Sentenças por notificar devido à falta de Oficiais de Justiça
O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, não está a fazer cumprir as sentenças dadas, bem como o cumprimento de outras determinações, dentro dos prazos previstos, mesmo nos processos com caráter urgente, devido à falta de Oficiais de Justiça.
O problema reside essencialmente nas ações de estrangeiros contra a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Os cidadãos recorrem aos tribunais para ver os seus processos resolvidos na AIMA que ali estão emperrados, ficando novamente emperrados em tribunal.
O Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais (CSTAF) conseguiu a colaboração extraordinária de juízes para acumularem funções para resolver a enxurrada de processos em tribunal, mas ninguém se lembrou que isso, só por si, não é suficiente, uma vez que o número de Oficiais de Justiça não aumentou nem, muito menos, são pagos extraordinariamente como sucede com os juízes, o que poderia fazer com que alguns Oficiais de Justiça, a troco dessa compensação, se esforçassem em trabalho suplementar.
Os Oficiais de Justiça não recebem um cêntimo que seja por trabalhar extraordinariamente, como, aliás, o fazem diariamente, fazendo-o porque gostariam de resolver todos os processos que lhe estão confiados, isto é, por vontade própria, mas também o fazendo pela obrigação legal de trabalhar pelo tempo que for necessário, pela noite dentro, sem qualquer remuneração ou sem qualquer compensação, seja lá ela qual for, pelo trabalho extraordinário, o que representa um caso extraordinário no mundo do trabalho.
De acordo com os dados fornecidos ao “Público Brasil” pelo Supremo Tribunal Administrativo, revelam que apenas no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, deram entrada, em outubro do ano passado, 10.046 ações judiciais contra a AIMA, ou seja, uma média de 436,8 por dia. Em novembro, foram mais 11.480 processos, com uma média diária de 574. De um mês para outro, houve um salto de 14,3% nas ações. A informação de dezembro ainda não estava consolidada.
As ações contra a AIMA decorrem da demora nas respostas aos pedidos de imigrantes de autorização de residência em Portugal. Há cerca de 450 mil casos pendentes, lê-se na edição Brasil do Público.
A estrutura de gestão dos juízes, no caso o CSTAF, agiu de acordo com as suas competências, tentando resolver um problema latente na sociedade, mas a entidade de gestão dos Oficiais de Justiça (DGAJ) não acompanha as decisões dos Conselhos Superiores, seja do CSTAF, do CSM ou do CSMP.
Essa falta de acompanhamento verifica-se escandalosamente com os processos da AIMA, mas há mais situações. Por todo o país há constantes adaptações aos quadros das magistraturas, por regra transitórias, mas algumas muito prolongadas no tempo, sem que sejam acompanhadas de idênticas adaptações aos quadros dos Oficiais de Justiça, o que resulta em aberrações como a noticiada para os imigrantes: há sentenças nos processos, mas ninguém as conhece, porque ninguém as faz conhecer.
Já em junho passado, com o nosso artigo intitulado: "Quem quer ajudar nos processos da AIMA?", abordávamos este assunto e até a recusa de alguns Oficiais de Justiça para trabalharem suplementarmente nestes processos numa modalidade de teletrabalho, como sucedeu com os Oficiais de Justiça do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, alegando estes que já tinham muito que fazer no seu tribunal.
Na altura, António Marçal vaticinava que a solução encontrada para os juízes não iria resolver o problema devido à escassez de Oficiais de Justiça.
Dizia assim Marçal:
«No mês passado estes processos deixaram de estar apenas a cargo dos cinco juízes da secção do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, especializada nesta matéria, para serem também distribuídos pelos restantes 11 magistrados que lá exercem funções. Porém, mantiveram-se os mesmos seis funcionários a tramitá-los. Ora, as sentenças não se cumprem sozinhas, sem a intervenção dos Oficiais de Justiça”, concluía Marçal.
Ou seja, notem bem: de acordo com o presidente do SFJ, a secção especializada que tramita os processos da AIMA é composta por 5 juízes e 6 Oficiais de Justiça e, para que os processos andem mais depressa, aumentaram o número de juízes em mais 11, isto é, passaram a 16, mantendo os mesmos 6 Oficiais de Justiça.
Ora, como é fácil de perceber, esta é uma situação perfeitamente anedótica, mas, mais ridícula e trágica é quando se soube que os Oficiais de Justiça do TAF de Beja não se predispuseram para o trabalho suplementar gratuito nos processos da AIMA quando até já prestavam serviço extra em ajuda dos Oficiais de Justiça do TAF de Loulé, como as contas dos processos, porque em Loulé não havia tempo para as fazer, mas, curiosamente, vejam bem, os Oficiais de Justiça do TAF de Loulé aceitaram ajudar o TAC de Lisboa, tal como lhes foi proposto.
São verdadeiras anedotas do mundo da justiça, nas quais os verdadeiros palhaços continuam a ser os Oficiais de Justiça.

Fonte: “Público Brasil” e “Público Brasil no Instagram”.
Deixa arder!...
