Greve na próxima quinta-feira 06MAR

      Apesar da retirada e da suspensão das greves dos dois sindicatos dos Oficiais de Justiça, nada obsta a que estes trabalhadores adiram a greves convocadas por outros sindicatos que abranjam trabalhadores em funções públicas, obviamente sob determinadas circunstâncias.


      Vem isto a propósito da greve convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FSTFPS) para a próxima quinta-feira, dia 06MAR.


      Esta greve diz respeito aos trabalhadores das carreiras não revistas, como é o caso da carreira dos Oficiais de Justiça, reivindicando a Federação convocante, desde logo, a concretização da revisão das carreiras, isto é, no caso dos Oficiais de Justiça, a efetiva revisão do Estatuto, que ainda não está materializada, reivindicando-se ainda uma valorização remuneratória e que esta seja aplicada a todos os trabalhadores pela antiguidade. Por fim, reivindica-se também a manutenção da especificidade funcional das carreiras, sendo certo que este aspeto foi esfrangalhado com o recente acordo tripartido, pela criação de uma nova categoria que substitui 4 das atuais categorias, abandonando a especificidade funcional que representavam essas 4 categorias.


      Sejamos racionais: o acordo firmado entre os dois sindicatos e o Governo não tem de ser, e não é, do agrado de todos os Oficiais de Justiça. O acordo não é um bom acordo, como facilmente se compreende, mas é o acordo que foi possível alcançar nesta conjuntura, com estes concretos sindicatos e com este atual Governo.


      Quer isto dizer que o acordado poderia ser diferente, desde logo noutras circunstâncias, com outros sindicatos e, ou, com outro Governo, isto é, que poderia ser possível alcançar algo diferente, noutras circunstâncias com outros intervenientes.


      Os Oficiais de Justiça não sabem – porque ninguém lhes disse –, se o acordado foi fruto de mera apresentação do Governo ou se foi fruto de exigência dos sindicatos. Os Oficiais de Justiça não sabem – porque ninguém lhes disse –, se outras propostas foram apresentadas ou retiradas. Os Oficiais de Justiça não sabem, porque só lhes foi apresentado o facto consumado, sem mais conversa.


      Portanto, há motivação suficiente para que os Oficiais de Justiça possam aderir a esta greve, uma vez que as reivindicações encaixam perfeitamente no atual estado da carreira, desde logo porque o mau acordo prevê uma insipiente valorização salarial global e transformou quatro categorias que caracterizavam a carreira em apenas uma, um corte brutal na carreira, nunca antes visto, que afeta, não uma minoria, mas uma esmagadora maioria de Oficiais de Justiça, e que, espantosamente, foi subscrito pelos dois sindicatos.


      Esta greve da próxima quinta-feira, 06MAR, abrange todo o dia, não possui serviços mínimos decretados e abarca todos os Oficiais de Justiça, mesmo os que se encontram em período probatório.


Greve-20250306-Cartaz.jpg


      Pode ver o comunicado sobre a greve “AQUI”.


      Pode ver o aviso prévio da greve “AQUI”.

Comentários

  1. Ventinho2/3/25 08:27

    Não entendo estás pessoas que criticam o acordo.... está feito... está feito ponto final.
    Com estes empurra pra frente e empurra pra trás não nos leva a lado algum. Com estes pensamentos nunca iremos ter um estatuto.
    Nada mau nos terem mantido o regime especial.
    Reconheço que não foi um acordo por aí além...isso não. Vamos andando e vendo certamente serão aprovados outras medidas melhores que esta do salário e das categorias.
    Esperemos que a idade da reforma não vá além dos 62 anos de idade e 40 de descontos. Neste ambos os sindicatos deveriam ter tido em conta a idade para chegar a este acordozinho.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/3/25 08:35

    Este acordo é fraco e não acautela situações profundamente injustas.


    Há um retrocesso funcional para uma grande franja dos funcionários.


    Para quem foi promovido a partir em 2017, é um desastre.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/3/25 08:38

    Vai correr bem em secções de apenas auxiliares ou de apenas adjuntos.


    Misturá-los vai dar m.


    Se o ambiente actual das secretarias é mau, no futuro vai passar a ser um esgoto a céu aberto.


    Mas pronto, o que interessa é o grau 3 e mais uns trocos no fim do mês.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/3/25 08:52

    Não vai dar nada, são pagos para trabalhar e pronto.
    Cumprem o seu horário e ao final do dia vêm embora.
    Isso é só paleio , passados 2/3 meses já tudo rola.
    Há muito paleio mas é aqui, nas secções é assim.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/3/25 08:58

    Especial em que?
    Só  se se for em cortar a possibilidade de progressão  para 99% dos ojs.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/3/25 08:58

    Desastre para  99%

    ResponderEliminar
  7. Anónimo2/3/25 09:03

    Conseguiram acabar com possibilidade de progressão a troco de aumento de 200€ em média. 
    Que motivação  ainda existe, sem haver progressão? E apenas por 180€?


    Quem puder que fuja, até  porque me parece que as secretarias  vão  continuar com falta de pessoal e quem está  continuará  a ser sobrecarregado e pressionado.
    Fodddd

    ResponderEliminar
  8. Anónimo2/3/25 09:06

    As secretarias vão funcionar melhor porque todos os funcionários poderiam fazer as tarefas uns dos outros.
    Se pagarem bem a maioria nem chefe quer ser. Veremos o acordo relativo às progressões.
    Isso sim fars toda a diferença.
    Se for bom o acordo é óptimo.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo2/3/25 09:17

    O assunto é o terreno favorito aqui do blog.
    As greves anteriores serviram para criar o que de bom o acordo deu, estas posterores servirão para justificar o que de mau o acordo deu.
    Que tal um escalão extra para quem faz mais greves?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2/3/25 09:57

    O que não se entende neste acordo é como é que quem está no primeiro escalão vai receber o mesmo do que quem está no terceiro de auxiliar....isso é uma vergonha..

