As pequenas lâminas de barbear que podem ser armas

      Já aqui avisamos os Oficiais de Justiça, várias vezes ao longo da última dúzia de anos, que devem ter muito cuidado, especialmente os que exercem funções no Ministério Público, quando estão em gabinetes sozinhos com arguidos e mesmo com outros intervenientes processuais, como meras testemunhas.


      Relatamos vários episódios de ocorrências perigosas e apesar de haver em alguns tribunais um pórtico detetor de metais à entrada, só isso não se mostra suficiente.


      Os botões de pânico ou de alarme que são instalados debaixo das secretárias dos magistrados ou nas bancadas das salas de audiências, também não são suficientes, desde logo para os próprios, uma vez que nem todos dispõem dessa possibilidade de alerta, mas também manifestamente insuficientes porque não chegam aos Oficiais de Justiça quando estão em locais isolados com intervenientes processuais e precisam, muito mais do que os magistrados, desse sinal de alerta para poderem ser socorridos, se for necessário, porque estão sozinhos e um simples corte com uma lâmina os pode deixar a esvair-se em sangue até à morte.


      Vem isto a propósito de uma ocorrência recente no Tribunal de Braga que foi notícia na comunicação social regional.


      Durante um julgamento, relacionado com tráfico de droga, uma testemunha (mera testemunha e não arguido) que estava a ser inquirida pelo magistrado do Ministério Público que procurava saber quem lhe vendia heroína e cocaína, quando ia comprar estupefacientes, sacou de uma pequena lâmina de barbear que detinha escondida na roupa e com ela cortou um pulso.


      O pulso era o da testemunha, e não atacou a pessoa que lhe estava mais próxima: o Oficial de Justiça da audiência de julgamento.


      A lâmina de barbear não é uma faca e passou despercebida no controlo dos metais à entrada.


      A testemunha, um homem com cerca de 50 anos, com problemas de toxicodependência, agiu dessa forma por não suportar a tensão do julgamento e o stresse das perguntas, agindo contra si próprio, mas tendo podido agir descontroladamente contra qualquer interveniente naquele julgamento.


      Na sala estavam muitas pessoas e não apenas a testemunha e o Oficial de Justiça, como tantas vezes sucede, especialmente durante a fase de inquérito, pelo que a proteção de alerta, alarme ou pânico para os Oficiais de Justiça é imprescindível, mais ainda que na bancada das salas de audiências.


      Torna-se fundamental que os Oficiais de Justiça reivindiquem a aquisição de mecanismos de proteção e de alerta para os locais de inquirição, quando ficam sozinhos com os intervenientes processuais. Não basta acreditar que há sempre alguém por perto ou a passar, ou ainda acreditar que, como nunca aconteceu nada, não vai ser agora que vai acontecer.


      Aquela testemunha não avisou ninguém, nem esperou por ninguém; sem qualquer compasso de espera, num gesto rápido, sacou da lâmina e usou-a. É a esta velocidade que as coisas acontecem.


      A audiência de julgamento acabou interrompida, pelo incidente, já ao final da manhã, tendo sido retomada de tarde. A testemunha, foi prontamente assistida pelos bombeiros e está fora de perigo, podendo vir a ser ouvido, de novo, numa próxima sessão.


LaminaBarbear.jpg


      Fonte: “O Minho”.

Comentários

  1. Anónimo6/1/25 08:07


    SFJ, SOJ, Sra. Ministra...


    Estamos a 10 dias da 1a reunião das 4 que foram indicadas pelo Ministério da Justiça.


    O calendário negocial vai iniciar-se a 16 de Janeiro e termina a 26 de Fevereiro.


    Nestas 4 reuniões eu e os meus colegas Oficiais de Justiça queremos - diria até que exigimos - uma real e mais do que justa (e tardia) valorização salarial.


    É demasiado tempo sem que nada aconteça e este inicial projecto com subida de uma posição remuneratória é não só insuficiente, como um verdadeiro gozo para tudo o que temos passado e perdido ao longo de anos! 
    Mais ainda quando se olha para o que foi conseguido num grande número de carreiras.


