A divisão da carreira já existe e faz-se hoje entre os acomodados e os incomodados
Na mensagem vídeo que, indignado, o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) dirigiu aos Oficiais de Justiça e ao país, dizia que iria apresentar logo a seguir um calendário de luta.
«Na próxima semana iremos divulgar já o nosso calendário de luta que poderá também passar por uma concentração nacional em Lisboa de todos os Oficiais de Justiça para, todos juntos, demonstrarmos ao Governo que não temos medo de ir à luta.», assim dizia Marçal.
A anunciada próxima semana passou e já passou ainda outra e mais uma que está a passar e, desta vez, como infelizmente noutras, verifica-se novamente o contágio dos políticos e dos governantes, como um contágio gripal, voltando a não ser honrada a palavra dada.
Que não se confunda: o dito contágio gripal não tem nada a ver com a Gripe A, ou B, ou C… mas com um outro vírus, um outro curioso vírus que, praticamente não dá sintomatologia nenhuma, mas tolhe as mentes dos hospedeiros, retirando-lhes discernimento até para as coisas mais elementares.
Sem calendário apresentado, resolvemos nós apresentar um e, de momento, apenas para o corrente mês de janeiro. Mais para diante se farão outros, com a advertência de que para nenhum dos dias deste calendário se propõe qualquer tipo de silêncio.
Calendário de lutas “in extremis” para janeiro de 2025:
– Dia 13JAN-SEG às 15H00 – Greve à tarde com Manifestação junto ao STJ por ocasião da cerimónia que assinala a abertura do ano judicial 2025.
– Dia 15JAN-QUA – Greve todo o dia para demonstrar a alegada pacificação e o estado de indignação que se deve refletir na reunião do dia seguinte dos sindicatos com o MJ.
– Dia 16JAN-QUI – Greve na tarde para assinalar a reunião dessa mesma tarde (15H30) no MJ.
– Dia 20JAN-SEG – Greve no período da tarde, caso não se convoque desde já outra para cobrir as manhãs em falta (ainda que com serviços mínimos), o que se mostra muito pertinente, para assinalar aquela que será a notícia do dia do aparelho de propaganda do Governo referindo a entrada de 570 novos Oficiais de Justiça.
– Dia 29JAN-QUA – Greve todo o dia para demonstrar a alegada pacificação e o estado de indignação que se deve refletir na reunião do dia seguinte dos sindicatos com o MJ.
– Dia 30JAN-QUI – Greve na tarde para assinalar a reunião dessa mesma tarde (15H30) no MJ.
E por que razão não terá o SFJ apresentado um calendário de lutas? Aliás, conforme prometeu o seu presidente? Será que, para isso, teria de usar as greves do SOJ e foi esse o impedimento?
Note-se, por exemplo, que o SFJ convoca para a próxima segunda-feira à tarde, em Lisboa, apenas os seus “dirigentes nacionais”, nem sequer são os delegados sindicais, mas tão-só os dirigentes nacionais, para a tal presença silenciosa, salvaguardando a hipótese de outros Oficiais de Justiça quererem “participar”, mas, faz constar na nota informativa, “participar de forma silenciosa”.
Consta assim na nota do SFJ:
«Foi de imediato decidido que os dirigentes nacionais do SFJ marcarão presença, e todos os demais oficiais de justiça que queiram participar, de forma silenciosa, junto ao Supremo Tribunal de Justiça, aquando da cerimónia de Abertura do Ano Judicial, que terá lugar no próximo dia 13 de janeiro de 2025.»
Não convoca o SFJ todos os Oficiais de Justiça, talvez porque muitos poderiam ser barulhentos, e, também por isso, não indicou a forma como justificaria as ausências dos Oficiais de Justiça que nessa tarde se apresentassem, ignorando propositadamente a greve do SOJ, que aí está há dois anos, precisamente completando no dia de hoje o seu segundo aniversário.
A postura teimosa e de repulsa pelo uso da greve do SOJ, nem sequer a mencionando e deixar as presenças apenas para uma meia-dúzia de dirigentes nacionais que podem usar horas para atividade sindical, é uma postura que não agrada aos Oficiais de Justiça, porque os Oficiais de Justiça, mesmo os filiados e até representantes sindicais do SFJ, têm feito, nestes dois anos, a greve do SOJ sem qualquer repugnância e sem qualquer problema de consciência.
Todos os Oficiais de Justiça vêm aderindo à greve do SOJ – que já dura há dois anos completos –, mesmo sendo filiados ou representantes sindicais do SFJ, pelo que é totalmente ridículo que o SFJ esteja agora a tentar fazer de conta que as greves do SOJ não existem, ou ter medo de se referir a elas, como se estivesse a fazer publicidade para que os Oficiais de Justiça comprassem na concorrência, isto é, medo que os atuais e potenciais clientes se virem para o negócio da concorrência.
Por isso, o calendário acabou por não ser apresentado, porque não se quis dizer que as dispensas teriam de se basear nas greves do SOJ, porque são as únicas que permitem aos Oficiais de Justiça a possibilidade de comparecerem nas lutas e o SFJ não quer dizer por simples falta de solidariedade e por medo; medo que os atuais e potenciais clientes se venham a virar para o negócio da concorrência e passem a comprar lá.
Evidentemente que a perda de associados é algo preocupante e, por isso, se recorreu à habitual ambiguidade do “dar uma no cravo e outra na ferradura”, embora a vontade fosse só dar na ferradura, sem cravar, mas isto não é uma questão de manter o negócio ativo e repelir a concorrência, é algo muito mais grave e perigoso: é uma questão de real sobrevivência de uma carreira já moribunda.
