Já está atribuído o Grau 3 e o Grau 2 às carreiras divididas?

      A Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) divulgou ontem a compilação de todos os sistemas remuneratórios da Administração Pública para o ano de 2025.


      O documento, com 88 páginas, compila todas as tabelas, para além da Tabela Remuneratória Única da Administração Pública, todas as tabelas de todas as carreiras, designadamente, da carreira dos Oficiais de Justiça (tabela OJ na página 65).


      Os valores são aqueles que já aqui divulgamos com a nossa Tabela OJ para 2025, contendo a atualização para este ano do aumento de € 56,58 para vencimentos até € 2630,00 ou com 2,15% para os vencimentos superiores a esse montante, atualização que se efetuou ao abrigo do artigo 3º do Decreto-Lei n.º 1/2025, de 16 de janeiro.


      Ao contrário da Tabela da DGAEP, a nossa Tabela OJ 2025 contém, para cada categoria e cada escalão, a indicação do valor do respetivo Suplemento de Recuperação Processual (13,5%).


Punhos2GrandePequeno+DDOJ.jpg


      Mas o curioso deste documento da DGAEP surge logo a seguir à Tabela dos Oficiais de Justiça, três páginas à frente, na página 68, quando classifica a carreira de Oficial de Justiça como sendo de Grau 3 e as carreiras Judicial e dos Serviços do Ministério Público como sendo de Grau 2.


      Sim, podem ver isso mesmo no documento original, cuja ligação direta abaixo se indica e que é igual ao extrato que está na imagem que segue e que assinalamos a vermelho.


      O que é que isto quer dizer? Que se trata de um lapso, ou é já uma indicação daquilo que vai suceder e cuja informação para 2025 deslizou para o documento em relação às duas carreiras?


      Afinal, a divisão é proposta pelo Governo e também pelos dois sindicatos em uníssono. As propostas não são exatamente iguais, mas coincidem no que para o documento da DGAEP já está vertido: as duas carreiras com os dois graus de complexidade.


      Não, a DGAEP não anda à frente no tempo, apenas acompanha aquilo que é facto assente, porque o que separa o Governo dos sindicatos não é a divisão da carreira em duas e com dois graus de complexidade atribuídos, nada disso, quanto a este aspeto há total consenso; sindicatos e Governo estão em perfeita sintonia sobre a divisão e os dois graus, portanto, com tal grau de concordância, é perfeitamente possível adivinhar o futuro.


      Mesmo que a divisão já venha constando nos últimos anos na compilação da DGAEP, a novidade deste ano reside no facto de a menção na publicação ser, pela primeira vez, claramente coincidente com as reivindicações da divisão da carreira em dois graus de complexidade, quer pelo Governo, quer pelos dois sindicatos. Este é o novo alinhamento, que é facto assente e que também já se mostra agora alinhado e refletido nos dados publicados pela DGAEP.


      Será o destino que assim se anuncia? Tudo leva a crer que sim.


DGAEP-NotasDoSistemaRemuneratorio2025.jpg


      Pode aceder pela seguinte ligação à compilação da DGAEP: “Sistema Remuneratório 2025”.


      Pode aceder pela seguinte ligação à nossa Tabela com o SRP: “Tabela vencimentos OJ 2025

Comentários

  1. Rei dos Oficiais de Justiça30/1/25 08:08











    ResponderEliminar
  2. Era muito oportuno os Sindicatos virem dizer algo, , sobre aquilo que sabem ou apuraram.. pois aquilo que autor do Blog hoje nos trás é muito relevante e merece esclarecimento.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente colega.

    ResponderEliminar
  4. Rei dos Mercedes30/1/25 08:58

    Subscrevo...

    ResponderEliminar
  5. Falem os sindicatos!

    ResponderEliminar
  6. Anda tudo confuso e é  só  desinformação. Entao nao queremos o grau 3 para todos os Oficiais de Justiça? Se o conseguirmos, nada a opor. Quanto ao grau 2, sera perfeitamente normal que seja atribuído aos restantes funcionarios de justiça - assistentes tecnicos e operacionais. Nada de novo. Desde que todos os atuais OJ's passem para o grau 3, qual é o problema? 

