Indignados, mas caladinhos?

     Propôs o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) aos Oficiais de Justiça a realização de uma jornada de luta que classificou como “Vigília Silenciosa”.


      Esta jornada de luta “dura e determinada” está apontada para a próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, data em que pelas 15H00 tem início uma sessão solene que assinala a abertura do presente ano judicial no Supremo Tribunal de Justiça.


      No artigo que o presidente do SFJ subscreve no Correio da Manhã, constava ontem assim:


      «No dia 13 de janeiro, os Oficiais de Justiça realizarão uma vigília silenciosa, em resposta à proposta inicial do Governo para a revisão do nosso estatuto.»


      Ora, a resposta a tal documento é, para o SFJ, uma manifestação silenciosa, mesmo quando, precisamente no mesmíssimo artigo, o mesmíssimo presidente daquela entidade sindical diz assim:


      «Este documento, longe de refletir uma evolução, parece antes um prenúncio de morte para a carreira.»


      Ou seja, vamos lá ver: perante o “prenúncio de morte para a carreira”, a resposta é, no entendimento de Marçal e da entidade a que preside, a “resposta silenciosa”.


      Prosseguindo no artigo vemos como a incongruência se adensa.


      Diz Marçal:


      «Após o acordo preliminar apresentado em junho, tolerámos seis meses de espera, confiando no compromisso do Ministério da Justiça em apresentar um texto que respondesse às necessidades e aspirações da classe. No entanto, o resultado foi um "nado-morto", incapaz de garantir a dignidade e a valorização que nos são devidas.»


      Tome-se bem nota das afirmações e considerações: a tolerância de seis meses de espera, a confiança defraudada, o prenúncio de morte da carreira, o nado-morto apresentado e a confirmação da incapacidade de garantir a dignidade e a valorização devidas.


      Se passados seis meses chega a consciência do erro da espera e da confiança depositada, mesmo depois de tantos alertarem para tal erro e de tanta experiência de tantos anos, sempre se poderá usar o velho adágio de que “mais vale tarde que nunca”, no entanto, facto é facto: não deixa de ser tarde. Acresce que o reconhecimento de um erro deveria sempre ser motivo de aprendizagem e não o seu contrário, isto é, a abertura da possibilidade do cometimento de outros, designadamente, o novo “silêncio eloquente”.


      E continua Marçal:


      «Este silêncio eloquente é um apelo aos responsáveis pela Justiça para que, antes que sejamos forçados a retomar uma luta mais audível, compreendam a gravidade da situação.»


      Interpretemos: De acordo com a opinião de Marçal, primeiro vem o “silêncio eloquente” e só depois poderá vir “uma luta mais audível”. O que é isto? O que é ser mais audível do que o silêncio? O próximo nível poderá ser o sussurro, o murmúrio, o cochicho… Não mais do que acima dos 30 decibéis?


      E com tal eloquência silenciosa, diz ainda aquele que é o atual presidente do sindicato mais antigo dos Oficiais de Justiça o seguinte:


      «Lutamos por respeito, reconhecimento e por um futuro digno para os Oficiais de Justiça.»


      E tal luta, conclui Marçal, acaba por ser um “grito silencioso”, de quem se diz querer continuar a “ser parte da solução”.


      «Esta vigília é mais do que um protesto; é um grito silencioso de quem acredita que a razão lhe assiste, de quem quer ser parte da solução e que sabe que os funcionários são indispensáveis para que a Justiça se realize.»


      A habitual terminologia também termina o artigo contendo o habitual discurso de quem nada exige, mas apenas apresenta a esperança em que alguém venha resolver a falta de ânimo. Desta vez, a fé é na ministra da Justiça, a mesma que já demonstrou não servir para resolver nada que diga respeito aos Oficiais de Justiça.


      Diz Marçal:


      «E a solução é bem fácil de obter. Basta que a ministra Rita Júdice verta para a proposta aquele que tem sido o seu discurso sobre os funcionários judiciais.»


      Mas não, a solução, embora seja fácil, como diz, não é essa.


      A solução não passa por esperar que a ministra resolva, passa, antes, pela remoção dos dirigentes sindicais que acreditam nesse discurso e o praticam durante tantos anos com os resultados que são perfeitamente visíveis para todos.


      A solução passa por deixar de acreditar, por deixar de esperar, por deixar de considerar que a boa-vontade, ou a boa-fé, chegarão; por deixar de pensar que a solução está nos outros ou em alguém em concreto, tal D. Sebastião numa manhã de nevoeiro.


      A solução passa por exigir, por dizer que até aqui vou e daqui não passo, por deixar os salamaleques e impor as condições, por obrigar a que se faça como os Oficiais de Justiça pretendem ou se opte pela guerra aberta.


      A solução é bem fácil de obter e passa por ordenar; sim, isso mesmo: mandar, isto é,  determinar aos governantes que legislem nos termos pretendidos pelos visados, no caso os Oficiais de Justiça, porque para isso ocupam os cargos de serviço público e porque desde há anos que os sucessivos governos mentem aos Oficiais de Justiça e estes têm de dizer que basta de mentiras, caso os governantes queiram mesmo parar o estado de sítio que se vive nos tribunais, porque, ao contrário do que se alega, os Oficiais de Justiça, apesar de pacíficos, não estão nada pacificados.