    Não serão meros 100€ ou 150€ que vão motivar, atrair ou reter funcionários, pacificando uma carreira que está cansada de ficar para trás. 


    Aos Sindicatos já não sei mais o que lhes escreva, se não que chegou o momento de bater o punho na mesa e pedir seriedade em todo este processo. 


    Mas à Sra. Ministra dedico-lhe mais do que um parágrafo, se acaso ler estas palavras ou lhe as derem a conhecer, pois saiba que tem aqui a oportunidade ideal de fazer a diferença face às suas antecessoras. E isto não deve ser visto sem a sua importância, que a tem e não é pouco!


    Tem a oportunidade de ter +7.000 funcionários a dizer "Finalmente alguém nos ouviu e fez por nós!".
    Tem a oportunidade de entrar em qualquer Tribunal e receber um aperto de mão dos Srs. e Sras. funcionárias, de sorriso no rosto e gratos pela sua presença.


    Mas tem de olhar de forma abrangente para o que se tem passado. Tem de perceber que não basta aplicar um penso rápido para suster uma hemorragia.


    O esforço feito por todos estes profissionais que diariamente dão o seu melhor, é merecedor de uma resposta determinada da Sra. Ministra, com uma valorização real e inequívoca, que permita pacificar estes profissionais que tanto merecem e tanto têm dado ao serviço da Justiça!


    Portanto, exorto a Sra. Ministra a tomar medidas concretas e justas, que reflitam o verdadeiro valor do nosso trabalho. Chegou o momento de mostrar compromisso e reconhecimento. 


    Não pedimos privilégios, mas sim justiça. Estamos prontos para colaborar e construir um sistema de justiça mais forte e mais justo, mas para isso precisamos de ser valorizados. A oportunidade está nas suas mãos, Sra. Ministra. Que esta seja a reunião que marcará o início de um novo capítulo para todos nós.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/1/25 08:20

    https://executivedigest.sapo.pt/noticias/governo-e-sindicatos-da-psp-iniciam-conversacoes-para-a-revisao-do-estatuto/


    Passaram cerca de 6 meses da última grande valorização (suplemento de missão de +300€/mês) e já se iniciaram os procedimentos para atualizações salariais.
    Assim é que é puxar por uma carreira!!


    Connosco, com esta carreira, é o que se sabe! 

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/1/25 08:38

    Lol a ministra ker lá saber do que está para aí a dizer...

    ResponderEliminar
  4. Rei dos Mercedes6/1/25 08:53

    E não é só o problema da lâmina ou de estarmos sózinhos ! Eu que andei uns 5 anos em serviço externo tive algumas surpresas, onde inclusivamente numa determinada ocasião, tinha á minha espera mais de 50 indivíduos de "etnia romani", á minha espera e sem apoio do OPC. Correu bem, mas podia não ter corrido!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/1/25 08:55

    Se calhar há mais pessoas a ler o que se passa aqui no blog, do que pensa!


    Olhe que pode estar enganado(a)...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6/1/25 08:58

    É preciso que o SOJ e o SFJ anunciem como se vai processar a luta!


    Não há tempo a perder, e também mais nada há a dizer à Srª Ministra e à sua equipa!


    Greve aos atos, nomeadamente GREVE ÀS DILIGÊNCIAS, que onde verdadeiramente lhe dói!


    Greve!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6/1/25 09:06

    Segundo uma sondagem divulgada no dia de ontem, são apenas 1,42% do universo dos Oficiais de justiça os que estão em profundo desacordo com a proposta.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/1/25 09:23

    Que grande treta é com cada maluco.
    Esse deve ser a percentagem dos satisfeitos.
    Beba menos.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/1/25 09:46

