Governo apressado faz mal e envergonha o luto nacional
Lá diz o Povo e com razão – aliás, como sempre – que “depressa e bem não há quem” e o atual Governo PSD tem dado provas de que a pressa que tem em mostrar serviço acaba por não fazer bem aquilo que devia ser imaculado, como o são as declarações de luto nacional.
Na passada sexta-feira, dia 30 de agosto, depois do trágico acidente do helicóptero no Rio Douro, ainda quando era desconhecido o paradeiro do quinto militar da GNR, cujo corpo cadáver acabou por ser encontrado no dia seguinte, sábado 31AGO, já o Governo na sexta-feira se antecipava a declarar um dia de Luto Nacional pelos falecidos.
O anúncio do Governo não é válido pelo mero anúncio, o Governo tem de propor ao Presidente da República um decreto do Conselho de Ministros que, se for aprovado, deve ser publicado em Diário da República para que tenha efetivo valor a partir desse momento da publicação e todos os cidadãos do país possam conhecer e agir em conformidade. É assim que se legisla e se dá a conhecer ao país a legislação, e não pelo Facebook ou pela rede social X.
Ora, sucede que o Decreto 3-A/2024, de 30AGO, que declara o Luto Nacional pelos militares da GNR vítimas da queda do helicóptero, foi publicado no final do dia 30AGO e a difusão da INCM por e-mail aos subscritores foi efetuada já depois da meia-noite, mais concretamente às 00H20.
Para além da gravidade de considerar morto um elemento da GNR ainda não encontrado ao momento da declaração, por muito provável que isso fosse, a atitude representa uma antecipação lamentável e perfeitamente evitável.
Por outro lado, a publicação em Diário da República àquela hora da noite, quando todas as repartições públicas – que são as que içam bandeiras –, como é o caso dos tribunais, estão encerradas há muitas horas, faz com que a bandeira nacional já estivesse hasteada desde as 17H00 e assim permanecesse durante todo o dia do luto nacional, isto é, no sábado 31AGO.
O corpo cadáver do quinto Guarda da GNR foi encontrado no sábado, ontem, e, nesse momento, poderia ter sido declarado o dia de luto nacional para amanhã, para a segunda-feira, dia útil que faria com que o Luto Nacional fosse devidamente cumprido e assinalado.
Perdia-se alguma coisa se a declaração fosse no dia seguinte ao que foi e o dia fosse assinalado amanhã, ou mesmo depois, ou no dia em que se realizem os funerais? Claro que não se perdia nada e só se tinha a ganhar.
As declarações de Luto Nacional não são atos nem manifestações políticas de um partido, são atos de Estado, em representação do Povo Português, pelo que só podem ser tomadas com muita precaução e ponderação e não desta forma acelerada que confunde os pêsames televisivos com um ato de Estado.
Uma vergonha para todos os cidadãos, pelo ignóbil atropelo do sentimento coletivo de todo um país perante a atabalhoadice deste Governo que, por sinal, já não é a primeira vez que se comporta desta forma desastrada e desrespeitosa.
Recordemos o recente Decreto nº. 1-B/2024, de 01JUL, que decretou também um dia de Luto Nacional para o dia 03JUL, pelo falecimento de Manuel Cargaleiro e, logo no dia seguinte, 02JUL, saiu, também tardiamente, publicado no Diário da República, a Declaração de Retificação 27-A/2024/1 a retificar o Decreto do dia anterior (nº. 1-B/2024), corrigindo o dia marcado de 03JUL para 02JUL.
Mais uma vez a pressa fez com que as repartições públicas que aguardam pela publicação oficial do Diário da República e até são subscritoras das comunicações via e-mail da INCM, em vez de se guiarem pelas televisões ou pelas redes sociais, só tiveram conhecimento extemporâneo da antecipação e não conseguiram cumprir esse dia antecipado do luto nacional. A única coisa que fizeram foi comunicar, ao final da tarde do dia 02, que já não deviam colocar a meia-haste a bandeira no dia seguinte.
E essa antecipação e pressa trouxe algum ganho, alguma vantagem? Nenhuma! Só constatou a trapalhada e a inabilidade deste Governo – tanto nessa altura como agora –, para lidar com estes nefastos acontecimentos.
É este o mesmo Governo que pretende publicar rapidamente no Boletim BTE, no máximo em um mês, a sua proposta do novo Estatuto dos Oficiais de Justiça, para que esteja aprovado em Conselho de Ministros, pelo Presidente da República e publicado em Diário da República, antes do final do ano, dê lá por onde der, oponha-se ou concorde quem quiser.
É este o mesmo Governo que garantia que não podia ir mais além dos 3,5% no suplemento remuneratório, nem o podia integrar no vencimento, por ter planos rápidos para o mesmo, até ao final do ano – e assim convenceu o sindicato com maior representatividade no seio dos Oficiais de Justiça, que reproduziu a ladainha governamental –, acabando o mesmo Governo a conceder aumentos 10 (dez) vezes superiores a um número enorme de outros funcionários públicos de uma grandeza 20 (vinte) vezes superior ao pequeno número de Oficiais de Justiça.