    ResponderEliminar
  7. Esta referência ao grau 3 não me surpreende já que acho que o modelo de estatuto previsto pelo governo entrará em vigor com ou sem acordo.
    O que está em causa no este momento são as normas de transição, tabela remuneratória e siadap.
    O resto está definido.

    ResponderEliminar
  8. Qual é o problema??


    Por favor releia esta parte:


    ResponderEliminar
  9. Os sindicatos que esclareçam já o que sabem quanto a isto!


    Isto tem de ser cabalmente esclarecido, em termos de intenções.

    ResponderEliminar
  10. Parece-me que o governo  classifica as atuais funções de Esc. Auxiliar até Esc. Direito como grau 2 e daí para cima como grau 3, não é assim?


    É evidente que se for assim não pode ser aceite, até porque somos todos "Ofciiais de Justiça"!

    ResponderEliminar
  11. O que eu entendo desta divisão, conforme se pode ver com bons olhos, é que a Carreira Judicial/Carreira dos Serviços do Ministério Público, Grau 2, acaba  no Escrivão de Direito/Técnico de Justiça Principal. Estarei a ver bem?
    Oficiais de justiça (Grau 3) começa no Secretário de Justiça. Estarei a ver mal?  

    ResponderEliminar
  12. Se "isto" é só para ganhar mais tempo sem fazer nada (que é a verdadeira intenção do Governo), deixando desenvolvimentos para reunião em data posterior, então os sindicatos têm de dizer BASTA!


    AS coisas têm de avançar, com ou sem acordo!
    Não se pode passar a vida a fazer que se negocieia quando o verdadeiro interesse é em atrasar o processo!


    E que tal a grevezita às diligências, aqui tão falada, e que tanto medo mete ao Governo?!!

    ResponderEliminar
  13. Foi precisamente isso que eu disse no comentário das 9:19!


    Inaceitável!

    ResponderEliminar
  14. Adolfo Dias30/1/25 09:50

    Olha que bom, a carreira dos serviços do ministério público ser grau 2.
    Se os serviços já estão de rastos, imaginem com este incentivo.....
    9 - 12:30
    13:30 - 17:00.
    e devagarinho...........

    ResponderEliminar


  15. Sr Bloguer pode tentar dar a sua opinião, sff?


    Afinal  onde está a diferença entre carreira de oficial de justiça


    e carreira  Judicial e MP?

    ResponderEliminar
  16. veja a página 65 e medite!

    ResponderEliminar
  17. Ao fim de tanto tempo a falar disso ainda pergunta?!
    Atualmente não há qualquer diferença já que ambas integram o "grupo pessoal OJ".
    De futuro é que se pretende que sejam carreira distintas, faltando conhecer quem integrará e/ou transitará para cada uma delas.

    ResponderEliminar
  18. Já que a divisão é uma inevitabilidade, o mais lógico seria transitarem todos os licenciados e os cargos de chefia, ambos com avaliação mínima de bom com distinção, sendo que no caso de titulares de cargos de chefia não licenciados, com sujeição a provas de creditação.

    ResponderEliminar
  19. Sou mesmo burro, mas há mais por aqui, porque de facto é confuso e  não vejo  o que é oficial de justiça grau 3 e carreira  e judicial grau 2.
    Mais que é isto afinal?

    ResponderEliminar
  20. Rei dos Oficiais de Justiça30/1/25 10:28

    Esclarecer o que?? Está tudo esclarecido basta ver o documento.


    Ou seja o grau 3 vai ser apenas mais uma operação de marketing onde fato passam a carreira a grau 3 contudo os oficiais de justiça do ministério público e judicial não passam...


    É fácil de ver..