    Bom dia.
    Trabalho no MP e já fui "encostado" por uma testemunha e o pai , o arguido, na realização de um interrogatório não presidido.
    As condições para a realização da diligência eram miseráveis e como a testemunha estava a ouvir o que o pai dizia e o que era perguntado resolveu intervir.
    Na altura, fui ameaçado e digamos, "apertado".
    Dei voz de detenção à pessoa que me ameaçou e chamou-se se imediato a polícia.
    O artista foi detido.
    A detenção foi obviamente validada.
    Apresentei queixa.
    O inquérito foi arquivado, sim, arquivado.
    Solicitei o apoio jurídico do SFJ, a quem agradeço e recorri, para o superior hierárquico.
    O tal superior hierárquico decidiu manter o arquivamento no que respeita ao crime de ameaça mas entendeu que existiu o crime de perturbação de funcionamento de órgão de soberania.
    Acabou tudo com uma SPP e um pedido de desculpa do arguido ao Oficial de Justiça.
    A única pessoa que ficou condicionada com isto tudo, fui eu, visto tratar-se de um meio relativamente pequeno e eu quando encontrava o arguido na rua, no supermercado ou noutro sítio qualquer é que me desviava, não fosse o mesmo meter-se comigo, especialmente quando andava acompanhado pelos meus filhos.
    Nessa altura, por ter conversado varias vezes com o jurista do SFJ, fiquei a saber de vários casos parecidos envolvendo colegas e até magistrados.
    No fundo, já ninguém respeita o Tribunal, e as pessoas que lá trabalham e como nós é que estamos aos balcões levamos com com isto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/1/25 09:57

    Colegas, temos de parar a máquina!



    Feliz ano!

    ResponderEliminar
  11. Porra que isto já cheira mal! Então vai iniciar-se um processo negocial e já meia dúzia querem mais lutas? Haja bom senso, será que queremos realmente um mudança ou queremos manter tudo na mesma? Pelos vistos há uma meia dúzia que quer manter tudo na mesma.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6/1/25 10:33

    Só 1,42% dos oficiais de justiça é que querem "luta".


    Os restantes estão conformados e aceitam a proposta do governo.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/1/25 10:50

    Por favor, não difunda informações falsas...


    Não só falsas, como a tentar mostrar que tudo está bem para a maioria, quando não está!!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo6/1/25 11:03

    Não conseguimos nada porque anda por aí uma cambada de vaidosos (sindicatos incluídos) que apenas lhes interessa o prestigio e muito grau. 
    Pois a mim interessa é ser aumentado na mesma proporção que todas as outras carreiras.
      

    ResponderEliminar
  15. Anónimo6/1/25 11:05


    Pois a mim interessa é ser aumentado na mesma proporção que todas as outras carreiras.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo6/1/25 11:23

    Procure tratamento...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo6/1/25 11:25

    Vamos para a greve do atos!


    Sem medos, sem demoras!


    Eles, MJ, que nos façam guerra, que venham com os processos disciplinares!


    Assim, pelos menos acaba a hipocrisia!


    Ah! Já agora, boa sorte MJ, vais ficar sem funcionários! 

    ResponderEliminar
  18. Anónimo6/1/25 12:13

    SFJ e SOJ, está na altura de coordenarem e apresentarem as formas de luta!


    Nós, OJ, estamos prontos para fazer o que for necessário!


    Acabem unilateralmente com as reuniões que o MJ agendou!


    Não percam tempo, é altura de avançar no terreno, é altura de "COMBATE"!  

    ResponderEliminar
  19. Anónimo6/1/25 12:24

    Vejam as notícias mais recentes...


    E depois venham para aqui escrever, como já li, que os cofres estão a ficar enchutos e não poderá haver mais do que 100 ou 150 paus para nós.



    Isto é valorização!
    Não é a vergonha total que se passa nesta classe profissional.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo6/1/25 12:35

    Não, ninguem está disponível pra fazer o que for necessário.
    A única contestação que todos aderem é a greve aos atos, na esperança de que não descontam novamente em vencimento e porque não precisam de levantar o rabo da cadeira.
    Aliás, é esperar para ver quantos colegas estarão na "vigília" de abertura do ano judicial.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo6/1/25 13:02

    Não acredito que 1,42% dos oficiais de justiça consigam parar a máquina ...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo6/1/25 13:08

    A nossa é a classe dos comentadores, nunca se viu uma classe com tanta inteligência desaproveitada pelas redes sociais. 