    ResponderEliminar
  11. Anónimo2/3/25 10:40

    Mau acordo, os que entraram recentemente e auxiliares e os adjuntos nunca mais vão sair da cepa torta ! Que motivação para progredirem ? Acabem com as inspeções! Morrem todos à nascença. Fuja quem puder ! E o trabalho cada vez vai ser mais !

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/3/25 10:43

    Treta.
    Percebo a questão da progressão.
    Mas é óbvio que as secretarias vão funcionar muito melhor 

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2/3/25 10:46

    os dirigentes sindicais e a maior parte da sua companhia só pões em causa em tribunal


    as situações extremas


    ou seja, aquelas que mesmo com areia nos olhos ainda de vê


    o restante 


    está bem está


    as tabelas salariais nunca foram postas em causa


    todos sabemos que há escrivães adjuntos com o mesmo tempo de serviço e ordenados distintos


    trabalho igual salário igual


    nunca foram para tribunal

    ResponderEliminar
  14. joaquim santos2/3/25 10:47

    O que gostava de saber  é que doença é esta que corre nos oficiais de justiça que toda a classe está contra os adjuntos que são os mais prejudicados com este acordo. Eu fui auxiliar 23 anos fiz de tudo o que se faz nas secretarias e agora que sou adjunto, licenciado, há dez anos, aprovado no curso de secretários  continuo a fazer tudo o que é necessário fazer na secretaria, na central e ajudo o MP quando não tem funcionários. Muitos de nós tiveram que mamar a bucha durante anos porque nos foi negado a todos a possibilidade de subir na carreira, continuo prejudicado com a  contagem do tempo de serviço, uma vez que estaria mais a frente pelo menos um escalão. E temos auxiliares que andam nisto à meio dúzia de anos ou pouco mais que estão muito revoltados com os adjuntos que pelos vistos nada fazem. Existem bons e maus funcionários em todas as categorias. O acordo pelos vistos é muito bom. É melhor do que o havia. Mas quando vier o SIADP e tivermos de esperar 7 anos para subir de escalão vamos ver o que acham dele. E por fim temos a horas extraordinárias e todos sabemos que tipo de despachos fundamentados vão ser dados e a interpretação que os juízes, procuradores e secretários vão fazer, como por exemplo nas próximas eleições quando as secretarias vão ter de fazer mais uma hora por dia.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo2/3/25 11:19

    Foi um péssimo acordo, andamos a defender o grau 3 para todos, não conseguiram sequer isso. Andamos a lutar anos pela integração de 10% por cento do suplemento no vencimento e nem isso conseguiram, colocaram em 11,5%, ignorando totalmente o compromisso connosco nos 10%. Andaram a falar em aumentos salariais e nem isso conseguiram. É verdade que todos vão levar pelo menos 180 euros, mas isso equiparou o nosso salário só dia juízes? Não, não equiparou e portanto eu faço a greve.  

    ResponderEliminar
  16. Anónimo2/3/25 11:23

    Colega vamos ter a coragem de dizer as coisas, somos adjuntos e estamos piores. Eu não quero nem dinheiro nem futuro na carreira, eu estou perto de me reformar e quando tenho de ir para a sala faço greve. Agora o que vou fazer? Não souberam acautelar a minha situação e de outros. Vergonha.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo2/3/25 11:27

    Nunca entendi porque razão quem tem um ano fica a ganhar o mesmo que quem tem 3 anos no escalão. Se não ingressamos todos no mesmo dia deveriam os salários ser diferentes, quem entra no dia 1 de janeiro não pode ficar a ganhar o mesmo que quem ingressa no dia 2. é preciso combater essa desigualdade.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo2/3/25 11:41

    É um péssimo acordo e, culpa disto são dos auxiliares que os sindicatos já não aguentavam ouvir. Agora vai haver sangue nas secções. Mas este péssimo acordo é a ponta do iceberg, quando derem conta que o excremento aumento é o único que vai existir nos próximos anos pois vão levar com um gênero de Siadap a muitos vão lhe crescer hemorróidas na forma de caganeira nas cabecinha, arcaicas, bipolares. FP.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo2/3/25 11:49

    diagnóstico: adjuntivite grau III

    ResponderEliminar
  20. Anónimo2/3/25 11:52

    diagnóstico: adjuntivite crónica

    ResponderEliminar
  21. Anónimo2/3/25 11:54

    Tu és pago é para trabalhar.


    E trata rapidamente dessa adjuntivite.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo2/3/25 11:54

    diagnóstico: adjuntivite grau II

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2/3/25 12:00

    Moço: cale-se lá com isso! Não sabe dizer outra coisa??? Os adjuntos comeram o pão que o Diabo amassou e passaram por coisas que você, imberbe e mimado, nem sonha! Faça comentários com pés e cabeça e deixe de ser infantil!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo2/3/25 12:01

    é a vida!.....

    ResponderEliminar
  25. Anónimo2/3/25 12:04

    havia, portanto, um excesso funcional.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo2/3/25 12:06

    Como já tenho cabelos bancos, vou tratar-te por tu 


    Começo com uma citação tua "Foi o acordo possível com estes sindicatos e tutela"


    Não te conheço pessoalmente, mas aquilo que tens feito por todos nós, só o Sardinha é que fez mais!


    Ainda não conhecemos o documento final, e já sabemos que muitos e não são assim tão poucos como alguns querem fazer crer que vão ser claramente prejudicados com este acordo ao qual eu lhe dou outro nome, a saber "VENDA"


    AQUILO QUE TE PEDIA É QUE NÃO DESISTAS, (RECONHEÇO QUE NÃO É FÁCIL) DE NOS AJUDAR!


