Marçal aprecia nomeação do novo PGR

      Ainda antes da nomeação do novo PGR, o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) disse esperar que o próximo PGR fosse alguém que consiga imprimir uma “nova forma de organização” daquela magistratura em coadjuvação com outros agentes da justiça.


      António Marçal considerava que o próximo Procurador-Geral da República teria de ser “alguém que conheça bem o sistema de justiça” e saiba valorizar o papel dos Oficiais de Justiça junto daquela magistratura.


      Em declarações à agência Lusa sobre o perfil de quem iria suceder a Lucília Gago, a partir de 11 de outubro, António Marçal defendeu que o novo Procurador-Geral da República (PGR) teria de ser alguém que “conheça muito bem o sistema de justiça”, bem como o papel que o Ministério Público (MP) desempenha nas várias áreas de atuação, incluindo na vertente criminal, laboral e família de menores.


      “Tem de ser alguém que saiba e conheça por dentro o funcionamento do MP, mas também tem de ser alguém que tenha a capacidade de explicar aos cidadãos e à comunidade” a atividade dessa magistratura, de uma “forma permanente e fácil”, sem duplas interpretações.


      António Marçal entendeu ainda como fundamental que o novo PGR evidencie uma “especial sensibilidade” para a “preponderância” e importância do trabalho dos Oficiais de Justiça junto dos departamentos do MP, observando que o atual défice de funcionários judiciais pode comprometer o cumprimento de prazos razoáveis por parte daquela magistratura. Em sua opinião, se esse défice de quadros não for resolvido, o sistema “não irá longe”.


      O presidente do SFJ referiu que tendo em conta como está desenhado e consagrado constitucionalmente o sistema de justiça que prevê a existência de duas magistraturas, a do MP e a dos juízes, António Marçal considerou que se o novo PGR fosse alguém “vindo de fora” do MP isso “pode não trazer nenhuma benesse, antes pelo contrário”.


      Disse ainda que “Com certeza que haverá alguém dentro da magistratura do MP que seja capaz de dar um novo alento que o país precisa” no cargo de PGR, concluiu.


      Após se saber do nome indicado pelo Governo para o cargo de PGR e confirmado pelo Presidente da República, Amadeu Guerra, o presidente do SFJ considerou a nomeação “uma escolha acertada” e “até esperada de entre uma curta lista de nomes ligados ao Ministério Público”.


      “Uma vida profissional de décadas ao serviço do Ministério Público (MP) granjeou-lhe o reconhecimento de todos, e também um conhecimento cabal da realidade das atribuições do MP que não se restringem à esfera penal. Áreas como a Laboral, o Tributário e, para mim de superior relevo, a área da Família e Menores, merecem que a comunidade conheça e reconheça a importância do MP na concretização da democracia que é sinónimo de Estado de Direito”, sublinhou António Marçal.


      Segundo o líder do SFJ, “a discrição com que sempre exerceu as suas funções [de Procurador da República] será agora colocada à prova, uma vez que se exige que haja uma abertura à comunidade, que se explique de forma simples e continuada a atuação do MP e não apenas quando surgem casos de maior relevo mediático”.


      “Áreas como a laboral, o tributário e, para mim de superior relevo, a área da família e menores merecem que a comunidade conheça e reconheça a importância do MP na concretização da democracia que é sinónimo de Estado de direito”, salientou.


      No entanto, António Marçal considerou que “a discrição com que sempre exerceu as suas funções será agora colocada à prova, uma vez que se exige que haja uma abertura à comunidade, que se explique de forma simples e continuada a atuação do MP e não apenas quando surgem casos de maior relevo mediático”.


      “Enquanto Oficial de Justiça, estou certo de que o doutor Amadeu Guerra tem a noção do papel crucial que os funcionários desempenham no apoio a esta magistratura e que saberá sensibilizar o poder político para o reforço de meios humanos, uma vez que sem eles está cada vez mais ameaçada a eficácia do papel Constitucional atribuído ao MP”, argumenta António Marçal.