    ResponderEliminar
  23. Anónimo6/1/25 13:12

    Temos que fazer algo, e temos de o fazer antes das ditas "negociações", que se preveem da "treta"!


    Está ainda na altura de haver uma comunicação séria do SFJ à comunicação social sobre tudo o que se tem passado, admitindo também as suas responsabilidades!


    Agora, é preciso "trabalhar" de imediato, e não ficar "atado" em pretensas negociações!


    A fase do diálogo foi interrompida pelas propostas ultrajantes  do MJ.


     É preciso agir em conformidade!
     

    ResponderEliminar
  24. Anónimo6/1/25 13:46

    Nao compreendo uma coisa:


    Então o sindicato assina um acordo em junho com a ministra e agora vai-se manifestar contra o acordo na cerimónia do início do ano judicial????


    Algo de errado não está certo.


    Alguém consegue explicar?! 




    😕🤔

    ResponderEliminar
  25. Anónimo6/1/25 13:51

    Greve aos actos??


    Eu não adiro e antevejo uma muito fraca adesão.


    Aliás, só meia dúzia de iludidos é que ainda têm esperança ...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo6/1/25 13:53

    FINALMENTE OS 2 SINDICATOS JUNTOS.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo6/1/25 13:55

    É uma pessoa que trabalha num circo, consegue adivinhar???

    ResponderEliminar
  28. Anónimo6/1/25 13:58

    NÃO QUERO SABER DE MAIS NADA, EU QUERO É PRESTIGIO PARA TODOS OS OJ. 

    ResponderEliminar
  29. Anónimo6/1/25 14:20

    Prestígio e muito grau!!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo6/1/25 14:21

    Finalmente????




    O SOJ ainda não disse nada.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo6/1/25 14:21

    Olhem mas é para a tabela dos Oficiais de Registos


    Isso é que devia ser , sem haver jogadas de números para retirar o suplemento que temos.


    NÃO SOMOS MENOS DO QUE NINGUÉM!!


    1º posição  €1 333,35 


    2ª posição  €1 543,88 


    3ª posição   €1 754,41 


    4ª posição   €1 969,68 


    5ª posição   €2 186,53 


    6ª posição   €2 403,37 


    7ª posição   €2 511,81 


    8ª posição   €2 620,23 


    9ª posição   €2 783,21


    Todos estes valores são relativos a 2024, já que agora em 2025 são acrescidos de + € 56,58, ou +2.15% nos casos que ultrapassam os € 2.620,23

    ResponderEliminar
  32. Anónimo6/1/25 14:24

    É verdade colega e GRAU (13º/14º) está bom (douro ou alentejo) marcha.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo6/1/25 14:29

    Nem mais. Porque será que os nossos negociadores não levam esta tabela como base para negociar????


    O que estará por trás do abaixamento das calças?...


    Porque só querem mesmo é negociar prestigio e grau em vez de ordenados como todas as outras carreiras fazem.


    São uns circenses...

    ResponderEliminar
  34. Anónimo6/1/25 14:34

    1,42% ???!!!




    Você é doido!


    Tenho por certo que mais de 90% dos Oficiais de Justiça estão contra a proposta do MJ.


    Você não trabalha nos tribunais,  porque se trabalhasse não dizia tamanha barbaridade!

    ResponderEliminar
  35. Anónimo6/1/25 14:36

    Você anda aqui para deitar abaixo! É bem visível!


    Você não é OJ, nem cuida dos interesses dos OJ!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo6/1/25 14:43

    Engana-se. 


    Uma sondagem divulgada no dia de ontem revela que mais de 98% dos Oficiais de estão de acordo ou não se opõem à proposta apresentada.


    Portanto, só uma franja muito residual é que pretende "luta". 

    ResponderEliminar
  37. Anónimo6/1/25 14:46

    A nossa tabela será pelo.menos tão boa quanto esta.


    A proposta é boa e vai passar com facilidade.


    No final todos vamos ficar melhor do que agora.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo6/1/25 14:47

    Não invente!!!


