Não há duas sem três, em um, ou o seu contrário

      Agenda para hoje:


      14H30 – Reunião do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) com o Ministério da Justiça e
      16H00 – Reunião do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) com o mesmo Ministério.


      Duas reuniões com a duração prevista de uma hora cada.


      Uma só carreira com dois sindicatos e duas reuniões.


      Todas as reuniões com o Ministério da Justiça têm sido com os sindicatos em separado, exceto a última em que já havia acordo com um deles para o suplemento.


      Curioso, uma vez que isto só ocorre com os Oficiais de Justiça.


      Por exemplo: o Corpo da Guarda Prisional é representado por 3 sindicatos e o Ministério da Justiça não leva a cabo 3 reuniões, mas só uma, conjunta.


      Curiosa a distinção com os Oficiais de Justiça.


      Nos demais ministérios, todos reúnem em conjunto com todos os sindicatos.


      Muito curiosa, portanto, a atitude com os sindicatos que representam os Oficiais de Justiça.


      De quem foi, ou é, a ideia? De um dos sindicatos? De ambos? Do Ministério da Justiça? É mais fácil negociar assim, em separado, e alcançar acordos?


      Na passada segunda-feira, 29JUL, o Ministério da Justiça levou a cabo uma reunião de trabalho para abordar este mesmo do Estatuto dos Oficiais de Justiça, com o Conselho Superior da Magistratura (CSM), com o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais (CSTAF) e ainda com o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP).


      Ou seja, uma reunião com os três conselhos superiores. Parece haver um padrão: se forem três, ou mais, entidades, juntam-se todas numa reunião conjunta, se forem só duas, as reuniões fazem-se em separado.


      Será assim? E porquê?


      A carreira dos Oficiais de Justiça, na corda bamba desde há décadas, bate no fundo e já não interessa a ninguém, nem a novos candidatos, nem sequer aos que já entraram, há muito ou há pouco, ninguém se encontra plenamente satisfeito ou realizado com a carreira e todos imaginam um Estatuto novo e maravilhoso, perfeito, adequado e justo, desde o ponto de vista de cada um.


      Depois da reunião com os conselhos superiores, e aquilo que foi manifestado pelos mesmos, o que podem agora os dois sindicatos, enfraquecidos pela separação? Divididos para reinar?


      Os Oficiais de Justiça esperam muito, tanto, e mesmo tudo, destas negociações que conformarão o seu futuro, cada postura e cada passo acabará sempre por ser minuciosamente analisado e jamais agradará a todos e a todos os sonhos e desejos que cada um expressa diariamente, em conflito, sempre em conflito, com os demais e mesmo, em algum momento, também com os próprios.


      Com ansiedade aguardam todos as novidades das reuniões.


ComunicacaoLabirintos.jpg

Comentários

  1. Anónimo6/8/24 08:16

    A inteligência politico-sindical não é uma realidade vincada dos representantes sindicais dos funcionários judiciais/oficiais de justiça. Continuam sem perceber que a única via para menorizar o impacto do estatuto que está a ser ""cozinhado " é a adoção de uma plataforma de entendimento entre ambos em relação às componentes estruturantes do mesmo. Para quem ainda não viu o futuro no presente basta olhar para o processo negocial que redundou no acordo de aumento do SRP.
    Falta saber se estes dirigentes sindicais conseguem ver para lá dos seus umbigos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/8/24 08:26

    Certamente a mérdia do curso, que se fosse boa, já por aqui não andava, pedante, arrogante, e convencido que é mais que os outros... Se fosse boa já tinha ido para Sr Advogado!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/8/24 08:38

    Às 8:26 horas da manhã e é isso que consegue escrever?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/8/24 09:09

    Não ligue.
    Representa as vozes a ignorar.

    ResponderEliminar
  5. Rei dos Oficiais de Justiça6/8/24 09:18

    Aula n 18.

    Conteúdo funcional

    Artigo 6 do EFJ n 3

    3 - Os oficiais de justiça, no exercício das funções através das quais asseguram o expediente, autuação e regular tramitação dos processos, dependem funcionalmente do magistrado competente.

    Mais uma aberração legal que mantém os oficiais de justiça escravizados como se tivessem um dono.

    Será que isto viola alguma lei?

    Sim

    Uma vez que estamos perante carreiras distintas,l e independentes como é possível existir esta dependência funcional?

    Afinal temos que saber quem é o nosso superior hierárquico?

    Existe várias categorias na carreira de oficial de justiça que estão acima de um auxiliar, és estes não são suficientes para fiscalizar avaliar um oj sem a intervenção de um magistrado?

    Afinal os procuradores e juízes se queixam com excesso de trabalho, e andam preocupados em controlar o trabalho de uma secção?

