“Têm de estar lá todos os dias, independentemente das condições”

      As obras no Tribunal de Vimioso decorrem há mais de um ano e isto não seria notícia se o prazo de conclusão fosse esse mesmo: “mais de um ano”, mas é notícia precisamente porque o prazo é diferente, aliás, bem diferente.


      A empreitada deveria ter ficado concluída em 150 dias; sim, em 5 meses!


      As Oficiais de Justiça foram colocadas num pequeno gabinete, situado no meio de obras e com ruído constante.


      Chão em cimento, tetos abertos com canos, paredes por pintar e telhado em reparação: é este o cenário do Tribunal de Vimioso, que há mais de um ano está em obras.


      A empreitada, no valor de quase 500 mil euros, é financiada pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ).


      Duas Oficiais de Justiça continuam a trabalhar no Tribunal, num pequeno gabinete. Fazem atendimento ao público, mas qualquer pessoa que queira chegar ao gabinete tem de atravessar as obras.


      O Administrador Judiciário da Comarca de Bragança, António Falcão, não quis prestar declarações gravadas, mas explicou que a antiga ministra da Justiça, dias antes de acabar o mandato, esteve em Vimioso e desde esse dia o andamento da obra foi “mínimo”. Adiantou ainda que durante janeiro e fevereiro a juíza suspendeu os julgamentos na sala de audiências para que o espaço pudesse ser intervencionado. No entanto, nada foi feito.


      O Administrador Judiciário disse ainda que está a fazer “bastante pressão” junto do IGFEJ para que a obra termine o quanto antes.


      A rádio local contactou o Sindicato dos Funcionários Judiciais e, por este, Alexandra Lopes criticou as condições de trabalho, referindo que as Oficiais de Justiça estão a trabalhar em condições “muito precárias”, afirmando que “só realmente com muito boa vontade é que permanecem naquele local”


      «Elas estão a trabalhar em condições que nós consideramos que são muito precárias e só, realmente, com muito boa-vontade, é que permanecem naquele local, mas, cá está, como sempre, todas estas deficiências, acarretam os tais custos e normalmente os custos são suportados pelo elo mais fraco que são os Oficiais de Justiça que têm de estar lá todos os dias, independentemente das condições serem muito boas, fraquíssimas ou péssimas, que é o caso, continuam a tramitar os processos e a dar o seu melhor.»


      O projeto para a requalificação do Tribunal foi feito pela Câmara Municipal de Vimioso, no entanto as obras não são da sua responsabilidade. O presidente do município, António Santos, realça que a empreitada deveria ter sido feita em 150 dias e que é difícil trabalhar nestas condições.


      «Há cerca de dois anos era mais digno do que é hoje, porque hoje aquilo que você vê é um amontoado de ferramentas, gente a trabalhar, máquinas a provocar ruído. Eu imagino as condições em que aqueles funcionários trabalham. Constantemente são martelos, são máquinas, ruídos de toda a espécie. Dar voz a quem lá trabalha, dar voz aos magistrados, de forma a que se corrija, com alguma celeridade as obras, e que se executem, que haja responsabilidade», vincou o autarca.


      O autarca tentou contactar a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ), mas admite que ficou preso no atendimento telefónico automático.


      «Também questionamos o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), responsável pelo financiamento da obra, para perceber o motivo do atraso das obras, mas até ao momento não obtivemos qualquer resposta.»


TJ-Vimioso-Obras2024.jpg


      Fonte: “rádio Onda Livre”.

Comentários

  1. Rei dos Oficiais de Justiça5/1/25 08:21

    Outravez esta porcaria de notícias? 


    Quero lá saber de vimioso, viminojo ou vermioso ou sei lá o que é isso.


    Que tal falar dos temas principais?


    Greve aos atos?
    Manifestação?
    Mais uma vez a ministra a ganhar em todas as frentes.
    E a estratégia secreta do SFJ para desqualificar todos os auxiliares.


    Vergonha

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/1/25 08:30

    Eu sou apologista que todos devem passar a grau 3.
    Contudo caso não seja possível existe umas situações mais injustas que outras.
    A começar pela diferença entre adjuntos e auxiliares, uma vez que praticam os mesmos atos, e esses adjuntos não têm uma responsabilidade adicional pelo cargo que ocupam.
    Alguém me pode explicar a diferença entre um auxiliar e um adjunto no aspeto das funções e responsabilidades, eu não vejo nenhuma.


    Outra injustiça e ilegalidade, é desvalorizar a licenciatura dos auxiliares.