    Assim a ministra mais uma vez com as suas mentiras vai dizer que a carreira é de grau 3, o que não vai dizer é que a maioria dos funcionários não passam para esses grau 

    ResponderEliminar
  21. Claro que não está a ver mal é isso mesmo, os que sempre mamaram continuam a mamar...sem grandes responsábilidades sem nada...


    Os outros que se lixem 

    ResponderEliminar
  22. Aí está a solução..mas eles preferem esperar, agora chegados a dia 5 não se vai decidir nada de novo .

    ResponderEliminar
  23. Então não vê que é mais uma operação de marketing...da ministra....


    Acordem...
    Vai criar essa confusão, na comunicação social vai afirmar que a carreira passou a grau 3...mas os desgraçados vão continuar no grau 2...ou seja a ministra é inteligente na mentira.

    ResponderEliminar
  24. Oh gente... já na tabela do ano passado estava assim...

    ResponderEliminar
  25. Sabe-se lá o que querem dizer com isso. São as características e ocorrências fantásticas da carreira.

    ResponderEliminar
  26. Depois, com mais uma proposta dfa treta, marcam mais uma reunião e NADA!


    E assim se adia a vida de 7000 pessoas há anos e anos!

    ResponderEliminar
  27. Mas que confusao.
    Bem, os novos 570 ingressados não podem dizer que não sabiam da confusão e do buraco em que se iam meter.  Boa sorte.
    É a vez deles lutar por alguma coisa nos proximos tempos. 

    ResponderEliminar


  28. Que grande misturada, confundir para reinar é?
    Vou deixar de pagar quotas sindicais.

    ResponderEliminar
  29. Rei dos Mercedes30/1/25 12:19

    O que me parece pela leitura da pág. 65 é que apenas a partir de secretário passam a grau 3. Estes serão oficiais de justiça, assim como os inspetores.. o resto é arraia miúda...

    ResponderEliminar
  30. Lá está o "nosso" autor do Blog, que poderia também ser intitulado  de "Drama Queen"


    Essa classificação já vigora na tabela do SRAP desde 2021, não é novidade nenhuma. É simplesmente pura desinformação que em nada contribuiu para benefício da classe.


    Retrate-se e investigue antes de fomentar a discórdia.

    ResponderEliminar
  31. Olhe lá! Não consegue descortinar a diferença? Atualmente temos o estatuto dos funcionários de justiça (Oficiais de Justiça e pessoal administrativo). Daquilo que se consegue extrair é que aos Oficiais de Justiça será atribuído o grau 3 e quanto aos demais, nas carreiras do judicial e MºPº - assistentes técnicos e operacionais colocados nas mesmas - ser-lhes-á atribuído o grau 2. Aliás, o texto faz a diferença entre  Oficiais de Justiça e Carreiras. Ainda para mais, extrai-se que será a intenção de manter as carreiras diferenciadas.

    ResponderEliminar
  32. Ah bom! Sendo assim, então este ano não conta, temos que considerar que não está lá nada neste ano e pronto, está tudo bem.

    ResponderEliminar
  33. Mas estas almas penadas ainda acreditam nos Sindicatos ?!?! 
    Santa ignorância, o pessoal dos Sindicatos está a fazer por eles não por nós, deviam era sair todos dos Sindicatos e depois viam realmente quem lá ficava... Ninguém nos defende, pensem nisso!!!

    ResponderEliminar
  34. É preciso fazer algo!


    Nunca permitiremos perda de direitos nem regressão funcional!


     ... mas é preciso que os sindicatos se cheguem à frente!

    ResponderEliminar
  35. Certo. Já existe esta classificação há uns anos, mas a questão é que reflexos terá no Estatuto a rever, a complexidade das várias carreiras constante da página 68, acreditando que este aditamento não caiu do nada e que há seriedade nos documentos que a administração publica.

    ResponderEliminar
  36. Realmente é verdade, está grau 3 desde 2021!
    Que confusão!

    ResponderEliminar
  37. Para os mais distraídos, incluindo o blogue, esta informação (sem qualquer fundamento) já constava dos documentos semelhantes da DGAEP respeitantes aos anos anteriores. 