    Ou seja deveria se acabar no imediato com esta dependência, de forma a libertar o excesso de trabalho que tanto se queixam .

    Esta função da tramitação e organização dos processos não deveria ser da exclusiva competência do técnico de justiça principal, em harmonia com o administrador, e secretário?

    Estes seriam responsabilizados em caso de mau funcionamento, e assim se libertava trabalho dos juízes e procuradores.

    Claro que sim

    ResponderEliminar
  6. Rei dos Oficiais de Justiça6/8/24 09:20

    Aula n. 19

    Intromissão dos magistrados na avaliação dos funcionários.

    Mais um motivo para os oficiais serem escravizados, e o motivo de andarem sempre a dizer" sim Dr."

    Artigo 72.º
    Inspecções
    1 - A classificação dos oficiais de justiça, com excepção dos secretários de tribunal superior, é precedida de inspecção pelo Conselho dos Oficiais de Justiça e de parecer do juiz-presidente.
    2 - Nos casos do Departamento Central de Investigação e Acção Penal e dos departamentos de investigação e acção penal o parecer é emitido pelo magistrado coordenador.

    Afinal os magistrados não tem trabalho para andarem a se ocuparem com a inspeção dos funcionários???

    Pelos vistos tem tempo que sobra.

    Não será o nosso superior hierárquico suficientemente idóneo para avaliar o funcionário em conjunto com o COJ e seus métodos de controlo, aliado ao administrador judiciário e Secretário...

    Afinal está gente toda não tem competência para contribuir para a inspeção do funcionário??

    Esta norma é inconstitucional uma vez que temos um estatuto independente dos magistrados.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6/8/24 09:28

    Esta profissão que está refém de procuradores e juízes apenas se elevará com gente que percebe de direito e direitos, enquanto está classe constituída por uma maioria de analfabetos... não irá a lugar algum....

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/8/24 09:39

    Esta particular curiosidade de haver reuniões separadas entre tutela e os dois sindicatos tem de ser apurada e esclarecida.
    É por vontade de quem?
    Qual a vantagem? Está visto que vantagem para os oficiais de justiça é nenhuma a julgar pelo resultado do acordo com o SFJ.
    Se for por vontade da tutela deviam os sindicatos exigir ser em conjunto.
    Se é por vontade dos sindicatos então estamos mal porque estao a por à frente dos interesses dos oficiais de justiça os seus interesses taticos e corporativos.
    Imperdoável seja da parte de quem for.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/8/24 09:39

    Se a ministra já reuniu com o conselho superior da magistratura e conselho e dos juízes, obvio que vai levar em consideração em primeiro lugar o proposto por estes órgãos, ou seja já tem decisões pré tomadas e agora é os restos...

    Vai aceder algumas coisinhas propostas, pelos sindicatos mas o principal está decidido..

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/8/24 09:52

    Quem assim fala, não merece resposta, está tudo dito. De facto há gente na classe que está amais e nunca deveria ter entrado.
    Respeito, sabe o que é? Ao não respeitar os outros, diz tudo de si.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo6/8/24 09:57

    Hoje, tem todo o sentido haver reuniões com os sindicatos em separado.
    Porque, o sr. Marçal ou muito me engano vai levar nas orelhas da Sra. Ministra, como é que é possível, uma pessoa que controla, supostamente 90% dos oficiais de justiça, deixar ocorrer as greves de Sintra e Viana do Castelo, com libertação de presos preventivos.
    LUTA, SEMPRE

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6/8/24 10:20

    Não leve a sério!

    É só para provocar, incendiar !...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/8/24 10:22

    Hoje, repito, hoje, está muito longe dos 90 %.

    É capaz de estar mais próximo de 60/40.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo6/8/24 10:24

    Falam da experiência e do percurso profissional e do conhecimento adquirido ao longo dos anos.

    Pois fiquem sabendo que por muito que alguns colegas saibam, dificilmente lhes dariam equivalência a uma cadeira de processo civil ou processo penal numa qualquer faculdade de direito.

    Essa é a verdade.

    E por isso não vale a pena andarmos aqui a inventar qualificações e reconhecimentos e equivalências por que isso é tudo treta.

    Um oficial de justiça pode ter muito conhecimento, sem qualquer dúvida. Mas esse conhecimento é circunscrito e serve apenas para aquela função, não lhe garantindo qualquer grau académico ou o que quer que seja.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo6/8/24 10:37

    Se a ministra ja reuniu com as entidades representativas do MP e juizes sobre o futuro desta classe espero que essas entidades exijam grau superior e licenciatura para novas admissões de oficiais de justiça caso não estejam satisfeitos com a qualidade dos funcionários.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo6/8/24 10:45

    À conta do "ninguém fica para trás", vamos todos ser corridos a grau 2.