    Outra injustiça e ilegalidade, então um adjunto com 15 anos sem licenciatura pode e um auxiliar com 20 anos não? Algo está muito errado.
    Ou seja isto é um ataque vil e direto e ilegal aos auxiliares..


    A ministra não entendeu que um adjunto num mp tem a mesma responsabilidade que um auxiliar pratica os mesmos atos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/1/25 08:36

    A ministra está em alta publicou uma propôsta da treta antes do natal.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5/1/25 10:12

     isto das obras
    os arrendamentos...


    claro que é um bom tema


    até para mostrar as debilidades do sistema


    e sendo sistema nele estamos incluidos


    logo, é bom ver as peças do tabuleiro


    até me questiono se haverá casos de policia


    mas como dizia o Ulpiano: a cada um o seu

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/1/25 10:27

    A cada um ao seu não é bem assim...
    Você como oficial de justiça e autoridade judicial, tem o dever de denunciar crime sob pena de ser cúmplice.
    E aí você é que tem que levar com um processo em cima das costas.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/1/25 10:42

    se eu soubesse...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/1/25 11:35

    Pode pegar num dos auxiliares que vão entrar e ao fim de 2 dias ele está capaz para fazer 95% do trabalho que vai fazer durante anos, ou segundo esta proposta de estatuto,toda a sua vida profissional. Tenho 24 anos como adjunto e há  dias fiquei eu e mais 3 juizes experientes a olhar para um processo sem saber o que lhe fazer! Percebe a diferença? A ministra, que parece ser pessoa inteligente, percebeu! Quanto ao MP. tem razão no que diz e eu que já lá trabalhei posso dizer que sempre achei essa uma das causas para a incompetênci a, desorganização e falta de disciplina e produtividade do MP! Portanto e em conclusão: a ministra percebe mais de Tribunais do que a maioria dos oficiais de justiça, sempre toldados pela inveja e egoismo nas suas apreciações.

    ResponderEliminar
  8. Anonimus5/1/25 12:11

    Bom dia!


    Os assuntos das condições de trabalho, deverão ser encetadas com participação no âmbito da legislação laborar, aí os trabalhadores já o deverão ter feito e os sindicatos moverem os competentes processos.


    Dito isto, o foco agora é para a coisa de todos os Oficiais de Justiça "JUSTIÇA PARA QUEM NELA TRABALHA " com o acréscimo agora "CARREIRA DE GRAU FUNCIONAL III PARA TODOS OS OFICIAIS DE JUSTIÇA E QUE NENHUM FICA PARA TRÁS ".
    Preservar a carreira especial pluricategorial de grau funcional III e com sistema de avaliação próprio. 


    Amigos nestas fase todo o resto são tretas, como se diz no norte de Portugal, "CONVERSAS PARA O BOI DORMIR".


    Abraço e votos de um bom domingo. 

    ResponderEliminar
  9. Anónimo5/1/25 12:13

    Será a mesma Alexandra que defendia a divisão da carreira, entre licenciados e não licenciados?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/1/25 12:32



    A nordeste nada de novo...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/1/25 12:41

    Para o Anonimo das 11:35, disse algumas coisas certas, contudo um auxiliar com 20 anos disto será muito diferente?? Um auxiliar com licenciatura em direito, desculpe a sua explicação não justifica estes casos.
    Ninguém quer tirar o título aos adjuntos por tal já é inveja toda a gente reconhece como justo.
    Lutamos para também termos esse direito.
    Se quiser dizer um auxiliar com 5 anos disto tudo bem, ou até 20 anos no máximo sem licenciatura também até dou de barato...


    Agora não brinquem com a dignidade das pessoas.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/1/25 13:12

    Eh eh, "estratégia secreta para desqualificar"?
    Olha, calma, o chip que o Bill Gates introduziu na vacina que tomaste, está agora a ser alvo de informação controlada pelo Ventura.
    Por isso tem calma, vai correr tudo bem, ok?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo5/1/25 13:33

    Segundo uma sondagem feita por mim ao longo destes últimos dias, serão apenas cerca de 1,42% da totalidade dos oficiais de justiça em funções que estão profundamente insatisfeitos e são contra a proposta do novo estatuto. 


    Os restantes 98,58% concordam ou aceitam a proposta.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo5/1/25 13:40

    Portanto meus caros, esqueçam as lutas ... 

