Dinheiro dos 1% mais ricos podia acabar com pobreza no mundo, não uma, mas 22 vezes
Um relatório da Oxfam Internacional, recentemente divulgado, revelou que a riqueza dos 1% mais ricos do Mundo aumentou cerca de 29 biliões de euros em termos reais desde 2015 e conclui que a riqueza acumulada desde 2015 por esses 1% dos mais ricos do mundo permitiria erradicar a pobreza no planeta 22 vezes, ou em 22 planetas.
No documento “Do lucro privado ao poder público: Financiar o desenvolvimento, não a oligarquia”, a organização não governamental (ONG) denunciou que a riqueza dos 1% mais ricos aumentou 33,9 biliões de dólares (cerca de 29 biliões de euros) em termos reais desde 2015, quando foram acordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Esta nova análise revelou um “aumento astronómico” na riqueza privada entre 1995 e 2023, com um crescimento de 342 biliões de dólares (296,4 biliões de euros), oito vezes maior que o da riqueza pública.
O documento acusa os governos ricos de estarem a fazer os maiores cortes na ajuda ao desenvolvimento, “algo essencial para a sobrevivência”, desde que os registos de ajuda começaram em 1960. A riqueza de apenas três mil multimilionários aumentou 6,5 biliões de dólares [5,63 biliões de euros] em termos reais desde 2015 e representa agora o equivalente a 14,6% do PIB mundial”, afirmou a ONG.
A análise argumentou ainda que só os países do G7 (grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo), que representam cerca de três quartos de toda a ajuda oficial, estão a reduzi-la em 28% até 2026, em comparação com 2024.
Ao mesmo tempo, a crise da dívida “está a levar à falência os países pobres, que estão a pagar muito mais aos seus credores ricos do que podem gastar em salas de aula ou hospitais”.
O relatório também examina o papel dos credores privados, que “representam mais de metade da dívida dos países de baixo e médio rendimento, exacerbando a crise da dívida com a sua recusa em negociar e as suas condições punitivas”.
“Os países ricos colocaram Wall Street no comando do desenvolvimento global. Trata-se de uma tomada de controlo global das finanças privadas que ultrapassou as estratégias com base empírica, para combater a pobreza através do investimento público e de uma tributação justa”, afirmou o diretor-geral da Oxfam, Amitabh Behar.
A Oxfam apelou aos governos para que subscrevam as propostas políticas "que propõem uma mudança radical, combatendo a desigualdade extrema e transformando o sistema de financiamento do desenvolvimento”.
Essas propostas incluem: desenvolvimento de novas parcerias estratégicas contra a desigualdade; rejeição do financiamento privado como uma “solução milagrosa” para o desenvolvimento; tributação dos ultra-ricos; reforma da arquitetura da dívida, bem como a revitalização da ajuda.
“É tempo de rejeitar o consenso de Wall Street e, em vez disso, dar o controlo aos cidadãos. Os governos devem atender às exigências generalizadas de tributar os ricos e acompanhá-las com uma visão de construção de bens públicos, desde os cuidados de saúde à energia”, acrescentou Behar.
A investigação foi elaborada pela empresa de estudos de mercado Dynata, entre maio e junho, no Brasil, Canadá, França, Alemanha, Quénia, Itália, Índia, México, Filipinas, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Em conjunto, estes países representam cerca de metade da população mundial, segundo a Oxfam.

Fontes: “Oxfam Internacional” e “SIC Notícias”.
Hoje, o comentário do pessoal dos sindicatos é
ResponderEliminarEstudassem!
Os maiores capitalistas , alguns , estudaram ? Quintandona e outros como ele !
ResponderEliminarTodos os governos mundiais estão capturados pelo poder economico privado nas suas opções econômicas e de desenvolvimento social por isso não admira o empobrecimento da população nas ultimas decadas em favor da acumulação de riqueza nas mãos de poucos.
ResponderEliminarConstatar isto não é ser comunista nem anti capitalismo é ver que este é o tipo errado de capitalismo. O qual devia ser mais distributivo da riqueza e saber manter uma classe media saudável. Mas na maior parte das vezes o capitalismo e os seus actores são pouco inteligentes e não tem visão que assim estão no caminho da implosão deste modelo econômico.
ResponderEliminarou
A vergonhosa distribuição.
Apoiado. Nunca esquecer.
ResponderEliminarEscravos
ResponderEliminarAlimentai os 1%
Baixai as calças a tudo
Comei tudo o que vos põem no prato
Não vos esqueceis do zelo
Ámen a tudo!
Se distribuires o dinheiro todo do mundo, ao fim de um ano os mais ricos serão os mesmos e os mais pobres os mesmos. O dinheiro não se distribui assim , vem da disciplina e criação de valor.
ResponderEliminarEu diria
ResponderEliminarRoubassem!!!
Roubaram os escravos.
ResponderEliminarAcordai escravos!
Quando fores votar, pensa nisso.
ResponderEliminarQuem governa é apenas testa de ferro dos grandes grupos economicos e das familias ricas!
Acordem!!
Ou o vergonhoso roubo???
ResponderEliminarE que todo o povo se deuxa roubar, sabendo que tem poder para revoltar e fazer cair governos.
Carneirada borrada de medo.
Nunca!!!
ResponderEliminarCarneiro e escravo nunca deve esquecer!!!@
ResponderEliminarO povo atual envergonha todos os seus antepassados
São uns acomodados.
Nada lutam ou pouco ou nada, por isso os 1% cagam-lhe em cima.
Ojs também fazem parte da carneirada. Têm medo de perder o misero ordenado.
Asdom contribuiem para os 1%.
Borrados!!!
Atendendo às alterações ao código do trabalho que estão para ser aprovadas com a colaboração do Chega, se o Adol Ventura chegar ao governo, esse 1% de riqueza será concerteza redistribuído pelos pelintras iletrados que votaram nele.
ResponderEliminarOhh
ResponderEliminarAhhh
Ohhh
Sabes ler, mas interpretar es zero.
Gostas de ser explorado e contribuir para o 1%
Continua
Pelintra
ResponderEliminarPõe na tua cabeça que o chega representa mais que tu e quanto mais tratas mal, mais levas com as PESSOAS que votaram nele.
Ou a inteligência calhou toda para o teu lado??? Tens 1 %?? Que andas aqui a fazer???
É chegada a hora de criarmos um novo partido politico. O blog poderia ajudar a formar um partido político para mudarmos este mundo. Pensem nisso, senão andamos sempre a ver navios.
ResponderEliminarAcorda!
ResponderEliminarFaz a tua parte, não digas sim a tudo!
Se cada um não for medroso e tiver coragem de dizer não na hora da verdade, aí sim algo mudará!
Agora enquanto se disser sim a tudo, com medo de perder a merda de ordenado minimo que tem, então o 1% subirá mais e pisar-te-a mais!
Não vejo porque está tudo contra o rico.
ResponderEliminar