De trapalhada em trapalhada até ao tropeção final.

Fontes: “Decreto 3-A/2024 de 30AGO”, "Decreto 1-B/2024 de 01JUL” e “Declaração de Retificação 27-A/2024/1 de 02JUL”.
Apesar de existir colegas desejosos que a carreira continue a ser de grau de complexidade 2.
ResponderEliminarO certo é que a tendência mundial, a carreira dos oficiais de justiça paga os oficiais de justiça conforme a sua qualificação.
Vejamos o caso da Alemanha, Canadá, Japão, Áustria, França Espanha , Luxemburgo etc..
Por tal os colegas que estão desesperados só porque o status quo vai acabar brevemente terão novidades, e podem começar a chorar.
Caso contrario se a profissão não passar a grau três e a pagar quem tem mais qualificações como técnicos superiores eu próprio saio da profissão.
Já vai tarde se sair em breve. Infelizmente, para os demais, ainda não saiu por não ter tido sucesso em nenhuma das tentativas efetuadas para sair. Dito de outra forma, a sua sabedoria não tem sido suficiente para ingressar em lado nenhum e aqui ingressou por não haver, neste momento, qualquer processo de seleção. Neste momento, ao contrário do que acontecia antes, entram todos, sejam capazes ou não, competentes ou não.
ResponderEliminarQuanto ao grau 2 não ouve ninguém a dizer que quer ficar nesse grau.
Não esperes. Sai já.
ResponderEliminarCirco está a contratar...palhaços
Bom dia Colegas,
ResponderEliminarConcordo com o 1º comentário e discordo.
Quanto ao 2º comentário, concordo e discordo.
Ou seja, se juntarmos os dois discursos, ficam
perfeitos e espelham bem
o marasmo em que se tornou a nossa CARREIRA...
Não chega ter mais qualificações para se ganhar mais...
Também não chega dizer que tudo o que aconteceu até agora, é fruto da inação dos bons elementos e dos maus elementos que entraram até agora na Carreira...
O que é preciso realmente,é AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS isenta e sem mão do CSM e da DGAJ.
Outra coisa gostaria de deixar aqui para contraditório, que é quando TODOS estivermos no GRAU 3, podermos livremente e sem restrições, concorrer à MOBILIDADE DENTRO DA FUNÇÃO PÚBLICA como TODOS OS DEMAIS...
Espero é desejo que os Sindicatos tenham isso em linha de conta... Querem EXCLUSIVIDADE... PAGUEM... Tenho dito!
Deves ser uma boa peça..
ResponderEliminarPodes sempre sair já...
Só faz falta quem cá está.
Está malta sempre em biquinhos de pés.
Passe bem, senhor doutor.
Ele até pode ser o tal palhaço que refere, mas uma coisa é evidente, mal ou bem, realiza raciocínios, tenta fazer parte da solução e pensa no futuro da carreira para lá do próprio umbigo, ao contrário de si.
ResponderEliminarSe ele abandonar a carreira é sinal que muitas outras centenas farão o mesmo, liquidando se definitivamente a oportunidade de qualificação da carreira e de melhorar o serviço de justiça prestado ao cidadão.
Se acha que ficamos melhor e que algum governo vai premiar a mediocridade instalada, bem pode esperar sentado a ver os navios. passar.
Acorda pá! Neste momento a maioria dos oficias de Justiça têm salários iguais ou superiores aos técnicos superiores. Basta ver as tabelas salariais. A complexidade 3 não vai trazer nenhuma alteração substancial da tabela salarial. Acredita nisso? A única coisa que vai ser melhorada vai ser o salário de entrada. Restam os 300 para o suplemento, os quais temos de lutar.
ResponderEliminar
ResponderEliminarGoverno em bicos de pés sempre que vê uma oportunidade.
A campanha eleitoral continua pelo menos até à votação do OE
Pois bem, mas se querem insistir no grau 3 não se iludam que vai ser atribuído com "passagens na secretaria".
ResponderEliminarAcho que a parte do conteúdo funcional dos OJs se integra no grau 3, mas espero que tal transição só venha a ocorrer com a prestação de provas no âmbito de processos de creditação.
É de todo conhecida a quantidade de funcionários sem competências e qualificações para as funções que exercem, e essa depuração tem que ser feita em beneficio dos serviços.
Muitos desses colegas andam a saltitar de secção em secção, empurrados por algumas chefias, tentando passar o mal para o vizinho do lado.
Quem é competente com certeza que não terá problemas em queimar as pestanas e mostrar o que vale.
Concordo, mas continuo a dizer, a exclusividade da função, tem que ser bem remunerada e de alguma forma tem que constar no novo estatuto.
ResponderEliminarConcordo,
ResponderEliminarMas espero que no novo estatuto, esteja bem expresso que o grau 3 seja em pleno e que TODOS NÓS,não tenhamos as correntes invisíveis que nos amarram aos princípios da NOSSA FUNÇÃO... Sem termos a devida compensação...
É como eu digo querem um "carro exclusivo ou com poucas unidades construídas..." PAGUEM...
Sendo assim porque não sais também?