    ResponderEliminar
  15. Anónimo5/1/25 13:41

    Não percebeu que o anónimo das 11:35 nem sequer é oficial de justiça? Será que os oficiais de justiça ainda não perceberam que constantemente entram aqui indivíduos ligados ao ministério da justiça para destabilizar. Alguém comentar que a ministra percebe de tribunais é razão suficiente para desconfiar.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo5/1/25 13:49

    Mas você anda na droga ou é bêbedo?


    Então todos os auxiliares excluídos, que é a maioria dos oficiais de justiça, os adjuntos com menos de 15 anos excluídos, o os sem licenciatura excluídos.
    Ninguém está satisfeito.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo5/1/25 14:11

    Esqueça!


    A sondagem não engana. Não vale a pena ir pela via do insulto pois a sondagem é muito clara e revela que mais de 98% aceita a proposta.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo5/1/25 14:13

    Esses de que fala podem não concordar mas aceitam a proposta.


    A sondagem não engana e revela a realidade que se vive nas secretarias. O pessoal está conformado e a proposta vai passar fácil.

    ResponderEliminar
  19. O fundamentalista5/1/25 14:33

    Se, na comarca de Bragança houvesse gente com os t.......tes no sítio já há muito as obras estavam terminadas! Como? Fácil! O "todo poderoso" lá do sítio determinava a suspensão da actividade judicial até que houvesse um mínimo de condições. Mas como quem apanha com a merda toda são funcionárias está tudo na paz do senhor. Desengane-se quem pensar que alguém do SFJ sabe ou conhece a realidade noticiada. Esta gente limita-se a comentar. De outra forma já tinha sido denunciada às entidades competentes esta, como outras situações, semelhantes. E mesmo que tenham conhecimento, limitam-se a encolher os ombros e a perguntar "O que podemos nós fazer?".
    Lamentável a todos os níveis, para mais num sector de actividade da sociedade portuguesa que existe para assegurar a defesa e dignidade dos cidadãos. Pura anedota!!!!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo5/1/25 14:44

    E onde viu essa sondagem???
    Na TV da Rússia foi??


    Fakenews alerta..alerta fakenews...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo5/1/25 14:56

    Sim sim. Pois eu conheço adjuntos com 30 anos de experiência que ficavam a olhar para esse suposto processo durante mais 30, sem saber o que fazer com ele.
    Não invente, essa história de estar você e 3 juízes a olhar para um processo, talvez tenha sido por causa do vinho.
    Não se preocupe que logo passa.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo5/1/25 14:58

    Ehehe o comentário das 14:56 está lindo..mesmo de rir..


    Realmente k raio fazia o homem e 3 juízes a olhar para um processo...kkk a dose foi forte....

    ResponderEliminar
  23. Anónimo5/1/25 14:59

    Já sei foi na TV aljazeeera em Israel.
    Hum.ok está explicado 

    ResponderEliminar
  24. Anónimo5/1/25 15:01

    Eu no lugar da MJ estava mesmo para vos aturar.
    Ou aceitavam a proposta ou carreira ficava em grau 2 para todos.
    Chatos do .....

    ResponderEliminar
  25. Anónimo5/1/25 15:05

    Meu caro, eu não vi a sondagem em lado nenhum.


    Como digo no início da publicação, a sondagem foi realizada por mim ao longo dos últimos dias.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo5/1/25 15:08

    Chatos, mesmo.


    E se ficarmos todos no grau 3, vão haver insatisfeitos que vão reclamar o grau 4 de tão especiais que são.


    Já não há pachorra ...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo5/1/25 15:11


    Mais um boi a dormir...

    ResponderEliminar
  28. Anónimo5/1/25 15:12

    Ehehe uaua... está tudo explicado, é um que fica a olhar para um.processo mais 3 juízes, é outro que realiza sondagens no quintal da vizinha...fantastico.o vinho é forte.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo5/1/25 15:13

    Claro, claro...Você resolvia tudo no momento...Deve ser um dos iluminados auxiliares licenciado que percebe de tudo...Repito e  a verdade 3 óptimos juizes e um adjunto com 24 anos de cível e estavamos às aranhas...Mas claro que um auxiliar que passa a vida a fazer julganentos da treta resolvia na hora..
    Repito: a ministra percebe mais da orgânica dos tribunais do que a maioria dos OJ... A inveja e a sede de protagonismo tolda-lhes o raciocinio! Metam na cabeça  e de uma vez por todas e o tempo vai dar - me razão: a antiguidade é um mesmo um posto e os auxiliares, licenciados ou não, estão na base da pirâmide alimentar!!!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo5/1/25 15:14

    Não venham com notícias de "atirar areia para os olhos" ...