      Por isso, não pode haver “gritos silenciosos”, “silêncios eloquentes” ou “vigílias silenciosas”, porque caladinhos e bem-comportados, seguindo sempre as atrofiantes orientações sindicais, fartos disto tudo andam os Oficiais de Justiça há muitos anos, mesmo há muitos anos.


Expressao-NaoFala.jpg


      Fonte: “SFJ”.

Comentários

  1. Anónimo9/1/25 08:18

    Bom dia a todos.
    Para terminar com toda a discussão propunha a divisão da carreira em duas.
    Uma e a mais importante para os Licenciados e só estes.
    A outra e claro está com menor importância para todos os outros OJ mesmo aqueles que neste momento estão em lugares de chefia.
    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/1/25 08:30

    Vai tomar o comprimido....

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/1/25 08:33

    Pode ser! desde que a reforma seja ao 40 anos de serviço ou 60 de idade. E podes ficar com as chefias todas que quiseres só para ti...

    ResponderEliminar
  4. Rei dos Mercedes9/1/25 08:46

    Isto é literalmente "Gozar com quem trabalha! "

    ResponderEliminar
  5. O fundamentalista9/1/25 09:02

    Como de costume, só o espaço dedicado aos comentários deste blog espelha bem, com realismo e muita precisão, aquilo que somos como classe.
    Desde iluminados a negacionistas e, pasme-se, muita ignorância e falta de conhecimento, aqueles que hoje condicionam o nosso futuro desde há décadas a esta parte, continuam, como no passado, a ocupar cargos de representação para os quais não estiveram e não estão minimamente preparados para tamanha responsabilidade. A solução?
    A base de associados do SFJ tem que assumir as suas responsabilidades estatutárias e, de uma vez por todas, correr com esta gente que há já muitos anos, para se manterem em funções confortáveis, vendem a sua alma. O que mais se houve dos dirigentes sindicais do SFJ que não têm caracter nem coragem para afrontar o seu inconsequente presidente é " quero ver se me aguento aqui até a idade da reforma". Quanto aos seus representados e associados? Que se desenrasquem.
    Lembro aqui que a atual direcção foi eleita com 40% dos votos. Não pondo em causa a legitimidade da eleição, ponho em causa a incapacidade e incompetencia dos eleitos e também a indiferença e o comodismo de cerca de 3000 OJ que, sendo associados deste sindicato, apesar dos queixumes, assistem ao definhar do seu futuro de forma impávida e serena.  

    ResponderEliminar
  6. Irene Costa9/1/25 09:04

    Já diz o velho ditado " quem cala consente"!
    Será que o que o SFJ pretende com esta vigília silenciosa fazer juz ao velho ditado??????
    Há, efetivamente, que refletir sobre estas manobras silenciosas...
    ... o silêncio, a ser bem utilizado, é uma boa arma.... mas a nossa indignação, a meu ver,. não pode ser demonstrada através do silêncio....
    ... há um outro ditado que diz "quem cala consente..."
    E o perigo está mesmo aqui... 
    Será que não está na hora de "berrar"?????
     








     

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/1/25 09:09

    Falta 1 semana para a reunião.


    Precisamente 1 semana!


    Enquanto isso, outras carreiras que começaram a negociar muito...muito depois, já estão com reuniões avançadas/concluídas/em processo de reforço negocial...e outras já realizadas.


    A mais recente é a dos Bombeiros Voluntários, que hoje prossegue com outra reunião para existir uma VALORIZAÇÃO que pretendem substancial e que já levou o PM a dizer que...seria de pelo menos +4.000€/ano.


    "(....)Para a reunião de hoje, o Governo disse estar disponível, através de uma carta enviada a quatro dos sindicatos presentes nas negociações, para fazer a revisão da carreira "com valorização faseada no menor tempo possível", manter as atuais sete categorias na carreira especial - ao contrário das cinco categorias da anterior proposta - e manter as atuais 35 horas semanais de trabalho - ao contrário das 40 horas propostas na última reunião.


    O Governo compromete-se ainda a eliminar a proposta de criação de dois suplementos apresentada no ano passado. Na última reunião, que foi interrompida na sequência das manifestações feitas à porta do edifício da sede do Governo, em Lisboa, Hernâni Dias tinha avançado aos sindicatos a proposta de criar dois suplementos: um de risco e um de função.


    Com esta eliminação, lê-se na carta, será criado "um suplemento único - suplemento de Bombeiro Sapador - que integra os conceitos de risco, insalubridade, penosidade e prontidão de comparência em percentagem de retribuição base".(....)
    Fonte: Sapo pt / Lusa

    ResponderEliminar
  8. Anónimo9/1/25 09:15

    REI FRACO FAZ FRACA A FORTE GENTE !