    Sondagem feita por quem?
    Que questão foi colocada?
    Que universo de O.J. teve essa suposta sondagem?


    NÃO INVENTE! 


    Você não pode ser O.J. e só está aqui a lançar postas de pescada.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo6/1/25 14:52

    Para o Anonimo desesperado  das 9:06, cala-te só dizes m..., para de inventar seu louco.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo6/1/25 14:54

    Para o Anonimo das 9:06, se te vir levas uma carga de pancada k te borras todo.


    Dava te jeito que isso fosse verdade não é?

    ResponderEliminar
  41. Anónimo6/1/25 14:55

    Nao duvido.
    Sei do que falo.
    Dia 16 terão novidades ...

    ResponderEliminar
  42. Anónimo6/1/25 14:55

    Mas ainda nos querem tirar as armas..

    ResponderEliminar
  43. Anónimo6/1/25 14:56

    Comentário das 14:46


    Traduza lá isso do "será pelo menos tão boa quanto esta"...

    ResponderEliminar
  44. Anónimo6/1/25 14:57

    Para o Anonimo das 10:33, é um adjunto em regime de substituição por tal está a fazer esta campanha nojenta...se te apanho.

    ResponderEliminar
  45. Anónimo6/1/25 14:57

    Vamos ser a única carreira da função pública de grau 2 com salários de grau 3.


    Não desesperem. Vai dar tudo certo e no final vamos todos ficar melhor.
    Portanto que interessa ficar no grau 2 ou no grau 3?


    A carreira de oficial de justiça vai ser valorizada ao nível dos salários e isso é o que nos interessa!!

    ResponderEliminar
  46. Anónimo6/1/25 14:59

    Este louco da sondagem disse k foi ele k a fez...onde está o dono do blog para apagar os comentários deste Chico esperto.


    Que apenas difunde fake knews 

    ResponderEliminar
  47. Anónimo6/1/25 15:02

    Será pelo menos tão boa como esta pois ainda há margem para melhorar.


    Sei do que falo.


    Dia 16 terão novidades...

    ResponderEliminar
  48. Anónimo6/1/25 15:03

    Mas está gente ainda não entendeu que quem tiver o grau 3 terá a tabela igual á dia registos.


    Ou seja alguns oficiais de justiça..


    Acordem..


    Os outros estão lixados...

    ResponderEliminar
  49. Anónimo6/1/25 15:09

    Não diga disparates.
    Praticamente todos os auxiliares estão no último escalão que se traduz num valor superior à terceira posição dos registos.


    Actualmente um auxiliar no último escalão já não progride mais e com a nova tabela vai poder continuar a progredir.


    Portanto diga-me como é será prejudicado.


    Não ande aqui a lançar boatos.


    Todos nós, sejam grau 2 ou grau 3, ficaremos melhor.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo6/1/25 15:49


    P.f. permita-me humildemente só fazer uma pequena correção, onde diz:


    "Praticamente todos os auxiliares estão no último escalão que se traduz num valor superior à terceira posição dos registos."


    Na realidade a do Oficial no 6º escalão é inferior à do Oficial de Registos no 3º escalão...


    Pegando nos vencimentos atuais (ambos atualizados a Jan.2025), temos:


    Oficial de Justiça na categoria indicada e no 6º escalão:  € 1.705,73


    Oficial de Registos no 3 escalão: € 1.811,46

    ResponderEliminar
  51. Anónimo6/1/25 15:54

    Este ( o dos 1,42 %) está aqui só para fazer ruído, para que não se fale do que verdadeiramente interessa!

    ResponderEliminar
  52. Anónimo6/1/25 16:00

    Meta-lhe aí em cima mais 230 euros de SRP e diga-me quem é que ganha mais.


    1705+230= 1935 euros


    1935 euros!!


    Digam-me uma única carreira da função pública em que um auxiliar supostamente de grau 2 tem um vencimento destes, de quase 2000 euros.


    Ademais, com a actual proposta existe a possibilidade de progredir para outros escalões, o que não acontece com a nossa actual tabela que termina precisamente no 6. escalão.


