E que dizem os Sindicatos?
As últimas informações sindicais abordam temas diferentes e tempos também. Um deles aborda um assunto do presente, enquanto o outro aborda um assunto do passado e uma fé, como sempre, num futuro.
A informação do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) aborda o concurso recentemente lançado pelo Ministério da Justiça com o propósito de integrar na carreira 570 novos elementos Oficiais de Justiça.
O prazo para as candidaturas terminou ontem.
Alguns dos requisitos de candidatura ao concurso não estão em sintonia com o Estatuto em vigor, isto é, não cumprem o que a legislação em vigor preconiza, contrariando-a e, sendo contrária à previsão legal, facilmente se conclui que é ilegal.
Precisamente por considerar o concurso “pejado de ilegalidades”, o SOJ propôs uma ação para anular essas ilegalidades e não o concurso todo.
Considera o SOJ, e muito bem, que a lei é para cumprir e se se considera que a lei já não serve conforme está e que devia ser diferente, então altera-se e depois cumpre-se na nova forma. É assim que funciona um Estado de Direito e uma Democracia e não é fechando os olhos à lei porque agora não dá jeito.
Quando se achou que os três movimentos ordinários anuais que o Estatuto previa estavam mal e devia haver apenas um, não se passou a fazer apenas um, primeiro alterou-se o Estatuto na parte respetiva e depois é que passou a haver só um.
Ainda recentemente tivemos o caso do aumento do suplemento em 3,5%, ninguém recebeu o aumento sem que, antes, o decreto-lei tivesse sido alterado.
É assim que as coisas funcionam em países a sério, em obediência à lei, e por muito jeito que dê às vezes não cumprir a lei, todos sabemos que não se pode, porque isso seria cometer ilegalidades e, consequentemente, pôr em risco muitos, senão mesmo a maioria, dos candidatos.
O Ministério da Justiça podia, e pode, perfeitamente, alterar o Estatuto, no seu todo ou em parte, e após lançar um concurso de acordo com a alteração, tal e qual fez aquando da redução dos três movimentos anuais a apenas um: primeiro alterou e cumpriu com os três antes e depois passou a cumprir com um, sempre na legalidade.
Por isso, e tão-só por isso, concordamos com a ação do SOJ em impugnar a parte ilegal do concurso, pugnando pela legalidade e não pelo “agora-faço-assim-porque-me-dá-mais-jeito”.
Diz o SOJ na sua última nota informativa:
«Agora, numa postura prepotente e pouco democrática, o Ministério da Justiça, ao invés de promover as condições para garantir a atratividade da carreira e reter talento, como vem reivindicando o Sindicato dos Oficiais de Justiça, publica novo Aviso, pejado de ilegalidades, violentando de forma grosseira o Estatuto dos Funcionários de Justiça e as leis da República.
Os fins, no entendimento do Ministério da Justiça, justificam todos os meios. Todavia, esse não é o entendimento de quem defende o Estado de Direito e Democrático.
O SOJ defende a qualificação e capacitação dos quadros Oficiais de Justiça, e os factos o comprovam, mas o Ministério da Justiça teve tempo, e oportunidade, para alterar os requisitos habilitacionais de ingresso na carreira.
Não o fez, na convicção de que pode aumentar as exigências à carreira, não as reconhecendo legalmente, distribuindo “papos-secos.
Assim, o Sindicato dos Oficiais de Justiça, SOJ, embora reconhecendo a carência de quadros Oficiais de justiça, entende que a Lei é um instrumento fundamental para a realização do Estado de Direito Democrático, que todos devem respeitar, pelo que apresentou no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, Ação Administrativa requerendo a anulação das normas constantes nesse Aviso e que violam, de forma grosseira, o Estatuto que rege a carreira dos Oficiais de Justiça, sem prejuízo de manutenção de validade do restante procedimento concursal.»
Por sua vez, o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), na sua última nota informativa, de ontem, lançou uma “cronologia”, que é uma espécie de nota recordatória, do percurso sindical e da “via crucis” dos Oficiais de Justiça desde 1999 até ao presente, apresentada com uma infografia em vídeo, acompanhada do seguinte texto:
«O caminho percorrido pelo SFJ assenta na defesa intransigente de todos os direitos dos Funcionários Judiciais.