    ResponderEliminar
  9. Anónimo9/1/25 09:16

    Marçal e o SFJ são fracos!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo9/1/25 09:20

    Não há volta a dar aos dirigentes deste sindicato SFJ, o Marçal não consegue livrar-se desta narrativa de contenção para com a tutela, seja que governo for.
    Agora é o protesto em silencio, mais tarde poderá ser o protesto em cuecas de calças para baixo.
    Olha..., que vão para o raio que os parta que isto já cheira mal.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo9/1/25 09:23

    A gritar ou em silêncio, todos os OJs devem estar presentes na vigília dia 13.
    Caso isso não aconteça que se calem para sempre, pois perderam a razão toda.
    Estou mesmo curioso para saber se se repete a vergonha da ultima manifestação, com meia dúzia de gatos pingados no terreno e muitos a reclamar covardemente no telemóvel.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo9/1/25 09:29

    É das cuecas.

    ResponderEliminar
  13. Perna Curta9/1/25 09:45

    Hoje é sabido que o SFJ lutou e luta para que os lugares ocupados em regime de substituição assim permaneçam ocupados precariamente por colegas que não se sujeitaram a provas e que - independentemente do seu mérito - viram um favorecimento que corresponde a um empobrecimento real, pelo desfavor, pelo desprezo, de quem se esforçou e todos os dias empresta o resultado do seu esforço ao serviço onde se insere (que, note-se, não são só os licenciados, é um universo muito mais abrangente que engloba os adjuntos no que respeita às chefias das secções e escrivães de direito e tec. jut. principais relativamente à chefia dos núcleos).


    O que o SFJ tem andado a fazer é, na minha opinião, tudo menos favorecer ou valorizar a classe que representa - sim, afeta toda a classe, porque interferindo diretamente nas negociações afeta os seus associados e também os que o não são - e não se diga aqui que a culpa é dos que não se filiaram e não participaram na formação das vontades defendidas pela estrutura sindical, pois que no meu caso fui sindicalizado e deixei de o ser, também pelas razões apontadas no comentário.
    Por isso desenganem-se aqueles que pensam que o SFJ luta pelos interesses de todos, porque não luta, luta apenas pela defesa do interesse erigido pela vontade formada no seu seio e nessa vontade, é sabida, participam maioritariamente colegas que não são licenciados, os mais velhos, e muitos deles beneficiados ao longo dos anos pela sua filiação e que assim querem continuar.
    Cabe à tutela, distanciando-se destes interesses, defender o interesse que intrinsecamente deve prosseguir - o interesse geral dos serviços e o dos seus administrados - sem cedências a pretensões facciosas que apenas querem sobrelevar e assegurar os interesses de alguns dos seus filiados e sob a capa de que "ninguém fica para trás" "o que querem é empurrar os seus para a frente" prejudicando muita gente e sem se preocupar com isso.

    ResponderEliminar
  14. João Gomes9/1/25 09:47

    Protesto em silêncio e com pouca gente, pois nada de arranjar autocarros para a malta ir toda a Lisboa.
    Portanto, calados e quietos.
    Percebe-se que com esta decisão, não querem lá ninguém.
    Inacreditável a postura dos associados que perante as ideias de uma direção completamente amorfa e incompetente.

    ResponderEliminar
  15. Não sou Parvo9/1/25 10:02

    Piu, piu, piu, ... pta q pariu!
    É o que apetece dizer das palavas contidas na msg. do senhor presidente do SFJ pois que com elas o que verdadeiramente quis fazer foi colocar uma mordaça em todos nós, foi refrear os ímpetos daqueles que se preparavam para encetar uma forma de revelar o descontentamento com um sobressalto cívico, com uma manifestação mais aguerrida e acutilante.
    Antecipando essa possibilidade o "Mareshal" lançou-se a quebrar esse ímpeto ,gerado de forma natural, amordaçando quem a tal se propunha o que é revelador da sua astúcia (desenganem-se aqueles que pensam que a personagem é um ignorante, pois sabem bem o que faz para servir o que quer).
    A atuação do SFJ é também reveladora de que existe um comprometimento e que houve cedência pela tutela (DGAJ/MJ) a algumas das suas reivindicações e vejo desde logo que nessas está incluída a manutenção de quem está em regime de substituição, preterindo as regras concursais e favorecendo quem foi escolhido - muitas vezes sem critério - apenas por ter deixado escoar o tempo, permanecendo numa mesma secção até ser presentado com um muito bom e ser o mais antigo e, para todos esses, a antiguidade é um posto!
    Com essa frase, já gasta, de que "ninguém fica para trás" "o que querem é levar uns poucos para a frente"!
    Somos todos uns otários! Deixamo-nos amordaçar e, veja-se, o SFJ até tentou enganar o SOJ lançando um repto para se unirem (quando o que quis foi apenas amordaçar e refrear a todos).
    O que aqueles senhores andaram a negociar, querendo fazer de todos nós palermas, há de ser tornado visível quando alguém pedir o acesso aos documentos trocados com a tutela e às atas das reuniões havidas.
    Aí se verá se forma "sacanas" ou "virtuosos" na luta que é de todos!