Por tudo isto, os Oficiais de Justiça não podem continuar acomodados, mas incomodados, e, com tal incómodo, tomar resoluções e efetivá-las e fazê-lo já, com toda a urgência.

Bom dia a todos.
ResponderEliminarNão se entende como o SFJ ainda tem associados. Eu já fiz a minha parte.
Esqueci de acrescentar que o SOJ também não me convence, o que tem feito?
ResponderEliminarHoje está criança faz dois anos, há um era andante e aos dois falante: dois anos de greve total e preparado para mais um ano...
ResponderEliminarPARA TODOS OS AUXILIARES
ResponderEliminar(DE FONTE FIDEDIGNA)
-Vamos, todos, ficar no grau 2;
- Alguns só vão ter um aumento de €28;
- A subida de escalão, vai acontecer de 7 em 7 anos e como não pode ser para todos, já se vê para quem é que vai sobrar, para o MEXILHÃO, CLARO (O Robin dos Bosques, roubava aos ricos para dar aos pobres, este estatuto rouba aos pobres para dar aos ricos);
-Presentemente, encontro-me no 3ºescalão, falta 1,5 anos para subir para o 4º (+150€) logo, seja qual for o aumento que tiver agora, daqui a 1,5 anos até me reformar é sempre a perder, se isto não é um roubo não sei o que é!
SE NÃO ACREDITAM:
- Na próxima segunda-feira, têm a oportunidade, de olhos nos olhos, questionarem o Marçal, se isto não corresponde à verdade.
PARA OS COLEGAS DO GRAU 3
Quando estiverem a comer caviar e a beberem uma garrafa de Barca Velha, não se esqueçam, de fazer o seguinte, brinde:
"Isto é graças aos colegas de grau 2".
SE ISTO É A CASA DA JUSTIÇA.....
Só tenho pena de ter sido sócio do SFJ perto de 25 anos.
ResponderEliminarSustenta a máquina
ResponderEliminarVergonha este SFJ, era melhor não dizerem nada. Com este sindicato estamos enterrados. Já perdemos muito com esta gente. Esta direção tem de ir embora. Apenas estão preocupados com as cotas dos sócios. Também não se percebe com estas atitudes como é que tem tantos sócios.
ResponderEliminarEste homem não pode ir para a mesa de negociações eé um troca tintas não tem consciência do que anda a fazer
Há omissões que são CRIMINOSAS!
ResponderEliminarImaginem delegar os vossos interesses numa pessoa ou entidade, e os vossos interesses serem constantemente vilipendiados, sem que os vossos representantes nada façam!
O que se chama a isto?!!
Portanto, o adjetivo não é despropositado, sim, são ações e/ou omissões CRIMINOSAS!
Realmente! É de bradar aos céus!!
ResponderEliminarSugiro que a/as pessoas que escrevem este blog, se forem oficiais de justiça e se forem sócios, que se candidatem à direcção do SFJ.
ResponderEliminarMais. O que divide são muitos destas filosofias baratas, que leva à desunião e à confusão.
Para quem não sabe o SFJ não é uma pessoa, mas muito mais que uma.
Que tal apelar à UNIÃO, como muito bem já aqui aconteceu e como estão agora o SFJ e o SOJ a fazer.
Justiça para TODOS os oficiais de justiça.
Eu não consigo compreender, simplesmente não consigo !...
ResponderEliminarTodos os grupos profissionais conseguiram ou conseguem aumentos de centenas de euros (agora foram tb os bombeiros) e nós nada!
Caros colegas, fomos vendidos por 30 paus!
Sim, eles podem tentar impingir o que quiserem, mas eu, e todos os restantes OJ, não somos obrigados a aceitar o SIADAP!
ResponderEliminarSe é isso que a tutela quer, é melhor tirar o calo da chuva, e vai chover bem!...
Bom dia (para quem o seja)!
ResponderEliminarO artigo de hoje, como já disse ontem, não corresponde inteiramente à verdade dos factos senão vejamos:
- com o anúncio daquela aberração de proposta (que não tem pés nem cabeça - veja-se o caso de um adjunto sem classificação e com 1 ou 2 anos na categoria passar para a carreira de grau III e todos os outros com menos de 15 anos, mas com notação e, eventualmente de mérito, ficarem na carreira de grau II, se isto não é uma aberração a todos os níveis vu ali e já volto, acho que até um cego a conseguiria ver) o SFJ atirou-se a informar que iria encetar uma luta para afirmação da sua posição;
- mas eis que outras vontades se levantaram e, ao serviço dessas vontades, logo refreou esses intentos e anunciou antes um "protesto silencioso" - e que não é inovação, que ninguém pense que a ideia saiu daquela pobre cabeça;
Cuidando que toda a classe se "emburreceu" e os que não se deixaram "emburrecer" também não importam, menorizando-se as suas opiniões, ensaiou uma postura enganadora.
Com efeito, o anúncio da presença ao evento, mas apenas dos dirigentes sindicais, que se manterão de "bico calado" e trajando camisolas com chavões já gastos e que ninguém liga ou atende é manifestamente inócuo.
Por isso, há que procurar melhor qual o verdadeiro intento da ação anunciada e eu só encontro um que passo a explicar.
Na verdade o que é pretendido com a ação é o refreio dos ímpetos mais fervorosos e descontentes dos oficiais de justiça que se preparavam para um protesto mais caloroso e com mais visibilidade.
Antevendo essa possibilidade o SFJ aprestou-se a paralisar essas ações com uma inação - sim porque o que foi anunciado traduz-se nisso mesmo em não fazer nada.