    Todos, todos, todos!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo6/8/24 10:58

    Espero que sim.
    Não merecemos mais.
    E assim todos os doutores que andam por aí vão poder concorrer para outras carreiras e demonstrar toda a sabedoria e conhecimento.
    Estão -se a perder nos Tribunais.
    Meu Deus, como é possível, tanta sapiência, tantos conhecimentos e andam nas salas de audiências.....

    ResponderEliminar
  18. Anónimo6/8/24 11:23


    "Um oficial de justiça pode ter muito conhecimento, sem qualquer dúvida. Mas esse conhecimento é circunscrito e serve apenas para aquela função..."


    E para que outra função serviria se apenas somos Oficiais de Justiça?!!!!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo6/8/24 11:27

    Vai ser só inscrições na OA para poderem ser ADVOGADOS!

    Boa sorte, e vemo-nos por aqui, nas secretarias e salas de audiência!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo6/8/24 11:31

    Ehehe isso era o seu desejo de frustrado ou frustrada, o problema é que a modernização da função pública vai noutro sentido..logo quem tem licenciatura passa automaticamente para grau 3.

    Coisa diferente será postos de chefia, não façam confusão com o que não tem que ser feito..

    Os outros que estudem

    ResponderEliminar
  21. Anónimo6/8/24 11:57

    90% dos sindicalizados, talvez...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo6/8/24 12:00

    Comentário das 11:57

    Nem pensar, isso hoje não é verdade!

    Hou secções inteiras que migraram, e bem, par o SOJ.

    Deve ser muito mais equilibrado, o que é bom à mesa das negociações.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo6/8/24 12:01

    Percebe uma coisa:

    Quando estás 20 anos no crime, sabes como é que aquilo se processa.

    Quando estudas Processo Penal, Processo Civil, Processo do Trabalho, Processo Tributário, Processo Administrativo... E mudas e vais para a outra cena diferente, não é novidade. Tás-a-Ver?

    ResponderEliminar
  24. Anónimo6/8/24 12:03

    Mas com os escalões congelados pela TROIKA!!!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo6/8/24 12:06

    Isso é que você quer mais vai ter azar, e muito ...

    E se um dia chegar a chefe, cuidado. muito cuidado com sobranceria que olha para os seus colegas ...

    Poderá muito bem ter de fazer o seu e o do deles !

    E já agora, se passa automaticamente para o grau 3, porque é que ainda não passou?!!!!

    Deve ser um problema do automatismo, ou do autoclismo!

    Esta é a minha visão de frustrado(a) ehehehheh

    ResponderEliminar
  26. Anónimo6/8/24 12:11

    O que estás a dizer é que tiraste a licenciatura e por isso vais para uma secção crime, civil, trabalho, etc, e sabes o que fazer?!!

    Não, não estou a ver, uo pelo menos não vejo as coisas como tu!

    Uma coisa é o Código Civil, outra é o Código de Processo Civil. Tás-a-ver!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo6/8/24 12:18

    Hoje o blog está on fire



    Carrega Marssal!!

    Grau 2 para todos

    💪

    ResponderEliminar
  28. Anónimo6/8/24 12:22

    O rapariguinha ou rapazinho já te esqueceste o que estava proposto no último estatuto, apenas não avançou porque o governo caiu... não foi pelo que tu pensas o que deve ser...

    Veremos qual a decisão mas vais te borrar todo ou toda...

    Aliás o SFJ já lá atrás referiu e o blogue que a carreira vai passar a grau 3...

    Agora resta saber quem passa para esse grau se todos ou apenas os licenciados...

    Eu passo de certeza agora tu..... não sei...

    Começa a pensar em estudar....

    Pimba e com esta já te arrumei num.canto...

    Pim PAM pum

    ResponderEliminar
  29. Anónimo6/8/24 12:24

    Ehehe grau 2 para todos??

    Vocês tão doentes da cabeça....

    ResponderEliminar
  30. Anónimo6/8/24 12:26

    Tou ansioso para saber o resultado da reunião vou me rir tanto...os desesperados estão ansiosos para que a carreira continue em grau 2....

    Sendo grau 2 não haverá aumentos para ninguém....para grau 2 vocês já recebem demais...

    O tempo da mama acabou....

    ResponderEliminar
  31. Anónimo6/8/24 12:43

    Mandarem os licenciados sair. De uma forma geral aqueles que até têm mais tempo para dar á profissão..
    É de uma sapiência fantástica.
    A administração pública deverá ser cada vez menos habilitada, esse deverá ser o futuro, esse é o caminho, quem assim fala sabe o que diz .
    Contra este topo de argumentos nada a dizer.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo6/8/24 12:45

    "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.