A nossa luta permanece, e permanecerá, sendo que o nosso propósito e causa maior são os homens e as mulheres que ao longo destes anos deram a alma por este setor, pelo que nosso trajeto será feito por todos e para todos!
O percurso tem sido árduo, mas focado naquilo que consideramos essencial: As Pessoas!
E quando falamos de pessoas, falamos em todas: aquelas que lutaram no passado, aquelas que permanecem na luta e que podemos e sabemos que estarão na linha da frente e que merecem tudo o que de melhor queremos construir.
A jornada tem sido exigente, desgastante, exasperante, a maior parte das vezes, mas ainda está inacabada, razão pela qual assumimos o compromisso de que o Novo Estatuto será para Todos, honrando o passado e assumindo, nas nossas mãos, o futuro que pretendemos!»
Portanto, o SFJ faz uma resenha dos últimos 25 anos, um quarto de século, de um percurso que classifica como “árduo”, “desgastante”, “exasperante”… mas, ao mesmo tempo, continua a transmitir um positivismo e um otimismo ímpar para um futuro que aponta radioso e radiante.

O presidente do SFJ faz tanta falta como a quinta teta a uma vaca!
ResponderEliminarEu sempre disse que o procedimento concursal estava repleto de ilegalidade...
ResponderEliminarQue raio de assessores são esses que estão no ministério da justiça???
O juiz vai ver o que diz o estatuto, após vai ver qual curso profissional que dá acesso á profissão.
A seguir irá verificar qual a composição desse curso profissional, quantas horas quantos anos .
O curso profissional de técnico de serviços juridicos está no anexo da lei, nesse anexo pode se verificar que é um curso de 3 anos, com diversas cadeiras de direito e estágios no final de cada ano em tribunais.
Por tal quem não tiver este curso específico não poderá concorrer.
Uma vez que temos que respeitar o estatuto.
Caso contrário o estatuto não servia para nada.
Chama-se a isto lei especial.
O "intestino" apresentado pelo SFJ, falha uma vez mais em esclarecer os OJ do estado das negociações.
ResponderEliminarEsta postura de prepotência, de não prestar contas, tem-se vindo a agravar nestes 2/3 últimos anos.
Não basta uma apresentação gráfica, de mau gosto, para por as pessoas ao corrente de assuntos que são absolutamente essenciais para as suas vidas.
Assim, é fácil ver que nada mudou nessa força sindical.
Tenho aqui visto muitos comentários a dizer que entregariam o "cartão", sejam consequente façam-no! ...
Abraço.
SOJ a pensar no presente e no futuro. SFJ virado para o passado com muita luta à comunista que não leva a lado nenhum, como se tem visto, e muitas regalias para o seu "chefe".
ResponderEliminarO SFJ ao recordar os últimos 25 anos, recorda todos os Oficiais de Justiça do falhanço monumental na maior reivindicação de todas.
ResponderEliminarA integração do suplemento no vencimento.
Funcionários das finanças, funcionários da segurança social, funcionários do registo e notariado, todos eles, em carreiras certamente com menos complexidade que a nossa e com menos obrigações que a nossa, nomeadamente o dever de permanência, conseguiram de uma maneira ou de outra, uma valorização salarial líquida muito superior á nossa.
Nos últimos 25 anos ficamos para trás em tudo.
Mesmo em tudo.
Somos uns lacaios dos magistrados, mal pagos, desmoralizados, muitas vezes a trabalhar em condições degradantes.
O que o SFJ nos está a dizer, é que se não fossem eles, dirigentes sindicais, ainda seria pior.
Será que podia ser pior?
No momento mais crítico dos últimos 10 anos, no momento em que se percebe que este governo está a distribuir dinheiro entre os funcionários do Estado, que faz o SFJ?
Faz um acordo de merda, aumenta uma pequena percentagem de um suplemento que é 10% sobre o vencimento dos Oficiais de Justiça.
Ou seja, continua a não haver integração do suplemento e enquanto outras carreiras do Estado são aumentadas 200 e 300 euros, nós, os Lacaios, levamos entre um euro a dois euros por dia.
A cereja no topo do bolo é sermos usados como exemplo de como o governo fez um acordo conosco e pacificou o sector da justiça.