    PORQUE EM MUITAS SITUAÇÕES ESTE BLOGUE TEM SIDO OS NOSSOS OLHOS, SEM ELE VIVIAMOS NUM MANTO DE ESCURIDÃO.  

    ResponderEliminar
  27. Anónimo2/3/25 12:09

    Finalmente com este acordo todos nos libertaremos do COJ e das inspecções que para nada servirão.


    A produtividade nas secretarias vai diminuir e muito.


    Sem progressões deixa de haver interesse em sermos melhores que o colega do lado.


    Vamos todos trabalhar o mínimo dos mínimos.


    Cumprir horário tipo fábrica quando dá o toque de saída.


    Objectivos??


    Que trabalhem os senhores administradores e os senhores juízes!!!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo2/3/25 12:10

    Repito o meu comentário anterior! Pertence certamente à geração do pãozinho sem côdea, do yogurte e certamente era levado à escolinha de carro pelos papás...Geração da treta! Eu quando optei pelos Tribunais optei por uma óptima e prestigiada profissão.Fui atraiçoado quando já não podia mudar devida e por isso tenho de aguentar mais 12 anos a trabalhar do que aquilo que me prometeram! Você.    jovem cheio de basófia, trate de vida e escolha melhor! Faça como os seus odiados adjuntos e largue as saias da mamã ou da mulher e faça pela vida. Não inveje quem fez pela sua! Cresça e apareça!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo2/3/25 12:13



    A greve causa-lhe prurido no cú?


    Muitos OJ sem este blog ficavam sem norte!


    ´

    ResponderEliminar
  30. Anónimo2/3/25 12:17

    Qualquer merda serve e já é muito bom!
    Vistas curtas.
    Sem ofensa.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo2/3/25 12:18

    diagnóstico: adjuntivite funcionalmente regressiva

    ResponderEliminar
  32. Anónimo2/3/25 12:20

    com comprimidos já lá não vai, vai ter que ser injetado

    ResponderEliminar
  33. Anónimo2/3/25 12:20

    Enquanto não repuserem a injustiça da contagem do tempo de serviço dos adjuntos de 2017, continuarei a trabalhar fazendo o mínimo dos mínimos, a cumprir horários e nada mais.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo2/3/25 12:20

    Eu sou adjunto e quando tenho que ir trabalhar, seja para que lado for, faço greve.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo2/3/25 12:22

    sim, porque tu até ficavas umas horitas.... a boicotar as lutas dos outros

    ResponderEliminar
  36. Anónimo2/3/25 12:22

    Quando me calham os julgamentos agarro-me às comorbilidades.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo2/3/25 12:30

    Vai ser mau, sim.
    Dantes ainda lá iam, agora vão passar a ficar a maior parte do tempo em casa até perfazerem a idade da reforma e vai sobrar tudo para os mesmos...

    ResponderEliminar
  38. Anónimo2/3/25 12:31

    Está  a sair um funcionario por dia, por isso como  pode funcionar melhor? 
    Falta pessoal e quem está  é  que se fodddd

    ResponderEliminar
  39. pobre da cuca2/3/25 12:31

    Da leitura do acordo fiquei com a ideia de que, após tantos anos à espera e após tudo o que foi dado a outras carreiras, foram os Of. Justiça defraudados nas expetativas.Hoje o artigo só reforça a mesma ideia e ainda por cima sāo alterações à revelia dos interessados: não foram ouvidos pelos sindicatos sobre o teor de tal acordo.Penso que mais uma vez, a pressa, inimiga da perfeição ( e dado o tanto tempo à espera era desnecessária) precipitou a redação .
    Leiam com olhos de ver as funções de um escrivão que já não é de Direito e do técnico de justiça que já não é Escrivão.   Mas repare-se que um Secretário de Justiça continua como tal, mantém a sua comissāo de serviço atual, sendo cargo de chefia. Nada perdeu.
    Então e o tal "escrivão" já não é cargo de chefia?Perdeu.
    No mesmo saco, todos os restantes? Muitos perderam.Para quem serāo os ganhos?
    O despacho do Juíz para a disponibilidade das 2 horas, nos termos da lei dá para tudo.
     Estará tudo programado e no futuro lá veremos quem acederá;  quando é que virão os tais concursos; que vagas; quais os escolhidos para as chefias.Nada é por acaso.
    Resta agora saber do resto da negociação, e fica a saber-se se o dinheiro vale tudo ou não, que é o que acho.É sempre relativo.  

    ResponderEliminar
  40. Anónimo2/3/25 12:31

    É que depois do primeiro mês também são pagos para ficar em casa...

    ResponderEliminar
  41. Anónimo2/3/25 12:32

    Tu não  precisas de escalões.  Estás  bem de vida. Está  visto.

    ResponderEliminar
  42. joaquim santos2/3/25 12:32

    Os colegas deviam ser menos agressivos na forma como se tratam uns aos outros, só falam assim porque não se identificam. Respeitem-se não há necessidade. Parece que os adjuntos não foram auxiliares muitos anos. E parece que é crime ser oficial justiça com muitos anos adjunto ou auxiliar. Pela conversa que vejo aqui  não se vê muitos escrivães e secretários a queixar-se porque será?

    ResponderEliminar
  43. Anónimo2/3/25 12:34

    Sem duvida, pessiko acordo.
    Acabaram com a motivação, que era a possibilidade de progressão. 

    ResponderEliminar
  44. Anónimo2/3/25 12:38

    So pergunto a esses auxiliares se quando vieram para oj não  sabiam que primeiro tinham que ser auxiliares. Foram engsnados foi? Não  sabiam  ler o estatuto?


    Porque vieram sabendo que começavam  por ser auxiliares??


    Garotada 

    ResponderEliminar
  45. Anónimo2/3/25 12:44

    Triste realidade.
    Não  há  motivação  mesmo.

    ResponderEliminar
  46. Anónimo2/3/25 12:46

    99% dos oj, deixam de poder progredir.
    Está  tudo dito.