    Aristóteles"

    ResponderEliminar
  33. Anónimo6/8/24 12:50

    Como grau 2 somos dos mais bem pagos da função pública.

    E sendo assim não precisamos de aumentos pois já ganhamos imenso!!!


    Carrega Marssal

    💪

    ResponderEliminar
  34. Anónimo6/8/24 12:54

    A propósito, ainda sou do tempo em que éramos nós que fazíamos as "nomeações" dos oficiosos - eram designados uns quantos para a escala dum determinado tribunal mas os que não abrissem a pestana podiam ver os mais afoitos passar-lhes a perna, não porque subornassem os oj de alguma forma mas simplesmente por chegarem primeiro à unidade orgânica que iria necessitar dos seus serviços -, o oj tinha que ter algum critério para ser justo.
    Eram aos magotes nessa época, licenciados em direito, e muito considerados pelos magistrados e pelas nossas próprias chefias, pois acabadinhos de sair da faculdade sem dúvida que dominavam perfeitamente a vertente prática de todo o Processo Penal.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo6/8/24 12:56

    Calma vamos aguardar pelos resultados da reunião...

    Veja uma coisa esta profissão está repleta de lobis, de gente sem escolaridade que foi colocada por cunhas...

    A chucha tá a terminar...

    ResponderEliminar
  36. Anónimo6/8/24 13:08

    Por falar nisso, no SOJ alguém tem recebido pelas greves que tem feito?

    ResponderEliminar
  37. Anónimo6/8/24 13:15

    Entretanto, enquanto aguardamos, com a revisão do estatuto onde se enquadrará o seguinte caso:
    Escrivão adjunto com mais de cinco anos na categoria, ingressado na carreira antes de 2000, a auferir vencimento por índice inferior ao de muitos auxiliares ingressados a partir de 2000, com licenciatura em área que não é a do direito, é certo, mas pré-Bolonha ainda assim, para que grau irá?
    Nota: Não falo de mim por mim, mas sei que há casos assim, e este é real.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo6/8/24 13:19

    E eu que sou licenciado em História pela Universidade Aberta, para que grau irei ?

    ResponderEliminar
  39. Anónimo6/8/24 13:23

    É aguardar para ver o que aí vem, até lá se for possível não se denegrirem uns aos outros não síria mau.
    Digo eu

    ResponderEliminar
  40. Anónimo6/8/24 13:38

    Obvio que passa para grau 3... não confundam qualificação, com chefias, com cargos de chefia... é tão fácil...de entender.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo6/8/24 13:39

    Eu cá fico à tua espera...

    Mas não me trates por rapariguinha. Não me conheces, e até aqueles que sim, não me tratam dessa maneira.

    Mais uma coisa, tu tens muitas certezas!
    É sinal de inexperiência.
    Claro está que também pode ser arrogância.

    Escreves mal para um licenciado, e denotas falta de educação, e isso não se resolve com o grau 3.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo6/8/24 13:47

    Hoje, há por aqui muito esquizofrenia!

    Tenham clama, e só mais reuniãozita, da qual nada resultará a breve prazo.

    Denoto uma grande vontade de progressão, quase a todo o custo!

    Há por aqui comentadores que não se importavam nada de com meia dúzia de anos passar à frente daqueles com 25.

    É muita sede, de algum triste poder, que não vislumbro, e mais algum dinheirito, mais alguns papos-secos...

    Tenham calma, não atropelem todos na vossa ansiada ascensão. .

    ResponderEliminar
  43. Anónimo6/8/24 13:48

    Ok, ok...

    Eu estava-me a referir a que cerca de metade dos OJ ñ são sindicalizados.

    90% não é dos OJ certamente... Só se fosse dos sindicalizados.

    ResponderEliminar
  44. Anónimo6/8/24 13:50

    És licenciado? Com esse palavreado? Oh valha-me deus....

    ResponderEliminar
  45. Anónimo6/8/24 13:55

    Sim. Sabe-se, obviamente...

    Mas também é ÓBVIO que como não há um código de funcionamento das secretarias, cada uma funciona, ou está organizada, empiricamente de uma certa forma.

    Por isso "albarda-se o burro à maneira do dono", e essa adaptação sim, mas o conteúdo técnico um licenciado sabe o que se faz lá e o que vai fazer lá.

    Para isso é que se estuda "processo". Qual é a dúvida?

    ResponderEliminar
  46. Anónimo6/8/24 13:58

    Finalmente vou ser chegar a chefe com a minha licenciatura de design de interiores!!

    ResponderEliminar
  47. Anónimo6/8/24 14:00

    O SFJ hoje à noite e o SOJ para a semana que vem

    ResponderEliminar
  48. Rei dos Oficiais de Justiça6/8/24 14:01

    Moral da história?
    Gostas de ser mandado e escravizado gostas?