Ainda por cima, ligamos a televisão e ouvimos toda a gente a dizer que fizemos um acordo com o governo e fomos aumentados.
Isto se não é brincar conosco, não sei o que é.
Vir o SFJ gabar-se dos últimos 25 anos é não ter noção dos problemas que os Colegas Oficiais de Justiça têm todos os meses, nomeadamente pagar as contas em casa e as dificuldades que vamos tendo para ter uma vida minimamente digna.
Podiam pelo menos ter alguma vergonha na cara e simplesmente desaparecer durante uns tempos.
Abraço.
FF
Sem dúvida, 25 anos para termos o estado dos erviços que temos
ResponderEliminare o ordenado que temos.
Entrava-se a auferir o dobro do ordenado minimo e agora é a entrada praticamente igual a ordenado minimo e com as exigências desta profissão.
Os anteriores dirigentes que ponham a mão na consciência.
farto disto.
O que têm feito é umas ações em tribunal. Isso é o mínimo dos mínimos.
Vergonha.
Ilegalidades
ResponderEliminarE ENTÃO AQUELA QUE LIMITA AS MOVIMENTAÇÕES COM BASE NO NUMERO DE ATOS?
QUE SE CHAMA ISSO?
ESTÁ NO ESTATUTO É?
NOJO!!!!!
É preciso ter muita lata ...
ResponderEliminarO ex-PM António Costa tinha muita lata e ao que parece tem muitos seguidores ...
Então não é que em 25 anos de constante perda - de massa salarial, comparativamente às outras profissões e regimes especiais, e de poder de compra em termos genéricos - desde os SSMJ, o regime diferenciado da aposentação, pela não valorização da carreira que sucedeu noutras bandas e pelos tribunais teima em ficar na gaveta, no esquecimento da especialização aquando da reforma do sistema judiciário.
É PRECISO PARA A MÁQUINA!
ResponderEliminar"PARAR"
ResponderEliminarAo OJ das 9.43 - não posso estar mais de acordo!
ResponderEliminarIsto tem de MUDAR!
Então vamos começar a mudança!!!
ResponderEliminarEu já o fiz!
Ilucide os colegas quanto a esse pensar o futuro e o que está a ser feito.
ResponderEliminarÉ que não vejo nada, mas pode ser defeito da minha parte.
O Marçal no artigo de hoje no CM, a ameaçar com greves face ao silencio do governo.
ResponderEliminarAgora é que já não estou a perceber nada desta "estratégia".
Estamos bem entregues.
Um sindicato nada faz se não reclamar, o outro anda todo perdido.
O SOJ, perdão, o Dr. CARLOS já disse alguma coisa sobre o que a sua agremiação pretende para a carreira dos OJ?
ResponderEliminarJá comunicou aos seus associados que projeto apresentou para apreciação do governo ?
É que aqueles que entregaram o cartão do SFJ e aderiram ao SOJ estão ansiosos para perceberem o que ganharam com isso
Se alguns dos cartilheiros que aqui comentam souber alguma coisa por favor informe.
Continuai a pagar cotas.
ResponderEliminarCartilheiro és tu Sísifo que está com pena dos cartões que o SFJ tão merecidamente perde!
ResponderEliminarEles mereciam perder 80% dos associados!
Cumprimento à tua esposa "Mérope".
Lembrem-se de um comentário que eu aqui fiz há uns dias.
ResponderEliminaro Sr. Marçal vai querer expiar as suas responsabilidades dizendo que foi traído pelo MJ.
Já não falta muito!
Na verdade, nós sabemos quem é que foi traído, não sabemos?
Para mim basta. Não vou mudar para o SOJ mas vou entregar o cartão.
ResponderEliminarO problema é que NUNCA na vida vai negociar um regime de reforma antecipada, NUNCA!!!
ResponderEliminarSeria um êxodo brutal... Mesmo com muitas penalizações...
Quanto ao salário e olhando ao aumento do salário mínimo é para começar de imediato a procurar alternativas noutro ministério ou até fora daqui...
O SFJ tem sindicalizados assistentes técnicos e operacionais para receber quotas, logo defende por baixo...
Aceitou uma miséria...
Alguém acredita que numa negociação de estatuto vamos ter valorização salarial no salário base???
