Faleceu a Lúcia, Parabéns à Lúcia

      O funeral da Lúcia Braz, Oficial de Justiça em Santarém, realiza-se hoje pelas 12H00, no crematório de Santarém.


      Há muitos anos no Tribunal de Santarém, passou por várias secções e estava agora no serviço do “Balcão +” do palácio da justiça 1 de Santarém.


      A Lúcia faleceu este domingo depois de se ter sentido mal a seguir ao almoço e de seguida começou a vomitar, vindo a falecer.


      A Lúcia estava casada com um advogado da cidade, era natural de Moimenta da Beira, mas estava há décadas radicada em Santarém.


      Era Técnica de Justiça Adjunta há mais de 20 anos nesta categoria.


      E vejam bem a coincidência ou talvez a dita “ironia do destino”: a Lúcia faleceu no mesmo dia do seu aniversário, pois neste último domingo, em que faleceu, completou 64 anos (nasceu a 10-11-1960 e faleceu a 10-11-2024).


      Não se esqueçam, todos os dias, de que os Oficiais de Justiça também falecem e, dada a idade mais avançada detida pela maioria, as probabilidades aumentam consideravelmente a cada dia que passa.


      A Lúcia é o nosso mais recente caso e exemplo (infeliz exemplo) da precariedade da nossa vida, exemplo que hoje aqui quisemos trazer para despertar uma consciência perdida de solidariedade, de camaradagem e amizade, de compreensão e respeito mútuo, de paciência também, às vezes muita, para evitar quezílias, para podermos todos levar uma vida mais tranquila, com menos stresse, mais harmonia e com boa disposição.


      O local de trabalho e a ida para o trabalho não deve ser um sacrifício para ninguém e se há serviços em que o esforço é grande ou enorme, há que o atenuar com o conforto da camaradagem e da entreajuda.


      Quando se ouve um dos “slogans” do SFJ e do seu presidente, tantas vezes repetido, de que ninguém fica para trás, embora se esteja a referir ao grau de complexidade 3 da carreira, a atribuir a todos, queremos vê-lo aplicado no dia a dia, em que cada um pode dar a mão e ajudar o outro, sempre que esteja a ficar para trás.


      A palavra-de-ordem não pode ser apenas aplicada à reivindicação sindical; deve ser aplicada todos os dias junto daqueles que nos rodeiam e com os quais tantas horas passamos ao longo de tantos anos.


      Que a marca que fique e perdure, desta vivência, seja uma cicatriz bonita de ser ver e de se recordar.


Falecida-LuciaBraz.jpg


      Na parte da tarde de hoje, pelas 15H30, a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, vai estar no Parlamento, para audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, para a discussão da especialidade do orçamento do Ministério da Justiça para 2025.


      No Diário da República sai o aviso relativo à lista de graduação dos candidatos ao ingresso na carreira, lista que vai servir para o Movimento Extraordinário a ser lançado muito brevemente. Claro que a este assunto voltaremos já de seguida, pois são muitas as dúvidas que os candidatos vêm colocando e queremos respondê-las todas.


ExpressaoMaosCabecaPreocupacao.jpg


      Fonte, entre outras: “O Mirante”.

Comentários

  1. Os meus sentimentos para a família e amigos....

    Muita força para todos(as). :-(

    ResponderEliminar
  2. E aqui o Blog faz bem em lembrar esse slogan do "ninguém fica para trás".

    Na verdade ficam, pois muitos estão a trabalhar com uma idade demasiado avançada para se estar a num Tribunal.
    Demasiado tempo...

    Infelizmente é a realidade!!

    Como o também é uma realidade não haver satisfação da esmagadora maioria dos O.J. em funções.

    Mais ainda quando têm conhecimento de algo assim:

    https://www.noticiasaominuto.com/pais/2668141/ha-225-vagas-para-guardas-prisionais-salario-minimo-e-de-1717

    E não meus caros, os números não estão enganados!

    É exactamente o que podem ler.

    Salário de ENTRADA, que inclui naturalmente todos os suplementos (pagos 14x ao ano) que têm ao dispor ao conseguidos ao longo do tempo.