    ResponderEliminar
  16. Não sou Parvo9/1/25 10:06

    Só quiseram amordaçar a todos e refrear o descontentamento.
    É uma técnica muito comum em alguns partidos como o PC e também nas instituições onde, a sua longa mão, manipulam as suas atuações.
    Antevendo eventuais ajuntamentos e reações mais visíveis e sonoras por parte de filiados e não filiados, de forma inorgânica e espontânea, lançaram mão desta ferramenta.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo9/1/25 10:10

    Alguém sabe se o SFJ ou o SOJ já apresentaram, ou vão apresentar contrapropostas ao Ministério da Justiça, na próxima reunião? Ou será que apenas vão lá dizer que não aceitam aquela proposta e ficam à espera que seja o Ministério da Justiça a defender os interesses dos OJ? 

    ResponderEliminar
  18. Anónimo9/1/25 10:18

    Sim, aquilo que parece o começo da luta, porque tão pequenina é, mais não é uma forma de dizer que estamos a fazer algo, quendo, de facto, não se faz coisa alguma!


    Nós estamos a ser prejudicados por dentro, por aqueles que nos deviam defender!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo9/1/25 10:30

    Neste momento já se terão reunido os 2 sindicatos, após o tal "convite" por parte do SFJ dirigido ao SOJ?


    Alguém sabe?

    ResponderEliminar
  20. Anónimo9/1/25 10:34

    O que importa é ter os galões  na farda.


    O dinheirinho  que se lixe, né?

    ResponderEliminar
  21. Anónimo9/1/25 10:35

    Mas alguém se lembra de gritar em silêncio?!!!


    Qual a diferença entre gritar em silêncio e não gritar?!!!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo9/1/25 10:35



    SE não dispuserem transporte para a  malta de fora de Lisboa,


    poucos vão aparecer, Srs sindicalistas.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo9/1/25 10:36

    e os salários dos provisórios ??? não falam disso porquÊ?
    Aptos em Setembro e vamos em Janeiro com 900 euros no bolso??? emails sem resposta da DGAJ, ninguem atende dos RH, quando atendem não dão resposta.... É ASSIM TAO DIFICIL PUBLICAR EM DR E PAGAR O QUE NOS DEVEM????
    MAIS UM MÊS NESTA SITUAÇÃO E VAI PARA CONTENCIOSO.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo9/1/25 10:37

    Atenção SOJ às falácias do SFJ!


    Se o SFJ quisesse reagir com força, o seu presidente não falava de "gritos em silêncio"!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo9/1/25 10:39

    Olha este. Sempre a mesma conversa. Pretende chefiar (reclame junto do Administrador Judicial da sua comarca e diga-lhe que está muito mais habilitado a esse cargo que qualquer um dos nomeados e que cumpre todos os requisitos para ocupar o cargo)r

    ResponderEliminar
  26. Anónimo9/1/25 10:43

    Se ainda m-não percebeu também não sou eu que lhe vou voltar a explicar.
    Mas compreenda que, e para que fique esclarecido e porque não sou hipócrita, informo-o de que eu já ocupo um lugar por mérito próprio, todavia, não posso deixar de manifestar e expressar livremente a minha opinião - com a liberdade individual e moral -  sobre um assunto que para quem é sério e se importa com as questões de justiça material não devia ser indiferente a ninguém. 

    ResponderEliminar
  27. O fundamentalista9/1/25 10:45

    Assim gosto mais. Opiniões objectivas, fundamentadas que procuram contribuir para a "discussão", sem azedumes e impropérios. Pena não ser a regra mas sim a excepção.
    Pena ter sido apagado o anterior comentário que estava mais completo e com o qual concordo na íntegra. É com colegas com este conhecimento e postura que os OJ podem almejar mais e melhor. Para isso têm que deixar o conforto das suas mundividências e assumir responsabilidades, por eles e pelos outros, de representação o que só se consegue criando correntes de opinião dentro das estruturas sindicais que permita expurgar-las. Dificil? Sim! Demora tempo? Sim! A minha experiencia sindical diz-me que o SFJ tem muitos e bons OJ capazes de fazer mais e muito melhor. Bem organizados facilmente limpam o SFJ. Sei que, para muitos, a percentagem com que os atuais e perpétuos, até agora, elementos dos orgãos sociais do SFJ, não é relevante. Para mim um sindicato com, em meados de 2024, 5200 associados e que está a ser dirigido por orgãos sociais eleitos com 40% dos votos, diz muito. Diz, principalmente, que se a maioria dos restantes 60% se mobilizassem, a realidade de representação poderia ser mais competente, assertiva, proactiva, com uma estratégia definida e que espelhasse os anseisos e expectativas dos OJ. Como é bom de ver a atual estratégia deste sindicato é impercetivel à maioria dos OJ, temos uma "navegação à vista", empurrada pela "bolina" do momento, na qual muito poucos se revêm, e orientada para interesses de alguns e que não é para todos. Para todos, ou para a sua maiorira, o futuro proposto pelo SFJ é a continuação do empobrecimento, da estagnação da carreira, acente no divisionismo e no constante conflito entre os colegas. O que mantém esta gente no conforto da ssuas funções sindicais é a divisão que fomentam entre os OJ que, distraidos, têm como inimigo o "colega do lado" e não aqueles para quem todos os meses descontam uma percentagem do salário.