    ResponderEliminar
  47. Anónimo2/3/25 12:48

    Tudo nivelado e se for mesmo para o siadap, adeus progressões. 
    Adeus carreira.
    Adeus motivação  para ser melhor. 
    Farei minimo dos minimos, cagando.

    ResponderEliminar
  48. Anónimo2/3/25 13:05

    O acordo é muito bom. Reconheço que á um upgrade para os Escrivães auxiliares mas de certa forma estão a ser compensados por anos e anos de lhes serem vedadas as subidas a adjuntos. O grau 3 foi conseguido , a integração do suplemento de recuperação de processos, a adição do suplemento de disponibilidade independentemente das horas a efectuar. Só de pensar que andamos os anos anteriores a discutir a integração do suplemento. Temos que ser justos quando as coisas são bem feitos e estas foram ben feitas, pode. se melhorar ainda mas há muita gente a criticar sem razão.Acho um muito bom acordo tendo em conta os 25 anos anteriores que praticamente nada se fez quando o agora comparado sobretudo os ultimos 8 anos.

    ResponderEliminar
  49. Anónimo2/3/25 13:16

    Bem meninos mimados vamos ver os prós e contras do acordo;


    Prós -  apartir de janeiro receber retroativos.
    -a integração do suplemento.
    - pagamento do suplemento em 14 meses.
    -aumento do valor base.
    -aumento de 180 eu uros com o suplemento novo.
    - para todos os auxiliares que se encontram em primeiro escalão, tem um aumento de mais de 500 euros,
    - auxiliares em segundo escalão trezentos e tal euros.
    -auxiliares.em 3 escalão quarenta e tal euros.
    -todas as categorias e posições tem um aumento.
    - quem não tem licenciatura, sendo auxiliar passa para grau 3, algo que é uma dádiva para quem não estudou e não tem antiguidade na profissão.
    -contras- ausência de aumentos proporcionais de acordo com antiguidade.
    - desconsideração pela formação.
    -desiquilibrio brutal entre os aumentos dos auxiliares em primeiro escalão e segundo em comparação com todos os demais oficiais de justiça.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo2/3/25 13:19

    Se acabar a progressão a cada 3 anos, sem dúvida nenhuma que o pessoal ainda crente neste suposto 'bom acordo', vai abrir a pestana e perceber com clareza que foi unicamente um "toma lá agora, que depois vou buscar mais adiant€."

    ResponderEliminar
  51. Anónimo2/3/25 13:40

    Ainda assim há mais prós que contras no acordo os colegas tem que ser justos. Para mim a unica coisa que é mais criticável a desproporção entre o aumento dos novos auxiliares e os outros mas pode ser corrigido.

    ResponderEliminar
  52. Anónimo2/3/25 13:42

    Este acordo é melhor do que estava a prespetivar...contudo é profundamente injusto para quem tem antiguidade, para quem estudou.


    Mas que seja aprovado rápido pois quero concorrer para outro sítio...

    ResponderEliminar
  53. Anónimo2/3/25 13:45

    Acordo, tão bom!?


    No meu caso, então:
    - Vou ter um aumento BRUTO DE €77,97 (setenta e sete euros e noventa e sete cêntimos);


    - Falemos do suplemento de 120€ (este ano):
    - como trabalho no judicial, corro o sério risco de ter que trabalhar +24h por mês (fazendo as contas recebo 5€ por cada hora que trabalho a mais - comparando com outros que rebem €200)
    Por isso, nunca posso considerar este suplemento como um aumento, porque vai-me sair do cabedal.
    Ao que acresce, o art.º 59 do EFJ, vai ser comido.


      SE TER UM AUMENTO BRUTO, REPITO, BRUTO NO MONTANTE DE 77,97€, COM MAIS TAREFAS ATRIBUIDAS FOI UM BOM ACORDO.
    NEM IMAGINO SE FOSSE ENTÃO UM MAU ACORDO!


    MAS, QUANDO O DOCUMENTO FINAL ESTIVER DISPONÍVEL, VAMOS VER SE APENAS EU É QUE FUI ENGANO.

    ResponderEliminar
  54. Anónimo2/3/25 13:46

    A classe de oficiais de justiça é podre, gente com muito pouca empatia pelo próximo.


    Temos que respeitar os mais antigos, como temos que respeitar quem tem formação.
    Contudo os tribunais são constituídos por um covil de cobras....prontos a derrubar os colegas...

    ResponderEliminar
  55. Anónimo2/3/25 14:29

    77?? Explique lá as suas contas??


    Que escalão está?

    ResponderEliminar
  56. Anónimo2/3/25 14:53

    E era preciso berrar? 

    ResponderEliminar
  57. Anónimo2/3/25 14:53

    Eu quero grau 1

    ResponderEliminar
  58. Anónimo2/3/25 14:54

    Caga no grau
    Pessimo acordo

    ResponderEliminar
  59. Anónimo2/3/25 14:55

    Unica coisa??
    É  pouco??
    Acabaram com a carreira!

    ResponderEliminar
  60. Anónimo2/3/25 14:56

    Carreira  terminada aqui.

    ResponderEliminar
  61. Anónimo2/3/25 14:57

    Verdadinha!


    Foderam a carreira

    ResponderEliminar
  62. Anónimo2/3/25 15:01

    Para os que andam aqui a criticar os adjuntos, digo, sois porcaria  mal formada. 
    Quando concorreram  não  sabiam que iam ser auxiliares? Não  vos foi explicado o estatuto?
    Foi-vos dito que entravam logo para adjuntos?
    Se sabiam e vieram porquê  entao??
    Queixam-se de ser enganadio é? Por entrarem como auxiliares?


    Vergonha de garotada.


    Sim, quem vem aqui criticar os asjuntos é  garotada. 

