Saia agora um acordo de aditamento ao acordo
A tabela de vencimentos que disponibilizamos nesta última quinta-feira, logo após o conhecimento do acordo tripartido, efetua uma interpretação da transição para os novos escalões da nova tabela acordada, com indicação das respetivas correspondências entre a atual tabela e a nova, aplicando as regras do acordo.
Pode aceder à tabela através da seguinte hiperligação: “Tabela Remuneratória com as Correspondências Acordadas”.
Na nossa página principal (na coluna das ligações aos documentos) encontra todas as tabelas de vencimentos desde 1989 até ao presente e no presente, neste ano de 2025, disponibilizamos três tabelas: a versão do início do ano (atual), a nova versão constante do acordo e a versão com a correspondência da atual para a nova.
O valor do vencimento, já com a integração, será, pois, mais elevado, o que na transição para os novos níveis remuneratórios da carreira resultará em mais algum ganho pelo ajuste aos novos escalões, mas esse ganho surge especialmente quando somado o novo suplemento de disponibilidade, uma vez que a simples transição para os novos escalões não representa, na sua generalidade, uma valorização salarial de relevo. O que é verdadeiramente de relevo na transição acordada é apenas o valor do suplemento – 120 euros em 2025 e 180 euros em 2026 – cuidado que não é 120 agora e mais 180 depois, como deveria ser, é só 120+60.
O acordo tem efeitos retroativos a janeiro, mas a questão que vêm colocando os Oficiais de Justiça é a de quando será implementado o novo vencimento, ao mesmo tempo que recordam que ainda está pendente a reconstituição do tempo de provisório a alguns milhares de Oficiais de Justiça, reconstituição essa que colocará muitos dos que aguardam em escalões mais à frente, o que, obviamente, tem todo o interesse pelo efeito de ganho remuneratório.
Ora, à pergunta do “quando?”, temos de nos socorrer da última informação sindical do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), na seguinte passagem:
«Lembrar também que, e fruto do trabalho do SFJ, há ainda alguns milhares de OJ que aguardam o seu correto posicionamento em sede de execução do Processo n.º 2073/ 09 (período probatório), pelo que será após este ocorrer que se pode, em concreto fazer a correta transição para a nova tabela. Além de que correm também ações que terão impacto nesta operação como é o caso daquelas que visam repor justiça em relação aos colegas promovidos durante o tempo de congelamento.
Mas o processo negocial, no seu todo, está longe de estar concluído.
Por isso mesmo, estão já programadas futuras reuniões atinentes à discussão da materialização e concretização do processo legislativo decorrente do acordo celebrado, e da análise e correção das situações que careçam de tratamento específico ao nível da transição em determinadas categorias e níveis remuneratórios.»
O que o SFJ nos diz é que a transição para a nova tabela só acontecerá após a reconstituição do período probatório aos milhares de Oficiais de Justiça que aguardam: «será após este ocorrer que se pode, em concreto, fazer a correta transição para a nova tabela».
Perante essa afirmação, ficamos a pensar que, à velocidade com que a DGAJ anda a contar os períodos probatórios, caso não acelere, e bastante, e de facto se a aplicação do acordo ficar dependente da reconstituição, então poderemos ter coisa para aguardar mais um par de anos.
É razoável que se resolvam todas as situações pendentes antes da transição, mas para isso é necessário um especial esforço na conclusão das reconstituições dos períodos probatórios, esforço esse que não parece que vá suceder, pelo que seria conveniente avançar já com o que há e corrigir no futuro o que haja a corrigir, não só relativamente ao período probatório, como aos eventuais resultados das ações pendentes, caso venham a ter um desfecho positivo para os seus autores.
O SFJ refere que «estão já programadas futuras reuniões atinentes à discussão da materialização e concretização do processo legislativo decorrente do acordo celebrado, e da análise e correção das situações que careçam de tratamento específico ao nível da transição em determinadas categorias e níveis remuneratórios.»
Quer isto dizer que a tabela que apresentamos, como bem salta à vista em alguns casos, carece de alguns ajustamentos, o que deverá ocorrer com um acordo de aditamento ao acordo, o que os Oficiais de Justiça esperam com evidente ansiedade.

Fontes: “SOJ- Info-26FEV2025”, “SFJ-Info-26FEV2025”, “SFJ-Info-27FEV2025” e “Comunicado do Governo”.
não
ResponderEliminarComo sabe? Essa questão ainda nem foi colocada, apenas os vencimentos.