    ResponderEliminar
  28. O fundamentalista9/1/25 10:49

    Todos presentes? Como justifico a manhã desse dia, se quem propôs a vigília nem teve o cuidado de assegurar a dispensa ao serviço na parte da manhã? Se calhar porque a vigília é para quem estiver por perto do local!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo9/1/25 10:53

    Será que o dirigente do SFJ não sabe que daqui a uma semana tudo vai estar igual?


    E sabendo nós que ele bem o sabe, que esperamos nós de tal dirigente?!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo9/1/25 10:54

    Mobilizar para quê?
    Afinal só os licenciados é que se acham capazes. Então eu estou fora. Nem mais uma greve ou manifestação.
    Passem bem.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo9/1/25 10:55

    A mim ninguém me cala...alguém sabe se levar foguetes aqueles do ano novo que vende no chinês existe consequências legais??
    Eu vou levar buzinas e foguetes..

    ResponderEliminar
  32. Anónimo9/1/25 11:09

    Bai de abiãou.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo9/1/25 11:20

    Está muito claro que existe agendas bem definidas...

    ResponderEliminar
  34. Anónimo9/1/25 11:24

    1 comentário logo está porcaria.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo9/1/25 11:37

    SINDICATOS


    FAÇAM COMO OS SINDICATOS DOS  PROFESSORES
    DISPONIBILIZEM AUTOCARROS PARA A MALTA IR, CASO CONTRÁRIO É UM FIASCO! MAIS UM!


    E NÃO SAIMOS DISTO

    ResponderEliminar
  36. Anónimo9/1/25 11:41

    Ir à vigília fazer figura de urso.


    Não contem comigo.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo9/1/25 11:55

    Leva antes dinamite!


    Podes até ganhar o premio nobel do sindicalismo!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo9/1/25 11:56

    No mínimo o SFJ deveria dizer aos sócios para fazer a greve decretada pelo SOJ no período da tarde!

    ResponderEliminar
  39. Anónimo9/1/25 12:26

    Malta, alguém que possa dizer se o SFJ está a arranjar transporte para ir a Lisboa?
    E como é que se justifica a falta? 

    ResponderEliminar
  40. Anónimo9/1/25 13:02

    Boa tarde.
    Está só a organizar a deslocação para os dirigentes.
    Os outros que se amanhem a trabalhar...

    ResponderEliminar
  41. Anónimo9/1/25 13:30

    Mais uma manobra para fazerem de conta que fazem!

    ResponderEliminar
  42. Anónimo9/1/25 13:33

    E você já enviou email ao seu sindicato a perguntar se existe ou não autocarro?

    ResponderEliminar
  43. Anónimo9/1/25 13:35

    E você já contatou os sindicatos???enviou email? Ligou?

    ResponderEliminar
  44. Anónimo9/1/25 13:37

    Meus amigos provisórios, tenho muita pena de vocês pois passei pelo mesmo...mas infelizmente ninguém se preocupa com a vossa situação...e este é um grande problema...
    Passei pelo mesmo só k na altura nem aumentos nem nada...uma vergonha 

    ResponderEliminar
  45. Anónimo9/1/25 13:38

    Pois de fato não se entende..pork motivo não disponibilizam autocarros..


    Eu estou a pensar levar o meu carro mas fica muito caro...vergonha

    ResponderEliminar
  46. Anónimo9/1/25 13:40

    Você não é oficial de justiça?? Pork não notifica o SFJ? Basta um email..eu vou enviar o meu

    ResponderEliminar
  47. Anónimo9/1/25 13:45

    Pois quem é de longe o k pode fazer?

    ResponderEliminar
  48. Anónimo9/1/25 13:46

    Alguém sabe a morada da manifestação?

    ResponderEliminar
  49. Anónimo9/1/25 14:02

    Gritar em silêncio isto é ridículo...

    ResponderEliminar
  50. Anónimo9/1/25 14:12

    Nós devíamos era fazer uma manif na sede dos sindicatos!

    ResponderEliminar
  51. Anónimo9/1/25 14:15

    Eu já disse isso á muito tempo penso que apos a concentra deveríamos ir lá...

    ResponderEliminar
  52. Anónimo9/1/25 14:21

    Sim, já enviei. No dia 6 e até agora nem se dignaram a emitir o recibo de leitura.

    ResponderEliminar
  53. João Silva9/1/25 14:24

    Mas tem que ser o cada um de nós a tentar saber isto? 
    Então o SFJ não tem pessoas a tempo inteiro que possam desde logo, trabalhar no sentido de arranjar meios ou informar o que os associados devem fazer?
    Afinal parece que só servem para receber e gastar o dinheiro das quotas.

