“É inaceitável que se mantenha esta situação de subdimensionamento e subpreenchimento de quadros”
Estamos num momento do ano em que os relatórios anuais referentes a 2024, elaborados pelas comarcas começam a ser divulgados e são objeto de escrutínio pela comunicação social.
Ontem foi divulgado na comunicação social um extrato do relatório da Comarca de Coimbra, focando-se a comunicação social na falta de Oficiais de Justiça.
Segundo o relatório, a carência de Oficiais de Justiça na Comarca de Coimbra agravou-se no último ano e estão em falta 51 Funcionários desta carreira para que seja cumprido o quadro legal, que deveria totalizar 305.
Para além do agravamento, consta no relatório que “a significativa carência de Oficiais de Justiça”, é acentuada ainda pelas “dificuldades decorrentes de uma excessiva dispersão dos serviços por vários edifícios, incluindo no município sede (Coimbra), em que os serviços estão dispersos por seis edifícios”.
O relatório, assinado pelo juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, Carlos Oliveira, que foi remetido para o Conselho Superior da Magistratura, aponta ainda que o subdimensionamento do quadro de Oficiais de Justiça se verifica também pelo facto de se estarem a disponibilizar os meios humanos para funcionamento do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional. Este órgão “onera significativamente o respetivo quadro de Oficiais de Justiça”, lê-se no relatório, indicando-se o tipo de desenrasque existente:
«Estas dificuldades continuaram a ser colmatadas com o recurso à mobilidade interna, deslocando funcionários de outros núcleos e serviços, e através do recurso a práticas processuais à distância, por funcionários de outros núcleos ou em teletrabalho.»
No relatório, pode ler-se que essas são soluções com limites, que “estão prestes a ser atingidos, se ainda o não foram”.
«A situação é de tal modo séria que praticamente todos os serviços e Juízos estão no limiar mínimo ao nível de recursos humanos (ou mesmo abaixo desse limiar mínimo em muitos períodos), pelo que, caso percam mais algum funcionário, entrarão em rutura de funcionamento.»
De acordo com o documento apresentado, há uma “absoluta premência da admissão de novos funcionários (não bastando os admitidos em janeiro de 2025), em número que permita o preenchimento do quadro carenciado da Comarca, e a revisão, em futuros movimentos de Oficiais de Justiça, do seu número de funcionários e dos efetivamente em funções”.
«É inaceitável que se mantenha esta situação de subdimensionamento e subpreenchimento de quadros. Não se revela realisticamente expectável alcançar objetivos mais ambiciosos com esta reduzidíssima alocação de recursos.»
Apesar de a Comarca de Coimbra esperar que a carência de recursos humanos nas secretarias possa ser atenuada pela admissão de novos funcionários verificada no início do ano, evidencia que esta admissão não permitirá resolver o problema denunciado.
«Desde logo por não preencher o quadro da secretaria da Comarca, mas também porque no decurso deste ano de 2025 se prevê a aposentação (por reunião dos respetivos pressupostos legais) de muitos Oficiais de Justiça.»
Segundo o relatório, o envelhecimento do quadro de Oficiais de Justiça da Comarca de Coimbra – problema que é comum a todas as demais comarcas –, deverá também “ser objeto de atenção urgente, podendo vir a causar, a breve trecho, e como já se referiu, a rutura ao nível do funcionamento das secretarias”.
«Se não forem, durante o ano em curso, colmatadas as saídas, o quadro de funcionários judiciais da Comarca atingirá um défice próximo dos 20%, insuficiente para garantir o normal funcionamento dos serviços, com a provável necessidade de encerramento de alguns deles.»
O Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, além de constituir a sede do Tribunal de Execução das Penas, integra 26 Juízos, dos quais três são Juízos de Proximidade, oito são Juízos de Competência Genérica e 15 são Juízos de Competência Especializada, distribuídos por 17 municípios.
A área de competência da Comarca de Coimbra abrange o espaço geográfico dos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Fontes, entre outras: “Observador” e “RTP”.
Então os magistrados destratam e desconsideram os ofíciais de justiça e agora eles já são necessários????