    ResponderEliminar
  38. Se está assim desde 2021 está mal, porque somos todos oficiais de justiça!


    E se está mal, tem de se por direito, não?!!!

    ResponderEliminar
  39. Está a ver mal o documento em causa. Na página 65 encontra-se os vencimentos e, claramente, está como pessoal Oficial de Justiça os Secretários e Inspectores que na página 68 correspondem ao Grau 3. Todas as restantes carreiras, incluindo os Escrivães e Técnicos, estão como carreira do judicial/MP a que corresponde na referida página 68 o Grau 2. Significa, assim, que antes de uma aparente e suposta tentativa de divisão da carreira a mesma já se encontrava dividida...

    ResponderEliminar
  40. Está mal porque só deveria constar isso pós aprovação do novo Estatuto.
    Mas não é coincidência que esta tabela de complexidade exista apenas desde o ano em que foi publicado no BTE a proposta de estatuto do Dr. Belo Morgado.
    Atendendo à persistência dos sucessivos governos na divisão da carreira, penso que é apenas uma questão de tempo para que a referida página 68 esteja correta.

    ResponderEliminar
  41. Não concordo!


    Todos somos oficiais de justiça, porque haveriamos de perder essa designação?!!


    Eu já sei que a realidade é dinâmica, mutável, mas no caso do "mundo do trablaho" os direitos estão muito, muito, salvaguardados!


    Deixem de pensar que é normal passar de cavalo a burro, não é!


    Tudo vai no sentido oposto, ou seja, de se melhorar a retribuição, progressão funcional, etc.


    Deixem de ser tão amorfos! 


    Não deixem que nos tirem o que é nosso!

    ResponderEliminar
  42. Mais nada!
    Escravos que estão contentes!

    ResponderEliminar
  43. Anda muito atrasado. Paenso que até já fechou a Casa do Funcionário de Justiça (que funcionava em Coimbra)!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  44. Carlos Fernandes30/1/25 15:45

    Sem me preocupar em averiguar com mais precisão, porque actualmente vivemos numa época de percepções, a minha percepção é que a maior parte dos Funcionários Judiciais que terão condições para integrar o grau 3 já não estarão longe da reforma, conforme o(s)  governo(s) bem sabem, portanto num período de tempo relativamente curto a carreira de grau 3 para os actuais funcionários ficará esvaziada, seguidamente vão ser criados entraves á transição de quem está no grau 2 paro o grau 3, e, já sendo maquiavélico, vai ser criado um regime transitório para facilitar a reforma daqueles que estiverem perto da reforma, para que fique caminho aberto ao recéns licenciados à carreira de grau 3.

    ResponderEliminar
  45. Os atuais assistentes tecnicos e operacionais sao Oficiais de Justiça ou Funcionários Judiciais?

    ResponderEliminar
  46. OK, tudo bem, mas nada que uma grevezita de 3 semanas às diligências não resolva!


    Não se esqueçam que estamos com um governo minoritário!


    Se fossemos inteligentes tinhamos feito o que na altura o PR disse e não deixavamos cair essa greve.


    Ainda assim, contra pareceres e tudo o demais, se fizermos essa grevezita, tudo, e muito rápidamente, se resolverá!

    ResponderEliminar
  47. Sem pretender faltar em educação ao dirigir-lhe a si a questão, mas... verdadeiramente o que é que acha?

    ResponderEliminar
  48. Não me oporia a que os licenciados (e até já admito qualquer licenciatura), desde que todos assegurassem as diligências.

    ResponderEliminar
  49. Os oficiais de justiça têm sindicatos?
    O que andam a reivindicar?
    TAXOS PARA OS PRÓPRIOS? E AFINS?


    OTÁRIOS...

    ResponderEliminar
  50. É de primordial importância falarmos com os , no sentido, de , até que o mesmo, seja aprovado.


    Depois, façam o que bem entenderem!