    Por que razão eu e aqui todos os colegas O J. têm de fazer constantes sacrifícios na sua vida, sem aumentos salariais que acompanhem a os custos de vida? Porquê Sindicatos??

    Muita força para os familiares da nossa colega.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  3. Cidadão 722613/11/24 09:17

    Bom dia.
    Ainda não me apresentei.
    Sou um Cidadão 7226.
    Autómato da Série Oficial de Justiça com a mesma referência.
    Bem vindos à Inteligência Artificial.
    PS - Também trabalhei com a Lúcia.

    ResponderEliminar
  4. Deixemos-se de comparações parvas.
    Se é assim concorram para GP

    "Na realidade, um guarda em início de carreira recebe 940 euros mensais, mais suplementos e horas extra. Isso dá sensivelmente 1400 euros brutos, que com os descontos dá cerca de mil euros líquidos mensais"

    ResponderEliminar
  5. Agora a culpa é das vacinas ...

    ResponderEliminar
  6. Conheci a Lúcia e lamento profundamente o sucedido.

    Mas importa lembrar muitos outros que, ainda jovens, partiram nos últimos anos. Lembro um saudoso Colega de nome João Carlos Massapina Rodrigues, com 49 anos. Funcionário judicial do Tribunal Judicial da Comarca de Porto Este, Núcleo de Amarante, que morreu pela altura do seu aniversário também.

    Lembro muitos outros, também ainda jovens, que partiram e com quem privei. As saudades são imensas, e nem todos os momentos são ou foram de felicidade, mas superaram claramente todos os outros.

    Por isso, devemos respeitar o que cada um de nós é capaz de oferecer, no trabalho, na amizade, enfim o que nos é pedido na vida do dia a dia.

    Claro está que uns são mais capazes que outros, mas ninguém é incapaz. Reconhecer isto é meio caminho andado para nos darmos todos bem.

    Não somos autómatos e por isso o ambiente influencia-nos, positivamente ou negativamente.

    Seja o ambiente trazido de fora ou o vivido nos serviços, tudo se repercute na forma como tratamos os outros e como os outros nos tratam.

    Encarar o dia a dia sem stresse com a certeza que nada vai piorar, já não é muito crível pois que, no que respeita à carreira, a tendência é para nada fique melhor.

    Daí que apenas nos resta dar o nosso melhor e o nosso melhor não é o sacrifício a qualquer custo, pois a resiliência vai-se esbatendo com o tempo, é apenas e só a justa medida do que podemos oferecer pois já diz o ditado : "quem dá o melhor que tem a mais não é obrigado!".

    Assim, devemos todos entrar ao serviço, mesmo que desmotivados, com a alegria de estarmos vivos e sairmos ao fim do dia com a certeza do dever cumprido - fique o que ficar por fazer.

    Sempre que alguém parte a cadeira não fica vazia e o seu lugar (as suas funções) logo são substituídas por outros.

    Passado algum tempo já ninguém lembra o seu cheiro, o som das suas palavras, as suas "tiradas", as suas inconveniências, enfim as suas virtudes e defeitos.

    É triste mas é assim! Somos esquecidos por toda a gente e, mesmo pelos nossos colegas com quem privamos mais de perto.

    Por isso eu digo que não tenho mitos amigos nos tribunais, amigos são aquelas pessoas que nos rodeiam e nós rodeamos e a quem convidamos a ir lá a casa, partilhamos momentos de convívio (fora dos tribunais) e comungamos ideias e pensamentos.

    Nos tribunais somos , cada vez mais, Colegas ... e confesso que começo a perder-lhe o significado.

    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  7. Um OJ em início de carreira recebe limpos 900 euros ...

    ResponderEliminar
  8. Rei dos Oficiais de Justiça13/11/24 10:07

    Está na hora de arrasar com o fake news das 9:31.

    Pare lá com os trocadilhos baratos e falsos como você.

    Pare de enganar os colegas.

    Eles tiveram um aumento de 400 euros, mesmo a existir descontos nunca será para mil euros basta ver os descontos que nos fazem e faça na mesma proporção...

    Tenha vergonha nessa cara certamente limpos levam para casa entre 1500 a 1600.