Procurando as razões para tal atuação só se encontram duas possibilidades, qual sejam:
1 - ou são todos uns otários e incompetentes (o que eu não acredito);
2- ou sendo muito competentes (naquilo que reivindicaram da tutela) e aceitando parte dos propósitos anunciados pela MJ, porque serve e vai de encontro ao que propuseram quiseram mostrar a sua força no manuseio (com o refreio) da classe, dando a entender à sra. MJ que estão prontos vender a classe se houver cedências nas negociações.
Com efeito - como aqui o referi muitas e muitas vezes (já lhe perdi a conta) desde sempre que o SFJ, ao arrepio das regras em vigor para as promoções, enveredou esforços contínuos para que os colegas que ocupassem os cargos em regime de substituição ficassem, a final, detentores em definitivo desses cargos.
Se olharmos para as caras dos dirigentes e delegados, facilmente se percebe porquê esta atitude (de satisfação com a proposta).
Desenganem-se se pensam que o que foi proposto não é da concordância de alguns, pois de facto não só é concordante como, repito, foi o pugnado ao longo destes anos.
Todos sabemos que a divisão da carreira, diferente da atual (entre judicial e MP) teria de suceder um dia - foi e é assim em Espanha, e na maioria dos países da UE.
A forma como havia de ser feito há muito que deveria ter sido negociada - se tivesse acontecido há 10 anos atrás, com a reforma do sistema judiciário, com um regime transitório por esses 10 anos, hoje não existiria esse problema, porventura as expetativas de todos estariam bem asseguradas, mas não foi isso que aconteceu - enquanto perdíamos direitos o SFJ dizia que, a final, estávamos melhores que muitos (lembro-me da questão das 8 horas de trabalho), e agora que estamos piores que todos, aquele mesmo SFJ prepara-se para - desses todos - favorecer uns poucos.
Revelando astúcia mas pouco engenho, porque quando age com a cara destapada e à claridão do dia, apesar do secretismo de Fátima, depressa se leem as suas motivações e se compreende, cada vez mais, as suas atitudes, ações ou inações.
Concluindo acho que o SFJ está e convive muito bem com a abordagem pela tutela ao assunto que em décadas é o mais importante para a nossa classe e por isso, porque serve os interesses das suas fações, presta-se a tudo para viabiliz
ResponderEliminarNós, os otários, não podemos cair no engodo e aceitar de ânimo leve esta situação, temos antes de encetar ações que contrariem aquela vontade e precipitar decisões que sirvam o interesse de todos.
E para quem pergunte qual é esse interesse: pois bem, não há reformas perfeitas e aquilo que se aproxima mais da perfeição é a proposta que reúna mais consenso e responda e vá de encontro à maioria das reivindicações.
É obvio que a proposta do governo tem o aval do maior sindicato.
ResponderEliminarCaso contrário, tinha-se visto uma reação mais musculada.
O facto de serem só os dirigentes do sindicato a estarem na manifestação, é mesmo para não incomodar as pessoas que se vão sentar na mesma mesa a partir do dia 16.
O acordo papo seco de junho e a reunião ultrassecreta de Fátima foi a elaboração da proposta apresentada pelo governo.
E os dirigentes sabem disso e por isso não querem grandes manifestações ou ruido.
Sim porque essa união lhe serve.
ResponderEliminarApelar à união só serve se for para lutar por uma proposta e revindicações que a todos sirva e não para o apoio e dar força a reivindicações de fações que até prejudicam toda a a classe - falo de promoções sem regras.
Sim, mas nós Oficiais de Justiça não vamos aceitar as condições dessa proposta ou acordo!
ResponderEliminarContem ilegalidades e inconstitucionalidades que são fáceis de reverter em tribunal!
Nós não somos meninos de coro, não somos totós, não somos parvinhos (bem, alguns são!).
É por demais claro que apresentaram esta ultrajante proposta para depois a melhorarem consideravelmente.
Também parece claro que à negociatas e interesses escondidos por trás desse acordozito!
A questão é só uma - Nós não vamos aceitar atropelas à lei e aos nossos direitos!
Que fique bem claro, até aos nossos próprios sindicatos (SFJ e SOJ).
Desculpem "à" = "há"
ResponderEliminarSugiro que os "dirigentes" do SFJ compareçam à cerimónia com as suas "pinturas de guerra" - suponho que não seja só um sembrante pesado ou caras tristonhas - e levem material incendiário (apenas para poderem fazer sinais de fumo uns com os outros pois estão proibidos de falar).
ResponderEliminarQue ridículo - impingir votos de silêncio como se vivêssemos todos dentro de um convento e fôssemos todos noviços sujeitos aos desvarios da "madre superior".
Tudo isto é triste e se não fosse o caso de na realidade existir dificilmente alguém o sonharia.
Pois mas amanhem-se com isso pois é o que vai acontecer!
ResponderEliminarNão, não vai, e se acontecer vão ser revertidas!
ResponderEliminarNem vale a pena estar a salivar com a hipótese, informe-se melhor sobre legislação laboral!
Venho apelar a todos nomeadamente auxiliares, com licenciatura sem licenciatura adjuntos com menos de 15 anos..
ResponderEliminarVamos todos lá vamos marcar presença, vamos fazer barulho.
Está claro que existe uma agenda, por isso é k a proposta do SFJ nunca foi tornada pública.
De forma ilegal kerem.discriminar uns em prol de outros.