    "COLHE-SE AQUILO QUE SE SEMEIA"

    ResponderEliminar
  51. Amanhã já vai aqui surgir um novo tema e esse exige a atenção imediata dos sindicatos. Esqueci de avisar, sábado é que vai surgir o tema mais fraturante, embora no domingo seja ainda pior... Temos de tomar posição imediata, pois a cada dia novo tema, ainda que muitos requentados, como o de hoje. Vamos lá a ser sérios e a ter alguma racionalidade. O que hoje foi apresentado já consta desde 2021. Sendo isso factual o artigo não o deveria ter mencionado, se era do seu conhecimento? 
    Ter sido omitido esse elemento não ajuda à carreira mas ajuda, em nada, por muito que se tente afirmar o contrário. Por outro lado, sabendo-se que esse "registo" consta desde 2021, a proposta apresentada pelo atual governo - as pessoas já esqueceram qual foi a proposta? - não considera já no grau 3 todos ED/TJP e grande parte dos EA/TJA? 
    Cada vez discutimos mais com base em percepções, desconhecimento e omissões... 

    ResponderEliminar
  52. Os Oficiais de Justiça são funcionários judiciais mas nem todos os funcionários judiciais sáo Oficiais de Justiça!

    ResponderEliminar
  53. Antes da discussão do grau II ou III, importa desmontar como é que os novos Senhores Funcionários chegaram aqui.
    Uma confusão nunca vista.!
    Perdoem-me mas anda tudo doido (maluco, portanto).
    Afinal os novos funcionários, sem nunca pôr em causa as suas aptidões e capacidades a priori e a postetiori...são estagiários, com o primeiro contato com os Tribunais, ou são Funcionários de nomeação provisória, supostamente com estágio já efetuado na área (área, aqui significa Tribunais, independentemente da jurisdição) 
    Indaguem e digam aqui alguna coisa, pf.
    Terão todo o apoio, certamente, dos funcionários mais experientes...mas a Administração deveria saber que colocar condutores ao volante de um veículo automóvel sem nunca terem ligado a ignição de qualquer veículo representa perigosidade para todos os condutores.
    É isto o que temos...!!
    Vexame, desprezo por toda uma classe de Funcionários de elite que somos todos nós.
     

    ResponderEliminar
  54. Adito o seguinte ao meu comentário.
    Nada existe contra os novos Funcionários. Venham eles e de todos os quadrantes que precisamos de muitos recursos humanos...mas não brinquem.
    Um Funcionário recém colocado nos Tribunais, desta forma (tábua rasa), só começa a produzir daqui a 1 ano. Até lá...haja boa vontade de toda a equipa para formar o Funcionário, com tudo o que é inerente a esta Formação altruísta de todos os colegas mais experientes.
    Fico estupefacto como é que alguém ou (alguéns) encaram esta profissão como servidor de mesa de café, de restaurante ou de caixa de banco ou supermercado.

    ResponderEliminar
  55. Salário de faroleiro sem desprestígio para estes trabalhadores qualificados é o que se preconiza.
    É o que há.... 
    Para quando a revolta dos porcos?

    ResponderEliminar
  56. Que se lixem os graus III ou II.
    O que eu quero é um programa de saúde holística para combater o stress profissional e o desgaste emocional. Um serviço que inclua terapias com massagens e medicação, disponível gratuitamente

    ResponderEliminar
  57. Já agora, também umas bengalas e uns andarilhos!...

    ResponderEliminar
  58. um Oficial de Justiça31/1/25 15:15

    A TODOS os Oficiais de Justiça, dia 5 Fevereiro, façamos TODOS Greve!
    Há Greves ativas, que possibilitam que se faça greve o dia todo. Estarmos a contar com uma eventual greve(s) que possam vir a ser decretadas, lá para Março ou Abril é que poderemos fazê-las (se não estou enganado, os mais entendidos que esclareçam).
    Dia 5, poderá ser o "GRITO" de Todos, e UNIDOS, encerrarmos todos os Tribunais.

    "
    Meditem", sobre o assunto.......

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