ResponderEliminarTenham juízo e aguardem pelo a visão global do acordo para se pronunciarem .
o vencimento não distingue aqueles que trabalham com 30 processos daqueles que trabalham com 3000 ou mais processos.
ResponderEliminarÉ uns a mamar do gordinho e outros só água acidificada.
Rua Marçal.
Este acordo é bom unicamente para os auxiliares que nunca mexeram o c do sítio onde estão, que nunca saíram da sua zona de conforto e que já estão no último escalão sem perspectiva de subirem mais.
ResponderEliminarPara esses, o acordo é bom pois vêem agora a possibilidade de progredir para novos escalões continuando com o c no mesmo sítio.
Com este acordo, todos os adjuntos são despromovidos.
Foram enganados e iludidos com as promoções dos últimos anos.
Isto não pode ficar assim.
Poderá ter-me escapado, mas algum dos Sindicatos terá abordado, mesmo que para discussão mais aprofundada em futuras reuniões, a questão da recuperação do tempo (anos!!) que nos foi congelado e que está a ser concedido aos professores??
ResponderEliminarNos últimos 10/15 anos, quantas vezes houve promoções e em que quantidade? Poucas, muitos poucas mesmo!
ResponderEliminarQuantos auxiliares e adjuntos cumpriam os requisitos para promoção? Quase todos!
Não foi sempre assim? ou andava alguém a receber "à peça"?
ResponderEliminarHá muitos adjuntos no último escalão que também tem agora aumentado e mais escalões à sua frente.
ResponderEliminarSituação idêntica.
O problema é outro como sabemos, então para aqueles mais antigos.. muito contra mudanças que nem a folha do correio podiam fazer. Não considero bom o acordo mas para esses que apenas queriam continuar na sua vidinha e queriam o nível 3 na secretaria .
Levaram com o nível 3. Mas vão ter de levantar o cu da cadeira.
Para esses o acordo é mais do que justo . Só contrário do que aqui se tem dito, esses é que tinham a mania que eram Srs. Doutores
"O bom, o mau e o vilão"
ResponderEliminarSó olhas para o teu umbigo. Tem vergonha....
ResponderEliminarNão será o novo estatuto que lhes vao tirar essa mania de superioridade.
ResponderEliminarTem que haver pulso firme para evitar injustiças e garantir igualdade no cumprimento das obrigações funcionais.
As novas tabelas de vencimentos resultante do acordo alcançado com os dois sindicatos devia entrar já em vigor e não esperar pelo processo negocial (longo) sobre o novo estatuto.
ResponderEliminarAs correções que se tenham que fazer, podem e dem ser feitas no futuro
Se ocorrer uma crise política, que leve a queda do governo, o que pode muito bem acontecer, lá se vai o acordo alcançado e vamos começar tudo de novo?!...
Já vimos tantos "filmes" parecidos com este e os nossos representantes sindicais não aprenderam nada!...
Este comentário das 8.58 é completamente repugnante.🤬
ResponderEliminarSem dúvida nenhuma que isto ajuda a perceber a forma como vocês tratam e olham os auxiliares, apropriando -se de uma suposta posição de superioridade hierárquica que nunca tiveram.
Espero que deste estatuto entre em vigor o mais rápido possível, para pôr ordem na casa e acabar com este bullying permanente.
Não se preocupe porque ninguém quer agora eleições, já que nada se iria alterar substancialmente entre os principais partidos.
ResponderEliminarE quem menos quer eleições são os palhaços do chega, já que ficariam com menos de metade dos deputados.
Temos pelo menos 1 ano e pouco até às próximas eleições, prazo que agrada a todas as forças políticas, principalmente ao PS.
Até ao verão, senão antes, temos o acordo em vigor.
Mas uns dispuseram-se a sair.
ResponderEliminarOutros nunca mexeram o c da cadeira.
Os actuais adjuntos já foram auxiliares.
ResponderEliminarAuxiliares muitos anos.
Talvez mais anos de auxiliar do que anos de idade daqueles que agora estão muito satisfeitos com o acordo.
Era esta a ordem estabelecida.
Eram assim as coisas.
E por que eram assim as coisas, não podem aqueles adjuntos ser agora prejudicados!!
Com este acordo, alguém sabe quando é que os actuais auxiliares poderão começar a dar despachos?
ResponderEliminarInfelizmente tudo vai por água a baixo. o MP vai pedir a demissão.