      Segundo o presidente do SFJ, o sucesso de Amadeu Guerra “será, sem dúvida, essencial para o sucesso da Justiça no seu todo”.


      O novo PGR, Amadeu Guerra, sucede a Lucília Gago, que ocupa o cargo desde outubro de 2018, quando era ministra da Justiça Francisca van Dunem e primeiro-ministro António Costa.


      A nomeação de Amadeu Guerra não podia ser mais consensual. No meio judicial, desde procuradores aos juízes, passando pelos Oficiais de Justiça, todos surgiram a elogiar a escolha do ex-diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) para o cargo de Procurador-Geral da República, alinhados com os partidos políticos das várias tendências.


      Até a Procuradora-Geral da República cessante, Lucília Gago, manifestou satisfação pela nomeação de Amadeu Guerra para lhe suceder destacando a sua “vasta experiência”.


      “A atual Procuradora-Geral da República encara de forma muito positiva a nomeação de Amadeu Guerra para lhe suceder no cargo e esse otimismo radica, desde logo, no facto de se tratar de um magistrado do Ministério Público com vasta experiência e conhecimento, o que habilita a uma perspetiva construtiva de incremento da qualidade da intervenção desta magistratura”, referiu Lucília Gago, numa resposta enviada à agência Lusa.


PGR-AmadeuGuerra1.jpg


      Fontes: “Jornal Económico”, “Notícias ao Minuto” e “Público”.

Comentários

  1. Este PGR é que é o perfil de comunicador de que a ministra falava???

    Pois a mim, parece-me mais um amigo do avental, do seu papá.

    ResponderEliminar
  2. O colega ao referir a questão dos aventais quase que revela a razão do acordo. É que também há ilustres oficiais de justiça de avental.

    ResponderEliminar
  3. Tic-tac. Tic-tac. Faltam menos de 48 horas para segunda feira e a timeline do Marçal. A partir dai vão ser só festas e foguetes .
    Eu já nem durmo

    ResponderEliminar
  4. Vivó Marçal. Yupiii, segunda é que vai ser 👀

    ResponderEliminar
  5. Demasiados, efetivamente.

    ResponderEliminar
  6. A sério?!!!

    Os OJ nada valem, quem os quereria para alguma coisa?!

    E logo os aventais, com o seu trafego de interesse!

    ResponderEliminar
  7. A opinião do Sr. Marçal, pessoal e como Presidente de um sindicato de terceira importância, deve ter sido preponderante para a escolha do novo PGR...O ridiculo pode não matar, mas moe mesmo! Não vá o sapateiro além da chinela! Foi assim que começou a mania doentia com o nível 3 e com os sonhos de muitos: as conversas tú cá tú lá com os juizes, dissertando sobre leis e a sua aplicação, lado a lado nos mesmos gabinetes ou em gabinetes próprios, o tratamento por doutor, o lugarzinho privativo de estacionamento, etc....Sr. Marçal: caia na realidade e deixe- se de sonhar demasiado alto!


    ResponderEliminar
  8. Virão coisas tão boas que até penso que ele está com medo de as anunciar!

    ResponderEliminar
  9. Quando se souber mais pormenores do horrível acordo, vocês vão ver o sentimento que vão ganhar à personagem e à sua organização!

    ResponderEliminar
  10. Sim, limite-se ao desempenho das funções.

    Quando pensamos em tudo o que vamos perdendo ao longo destes anos, esperava outra atitude perante a tutela.

    Mas lá está, talvez exista uma agenda própria, e, claro, alguém vai ter de pagar!...

    ResponderEliminar
  11. Não vem nada.
    Nada de nada

    O propósito agora é adiar o mais possível pois a contestação vai ser imensa.

    Nem grau 3, nem valorização salarial, nem novo estatuto.

    Apenas papo secos

    Nada de nada.