    Vale a pena pensar nisto!!


    Já dizia o outro, "Não neguem à partida uma ciência que desconhecem"

    ResponderEliminar
  53. Há coisas tão evidentes que não enganam ninguém, pelo que é desnecessário apagar ou sequer alertar. Por outro lado, se andássemos a apagar os desvarios que aqui se escrevem, isto ficaria quase a zero, seria uma enorme limpeza. A realidade das gentes que compõem esta carreira é esta e não vale a pena apagar para esconder.

    ResponderEliminar
  54. Anónimo6/1/25 16:11

    isso é o que vamos ver.
    O papo seco já baixou de novo as calças, por isso só vendo como diz o outro.

    ResponderEliminar
  55. Anónimo6/1/25 16:21

    Está na hora da verdade!


    Os meninos de coro, e aqui há muitos, só têm letra, mas não com eles que se pode contar!
    Esses, meninos de coro, têm medo da própria sombra, e não são capazes de ser homenzinhos quando é preciso!


    Quantos aos demais homens de verdade, chegou a hora!


    Vamos ter de sair das trincheiras e dar o corpo às balas!
     

    ResponderEliminar
  56. Anónimo6/1/25 16:39

    Eh lá!!
    Espere lá aí...


    Mas nas continhas está a meter também suplementos?




    É que se for assim permita-me encaminhá-lo para os suplementos dos Oficiais de Registos..


    Veja lá o DL n.º 145/2019, de 23 de Setembro, especificamente o artigo. 5°.


    Eles também têm suplementos!!




    SECÇÃO III
    Dos suplementos remuneratórios
      Artigo 5.º
    Condições gerais de atribuição
    1 - Sem prejuízo do disposto no Decreto-Lei n.º 25/2015, de 6 de fevereiro, o conservador de registos e o oficial de registos beneficiam dos suplementos previstos no presente decreto-lei e demais legislação especial que lhes seja aplicável.
    2 - Os suplementos remuneratórios são devidos e pagos em 12 meses por ano, apenas enquanto haja exercício de funções efetivo, ou como tal considerado por lei.

    ResponderEliminar
  57. Anónimo6/1/25 16:41

    E sem esquecer os prémios de desempenho e de produtividade.



    ResponderEliminar
  58. E o que é que a arma ia fazer ao caso?
    Se calhar metia o colega em apuros como aconteceu com o magistrado do MP aqui no Norte - veja o artigo em: https://www.cmjornal.pt/opiniao/nota-editorial/detalhe/procurador-pistoleiro

    ResponderEliminar
  59. Anónimo6/1/25 16:59

    Vocês já tem colegas aqui, que sabem o que falam, a dizer claramente que haverá grau 2 e 3, isto é, divisão na carreira. Aparentemente, já é ponto assente. Foram, mais uma vez, todos comidos de cebolada e conformem-se que mesmo os de grau 2 - meros administrativos - ficarão melhores.