Esqueçam... Todos assistentes técnicos e operacionais com umas dezenas de escrivães a liderar...
A nossa carreira morreu...
Que vergonha... Para quê tantas horas e sacrifício para depois ser humilhado desta forma em relação ao resto dos trabalhadores da função pública...
Em breve virão os gritinhos da personagem, falando da traição a que foi sujeito.
ResponderEliminarEle que estava de boa fé, e até prescindiu por todos nós de 300 euros mensais!
Ele que avizinhava nos tempos, novas posturas!
Ele que tanto contribui para o desenho das politicas da justiça!
Ele que tantas opiniões tem sobre coisas que não lhe dizem respeito!
Ele .. .. .. ..
Coitados de nós, que temos de "levar" com ele!
Ele só vai perceber quando no espaço de uma semana 600 ou 700 OJ entregarem o cartão!
ResponderEliminarSe assim for sempre já temos o slogan "palavra dada, palavra honrada"
ResponderEliminarAinda não perceberam que o problema é que ninguém liga ao antónio e ao carlos. Então se quem manda fica a saber que os dirigentes da classe estão há décadas sem porem os pés e as mãos numa secretaria, que credibilidade é que têm? Sabem lá eles o que é e como trabalhar no citius? acordem e percebam as raizes dos problemas
ResponderEliminarOs bombeiros já invadiram a assembleia da república!!
ResponderEliminar💪💪💪💪💪💪💪
Nós é mais petições e papo secos ...
Carreguem!!!
💪💪💪💪💪💪💪
Há uns 15 anos atrás o oficial de justiça ganhava o dobro do salário mínimo no 1 escalão de auxiliar
ResponderEliminarPassado estes 15 anos o oficial de justiça ganha praticamente o mesmo e o salário mínimo vai em 2025 ficar praticamente igual ao salário de auxiliar no 1 escalão...
Isto é ABSOLUTAMENTE INADMISSÍVEL!!!
Não fosse o acordo do SFJ e os 10% para quem entra não enganavam a opinião pública pois foi uma forma de mascarar a miséria que ganhamos.
O SFJ foi cooperou com isto
Quem entra e quem tem nota suficiente são beneficiados e todos os outros prejudicados pela narrativa na opinião pública...
Foi uma negociação brilhante por parte da ministra
Um bailinho de proporções épicas
Ainda deu para tirar fotos para a posteridade
Agora acabou...
Não vai haver mais nada para ninguém
Na qualidade de defensor e advogado do SFJ e do SOJ isto é para todos oJ.
ResponderEliminarMuito os sindicatos têm feito..
Vejam a reação dos bombeiros aprendam ...
Fogueira, guindastes very lights..e todos a lutar pelo
mesmo...
Querem revindicações deitados na cama ou sentados no sofá..
Esta perca de poder resulta da classe com falta de união,falta de conhecimento e cheia de medos....
Agora lembram-se do que perderam..pois agora já começa a entrar no bolso da casta superior....
tu é que és especial ...
ResponderEliminarNão consegues mobilizar grande parte da carreira porque já está muito perto da reforma e a borrifar-se para os demais.
ResponderEliminarEh pá, vocês já viram aquele vídeo da serpente, ou do intestino, como alguns lhe chamam?
ResponderEliminarO que saiu dali?!
O que sai do intestino?!
As senhoras OJ não estão para se chatear Rei!
ResponderEliminarQue grande hipocrisia que vejo todos a meterem culpa nos sindicatos..tenham vergonha nessas caras..
ResponderEliminarA culpa é da classe toda...reivindicam deitados na cama ou no sofá..
Estejam bem caladinhos somos uma classe de covardes que nem no local de trabalho sabem defender colegas vítimas de maus tratos por parte de várias entidades..
Os sindicatos não têm culpa a culpa é de todos nós.
Metam os olhos nos sapadores aquilo sim dá gosto de ver ...
Tenho vergonha desta classe .
Por tal calem essas bocas e vão dormir...
A culpa é nossa, a culpa é nossa!
ResponderEliminarMeto os olhos nos sapadores e vou dormir!
lamentavelmente...
ResponderEliminarMajestade vai passear!
ResponderEliminarFaçam regressar as greve aos actos, nomeadamente às diligências, e verão, que rapidamente, tudo se resolve!
