Nova Tabela Remuneratória OJ 2025
Para começar o ano, aqui fica a nova Tabela Remuneratória dos Oficiais de Justiça para este ano 2025 (até que seja suprimida ou substituída), à qual acede diretamente através da seguinte hiperligação: “Tabela Remuneratória OJ 2025 (versão 2025.01.01)”.
Esta tabela – e todas as demais dos anos anteriores, desde 1989, isto é, desde há mais de 35 anos, – estão todas disponíveis na nossa coluna das “Ligações a Documentos” na nossa página.
Esta não é uma futura tabela, possível, desejável nem utópica, mas, tão-só, a tabela que está em vigor.
Está incorporada a atualização deste ano que o Governo concedeu a todos os funcionários públicos, isto é, no montante de 56,58 euros a todos os vencimentos até 2630,00 euros e com a taxa de 2,15% para os vencimentos superiores a esse montante.
Sim, na atual carreira de Oficial de Justiça há alguns, embora poucos, vencimentos que ultrapassam aquele montante dos 2630,00. Esses vencimentos, num universo de cerca de 7 mil Oficiais de Justiça, correspondem a cerca de meia centena de Oficiais de Justiça.
Por isso, a esmagadora maioria dos Oficiais de Justiça receberá este ano o ajuste de compensação no montante de 56,58 euros.
Trata-se isto de um aumento salarial?
Não!
Ninguém tem, por esta via, um aumento salarial. O valor dos 56,58 é uma compensação pela perda de poder de compra e, portanto, é uma mera retificação e contrapartida que, obviamente, não compensa tudo quanto foi perdido, mas, no entanto, é uma ajuda compensatória parcial que, na ausência de outras melhores, os Oficiais de Justiça, com os seus magros salários não valorizados, até chegam a considerar como se fosse um verdadeiro aumento salarial.
Já o aumento da percentagem do suplemento de recuperação processual, pelo contrário, esse sim, constitui um verdadeiro aumento salarial, isto é, uma real valorização.
O vencimento total dos Oficiais de Justiça foi incrementado com a passagem da percentagem de 10% para 13,5%.
Na tabela que apresentamos para este ano, está também calculado, para cada categoria e escalão o valor em euros do suplemento de recuperação processual, na sua atual percentagem obtida pelo acordo do SFJ com o MJ, no passado mês de junho.
Esta valorização salarial, em 2025, representa, para o 1º escalão das categorias de “Auxiliar” um valor de 41,28, em relação ao valor que seria suplemento se se mantivesse nos 10%. Ou seja, a valorização salarial com a passagem dos 10% para 13,5% resultou nesse valor para o 1º escalão, enquanto que para o último escalão, da mesma categoria de “Auxiliares”, a diferença de valor é de 59,70.
No quarto escalão dos “Adjuntos” a valorização salarial por via do suplemento, cifra-se este ano em 60,93 e, no mesmo escalão, para os Escrivães de Direito ou Técnicos de Justiça Principal, a valorização é de 79,77.
E continuando a análise no mesmo quarto escalão de cada categoria, aqui tomado como exemplo, na categoria dos Secretários de Justiça, a valorização resulta em 91,16 euros.
Só os Secretários de Tribunal Superior e os Inspetores do Conselho dos Oficiais de Justiça (COJ), desde que chegados ao último escalão, detêm uma valorização superior a cem euros, mais concretamente: 106,75. Nestas circunstâncias, pouco mais de uma dúzia de elementos haverá.
Portanto, o aumento da taxa de 3,5% no suplemento, representa uma efetiva valorização salarial que varia entre os 41 e os 106 euros, sendo certo que para metade dos Oficiais de Justiça a variação situa-se entre os 41 e os 59 euros.
Esta valorização por via do suplemento é mais significativa este ano de 2025, porque o próprio vencimento foi objeto da compensação do poder de compra dos 56,58.
Sim, é certo que o acordo firmado com o Governo (vulgarmente apelidado de “acordo dos papos-secos), constitui uma valorização muito baixa em relação a outras carreiras; não há dúvida nenhuma quanto a isso, mas este acordo foi firmado porque havia uma expectativa e um compromisso e uma palavra dada, enfim, uma certeza de que haveria, até ao final do ano de 2024 uma valorização salarial, uma tabela nova e um novo estatuto.