    ResponderEliminar
  54. António Carvalho da Silva9/1/25 14:29

    Colega das 13:40
    Claro que já enviei e contactei o delegado da comarca.
    Não sabe e quanto ao email, nem resposta.
    Estou a ver que até os próprios membros do sindicato não querem que ninguém vá.
    E já agora, são os sócios individualmente que tem que tratar de saber se existe ou não transporte e como se justifica as faltas? O que é que está a fazer tanta gente no sindicato? Para que servem nós pagarmos as quotas?
    Estou a perceber o teor da crónica do Presidente do SFJ em ter silêncio numa manifestação.

    ResponderEliminar
  55. Anónimo9/1/25 14:29

    Andei a dizer isso desde, pelo menos, setembro.


    Mas como habitualmente ninguém liga.


    A manif não devia ser à porta do ministério ou do STJ mas sim à porta do sindicato!!!!

    ResponderEliminar
  56. Anónimo9/1/25 14:34

    Vês Tony (tone), qualquer dia tens uma manif à tua porta!


    Que é que andaste a (não) fazer Tony!

    ResponderEliminar
  57. Anónimo9/1/25 14:54

    Estou a dizer isto pois é uma forma de pressão...


    Caso contrário não existe nada para ninguém não sabe como eles funcionam??


    É negligência absoluta..eu já enviei um email quase de certeza que nem vão responder..

    ResponderEliminar
  58. Anónimo9/1/25 14:55

    Hum dava te jeito não dava?

    ResponderEliminar
  59. Rei dos Oficiais de Justiça9/1/25 14:58

    Na qualidade de rei venho apelar às minhas tropas para fazermos barulho.
    Levem buzinas dakeles latas do chinês.


    Levem akeles foguetes que dão estouro.


    Levem aquelas colunas portáteis com música.


    Vamos cantar o hino de Portugal.


    A mim.ninguem me cala, manifestação em silêncio?


    Todos os auxiliares todos os adjuntos não contemplados, todos os licenciados temos que aparecer lá em peso...e fazer barulho...
    Ai contrário do que indica o SFJ.

    ResponderEliminar
  60. Anónimo9/1/25 15:26

    E porque é que todos os descontentes com o SFJ não entregam o cartão?!!


    Eu, logo após o acordo dos "papos-secos", entreguei o meu!


    Só com letra não vamos lá!

    ResponderEliminar
  61. Anónimo9/1/25 15:37


    Se...


    E reforço bem o "" conseguirem mesmo o tal aumento substancial e que é mais do que justo para os O.J., garanto que regresso ao sindicato...e com todo o gosto pagarei novamente quotas.


    Porém, tudo isto, num insano braço de ferro com o Ministério da Justiça, me parece resultar num acordo que passará de acordo do papo-seco a...acordo do pão de trigo, o que levará, em última instância, a colocar em causa a própria existência dos atuais Sindicatos!

    ResponderEliminar
  62. Anónimo9/1/25 15:56

    Com mais 300 euros no ordenado, abdico de todas as lutas e aceito o grau 2.

    ResponderEliminar
  63. Anónimo9/1/25 15:59

    Nos não somos arruaceiros.


    Somos pessoas de bem e bem comportadas.


    Os poucochinhos que forem á vigília mantenham-se todos em silêncio por favor.


    Não nos queiram comparar com os bombeiros e com os policias.
    Nós somos uma classe de prestígio e trabalhamos num órgão de soberania.
    Nunca se esqueçam disso 

    ResponderEliminar
  64. Anónimo9/1/25 16:00

    Esta forma de luta demonstra bem o que é o SFJ e a razão porque chegamos aqui.
    Perdemos poder de compra ao longo dos anos, hoje quase todos almoçamos no Tribunal (quando entrei ninguém pensaria em almoçar no Tribunal), perdemos o regime especial de aposentação que tínhamos, possuíamos um Livre Trânsito que hoje não serve para nada, etc....Tudo com as lutas "fofinhas" do SFJ, quando não com o seu beneplácito.
    Não há como negar.

    ResponderEliminar
  65. Anónimo9/1/25 16:22

    Este seria um bom começo:


    ResponderEliminar
  66. Anónimo9/1/25 16:39

    1 - O que entende por "substancial valorização salarial"?
    2 - O que entende por "funções tidas por menos complexas"?
    5 - O que quer dizer com "criação de 4 escalões por categoria"? Serão a acrescer aos existentes? Serão só 4 na "nova" tabela que venha a ser criada ou adotada? 

    ResponderEliminar
  67. Anónimo9/1/25 16:41

    Eu quero os 300 paus, mas não abdico de tudo!


    Vê algumas das coisas que temos de por na mesa das negociações no comentário das 16:22 (em baixo)!


    Mas há mais coisas a discutir, tal como as férias, a exclusividade, disponibilidade, etc....

    ResponderEliminar
  68. Anónimo9/1/25 16:51

    Se entrarmos no seu "jogo", tudo é subjetivo, mas ainda assim vou tentar responder!






     

    ResponderEliminar
  69. Rei dos Oficiais de Justiça9/1/25 16:51

    Para o adjunto de papo cheio... não é só os licenciados, são todos os adjuntos não previstos, são todos os auxiliares com ou sem licenciatura que não são contemplados.