ResponderEliminarO circo também está a contratar contorcionistas
Com essa tua postura, ao saires, fazes tanta falta coko faz falta uma viola num enterro.
ResponderEliminarAcorda, antez de ti dr. alguém fez e faz a máquina funcionar sem ser dr.
Governantes todos iguais.
ResponderEliminarOportunistas.
Falta gente com berço, bem formada de nascença.
Sr. Ramalho Eanes, Sr. Alvaro Cunhal e outros tantia desse calibre, gente que se pautou e lutou por pricipios e valores acima. Quer de um lafo qier de outro dd cores politicas, mas gente de Estado que hoje não existe e por isso temos o país e serviços públicos como temos, todos rebentados.
Raciocinios de google?
ResponderEliminarEheh
Viva o rei e seus seguidores
Eheh
Alvaro Cunhal ?
ResponderEliminarO senhor que lutava pela liberdade(???) e queria implementar uma ditadura de esquerda ? (o Gonçalvismo deu uma pequena amostra do que por ai vinha...)
Ate os documentos da Pide foram parar a Moscovo....
Agora o Eanes concordo.
Cunhal, independentemente do que diz, era um Homem de valores, abdicou de uma vida de filhinho de papá, para lutar por ideal e foi coerente, não enriqueceu com o poder ou politica, é a diferença desses de outros tempos, dos de depois e de agora. Gente sem honra nem palavra. É o que vejo.
ResponderEliminarZeca Afonso, morrias de ataque, hoje, com os pliticos todos, desde
ResponderEliminarPS, PSD,Liberais, não libersis, e outros que tais.
Falta, como alguém disse já aqui, gente verticsl, com valores.
Nenhum partido está a esse nivel de verticalidade hoje.
Tem razão, Álvaro Cunhal, podia levar vida sossegada, mas lutou sem dúvida para que hoje se viva em liberdade. Aí concordo. Muito se lhe deve pela liberdade.
ResponderEliminarOra, os menininhos de hoje na governação não passam de uns mimados.
ResponderEliminarTodos
PS, CDS,,PSD, Il, BE, PCP, CHEGA, e por ai fora.
Nada tem de verticalidade como os antecessores.
E por isso está o país como está.
Vendido.
Zeca Afonso e os outros de intervenção não deixavam passar nada do que tem acontecido neste pais pós 25 de abril.
ResponderEliminarViva o Rei
ResponderEliminarE o seu grau 3 ou 4
A ganhar quase como assistente tecnico
O que interessa é o grau
Tirando o trabalho que os quadros mais qualificados têm andado a fazer nos ultimos anos, a limpar a merda feita nos anos anteriores e a mudar padrões de comportamento, estava tudo a funcionar, sim.
ResponderEliminarMeu caro, um dos motivos porque o estatuto tem que ser alterado, é porque grande parte do atual conteúdo funcional de algumas categorias, principalmente dos Secretários e AJs "exige" formação superior.
A máquina que refere já não existe.
Quem a punha a funcionar deixou de estar habilitado.
É difícil de aceitar, mas acreditem ou não, a mudança é irreversível e uma inevitabilidade.
Mas podem sempre enfiar a cabeça na areia.
És tão ridículo.
ResponderEliminarNem imaginas o balde de água fria que vais levar em cima para acordar.
Cabeça na areia vai enfiar tu sr dr
ResponderEliminarO tempo não perdoa a ninguém e a ti também te vai apanhar.
Ou serás mais um que se julga imortal e menospreza os outros.
A vida encarrega-se de ti também meu caro.
Tipicamente tuga.
ResponderEliminarAlbarda-se o animal à vontade do dono.
Quando eu quis estudar obrigaram-me a pegar em armas e deixar de estudar, agora se calhar iam querer que eu competisse com carradas de gente que nunca soube o que é o estado interromper-lhes a vida para brincar aos soldados...
Gente sem idoneidade nenhuma.
ResponderEliminarJá perto dos 60 anos, dois dias de férias roubados.
Contrato unilateralmente revisto.
Reforma aos 55, 3 anos de vida real roubados.
3 anos normais podem não ser muito tempo, mas a aturar as bestas que há nos tribunais e sempre à mercê dos governantes sem palavra nem honra, acaba por ser demasiado.
Pacheco Pereira
ResponderEliminarXxxiii... É só veneno!!!
ResponderEliminarXxxiii... É só veneno!!!
ResponderEliminarNão quererá também uma farda, um rádio, um bastão, umas algemas e uma pistola?
ResponderEliminarMuito Bem!!
ResponderEliminarEu não o verbalizaria melhor!!
"Canta Abilio, que logo bebes"
ResponderEliminarIsso é que devemos aproveitar para um Estatuto Top
ResponderEliminarE os documentos dos Submarinos foram parar onde, sabes?
ResponderEliminarÉ só ler o preâmbulo da CRP e percebe-se que isso é tudo mas é uma cambada de turras, a querer mandar a baixo o Estado.
ResponderEliminarDeve ser para fazer uma 2° Nicarágua.
Tenho estado a assistir na bancada...!
ResponderEliminarSó vejo casa sim.... cama!
Se aqui se expressam assim . Imagino no trabalho como reagem no silêncio!