Nada disso sucedeu, a não ser uma mera comunicação de algo apenas para fazer constar que alguma coisa foi apresentada antes do final do ano, como se aquela coisa fosse uma tabela remuneratória valorizada ou um novo estatuto ou uma lufada de ar fresco na carreira dos Oficiais de Justiça.
Aquela coisa apresentada não foi nada, tem de ser considerada como um nada, como não existente, como uma péssima ideia para aborrecer todos os Oficiais de Justiça no Natal, como um mau presente que até fez com que o presidente do SFJ, que desde junho representava um papel pacificador (ou pacificado), passasse de imediato a anunciar que iria fazer mundos-e-fundos logo de seguida, embora acabasse por adiar tal ímpeto até para a semana que vem.

Na nossa página principal, na coluna da direita (visão PC) pode aceder a todas as tabelas salariais desde 1989, altura em que os vencimentos estavam em Escudos, moeda portuguesa que alguns dos nossos leitores não chegaram a manusear, estando lá também indicado o fator de conversão para euros. E como nota final, dizer ainda que, por essa altura, os valores dos vencimentos dos Oficiais de Justiça em início de carreira equivaliam a mais de duas vezes e meia os valores dos ordenados mínimos nacionais. Hoje, o valor está quase igual a um ordenado mínimo nacional, portanto, bem longe dessas duas vezes e meia.
Já dizia a outra "uma mão cheia de nada outra de coisa nenhuma"
ResponderEliminarObrigado SFJ
ResponderEliminarSim SFJ, nunca nos esqueceremos dos € 300 euros mensais de que prescindistes por todos nós!
ResponderEliminarObrigado!
Como alguém aqui disse andam em busca de prestigio e muito grau.
ResponderEliminarAlguém sabe quando é que os OJ que entraram em setembro de 2023 deixarão (finalmente) de ser provisórios?? É que ainda faz muita diferença no orçamento mensal e já passaram bem mais de 12 meses...
ResponderEliminaressa questão deverá ser colocada ao negociador mais cotado na praça. "Mareshal"
ResponderEliminarOs € 300 mensais que perdemos são o equivalente a 6 (Seis) anos de aumentos como este que tivemos em 2025!
ResponderEliminarSeis anos!
Obrigado SFJ!
Que "prescindiste"!
ResponderEliminarSim, estavam tão disponíveis que nem greves há anos seguidos os conseguiram ir lá buscar.
Realmente a sua falta de caráter não tem limites.
Todos, policias, GNR, enfermeiros, guardas prisionais, repito, TODOS os lá foram buscar!
ResponderEliminarAté mais que os 300 paus!
Ainda ontem os médicos acordaram mais 10%!
ResponderEliminarMais 10%! Nós tivemos + 3,5 %
Mas não faz mal, eles ganham poucochinho e nós muito, não é?!!!
Quem é que não tem carácter, quem é aqui o hipócrita?!!
Incompetentes, vaidosos, subservientes, fracos! ...
ResponderEliminarBREVEMENTE DEIXARÁ DE O SER...
ResponderEliminarSim, mas o mal já foi feito ... e durante anos!
ResponderEliminarPonham aí o pão, o leite, a carne, o peixe, o gás e o café, e vejam no final do mês 56,58 aumento de quanto é...
ResponderEliminarNós, OJ, não temos boca, nem filhos para dar de comer!
ResponderEliminarNós não somos como os outros da Função Pública, nós somos os escravos!
então e o prestigio? quem é que o tem? somos nós, claro!!!
ResponderEliminarEu estou bastante triste, não é que 2024 findou e não foi revelado o 5º segredo de Fátima?
ResponderEliminarOs colegas que andaram durante as férias a trabalhar tão arduamente (no 5º segredo de Fátima) em prol da classe afinal não chegaram a conclusão alguma?
SÃO MESMO INCOMPETENTES
Talvez não seja só incompetência, talvez seja algo pior !...