ResponderEliminar
ResponderEliminarTrabalhar estritamente durante o horário estipulado e cumprir apenas (e não mais) as tarefas definidas. Este é o quiet quitting, a tendência que procura reequilibrar a relação entre o trabalho e a vida privada.
Estamos a menos de 90 dias do Natal.
ResponderEliminarAs autarquias já começaram os procedimentos para as iluminações públicas festivas.
E os sindicatos, mormente o SFJ, já principiou os ensaios circenses.
Com efeito, tudo o que provém daquela estrutura, nomeadamente a "timeline" e o artigo no CM, é, na minha opinião pessoal, matéria de âmbito circense - não passa de um espetáculo ridículo, para nos entreter, de autênticas palhaçadas e nesse aspeto o artista maior é o sr "Marechal".
A atuação deste senhor assemelha-se à de um Gnomo, não no aspeto físico ou aparência, mas no modo de atuação (preside à terra - entendida como o espaço dos Oficiais de Justiça - e aos tesouros nela contidos - só atribuídos a um grupo restrito de pessoas mais próximas, de fações em detrimento dos interesses mais gerais da classe - como é exemplo a arbitrariedade nos regimes de substituição, de recolocações, de ocupação de cargos sem os requisitos ou para além da medida do tempo como é o caso dos Administradores)
E é assim que, por estes dias, muitos se dedicam às concelhias e distritais dos partidos em que militam - é preciso fazer-se as listas de candidatos - e muitos outros dedicam-se à organização das atividades própria do período natalício - nomeadamente no âmbito circense como é costume.
O dirigente máximo do SFJ é um verdadeiro artista, pergunta-se o que está a fazer pelo futuro e o mesmo responde com o que se fez no passado e ainda por cima estendido/reportado aos últimos 25 anos - metade do tempo da nossa democracia - numa representação de escassos minutos (a atividade desta figura resume-se a isto ... a um show off para os oficiais de justiça tentando-nos convencer de que muito foi feito quando nada foi conseguido).
Faz hoje UM ANO que - lia-se no CM de 2-10-2023 a propósito da reunião em que foi apresentado o projeto de estatuto - o sr. "Marechal" dizia "Vamos para a reunião de boa-fé, mas não somos ingénuos ao ponto de pensar que está ali a resolução dos problemas dos oficiais de justiça".
Entretanto, volvido um ano, o que é que aconteceu neste interregno, em lugar da incorporação dos 10% no vencimento - como defendido pelo atual partido do Governo enquanto oposição - ficou-se por 3,5% de aumento no SRP numa jogada de antecipação ao SOJ com o fito de obter os louros de tal feito sem perceber a mediocridade da medida.
Julgando cair em graça, depressa a perdeu pois que a tutela (MJ) encabeçada por pessoa sem experiência governativa, mas muita na área dos negócios, conseguiu aumentar o salário na base - pagando o SRP quando antes não era pago - e com isso a atratividade no recrutamento sem que o SFJ e a figura que o preside percebesse o enorme erro cometido.
Nunca se viu - nem eu sequer imaginei - uma figura que se apoucasse tanto na altura de reivindicar ... satisfazendo-se com promessas de nada ou de coisa nenhuma.
A pessoa em causa tem o dom da "inocuidade" no que respeita a matéria de âmbito sindical - porventura será uma pessoa excecional em diversas áreas, gozará até de prestígio social no meio onde está inserido, mas no meio profissional deixa muito a desejar.
É o carrasco da profissão e sempre que vai a uma reunião carrega um machado bem afiado ...
Os bombeiros a dizerem abertamente tudo o que está mal com eles! É disso que precisamos! Ir diretamente para perto da AR e ir com uma ação bem pensada para atrair os media e dizer tudo o que está mal!
ResponderEliminarAlerta o comentário hoje do Marechal no correio da manhã, evidência que o governo o enganou...
ResponderEliminarIsto eu já sabia, nunca existiu boa fé deste governo não seria agora que ia existir....fomos comidos de cebolada.
Onde é que já se viu não agendar datas de negociação, a ministra afirmar que o estatuto fica para 2025..
E aceitaram este lixo de acordo...