    Para além de mais aí não está refletido o suplemento de insularidade que é para o caso de irem para as ilhas..

    Mas qual é o interesse que este fakenews tem em vir para aqui dizer...m...

    ResponderEliminar
  9. Está na ora de dar cabo do fake knews ...o fake, sabes que existe publicações que explicam o que os guardas prisionais recebem?

    Acréscimo do suplemento fixo em 300 +50 + 50 euros, até 2026 com manutenção da componente variável de 20% sobre a
    remuneração base.

    A isto ainda acresce o subsídio de fixação, o subsídio de insularidade.

    Então fakenew não tens argumentos? Perdeste o pio... é só fazer contas..

    Vir para aqui dizer que a receberem cerca de 1400 euros como alega que descontam cerca de 400 euros é uma anedota ...e MENTIRA.

    ResponderEliminar
  10. Está na hora de ver quantos suplementos recebem os guardas prisionais segundo a ai. Para o fakenew se calar:

    Os guardas prisionais em Portugal têm direito a diversos subsídios e suplementos, que podem variar conforme a função e local de trabalho. Aqui estão alguns dos principais:

    1. **Subsídio de Risco**: Este subsídio é dado em reconhecimento aos riscos inerentes à profissão.
    2. **Subsídio de Turno**: Para aqueles que trabalham em horários rotativos, como turnos noturnos ou de fim de semana.
    3. **Subsídio de Insularidade**: Pago aos guardas prisionais que trabalham em ilhas, como Madeira e Açores, para compensar os custos adicionais de vida e deslocação.
    4. **Subsídio de Alimentação**: Ajuda a cobrir os custos das refeições durante o horário de trabalho.
    5. **Subsídio de Missão**: Recentemente aumentado, este suplemento inclui componentes como o subsídio de deslocação.
    6. **Subsídio de Fardamento**: Para aquisição e manutenção do uniforme.

    Esses são alguns dos suplementos e subsídios principais, mas podem haver outros específicos dependendo das condições e exigências da função.

    ResponderEliminar

  11. Paz à sua alma.

    E que faça lembrar a todos nós que as quezílias não levam a lado nenhum, a não ser a maus ambientes e má qualidade de vida no dia a dia.

    Pensem nisso, todos os que dividem ou querem dividir e criam injustiças no dia a dia.

    ResponderEliminar
  12. Claro, vamos adicionar o suplemento de 20% sobre o salário base ao cálculo:

    1. **Ordenado base**: 961 euros

    2. **Subsídio de Insularidade**: Aproximadamente 200 euros por mês

    3. **Subsídio de Risco**: Aproximadamente 100 euros por mês

    4. **Subsídio de Turno**: Aproximadamente 50 euros por mês (se aplicável)

    5. **Subsídio de Alimentação**: Aproximadamente 30 euros por mês

    6. **Subsídio de Fardamento**: Aproximadamente 20 euros por mês

    7. **Suplemento de 20% sobre o salário base**:
    - 20% de 961 euros = 0,20 * 961 = 192,20 euros

    Somando todos esses valores

    Portanto, o valor bruto mensal 1.553,20 euros

    O fakenew tem que aprender uma lição.

    ResponderEliminar
  13. Comentário das 09:31...você claramente não sabe o que diz!!

    ResponderEliminar
  14. Tudo bem explicado, mas permita-me só acrescentar que o subsídio de risco já não será esse...
    É bem superior, pelo que sei,

    ResponderEliminar

  15. Que descanse em Paz.


    Deveria ter podido estar aposentada há 9 anos, mas não. Fomos roubados.

    ResponderEliminar
  16. Se os guardas prisionais recebem subsídio de almoço porque motivo recolhem ao EP para almoçar?

    Será que é para almocarem de borla mesmo que isso implique gastos desmesuraveis de tempo e dinheiro?

    ResponderEliminar

  17. Mesmo

    ROUBALHEIRA !

    Por isso mínimo dos mínimos!

    ResponderEliminar
  18. Se me permite o esclarecimento, devo frisar, no seguimento do que escreveu, que esses 20% de suplemento sobre o vencimento base e que é concedido a todos os PSP, GNR e Guardas Prisionais....vai dentro de muito pouco tempo ser atualizado pela Ministra da Administração Interna para 22%.

