Todos os meses deixam as funções, em média, 30 Oficiais de Justiça

      Os Oficiais de Justiça obtiveram ontem a informação de que o Ministério da Justiça conta, ao dia de hoje, um total de 6971 Oficiais de Justiça; assim informaram os sindicatos na reunião desta terça-feira.


      Ora, a anterior contagem oficial, divulgada este ano, que remonta às listas de antiguidade com referência a 31 de dezembro de 2023, indicavam um total de 7391 Oficiais de Justiça e este era o número total mais baixo de sempre nos últimos vinte anos.


      Quer isto dizer que ao longo deste ano de 2024 se perderam – até ao momento – 420 Oficiais de Justiça, sem contar ainda com os que se aposentarão no final deste mês.


      Tal como aqui já anunciamos, o ritmo anual de perda de Oficiais de Justiça, só pela idade, não considerando as saídas por outros motivos é, em média, de 350 Oficiais de Justiça, tal como apresentamos nas contas do artigo aqui publicado a 13MAI2024.


      Quer isto dizer que os 570 novos Oficiais de Justiça que deverão ingressar na primeira quinzena de janeiro, não são um acréscimo para a carreira, mas tão-só um penso-rápido para esconder a hemorragia.


      Que se perceba bem que o Ministério da Justiça não está a reforçar os quadros de Oficiais de Justiça, pois este concurso dos novos 570 não é reforço nenhum, mas apenas uma medida de emergência para manter tudo igual, ou melhor, não propriamente igual, mas pior.


      A troca com a saída dos mais velhos na carreira faz-se com a entrada de idêntico número dos mais novos. Isto é, a troca dos mais experientes, com décadas de serviço, faz-se com gente sem experiência nenhuma.


      A troca dos ordenados mais elevados faz-se com os ordenados mais baixos.


      Em termos aritméticos, entre o deve e o haver, o negócio é bom. Pode dizer-se que não houve variação relevante no número de Oficiais de Justiça, porque entraram tantos quantos os que saíram, mas, milagre, mantendo o mesmo número de pessoas, ou mesmo um pouco mais, os gastos com pessoal são muito menores.


PensosRapidos.jpg


      Haverá reforço dos quadros quando os concursos para ingresso contabilizem a quantidade que se perde no ano e nos anos subsequentes.


      Por exemplo: no concurso deste ano, haveria reforço e uma governação responsável com boa gestão dos recursos humanos, se para além dos 450 pensos-rápidos se juntassem, pelo menos, mais 700 para cobrir as saídas dos próximos dois anos, voltando a novo concurso no próximo ano e em todos os anos, sempre com um mínimo de 700 lugares para cobrir os 350 que saem a cada ano, permitindo um avanço mínimo de dois anos para o equilíbrio da aprendizagem em funções. Isto é que é o mínimo para se poder falar de reforço.


      Para que se compreenda bem, fizemos uma análise a 10 anos, até ao ano 2034, constatando que, em média, nesta próxima década, o número de aposentações anuais ronda os 350 Oficiais de Justiça, ou seja, uma média de 30 por mês, o que equivale a uma perda de um Oficial de Justiça todos os dias durante os próximos dez anos.


      No quadro que segue é possível apreciar a quantidade de Oficiais de Justiça que completam 66 anos de idade a cada ano.


Aposentacao=Idades66Em10Anos.jpg


      No quadro que segue estão todas as categorias e separadas por faixas etárias de décadas, entre os 20 e os 70 anos; sim, 70 anos, uma vez que há Oficiais de Justiça a trabalhar após os 66 anos e estes totalizam hoje 191 pessoas.


      Desses 191 Oficiais de Justiça que se mantêm a trabalhar após a idade da aposentação, a maioria são os que este ano completam 67 anos (115), seguidos pelos que completam 68 anos (49), com 69 anos são 18 e, por fim, completam este ano 70 anos de idade 9 Oficiais de Justiça que serão empurrados porta-fora.


Aposentacao=IdadesEm2024.jpg


      Deste quadro acima constata-se que este ano de 2024 completarão 66 ou mais anos, um total de 436 Oficiais de Justiça, portanto, são 436 potenciais aposentados ao longo do corrente ano.