    ResponderEliminar
  49. Anónimo6/8/24 14:07

    Mas até o estatuto ficar revisto, falem-me das inconstitucionalidades...

    ResponderEliminar
  50. Anónimo6/8/24 14:10

    Confesso que me aborrece cada vez mais esta discussão estéril, distópica e recorrente por aqui, das habilitações das pessoas.
    A inveja é terrível, mas pior ainda é a preguiça.
    Ora, quando ambos se juntam, vemos o que temos visto. Gente odiosa, rancorosa, frustrada.
    Engraçadamente, muitos deles terão filhos e o seu sonho, legítimo, é de os ver formados e bem instruídos. Eis a contradição ridícula. Os colegas formados, são uns cretinos que nada sabem de nada.
    Os filhos, porque formados e se calhar no mesmo curso dos colegas...são os melhores e merecem as melhores oportunidades !! Os colegas, devem penar como eles no marasmo em que se tornou a profissão, por que eles assim o dizem e mais nada!
    Estes, passaram noites em branco e preparar apresentações, trabalhos e estudo para exames ou frequências, muitas vezes cansados e pensando no sofá que os chamava.
    Eis o cerne da questão:
    Uma pessoa formada superiormente tem a obrigação de exprimir-se de forma objetiva, sem estados de alma, numa postura em que deve imperar a inteligência emocional e uma forma de comunicar assertiva e eficaz, ao invés de se espalhar e dispersar em generalidades fora do contexto sob análise.
    Uma pessoa formada deve ser capaz de elaborar um relatório ou dissertar sobre determinado assunto da sua lavra, baseando-se para tal em conhecimento adquirido ou através de um método de obtenção de informação reconhecido como fidedigno, observando a metodologia do processo científico no seu decurso.
    Deve igualmente dominar várias matérias, independentemente do curso, nomeadamente na comunicação em público, na apresentação de ideais de forma convincente e objetiva, no domínio de determinado software fora da realidade dos tribunais, etc…etc…
    Muitos dos posts que vejo por aqui são a antítese do que falo. Objetividade? Nenhuma. Está-se a falar de algo até pertinente para a discussão e logo aparecem alguns a falar de fezes, brejeirice e coisas abjetas do género. Conhecimento mais profundado do que se fala? Nenhum. É generalidades atrás de generalidades, análises feitas pela rama, sem perceber conceitos e linhas de raciocínio. Forma e conteúdo comunicacional? Zero. E por aí fora…
    Assim, e a menos que surjam outras formas de reconhecimento social e profissional como é o das habilitações académicas, em que um indivíduo é testado e vê certificado publicamente o seu conhecimento, lamento dizê-lo, mas muitos por aqui estão, além de em contradição, completamente enganados.
    A experiência e anos de serviço são já reconhecidos nesta e em muitas profissões e muito bem, acho eu. Mas não se misturem as coisas. Até porque há imensos Auxiliares e Adjuntos na carreira com habilitações académicas e ao mesmo tempo, detêm já mais de vinte anos de serviço.
    Agora, verem-se ofendidos porque há pessoas que, obedecendo às regras sociais e legais estabelecidas, estudaram mais do que eles e pretendem por isso, subir mais rapidamente sem atropelar ninguém, é vergonhoso e reflete bem o estado desta classe em que cada um pensa apenas em si e, como se não bastasse, vê na sua ideia a verdade única e universal. Talvez fosse melhor preocuparem-se com muitos que têm subido vertiginosamente, sem habilitações para o efeito e apenas porque demonstraram interesse ou simpatia por quem decide. Esses é que verdadeiramente estão a prejudicar todos, mas ninguém parece incomodar-se com isso. Será que assim já lhes parece normal o jogo da escalada social?

    Confesso com muito gosto, que já conheci e trabalhei com colegas com quem muito aprendi - mas muito mesmo, tanto como pessoas como a nível profissional - que não têm qualquer grau académico nem perto disso. Mas a sua forma de ser e de estar e experiência acumulada, deram lugar a pessoas extremamente sensatas e competentes, profissionais altamente conceituados nos tribunais por onde passam. E não são estes, com toda a certeza, que se sentem incomodados com os graus académicos dos outros. Os ressabiados, inseguros, são outra estirpe. Mais recente e preguiçosa, que – vendo frustrados os seus

    ResponderEliminar
  51. Anónimo6/8/24 14:12

    Um aumento de 300 euros são papo -secos??

    Aqui ninguém quer saber de passar á frente de ninguém.

    Todos querem receber mais ..

    Os licenciados tem o direito ao grau 3, e se outros colega s com mais 20 anos de serviço deverão passar a ter grau três apenas para efeitos profissionais no âmbito da profissão...