    ResponderEliminar
  31. Anónimo5/1/25 15:15

    Olha que não cantavas de galo quando a proposta era para todos os licenciados....olha que aí piavas sozinho...

    ResponderEliminar
  32. Anónimo5/1/25 15:23

    Filho / filha nem Sindicalizado és... Ganha é Juízo! É por causa de ti que vão alterar a proposta e todos vamos a testes eh eh eh.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo5/1/25 15:29

    Querem ser grau 3 mas o único argumento que têm é o insulto fácil.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo5/1/25 15:37

    Ok.
    Marque lá a reunião e o plenário e a greve de uma semana ou duas e depois veja quantos vão aderir.


    Aliás, marquem uma manif à porta da assembleia e veja quantos comparecem.
    Se calhar nem 50!




    A minha sondagem foi feita com rigor, obedecendo aos métodos mais recentes na elaboração de sondagens.


    Existe uma margem de erro mínima.


    Portanto, o resultado significa pelo menos duas coisas:


    O pessoal está conformado com a proposta e está farto de lutas e greves inúteis.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo5/1/25 16:03

    Ninguém o/a insultou. Um licenciado que não sabe reconhece uma figura de estilo?!? Esta carapuça não serve a ninguém... UNIÃO

    ResponderEliminar
  36. Anónimo5/1/25 16:06

    Quel era a figura de estilo?

    ResponderEliminar
  37. Anónimo5/1/25 16:13

    Estava a pensar concorrer para adjunto, mas com esse trabalho todo não sei. É melhor continuar então na base, enquanto V. Exa está a olhar para os processos e enquanto o burro do auxiliar está nos julgamentos da treta. 

    ResponderEliminar
  38. Anónimo5/1/25 16:15

    Eu para mim só acima de grau 13º

    ResponderEliminar
  39. Anónimo5/1/25 17:13

    Eu só sei que com esta proposta passo a ganhar 1972 euros e o resto é conversa.
    Nível 26 da TRU.
    Vou finalmente ter um ordenado em condições. 

    ResponderEliminar
  40. Anónimo5/1/25 17:50

    Mas k raio de cálculos é esse?

    ResponderEliminar
  41. Anónimo5/1/25 18:23

    Acho que ao fim de uma maratona de 13 horas, os 3 juízes, já exaustos, aceitaram que a solução apresentada pelo colega adjunto com muitos anos disto era a melhor, e  propuseram à sra. MJ que o mesmo seja integrado em grau 4, com dto a usar toga e lacinho, e a ar condicionado.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo5/1/25 18:24

    O(a) colega deverá pertencer aos 10% dos O.J. que mais ganham na carreira.


    A , em termos de salário e mesmo atendendo a que muitos já têm bem mais de 2 décadas como O.J....não devem ver muito mais do que modestos 1.300/1.350€ na folha salarial.


    Para uma carreira como esta e com profissionais há tantos anos num serviço de grande responsabilidade como este, é simplesmente vergonhoso.


    Isto já para não falar do salário para a entrada na carreira, que em termos líquidos é mesmo um gozo só de pensar!
    Sobreviver..apenas isso...sobreviver para fazer face às despesas que um mês inteiro consome!

    ResponderEliminar
  43. Anónimo5/1/25 18:26

    Não faças isso.
    Depois ficas com ataques de pânico e de amnésia, de cada vez que um auxiliar faz greve e te chamam para ir à sala.

    ResponderEliminar
  44. Anónimo5/1/25 18:44

    É fácil, eu explico.


    Passaremos todos para o escalão imediatamente a seguir, com a salvaguarda dos 28 euros.


    No meu caso passarei para o escalão dos 1972 euros.


    Uma coisa é certa, todos  nós vamos ganhar mais, seja grau 2 ou grau 3.


    Como dizia o outro, é só fazer as contas.