    ResponderEliminar
  63. Anónimo2/3/25 15:03

    resposta 14h29


    3.º escalão de adjunto, faça as contas

    ResponderEliminar
  64. Anónimo2/3/25 15:11

    Ainda nem se sabe a firma da progressão mas já é má. Vontade de rir, seja honesto, diga que está com medo de ver que o seu comodismo pode estar em causa. O blogue vive num mundo bipolar, agora o que afirma é que ninguém sabia a proposta do governo nem dos sindicatos. Está na fase da negação, pois publicou aqui a proposta do governo e publicou, mais tarde, a contraproposta dia sindicatos. Dizer agora que ninguém sabia qual foi a proposta e as contrapropostas é de enorme desonestidade intelectual. Hoje está na fase da negação, daqui a uns meses dirá que foi bom. O costume, vive sempre certo, pois fomenta o trabalho feito.

    ResponderEliminar
  65. Muito obrigado por considerar que vivemos num mundo bipolar, pois mal estaríamos se vivêssemos num mundo unipolar, pois se assim fosse faríamos leituras erradas como a que faz, uma vez que no artigo não se refere nunca à proposta, nem à contraproposta, águas passadas. Quem não vive num mundo unipolar, com uma única e reduzida visão míope, conseguirá perceber o que se disse neste artigo. 

    ResponderEliminar
  66. Anónimo2/3/25 15:38

    Para os anormais que vêm aqui destilar ódio contra os adjuntos e que ainda não entenderam como estes vão ser prejudicados, eu vou explicar:


    O exemplo é este:
    Eu e um colega entrámos os dois no mesmo dia em 1999.


    Em 31 de agosto de 2017 estávamos os dois no 3. escalão de auxiliar.


    Um de nós foi promovido em 01 de Setembro de 2017 e foi para o primeiro escalão de adjunto.


    Em 2018 o auxiliar viu recuperado, faseadamente, dois anos e tal de tempo de serviço congelado e à conta disso, desde 2022, subiu ao 6. escalão de auxiliar. 


    Desde 2022 que esse auxiliar ganha mais que o adjunto que foi promovido em 2017, ambos com exactamente o mesmo tempo de serviço na carreira de oficial de justiça. Um no 6. escalão e o adjunto no terceiro.


    Agora com esta m de proposta em que passamos todos a ser a mesma coisa sem qualquer distinção, o colega outrora auxiliar vai ganhar mais cerca de 200 euros que o outrora adjunto.


    Portanto, que justiça é esta?!


    Digam-me!!!

    ResponderEliminar
  67. Anónimo2/3/25 15:49

    Aviso já aqui no dia de hoje e fá-lo-ei novamente amanhã!!


    Se não repuserem a injustiça de que sou alvo - receber menos duzentos euros do que o colega do lado que tem exactamente o mesmo tempo de serviço que eu, assim que entrar em vigor o novo estatuto vou meter baixas e mais baixas sempre que me apetecer.


    Os tribunais deram-me cabo da minha saúde mental e eu reconheço que não ando bem da cabeça. Como tal, a minha prioridade será tratar-me!!


    O dinheiro já me faz mais falta do que agora e já tenho a minha vida orientada.


    Não sou rico mas o que tenho chega-me para viver bem com a minha mulher.


    A ideia de ser muito bom e trabalhar para as inspeções é para esquecer.
    Portanto, se não resolverem esta injustiça não contem comigo pois hei-de passar mais tempo em casa do que a trabalhar.
     

    ResponderEliminar
  68. Anónimo2/3/25 15:57

    não se exalte, veja o lado positivo, voltar à sala não é regressão nenhuma mas sim um rejuvenescimento

    ResponderEliminar
  69. Anónimo2/3/25 16:01

    Ótimo. Não quero pessoas doentes ao meu lado a trabalhar, ainda mais quando são doenças da cabeça. Obrigado por tudo e boa recuperação.

    ResponderEliminar
  70. Anónimo2/3/25 16:04

    há até, diga-se,  um certo romantismo....
     

    ResponderEliminar
  71. Anónimo2/3/25 16:04

    Muito  bem Sr Bloguer


    Contra gente que só  vê  cenouras na frente.

    ResponderEliminar
  72. Anónimo2/3/25 16:06

    Colega das 15h49


    Combinem com o Carlos Almeida, amanhã, falar sobre essa questão e outras.
    Vamos ver o que ele diz a esse respeito.

    ResponderEliminar
  73. Anónimo2/3/25 16:07

    Contas? Vai ver a tabela e já  ficas a saber quem perdeu. 

    ResponderEliminar
  74. Anónimo2/3/25 16:09

    Sou auxiliar e digo, adoro sala. E quero que os comentários  se fodam
    E sim, quando entrei vi bem o estatuto.
    E aprendi muito com os colegas.
    Obrigado  aos colegas auxiliares, adjuntos e chefias, até  agora, só  agradeço  a ajuda.

    ResponderEliminar
  75. Anónimo2/3/25 16:11

    Não  dizem nada, porque têm  palas.


    Força  colega.

    ResponderEliminar
  76. Anónimo2/3/25 16:11

    E vão  dois.
    Baixas.
    Caguei. 

    ResponderEliminar
  77. Anónimo2/3/25 16:12

    Combinem também  com o marcal
    E com o antetior


    O tal
    Fernando ?
    Sim, grandes conquistas

    ResponderEliminar
  78. Anónimo2/3/25 16:14

    Todos os que estão no terceiro escalão são extremamente prejudicados tanto auxiliar como adjunto.


    O auxiliar de 3 escalão tem um aumento de 47, euros
    Um adjunto em 3 escalão 77.


    Eu não entendo como os aumentos não foram progressivos...


    Um autêntico desrespeito pela antiguidade..

    ResponderEliminar
  79. Anónimo2/3/25 16:18

    EhEh a Antiguidade já não é o que era colegas adjuntos do 3º escalão.