Eu KERO ver esse Marçal olhos nos olhos e vou falar o k tem k ser falado
ResponderEliminarAuxiliares e adjuntos impedidos de serem considerados para grau 3 todos temos k aparecer lá em peso acabem com as divisões...
ResponderEliminarEstá visto que existe promessas ocultas...vamos lá e vamos fazer barulho..
Chegou a nossa hora, peguem no carro, quem é de longe e façam este último sacrifício....
Sei k custa mas vamos lá....
Ou isto ou acabou esta promessas k depois com exame chegamos lá esqueçam isso kantos mais anos vamos andar assim.
Ainda ontem disse para fazermos barulho fui ameaçado que me iam prender, falou se de cartazes Tb foram ameaçados.
ResponderEliminarChegaram ao cúmulo de dizer k.os auxiliares licenciados em direito passam para grau três o que é mentira.
Está na hora colegas ou é agora ou nunca.
ResponderEliminarSOJ
Ao menos não acordou papo secos
e sempre que vê que as reuniões são de faz de conta tem abandonado.
ResponderEliminarmesmo vergonhoso
Precisamente, É AGORA!
ResponderEliminar
ResponderEliminarPor mim terão o minimo dos minimos e baixas atras de baixas
caso esta divisão seja aprovada
Não pode acontecer, é ilegal!
ResponderEliminarMagnífico!
ResponderEliminarA minha de 6 anos costuma fazer o mesmo.
Quando não lhe agrada faz birra e vai chorar para um canto.
O que o anónimo das 8.15 perguntou foi o que têm feito, não o que não têm.
Marcar greves tradicionais e abandonar reuniões é fácil.
O pior é que além disso são transparentes e nada fazem e é por isso que não são alternativa credível.
Hoje sem falta efetuarei a queixa crime por peculato, e. Desvio de verbas do SFJ...se a pj investigar vai encontrar e acabaste com esta mer..
ResponderEliminarIsso seria muito barulho, seriam no mínimo cerca de 4000 buzinas - muitas delas que nem consciência têm de que serão entre 28 a 70 paus para o resto da vida -.
ResponderEliminarDeixem trabalhar os homens dos medalhões, não vão lá para o Supremo importunar, até porque eles têm sempre palavras simpáticas para a vossa causa.
Acontecer pode depois temos k intentar a ação judicial...e isso leva mais tempo tempo k não dispomos..
ResponderEliminarAcabem com essa história de que temos k fazer exames para aceder a grau 3....todos para grau 3.
Eu sou licenciado e neste momento reconheço que temos k nos unir todos...ou todos ganham ou a barraca abana
A comunicação social estará lá em peso...a ministra ker passar pelos pingos da chuva como o setor está pacificado..
ResponderEliminarNão foi a toa que fez a proposta antes do dia de natal..
Está de má fé.
Se não formos lá isto vai ser aprovado...ou seja auxiliares fica tudo para trás..
Mesmo k depois venha a ser revertido em tribunal kantos mais anos vão passar?
Tentar distribuir a responsabilidade do sucedido pelos 2 sindicatos diz muito de si e da sua visão de justiça.
ResponderEliminarMas, insista-se, foi o SFJ que assinou um acordo com termos que sempre disse que não aceitaria, e contra a esmagadora vontade do Oficiais de Justiça!
Isso não se faz!
Isso não se faz!
Os tribunais não revertem leis, apenas podem debruçar-se sobre interpretações e aplicações das leis, com exceção do Constitucional. Portanto, não se enganem: o decreto-lei que o Governo aprovar (o Estatuto) não vai ser nenhum TAF que o vai reverter, isto não funciona assim.
ResponderEliminarEu vou fazer greve da parte de tarde!
ResponderEliminarNão vou porque estou longe, a 300 Km, mas faço greve por solidariedade com todos os que vão!
Mas se fosse, não era para dar gritinhos de silêncio!
VERGONHA SFJ!
Bom dia.
ResponderEliminarPor enquanto, irei cumprir integralmente o "in extremis" proposto acrescido de todas as sextas-feiras completas, a começar por esta, de resto como na sexta passada e praticamente todas de há dois anos a esta parte.
Sendo que poderei eventualmente vir a resignar se a boa tendência que aqui já foi hoje referida voltar aos termos hostis em que esteve ultimamente entre colegas.
Obvio que todos para grau 3
ResponderEliminarvejam o exemplo das conservatórias, mesmo com a 4ª classe passaram para grau 3
Claro que funciona!
ResponderEliminarTodas, sim todas, as leis podem ser escrutinadas pelos tribunais!...
Podem as ações serem indeferidas liminarmente, serem ou não procedentes !...
Você acredita mesmo que princípios igualdade, da segurança jurídica e constitucionalidade podem, de forma unilateral, ser postos em causa por este ou outro qualquer governo, sem poderem ser revertidos judicialmente?!!!!
Isso, tudo isso, é contra os principio do Direito!
Não sou licenciado, mas isto parece liquido ! ...
Curioso. Eu farteime de falar nos €28 e todos me criticaram. Afinal agora já perceberam que é esse o montante a que vamos ter direito!!! Agora é só comparar com as outras carreiras da FP.
ResponderEliminarTanto faz que transitemos para o prestigiante grau III como II será sempre observada a regra dos €28.
Capice?
Desistir de associado de qualquer sindicatos é minar a representação junto da tutela, que bate palmas à representatividade cada vez menor e mais fraca dos OJ;
ResponderEliminarAPOIADO
ResponderEliminarDizer mal nas redes sociais é bem mais fácil.
Apresentem listas para eleições à DN dos SFJ.
Quem não berra não mama.
ResponderEliminarPercebem o silêncio???