Não é preciso pensar muito, basta imitar os sapadores:
ResponderEliminarLevar very lights
Levar um caixão
Levar buzinas
Levar sirenes
Cantar hinos
Algo musculado....
Isso não faz sentido nenhum enfia o kit Kat, ou cait quit, no sítio que cá sei.
ResponderEliminarBoas tardes.
ResponderEliminarEu sou novo nestas andanças e não sou sindicalizado.
Perante tanta atividade dos colegas que vou lendo aqui no blogue, pergunto em qual sindicato me devo filiar?
Obrigado pelos contributos.
Os bombeiros querem o mesmo aumento que deram a outras categorias profissionais. Os ministros falam tantas vezes do acordo com o SFJ, que todos pensam que tivemos esse aumento! Isto é absolutamente aviltante e revolta! Apelo aqui àquele grupo que tem organizado as manifestacões!
ResponderEliminareheheh
ResponderEliminarfaz sentido, faz, quanto mais não seja para tu dizeres o que disseste.
Engole que custa-te menos.
Concurso ilegal, não é cumprida a lei em vigor que é o Estatuto de 1999 . Haja uma lei que nos governe! Não se pode andar" sem rei nem roque".
ResponderEliminarHá lei e tem de ser cumprida sob pena de, mais uma vez, ser necessário o recurso aos Tribunais, por decisões da DGAJ!
Não sendo SOJ, auguro a procedência da ação que tiveram que intentar.
No M. da Justiça a LEI tem e deve ainda com maior razāo ser CUMPRIDA...
Aguarde 24 anos, como eu fiz, sem ser sindicalizado.
ResponderEliminarRecentemente filiei-me no SOJ, só porque gosto de equilíbrios.
Ainda ontem à noite um comentador, de seu nome, Rui Calafate, dizia com toda a convicção num canal especializado de notícias, à cabeça do seu comentário, que o governo logo no início da legislatura tinha firmado acordo com os oficiais de justiça, entre outros.
ResponderEliminarE também após 24 anos sem sindicalismo, escolhi após o acordo dos papo secos, SOJ.
ResponderEliminar
ResponderEliminarSr Articulista
Poderá informar se quem já recebeu o montante do tempo de provisório, foi descontado nesse montante o correspondente da cota para o Sindicato?
Se alguém já recebeu poderá informar?
Obrigado.
"Reunião no Ministério da Justiça
ResponderEliminarO SFJ foi convocado para uma reunião no MJ, sexta-feira, dia 4 de outubro pelas 11 horas, para de acordo com o programado, se continuar a desenhar a revisão estatutária."
E O SOJ FICA DE FORA? VAI SER À NOSSA REVELIA? ENFIM...
À BOCA CHEIA DO MARÇAL !!!!!
ResponderEliminarpor que razão foi uma ação e não uma providencia cautelar
ResponderEliminarpara agradar a gregos e troianos
isto é:
ao partido do governo, do qual o presidente do soj está ligado;
e aos trabalhadores para dizer que não fez nada.
Ou há motivo para agir e faz-se e não se anda com meias tretas.
Rua Marçal
Acha que alguém ouve quem só sabe reclamar e nada faz para ser parte da solução?
ResponderEliminarQue propostas apresentou além de pedir aumentos?
Se estou a especular ou a ser injusto, agradeço que informem os colegas das propostas apresentadas por esse sindicato ao governo no âmbito da revisão estatutária.
Aguardamos.
Este seu comentário explica a razão do insucesso das ações sindicais: a falta de colaboração dos trabalhadores na luta.
ResponderEliminarEnquanto outros, como hoje os bombeiros, estão em força a arriscar o pêlo nas escadas da AR, aqui pede-se greve aos atos, na secretária a coçá-los sem descontar no salário.
Enfim ...
não percebi nada daquela tripa com curvas e contracurvas que o sindicato apresentou ontem.
ResponderEliminaralguém me pode explicar
ResponderEliminarÉ isso, só os associados SFJ é que são oficiais de justiça.
Palhaçada
Todos pedem aumentos, todos!
ResponderEliminarMenos o SFJ que pensa em desenhar a política de justiça portuguesa, esquecendo os seus associados.
Claro que o SOJ foi convocado.
ResponderEliminarNão sei é se o Dr. Carlos não ficar outra vez preso no elevador.