    E sim, este é um suplemento (sem contar com os restantes) que aumenta de forma substancial o salário, além de que é pago 14x/ano.

    ResponderEliminar

  19. Sem dúvida, todos deviam refletir sobre o comportamento diário.

    Não somos nada de um momento para o outro.

    Não se compreende tanta lutazinha mesquinha.

    ResponderEliminar
  20. Rei dos Carros de Combate13/11/24 13:37

    Já o esmagaste. Pimba!

    ResponderEliminar
  21. Rei dos Carros de Combate13/11/24 13:44

    Trabalhava numa sede de comarca há 10 anos atrás e não via ninguém para além de mim a manifestar-se contra.

    ResponderEliminar
  22. Só se dizem alarvidades.

    Mas o que é que estes parvos têm que ver com vida dos Guardas Prisionais!

    Por acaso já experimentaram uma visita às instalações, saberão o índice de doenças (algumas infectocontagiosas, como a hepatite, a SIDA, infeção por VIH, a tuberculose) das comunidades prisionais e os enormes riscos a que estão sujeitos.

    Por acaso já passaram 8 ou mais horas fechados, dentro de um espaço nem sempre salubre, com atenção redobrada, e como diz o ditado sempre "com um olho no burro e outro no cigano".

    As ameaças e as coações a que pessoalmente estão sujeitos, situação extensível à família.

    A vida do corpo prisional não é nada fácil, e é só para alguns, poucos são os que têm perfil para tal tarefa.

    O que ganham é justo e por isso deixem-se de palhaçadas e de comentários ridículos.

    Lembrem-se que ainda ontem, em Lisboa, um desses vigiados "perigosos" pôs-se em fuga e agora vai sobrar para alguém ... apenas porque tee um deslise, ou uma desatenção.

    Voou dar um exemplo sobre a perigosidade das funções: há algum tempo atrás, estava no JIC, e passou-me pelas mãos um megaprocesso em que um grupo de reclusos, que se associaram para o crime no interior de um EP Regional, além de torturarem outros reclusos, escolhidos pela sua fragilidade, para que colaborassem, coagiam guardas prisionais que mercadejavam em troca de favores e não logrando os seus objetivos até magicaram ou engendraram um plano para "liquidar" um dos guardas que não se deixou intimidar e que, na versão de um desses reclusos delator, estaria para breve o seu assassínio.

    Ser guarda prisional é como atirar uma pessoa para o meio de serpentes, se tiver fobia e não tiver sangue frio será uma presa fácil.

    Eu trabalhei num espaço de um tribunal exíguo que, por estar ao rés-do-chão, tinha grades em ferro fundido e apenas uma porta de saída. Quando ouvia arguidos, pensava sempre quando é que estes, seja pela sua corpulência ou ferocidade, se viravam à pancada e sem escapatória possível pois estávamos encurralados.

    Essa sensação é indiscritível e só posso dizer que nem quero imaginar o que vai na cabeça de muitos guardas prisionais.

    Falemos do que sabemos e menos daquilo que desconhecemos.

    ResponderEliminar
  23. Esse foi mesmo esmagado que até desapareceu..

    Contudo esses fake knews já usaram essa estratégia quando foi a história dos 20 por cento..

    Cuja a conta era 20 por cento - 10 por cento é igual = a 10 por cento....

    Quando a conta deveria ser a seguinte já recebemos 10 por cento se passamos a receber 20 por cento temos um incremento de 10 por cento... Aliás como aconteceu com todas as carreiras..

    Então os fake knews foram armados em espertos com esta narrativa e receberam um aumento de 3,5 por cento em vez do aumento de 10 por cento...
    Prejudicando violentamente toda a classe..

    Esses fake knews são perigosos e estão a arruinar a profissão....

    ResponderEliminar
  24. "(....)
    Eu trabalhei num espaço de um tribunal exíguo que, por estar ao rés-do-chão, tinha grades em ferro fundido e apenas uma porta de saída. Quando ouvia arguidos, pensava sempre quando é que estes, seja pela sua corpulência ou ferocidade, se viravam à pancada e sem escapatória possível pois estávamos encurralados.
    (....)