    ResponderEliminar
  70. Anónimo9/1/25 17:56

    Ehehe... classe escravizada de prestígio...

    ResponderEliminar
  71. Anónimo9/1/25 18:07

    Obrigado.
    Só falta esclarecer qual  o valor concreto das "que considera justo.

    ResponderEliminar
  72. Anónimo9/1/25 19:31

    Caros auxiliares descobri que o SFJ está feito com a tutela..o objetivo é passar o k já foi proposto.


    Ficando todos os auxiliares para trás com e sem licenciatura com ou sem antiguidade.


    Dia 13 ou unimos nos ou então estamos lixados...
    Não existe autocarros peguem num carro levem 5 colegas cada ...temos k nos unir.


    O objetivo é aparecer poucos no dia 13 para o governo entrar em força.


    O Marçal se conseguir adormecer os colegas têm um cargo garantido....

    ResponderEliminar
  73. Anónimo9/1/25 19:31

    Pense assim...


    Se a PSP e a GNR foram aumentados em +300€ de suplementos e se já estão (passados apenas meses) em processo inicial para revisão da tabela salarial, o que lhe parece a si de um aumento 400€ para os O.J.??


    Pensarão de imediato alguns...


    "Isso claro que não dão!!"


    Mas se eles conseguirem isso (que globalmente o vão conseguir e até mais), com que cara ficam os pobres dos O.J. a quem foi dito e repetido que não se podia ir mais longe, aquando do acordo do papo-seco?


    Vamos ficar eternamente atrás de tudo e todos.
    Sim, esta carreira que há pouco mais de 2 décadas estava, em termos salariais, à frente das duas mencionadas.


    Impressionante tudo quanto se perdeu, tudo quanto não se recupera mais e como se deu de bandeja cerca de uma década a mais de trabalho...quando antes os O.J. podiam reformar-se bem mais cedo.

    ResponderEliminar
  74. Anónimo9/1/25 19:32

    Silenciosa, os Tomates.

    ResponderEliminar
  75. Anónimo9/1/25 19:34

    Também não sei ao certo, mas parece-me não estar a exagerar quando falo em centenas.


    Aqui há alguns dias atrás fiz a comparação entre o ordenando mínimo de 2002 (já eu euros) e o 4º escalão de Adjunto e, salvo erro, esse 4º escalão ganhava 3,43 vezes mais que o salário mínimo. Grande parte desse valor perdeu-se.


    Eu bem sei que os sucessivos governos fizeram, e bem, um esforço para que o salário mínimo crescesse mais que a média dos salários, mas o que se verifica é uma profunda erosão dos rendimentos dos Oficiais de Justiça.


    Repare que enuncio todos estes pontos porque me parecem justos. 


    A profissão, para além do volume e responsabilidade de trabalho, exige ainda disponibilidade, exclusividade, gozo de férias em período restrito, que escapam a muitas outras profissões com salários atualmente superiores.


    Desculpe, se na anterior resposta comecei de forma rude, não era minha intenção.

    ResponderEliminar
  76. Anónimo9/1/25 19:35

    Sem provas, com certeza que compreende que não convence nenhum O.J., nem vai agora tomar a ninguém por tolo....

    ResponderEliminar
  77. Anónimo9/1/25 20:01

    Se passar o que foi proposto já será bom para muitos.


    O anterior projecto era bem pior.


    Devemos ser a única profissão que nunca está contente com nada.


    Aproveitemos já esta proposta e deixem-se de merdas.


    Todos sabíamos à partida que ia haver uma clara divisão na carreira.


    No entanto os auxiliares nunca poderão ficar impedidos de aceder à carreira de grau 3 através de concurso e/ou habilitações. 
     

    ResponderEliminar
  78. Anónimo9/1/25 20:21

    Deve achar, que com grau 3 ou grau 2, a proposta avançada há umas semanas pelo Governo, a nível remuneratório, é uma grande coisa...


    Aquilo não é uma valorização.
    Aquilo é gozar com quem trabalha!!

    ResponderEliminar
  79. Anónimo9/1/25 20:57

    O COMENTÁRIO DAS 19h31, INFELISMENTE, CORRESPONDE À VERDADE.


    DESDE SETEMBRO DE 2024, ATÉ À PRESENTE DATA, FORAM-ME DESCONTADOS 3 (TRÊS) DIAS DE GREVE, PARECE POUCO MAS PARA AQUILO QUE EU GANHO, FOI UM ATO DE CORAGEM.


    COMO NÃO EXERÇO FUNÇÕES  PERTO DE LISBOA E NÃO SOU SINDICALIZADO, NÃO TENHO POSSIBILIDADES DE ESTAR EM LISBOA.


    COLEGAS AUXILIARES, ACREDITEM, O GRAU 2, SIGNIFICA QUE NOS PRÓXIMOS 20 (VINTE) ANOS NÃO VAMOS SUBIR DE ESCALÃO - É FÁCIL FAZER AS CONTAS A PROPOSTA DO GOVERNO PARA NÓS É SUBIDA DE ESCALÃO DE 7 (SETE) EM 7(SETE) ANOS - MAS COMO NÃO PODEM SER TODOS ABRANGIDOS JÁ SE SABE PARA QUÊM É QUE VAI SOBRAR (PARA O MEXILHÃO, CLARO).


