“As políticas dos sorrisos e do negacionismo da ministra”

      Os Oficiais de Justiça aderiram às greves do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) do dia de ontem com especial empenho, empenho esse motivado e impulsionado pelo ímpeto exuberante da artimanha de quem pretendia travar, através de sujo truque, a eficácia da ação dos Oficiais de Justiça.


      Em nota enviada à comunicação social, o SOJ refere que os Oficiais de Justiça têm cumprido jornadas de luta faseadas desde 10 de janeiro de 2023, “por melhores condições de trabalho, reconhecimento da carreira e por um Portugal mais Justo”, lê-se na nota do sindicato esta sexta-feira divulgada, num dia em que ocorrem várias outras greves de organismos da função pública.


      O SOJ afirma, no mesmo documento, que “há uma campanha intimidatória levada a cabo pela Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), socorrendo-se de artifícios pouco próprios, indignos mesmo de uma entidade pública (elaborando listas de serviços mínimos, sabendo que eles não existem para este dia de greve)”, mas adianta que essa campanha “não surtiu efeito”, uma vez que a adesão dos Oficiais de Justiça foi de 85%.


      “É inaceitável, inqualificável até, que o Ministério da Justiça insista em não dar resposta aos trabalhadores, prosseguindo com a conflitualidade dentro dos tribunais, mantendo o país e o povo desprovidos de um verdadeiro e eficaz Sistema Nacional de Justiça (SNJ)”, queixa-se o sindicato, sublinhando que a resolução de processos em 2024 “é a pior dos últimos 10 anos”.


      “A conflitualidade dentro dos tribunais mantém-se e as políticas dos sorrisos e o “negacionismo” da ministra da Justiça não resolvem os processos que se acumulam ou prescrevem no “silêncio” dos gabinetes”, critica o SOJ.


      A estrutura sindical termina saudando “todos os Oficiais de Justiça que, uma vez mais, não se deixaram intimidar e se mantiveram firmes, encerrando a maioria dos tribunais do país”, salientando que “a Justiça, por responsabilidade do Governo e da ministra, vai manter-se adiada, ainda que alguns processos possam ser arquivados com celeridade”.


      Mas a política negacionista da ministra da Justiça, que consiste em difundir a crença da pacificação dos Oficiais de Justiça pelo excelente acordo alcançado, não é um exclusivo da ministra, porquanto essa mesma alegada pacificação é propalada por diversos Oficiais de Justiça, mesmo com específicos apelos à calma e à paciência, estando agora concentrados no final deste mês de dezembro e final do ano, como sendo um termo de um novo prazo, porque cada mês é um mês e cada ano é um ano, e assim se passam décadas, pacificados e chacinados.


MultidaoDeOlhosTapados1.jpg


      Fonte: “Lusa” citada, por exemplo, na “Sábado” e na “Renascença”.

Comentários

  1. Se um dia de greve, que previamente teve pouco tratamento no comunicação social, deu os problemas que deu, imaginem que, nesta fase, eram, por exemplo,  dez dias de greve, com o devido tratamento comunicacional.
    Qual seria o resultado prévio á greve, disse bem, prévio á greve, qual seria.
    Cabecinhas pensadoras do sindicato com maior representatividade, pensem, pensem, pois ainda por lá anda gente que sabe pensar e não só pastorear ao som dos assobios do pastor.
    Exijam, pulem a cerca, saiam da caixa, obriguem o pastor a agir. Ele, por muito  bom que se ache, não é dono do vosso pensamento 

    ResponderEliminar
  2. Esse sindicato está alinhado com o governo e nenhuma contestação haverá até ser conhecida a proposta do projecto.


    Depois, nessa altura,  vão espernear gritando as habituais frases do "ninguém fica para trás" e do "juntos somos mais fortes".
    Depois também vão dizer que o novo estatuto é indigno e que não aceitam tal proposta.
    Entretanto cai o governo e volta tudo ao início ...

    ResponderEliminar
  3. 25 anos a ser enganados.
    25 anos em que o ordenado baixou quase para o nivel do ordenado minimo de entrada.


    NOJO

    ResponderEliminar
  4. A proposta de estatuto que for publicada, será aprovada apenas com alterações de cosmética.
    Não se iludam.
    Já temos novo estatuto há varias semanas, só faltam as formalidades.