O SFJ quer silêncio.
O SOJ não berra, só abandona.
O Anonimo das 10 tem muita razão no que disse, contudo já viu o que é estar á espera de uma ação em tribunal??? Mais dez anos?
ResponderEliminarNão podemos esperar vamos sozinhos mas vamos temos k comparecer lá..
O blog explicou tudo direitinho....
7 em cada 10 ainda nem sequer têm a carreira reconstituída em função do tempo de provisório não considerado para progressão de escalão, como é que alguém admite sequer fazer uma transição sem regularizar esse assunto?
ResponderEliminarColegas confesso não consigo dormir direito com o que se está a passar eu vou comparecer lá sabendo k tudo fiz para reverter esta situação.
ResponderEliminarÉ obvio que o que a ministra propôs é o k vai avançar....
Se nada for feito... não viram como decorreu o primeiro e único exame da função pública feito em casa....foi feito e ponto final...como a vida lhe está a correr bem vai continuar com esta postura...
Greve, secreto, batata frita, camarão e restos de vinhos.
ResponderEliminarBom almoço.
ResponderEliminarSe isso acontecer, lutarei nos tribunais até ao fim de linha.
ou fim de vida, não ponham duvida
Auxiliares e adjuntos de Lisboa e arredores para vocês é mais fácil comparecer lá.
ResponderEliminarEu sou do norte e vou comparecer com os meus meios e sozinho.agora é a hora certa.
Como conseguem dormir sabendo que estão a gozar com a nossa cara.
OPA os 28 euros é que não podemos ser aumentados em valor inferior a esse Karamba.
ResponderEliminarContudo mesmo k esteja a dizer algo certo a vdd é k Kem vai para grau 3.. terá outras possibilidades de progressão.
Haha não somos obrigados?? Ainda não acordou?
ResponderEliminarNão vê que a ministra está a usar todos os estratagemas legais ou ilegais...para ficar bem.na fotografia?
Começa em M e acaba em inhos.
ResponderEliminarO Anonimo das 11:07 pára com trocadilhos baratos, percebeste bem o que quis dizer.
ResponderEliminarA ministra pode aprovar os decretos de lei que quiser isso não tenho dúvidas.
Depois sobra a legalidade ou ilegalidade de tal decreto.
Que sim pode ser impugnado em tribunal se tal violar princípios constitucionais.
Não vai reverter obvio , foi uma força de expressão mas pode repor a justiça..
E qual é a justifica para o caso concreto?
Passar os atuais auxiliares a grau 3 pela complexidade das funções que desempenham.
Não discriminar licenciaturas.
Princípio da igualdade.
Não existir regressão funcional.
Isto está tudo previsto na lei, obvio que terá que ser os juízes a decidir se está gente merece grau 3 ou não.
O problema é quantos anos 10, 20??
O seu cometário das 12:34 é patético!
ResponderEliminarNós queremos lá saber das intenções da Srª. Ministra!
Ela tem os seus interesses e nós os nossos!
O grau 3 é para a carreira não é para os funcionários, ou seja, no momento em que o Governo atribuir o grau 3 à carreira de OJ, todos os que entrarem terão de possuir licenciatura (Direito).
ResponderEliminarQuem já lá está, como é o nosso caso, continuam a desempenhar as suas funções normalmente, como sempre o fizeram!
Desculpe-me, mas isso é o mesmo que dizer que não se pode resolver uma coisa sem se resolverem todas as outras coisas, que é aliás como sempre se faz!
ResponderEliminarA não ser assim, estaríamos no campo do paradoxal, da inação! ...
Se atentar bem, o que disse, ou tentei dizer, foi que, se aquelas temáticas forem resolvidas, 80/90% dos OJ veriam as suas aspirações resolvidas.
Não quer isto dizer que não existam outras questões, mas que até poderia ser "esquecidas" com o reforço salarial e a implementação dos outros pontos.
Mas isto, claro, é apenas a minha opinião!
ResponderEliminarO SOJ tem de vir publicamente comunicar as todos os órgãos de comunicação social e à SRº. Ministra e ao se Staff que o sentimento dominante dos Oficiais de Justiça passa por desaprovar em absoluto o chamado acordo dos papos-secos!
Que os OJ querem, de imediato, um reforço salarial substancial, ainda antes da discussão do Estatuto.
E depois, sim, falaremos dos outros ponto enunciados no comentário antecedente!
Agora, caros colegas, não sejam meninos de coro, mostrem desagrado!
Não há outra hipótese, temos de parar a máquina!...
ResponderEliminar... e isso só se faz com a greve aos actos, e principalmente às diligências!
Parem as diligências e tudo rapidamente se resolverá.
Só estou a dizer isto pork você não entende k não é só a ministra?? O SFJ também está aliado.
ResponderEliminarVocê não entende que está ministra fez o único exame de acesso a função pública em casa.
Que está ministra não respeitou o estatuto e decidiu integrar PPL do IEFP.
Você não entende que esta ministra publicou a proposta antes do natal.
Você não percebeu que está ministra está a ganhar em todas as frentes.
Você não percebeu que o acordo ruinoso dos papo secos teve o acordo do SFJ.
Acho que está na altura de acordar.
Se ela quisesse dar aumentos já o teria feito, como aconteceu com outras classes.