Ou então vai, sem nada de útil para apresentar a nao ser aumento dos salários (o que até acho bem), e depois faz o costume:
Fica atento aos comentários nas redes sociais e depois ataca e conformidade, ao mesmo tempo que os seus correligionários deitos cartilheiros anónimos apelam à entrega de cartões do SFJ e à inscrição no SOJ. Nada de novo se avizinha, daquelas bandas.
Deixa lá o Carlos e o SOJ em paz.
ResponderEliminarLimita-te a prestar vassalagem ao SFJ!
(repara que foram eles que fizeram um dito acordo)
Dr. Carlos, por favor.
ResponderEliminarRespeitinho !!!!
"Ilucide"!!!??? é difícil elucidar pessoas que só revelam o analfabetismo que grassa na profissão.
ResponderEliminar"Ilucide"!!!??? é difícil elucidar pessoas que só revelam o analfabetismo que grassa na profissão.
ResponderEliminarAkilo é uma etapa do rally de Portugal
ResponderEliminarInfelizmente o retrato é mesmo esse.🙄
ResponderEliminarEh eh!
ResponderEliminarNão têm nada para dizer a não ser que vos deixe em paz, pois não?
É que para isso não vale a pena pedir, é uma ordem!
Mas já agora façam o mesmo e desamparem a loja.
Colega, filie-se no Sindicato dos Ferroviários do Sul e Ilhas.
ResponderEliminarÉ o único que ainda vai fazendo alguma coisa por nós.
Começam agora a ver a dimensão da traição?!!
ResponderEliminarMuitos disseram para esperar, que viria aí coisa boa, mas ...
Sórdidos detalhes seguir-se-ão com o passar do tempo.
Aí veremos a opereta na sua totalidade!
Estejam atentos porque é o nosso futuro profissional que está em jogo!
Companheiros, tenho uma novidade para vos dar!!
ResponderEliminarMas se começarem com "coisas", não vos conto nada.
Não, aquilo são anos e anos de aspirações vãs.
ResponderEliminarAquilo é falta de poder negocial, falta de estratégia, falta de ... tudo!
Aquilo é o fracasso em formato gráfico!
VERGONHA!
Não contes que não queremos saber!
ResponderEliminarAí contas contas...levas com um pau de marmeleiro nas costas que não contas a bem contas a mal.
ResponderEliminarFalou cedo demais, o SOJ foi convocado, pois isso consta do seu site.
ResponderEliminarPelo que foi tornado público terá alcançado, e recusou, aquilo que veio o SFJ a aceitar no acordo.
ResponderEliminarAo comentário das 15h50...
ResponderEliminarAs greves aos atos e às diligências, fizeram mais mossa do que o(a) colega pensa.
Isto porque inclusivamente implicou de forma muito directa com os Advogados, que chegavam lá e voltavam para trás, tendo-se repetido isto vezes sem conta e de Norte a Sul do país.
Os Administradores...enfim, alguns andavam "p'los cabelos" connosco e reportavam à DGAJ, outros não o faziam e apoiavam-nos percebendo que algo teria de ser feito.
Até a Sra. Directora Geral deu mais despachos a nós dirigidos nesse período de algumas semanas, do que ao longo de anos!!
Foi algo polémico, chateou muita gente, levou a que muitos fizessem viagens em vão, que perdessem dinheiro (e a paciência), mas deu nas vistas e moeu MUITO mais do que outras iniciativas.
Maldita a hora que fui embora da CP há cerca de 25 anos para esta merda de profissão. Somos mesmo uns lacaios dos magistrados , juizes presidentes, gabinetes de gestão etc etc . Muita gente a dar palpites e cada vez menos gente a trabalhar ! Quem puder que fuja !
ResponderEliminarJá começam as ameaças...
ResponderEliminarMas essa greve foi a única de os pôs em sentido. A que verdadeiramente incomodou os sr. drs. Com greves às sextas podem eles bem, e até agradecem.
ResponderEliminarProntos peço desculpa em nome dos meus colegas, quer um beijinho???
ResponderEliminarVá lá diga qual a novidade....
Quanto ao elevador, eu não arriscava e ia acompanhado por um técnico da Shindler.
ResponderEliminar