ResponderEliminarAfinal os oficiais de justiça são necessários ou não?
ResponderEliminarComo já havia alertado há atrasado, sob anonimato, estou a ficar muito cansado das disputas entre seres licenciados e não licenciados, assunto basicamente em torno do qual têm gravitado todas as conversas por aqui, ao invés da preocupação ser centrada nos temas mais fraturantes deste copy/paste, como por exemplo a recuperação do tempo de serviço congelado refletida na criação de novos escalões ou o pagamento a todos sem excepção do tempo de provisório escamoteado, previamente à discussão dum novo estatuto, para que uma eventual transição se possa processar de uma forma mais justa.
Também já me cansei de pedir que seja publicada estatística sobre o número de oficiais de justiça que se encontram de baixas de longa duração, que nalguns casos estão tão relacionados às nomeações em regime de substituição quanto às efetuadas por aposentação, mas acerca desse assunto não parece haver qualquer tipo de informação, ficando-me contudo a convicção de que poderá ter uma significativa incidência na leitura do número de funcionários efetivamente em funções.
ResponderEliminarTambém acredito que ninguém me responda porque na minha família não há quem tenha empresas imobiliárias, nem escritórios de advogados, nem tão pouco seja autarca, mas vou continuar a sonhar com a obtenção dessa resposta um destes dias.
Novos ingressos só se a contratação coletiva permitisse o despedimento in extremis, pois se entrassem agora para daqui a dois anos serem dispensáveis, por via da implementação plena da IA, não faria sentido orçamental não aguentar os próximos tempos a aplicar pensos e remendos.
ResponderEliminarDestrato por parte de todos
ResponderEliminarColega, se precisar dum ajuste direto...
ResponderEliminarMuito bem explanado.
ResponderEliminarRoubados e mal trstados mesmo.
Pulhas.
Baixas médicas vão ser cada vez mais
ResponderEliminarViva a IA
ResponderEliminarE as pessoas que comam merd
Mais cego é quem não quer ver.
ResponderEliminarVom os quadros assim é de fugir destes serviços.
Pois a saúde vai-se e depois nada.
Eu estou prestes a entrar de baixa.
Não se aguenta a pressão por falta de pessoal e mau trato constante.
Nestas condições não!
Aguente quem quiser.
E fiquem com as medalhas todas.
Para anonimo das 9:40, não sabe que a informação que pede é ilegal? Já agora não quer saber qual a doença que cada um tem??
ResponderEliminarNão entende que é uma grave violação dos direitos, liberdade e garantias?
Tenha juízo...
Subscrevo nem escreveria melhor, abraço e bom fim de semana.
ResponderEliminar22 anos de Adjunto e ainda não atingi o último escalão.
ResponderEliminarDepois aperecem por aí uns iluminados que apenas porque são licenciados...
Vão todos pastar...
Mas que raio está a falar dos licenciados porquê??
ResponderEliminarSe eles estão bem pior do que você...
Você recebe mais que um licenciado, entrou em boa altura na profissão...
Que raio está a atacar os colegas licenciados auxiliares que estão a receber uma miséria tenha juízo...
É urgente que o "Cérebro" ponha mais pretendentes a esta profissão a fazerem exames em casa, recrute gente com o Ciclo preparatório, escolha entre os não falantes de Português e pague a todos a gasolina para as deslocações!
ResponderEliminarPergunto: porque é que os sindicatos não desmascaram esta situação publicamente?
??? Não falantes de português como assim?? Pagam gasolina??
ResponderEliminarDesembuche o que sabe sobre isto??
De que situação está a faltar?
ResponderEliminarNo concurso mais recente creio que ainda existe muitas pessoas que não entraram sempre podia ajudar a colmatar a situação.
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarO assunto abordado no texto de hoje é recorrente e já muito desenvolvido e dessecado por estas bandas.
A prioridade, sabemos hoje, foi dada ao recrutamento e tudo o resto, a carreira, foi obliterada, secundária da e temo que relegada para daqui a 5 ou 10 anos senão mais.