ResponderEliminarA proposta de considerar os oficiais de justiça adjuntos com licenciatura para o grau 3 e os oficiais de justiça auxiliares com licenciatura para o grau 2 pode levantar algumas questões jurídicas e éticas, incluindo:
1. **Princípio da Igualdade**: Ao diferenciar entre os graus apenas com base na categoria de emprego (adjunto vs. auxiliar), pode haver uma violação do princípio da igualdade de oportunidades. Todos os funcionários com qualificações semelhantes deveriam, em teoria, ter acesso às mesmas oportunidades de progressão, independentemente da sua categoria inicial.
2. **Equidade e Transparência**: Pode ser visto como injusto se as decisões não forem transparentes ou baseadas em critérios claros e objetivos. Isso pode gerar descontentamento e desmotivação entre os funcionários.
3. **Motivação e Moral da Equipa**: A percepção de que um grupo está a ser tratado de forma mais favorável do que outro, apesar de ter qualificações semelhantes, pode afetar a moral e a motivação dos funcionários.
4. **Legalidade**: Do ponto de vista legal, a administração pública deve assegurar que todas as suas ações estejam em conformidade com a lei e os princípios constitucionais, incluindo a igualdade e a não discriminação. Qualquer política ou proposta que pareça não respeitar esses princípios pode ser contestada judicialmente.
Muito bem.
ResponderEliminarNada tenho a acrescentar. Subscrevo!
Outra vez a mesma conversa.
ResponderEliminarEssa proposta pode levantar sérias questões, tanto do ponto de vista ético quanto legal, especialmente se os oficiais de justiça adjuntos e os oficiais de justiça auxiliares desempenham as mesmas funções no Ministério Público. Vamos considerar alguns pontos importantes:
ResponderEliminar1. **Princípio da Igualdade**: Tratar de forma diferente funcionários que executam as mesmas funções pode ser visto como uma violação do princípio da igualdade. Todos os funcionários que desempenham funções semelhantes deveriam, em teoria, ter acesso às mesmas oportunidades de progressão na carreira, independentemente da sua categoria inicial.
2. **Equidade e Justiça**: A percepção de injustiça pode afetar a moral e a motivação dos funcionários. Se os oficiais de justiça auxiliares sentirem que estão a ser tratados de forma desigual em comparação com os oficiais de justiça adjuntos, isso pode levar a insatisfação e conflitos no local de trabalho.
3. **Legalidade**: Do ponto de vista legal, a administração pública deve assegurar que todas as suas ações estejam em conformidade com a lei e os princípios constitucionais, incluindo a igualdade e a não discriminação. Qualquer política ou proposta que pareça não respeitar esses princípios pode ser contestada judicialmente. A lei laboral e o direito administrativo devem ser consultados para avaliar a legalidade desta proposta.
4. **Desempenho e Eficiência**: A discriminação baseada em categorias de emprego pode não refletir a realidade do desempenho e das competências dos funcionários. Avaliações de desempenho objetivas e justas são fundamentais para garantir que os melhores talentos sejam reconhecidos e recompensados.
A proposta de tratar diferentemente oficiais de justiça adjuntos e auxiliares que desempenham as mesmas funções precisa ser cuidadosamente revisada para garantir que esteja em conformidade com os princípios de igualdade, justiça e legalidade.
ResponderEliminarA proposta de oficiais de justiça auxiliares com 15 anos de trabalho ficarem apenas com grau 2, enquanto os oficiais de justiça adjuntos com 15 anos de trabalho acedem ao grau 3, ambos sem licenciatura, e desempenham as mesmas funções, será isto legal?que questões se levantam?
ResponderEliminarNão querer é bem diferente de não poder e o facto é que pode acontecer.
ResponderEliminarO blogueiro é mesmo BURRO e/ou MALEDICENTE e não percebe que entretanto SFJ e SOJ começaram a concertar estratégias!
ResponderEliminarMas é sempre mais fácil acenar com a cenoura (dividir para reinar) junto de outros potenciais burros...
Acredite, veja o que tem.acontecido, veja o modus operandi d ministra.
ResponderEliminarVeja o pedido de silêncio...
Está tudo á vista só não vê Kem não ker...
É importante comparecer nos se formos uns mil já dá ou até 500 mas 100.nao vai lá...
Um sindicato só para auxiliares
ResponderEliminarPeço desculpa não pode ser apenas um sindicato para auxiliares têm quer dois sindicatos para auxiliares um para os auxiliares licenciados e outro sindicato para os auxiliares não licenciados.
ResponderEliminarEh, eh, eh, licenciado a invocar o Princípio da Igualdade quando o ponto de partida não é o mesmo/igual...
ResponderEliminarVai por fases.
ResponderEliminarPrimeiro legisla-se a unicategorialidade, e só depois se aprecia a igualdade.
Para o Anonimo das 13:54, e você é inteligente mas pouco.
ResponderEliminarEntão acha normal manifestar em silêncio??
Depois de todos os estratagemas...
Colega, pf, elucide-nos... estamos sôfregos dessa informação.
ResponderEliminar
ResponderEliminarOra
Onde andam os Conselhos Superiores de Magistrados e Ordem de Advogados no meio disto tudo?
Sr Marçal não disse que iam aparecer?
Ó colega, só não domina os números quem não quiser, ou não dispuser da iniciativa para os apurar - para ser uma simpatia e não chamar nomes a ninguém -.
ResponderEliminarConsulte as listas de antiguidade de auxiliares, faça uma pequena estimativa de quantos possuirão licenciatura e ainda idade para sonhar com obtê-la e desconte, depois consulte as mesmas listas de adjuntos e calcule mais ou menos quantos dos promovidos após o descongelamento das promoções poderão ser detentores da referida licenciatura ou terão a tal idade para o equacionar e subtraia, e facilmente concluirá que mais de 3000 a 3500 oficiais de justiça se encontrarão nas circunstâncias a que se refere.
