Aumento de 219% dos crimes de incitamento ao ódio, discriminação e à violência
Os crimes de discriminação e incitamento ao ódio e à violência aumentaram mais de 200% nos últimos cinco anos, de acordo com as Estatísticas da Justiça da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ).
O ano com maior número de registos foi o de 2024, com 421 casos registados.
Congregando os dados de todas as polícias, o crime por discriminação e incitamento ao ódio e à violência tem vindo a aumentar de ano para ano desde 2000, primeiro ano com registo de casos nas estatísticas oficiais.
Nesse ano houve três casos registados, em 2005 já eram dez, em 2010 houve 15 e em 2015 contabilizaram-se 19. A partir daí, o aumento é constante, com registo de 25 crimes em 2016, 48 em 2017, 63 em 2018 e 82 em 2019.
Em 2020 as estatísticas contabilizam 132 crimes por discriminação e incitamento ao ódio e à violência, número que aumenta para 150 em 2021. Em 2022 foram registadas 270 ocorrências, 344 em 2023 e em 2024 o número chega a 421, o valor mais elevado desde que é feita esta contabilização.
Os números indicam que entre 2020 e 2024 houve um aumento de 219% neste tipo de crime registado pelas autoridades policiais portuguesas.
Entrevistada pela agência Lusa, a investigadora Rita Guerra, do ISCTE, considera que a resposta das autoridades portuguesas a este fenómeno tem sido ridícula. A investigadora, que coordenou o projeto “kNOwHATE”, que estudou o discurso de ódio “online” em Portugal, pede mais investimento nesta área.
As Nações Unidas instituíram um Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, o dia 18JUN, dia que serve para alertar para os perigos do discurso de ódio e promover medidas de combate.

Fontes: “Notícias ao Minuto” e “RTP”.
Se o numero pais mal formados e mal educados, sem berço, aumentou, estará em parte explicada esse aumento também
ResponderEliminarEra interessante fazerem um estudo destes dentro dos serviços judiciais, entre colegas funcionários, magistrados, gestão comarca e afins.
ResponderEliminarAbsolutamente normal.
ResponderEliminarAumentam as liberdades, aumenta isso, coisa que no país que é o farol da democracia no mundo na contemporaneidade até tende a ser descriminalizada em favor da liberdade de expressão.
Redes sociais.
ResponderEliminarQuem as não tem?
Não sei se atualmente a maioria desses crimes serão considerados como tal nos EUA, mas em breve todos esses comportamentos lá estarão normalizados em nome da liberdade de expressão.
E como a globalização é irreversível e vai continuar a fazer o seu inexorável caminho, mesmo tendo leis e códigos penais diferentes, a tendência é para que as massas mimetizem e passem a reivindicar o direito à prática e descriminalização desses ilícitos por toda a Europa, até que o nosso código penal também acabe por ser objeto de tal elisão.
Será apenas uma questão de tempo, muito mais fácil e célere do que, por exemplo, fazer uma reforma.
Bem observado. Vai mesmo ser assim, e vai ser tão rápido e fácil como a alteração da língua (acordos ortográficos) etc...
ResponderEliminarSem dúvida, se em casa não educam, só pode piorar
ResponderEliminarConcordo tristemente.
ResponderEliminarPerguntem aos rosinhas
ResponderEliminarEs um um bem disfarçado hipocrita
ResponderEliminarA todos os que nos governaram nos ultimos 50 anos
ResponderEliminarCoincidências
Nem mais.
ResponderEliminarE só pode piorar.
Pela educação que se vê por parte de pais e professores.
Aí a percentagem aumenta de certeza
ResponderEliminarHipocritas é favor, gente que não respeita o voto do povo
ResponderEliminarMerd
Só bosta
ResponderEliminarSó para constar
ResponderEliminarQue sou um dos roubados de 2001 a 2004
E assim farei parte desse aumento de percentagem porque assim quero tal como os governantes wuerem que eu queira
ResponderEliminarAtendendo aos fachos que por aqui pululam, cada vez mais me convenço que deveria haver restrições ao voto.