    ResponderEliminar
  12. Não há mais pormenores porque simplesmente não há nada para divulgar.

    Vamos chegar ao final do ano e vai estar tudo na mesma.

    ResponderEliminar
  13. O homem faz tudo para se colocar em bicos de pés.

    Semanas e semanas sem se saber nada de nada

    Ontem pelo menos ficámos a saber que ele está vivo.

    ResponderEliminar
  14. 11:07

    Como se os oj tivessem alguma influência nalguma coisa.

    É de rir mesmo.

    Coitados, devem ter a mania da importância.

    Nem os seus problemas internos da classe conseguem alguma coisa, quanto mais o resto.

    Mania das grandezas. Julgam se muito importantes mas mal saem de um tribunal ninguém vos passa cartão.

    Caiam na real!!

    ResponderEliminar
  15. Marçal, no seu melhor, a pensar que é a estrela Polar, a estrela mais brilhante do céu noturno.
    Mas, como não acertas uma, digo-te, que o astro mais brilhante é Sirius e está localizado na Constelação de Canis Major (CÃO MAIOR).

    ResponderEliminar
  16. Mas qual é a importância desse homem para estar a dar opiniões sobre o novo PGR?
    Ah, esqueci-me! Ele decide sobre o passado e o futuro dos OJ!
    Não sabe decidir nada com valor para a classe que representa, só diz generalidades!

    ResponderEliminar
  17. Quando é que Marçal termina o seu mandato de Presidente do SFJ?


    ResponderEliminar
  18. Acho que é quando ele quiser.
    Pelo menos foi o que me disseram.

    ResponderEliminar
  19. Zorrinho júnior28/9/24 13:06

    Já faltam menos de 40 horas.
    Yes, yes, yes. Timeline, timeline, timeline. Marçal, Marçal, Marçal, Marçal.

    ResponderEliminar
  20. É só arautos dacdesgraça.
    90 % das pessoas que aqui comentam é gente insegura e medrosa. Não sabem nada do que vem por aí mas têm a certeza que é só desgraças.
    As pessoas de fora que acedem a este blogue devem impressionadas com o nível destes comentários.
    Se a classe fosse toda assim deviam ser todos corridos a nível zero. Felizmente não são.

    ResponderEliminar
  21. Não precisamos que nos passem cartão quando saimos do tribunal, muito pelo contrário, de gente de egos enormes há está o mundo cheio.
    Apenas que nos paguem condignamente.

    ResponderEliminar
  22. Zorrinho júnior28/9/24 13:28

    Infelizmente tem razão. Mas vens bem, quando as pessoas são desprezadas durante dezenas de anos e só apanham pauladas, adivinhe do que estão a espera? Ok pauladas certamente.

    ResponderEliminar
  23. A intervenção do Marçal proporcionou-lhe aparecer na televisão e isso é que é importante!

    ResponderEliminar
  24. Com certeza o colega também não saberá absolutamente de nada.

    Precisamente, e desde logo, por que não há absolutamente nada para saber!!

    Mas pronto, também veio aqui comentar ...

    ResponderEliminar
  25. https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/38-a-2024-889277036 - "Autoriza o Governo a regular a citação e notificação por via eletrónica das pessoas singulares e das pessoas coletivas, determinando que a citação e notificação das pessoas coletivas é, em regra, efetuada por via eletrónica." - Para todos aqueles que negam a realidade que se avizinha com a "IA" aqui fica um pequeno exemplo, entre muitos que hão-de vir até ao final do ano.

    ResponderEliminar
  26. Resposta ao comentário das 13H10.
    As pessoas de fora não estão impressionadas com este nível de comentários, estão é ciente do que se passa nos tribunais, estão tão cientes que ninguém quer vir para aqui trabalhar, nem mortas.

    ResponderEliminar
  27. Rei dos Oficiais de Justiça28/9/24 16:33

    O zorro tu não estás bom da cabeça....por amor de deus..
    Ainda dizem que o doente da cabeça sou eu...essa tá boa..