      A maioria encontra-se nos 66 e 67 anos, sendo poucos os que completarão 68, 69 e 70 anos (76 indivíduos).


      A categoria com mais Oficiais de Justiça a atingir a idade de aposentação é a de Escrivão Adjunto (154), seguida da categoria de Escrivão de Direito (111) e são estes que serão compensados numericamente por novos Auxiliares.


      No quadro abaixo estão os Oficiais de Justiça divididos por faixas etárias de dez anos e também divididos por categorias.


Aposentacao=FaixasEtariasEm2024.jpg


      O que salta logo à vista é o facto óbvio das faixas etárias mais novas se encontrarem nas categorias de ingresso, no entanto, vemos, com espanto, que na faixa dos 20 aos 29 anos apenas existem 191 Oficiais de Justiça, o que é, manifestamente, muito pouco.


      Salta também à vista que o grande número de Oficiais de Justiça se situa na faixa dos 50 a 59 anos de idade e, logo de seguida, na faixa dos 60 a 70 anos – uma nítida imagem do estado muito envelhecido da carreira.


      E onde estão os Oficiais de Justiça mais velhos? Estão massivamente nas categorias de Escrivão Adjunto e de Escrivão Auxiliar e Técnico de Justiça Auxiliar.


      No gráfico abaixo temos uma perceção mais simplificada e direta das faixas etárias, vendo claramente onde se situam os Oficiais de Justiça mais velhos e o abismo que os separa dos mais novos.


Aposentacao=FaixasEtariasEm2024-Grafico.jpg


      É este o estado atual da carreira que pode ainda ser comparado com os valores dos últimos vinte anos, no gráfico que segue, onde se pode apreciar o abismo em que a carreira caiu, em que os Oficiais de Justiça se deixaram cair.


OJ-TotaisAnuais-Grafico2023.jpg

Comentários

  1. Mas qual abismo?
    O envelhecimento da população faz parte do primeiro mundo e Portugal esta no Top 5.
    O mundo estaria bem melhor com 1/10 da população. Os outros animais e a natureza agradecem.
    As tarefas que hoje um oficial de justiça desempenha não têm nada a ver com as do passado. É por isso natural que muitos se sintam peixe fora de água. 
    Aqueles que depois dos 66 ainda trabalham são uns felizardos. Têm saúde para o fazer, gostam de trabalhar e sentem-se bem com isso. Uma boa vida para muitos não são só momentos de ócio embora para outros uma boa vida passa só por momentos de lazer e estes atualmente são a maioria.
    A profissão vai seguir o seu caminho espero que em prol dos mais novos que terão também de aprender a ser pacientes. 
    Boas Festas para todos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi escrito por alguém no MJ ou da DGAJ?

    ResponderEliminar
  3. Rei dos Mercedes19/12/24 08:58

    Está a misturar "alhos com bugalhos" ! Aqui fala-se do declínio da carreira de Oficial de Justiça! Não se fala de taxas de demografia ou se o mundo estaria melhor com menos população! Isso são contas de outro rosário e nem a China nem a India são para aqui chamadas devido ao aumento demográfico naqueles países!

    ResponderEliminar
  4. Mais dinheiro e outras coisas mais para a profissão se tornar atrativa.


    A montante pagam-se bem aos da PJ ao AE e outros


    e se a jusante nao se paga bem 


    o todo é uma confusão.

    ResponderEliminar
  5. Tal como os professores ou os médicos, os serviços prestado ou a prestar vão entrar em rutura, mas isso não é novidade pois não?!!
     
    O que é surpreendente é vivermos tempos de vacas gordas e isto estar a acontecer nos serviços públicos.


    A maioria das pessoas do setor privado pensa que nós FP somos uns parasitas!


    O que interessa é ter as profissões de topo bem oleadas  salarialmente, enquanto os outos, os OJ, ganham cada vez menos!


    Mas não pensem que alguém vai ter pena de nós.