    ResponderEliminar
  5. Finalmente os oficiais de justiça estão a acordar das profundezas dos oceanos.
    Parabéns ao blog.
    Parabéns ao SOJ.
    Por esta já enviei a minha inscrição ao SOJ.
    Finalmente algo de digno que a classe aderiu, gostava de saber quem foram os 15 porcento que não aderiu.


    E o SFJ nada?

    ResponderEliminar
  6. Para a DGAJ depois de ter conseguido avançar com o concurso apesar dos atropelos da lei andam de peito feito...
    Pensam que podem jogar sujo por tudo e nada.
    Desta vez não ganharam 

    ResponderEliminar
  7. Uma coisa é certa para o DGAJ andar assim com este novo esquema de jogo sujo.




    O certo é que deve reinar algum desespero, e as greves têm efeito....e a classe ainda tem poder....

    ResponderEliminar
  8. Também era melhor que a insanidade reinasse outra vez e queiram rejeitar o estatuto por não acederem todos ao grau 3!
    Se este estatuto não for aprovado bem que podem espernear nos próximos anos por melhores condições e uma justa valorização salarial .
    Se estão a contar que estas novas centenas de OJs vão nessa cantiga podem esperar sentados.
    Preocupem-se é em ter uma valorização salarial adequada, porque o vosso tempo passou.

    ResponderEliminar
  9. Esqueça a DGAJ, até novo diretor é como se não existisse.
    A vitória do concurso foi da MJ e da sua secretaria de estado .

    ResponderEliminar
  10. Parabéns ao SOJ!
    Isto é mesmo ridículo.
    Mas o que é que o SOJ fez para convencer alguém a fazer uma hora de greve nos últimos meses?
    Não goze com quem trabalha, esse sindicato está moribundo.

    ResponderEliminar
  11. Ah sim claro.
    Parabéns FENISAP por teres ajudado a convencer os trabalhadores a aderirem a uma greve de outro sindicato.🤣

    ResponderEliminar
  12. Príncipe dos Pacíficos7/12/24 10:42

    Faltam 24 dias.
    Antes disso não vou fazer nada de que me possa arrepender.
    Como dizia um sábio meu amigo, é preciso ter cuidado como se lida com a DGAJ, porque eles podem não gostar de certas atitudes e depois ficam mal dispostos.

    ResponderEliminar
  13. Mais um angariador!
    Este tipo de comentário começa a ser demais do que evidente. 
    Se o SOJ não consegue mais associados tem de começar a fazer algo que convença os OJ!
    Populismo e greves que não tem qualquer objectivo bem definido não chegam. 
    Por  exemplo, projetos e colaboração para o novo Estatuto. 
    Alguém conhece a posição e as ideias desse Sindicato?
    Alguém acredita,  neste momento,  que a tutela vai aumentar alguém sem ser por via da revisão estatutária?
    Crentes....

    ResponderEliminar
  14. São de humores.

    ResponderEliminar
  15. Pastor dos Ámens7/12/24 10:45

    Isso mesmo.
    O prazo foi Dezembro de 2024.
    Está quase.

    ResponderEliminar
  16. A oportunidade passou entre princípios de outubro e as férias judiciais de natal.
    Não ouviram, agora só terão o que fizeram por merecer.
    Que será o estatuto remendado de que por aqui se vai falando, que já está cozinhado e que irá arrepiar muito cabelo.

    ResponderEliminar
  17. Cidadão 72267/12/24 10:58

    Como diz o ministro da presidência:
    Estou em luta contra algo que não aconteceu.

    ResponderEliminar
  18. Mas infelizmente a do seu SFJ conhecem... fomos os vendidos dos papossecos. E AGORA CHUCHA!

    ResponderEliminar
  19. Isto agora não é como antigamente.
    As pessoas - ojs - conhecem bem as vantagens de serem sindicalizadas - as políticas e as económicas - e dantes só tinham uma escolha, filiarem-se no único que existia, caso quisessem e pudessem vir a precisar.
    Hoje, por mais que isso possa desagradar aos anteriores únicos, essas pessoas - ojs - continuam a ter a mesma perspicácia, só que hoje em dia, sobretudo os ingressantes mas também os outros que nunca tinham estado para se chatear muito, já podem escolher entre duas propostas, e é isso que atemoriza quem estava habituado a não ter que se preocupar e agora já não angaria a totalidade das cotas.
    Daí que se virem para quem fala em alternativas por tudo e por nada, e é apenas só pelo receio não de perder a hegemonia mas de deixarem de ter a tal exclusividade que não dava trabalho nenhum. 