ResponderEliminardigo o PM e não MP
ResponderEliminarCheio de pena deles. Alguns nem de borla os queria a trabalhar para mim.
ResponderEliminarJá a mim me parece que nem PS nem PR querem eleições tão cedo porque têm medo de que o Chega as pudesse ganhar.
ResponderEliminarO povo compreende melhor os delitos comuns como furtar malas ou conduzir em estado de embriaguez do que teias de ministros e secretários de estado a mexer cordelinhos nos respetivos ministérios que acabam por aproveitar aos negócios dos ministros e secretários de estado dos outros ministérios e todos a legislar para os interesses comuns.
Os primeiros fazem parte da natureza humana e dificilmente se poderão erradicar, enquanto que quanto aos segundos cada vez se investe mais nos países mais desenvolvidos da europa nos meios para os travar porque são esses que causam as injustiças de que as populações estão cada vez mais fartas.
Mais cedo ou mais tarde este é o caminho.
ResponderEliminarfaz um enquadramento histórico do EFJ e procura o significado de "emolumentos pessoais" no direito português
ResponderEliminarDo bem elaborado texto, lê-se "...
ResponderEliminarEm tempo:
ResponderEliminarComportamentos promíscuos que não configurando crimes tipificados são atos praticados por inteligência e em última análise com eventual premeditação.
Conhece-o mal.
ResponderEliminarTanto que lhe custou a agarrar-se e tamanho parece ter sido o investimento, agora só larga quando não der mesmo mais para segurar, e uma questão moral não é o mesmo que um processo criminal.
Foi um bom acordo dado as circunstâncias.
ResponderEliminarResguarda a carreira especial, integra o suplemento SRP no vencimento base, cria um novo subsídio para o dever de permanência, paga o trabalho extraordinário das horas acima cobretas do dever de permanência pagamento o trabalho extraordinário e garante o grau funcional III equivalente à carreira técnica superior da administração pública em termos futuros.
Sou adjunto e não me melindra fazer diligências.
Abraço colegas, pensar mais no coletivo e no futuro e menos na nossa pessoa, porque o nosso ego também nos prejudica a nós, alem do coletivo.
Bom fim de semana e como dizia o Solnado, façam o favor de serem felizes.
Não digo que não seja um bom acordo. Pode é ficar para as "calendas gregas" ou nem vir a ser implementado!
ResponderEliminarHá alguém neste país que trabalhe com 30 processos??
ResponderEliminarHum....
Quer ganhar à peça??
Não dê ideias aos magistrados.
Os grandes entalados deste novo projeto são sem dúvida os adjuntos.
Os mais antigos tem a óbvia regressão funcional, os mais recentes, consequência das últimas promoções, a grande maioria deles teve que ir para longe de casa, quando não foi para muito longe, no caso das ilhas, e agora basicamente estão em pé de igualdade (não estou a discutir o mérito da medida) com todos os colega Auxiliares.
Quando o Marçal diz que não deixaram ninguém para trás não é bem assim.
É só um bocadinho hipócrita.
De resto, pelas contas que tenho visto todos os colega fazerem, depois dos impostos, a tal valorização salarial passa apenas pelo tal subsídio de permanência.
Eventualmente, em termos remuneratórios, o acordo deveria ser "saltar" dois escalões, após o valor da remuneração mais a soma da integração do suplemento que era 13.5% e deixou de ser.
Mas todas estas contas, toda esta polémica não tem qualquer valor, qualquer interesse, porque o mais importante não foi dito.
Qual o sistema de avaliação.
"Fechar" um acordo destes sem saber qual o sistema não é muito inteligente.
Ainda pode sair o tiro pela culatra......
Está semana por razões pessoais tive que me deslocar a uma Conservatória do Registo Civil,
ResponderEliminarConstatei in loco que optaram pela especialização, ex. estavam 2 funcionárias, apenas a tratar de assuntos relacionados com o CC.
Mesmo ministério.
Aqui, quer-se fazer-se o contrário.
Para finalizar:
Este ano para se ter um aumento o Marçal e o Carlos Almeida, venderam os adjuntos e a separação entre o judicial e o ministério público;
Daqui a 3 anos todos estamos a reclamar por aumentos, vendemos o que? secretários, vamos ver se eles gostam de serem vendidos!
Não ocorreu qualquer separação entre judicial e Mp, este mantém a sua autonomia.