    É justo e adequado os outros que estudem para progredir...

    Não confunda qualificação com cargo de chefia....

    ResponderEliminar
  52. Rei dos Oficiais de Justiça6/8/24 14:21

    Venho informar a todos que já me começam a irritar com a história dos licenciados.

    Já esqueceram que eu era o lider dos licenciados e deixei esse cargo para unir a classe .

    Por isso é que passei a ser rei.

    Contudo aviso que se continuarem com esta brincadeira de desvalorizar os licenciados, vou deixar de ser rei.

    E volto a guerra como líder dos licenciados.

    E assim se acaba com as aulas de direito que muito contribuem para ajudar a profissão.

    É apenas um aviso..

    ResponderEliminar
  53. Anónimo6/8/24 14:21

    E esse paradigma do proletariado que se quer alterar, "Rei"...

    Fogo, hoje estás "ao lado da realidade".

    ResponderEliminar
  54. Rei dos Oficiais de Justiça6/8/24 14:29

    As inconstitucionalidades são aquelas que o rei já falou qual a dúvida?

    ResponderEliminar
  55. Anónimo6/8/24 14:31


    Bem, de concreto mais vinte e tal para a reforma em setembro.

    Aguente quem quiser!

    ResponderEliminar
  56. Anónimo6/8/24 14:31

    Não tirei, porque não estava exposta à disposição de ser tirada.

    Eu completei um curso jurídico de vários semestres sobre TODAS áreas do Direito e no final a UNIVERSIDADE concedeu-me o grau de Licenciado.

    "Licenciado" que dizer que aquela UNIVERSIDADE me deu licença académica de de ter opinião sobre o Direito.

    Não é mais nem menos do que outra licenciatura qualquer, mas não é uma formação nas férias do Verão. Tás-a-Ver?

    Não sou melhor pai por causa disso... Não sou melhor marido por causa disso... Não sou melhor nem pior colega por causa disso...

    Mas por causa disso percebo como o Direito se estrutura e está organizado. E DIREITO não é só Tribunais...

    Quem quiser pode estudar. Infelizmente não é graça, mas acho acessível a todos.

    Para quem quer ofender e denegrir colegas e instituições: "ide-vos..."

    ResponderEliminar
  57. Anónimo6/8/24 14:36

    Também acho...[:-)>]

    ResponderEliminar
  58. Anónimo6/8/24 14:40

    E quem tem os cursos pré-Bolonha, que não era preciso ir às aulas, tirados na juventude a beber cerveja todo o dia e a jogas às cartas ou matrecos, com os exames concluídos com às fotocópias da Associação de Estudantes sobre aquele professor determinado, estudadas de véspera só para o exame... Sabe Deus movidos a quê?

    Esses passam para que grau?

    40º como o Whisky?

    ResponderEliminar
  59. Anónimo6/8/24 14:42

    Hoje não se aprende nada...
    Hoje é para cortar na casaca...
    Ou então, "zangam-se as comadres e sabem-se as verdades"

    ResponderEliminar
  60. Anónimo6/8/24 14:50

    Quando tiveres um ordenado de Licenciado já podem comprar um telefone com as teclas todas

    ResponderEliminar
  61. Anónimo6/8/24 14:54

    Cala-te e bebe mas é a cerveja senão fica quente!

    ResponderEliminar
  62. Anónimo6/8/24 14:58

    Você é simplesmente, ridículo!

    ResponderEliminar
  63. Anónimo6/8/24 15:15

    Muito bem King!!

    O pessoal anda a abusar.

    ResponderEliminar
  64. Anónimo6/8/24 15:21

    Caro colega eu sou um desses... e não ando aqui a vangloriar-me como a maioria desses Pelintras qua andam por aqui...

    ResponderEliminar
  65. Anónimo6/8/24 15:25

    És mesmo ridículo...já sei pagaste um curso de Direito ali na esquina.
    Não tiveste competência para entrar no Ensino Oficial...que antes de Bolonha era a doer e era preciso ter pedal, ter médias e fazer provas na Faculdade para ver se entrava...és desse tempo?
    Não és, cheiras a leite...

    ResponderEliminar
  66. Anónimo6/8/24 15:32

    Eu vejo aqui mais ressabiamento dos licenciados do que do comum OJ sem licenciatura.

    Também, NA VIDA REAL, não vejo qualquer conflito latente entre colegas, independentemente da sua habilitações.

    Mas não falta presunção e má educação, que não é, felizmente exclusiva à nossa profissão.

    Tenham juizinho, sejam bons colegas e boas pessoas !...

    ResponderEliminar
  67. Anónimo6/8/24 15:37

    Não é quem quiser, é quem puder!

    ResponderEliminar
  68. Interiores da biologia6/8/24 15:43

    E se tiveres de biologia então... nem se fala ...