ResponderEliminarTodos os exemplos dados correspondem a trabalhadores que andaram na rua a lutar por melhores condições de trabalho e alguns da forma que assistimos em direto todos os dias.
ResponderEliminarE tu, onde estavas? No sofá à espera de milagres, certo?
Eu tb, mas não ando aqui a reclamar todos os dias de peito feito.
o segredo é só para revelar após as próximas férias de verão pois ainda falta alinhavar alguns pormenores daí não existir qualquer esboço a apresentar.
ResponderEliminarMais denúncias de contrato em DR.
ResponderEliminarTambém vi isso...
ResponderEliminarMalta nova que entrou há pouco tempo, está a abalar.
Vejam o D.R.
Fazem eles muito bem!!
ResponderEliminar👏👏👏👏👏👏
Aqui é só muito prestígio ...
PORQUE NÃO SE CONSULTAM OS ORDENADOS RECEBIDOS NO ESTRANGEIRO POR TODOS OS OJ`S...
ResponderEliminarPorque não há interesse de dignificar esta profissão ?!?!?
Porque é que só algumas castas acham que ganham pouco?
UNAM_SE
Com a passagem para o grau 3 e consequente transição para a tru, alguns vão ter um bom acréscimo salarial.
ResponderEliminarNo meu caso serão cerca de 170 euros por mês.
Tu não queres perceber mas eu volto aqui a dizer:
ResponderEliminarNo dia do acordo dos "papos-secos", os guardas prisionais, que tinham sido recebidos em reunião imediatamente antes pela MJ, disseram a A. Marçal que tinham acabado de recusar 300 paus (que depois vieram a receber)!
Nessa reunião, dos "papos-secos", o SFJ aceitou o que se sabe, sabendo-se que o governo estava a dar 300 paus a dezenas de milhares de outros profissionais!
Em relação à segunda questão:
Aqui, no "meu" tribunal, as pessoas estavam reticentes em aderir à greve dos atos, e eu, com uns poucos colegas, influenciamos quase a totalidade dos colegas a aderirem, o que veio a ser feito.
No entanto, tínhamos ameaças de perde total de salários e até de processos disciplinares.
Como vês não esperei apenas sentado no sofá, e, ainda que tivesse esperado, os sindicatos existem para nos representar, para defender os nossos interesses, coisa que, manifestamente, o SFJ não fez!
Tu penas que 170 € são um bom acréscimo?!
ResponderEliminarNão é que não gostasse de os receber, mas nos dias em que estamos, com rendas de casas pequenas a rondarem os 1000 paus!
Temos de ver o panorama geral!
Para recuperarmos parte da sangria/erosão dos nossos salários precisaríamos de um acrescento de 450/500 paus em todos os escalões!
Pensas que estou a exagerar?!! Vê a diferenças dos nossos salários actuais e o salário mínimo!
Vai ao ano 2000 e faz a comparação, e depois diz-nos aqui a que resultados chegaste!
Um incremento de 450/500 euros por mês vai ser impossível.
ResponderEliminarSeria justo mas será impossível.
Contentemo-nos com o prestígio ...
Colega, repare que é possível noutras carreiras.
ResponderEliminarNa PSP/GNR tiveram aumentos de 300€ com o novo suplemento de missão (sem perder aqueles que já tinham!!!) e agora vão avançar - apenas meses depois - negociações para revisão das tabelas salariais, as quais não estão congeladas há tantos anos como nós.
Portanto não é impossível aumentos desses em pouco tempo.
É-o sim PARA ESTA NOSSA CARREIRA QUE SE FICOU COM A CÔDEA DO PÃO!!
O cúmulo da miserabilidade.
ResponderEliminarRenovável de 9 em 9 anos.
E esperemos que não abalem mais.
ResponderEliminarCARAMBA! Pagam mais e com menos responsabilidades e chatices num supermercado, ou num Ikea.
Que raio de carreira da F.B. esta!!
ATENÇÃO, PRESTIGIO E MUITO GRAU
ResponderEliminarNeste momento já não é possível pois os cofres estão prestes a ficar exauridos em função da conjuntura internacional que vai entrar a partir de 20 de janeiro.