Já por diversas vezes aqui falei da necessidade de rever o funcionamento das secretarias no que respeita aos recursos a afetar e modo de organização do trabalho.
Já aceitei inúmeras soluções.
Pessoalmente, entendo que a carreira deveria ser unicategorial tal como é a dos oficiais do registo com o mesmo tratamento quanto aos licenciados.
É urgente e premente encontrar a solução para o problema mesmo que daqui por 5 ou 10 anos se venha a concluir ter de ser alterada.
Nada fazer já não é mais tolerável e a carreira já não sobrevive como está, sempre a definhar, sempre em tensão.
É preciso coragem para decidir.
Mudar é preciso.
Sr. Fazenda o próprio sindicato sfj reivindicou como prioridade mais gente obvio que a ministra fez isto não pelos o.j. mas sim pelas magistraturas...
ResponderEliminarMas afinal ninguém se lembra quando está ministra reuniu com o conselho superior da magistratura, foi quando parou de falar de valorização salarial....
ResponderEliminarNinguém se lembra??
Neste último concurso já entrou muito candidato que fala "brasileiro".
ResponderEliminarQuando eles começarem a exigir os seus " direitos trabalhistas" é que vai ser bonito ....
Eheheheheheheh
Pois
ResponderEliminarNinguém se lembra
Comem muito queijo (do flamengo, que é o mais barato)
S
ResponderEliminarEste blog está a ficar cansativo.
É sempre mais do mesmo.
Uns dize que são licenciados e com tal devem ultrapassar todos.
Outros dizem que são licenciados e que se vão embora e tal...
Afinal o grande problema desta classe está resumida aos licenciados...
Transitem lá para outras carreiras e deixem os OJ em paz talvez então se consiga a tão desejada valorização salarial que os lic. querem apenas para eles.
Fomos obrigados a trabalhar mais 10 anos aquando da mudança da idade de aposentação. 10 anos correspondem a 3 escalões.
ResponderEliminarOu aumentam o numero de escalões de cada categoria oara mais 3 ou em alternativa reduzem a idade de aposentação para os 60 anos.
Chega de sermos roubados.
O que eu observo é uma idade geral do pessoal muito avançada, secções com 6 funcionarios, quase todos ja com mais de 60, metade de baixa e a outra metade quase a cair para o lado com o excesso de trabalho.
Parece que estão mesmo a querer que a corda rebente.
É tudo ilegal
ResponderEliminarMas só para alguns
Baixa coletiva!
ResponderEliminarIsto só muda se deixarem afundar o barco.
Magistrados recebem para trabalhar fora de horas e fins de semana. São bem pagos para isso, dubsiduos de renda de casa e mais.
Depois os funcionários nem um chavo e têm que dar horas de borla para por em dia o serviço que magistrado fez ao fim de semana e noite??
De borla??
Escravos, eu nao!
Já estou de baixa e continuarei.
Assim não.!!
Para entrares, primeiro tens de aprender a escrever Português!!
ResponderEliminarEstou de baixa e enquanto não aprovarem o estatuto assim continuarei.
ResponderEliminarSe assim o diz.
ResponderEliminarMais nada,
ResponderEliminarDigam a realidade sem medo,
Com a IA que tanto apregoas, vais um dia comer merda, sem emprego
Mais nada!!
ResponderEliminarE veremos como vem o estatuto.
Porque para continuarem a pagar quase ordenado minimo, continuarei de baixa também.
Fod----todos
??? Como você sabe disso? Claro que entraram estão todos no centro de emprego...
ResponderEliminarPara anonimo das 16:20 como você sabe ?? Se podem fazer o estágio em casa o que vão para lá fazer??
ResponderEliminarEu tbm tou de baixa lixei todos bem lixados...
ResponderEliminarQueriam armar-se em espertos....
Você é doente??
ResponderEliminarEntão a carreira vai passar a grau 3 e não quer licenciados??
Nenhum licenciado quer a valorização só para eles...isso é a sua mente doentia que afirma isso...
Tenha juízo seu c...
Parece que sobem todos os ADJUNTOS a grau 3 e os Auxiliares terão de prestar provas, licenciados ou não... é que tem decorrido das reuniões!