    ResponderEliminar
  28. Rei dos Oficiais de Justiça28/9/24 16:42

    Na qualidade de defensor oficial do SOJ venho esclarecer todos os candidatos ao concurso que o objetivo do soj é simplesmente defender todos os candidatos.

    Por tal rezem para que o concurso seja anulado ...para se abrir um concurso já com o novo estatuto e com as novas tabelas salariais
    ...

    Uma vez que a ministra promete um suplemento aos candidatos que vai desaparecer
    ..

    Caso o concurso avance vocês vão receber quase o ordenado mínimo...

    Por tal meninos mimados rezem á nossa senhora da ambroglia e depois abre novo concurso onde vocês estão contemplados já com um salário digno...

    Por tal bico caladinho e boa reza...

    ResponderEliminar
  29. Sim é sintomático quando alguém se acha importante e termina uma discussão com "o senhor não sabe nada!"

    ResponderEliminar
  30. Que excitação.
    Vem aí a IA.
    É melhor tirar uma licenciatura à pressa para saber citar e notificar intervenientes processuais.

    ResponderEliminar
  31. Verdade. Alguns mandam umas cartas com um despacho anexo e já se julgam muito importantes.

    ResponderEliminar
  32. Pfffff!

    (som de gases intestinais)

    ResponderEliminar
  33. Mas vocês pensam que se receberem mais 300 paus já está tudo bem?!

    Vocês são maluquinhos ou quê?


    Mais uma questão, esses 300 paus são só para os que entram?

    Vão logo ficar encostadinhos (salarialmente)n a quem 20 anos de carreira?

    Será justo?

    Comentem, façam o favor!

    ResponderEliminar
  34. Se a estupidez e a ignorância fossem requisitos para licenciatura, alguns obtinham-na automaticamente.

    ResponderEliminar
  35. Mas quem falou em 300 paus??

    O aumento atual foi apenas de 30 euros para quem entra .

    Ou seja fica a receber em cima dos 915 + 13,5 por cento...
    No caso de existir aumento é para todos....

    ResponderEliminar
  36. Pfffffff ou pum?

    ResponderEliminar
  37. Foi assim em 17 de março de 2020

    "Eleições para os Órgãos Sociais do SFJ

    AVISO
    ADIAMENTO DE ASSEMBLEIA ELEITORAL E DO CONSELHO NACIONAL

    1. Atendendo à emergência de saúde pública de âmbito internacional declarada pela Organização Mundial de Saúde, bem como à posterior classificação do vírus COVID-19 como pandemia, no passado dia 11 de Março de 2020, no uso das competências próprias conferidas pelo artigo 42º dos Estatutos do SFJ – ESFJ, informa-se que o Conselho Nacional não ocorrerá no prazo constante do artº. 41º do ESFJ.

    Informam-se todos os conselheiros, que nos termos da prerrogativa concedida pelo artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de Março, a data do Conselho Nacional será oportunamente comunicada, ficando dependente da evolução do surto de COVID-19 no País.

    2. Devido ao mesmo circunstancialismo a Assembleia-Geral eleitoral –artº.29º alª. a) do ESFJ- referente à eleição para os órgãos sociais do Sindicato dos Funcionários Judiciais, designado para o próximo dia 15.04.2020 fica adiada sine die "

    Já decorreram 4 anos e o mandato dos Órgãos Sociais do SFF está a chegar ao fim.

    Será que vamos ter, mais uma vez, um adiamento do ato eleitoral para os órgãos sociais.

    Tudo indica que sim!...

    ResponderEliminar
  38. Se perguntar aí à malta se sabe o que é uma citação, aposto que metade ou mais não sabem!

    ResponderEliminar
  39. Eu quero é o dinheirinho, caguei para o grau e tal mania de grandezas e também mania do bita abaixo.

    Invejosos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