ResponderEliminarAntevê-se que a carreira de oficial de justiça seja o primeiro exemplo de interesse público a bem da sustentabilidade da nação, estando já o PR Marcelo Rebelo de Sousa a preparar as medalhas de prestígio a atribuir à classe.
Já aqui o disse:
ResponderEliminarHá muito estrogênio e pouca testosterona aqui nos tribunais!
Se virem o caso das polícias e dos guardas prisionais vão ver que é precisamente ao contrário!
Isso é um problema, mas temos de viver com ele!
Mesmo aqui nos comentários se vê da testosterona e do estrogênio!
Ninguém quer falar a serio no assunto com medo de ser politicamente incorreto mas a realidade é que nos tribunais a proporção feminina ja é esmagadora quase nos 80%. Isso para a tutela quer dizer fraco poder reivindicativo. Por natureza as mulheres são mais doceis e temerosas da entidade patronal e cedem logo à primeira chantagem.
ResponderEliminarComparem com as policias e os bombeiros, forças compostas maioritariamente por homens que não se importam de vir para a rua e dar uma imagem de força. O governo sabe disso e trata logo de acalmar a testosterona onde ela está presente.
Os funcionarios dos tribunais assim nunca vão ser levados a serio.
E mais digo por haverem tantas mulheres nos tribunais os poucos homens que ali trabalham parece que ficaram feminizados e domesticados.
Peço desculpa mas é isso que observo.
Estou a ver que interpretaste bem o meu comentário das 11:17!
ResponderEliminarAinda assim, temos que fazer a luta!
E temos colegas de valor, com opinião formada, e corajosas, portanto, vamos à LUTA!
Mau Maria, isso quer dizer que quem nos anda a representar nas negociações afinal são gajas. Já entendi.
ResponderEliminarPor isso aceitam logo à primeira o que lhes oferecem.
Agora é a doçura de género, à boa moda das perceções.
ResponderEliminarNo meu tribunal, apesar da maioria serem mulheres, são elas que estão sempre na frente da luta e das iniciativas e os homens não. Quando as ações falham é por causa deles e não por causa delas. São elas que chegam às 12H30 e dizem ao juiz na sala que entram em greve, enquanto eles, cobardes, continuam, portanto isso não é verdade, nada verdade e se tem essa perceção pessoal é porque anda com as antenas avariadas.
ResponderEliminarE que lhe disse que eu tenho antenas?!!
ResponderEliminarAinda hoje não entendo como é que o suplemento é fixado em percentagem.
ResponderEliminarPor que não um valor fixo para todos?!...
Da mesma forma que os aumentos salariais se fazem, normalmente, em percentagem!
ResponderEliminarCalma, não vamos agora iniciar uma guerra dos sexos, já basta esta dos licenciados e não licenciados.
ResponderEliminarO que interessa é todos terem espirito de luta e justeza das nossas reivindicações e não ceder às chantagens.
Olhando bem para os valores da tabela remuneratória para 2025 mais precisamente para os valores do suplemento de recuperação apesar de serem ainda baixos acho que não são de desprezar e mais uma razão para os sindicatos insistirem na sua integração independentemente de quaisquer actualizações que ai venham acompanhadas do novo estatuto.
ResponderEliminarPreguiçosos eu fiz a conta:
ResponderEliminarExemplo.
Ano de 2002 (já em euros)
Salário mínimo em Portugal 406,01 euros.
O 4 escalão de adjunto ganhava 1396,49 euros
Ou seja 3,43 vezes mais que o salário mínimo!
Ano de 2025
Salário mínimo em Portugal 870 euros.
O 4 escalão de adjunto ganha 1740,80 euros
Agora reparem (REPAREM)
870 euros X 3,43 vezes = 2984,01
Quer isto dizer que o meu ordenado (1740,80) se tivesse sido atualizado com o ornando mínimo seria agora de 2984,01 euros!!!!
PERCEBEM AGORA o que nos têm feito!!
Se continuarem com a integração nunca mais há reforço salarial nem novo estatuto!