ResponderEliminarEstava a pensar no futuro e não no imediato
ResponderEliminarLOGO CARREGA BENFICA !!!!!!!
ResponderEliminarE os ataques dos novatos a quem anda a aguentar isto há décadas? Não te interessas por isso??
ResponderEliminarPalhaço
ResponderEliminarAndas a dividir?
Infiltrado de merda
Sim
ResponderEliminarMinistra, dgaj, e gestão,
Tudo espertos.
Baixa.
ResponderEliminarEu também tenho uma coisa a dizer
Custa-me ver oficiais de justiça a lever marmita porque o dinheiro que recebem mal dá para chegar ao fim do mês.
Custa-me mesmo.
Nunca pensei ver isto.
Mas você foi alguma vez atacado por algum novato???
ResponderEliminarSeja honesto..
Ou apenas se está a basear nos comentários que vê aqui...
Os novos nem mil euros recebem, quem anda nisto a 10 anos nem 1200 euros recebe..
Que raio você está a falar ?? Tem noção da vida miserável que levam os seus colegas...
E ainda por cima tem que levar com ideias ridículas como a sua.
Sabemos que todos perderam poder de compra mas existe uns muito pior que outros..tenha vergonha nessa cara nogenta.
Para anonimo das 16:51 como você sabe??
ResponderEliminarAnda nas casas de streap para ver as brasileiras...
E se existe brasileiros são muito bem-vindos....
Certamente são melhores que esta geração da Boa fé e urbanidade...que nos levou á ruína.....
Isto é o prato do dia..
ResponderEliminarVerdade
ResponderEliminarTambém me custa.
Há 20 anos pessoal ganhava quase dois ordenados minimos de entrada e dava pata almoçar fora à vontade entre outros gastos.
Agora de entrada quase ordenado minimo, por isso pessoal tem que levar marmita de almoço.
Com custo de vida atual.
Profissão de porcaria.
Não faz mal já estamos todos a sair também ficam os grau 3 a fazer tudo.
ResponderEliminarE os que ficam tranquilos, sala e correio.
Os grau 3 não duram 1 mês.
É pena, mas a maioria dos comentadores nem a Adjuntos deveriam chegar, atento o nível !!!!!!!!!
ResponderEliminarOs auxiliares param a máquina em 2 tempos a ser verdade.
ResponderEliminarClaro que foi atacado!
ResponderEliminarNos complexos, por ser burro e não ter conseguido tirar curso nenhum!
É com cada imbecil que aparece por aqui que dá dó!
Ah, é melhor é!
ResponderEliminarSe põem todos a prestar provas, 2/3 ficam pelo caminho.
Tu, das 21:29, deves ser mais um não falante do Português de Portugal!!
ResponderEliminarVai aprender a falar e a escrever em português e depois passa por cá.
Pode ser que ainda me encontres ...
Isso não faz sentido nenhum.
ResponderEliminarEntão quer dizer que o PM, quando anuncia com pompa e circunstância - ainda que de forma ardilosa - que as listas de espera das cirurgias oncológicas baixaram, está a cometer ilegalidades?
Óbvio que só o estaria a fazer se os dados fossem nominais.
O que eu queria saber era quantos são os oficiais de justiça que estão de baixas prolongadas, não quem são e muito menos de que tipo de doenças padecerão.
Parece que sobem todos os ADJUNTOS a grau 3 e os Auxiliares terão de prestar provas, licenciados ou não... é que tem decorrido das reuniões!
ResponderEliminarVivam os licenciados do umbigo
ResponderEliminarSim senhor capitão mor.
ResponderEliminarDeves estar instalado na gestão comarca.
Vidinha boa.
Tu és um deles que ficas pelo caminho
ResponderEliminarUnido ninguém fica para trás!
ResponderEliminarCom esses erros de português, nem o smn merecia...
ResponderEliminarPara rir esse relatório.
ResponderEliminarNão sabem fazer gestão dos recursos humanos e depois queixam-se.
Vejam qual é o núcleo da florista (que muda vasos e plantas).