E eu tenho os neurónios cheios de vinho, imagine alguém sóbrio a fazer estimativas...
Que tal pedirem preventivamente uma análise á legalidade destas propostas...
ResponderEliminarTem toda a razão e não acrescento nem uma letra.
ResponderEliminarA prova disso mesmo são os delegados sindicais não terem grande opinião sobre o assunto e quando confrontados, mostram algum desconforto e pouca informação.
É uma uma pisorga a que chama de vinho!
ResponderEliminarNão se dispersem, pensem no fundamental!
ResponderEliminarÉ evidente que o que é manifestamente ilegal e até imoral não vai acontecer, até porque sem nós como é que se faz Justiça?!!
Quem cumpriria aquilo que cumprimos todos os dias?!!
Sosseguem, pensem na valorização salarial, no grau 3 a todos, no pagamento de horas extraordinárias, na inclusão do SRP, na criação de escalões suplementares, regime de férias, exclusividade e disponibilidade, etc etc....
Pensem, discutam, reivindiquem!
Quem diz um.sindicato só para auxiliares ou licenciados é ridiculo é apenas para dividir...
ResponderEliminarE será que os governantes vão sentar-se à mesa das negociações com greves a decorrer?
ResponderEliminarAcho que não.
Em resposta ao seu post, tenho-lhe a informar que a informação que deu não é a correcta.
ResponderEliminarQuando se informa e de fonte segura, que, eventualmente, será, deve informar a sua totalidade.
Não serão todos os auxiliares que ficarão no grau 2, mas sim todos aqueles que entraram para a carreira em regime de contratação pública, isto e, quem não ingressou na carreira em regime de nomeação.
Contudo, os auxiliares, cuja carreira se chamará Auxiliares de Justica e, que não pertencerão á nova Carreira de Oficial de Justiça, terão a possibilidade de ascender a Oficial de Justiça, através de concurso anual, mediante prova de conhecimentos, como, ainda, existe a data ,para escrivão de direito e tecnico de justiça principal.
Também se esqueceu de mencionar que todos aqueles que se encontram em regime de substituição o deixarão de estar, abrindo concurso para aqueles que á data detém esses cursos para a referida promoção, pois muitos ou quase todos que atualmente estão em regime de substituição não reúnem critérios objetivos e claros, pois foram nomeados por administradores judiciais, ou por compradrio, cunhas, entre outros. Haverá mais algumas alterações mas as essenciais são estas.
Cumprimentos.
por vínculo de nomeação
Se nós fizermos a nossa parte (greve aos atos - DILIGÊNCIAS)), que remédio tem eles, governantes!
ResponderEliminarNão podemos ser fracos! ...
ResponderEliminarOs auxiliares serão, com toda a certeza, mais de metade dos Oficias de Justiça.
Uma proposta governativa que os coloque de parte ou não os valorize de forma justa, é meio caminho andado para os Sindicatos irem ao ar!
Isto não é só a valorização de toda esta classe profissional que está em causa.
É fácil de perceber que o que pode estar em causa é também a própria existência dos seus atuais Sindicatos!
Não me diga que após chegados ao grau III vão progredir ao grau IV
ResponderEliminarSonha, Sonha que daqui a pouco estás a dormir.
ResponderEliminaroutro sonhador
ResponderEliminarHUMMM ACHA MAL...
ResponderEliminarComo foi com as outras carreiras?
PACIFICOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Para anonimo das 15:01 Essa está boa, mais uma vez os trocadilhos ridículos sem sentido.
ResponderEliminarMas você está a falar chinês ou português!
Graças a deus que eu estudei, onde viu isso, apartir de que ano os ofíciais de justiça acederam por contratação pública e não por nomeação???
A proposta é clara todos os auxiliares em regime definitivo ficam com grau 2 independentemente da antiguidade ou ter licenciatura em direito ou outra qualquer..você está a dizer isso para ver se ninguém aparece.
Pensar não vai chegar os indicadores não são positivos.
ResponderEliminarNão entendeu.
ResponderEliminarSão dois sindicatos para Auxiliares um para os licenciados e outros para os não licenciados.
Ainda não entendeu que os doutores querem chegar a chefes e os que não são doutores vão continuar a ser só auxiliares.
Já entendeu ou quer um desenho.
é só bla bla bla, bla bla bla,
ResponderEliminarluta que é necessária, nada.
Depois admirem-se.
€28 e já estais com sorte...
Segunda feira não se atrevam a sujar o bom nome dos Oficiais de justiça.
ResponderEliminarEspero que se mantenham todos em silêncio e pacificados.
Darei voz de detenção a quem desobedecer!!
Para os da 15:39 pois você é dos contemplados com grau 3 não é boa... está de papo cheio não é.
ResponderEliminarNada lhe é conveniente.
eheheh Tenho cão!
ResponderEliminarHá gajos burros ...
ResponderEliminarDepois querem ser grau 3...
Enfim...
Pois para tal é fundamental comparecer na famosa vigília silenciosa.
ResponderEliminarGrau IV mas sempre com perspectivas de subir ao grau V
ResponderEliminarPara o Anonimo das 15:00 , de inteligência você tem pouca . então ficarmos em silêncio e calados é que é bom...
ResponderEliminarTenha juízo.
Para o inteligente das 15:36, progredir de níveis, terá um aumento muito maior.
ResponderEliminarQuer que lhe faça um desenho???
Não sei se vocês são oficiais de justiça ou o Zé das cuecas... só interpretam aquilo que vos convém....burro és tu.