A sua democratização e generalização trouxe a ignorantes e frustrados com eles próprios e a sua vida, o direito de se fazerem exibir publicamente como se fosse normal, comum, haver tanta bestialidade de discurso e de comportamentos como os que temos visto.
Engraçadamente, se os apelidamos de FASCISTAS, FACHOLAS ou FACHOS, ofendem-se !!
É que nem para isso têm coragem de se assumir, quanto mais para reconhecerem que não chegaram a nenhum lado apenas porque não foram capazes ou competentes. Porque não tiveram a coragem d eir ao risco, de evoluirem como pessoas e como cidadãos.
E agora, após décadas e décadas a ouvir o avô, o pai ou o tio a falar de saudades dos velhos tempos, em que eram ignorantes e esfomeados, mas eram felizes...eis que voltaram em força e alastram como uma metástase por toda a sociedade. Nunca contribuíram em nada para melhorar a sociedade, para serem cidadãos de verdadeiro bem,
Ignoram as famosas palavras de Martin Niemöller, disfrutando alegremente da ignorância que os faz igualmente olvidar as de Dietrich Bonhoeffer. Aqui, não sabem nem querem saber que foi exatamente por causda deles que ele escreveu. Os estúpidos e o quão perigosos, mas manipuláveis eles são. Sartre e Nietzsche também lhes passaram ao lado, obviamente.
E eis o resultado. O culto da bestialidae de novo !! Oitenta anos depois !!
Para a maioria dos pais agora é tudo normal
ResponderEliminarQuais liberdades?
ResponderEliminarQue definição há de liberdade?
O meu,
ResponderEliminarVai dar banho aos porcos,
Es mais im hipocrita a citar o que? Quem?
Respeita o povo se queres respeito
Não percebeis mesmo nada. Qusnto mais destespeitais, mais tereis o que não quereis.
ResponderEliminarO senhorzinho deve pensar que andou comigo na escola.
Calado és um poeta. Abres a boca ou pegas no teclado e mostras logo quem és...
Ofendeu-se com a verdade o senhozinho? O fachola?
ResponderEliminarA bestialidade não merece, em nenhuma sociedade civilizada, ser respeitada !!
O crescimento destes crimes é proporcional ao aumento exponencial do número de votantes num certo partido fascista que anda por aí.
ResponderEliminarAs pessoas já não prestavam, mas de certa maneira tinham vergonha de mostrar quem realmente são.
Com a normalização da javardice e um espaço privilegiado para a divulgação das suas teorias, as redes sociais, tornaram-se imparáveis.
Defendem-nos de tudo.
Dos imigrantes, dos bandidos, dos corruptos, dos condenados, dos políticos, da esquerdalha, dos moderados, do liberais, dos ciganos, dos pedófilos...
Batem no peito, saúdam a bandeira, dizem se patriotas, aplaudem o querido líder...
Copiam o que vêem lá fora, atacam a comunicação social, desprezam jornalismo, e quando lhes toca a eles, também se ataca a justiça.
Aliás, eles podem mentir, manipular, ocultar informação, podem manchar as pessoas, mas atenção, quando lhes toca a eles, são virgens ofendidas.
Não é por acaso que o seu querido líder e a cambada que anda de volta dele são quem mais processa jornalistas, comentadores, alguém que ouse ter uma opinião diferente.
Se houvesse um manual para o fascista, aí está ele, escrito em português.
Mas estou optimista, deve ser uma fase, é que, como as pessoas civilizadas não lhes ligam nenhuma, em breve, aquilo implode, é ver os congressos, sacos de gatos, a insultarem-se em direto.
Quando não se presta, a determinada altura, a coisa revela-se.
Afinal, um javardo será sempre um javardo.
Abraço.
TT
ResponderEliminar
ResponderEliminarExcelente análise !!
Ofendeste muito javardito que anda por aqui, não duvides.