    ResponderEliminar
  80. Anónimo2/3/25 16:20

    Achar que este acordo podia ser melhor é uma coisa, defender greves para mandar abaixo o acordo, correndo o risco de ficar tudo mesma, é de uma burrice e estupidez sem limites.
    Os sindicatos devem sinalizar as injustiças que ocorrem na transição para a nova tabela, mas nunca podem ceder a uma minoria que está disposta a deitar tudo a perder só porque acham que vai haver regressão funcional.
    Tratam-se da adjuntive ou escolham outro futuro.

    ResponderEliminar
  81. Anónimo2/3/25 16:21

    47 euritos, já se compra uma bela marmita

    ResponderEliminar
  82. Anónimo2/3/25 16:22

    não sei é há vacinas que cheguem

    ResponderEliminar
  83. Anónimo2/3/25 16:42

    Queiram ver que é um merdas de um auxiliar, que a partir de agora e que me vai dar ordens!


    Denota-se no vosso palavreado, o que vos interessa é o dinheiro, o trabalho mais difícil que continue a ser feito pelos antigos adjuntos.
    Estudar dá uma canseira enorme, não é? 

    ResponderEliminar
  84. Anónimo2/3/25 16:52

    Discordo do "reles" e "merdas", mas sim, a mim interessa-me mesmo é o dinheiro

    ResponderEliminar
  85. Anónimo2/3/25 17:07

    Desculpa, merdas, não é o termo correto!


    Merdinhas, porque só crescente em altura!

    ResponderEliminar
  86. Anónimo2/3/25 17:10

    A maior parte das pessoas que se queixam eram adjuntos no último escalão que nem sequer podiam progredir mais.
    Tem mais escalões como objetivo.
    O problema é outro e toda a gente sabe disso.
    Ainda por cima depois da 1 proposta, que era o sonho deles.
    O nível 3 à Relvas , que maravilha.

    ResponderEliminar
  87. Anónimo2/3/25 17:18

    Vocês são doentes??? A pj fez a transição 
    .os registos fizeram a transição...todos eles têm progressão, e tem progredido tenham juízo, a progressão é um dos princípios basilares do código de trabalho....acordem...

    ResponderEliminar
  88. Anónimo2/3/25 17:21

    Este acordo foi muito bom para os adjuntos.
    Com o anterior governo apenas transitava para nível 3 quem fosse licenciado, tiveram muito sorte quando o anterior governo caiu.
    Este acordo é uma sorte ainda se queixam.
    Numa outra qualquer profissão ao tempo que já tinham ficado para trás.
    Não saltos auxiliares os principais beneficiários.

    ResponderEliminar
  89. Anónimo2/3/25 17:24

    Estes oficiais de justiça sempre viveram da mentira e manipulação informátiva.


    Este acordo tem injustiças mas não é mau, para o que estava em cima da mesa foi muito bom...


    Agora inventam que mais ninguém progride, a progressão faz parte dos princípios base do código de trabalho.
    Da constituição afinal qual o vosso problema??

    ResponderEliminar
  90. Anónimo2/3/25 17:35

    A DGAJ pede muitas desculpas ao sr dr cumpridor de despachos, prometemos um estatuto só para si, e assim não ter que se levantar da sua cadeira para ir à sala, e, como é óbvio, terá sempre meia dúzia de escravos (merdas de auxiliares) a trabalhar para si. Muitas desculpas mesmo.
    Att.Dra Rita Júdice.

    ResponderEliminar
  91. joaquim santos2/3/25 17:44

    Só se  vê agressões verbais entre auxiliares e adjuntos. Nada se fala dos escrivães e secretários porque será? Se calhar os futuros técnicos de justiça vão ser todos escrivães e secretários ou então estão todos à espera de alegremente chegar ao último escalão. Façam as contas e se houver SIADP e for 7 anos para  subir de escalão quantos escalões é que vão subir ou acham que o ministério não fez essas contas 

    ResponderEliminar
  92. Anónimo2/3/25 17:59

    Não passas de imbecil, tu das 16h01m.


    Deves ser aquele verdadeiro lambe cus.


    Todos nós conhecemos merdosos como tu e desprezíveis como tu há-os em todos os tribunais.


    Oxalá que a vida dos tribunais nunca te dê cabo da mona e não prejudique a tua saúde, é apenas isto que te desejo.




    Caro Blogger OJ, por favor não apague o comentário até pelo menos o idiota o leia.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  93. Anónimo2/3/25 18:00

    Deste acordo só se aproveita a atribuição de grau 3 e a integração do suplemento. 
    A valorização salarial é uma miragem. Nada comparado ao que foi atribuido às policias e bombeiros.
    E o novo suplemento é  uma armadilha.
    A progressão vai se arrastar por anos se for pelo SIADAP.
    Para quem esta a começar a carreira não estou a ver quais sejam as prespectivas de carreira aluciante e de progressão. Poucos chegarão a escrivão ou lá como se vai chamar o chefe de secção. 
    Enfim, aguardamos mais pormenores deste acordo.

    ResponderEliminar
  94. Anónimo2/3/25 18:07

    Ainda quero ver um auxiliarzito a dar ordem ordens ou a tentar!! mandar num adjunto!!!





    Acho que vai haver muita porrada ... 

    ResponderEliminar
  95. Anónimo2/3/25 18:15

    Adjunto não! respeitinho!
    Sua excelencia Dr Adjunto

    ResponderEliminar
  96. Anónimo2/3/25 18:16

    Há pessoas que devem ver o acordo no global e não pelo seu umbigo.
    E no global eu como auxiliar acho-o justo e bom , tem mais niveis remuneratórios a partir do ultimo escalão de auxiliar e adjunto o que o actual estatuto não tem e dá a hipótese de quem é actualmente escrivão auxiliar ou adjunto concorrer para escrivão com posições remuneratórias mais simpáticas da que as que existem hoje mesmo para os escrivães de direito. Há perspectivas de futuro o que não existe  no actual.
    Abre novos horizontes. E os adjuntos que não tem licenciatura até deviam estar agradecidos de terem o grau 3 e não criticarem o acordo. Alguns não mereciam .