    ResponderEliminar
  69. Anónimo6/8/24 15:59

    Tu nunca serás meu líder e muito menos "King", pois em tempos, na Vida Militar(anos 80) tratavam-me por " Grande Chefe " e era Líder... e na altura ainda não tinha licenciatura... Ah,ah;ah,...

    ResponderEliminar
  70. Anónimo6/8/24 16:10

    Ensino Oficial há 2:

    - Público, com oferta limitada e propinas a baixo custo; e

    - Privado, "para quem pode".

    Estás a falar de quê TOSCO/A?

    ResponderEliminar
  71. Anónimo6/8/24 16:17

    Ó "Fel", médias toda a gente que estuda tem, pá.

    Há é umas que dão para entrar e outras não.

    Estás todo dessincronizado, pá...

    ResponderEliminar
  72. Anónimo6/8/24 16:38

    e reparem nas diferenças dos valores de reforma entre Oficiais de Registo e os Secretários ou mesmo o de uma Administradora. Algo vai mesmo mal nesta carreira.

    ResponderEliminar
  73. Anónimo6/8/24 16:40

    Já há novidades das reuniões!!

    O pessoal que está colocado na central a dar entrada a papéis e a tirar CRC's vai ficar com grau 1.

    ResponderEliminar
  74. Anónimo6/8/24 16:48

    Pré-Bolonha não tinha avaliação contínua, não era preciso ir às aulas, bastava passar nos exames.
    Ir às aulas teóricas era um desperdício de tempo, porque todos os professores tinham o livro deles e bastava lê-lo.
    As aulas práticas sim, se não te contentasses com 10 ou 11 valores, convinha ir às aulas práticas ouvir os "assistentes" (não eram dadas por professores) normalmente péssimos no ensino público... O nosso "papagaio mudo" C.S. que chegou a ser PR foi Assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Péssimo...

    Com Bolonha é com avaliação contínua, se faltas chumbas por faltas e vais a exame à época especial, se quiseres.

    Quanto às cartas e aos matrecos, por dever deontológico e ética pessoal, não me vou pronunciar. E cerveja nunca conheci ninguém que bebesse

    ResponderEliminar
  75. Anónimo6/8/24 17:02

    Acho muito bem. Esses até deviam pagar para vir para o tribunal. No fundo, só vêm para cá gastar luz, água e papel higiénico.

    ResponderEliminar
  76. Anónimo6/8/24 17:16

    Estatuto a ser negociado e o governo cai...
    Tem sido sempre assim

    O PSD até tem interesse em que ir já a eleições

    Esvaziou o Chega
    Pensa ter ido buscar esses votos todos
    E depois de tanto aumento precisa de uma maioria para poder cortar forte e feio!

    Os Oficiais de Justiça mais uma vez ficam pelo caminho

    ResponderEliminar
  77. Anónimo6/8/24 17:21

    Ah, Ah, Ah... as verdades custam, ponham vaselina que doí menos!

    ResponderEliminar
  78. Anónimo6/8/24 17:23

    Sim somos a única categoria profissional em que acontece...

    E a D.G.A.J. esfrega as mãos de contente,

    Afinal cumpre a máxima dividir para reinar!

    ResponderEliminar
  79. Anónimo6/8/24 17:27

    Porquê no SFJ já pagaram?!?

    ResponderEliminar
  80. Anónimo6/8/24 17:52

    Presentemente, comparo este blogue ao programa de TV “Isto é gozar com quem trabalha”.
    O programa de TV, alimenta-se das “trapalhadas” dos nossos políticos, este blogue, alimenta-se das “trapalhadas” do sindicato dos funcionários judiciais.

    ResponderEliminar
  81. Anónimo6/8/24 18:01

    E o comunicado de hoje do SFJ????


    Lololol

    Zerinho

    ResponderEliminar
  82. Anónimo6/8/24 18:02

    Foram interromper as férias do pessoal dos sindicatos para isto?????

    ResponderEliminar
  83. Anónimo6/8/24 18:09

    Novidades zero???

    ResponderEliminar
  84. Anónimo6/8/24 18:17

    Comunicação do SFJ é u a treta diz 0 do que se passou, andam a cozinhar o quê?
    Sejam transparentes e digam o que se disse na reunião.
    Que falta de respeito pelos OJ

    ResponderEliminar
  85. Anónimo6/8/24 18:23

    Realmente isto é uma autêntica loucura o comunicado não diz nada de relevante sabendo que muita gente tá á espera que falta de respeito...afinal discutiram o k apenas falam de mais funcionários nada mais

    ResponderEliminar
  86. Anónimo6/8/24 18:24

    Mas a porcaria do SOJ Tb não diz nada eles k eram os heróis agora são o k?