    Somos nós que temos de lutar pelos nosso interesses, desenganem-se os que pensam de outra forma!


    Ah, mais uma coisa!
    A luta a acontecer, tem que ser agora, tem que ser já!


    Portanto, ganhem coragem pois os tempos assim o exigem!


    Abraço

    ResponderEliminar
  6. No próximo ano o número de aposentações dispara.
    São Colegas que entraram num ano e num curso onde houve muitas admissões à carreira.
    São muitos os Colegas por esses Tribunais foram " a meterem" os papéis para a reforma já no início do ano para poderem sair mais lá para a frente.
    Confesso que fico contente por ver alguns deles a tratarem dessa burocracia com uma felicidade tal que impossível ficar indiferente.
    Estão fartos disto e já contam os meses para ir embora.
    Por outro lado já guardo alguma nostalgia de ver ir embora alguns Colegas de velhas batalhas.
    Fala-se em mais de 600 a aposentar -se para o ano.
    Que tenham muita saúde e uns trocos para gastar.
    Abraço.
    FF

    ResponderEliminar
  7. Sim sim, não suspendam as greves durante a calendarização das negociações e esperem sentados por alguma coisa.
    Quem insistir nas greves agora e tornar inviável qualquer acordo, será sem dúvida o carrasco desta carreira.

    ResponderEliminar


  8. Calada estavas tão bem.

    ResponderEliminar
  9. Com todo o respeito, mas o seu comentário (09:47) é um comentário um tanto ou quanto palerma!


    Ninguém, repito, ninguém começa uma negociação subjugado.


    Em todas as negociações as partes fazem uso de todo o seu poder, sem exceções!


    A greve é a maior de todas as "armas" à disposição dos trabalhadores e sindicatos!


    Não é tempo de medos ou receios! 


    Há que avançar decididamente!

    ResponderEliminar


  10. Aqui os novos quando chegarem, coplocados fora de casa, ao verem o ordenado com as despesas, tenho para mim que não vão ficar metade.
    Insistem no mesmo, salarios baixos de entrada  e não saimos disto.


    Carreira destruida.
    Quem está BURNOUT certinho

    ResponderEliminar
  11. "Deixa afundar!..."

    ResponderEliminar


  12. Gostas de ser mesmo escravo e masoquista!
     vai para a china trabalhar, pá!

    ResponderEliminar



  13. Carreira já foi.
    Assim que possa vou-me e entretanto meto umas baixas.
    Não aguento numa secção onde estavam 5 e agora 2.


    Que se lixe isto.
    saude vale mais.

    ResponderEliminar
  14. Pai Natal 202419/12/24 10:14

    A minha receita natalícia é:
    09:00 - 12:30
    13:30 - 17:00
    Este período vale cerca de 1000 euros.
    Não vale a pena inventar.
    Um feliz e descansado natal

    ResponderEliminar
  15. Rei dos Mercedes19/12/24 10:44

    Tudo dito em poucas palavras...

    ResponderEliminar
  16. Bom dia a todos! Alguém sabe quando sai a lista definitiva do Movimento Extraordinário de Novembro de 2024? Obrigada.

    ResponderEliminar


  17. Como diria a Odeta: Tal dinheirito tal trabalhito...

    ResponderEliminar
  18. Rainha dos Andarilhos, Algálias e Arrastadeiras19/12/24 12:26

    Só se aproveita a parte das Boas Festas!
    Pois, falando por mim mas querendo crer que será assim também para a maioria, eu gosto de atividade não ociosa ou hedonista quando para mim é, sendo que gosto mesmo muito de trabalhar até para outrem, quando esse seja respeituoso para comigo, o que não é notoriamente o caso da nossa tutela.

    ResponderEliminar
  19. É apenas um círculo vicioso.
    Quem aceita ser condicionado está pronto a condicionar.

    ResponderEliminar
  20. Rei dos Citotes19/12/24 12:34

    Impressionante.
    Bom trabalho, Mr. Bloguista.
    Menos dum terço nascidos depois do 25 de Abril cujos 50 anos foram recentemente comemorados...