    ResponderEliminar
  97. Anónimo2/3/25 18:37

    Até era bom que houvesse porrada para irem os dois com guia de marcha.

    ResponderEliminar
  98. Anónimo2/3/25 18:43

    Auxiliares que??


    Não  prestas mesmo.
    A culpa não  é  tua, a culpa é  dos teus pais.

    ResponderEliminar
  99. Anónimo2/3/25 18:44

    Então  vieste para una carreira de nivel 3 à  relvas porque?

    ResponderEliminar
  100. Anónimo2/3/25 18:44

    Tanta controvérsia injustificada entre Escrivães Adjuntos e Escrivães Auxiliares.
    Na última revisão de Estatutos dos Magistrados do Ministério Público todos os Procuradores Adjuntos passaram para a categoria de Procuradores da República e esta alteração foi passifica nesta Magistratura.

    ResponderEliminar
  101. Anónimo2/3/25 18:45

    Nivel 3 para quê?
    Vieste para esta carreira pelo nivel 3 foi?
    Ehehe

    ResponderEliminar
  102. Anónimo2/3/25 18:46

    Progride??
    Explique  lá  isso. Pode ser?

    ResponderEliminar
  103. Anónimo2/3/25 18:46

    Se calhar é o teu caso ou não?
    Não te esqueças que estamos aqui só os dois, podes dizer a verdade à vontade.

    ResponderEliminar
  104. Anónimo2/3/25 18:47

    Que bom esperar 


    Eheh

    ResponderEliminar
  105. Anónimo2/3/25 18:48

    Então  onde andam os anteriores lideres sindicais??

    ResponderEliminar
  106. Anónimo2/3/25 18:53

    Está descansado que nenhum técnico ex auxiliar vai dar ordens a outro técnico ex adjunto.
    Cada um cumpre as suas funções em cumprimento de ordens superiores.
    Já o disse e repito.
    Quem não concordar com com as opções de gestão tomadas por governo e sindicatos, quanto ao futuro d carreira, deve sinceramente repensar se quer mesmo continuar nos tribunais.
    As ideias e opções de cada um devem ser respeitadas, mas deve haver tolerância zero a quem fique cá para boicotar a mudança.
    Já chega de guerrilhas e parvoíces.
    Pretende-se uma reestruturação profunda e um novo paradigma, que dignifique a carreira e o serviço prestado ao cidadão.
    Quem não concordar que repense a sua vida.
    Há muita falta de mão obra noutros setores do Estado.

    ResponderEliminar
  107. Anónimo2/3/25 19:34

    Sou auxiliar e reconheço  injustiças  neste acordo.

    ResponderEliminar
  108. Anónimo2/3/25 19:34

    Já leu os direitos fundamentais do trabalho??
    A teoria geral do direito de trabalho?


    Então explico uma profissão consiste no desempenho de uma função em troca de um valor pecuniário.
    Dentro dessa profissão existe carreiras, e níveis, ou posições que em troca dos anos de serviço o funcionário tem o direito a atingir Taís níveis...qual a dúvida??
    Basta ler o código de trabalho...


    Ok vai dizer que com o siadap nunca mais... não é bem assim ainda á pouco tempo existiu uma alteração á lei da progressão...


    Enquanto os oficiais de justiça andavam a dormir..

    ResponderEliminar
  109. Anónimo2/3/25 19:38

    Obvio. 
    Acordo bom para os que entram agora.
    Nada mais.
    Por mim, farei greve sim 

    ResponderEliminar
  110. Anónimo2/3/25 19:44

    Digo  "pacífica"

    ResponderEliminar
  111. Anónimo2/3/25 19:49

    Não, não é o meu caso.
    Já ando nisto há 44 anos e apenas me faltam quatro meses para requerer a aposentação.

    ResponderEliminar
  112. Anónimo2/3/25 19:51

    Novamente, guerrilhas, mesquinhices, impropérios, falta de educação e urbanidade. Triste sina! Tudo a alardear com o SIADAP esquecendo que a carreira continua sob o mesmo estatuto de especial. Se, porventura, for para aplicar, o que não se concebe, sequer, naturalmente, terá de ter especificidades que serão analisadas e discutidas em sede de negociação e concertação. Qual a razão para tanto alarido e má educação por uma coisa sobre a qual, até ao momento, nada se sabe? Enfim, o que por aqui se passa nos comentários é simplesmente lamentável...

    ResponderEliminar
  113. Anónimo2/3/25 19:56

    Apenas com a visão global de pode dar uma opinião bem formada.
    O resto é só dores individuais e cada um a olhar só para si.
    É esperar (esperemos que não muito) pelo texto final.
    Seria sempre injusto para alguém.
    Para os licenciados porque têm a habilitação necessária para o nível 3 , para os adjuntos porque já fazem funções similares (tal como a maioria dos auxiliares).
    Na minha opinião o que falta é retirar algumas tarefas (secção central, correio, etc.) dos oficiais de justiça.
    Será a solução.enid injusta de todas (tendo em conta que muitas injustiças já se vêm a verificar atualmente).
    É exigir um metodo avaliação diferenciado que permita a progressão nos escalões rápida.
    A verdade é que 90% nunca chegaria a chefe e uma grande parte nunca o almejava.
    Aguardemos os próximos capítulos.

    ResponderEliminar
  114. Anónimo2/3/25 19:56

    Oh pá só sabes dizeres isto "adjuntivite crónica". Tu és um PARVO Crónico... 