ResponderEliminarVejam a comparação que fiz entre o SMN de 2002, o atual SMN, e o salário de do 4 escalão de adjunto em 2002 e o atual!
A isto chama-se roubo!
o problema é que esses frouxos não conseguem, andamos nisto desde quando??
ResponderEliminarBem visto. Nada melhor que uma rigorosa comparação de números para nos abrir os olhos e colocar as coisas em perspectiva.
ResponderEliminarEu percebo, e também percebo que o poder politico e econômico nos ultimos anos está a apostar no achatamento social, acabando com a classe média e com a desculpa de com isto nivelar melhor as injustiças sociais.
ResponderEliminarSão opções e a opção actual para este pais parece ser a de salários baixos para quase todos.
Não, há muita, muita gente a ganhar muito!
ResponderEliminarTalvez a ganhar o que merece, mais o que não mereceria mas que é retirado aos outros, os tais que estão a ser achatados para baixo, ou seja, no caso que nos diz respeito, os Oficiais de Justiça!
Digo-o há muito tempo:
ResponderEliminarO mal da justiça começou quando as mulheres começaram a chegar aos tribunais.
É mulheres em todo o lado.
Nas secretarias, nas chefias, nas magistraturas, no ministério, na direção geral e por aí fora ...
E mais não digo ...
E continuam a dar-lhe com a integração...
ResponderEliminarJá não há paciência, fosga-se
ResponderEliminarSim, o SOJ e o SFJ têm de se chegar à frente!
ResponderEliminarCaros colegas,
ResponderEliminarNós estamos FECUNDADOS com esta gente!
de onde saiu este!!!
ResponderEliminaresquece o grau, exige mas é um ORDENADO DECENTE
ORDENADO DECENTE/DIGNO
ResponderEliminarNunca mais é 20 de janeiro para estrear a minha Toga!
ResponderEliminarCom este frio vai saber bem.
se não fosse uma mulher você não tinha nascido!!!!
ResponderEliminarExactamente.
ResponderEliminarTem toda a razão.
Classe!
ResponderEliminarSim senhor!
No que o Colega se foi meter....
ResponderEliminarComeça a porrada dentro de 3, 2, 1....
Confesso que esta nunca me tinha lembrado...
Eu só trabalho com mulheres...
Na segunda feira vou ser "massacrado"....
Coitado de si colega ...
ResponderEliminarTu és digno do prêmio do mais inteligente. Ainda precisas de um balanço do ano feito pelos sindicatos. Será que não sabes o que ocorreu, o que foi este ano e a ação dos sindicatos? Realmente só falta pedir para que te coloquem a xuxinha na boca.
ResponderEliminarA quem possa interessar:
ResponderEliminarFui agora notificado do pagamento da "indemnização":
33 anos de serviço, 24 de adjunto, provisório de 94 a 95.
Total a receber: 1411 €
Era só o que faltava!
ResponderEliminarÉ lógico que no mínimo devem apresentar o plano de ações a desenvolver em 2025.
Pelo menos da parte do SFJ espera-se isso.
Quanto ao SOJ, é melhor não dizer o que penso, senão ninguém cala os chatos do costume.
ResponderEliminarDe António Marçal já não esperamos mais nada, a não ser a sua candidatura a Presidência do Município da Lousã.
Mas de Carlos Almeida não sabemos mais nada!
Não se compreende este silêncio.O que pensa?
Sinceramente, atendendo ao passado recente, a única estratégia que lhe vislumbro é simplesmente sobreviver, alimentado a contestação de acordo com a sua percepção do sentimento da maioria.
ResponderEliminarResta saber se acredita no que defende.
Bem visto.
ResponderEliminarEu penso que ambos "lutam" apenas e só para continuarem com o taxo e não terem que ir trabalhar.
ResponderEliminarQuanto aos outros/(nós) que se danem.
Oportunistas é o que são. A culpa é de quem os elegeu e continua a apoiar.
Ninguém fica para trás.
idiota...ignorante contente....
ResponderEliminarBravo camarada, o mesmo aconteceu comigo!!! Um bem haja a quem os tem no sitio!!!
ResponderEliminar