    ResponderEliminar
  21. Bom dia,
    A situação seria ainda mais grave se todos os colegas que "meteram o chico", ou seja, que ficaram para além da idade da aposentação embora reunissem todos os pressupostos para se aposentarem, se pusessem a andar e deixassem os  - muitos dos - lugares que ocupam em cargos de chefia livres para se desbloquearem as promoções e se possibilitasse o rejuvenescimento dos quadros.
    Não é assim que sucede e vemos uma série de "bananas" a perpetuarem nos cargos que ocupam apenas e só porque estão comodamente nesses lugares e, porque têm a carreira feira, estão-se marimbando para as metas e objetivos do serviço e vivem à custa do suor dos funcionários que dirigem, limitando-se a atuar processos, a abrir conclusões (muitas vezes mal e de forma desorganizada e desarticulada) e, no mais, a preencher mapas estatísticos sempre com o auxílio de dos outros e sem qualquer preocupação sobre a fiabilidade desses dados.
    Pusessem todos os pés a caminho  e a coisa piava diferente.

    ResponderEliminar
  22. Estão a tentar tirar poder á profissão e estão lentamente a desmantela-la..

    ResponderEliminar
  23. Se precisares, eu passo-te a baixa médica.

    ResponderEliminar
  24. Segundo um contacto que tenho na DGAJ, não sai antes da Páscoa.

    ResponderEliminar
  25. Rei dos Mercedes19/12/24 13:31

    Subscrevo integralmente...mas como pouco fazem... deixam-se andar...

    ResponderEliminar
  26. Quem é essa?

    ResponderEliminar
  27. Brincadeirinha de Natal!!

    ResponderEliminar
  28. Está a falar a sério ou a ironizar? 

    ResponderEliminar
  29. Tem razão quando diz que uma boa vida para muitos não é só momentos de ociosidade.
    É também fugir do ambiente de casa, onde não conseguem estar, para infernizar, muitas das vezes, os colegas dos tribunais que os têm de aturar no lugar da família.
    Muitos de nós, falo dos mais velhos, não temos amigos fora do circuito de pessoas que frequentam os tribunais, e na família já ninguém quer saber deles porque assim o fizeram com eles. Dedicaram-se ao trabalho e esqueceram que a vida só se vive uma vez, não há segundas oportunidades - são por isso uns infaustos cuja infecundidade deveria ser o castigo para não deixar pro cá nenhum legado desse hábito e forma de estar.
    Há muita gente velha que tem muito valor e muitos mais que, tal como as coisas, são apenas velhos e não valem rigorosamente nada.
    O tempo da fabricação de pessoas socialmente integradas e preocupadas com uma sã convivência parece ter acabado e há muitos colegas, velhos como a potassa, que teimam em lutar contra a voracidade do tempo em vez de o aproveitar.
    ide para casa que em casa é que estão bem, juntos dos seus familiares e amigos e deixem o espaço para ser ocupado pelos que se prepararam para isso.
    Façam um favor ao Estado e ide tomar conta dos netinhos, pois as creches estão a abarrotar - se calhar são tão desgraçados que nem sequer tiverem tempo para fazer filhos e agora a única coisa de apego que têm é o sítio onde muitas vezes se inferniza a vida dos outros.
    Se não sabem fazer outra coisa, nem sequer distribuir os afetos à família, então procurem uma boa corda nova e amarrem-se a uma pedra velha e pesada e procurem o fundo de tantos rios que por esta época vão cheios.
     

    ResponderEliminar
  30. Só há dois sítios onde os fracos fazem força e os fortes todos se cagam - um deles é na retrete e o outro é à mesa das negociações salariais.
    Se não pagam o justo, se não nos tratam com justiça e equidade, então merecem da nossa parte o justa e proporcional tratamento.
    O que diz sobre o cancelamento das greves só seria pertinente se, e só se, tivesse sido apresentado um projeto em que, por muito distanciante que fosse das nossas reivindicações, se pudesse perspetivar uma aproximação às nossas reivindicações e não foi esse o caso.