    ResponderEliminar
  87. Anónimo6/8/24 18:29

    Não ando aqui há muito tempo, não cheguei a ver a lição em que o rei nomeou o artigo da CRP violado naquele caso do adjunto com mais anos de serviço na carreira geral a ganhar menos do que o auxiliar, mesmo tendo uma licenciatura de 5 anos.

    ResponderEliminar
  88. Anónimo6/8/24 18:42

    O sr. Oficial de justiça não tem novidades?? Uma vez que os sindicatos desprezam quem lhes paga..

    ResponderEliminar
  89. Anónimo6/8/24 19:18

    Não sei ainda nada disse, tirei de aguardar e se disser algo semelhante ou seja 0, cá e estarei para criticar tal como critiquei este , sem problema.
    Acorde para a vida e veja o que o SFJ tem feito, isto não são clubes de futebol.
    São sindicatos e o SFJ tem sido miserável na sua atuação.
    E com comunicação como a de hoje continua na mesma senda , divulgue o que está a ser discutido.
    Caso contrário aceitam algo que só saberemos quando já estiver assinado como da outra vez que sujeitou todos os OJ a um miserável, ridículo e humilhante acordo.

    ResponderEliminar
  90. Anónimo6/8/24 20:16

    Certíssimo!

    ResponderEliminar
  91. Anónimo6/8/24 20:39

    A ignorância é atrevida!
    Caríssimo, o SFJ não tem fundo para greves.
    O SOJ tem. Uma percentagem das cotas dos associados vai para esse fundo (art. 38 dos estatutos, caso queira ver).
    Daí a razão da pergunta. Se há descontos para esse fim é suposto essa verba ser utilizada, não?

    ResponderEliminar
  92. Anónimo6/8/24 20:40

    Sim. Por acaso já!

    ResponderEliminar
  93. Anónimo6/8/24 20:52

    Esse talvez seja o problema, se não se sentem na obrigação de dar satisfações e deixar de os alimentar e relembra-los quem os sustenta

    ResponderEliminar
  94. Anónimo6/8/24 21:04

    Devem pensar que eles são malucos!
    Iam divulgar tudo para todos estarem um mês à bulha e a ofenderem-se uns aos outros.
    Eu confio na solução defendida pelo SFJ, aguardo serenamente.

    ResponderEliminar
  95. Anónimo6/8/24 21:15

    Privado é m_ _ _ a, tirando a Católica e tosco e obtuso és tu, porque não tens pedal para entrar no Ensino Oficial... Cursos com cargas horárias brutais, disciplinas anuais, e sempre para cima de quatro dezenas de cadeiras, isso sim são cursos a sério Agora são tudo doutores com vinte e poucas cadeiras ou 30 cadeiras que espremidas dão 15.Enfo sinais dos tempos... No entanto ressalvo determinados. Cursos de direito que ainda têm credibilidade...

    ResponderEliminar
  96. Anónimo6/8/24 21:16

    Enfo quer dizer enfim

    ResponderEliminar
  97. Anónimo6/8/24 22:27

    Este silêncio louco é um claro pacto com o ministério...vergonha afinal o que foi falado no ministério...

    ResponderEliminar
  98. Sofia Fernandes Mendonça6/8/24 22:39

    Passei para ver em que ponto estava a situação dos OJ, se se mantinham greves e quais e deparo-me com um rol de comentários de teor desrespeitoso inter-pares e até para com Advogados e Magistrados. Fica claro o motivo pelo qual as negociações com os sucessivos Governos não chegam a lado algum. Se não se respeitam entre vocês, se não encontram os interesses comuns essenciais que importa salvaguardar, não esperem o respeito do Governo nem dos demais profissionais do foro.
    Pela parte que me toca, fiquei esclarecida.

    ResponderEliminar
  99. Anónimo6/8/24 22:45

    Esses comentários de que fala nunca serão tão desrespeitosos quanto o desrespeito que todos os dias sofremos por parte dessas mesmas pessoas!!

    ResponderEliminar
  100. Anónimo7/8/24 08:45

    Que ressabiado ! Chiça...

    ResponderEliminar
  101. Anónimo7/8/24 08:55

    Só porque a Católica está cheia de OPUS DEI austeros e sádicos até à 5ª casa do Carvalho mais velho, não quer dizer que tecnicamente seja melhor.

    Está muito enganado/a e confundido/a entre a forma e o conteúdo.

    Aliás, pelo tom e pela apropriação da verdade, denota-se uma pessoa a precisar de ser exorcizada... Alguma coizita não vai bem aí. Ai não vai não!

    ResponderEliminar
  102. Anónimo7/8/24 09:01

    Isso não interessa!

    O que interessa é venerar as vacas sagradas!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