    ResponderEliminar
  60. Isso que diz é verdade!
    Já tive arguidos a abeirarem-se das tesouras pousadas na secretária, que se levantaram a meio da diligência manifestando desagrado e, eventualmente, medindo a pulsação de quem a realizada, mas o pior momento vivido não foi no DIAP, foi na sec. central quando tramitava injunções em que inclusivamente tive um senhor que, estrebuchou e brandiu um revólver ao balcão, tentando intimidar quem o ouvisse e, assim que pequei no telefone para ligar à GNR, fugiu porta fora e nunca mais ninguém o viu ...
    Lembro ainda uma outra situação de penhora numa loja de informática - em Penafiel - vão quase vinte anos - em que o sujeito/executado se lembrou de ligar aos amigos - os tais oriundos do noroeste da índia - e num abrir e fechar de olhos o espaço estava pejado de indivíduos com sobretudos cumpridos e objetos no seu interior que indiciavam ser - ou poder ser -  usados como armas (e eu não estava sozinho, encontrava-me com uma outra colega que se sentiu profundamente intimidade mas acabamos por realizar a diligência depois de esclarecer o visado que de nada valia impedir a sua realização).
    Numa outra ocasião, fui proceder a uma notificação num determinado bairro - localizado em Cerrado do Tanque- Penafiel - onde residem pessoas muito boas e outras que nem por isso. Bati à porta e não respondeu ninguém, apenas se ouvia do outro lado uma série de impropérios e de ameaças. No ouro dia, essa pessoa visada pela notificação acabou por balear o vizinho, ferindo-o mortalmente.
    Depois, poucos se devem lembrar, mas em Penafiel, vão umas boas duas dezenas de anos, ouve uma tentativa de homicídio a uma ilustre advogada em plena sala de audiência de julgamento e a colega só não foi atingida por sorte e mero acaso - os projeteis  ou resvalaram no banco ou foram projetados nos azimutes das janelas da sala onde permanecem ainda hoje marcas bem visíveis.
    E muitas outras histórias havia para dizer - um dia encaminhava um detido através das escadas de acesso aos calabouços no Pal. da Justiça de Penafiel e o "fulano" inadvertidamente cuspiu para cima de mim e murmurando tentou, sem conseguir, rasteirar um dos guardas (não sei o que lhe aconteceu depois no EP, mas sei que na visita seguinte ao tribunal veio muito, mas muito mansinho).


    É uma profissão de risco - cada vez mais o é - como o é a de trolha da construção civil (morrem mais pessoas na construção civil que funcionários por agressões no exercício de funções) todavia, uns morrem por violar as regras de segurança e outros por tentar impôs as regras sociais, nomeadamente de convivência.
    Enquanto uns golpeiam os pulsos num golpe teatral - sim porque se alguém quereria por termo à vida não o faria perante aquela gente toda e se o quisesse mesmo se calhar lançava mão da carótida ou de outra artéria, por exemplo, femoral - outros há que não têm dons artísticos e sujeitam-se a um nível de tensão e de stress de tal ordem que eles sim qualquer dia ficam provados da sua saúde mental e isto porque, diga-se em abono da verdade, ninguém dela cuida.
    Aliás - o SFJ e o SOJ deveria interceder ou impulsionar a que fosse criada uma linha de apoio vocacionada para o "burnout" e outras vicissitudes dos Oficiais de Justiça.

    ResponderEliminar
  61. Tem toda a razão.
    Todavia (não sendo eu o autor de tais textos ou comentários) deixe-me dizer que há - muitos - colegas que concordam com a proposta ou pelo menos com a visão que nela está impregnada.
    Eu não concordo com muita coisa da proposta mas a ideia de que a divisão da carreira, no futuro, vai acontecer é, parece-me uma inevitabilidade.
    Todavia, a forma em que a diferenciação de funções vai acontecer e os termos de reposicionamento na nova carreira disso nada se sabe ainda, desconhecendo-se integralmente qualquer ideia.
    Há coisas aberrantes na proposta que nunca por nunca iriam avante e só foram assim atiradas para se dizer, precisamente, que se atirou com uma coisa qualquer.
    De tal sorte que cabe aos sindicatos melhorar substancialmente a proposta apresentada e isso é possível.
    O mundo não é feito de duas cores - preto ou branco - há muito mais zonas cinzentas e com vária tonalidade, mais escura e mais clara, e não há reformas ou revisões perfeitas só é possível uma aproximação, um encontro de interesses, em que nem tudo poderá ser concedido e em que nem tudo poderá ser coartado.
    No fundo a situação será o mais perfeita possível quanto maior aproximação e interesses servirem na perspetiva dos interessados - que somos nós os Oficiais de Justiça.
    Por isso, é esperar para ver.
    Agora que há muita gente que concorda que isto avance - no sentido de se avançar com correções - isso há e não é pouca gente.

    ResponderEliminar
  62. Anónimo6/1/25 17:43

    Ok.
    É só ver o valor efectivo dos suplementos e fazer as contas novamente.


    Vão ver que ainda sim ficamos a ganhar.