    ResponderEliminar
  20. Qual revisão? Viu alguma coisa?
    Aquele que era até aí fim do ano?
    Crente é o senhor.
    É fazer greve atrás de greve até arrasar os serviços 

    ResponderEliminar


  21. O SFJ ainda existe? Ainda tem associados? Bem podiam promover uma excursão tipo férias até... Gaza?

    ResponderEliminar
  22. O comentador das 10:43 faz crer que não pode haver alterações remuneratórias sem alterar estatutos. Sim, foi isso mesmo que aconteceu com todos os que têm sido aumentados. Até na aceitação do acordo o SFJ nada percebeu, aceitou no dia anterior 2,5% era essa a proposta que aceitou e o ministério acedeu a mais 1%, passando a 3,5% para tentar convencer o SOJ, pois com 2,5% já estava o SFJ satisfeito, pois isso mesmo foi tornado público no Observador. Portanto deixem-se de tretas, pois se a uns é dado os papos secos, seguramente que alguém está a mamar mel...

    ResponderEliminar
  23. Aguarde mais uma ou duas semanas e depois falamos!

    ResponderEliminar
  24. Não foi assim que se passou mas cada qual acredita no que quer....
    Agora em relação aos aumentos existe uma diferença com as entidades que refere.... é que nenhuma delas estava em processo de revisão estatutária. 
    É isso que é preciso saber entender.

    ResponderEliminar
  25. Não esquecer: pagamento urgente do valor em dívida, relativamente ao tempo de provisório. Contagem do período de tempo congelado. 

    ResponderEliminar
  26. Fazer nada que se possa arrepender?? Vai bater em alguém?

    ResponderEliminar
  27. Hum com este comentário é a confirmação cabal, que a greve está a criar mossa....
    Cabeças vão rolar..
    Afinal a greve é boa.

    ResponderEliminar
  28. Ao verificar os comentários de hoje, por aqui anda gente de casta superior.


    No discurso deles denota-se desespero..
    As greves têm tido efeito....


    Atenção que o ano de 2024 foi o pior dos últimos 10 anos e está hem?

    ResponderEliminar
  29. Outravez isso ?? Se te apanhasse dava te com uma tábua na cabeça, para ver se te calas...
    Andamos Aki a tratar de assuntos relevantes e vem este falar de trocados.

    ResponderEliminar
  30. A saída da DG nada teve a ver com greves. Haja paciência!

    ResponderEliminar
  31. Para o comentário das 13:41, você ou é administrador, ou trabalha na DGAJ ou no ministério, para ser contra as greves.


    Ou está apaixonado pela ministra, ela até é bem jeitosinha...

    ResponderEliminar
  32. Atenção oficiais de justiçazinha, o ano de 2024 é o pior dos últimos 10 anos, se isto não é lutar em tão não sei o que será.


    Para todos aqueles que acham que as greves não servem para nada....
    Pumba afinal serve..

    ResponderEliminar
  33. Ouvi dizer que administradores e juízes presidentes andam a ser pressionados até mais não...por não conseguirem controlar o o.j. tem havido gritaria louca entre eles.

    ResponderEliminar
  34. Ouvi dizer que a DGAJ quer contratar hackers para bloquear o blogue...
    Apenas peço ao sr. Bloguer, que contrate informáticos, para poder assegurar o blogue.

    ResponderEliminar
  35. O teu cérebro é que está congelado, chato do....!😡

    ResponderEliminar
  36. O post das 10.43 tem todo o sentido.
    Vocês são uns inuteis que só sabem criticar e nada fazem por pura ignorância e incompetência.
    Reconheçam a vossa mediocridade e calem-se sff.
    Deixem trabalhar quem sabe.

    ResponderEliminar
  37. O desespero é tanto que todos esquecem as publicações efetuadas, pela ministra que já esclareceu que o estatuto será apresentado para meados de 2025.


    Não está nenhum estatuto pronto, não ficará pronto até ao fim do ano.


    Eu trabalho no ministério da justiça sei o que digo.

    ResponderEliminar


  38. Foi um passarinho piu-piu?



    ResponderEliminar
  39. O prazo é meados de 2025.