    ResponderEliminar
  115. Anónimo2/3/25 19:59

    Tu deves ter um problema de afirmação... Julgas-te quem...
    Andavas fraldas e eu já cá andava CONVENCIDO CRÓNICO... 

    ResponderEliminar
  116. Anónimo2/3/25 20:00

    Apoiado... 

    ResponderEliminar
  117. Anónimo2/3/25 20:02

    Um adjunto que esteja em regime de substituição,  passa a escrivão ou fica como técnico de justiça?

    ResponderEliminar
  118. Anónimo2/3/25 20:04

    Auxiliares a dar ordens a adjuntos??? Que adjuntos??? Vamos ser todos técnicos de justiça. Que eu saiba, não é por seres mais velho que podes mandar. Na seção quem manda é o escrivão! E pouca treta. Quem não estiver bem, a porta da rua é a serventia da casa! Trabalhem mas é pá!

    ResponderEliminar
  119. Anónimo2/3/25 20:06

    Comentário das 11:54.
    És um pirralho mal criado, que quando chegou aos Tribunais foi ajudado PR Adjuntos e Auxiliares, "escrivão frustrado com sintomas parvo depressivos..." 

    ResponderEliminar
  120. Anónimo2/3/25 20:08

    Por alma de quem é que passa para escrivão!? E era... subir na carreira só porque és lindo. Os outros todos, que não tiveram a sorte de ter uma seção sem escrivão,  que se lixem não? 

    ResponderEliminar
  121. Anónimo2/3/25 20:14

     Boa noite Colega.
    Assim é que é falar.. 
    Bem haja. 

    ResponderEliminar
  122. Anónimo2/3/25 20:18

    Pois não sei se são 'doentes', como diz.


    Até existir confirmação de como vai ser a progressão nos escalões remuneratórios, a incógnita mantém-se.


    Dentro do Ministério da Justiça, está ao corrente que os Guardas Prisionais têm um SIADAP adaptado e cujas subidas se fazem, salvo erro, a cada 5 anos?


    Fazerem-nos o mesmo (a cada 5 anos) significaria o 'ceifar' claríssimo de boa parte do acordo conseguido.

    ResponderEliminar
  123. Ventinho2/3/25 20:38

    O grande trabalhão nos tribunais aconteceu nos anos de 1999 e 2014.
    Em 99 entrou para esta carreira muitos colegas que não estavam preparados para este tipo de serviço. Vindos de câmaras...de escolas e tudo entrou porque as chefias assim o fizeram bem sabendo que não estavam aptos para esta carreira.
    2014 foi a estupidez da desorganização dos serviços...dos administradores sem formação alguma ( caso que ainda hoje acontece) disparidades que não vão ter reparação .!

    ResponderEliminar
  124. Anónimo2/3/25 20:48

    Colega desculpe mas deve andar distraído ou então não tem estado no País! 60 anos e ir para reforma ! Não sei qual a sua idade , mas prepare se para trabalhar até próximo dos 70 anos ! É a vida ! Andamos todos a dormir e os boys dos sindicatos em 2010/ 2011 nada fizeram para contrariar este brutal aumento da nossa idade da reforma ! Mais cerca de 10 anos em cima do lombo ! Pois alguns dos dirigentes te foram embora até ao fim de 2013 ! Quem cá ficar que se desenrasque ! Pensaram eles ! 

    ResponderEliminar
  125. Anónimo2/3/25 21:08

    Ninguém nunca me espezinhou nos tribunais e não vai começar agora.

    ResponderEliminar
  126. Anónimo2/3/25 21:35

    A pior raça de invejosos que anda nos tribunais são os auxiliares com mais de vinte anos que queriam chegar a adjuntos por usucapião.


    Pior raça!!!

    ResponderEliminar
  127. Anónimo2/3/25 21:48

    Queriam e conseguiram chegar a adjuntos por usucapião!!!


    Um viva aos novos adjuntos por usucapião!!


    Agora é que o vamos ver todos inchados pelos corredores.


    Cai o "auxiliar", dão lhes o grau 3, cum carago, agora ninguém os pára. 


    Adjuntos por usucapião são pior que os Relvas!!!

    ResponderEliminar
  128. Anónimo2/3/25 23:59

    Se te portares bem a cumprir as tuas futuras obrigações, vais ver que não vai haver problema algum.

    ResponderEliminar
  129. Anónimo3/3/25 03:15

    Lá está, tudo misturado acaba por ser justo.

    ResponderEliminar
  130. Anónimo3/3/25 09:13

    Em 2010 cheguei à sua categoria atual.
    Em finais de 2023 estava a ganhar o mesmo que o colega ganhava, que era menos do que mais de 300 auxiliares que entraram no mesmo ano que eu - 2000 - e menos do que alguns auxiliares que entraram em 2001 - que entretanto viram o seu tempo de provisórios contabilizado e os respetivos escalões reconstituídos -.
    Toda a gente gozava com a situação, e agora com o acordo ainda gozam mais.

    ResponderEliminar
  131. Anónimo3/3/25 09:21

    Fala assim porque não tinha, até agora, que fazer o serviço todo.
    Talvez seja daquelas pessoas que diziam que estavam à sala e não tinham que fazer mais nada.
    Mas não se esqueça de que agora o grau 3 o(a) vai obrigar a aproveitar todos os intervalos da sala para em simultâneo suprir a falta dos adjuntos na secretaria...
    Se ainda for relativamente jovem, pense duas vezes antes de hostilizar quem já está na reta final.

    ResponderEliminar
  132. Anónimo3/3/25 09:25

    Minoria?
    Veja as fatias do queijo do blogue no artigo desta segunda-feira  e diga lá se os adjuntos são uma minoria?

    ResponderEliminar
  133. Anónimo3/3/25 16:38

    É Especial porque assim os auxiliares apenas mudaram de nome, nunca saberão o que é ser promovido. DAssssssssssss

    ResponderEliminar

Enviar um comentário