    ResponderEliminar
  45. Anónimo5/1/25 19:01

    Para o Anonimo das 15:13, vamos lá meter os pontos nos eixos.
    Ninguém mete em causa a sua antiguidade, nem a complexidade do caso que se deparou.
    Contudo você parte de pressupostos errados.
    Uma vez que ao dizer que o MP é desorganizado e etc.
    Se você tiver honestidade vai perceber que a diferença de volume de trabalho entre uma secção de cível com um MP crime é de uma diferença brutal.
    E toda a gente sabe disso por isso é que se foge de lá como o diabo da cruz.
    Isto dá-se pelo o aumento de conflituosidade da sociedade e criminalidade, aliado á facilidade com que se faz uma queixa.
    O cível como v. Exc vem sabe não entra qualquer coisa , existe um saneamento prévio para se intentar uma ação além que se tem que pagar ao contrário do que acontece no cível.
    Contudo o fato de não existir diferença do que o auxiliar, e adjunto fazem num mp parte em primeiro lugar de um estatuto que se recusa a definir bem essas funções e por outro lado a falta de honestidade e solidariedade que reina nas secções.
    Posto isto não existe qualquer inveja quanto aos adjuntos poderem aceder a grau três, contudo você tem que ser honesto, um auxiliar com 20 anos disto não merece o grau 3?
    Um licenciado auxiliar com pelo menos 5 anos disto não merece grau três?
    Se você acha que isto é inveja eu acho é que é egoísmo da sua parte .
    Contudo todos deveriam passar a grau 3 mas obvio que já deu para ver que isto não vai suceder 

    ResponderEliminar
  46. Anónimo5/1/25 19:19

    Se um Adjunto tem 15 anos, não deve ter começado a carreira como Adjunto ou onde V.Exª trabalha a carreira começa em Adjunto? 

    ResponderEliminar
  47. Anónimo5/1/25 19:28

    nós andarmos por aqui a discutir licenciados e não licenciados, muito prestígio e muito grau. 
    As outras carreiras da Função Pública discutem Euros, muitos Euros.
    No final vamos TODOS continuar com os ordenados de merda. LlCENCIADOS OU NÃO. Mas alguns com muito prestígio e muito grau.


    Passem bem a mim faltam 5/6 anos para me ir embora portanto tanto me aquece como arrefece.

    ResponderEliminar
  48. Anónimo5/1/25 20:15

    Não seja aldrabão a tabela é a mesma?

    ResponderEliminar
  49. Anónimo5/1/25 20:17

    POIS mas todos nós e não apenas os licenciados iluminados...

    ResponderEliminar
  50. Anónimo5/1/25 20:18

    Segundo a sondagem divulgada hoje, só 1,42% dos oficiais de justiça é que estão preocupados com o (inexistente) prestígio e com o grau!


    Os restantes 98% querem é dinheiro no bolso no final do mês.

    ResponderEliminar
  51. Anónimo5/1/25 20:23

    É chama-se dor de c....

    ResponderEliminar
  52. Anónimo5/1/25 20:25

    Claro que é a mesma!!


    Tabela remuneratória ÚNICA!!


    ÚNICA!!!

    ResponderEliminar
  53. Anónimo5/1/25 20:28

    Não sejam Porcos, temos de ser unidos, queiram ou não !!!!!

    ResponderEliminar
  54. Anónimo5/1/25 20:31

    Olha aí o prestígio ...

    ResponderEliminar
  55. Anónimo5/1/25 20:47

    Pois quando não se tem argumentos desvia-se a conversa e não se responde...kal dor de c.. qual carapuça... já dissemos k ninguém está contra o fato de vocês conseguirem grau três...

    ResponderEliminar
  56. Anónimo5/1/25 20:50

    Aí pois é! E não se esqueçam que a partir de 20 Jan, devem tratar por Dr quando encontrarem um colega de toga nos corredores.
    Respeitinho é muito bonito.

    ResponderEliminar
  57. Anónimo5/1/25 21:03

    Exactamente. Bem lembrado.


    E uma pequena vénia também fica sempre bem.


    Portanto, respeitinho!!


    🤫🤫🤫🤫🤫🤫🤫

    ResponderEliminar
  58. Anónimo5/1/25 22:21

    Foi alguma sondagem no grupo WhatsApp dos Oficiais de Justiça?

    ResponderEliminar
  59. Anónimo5/1/25 22:23

    Dia 20/Jan??


    Não percebi o que foi mencionado aí acima...


    Mas a reunião não está para o dia 16/Jan.?
    Pelo menos foi o que vi mencionado na página dos sindicatos.

    ResponderEliminar
  60. Anónimo5/1/25 23:23

    Desviar a conversa é não dizer se você entrou Adjunto...

    ResponderEliminar
  61. Anónimo5/1/25 23:29

    E certamente unicategorial (tu és muito esperto!)

    ResponderEliminar
  62. José Manuel Falcão24/1/25 21:46

    Já alguém chamou a ACT para aferir das condições de trabalho?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