    Em todo o caso, conhecido o documento da valorização salarial , na eventualidade pode mesmo acontecer uma suspensão total até fevereiro.
    Se isso acontecer seria bom sinal, mas parece-me que não será assim.

    ResponderEliminar
  31. Comungo do seu sentimento, antagónico e de ambiguidade   entre a felicidade deles e a tristeza de os vir partir mas com a certeza de os encontrar por aí, a desfrutar do resto de toda uma vida - o que já não é pouco!


    Boas festas FF

    ResponderEliminar
  32. Estão ....
    Quem é o sujeito da sua afirmação?
    É que, ao que parece, o maior responsável é o SFJ (o SOJ nasceu muito depois e só por estes dias  aprendeu a falar e a andar)  é o maior dos responsáveis.
    - quando extinguiram os tribunais de círculo fazendo regressar o modelo em que os julgamentos passaram a ser feitos nos respetivos municípios com os mesmos funcionários - fizeram nada!
    - em 2001, quando se subtraiu competências aos tribunais para as Conservatórias e Notários (DL 2727/2001) - fizeram nada!
    - em 2004, quando foi feita a reforma do processo executivo e o alargamento dos TAF's - fizeram nada!
    - nesse mesmo ano, quando concentraram os orçamentos dos tribunais na DGAJ - fizeram nada!
    - em 2007 e ss. - quando o Sócrates acabou com o regime de aposentação diferenciada - fizeram nada!
    - em 2014 - quando o Passos implementou a reforma do "sistema" judiciário (alargando o seu âmbito aos Juízes de Paz, Mediação, Resolução Alternativa de Litígios, Balcões únicos disto e daquilo, Tribunais Arbitrais e tudo o mais)  - fizeram nada!
    - em 2018 e 2019 - com as reformas das carreiras dos Oficiais de Registo, da AT, e dos Magistrados, entre outras - fizeram nada!
    - quando decidiram estrangular o número de movimentos anuais (de 3 para 1) e com critérios "à la carte"- fizeram nada !
    - criados vários imbróglios nos concursos - entre os quais o de secretário entre outros  - fizeram nada!
    E nada continuam a fazer pois tudo o que fazem é uma nulidade autêntica - só conhecem uma ideia, qual seja a de apoucamento e não são capazes de lutar porque para isso era preciso que existisse uma ideia e que se fosse fiel a essa ideia.
    Nulidade! 
     

    ResponderEliminar
  33. É as duas coisas.... estamos todos a mais, pelo que me parece!

    ResponderEliminar
  34. É mesmo isso!


    O SFJ é mesmo uma nulidade, o e SOJ, dependendo do que vier a fazer no futuro, também poderá vir a sê-la.


    É quase criminosa as omissões em relação a esses assuntos do dito sindicato mais representativo!


    E reparem que não é só seus líder, mas também todos aqueles que não se demarcam, nada contestam,  nada dizem!...

    ResponderEliminar
  35. Sim perdeu a noção de realidade!


    Atentem numa coisa:
    Antes de entrar para a reunião dos "papos-secos", os guardas prisionais, que haviam saído da reunião deles,  disseram-lhe que tinham acabado de rejeitar 300 euros mensais, e mesmo assim assinou um acordo com imenso e efetivo prejuízo para todos nós!


    O que dizer disto?!!!!
    O que dizer disto?!!!!


    Como se explica isto?!!!! 

    ResponderEliminar
  36. Aceitou 6 vezes menos!


    Vamos todos perder milhares e milhares de euros em consequência de tal acto!


    SE isto não é delírio?!!

    ResponderEliminar
  37. Sim, também confirmo. A lista definitiva não sai antes da Páscoa. E se correr bem!!


    Houve muitas reclamações e em princípio este movimento extraordinário será anulado e repetido.

    ResponderEliminar
  38. Amanhã ou 300€ ou greves aos atos, espero que o Soj não se renda por pouco.
    No que me respeita, perde um recém associado.
    Perdidos por 100, perdidos por mil.

    ResponderEliminar
  39. Não invente.
    A Ministra só anulava este concurso se morressem todos.
    Máximo a meio de janeiro estão todos a trabalhar.
    Se fizeram o movimento em 3 dias, não iam demorar 3 meses a refazê lo.