    ResponderEliminar
  40. Não acertou em nenhuma. Atento o teor da resposta nada que surpreenda. Sou Oficial de Justiça há mais de 30 anos, não exerço cargos de chefia, mas ao longo deste tempo todo tenho assistido à degradação desta classe. E pergunto, porquê? Porque somos uma classe de interesses, onde os que há muito tempo usufruem do "status quo" nada querem que se altere. Se houver mais dinheiro, muito bem, mas mais nada. Desde há muito que não existe uma efetiva vontade de mudança porque, por cada colega que se aposente, é uma oportunidade de um qualquer, sem ser sujeito a provas de conhecimento e outros, ser indicado em substituição para exercer o cargo superior. Este exemplo já existe há muitos anos. A complacência dos dirigentes sindicais é que é inadmissível. Para não ferir suscetibilidades, nada dizem nem fazem. Porquê? Porque lhes interessa manterem as suas posições e cargos sindicais. Não precisam de trabalhar numa secretaria e dá muito dinheiro. O sfj tem de receita anual cerca de 750.000 EUROS. Nos últimos anos, não tem chegado para as despesas.  Boa vida, certo? Quanto ao soj, ninguém sabe nem pergunta sobre contas! Por isso, quem achar pertinente, perguntem na DGAJ qual a opinião generalizada sobre os ditos "nossos" representantes. Ou seja, nada contra as greves  

    ResponderEliminar
  41. O desespero é tanto que até inventam datas...agora é mais duas semanas...
    Olhe que aí já é as férias judiciais...ehehe.


    O estudo apenas será apresentado em junho de 2025.
    Eu trabalho diretamente com quem elabora essa porcaria...

    ResponderEliminar
  42. Karamba dessa não estava á espera.


    Com esta já me arrumaste a um canto..
    Já me calei...
    Contra fatos não existe argumentos.

    ResponderEliminar
  43. E eu inventei a roda!

    ResponderEliminar
  44. É óbvio que para quem anda aqui há meia dúzia de dias, esses assuntos não lhes dizem nada. Tristes.

    ResponderEliminar
  45. Nós todos também trabalhamos no Ministério da Justiça ...

    ResponderEliminar
  46. Sabe o que se passou com as policias municipais que não tem ainda sequer um estatuto? Ou só sabe o que o grande líder lhe diz? O problema de alguns dirigentes do sfj é que lutaram para se instalar, agora instalados querem manter as mordomias e que se lixem os outros. 

    ResponderEliminar
  47. Se este blog acabar então é que estamos tramados.


    Fazem as coisas e só depois é que damos conta delas. Como era antigamente em que só se sabiam as novidades quando elas entravam em vigor.

    ResponderEliminar
  48. Isto está muto calmo.
    Se fosse em dia e horário de trabalho já aqui estavam mais de 100 posts de encher chouriça.

    ResponderEliminar
  49. Também ouvi isso.


    E parece que são os próprios juízes que, não conseguindo alcançar  os objectivos, pressionam os juízes presidentes que por sua vez apertam com os administradores.


    E tem lógica, se os juízes não cumprem os objetivos não podem ter boas classificações, o que os prejudica em termos de carreira.


    Portanto, é verdade que as greves estão a fazer mossa e os primeiros a sentir são precisamente os juízes.

    ResponderEliminar
  50. Mas quem diz que foi o pior nos últimos 10 anos? Isso não é verdade, pois pelo que sei está tudo a ser recuperado. Podem estar contra, mas a Dra. Rita Júdice tem sido a nossa maior aliada. Nunca tivemos aumento dos 10% e devemos ser gratos por termos tido quem o fez; alguém alguma vez se interessou em fazer acordo connosco? Não! Sejamos humildes, a Dra. Rita e o Dr. Marçal, coadjuvado pela Dra. Regina, têm feito um grande trabalho e só não reconhece quem andar de má fé. 

    ResponderEliminar
  51. O verdadeiro fiscal que anda aqui a controlar quem comenta durante o horário de trabalho 
    Imagino se tivesse acesso aos IP's ...


    Pior que a pide 

    ResponderEliminar
  52. Comentário das 15.06. Tudo muito bem dito e pensado. É pena que os Colegas não percebam ou não queiram perceber o que se passa nesta carreira há muitos anos. Os sindicatos tratam da sua vida. Se um dia aparecer alguém que divulgue as contas e despesas de cada dirigente sindical, vai cair o Carmo e a trindade. Vai ser caso de investigação do ministério público. Façam uma auditoria às contas e vão ver o que se tem passado nas últimas décadas... 

    ResponderEliminar
  53. São acaros senhor, s7/12/24 18:33

    Não são Hackers são acaros....