ResponderEliminarO que mudou, e bem, foi a separação das carreiras, existindo assim uma maior flexibilidade na gestão de recursos humanos que irá sem dúvida beneficiar o próprio MP em muitas situações.
Um grande elogio à medida, só peca por tardia.
O mesmo se diga quantos aos adjuntos.
Existirem secções com dois adjuntos e um auxiliar de manhã à noite na sala, sem se poder redistribuir o serviço por 3 proporcionalmente, é uma aberração em termos de gestão de meios.
Um elogio a essa medida tb.
Ah ah ah! Sonha sonha!
ResponderEliminarA AD não deixa o PM apresentar demissão nem que houvesse acusação de homicídio!🤣
Colega das 13:35
ResponderEliminarCheiras, que fazes parte da máquina de propaganda do SFJ, ao longe. Por isso, certamente estas habilitado a esclarecer-me o seguinte:
- Qual a razão ou razões para a carreira passar a 3!
E tu a adjunto ressabiado a contar com o grau 3 sem ter estudado para tal.
ResponderEliminarVá ao código do trabalho em funções públicas ver o que acarreta o grau 3.
Ganhou-o na secretaria foi o que foi.
Com o anterior governo não havia subidas na secretaria para ninguém.
Certissimo comentario!
ResponderEliminarE agora o problema vai ser voltar!!
ResponderEliminarTanto sacrifício para a final ficarmos todos na base da carreira.
PQP
Aldrabões do CRL que nos iludiram a todos.
A trabalhar para ti?!
ResponderEliminarÉs patrão??
Se calhar nem em tua casa mandas ...
Resposta ao comentário das 14:11 horas
ResponderEliminarHouve alguma alteração ao código de trabalho recente para permitir que a nossa carreira passe a 3.
É que até há pouco tempo só com alterações aos conteúdos funcionais é que havia possibilidade de a carreira passar a 3.
Em primeiro lugar todos ganham com isto pois o suplemento é integrado logo a nível de reforma todos vão receber mais...
ResponderEliminarContudo nem sabemos se isto vai para a frente...pois o governo pode cair... infelizmente...por tal tenha juízo nessa cachola...
Isto é uma classe de invejosos e mesquinhos.
ResponderEliminarEste acordo é bom para todos, mas como é obvio é muito melhor para uns do que outros.
Todos vão ter o suplemento integrado, assim já não corre o risco de desaparecer.
Vantagem receber mais na reforma.
Um aumento de mais 120 euros que depois será 180 para todos, valor que atualmente não existe.
A possibilidade de horas extra serem pagas.
Nada disto existia tudo era péssimo...agora melhorou..
Contudo obvio que não se entende como quem está no primeiro escalão vai receber o mesmo do que quem tem 10 anos disto... isso é uma loucura.
Contudo como não me preocupa a vida dos outros...se eles receberem melhor tanto melhor..
Cala-te! Bolinha baixa!!!
ResponderEliminarRelativamente aos colegas que já receberam o valor da reconstituição do tempo de serviço, esse valor também contempla os turnos de sábado, para quem os fez?
ResponderEliminarSó adjuntos ressabiados.
ResponderEliminarAguentem e não chorem. Sobretudo para os adjuntos que estavam todos satisfeitos pelo facto dos auxiliares serem relegados para o grau 2.
Acabaram-se as desculpas para nem uma folha de correio quererem aprender a fazer.
Isto vai permitir também uma boa reorganização dos serviços.
Que este acordo entre rapidamente em vigor.
"
ResponderEliminarAplicação das novas tabelas já!
ResponderEliminarPara a senhora das 10:55
ResponderEliminarMania da superioridade tens tu ao dizeres isso.
Pois nunca deves ter saido da mesma seção onde foste colocada a 1a vez. Caso contrário saberias que há adjuntos que fazem serviço de auxiliares e ajudam e ajudaram muitos auxiliares.
Por isso vai pro car
Com a pessoa que és
Só te pergunto
ResponderEliminarQuando concorreste não sabias que começo era auxiliar e depois adjunto? Porque aceitaste?
Garotada
CONSEGUIRAM ACABAR COM A MOTIVAÇÃO NA PROGRESSÃO
ResponderEliminarNÃO HAVERÁ PROGRESSÃO
OU HAVERÁ MUITO POUCOS A CHEGAR A ESCRIVÃO OU SECRETÁRIO
FICARÃO 99% A VIDA TODA NA BASE.
PARABÉNS
ahah, é assim que se ganha uma discussão.