    É extraordinário, simplesmente extraordinário, como fala nas dificuldades, ameaças e perigos a que estão sujeitos os Guardas Prisionais, mas a meio do seu próprio texto refere, de forma clara, como se viu já numa situação dessas.
    E devo lembrar, que para nós não existe subsídio de risco, nem nada que se pareça.

    Sabe, por mero acaso, com o que têm de lidar muitos O.J., os riscos que correm e sem terem a mínima proteção para desempenhar o seu trabalho?


    Referiu no início do que escreveu que "só se dizem alarvidades".
    Pois nem imagina como concordo consigo...

    ResponderEliminar
  25. Basta lembrar, entre outros episódios, que estamos permanentemente sujeitos a uma cabeçada, um encontrão, etc...quando temos de fazer a recolha de impressões lofoscópicas.

    E isso é só um exemplo, de entre outros, com que os O.J. têm de lidar na presença diária com malta ligada à criminalidade...

    ResponderEliminar
  26. A ministra da justiça acaba de dizer que está convicta que vai chegar a acordo sobre o estatuto, mesmo antes de publicado em BTE, pois espera chegar a acordo antes do final do ano e publicar a proposta em BTE em janeiro. Confirma-se assim que há "sindicatos" prontos a vender os trabalhadores.

    ResponderEliminar
  27. O comentário das 14:45 é seguramente de um dirigente sindical que primeiro dizia não serem esses salários reais, agora perante a realidade, desvaloriza de outra forma. No fundo o que se pretende é defender o acordo dos papos secos, quando a verdade é que outras carreiras foram valorizadas e aos oficiais de justiça foram dados papos secos.

    ResponderEliminar
  28. Onde se pode ler essa informação.
    Fiquei curioso...

    ResponderEliminar
  29. Está no site

    ResponderEliminar
  30. Caro Colega.
    Tem razão.
    Somos muito mal pagos.
    Mal pagos e muito mal tratados.
    DGAJ, magistrados, algumas chefias, administradores, público etc.

    Mas não vamos comparar o incomparável.
    Os Guardas Prisionais tem um serviço de merd.
    Todos os dias lidam com a escória da nossa sociedade, em Prisões e acima de tudo, trabalham por turnos.
    Trabalhar por turnos ao fim de 20/30 anos e fica todo "queimado".

    Também não vamos ser "mais papistas que o Papa"...

    FF
    Quem já trabalhou por turnos sabe do que estou a

    ResponderEliminar
  31. Pese embora você não tenha ouvido dizer nada disso, e esteja aqui só para desestabilizar, espera-se que tal aconteça precisamente nesses termos que pretende que se considerem anormais.
    Queria o quê? Ser ouvido quem pretende que tudo fique na mesma, de modo a proteger o seu umbigo, em prejuízo do futuro da carreira?

    Podem estrabuxar à vontade que desta vez a reforma irá para a frente doa a quem doer.
    Quem não quiser ser parte da solução, a porta da rua é a serventia da casa!

    ResponderEliminar
  32. Tem toda a razão, acaba o deputado António Filipe do PCP de colocar o dedo na ferida. O governo vai rever o estatuto dos oficiais de justiça com um aumento de 5 milhões de euros no orçamento de estado. Para os guardas prisionais o aumento é de 15 milhões e para a PJ o aumento é de 40 milhões.
    Se conhecermos o número dos quadros nestas carreiras fácil é concluir que há quem queira rever a carreira aceitando amendoins. Tenham vergonha!

    ResponderEliminar
  33. Para o comentário das 16:30 olhe boa análise... é mesmo o fake knews fugiu para outro comentário..

    Mas está gentalha não entende que os oficiais de justiça durante séculos sempre receberam mais que a polícia e guardas prisionais porque acham que assim era??

    Então no vosso entendimento a complexidade das funções não conta, apenas as condições físicas dos espaços..

    Os últimos anos a tendência foi para a PSP, guardas prisionais etc ultrapassarem o salário dos oficiais de justiça...