    O ROBIN DOS BOSQUES ROUBAVA AOS RICOS PARA DAR AOS POBRES, ESTE ESTATUTO ROUBA AOS POBRES PARA DAR AOS RICOS.


    AUXILIARES, SE NÃO QUEREM IR A LISBOA PARA NÃO TEREM QUE ENCARAR O MARÇAL...


    PORRA, ALGUÉM QUE CONSIGA ARRANJAR UMA GREVE A UM PROCESSO MEDIÁTICO, O MAIS, BREVE POSSÍVEL.


     

    ResponderEliminar
  80. Anónimo9/1/25 21:14

    Que nunca está contente com aqui que lhe é oferecido.
    E por isso rejeita sempre tudo.

    ResponderEliminar
  81. Anónimo9/1/25 21:46

    Diário de Notícias:

    ResponderEliminar
  82. Anónimo9/1/25 22:22

    Então e a nova diretora-geral?
    Então e o concurso para diretor-geral, cujo aviso de abertura foi hoje repetido no DR pela CRESAP?

    ResponderEliminar
  83. Anónimo9/1/25 22:24

    Colegas


    Amanhã é dia de sair mais uma sondagem.


    Vêm aí novidades fresquinhas e surpreendentes.


    Será a penúltima.
    A última sairá no dia 15, véspera da reunião.


    Até amanhã.

    ResponderEliminar
  84. Anónimo9/1/25 22:39

    Aparentemente a correcção e urbanidade regressou à classe, bem haja. Continuo a não conseguir entender tanto celeuma e divisão, talvez seja apenas fruto da desilusão, indignação e expectativas goradas. Todos, todos, sem excepção temos sido lesados, bem, talvez exceptuando um punhado de "dirigentes". A constante divisão e ruído não tem permitido à esmagadora maioria pensar com clareza. O projecto de Estatuto é uma jogada política, ponto. Permitirá, futuramente, sossegar hostes mais reinvindicativas com a usual falácia de que ocorreu negociação,  existiram cedências e que poderia ser pior... a velha táctica usada quando pretendem aumentar impostos, primeiro veícula-se 10% o pessoal fica indignado reduzem para 5% e fica logo tudo sossegado que "podia ser pior". Para os auxiliares lic., não se preocupem, se o requisito para grau 3 é a licenciatura e vocês preenchem o requisito, exercendo já as suas funções, necessariamente tem o grau 3. Não poderá ser de outra forma sob pena de flagrante e grosseira violação da igualdade. Para os não lic, OJ com nomeação, que actualmente prestam as funções de grau 3, com brio, profissionalismo, zelo, dedicação, empenho e competência, com notas e avaliações de desempenho como podem, de repente, regredir, sem verem goradas as expectativas de toda uma vida e, sendo assim, igualmente, protegidos constitucionalmente. É que se durante largos anos exerceu cabalmente funções de grau 3 como, de repente, se pode sequer argumentar ou conjecturar que passará para grau inferior. Com sindicatos ou sem sindicatos, desde que unidos ninguém ficará para trás, como sucedeu, aliás, com praticamente todas as carreiras públicas onde tal revisão ocorreu. 

    ResponderEliminar
  85. Anónimo9/1/25 23:31

    ENTÃO UNAM-SE PORRA! Não queiram ser apelidados de classe mesquinha. É o que outros pensam...

    ResponderEliminar
  86. Anónimo9/1/25 23:34

    No dia da cerimónia da abertura do ano judicial não vamos reivindicar sessões de massagens, de sauna ou de meditação!...

    ResponderEliminar
  87. Anónimo9/1/25 23:42

    Se levarem cartazes vão todos presos.


    É uma vigília, não uma manifestação.


    As manifs devem ser comunicadas à CML e à PSP.


    Cuidado que vão todos presos.


    E cuidados com os engenhos pirotécnicos  ...




    Eles andem aí...

    ResponderEliminar
  88. Anónimo9/1/25 23:43


    Meu grande b.....! 
    E os licenciados de Direito... 
    Pois vê-se a léguas a qualidade da sua licenciatura.

    ResponderEliminar
  89. Anónimo9/1/25 23:45

    NEM O PROJETO SOUBE LER...

    ResponderEliminar
  90. Olha a ameaça...kanto mais nos querem silenciar pior é...KERO lá saber se é vigília ou missa das 9 , ou um retiro espiritual....


    Se for preso fui...


    Akilo é tudo para partir

    ResponderEliminar
  91. UAU comentário das 22:39 e Tb acreditas no pai natal??


    A tua análise é boa, mas se não reagirmos violentamente.... esqueça estamos lixado kkkk

    ResponderEliminar
  92. É com atitudes como a tua, que tudo isto começou, chegaste queres tudo para ti e que se lixe os outros.
    Por isso se calhar eu decido aceitar a proposta da ministra, a mim beneficia-me, e que se lixem os outros....é isso...?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