ResponderEliminarsó faltou dizer " se não levas no focinho". lindo !!
Auxiliar ressaibiado e a viver bem com o mal dos outros.
ResponderEliminarNunca te aventuraste a sair da casinha dos papás. Óbvio que para ti é scordo maravilha.
Nunca saiste de casa e agora é que não sairás mesmo.
Gente como tu não presta mesmo.
A maioria nunca quis sair da base.
ResponderEliminarNunca quiseram sacrificar-se e sair da casinha.
Para esses foi ótimo
Mas por acaso tem existido a possibilidade de progredir?
ResponderEliminarAntigamente sim recentemente nem por sombras.
Falta de noção.
Vai ser igual aos outros como já devia de ser há muito tempo.
Se faltar alguém resolve-se na própria secção, não é preciso ir ao lado.
Vai ver que até vai gostar de fazer a folha do correio.
Cala te joka
ResponderEliminarÉs mais uma que nunca quis sair da casinha dos papás.
ResponderEliminarMas estar com os beneficios sem sacrificios.
Não prestas.
Uii
ResponderEliminarQue medo da folhinha do correio e das diligências.
Faço isso com adjunto há anos, tal como os auxiliares.
Conversa de merda que tens, demonstrativa do que és e muitos como tu.
São opções de vida. Tu quiseste sair ótimo para ti e muitos parabéns.
ResponderEliminarEu acho que está acordo comparado com a proposta anterior é bem.mais justa.
ResponderEliminarMas obvio que os que entraram á dois anos ou um ano sem licenciatura saiu-lhes o jackpot...
"Antes adjunta por um dia, que auxiliar toda a vida!"
ResponderEliminarMas já sei, não espero pela demora, quando me começares a dizer que não é assim que se faz!
Acredito que nem dormes para que chegue esse dia!
Parem de atirar foguetes ninguém sabe quando isto entrará em vigor...
ResponderEliminarCom esta ministra manhosa nem sei se irá para a frente a entrar em vigor garantidamente apenas para 2026
Já saí de casa há muito e já tenho descendentes.
ResponderEliminarAntes do tempo ficou feito galo a mandar postas de a achar que ia ficar com o nível 3 só para si sem nunca ter posto um pé na universidade.
Já tem esta passagem na secretaria e já é bem bom.
Eu trabalhei e estudei ao mesmo tempo , já o senhor mimado como é achava que bastava aparecer ao trabalho e voltar para o conforto da casa .
2026 é só rir .
ResponderEliminarDescanse bem nas férias.
O acordo está feito agora é limar o resto.
ResponderEliminarUm acordo é um contrato. O governo até pode cair que o contrato mantém-se e tem de ser cumprido. Até parece que não trabalham na justiça
ResponderEliminarSó dizer
ResponderEliminarVão todos para o car
Quando vem com a conversa de adjuntos terem medo da sala e do correio
Putos
Eu sempre fiz isso 20 anos de auxiliar
E continuo a ajudar como adjunto
Essa conversa é merda!
Mas a culpa não é vossa, é de quem vos educou
No tribunal onde exerço funções, a pessoa que faz o correio nem oficial de justiça é...
ResponderEliminarO valor não é da reconstituição do tempo de serviço...
ResponderEliminarINFELIZMENTE ESSA NÃO ESTÁ FALADA!
ResponderEliminarNão sei se não é já hoje com a entrevista do MONTENEGRO !!!!!
ResponderEliminarNada muda mesmo paleio de sempre, colegas a insultar colegas.
ResponderEliminarRealmente a única forma de se fazer alguma coisa é como foi feita , no segredo dos deuses (eu que fui bem crítico de tal opção) .
É resolver e implementar, o resta é treta é pessoal ressabiado (independente da categoria) e com pouca educação.
Aprovem e implementem o quanto antes.
Espero que quando vires o documento final tenha a mesma opinião.
ResponderEliminarOlhe que não olhe que não.
ResponderEliminarTodos nos lembramos das declarações de uma Senhora ex-Ministra Ministra da Justiça para justificar o injustificável VICISSITUDES!...
Também eu espero
ResponderEliminarAcho uma piada a esse comentário....parece que não há auxiliares que já passaram por alguns tribunais e comeram o pão que o diabo amassou...
ResponderEliminarE se vamos a ver bem as coisas, são os únicos que sabem fazer de tudo e que se faltam ou fazem greve, ficam os outros (adjuntos e escrivão) a tremer, porque não sabem fazer "sala" etc...etc...
