anda este com o paleio de leitura de propaganda.

    Gosta de ser roubado e enganado é?
    Trabalhe de borla, pá.
    Quando der por sí a vida foi-se e é tarde.

    ResponderEliminar
  16. Iludidos e alguns gostam.
    Tristes.

    ResponderEliminar
  17. Ora 33 milhões a dividir por 4460 dá 7400.00 euros. Estou a pegar neste dinheiro e a investir em fazer todas as greves até á reforma...com 37 anos de descontos estou a trabalhar de graça desde os 30 anos de descontos pois já tinha 55 anos de idade....

    ResponderEliminar
  18. Quem se lixa é sempre o mexilhão!
    O que temos a fazer,
    é cumprir o horário (09h00 / 12h30 e 13h30 / 17h00), aproveitar na totalidade as 6 dispensas anuais (artigo 59, do atual estatuto) que ainda existem e aproveitar também todas aquelas greves que permitam encerrar os serviços por períodos iguais ou superiores às 48h00.

    ResponderEliminar
  19. Um PGR sem ser do clã é que era uma gaita!!
    Isso não pode ser...
    Não funciona.
    Magistrados na gestão e administração da administração pública é sempre 100% garantido que dá excelentes resultados.

    ResponderEliminar

  20. 9 anos para pagarem o que devem há 30 anos?

    Mas que nome tem isto?

    Sindicatos e que tal mais uma ação no Tribunal europeu dos Direitos do Homem?

    ResponderEliminar
  21. Inspector da PJ, licenciatura

    ResponderEliminar
  22. Tudo o que se está a passar são óbvias declarações e manifestações de desrespeito pela classe, permitidas pelo maior sindicato.

    Para quando a responsabilização de Marçal pela hecatombe que alegremente assinou? Pela vergonha permitida e facilitada?

    O que está por detrás desta humilhação? O que verdadeiramente move este dirigente sindical? Pretendeu apoenas dar a ideia à tutela de que faz parte da solução e que não é ele o problema? Foi esta a iniciativa construtiva que pretendeu dar?

    Por outros lado, as declarações da Sra Procuradora foram mais uma prova inequívoca de que somos o saco de pancada de todo o sistema, os vergados, reduzidos à pequenez. Quando não se está contente com a justiça, castigamse os seus maiores represententes, que os outros não são para se brincar.

    Pagamos o preço de décadas de submissão vergonhosa e ineceitável face à realidade atual, vergados, humilhados e temerosos. Mas aparentamos gostar e aceitamos submissamente esse destino, qual fado triste.

    Fomos habituados ao longo dos anos à reverência, quando o que se nos devia exigir seria educação e respeito recíprocos..

    Considero este aumento, comparado com os restantes, uma verdadeira humilhação e sinal para a sociedade de que efetivamrnte não merecemos mais e estamos em sentido descendente até à extinção.

    Amaldiçoo todos os dias a hora em que assumi este compromisso, vejam lá a minha motivação para ir pegar em mais um monte de processos.

    ResponderEliminar
  23. O problema não tem sido outro, queres que eu diga o quê, que a culpa é o Papa?

    Repito que é para se consciencializares... Nos consciencializarmos...

    Essa é que é verdade crua e nua. Há a quem não interesse o progresso e o são desenvolvimento, pensado e participado, da Justiça, dos tribunais e do mistério público.

    Desculpa lá

    ResponderEliminar
  24. 9 anos.
    É melhor recorrer aos Tribunais, à Justiça. Essa vai resolver.
    É de chorar porque rir, ri-se a patronal.

    ResponderEliminar
  25. E o ridículo de termos magistrados na gestão e administração da Justiça e nem assim serem capazes de alcançar o DIRETO dos OJ, ao ponte de temos que recorrer aos tribunais.

    Isto é SURREAL.

    Se fossem gestores ou contabilistas, vá... Agora magistrados não veem o direito à frente do nariz?!

    Porra. Que paródia!

    ResponderEliminar
  26. Pois é, supostamente, onde havia magistrados na gestão, pouco ou nada haviam de falhar quanto ao direito.

    ResponderEliminar
  27. De certeza que tiveram todos notas de classificação de desempenho excelentes

    ResponderEliminar
  28. É a porta-giratória da Justiça...

    ResponderEliminar
  29. É ver o sindicato dos guardas prisionais a levar contra- propostas à ministras com valores a contemplar já anos posteriores! Tudo como deve ser!
    O Marçal só sabe dizer que a PGR tem de se demitir! Caricato e vergonhoso!

    ResponderEliminar
  30. Rei dos Oficiais de Justiça10/7/24 11:46

    Eu bem digo está ministra é uma advogada de topo, habituada a resolução de litígios, ou seja pretende pacificar para dar o que entender.

    Certamente receberemos os 20 por cento ou pouco mais que isso....o suplemento possivelmente...mas não a 14 meses.

    Moral da história vamos receber os 20 por cento com.sorte uma vez k este governo pode cair lá com o suplemento sem ser integrado e pouco mais k
    isso....

    Moral da história perdemos o aumento de 20 por cento do início do ano e não sabemos quanto iremos receber estes lá para 2025 ou nem isso pois a fonte pode secar....

    A ministra vai nos comer de cebolada....

    ResponderEliminar

  31. 20% a troco de quê? não teres vida depois das 17h?

    Escravatura.


    ResponderEliminar

  32. Então se deixarem passar o SIADAP é a machadada final da carreira.

    ResponderEliminar
  33. Rei dos Oficiais de Justiça10/7/24 11:58

    Não são apenas os 300 euros eles tiveram um aumento de 20 por cento no início do ano...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