    ResponderEliminar
  40. Estou confiante que a postura responsável e pró ativa do SFJ, dará os seus frutos amanhã.
    Contudo, como disse a MJ, não haverá negociações sem pacificação.
    Deste modo, caso a proposta de revisão salarial seja aceitável, espera-se o bom senso de todos os intervenientes e que a ambição de protagonismo de facções minoritárias,  não deitem tudo a perder.
    No mínimo fiquem quietos e deixem trabalhar quem sabe.

    ResponderEliminar
  41. Ou esta classe de meninas mimadas acorda ou estamos lixados....

    ResponderEliminar
  42. Você não passa de um.lambe botas cheio de medo, se não derem 500 euros a todos é para a luta e acabou a história, não aceitem menos do que isso 

    ResponderEliminar
  43. Concordo. 
    O papo-secos vez m... e agora quer que os outros lhe resolvam o problema. 
    500€ a cada um dos Oficiais de Justiça, no mínimo. 
    Ele andam à rasquinha, agora é que viu que foi enganado. 
    E parece que gostou, não muda o discurso. 

    ResponderEliminar
  44. Defina aceitável??

    ResponderEliminar
  45. Para mim aceitável é o que têm dado às outras classes 250\300€, menos que isso para mim é inaceitável.
    Não somos menos que ninguém.
    Só a polícia teve 20% no iniydo ano + 200€percebe????

    ResponderEliminar
  46. Vocês viram nas noticias a greve dos funcionários das finanças? A concentração deles em frente da assembleia da República. Aprendam como se faz. Em numero não devem ser mais do que nós mas apresentaram-se na manifestação em numero decente e fizeram barulho. Com um acto simbólico que eu não tinha visto ainda e que pode ser uma ideia a aproveitar, atiraram para a escadaria montes de códigos tributarios.
    Nós podemos espetar-lhes com os codigos de processo Civil, do trabalho das custas etc. Mais uma classe que vai ser satisfeita primeiro que os oficiais de justiça. Uma classe privilegiada e muito acima do nosso nivel salarial.
    É a vida.  Quem puder que va e saia deste desterro que são os tribunais. 

    ResponderEliminar
  47. O problema é que o pessoal gosta destes espetáculos. É tipo um encantamento. Primeiro fazem um comunicado onde ocultam o que se passou e depois, como percebem a reação da classe, o Marçal tira o coelho da manga, diz para ligarem o video, diz umas larachas, não assume que a ministra faltou à palavra, até afirma que a estratégia apresentada é melhor, passa pelos pingos da chuva, os que dependem dele aplaudem e bajulam-no e os outros continuam a acreditar neste personagem que percebe de manipulação de massas como ninguém. E como esta classe só quer é mais dinheiro, o discurso cai tão bem. Temos o que merecemos.

    ResponderEliminar
  48. Um inútil que nada faz para merecer o que exige, a chamar lambe botas a outros.
    A apreciação que fiz acima é completamente independente, nada tenho a ver com direções de sindicatos.
    Mas consigo perfeitamente perceber quem está neste processo numa atitude construtiva, de outros que do cimo da sua inércia e incompetência, apenas fazem exigências como se apenas tivessem dtos, sem obrigacões.
    Dos fracos não reza a história.

    ResponderEliminar
  49. Os Oficiais de Justiça não utilizam nem nunca utiluzaram CÓDIGOS;)
    O problema é outro ou é o Outro..??!!
    Quem deveria ser pioneiro nesta  ação ?? Nós OFICI(ais...) de Jus (TICA). 

    ResponderEliminar
  50. Nada faz? Te eu m noção do trabalho gratuito que esta classe fez durante anos apenas por brio profissional??
    Está a brincar?
    Como qualquer profissão há aqueles que são menos competentes, agora o que diz é completamente injusto e desvirtuado, o que temos tido é só obrigačoes e cada vez menos direitos.
    Estes infiltrados sem noção.
    Vá comentar nos fóruns da sua profissão.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