ResponderEliminarEntão a tabela salarial relativamente a quem usufruir grau de complexidade 3 é muito superior do que o 2.
Lá está de novo o desesperado das 15:38.
ResponderEliminarTens mas não te vai valer de muito ...
ResponderEliminarEstás avisado!!
E dar GRITINHOS em silêncio!
ResponderEliminarNem vale a pena rebater os disparates que vens dizendo.
ResponderEliminarSe ficares com o grau 2, parece-me que será merecido ...
Também 2 felinos!
ResponderEliminarVais ficar todo arranhado!
Se estrebuchares, algemo-te!
ResponderEliminarFica o aviso.
OK, OK chega de brincadeira!
ResponderEliminarDiz algo de inteligente, se conseguires! ...
Devias ter ido para a policia
ResponderEliminarNão abuses!
ResponderEliminarPara o Anonimo das 16:05...onde é que viu que os licenciados querem chegar a chefes.
ResponderEliminarTenha juízo e vergonha nessa cara nogenta.
Para o Anonimo das 16:05 Os licenciados apenas querem ter direito a grau 3 com acontece em outras carreiras.
E respeitam a antiguidade dos colegas.
De facto, ele há cada inventor!!1
ResponderEliminarEstá bloqueado por conveniência de sindicalismo.
ResponderEliminarTem consciência de que há pessoas/colegas a arder com 30000 euros e com mais de 55 anos de idade que nunca mais na vida ou na carreira terão sequer 1/4 disso como valorização?
ResponderEliminarO que é que para elas será mais importante?
Como é possível?!
ResponderEliminar121 posts, 119 barbaridades + 2 posts meus.
Não se aproveita nada.
Não se aproveita porque não é o teu cu que está a arder.
ResponderEliminarSe te devessem 30000 euros queria ver se bebias como se de refresco se tratasse...
Bem visto! São uns amigos do coração, desde que não se faça greve ao honorários. Mas se o dirigente do sfj nada diz, está tudo dito.
ResponderEliminarOs comentários neste blogue dão uma imagem miserável da classes.
ResponderEliminarAté sinto vergonha de ter esta gente como colega.
Marçal pediu o adiamento das eleições para os Órgãos Sociais do SFJ para fazer uma manifestação silenciosa!...
ResponderEliminarSó espero que não se mantenha também em silêncio na hora de partir para o seu novo projeto político, candidatura á Presidência da Câmara da Lousã.
Tem o dever de prestar contas a todos os associados do SFJ, designadamente, sobre quantos associados tinha o SFJ quando iniciou funções e quantos deixa quando cessar funções.
Aqueles que colaboraram cegamente com a sua liderança, também devem um pedido de desculpa a todos os OJ.
Com um orçamento anual generoso, proporcionado pelas quotizações dos associados, não foram capazes de produzir um projeto de estatuto para apresentar a tutela.
Em vez de contratarem um escritório de advogados especializados em matérias laborais, dedicaram-se ao "turismo judiciário" protagonizado com a caravana para recolher uns "papelinhos" em todos os Tribunais de norte a sul do país.
Sessões circenses, festas de natal, calendários, sandes de leitão e bejecas são o seu legado!...
Eu não! Gosto dos meus colegas!
ResponderEliminarTenho reparado nisso.
ResponderEliminarNo entanto, penso para mim que o facto de ser um espaço aberto a comentários (e não estou com isto necessariamente a criticar a forma como está), poderá levar com relativa facilidade a que haja por cá 'comentadores' que nem sequer serão O.J.
Algumas coisas que li por cá nos últimas dias a esta parte, inclusivamente uma ou outra ameaça de violência fisica, levam-me a essa conclusão.
Gente miserável!
ResponderEliminarSe conseguirem mesmo negociar algo sério com o Governo, algo justo e pensado de forma objetiva para uma carreira espacial como é a nossa, admito com facilidade que .
ResponderEliminarSe isso não se verificar e como já foi dito anteriormente neste espaço, os Sindicatos poderão desaparecer como os conhecemos, ou sofrer uma mudança drástica e repentina.
Pretendo acreditar no melhor.. Veremos muito em breve.
Queria dizer anteriormente especial e não espacial, como ficou na minha intervenção às 22:28.
ResponderEliminarSe bem que, curiosamente, o uso dessa palavra lembra-me que existe de facto algo de espacial e que tem levado a que esta carreira ande mesmo fora (e longe) dos radares ou das antenas dos sucessivos Governos...
Bem pelo contrário, os sucessivos governos seguem com muita atenção a carreira, pois têm todos a mesmíssima politica, injusta e mentirosa!
ResponderEliminarPor hoje chega, até amanhã!
Abraço
Sim , e a sua resposta prova que tenho razão.
ResponderEliminarNão se aproveita nada.
Só falam em ilegalidades e inconstitucionalidade sem pescar nada do assunto; que o Marçal é isto e aquilo; papo secos para aqui, sandes para acolá; queremos lics, não queremos Lics; ofensas e ameaças físicas; quero grau 3 porque o do lado tb tem; etc.
Este espaço podia servir para debater ideias e soluções para o impasse em que a carreira se encontra, ideias essas a aproveitar por quem está na mesa de negociações.
Mas ler estes comentários é pura perda de tempo e à exceção de um comentário ou outro isolado, bem estruturado, a maioria é caca.
Uma vergonha para todos nós!
Colega, infelizmente, não estou a dizer nenhuma mentira. Se indagar bem verá que há oficiais de Justiça a descontar para a CGD, que são os de regime de nomeação e, outros para a Segurança Social.
ResponderEliminar