    ResponderEliminar
  54. Ou Ignorância ou má fé no seu comentário!
    As contas (refiro-me apenas ao SFJ) são escrutinados, sao públicas, divulgadas e de acesso permanente na sede e filial a quem as quiser consultar!

    ResponderEliminar
  55. Trocados??
    Palhaço. Só  podes ser filho de pai rico que te financia.


    Eu vivo do meu ordenado e desse ordenado devem-me 4 anos de provisório  desde 2021.
    Dinheiro é  meu ladrões  e faz-me falta há  20 anos.
    Alem dos juros que deviam estar desta vanda estes anos todos.


    Nojentos.

    ResponderEliminar
  56. Desde 2001  a divida.


    Palhaços 

    ResponderEliminar
  57. Tu nem cerebro tens. 


    Sabem o que é  uma divida de 23 anos? Filhinho do papá  e da mamã.  Obvio que não  sabes merda nrnhuma do que custa a vida.

    ResponderEliminar
  58. Ahahsh


    Os cemitérios  estão  cheios de gente que cumpriu objectivos.

    ResponderEliminar




  59. SOJ


    Não  desarmes contra a mentira  da tutela!

    ResponderEliminar
  60. Ui, a sério! Então diga-me quanto gastou o presidente ou os dirigentes sindicais em ajudas de custo e despesas de transporte e idas ao estrangeiro no ano de 2023? Diga lá, para sabermos de números. É a aparente seriedade. Quando se questiona são todos muito sérios e apresentam o discurso de sempre. Digo-lhe que já não convence ninguém com essa resposta.

    ResponderEliminar
  61. Eu sou um daqueles a quem devem tempo de provisório  de 4 snos e tal.
    Desde 2001.
    Não  recebi notificação  nenhuma.
    Paguem o que devem CALOTEIROS!


    Já  não  chega de roubo???






    Paguem  o que defem

    ResponderEliminar
  62. Eu cá acho que deveria de haver uma auditoria com regularidade de cada mandato às contas do soj e sfj. Quem não deve não teme 

    ResponderEliminar
  63. O rei do populismo é o Tony Marcial.
    As (in)acções do SFJ são suficientes para os oficiais de justiça mudarem para o SOJ.

    ResponderEliminar
  64. Apoiado! Apresentem as despesas por cada dirigente e depois vamos perceber os gastos para além dos 750 Mil EUROS. Vai haver processo no MP.

    ResponderEliminar
  65. Errado!
    Convence quem ignora. Não convence quem está de má fé e apenas diz mal por dizer. Como se disse toda a contabilidade está ao dispor de todos os associados.

    ResponderEliminar
  66. Sim. Ações é com o SOJ. 
    Haja paciência @

    ResponderEliminar
  67. Se estiver errado, apresente as contas de forma discriminada e depois cá estaremos para falar. Vá lá, com tantas certezas, dê só um exemplo de gastos ou despesas, como lhe queira chamar? Comece pelo sr. presidente no ano de 2023. Ficamos à espera dessa predisposição de transparência.

    ResponderEliminar
  68. Soj endurece a luta, 3 semanas seguidas.
    Nós estamos fartos, vá os atrás da greve.
    Chega de falta de respeito 

    ResponderEliminar
  69. Quanto às contas do SOJ, nada sei e penso que ainda é cedo para me debruçar sobre esse assunto, uma vez que sou associado de fresco e o Carlos Almeida para mim ainda está em estado de graça.
    Relativamente à outra questão, relembro que o SOJ tem uma lista negra e apela a que todos os casos que vão sendo conhecidos sejam reportados à referida estrutura para verificação sobre se batem certo com os anunciados oficialmente.

    ResponderEliminar
  70. O tempo congelado são "só" mais dois escalões para todos e mais três para quem já não progride há mais de cinco anos.

    ResponderEliminar
  71. Também estou a ponderar alterar esse princípio de não ir à net durante o horário de trabalho, bem como passar a fazer as pausas a que se tem direito.

    ResponderEliminar
  72. O comentário das 14:20 devia ter sido apagado, incita á violência e não estimula qualidade reflexão.

    ResponderEliminar
  73. Certamente não está à espera que seja eu ou alguém a informa-lo.
    Se tem interesse vá consultar. Tal como referi, as contas e relatórios de atividades estão disponíveis para quem quiser ver, nos locais próprios. 
    Dizer mal por dizer... fica-lhe mal!

    ResponderEliminar
  74. Alguém viu ontem as causas?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