    ResponderEliminar
  63. Anónimo6/1/25 18:12

    Ficamos a ganhar ficamos e eu sou o pai natal .
    Com esta dos suplementos dos registos já foste calado...
    Obvio que recebem muito mais que os ofíciais de justiça.

    ResponderEliminar
  64. Anónimo6/1/25 18:50

    Não tenho especial prazer de confrontar o que diz um(a) colega, mas aí mais acima, pelas 15h09, foi dito e cito:


    "Não diga disparates.
    Praticamente todos os auxiliares estão no último escalão que se traduz num valor superior à terceira posição dos registos."


    Onde foi buscar esses números ou suposta percentagem de que "praticamente todos os auxiliares estão no último escalão"??




    E o que é praticamente todos??
    90%?, 80%?, 70%?....ou será que na realidade nem sequer 50%...?


    Não tenhamos nem vergonha dos auxiliares, nem nos coloquemos num pedestal quando falamos dos mesmos, pois o trabalho que desenvolvem e pelo qual todos passámos, merece toda a credibilidade e é merecedor de um salário justo e motivador.

    ResponderEliminar
  65. Anónimo6/1/25 18:51

    Lol Tb deves ser uma boa peça para andares sempre metido nessas confusões..


    Aí está a vergonha de um magistrado a arquivar o processo eles são contra os oficiais de justiça.

    ResponderEliminar
  66. Anónimo6/1/25 18:55

    É tudo muito bonito mas o certo que a agressão a médicos, enfermeiros, PSP, gnr, magistrados , professores, etc 


    A agressão é considerada agravada, os oficiais de justiça nada, não estão contemplados.

    ResponderEliminar
  67. Anónimo6/1/25 18:58

    Traga os suplementos dos registos e faça as contas?


    Porque não as faz??


    Demonstre aquilo que diz pf

    ResponderEliminar
  68. Anónimo6/1/25 21:28

    Deixem lá.
    Vale mais a nossa indignação do que a lambebotice e carneirice desses 98,58% que acreditamos serem uma mentira.

    ResponderEliminar
  69. Gajo do Vinho6/1/25 21:38

    Pfuuu, Pfuuu!!!
    O Bom Juiz tem 15!
    Pfuuu, Pfuuu!!!

    ResponderEliminar
  70. Anónimo6/1/25 21:44

    Este deve ser um adjunto com mais de 15 anos e sem licenciatura, até aposto. Agora só vêm com o discurso do dinheiro...

    ResponderEliminar
  71. Anónimo6/1/25 21:47

    Desmistificando:
    Sobem agora um pouco, mas se perderem a subida trienal que deveria ser criada - quer para compensar  o aumento da idade da reforma quer para recuperar o tempo de serviço congelado que já foi dado a outros seres mais nobres suprassumos da função pública - e passarem a subir só de 9 em 9 anos - caso se portem bem e andem na linha - quando chegarem à idade da reforma vão ficar com um valor de merda graças a esta maravilhosa proposta, todos os que tenham nascido de 70 para cá e estejam neste momento no último escalão.

    ResponderEliminar
  72. Anónimo6/1/25 22:14

    Isto é que é valorizar!!


    No Ministério da Administração Interna valorizam-se os homens e mulheres que integram as carreiras sob a sua alçada.


    https://www.jn.pt/4522019037/governo-vai-aumentar-salarios-da-gnr-e-rever-carreiras/


    Já no nosso caso, é deixar andar até a exaustão.
    Tristeza de Ministério este...

    ResponderEliminar
  73. Anónimo7/1/25 08:15

    SINDICATOS EXIGEM ESTA TABELA JUNTOS!

    ResponderEliminar
  74. Anónimo7/1/25 08:24


    Queremos:

    1.TABELA única dos Oficiais de Registo (Min).

    2. Uma carreira uni-categorial, com o grau três para todos os OFICIAIS DE JUSTIÇA.

    ResponderEliminar
  75. Anónimo7/1/25 08:27

    Sim os Oficiais de Registo devolvem os inventários aos Tribunais porque não sabem fazer as partilhas... Então porque é a nossa tabela remuneratória inferior  ?!?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