Subscrevo....e acrescento...é uma inveja do cara....pelos auxiliares, pelo que vou vendo por onde passo, alguns ainda se aproveitam, outros são como calhaus...e se não fossem os auxiliares com muitos anos, coitados do dia a dia deles...
ResponderEliminarOs Escrivães Auxiliares são o motor dos Tribunais! Haja respeito!
E dá uma margem de progressão fantástica.
ResponderEliminarE a questão da aposentação equiparada à policia de investigação criminal? Aposentação aos 60 anos sem cortes independentemente dos anos de serviço.
ResponderEliminarBom dia.
ResponderEliminarNão podemos ser hipócritas!
Genuinamente, entendo este acordo como um muito bom acordo para a maioria da classe, porque melhora substancialmente a situação da maior parte dos funcionários, principalmente de quem está na base e nunca teve expetativas de carreira, e isso é inegável, para quem apenas deixou a espuma dos dias passar, com ou sem grande esforço, foi agora presenteado com um acordo vantajoso no sentido do incremento salarial.
Mas, não sejamos hipócritas, este não é um bom acordo para muitos, pelo menos para muitos como eu!
Confesso que este não é o acordo que esperava, e não é só porque não me favorecer pessoalmente.
Na verdade queria um outro, um que compensasse quem se dedicou ao serviço, com afinco, e investiu na sua formação pessoal, com sacrifício, porque lhe disseram à partida que assim conseguiria fazer carreira e chegar mais longe.
Mas não foi isso que aconteceu, e por isso vou abandonar este "barco", frustradas as minhas expetativas pessoais não vejo motivação para ficar por aqui mais tempo (mais do que os quase 30 anos que ofereci da minha vida).
Mas não é por esse motivo que vou deixar de elogiar aqui o trabalho dos sindicatos. Conseguiram um bom acordo para a maioria. É a minha opinião!
Com efeito todos passam para a nova carreira de grau III como reivindicavam ambos os sindicatos.
Todos vêm uma melhoria salarial, uns ais substancial que outros também é verdade.
A nova carreira tem agora duas categorias a que acresce uma outra em comissão de serviço.
Na categoria de base - de Técnico de Justiça - se atentarmos bem a única coisa que foi feita traduz-se em juntar a de auxiliar a adjunto - como aquela proposta em 2009 da Dra. Helena Ribeiro que não foi aceite pelo sindicato, reposicionando os escalões/níveis acabando - e muito bem - com a diferenciação entre auxiliar e adjunto (na maioria dos casos já não fazia sentido algum).
Ao contrário daquela proposta (do tempo da Dra. Helena Ribeiro em que os adjuntos passavam à categoria superior), permanecemos (os atuais auxiliares e adjuntos, categoria que integro) ficamos todos no mesmo plano, ao integrarmos uma mesma e única categoria, sem qualquer diferenciação no plano funcional.
Acima desta temos agora a de Escrivão que vai agregar todas as outras (de Esc. de Direito, T. J . Principal e Secretário), traduzindo-se, duma assentada, numa simplificação (que vai desbloquear os entraves na recolocação e afetação de funcionários que até aqui existia, subsistirá apenas a afinidade) e ao mesmo tempo num corte substancial de cargos de chefia cujo impacto ainda se desconhece e só se saberá quando se conhecer o desenho dos novos quadros de pessoal.
Passando todos s grau III não se sabe do resto das reivindicações, nomeadamente, das promoções e preenchimento dos atuais cargos ocupados em regime de substituição (seja em que número for) e requisitos a considerar.
Eu não tenho ânsia ou sede de justiça, não vivo em fantasia ou em constante ilusões, sei bem das adversidades da vida e da nossa finitude, convivo muito bem com isso e, por isso, como esta situação não me serve, vou-me por a andar e bem depressa , apenas porque estou farto de se ser enganado!
Sou Adjunto a caminho dos 30 anos de antiguidade na carreira, metade dela como adjunto, concorri a todos os concursos (Esc Direito, T. J. Principal e Secretário de Justiça) e não consegui colocação por ter sido promovido em 2009 e contar com poucos anos na categoria, tive sempre notação de mérito e sou licenciado em direito (pré-Bolonha) há quase 20 anos (com média de 15 valores).
Fiquei-me por aqui porque era o meu projeto de vida, ascender ao cargo de Secretário, apenas isso! Como se gorou essa expetativa, vou-me embora com um sentimento de frustração enorme!