    E não é que afinal temos colegas que acham isto justo??

    Vergonha...

    ResponderEliminar
  34. Ah ah ah, que ingénuo!
    Acha mesmo que a MJ se refere a algum acordo com sindicatos de OJs?!

    ResponderEliminar
  35. "Não se tratará de uma mera revisão salarial, estando em cima da mesa o relançamento desta carreira, por forma a adaptar estes profissionais aos "desafios do futuro".


    Disse a ministra hoje.

    ResponderEliminar
  36. Príncipe dos Pacíficos13/11/24 19:15

    Nem estrebucham.
    Vão papar tudo como há 10 anos atrás comeram sem tugir nem mugir.
    Os mansinhos vão perder o 7226, nunca mais irão recuperar a idade da reforma nem o resto dos papos secos, nada, nada, nada.
    Tão bonitinhos, todos alinhadinhos atrás do grande líder.
    Até uma vendinha levam a imitar Iustitia.
    Paguem o tempo de provisório, caloteiros!

    ResponderEliminar
  37. Príncipe dos Pacíficos13/11/24 19:19

    Martim Syder - PSD.
    Acabou de chamar os mansinhos pelos nomes na AR.

    ResponderEliminar
  38. 👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderEliminar
  39. Isso mesmo Sra.MJ, siga em frente que isto cheira a mofo por todo o lado.
    Quem não se quiser adaptar há muito setor na economia a precisar de mão de obra.

    ResponderEliminar
  40. O ministro da defesa Nuno Melo fala hoje de diversos suplementos que o governo criou para os militares, pagos cumulativamente. Fala em subsídios de quatrocentos e tal euros e outros. Mas alguns oficiais de justiça mantêm a cartilha da grandeza do acordo papos secos.

    ResponderEliminar
  41. Espero que paguem bem, porque o que aí vem implica de forma inequívoca muita atualização dos funcionários...


    -Digitalização passará a ser quase integral;

    - Inteligência Artificial a 'todo o gás';

    - Ferramentas de processamento de linguagem natural (PLN) podem identificar rapidamente informações relevantes, como datas, partes envolvidas, ou decisões judiciais anteriores, ajudando na organização de processos;

    - Algoritmos de IA podem ser treinados para analisar padrões de decisões judiciais;

    - Assistência da Inteligência Artificial na localização, em termos de processado, das Partes e Testemunhas, de forma rápida e eficiente;

    - Monitorização do progresso dos processos, alertando os Oficiais de Justiça sobre prazos importantes, documentos pendentes ou decisões judiciais a serem executadas, garantindo maior controlo sobre as tarefas...

    No início a adaptação não será fácil para todos.
    Mas é que nem nada que se pareça.

    Mas motivem-se os funcionários, façam-nos ver que são importantes e valiosos, paguem-lhes de forma justa e sem se perpetuar o sentimento de 'parente pobre' da justiça.

    ResponderEliminar
  42. Acho que não virá aí nada de bom.

    Acho que só irão sobrecarregar-nos com mais tarefas em troca de uma côdea de pão.

    ResponderEliminar
  43. Com a agravante de ficarmos ainda mais sobrecarregados com novas tarefas ...

    ResponderEliminar
  44. Últimas, fresquinhas, fresquinhas, sem respeitar o prazo fixado, de oito dias úteis para eventuais reclamações!...

    Página oficial da DGAJ:

    "Informam-se os candidatos ao concurso externo de ingresso para admissão de escrivães auxiliares e/ou técnicos de justiça auxiliares, aberto pelo Aviso n.º 20101/2024/2, de 10 de setembro, que no passado dia 8 de novembro de 2024, foi autorizada a abertura de um movimento extraordinário de oficiais de justiça, cujo aviso será publicado na 2.ª série do Diário da República, previsivelmente, no próximo dia 15 de novembro de 2024, de acordo com a informação prestada pela Imprensa Nacional da Casa da Moeda..."

    Atenção aos "radares administrativos" para esta velocidade vertiginosa, porque alguém se pode despistar!....

    🚧🚦🚨🚑😁😆😅

    ResponderEliminar
  45. Até as unhas deixam de crescer como deve ser...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