ResponderEliminarJuizes a serem bem pagos pelo trabalho extra e os oficiais de justiça a serem convidados a serem pessoas responsaveis e amantes da pátria indo trabalhar extra de borla.
ResponderEliminarO que me admira é que ainda ha alguns a quem uma palmadinha nas costas é suficiente.
Esses são os escovas, aqueles que esperam algum reconhecimento dos seus amos.
Continuai escravos, que a vossa escravidão tambem é psicológica e mental.
Isto só vai lá distribuindo tábuas nas costas por todo o lado.
ResponderEliminarÀs 17 horas termina a jornada de trabalho.
ResponderEliminarNem mais um minuto.
Vai gozar com a p que os p.
Afinal parece que não era invenção a história das ratazanas daquela colega do outro dia...
ResponderEliminarE depois dá-se-lhes uma panaceia de grau 14 ou 15.
ResponderEliminarEntão agora os novos funcionários que entraram são designados de assistentes administrativos?
ResponderEliminarNojenta esta gestão de recursos humanos.
ResponderEliminarEu nem mais um minuto depois do horário normal.
Querem mais, paguem, mas paguem bem, não é pagar miseravel, tal como o serviço de turnos que é uma miséria.
Vão chular os pais deles.
Além de que o horário pós laboral é impagavel.
Para magistrados tudo!
ResponderEliminarPara funcionários nada.
Aberrações.
Trabalhem escravos!!
Eu já aprendi a minha lição Tb no início andei a trabalhar como um burro.
ResponderEliminarObvio para safar a pele, pois não tinha orientação de ninguém tive que me desenrascar.
Até ao dia que meteram um processo disciplinar a roçar o ridículo pois não deu em nada..
Nunca mais dou uma hora a esses animais....
Pois talvez você tocou na principal problemática dos oficiais de justiça.
ResponderEliminarPorque será assim??
Os tentáculos das magistraturas a funcionar..
Sr. Blogger, por favor, para não estarmos totalmente na escuridão. Uma vez que se trata da NOSSA vida, divulgue a comunicação do SOJ quanto a reunião ocorrida. Porque se trata de assunto que a todos diz respeito e não só a alguns, como o continuamente iluminado Marçal
ResponderEliminarContinua,.... Marçal quer fazer crer. O senhor que está sempre certo, como se tem visto há mais de uma década. Enfim .........
ResponderEliminarNem mais
ResponderEliminarZero mesmo. E é o termo certo animais bestas! Não merecem consideração nenhuma.
ResponderEliminarEsse Marçal tem que desaparecer, até os gajos que defenderam a petição recentemente, em 10 minutos disseram mais que esse Marçal em 10 anos.
ResponderEliminarGosta de tentar falar elaboradamente, gosta de opinar sobre a pendência nos tribunais, um autêntico político, contudo não é objetivo na mensagem não passa para fora o que os ofíciais de justiça querem...
Magistraturas, gestão comarca e algumas chefias têm culpa do estado a que chegou a profissão
ResponderEliminarMarcal e o anterior fernando jorge o que fez? Que legado deixou? Só bem fante mais nada. Assim temos a carreira. 25 anos de nada. E não venham com as ações em tribunal, pois isso era o minimo dos minimos que tinham fazer com o dinheiro das quotas.
ResponderEliminarAo ler este tipo de comentários baixos e ordinários que por aqui pululam diariamente, que acredito que sejam apenas de umas dezenas de energumenos, só me ocorre que a par da reestruturação da carreira, deve ser feita uma limpeza e depuração a nível dedos recursos humanos.
ResponderEliminarSeja para nível 2 ou mesmo 1, ou lá o que for, um órgão de soberania não pode ter este tipo de gente a trabalhar.
Ehehe tu deves ser daqueles oficiais de justiça defensores da urbanidade, da boa fé e Bla Bla Bla.
ResponderEliminarTem vergonha nessa cara.
Nos somos tratados abaixo de m...., fica lá com a tua paranóia do orgão de soberania.
Esse mesmo órgão de soberania viola, destrata, humilha, rouba os teus colegas.
Você só vai lá mesmo era com uma tábua nas costas.... ehehe
Sim sim, tens razão, não se fala mais disso.
ResponderEliminarA única coisa que acrescento é que a "seleção natural" tratará de vos pôr no vosso lugar.
Será apenas uma questão de tempo.
Essa depuração terá de começar por ti, cromo...
ResponderEliminarO colega ? das 13:34 deve ser daqueles que nunca trabalhou em secretarias e passou ou passa a carreira à volta do sindicato em reuniões em convívios em palestras etc . Conheço alguns que foram subindo na carreira à custa disso ! Trabalhar no duro è que não! Por isso falam assim ! Letra letra .....
ResponderEliminarPelo teu paleii es maus um ou uma da tutela, sentes-te bem de vida.
ResponderEliminarSe gostas de ser mal tratado e ainda fazes a vénia és nesmo escravo e gostas.
Continua escravo e não te indignes com as injustiças que vês nesta carreira.
Mas parece-me que não és OJ.
Desaparece.
ResponderEliminarDeve ser mais um dos licenciados que quer o bom para ele e os outros que se lixem...
Para quem tem esta atitude de desprezo pelos OJ`s que tanto deram.
??? Os licenciados auxiliares estão na mesma situação que todos que não passam a grau 3.
ResponderEliminarNão diga barbaridades, que só lhe fica mal...
Eu só quero acompanhar o que se passa nas reuniões e tem a ver com a minha vida, com a vida da minha família, com o meu bem ou mal estar
ResponderEliminarPenso que não estou a pedir nada de insensato.
Palhaços são os que decidem e não os oficiais de justiça.
ResponderEliminarIsto é que devia ser divulgado na comunicação social para todos saberem o que se passa, mas parece que alguém não quer que isso se saiba
Eu entrei com a 4a classe tirada à noite com muito custo.
ResponderEliminarNunca fui priviligiado por merda nenhuma.
E aguento-me como sempre.
Mas agora virem pisar, isso não deixo, sem licenciados, doutorados ou entes que se julgam superiores.
Ireis todos oara o cemitério.
A lei da vida não perdoa a ninguém, por isso, fazia bem im pouco mais de himildade a esses seres superiores.
Passem bem.
E para si fica-lhe muito bem... Se fosse contemplada não piava!
ResponderEliminarEfetivamente nunca no projeto anterior os ouvi a dar palavra...
ResponderEliminarQuanto ao artigo de hoje, bastante pertinente uma vez mais, apenas pergunto?
ResponderEliminarE nas Seivd quantas vítimas estão à espera da decisão da sua queixa?
Já agora, faço minhas as palavras daquela empregada do parlamento, que disse que os recursos são parcos e que tem de haver prioridades.
Então esperem que alguém cumpra os processos daqui a uns longos meses.
Também estou à espera que me paguem o que me devem há bastantes anos.
9 - 12:30 13:30 - 17:00.
Saudações.
Tem razão, não se percebe como é que os sindicatos, ambos, cederam numa coisa destas.
ResponderEliminarFoi assim, fazendo as coisas pela calada, que perdemos muitos benefícios que tínhamos, serviços sociais, idade diferenciada de reforma, os três movimentos anuais, etc.
Será divulgada como prometido. Em princípio amanhã segunda-feira.
ResponderEliminarO seu atrasado mas onde te baseas para dizeres que os licenciados não respeitam a tua antiguidade???
ResponderEliminarOs licenciados auxiliares também vão ficar com grau 2.
Que raio de inveja é essa ? Os licenciados não estão contra os mais antigos...
Tire esse dessa cabeça quadrada..
Pois seria engraçado este blog fazer uma análise específica do que se passa nas seivds..
ResponderEliminarSecções que ninguém quer ir.
Existem tantos procuradores como oficiais de justiça.
Os procuradores recebem um suplemento por trabalhar com estes inquéritos e os oficiais de justiça nada.
Estás Secções deveria ser constituída por adjuntos e principais....mãe aí nem vê-los fogem como o diabo da cruz..
Cabeça quadrada és tu, palhaço.
ResponderEliminarVais morrer como todos e ee varriga cheia de licencisturas ddrespeituosas.
Tens o que mereces.
Trabalhem escravos e paguem para trabalhar.
ResponderEliminarDe facto tanta licenciatura quadrada.
ResponderEliminarAgradece aos teus pais quevte pagaram a licenciatura, mas que educação é muito fraca.
Só arrogância.
Nao prestas.
O das "13h34" está no topo da carreira, vai fumando uns cigarritos ao longo do dia e os outros q trabalhem, ou nem sequer pertence aqui!
ResponderEliminarSua abrecula tu é que começaste a atacar os licenciados sem motivo...a tua filha é licenciada também a atacado assim...
ResponderEliminarEu tenho respeito pelos mais antigos independentemente da escolaridade..
Contudo não tenho respeito por gente como tu invejoso.
Atacas também levas para trás é tão simples quanto isso..
Tu ao chamares bestas quadradas não tens respeito nem por ti nem pelos teus pais que te mimaram e deram licenciatura.
ResponderEliminarÉs um doente mental e mal agradecido.
Por seres como tu, temos a sociadade que temos.
Tu ainda vais a tempo.
ResponderEliminarSó dizes asneiras. Gostas de armar confusão Gab ?
ResponderEliminar
ResponderEliminarSó "fait divers" o que interessa ZERO!
Sindicatos caladinhos (não devem receber as quotas...)
CONTINUO A DIZER DEVEM ESTAR A QUERER PERDER OS RESTANTES ASSOCIADOS.
Se nada conseguirem bem podem fechar logo as vossas portas!
Idade diferenciada só na PSP,
ResponderEliminarSou do tempo não muito distante que o rácio era de 1 juiz para 5 funcionários...mas isso acabou-se.
ResponderEliminarAgora, os bodes expiatórios são os Funcionários. Convém.!!!
Basta ver como são atacados camuflada e inteligentemente.