A reunião de hoje com tantos assuntos para ontem

      Depois da última reunião negocial de construção do novo Estatuto dos Oficiais de Justiça, ocorrida a 31JUL, os dois Sindicatos (SFJ e SOJ) voltam hoje mesmo (16SET) a reunir com elementos do Governo, conforme ficou agendado.


      Nesta reunião vai dar-se seguimento à discussão sobre as condições de acesso à categoria de Escrivão e ao cargo de Secretário, com mais ou menos licenciatura, mais ou menos tempo de serviço, mais ou menos classificação, mais ou menos período transitório, mais ou menos linhas vermelhas… Bem como será apreciada a possibilidade de uma correção às deficiências dos decretos-lei, designadamente, no que respeita à tabela salarial, tendo o Governo se comprometido a apresentar hoje uma proposta nesse sentido.


      Estas reuniões são bocados da estrutura geral do Estatuto e estão aí para durar. Não vai ser possível negociar tudo de uma só vez, pelo que muitos dos aspetos que os Oficiais de Justiça gostariam de ver solucionados com brevidade, não o serão tão cedo.


      De todos modos, paralelamente, seria desejável que alguns assuntos da atualidade fossem abordados e esclarecidos, como, por exemplo, o caso da inconstitucionalidade dos descongelamentos discriminatórios, como ontem mesmo aqui fizemos referência, de forma a transmitir alguma paz de espírito aos Oficiais de Justiça, com uma indicação possível de como e quando se irá realizar essa correção.


      Da mesma forma, o processo de reconstituição e compensação da consideração do período probatório, processo este que teve início já em 2023, e cuja conclusão ainda não sucedeu, carece de esclarecimento sobre a data de pagamento dos valores já estabelecidos.


      Relativamente a este assunto, ainda ontem muitos Oficiais de Justiça receberam na sua caixa de correio uma notificação da DGAJ contendo a decisão final sobre a sua compensação.


      Note-se que há Oficiais de Justiça que não reclamaram de nada, pelo contrário, logo que notificados em maio, declararam aceitar o valor proposto, prescindiram da faculdade e do prazo de pronúncia, tudo para acelerar o processo, mas de nada lhes serviu essa pressa, porque só ontem (e ainda não para todos) surgiram as notificações da decisão final, ainda não o dinheiro na conta que é o que mais interessa aos Oficiais de Justiça.


      «Com referência ao assunto em epígrafe, fica V. Exa. notificado que por despacho da Senhora Diretora Geral da Administração da Justiça, datado de 10-09-2025, foi proferida decisão final sobre o cálculo relativo à reconstituição do percurso jurídico-profissional e remuneratório, que considerou o tempo de serviço do período probatório para efeitos de progressão de escalão na categoria, que se traduz na confirmação do valor apurado de xis € a receber a título de retroativos devidos em função de referida reconstituição», lê-se na notificação da DGAJ.


      E a questão que colocam os Oficiais de Justiça é a seguinte: então e quando é que me vão pagar? Vou ter de aguardar mais alguns meses? Será ainda este ano? Saltará para o próximo ano para que se possa completar os três anos de espera? E só de espera desde a sentença, uma vez que a espera já vem do início da ação em 2009?


      Efetivamente, a ação proposta no Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa (Ação Administrativa Comum, Processo n.º 2073/09.1BELSB), iniciada há 16 anos, ainda não está concluída, nem existe qualquer indicação de qualquer previsão para que possa vir a estar.


      São assuntos prementes, como este, que os Sindicatos devem abordar também, à margem do formalismo negocial do Estatuto, uma vez que é assunto que sobressalta diariamente os Oficiais de Justiça.


ReuniaoOlhaParaTras(DDOJ).jpg

Comentários

  1. Pela boca da presidente do SFJ, falta apenas acordar em 5%;


    Só espero que o que falta acordar não seja a organização da festa de Natal. 

    ResponderEliminar
  2. É preciso estabelecer uma data de fim de negociações, estabelecer reuniões com maior frequência.


    Há um conjunto de outras questões por resolver, que, dadas as negociações do estatuto, ficam sempre para segundo plano.


    E estamos a falar de coisas importantes e com valor remuneratório significativo, como, e principalmente, a recuperação dos 7 anos de "congelamento".


    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. E entrada de novos OJ's, nada?

    ResponderEliminar
  4. E que tal pensarem em executar a sentença e pedir juros??
    Não ajuda a que deixem de brincar?

    ResponderEliminar

  5. Tal como sempre pensei.
    Despachos e despachinhos para protelar o pagamento!!
    Malabarismos para distrair a malta.
    Está na moda.

    ResponderEliminar



  6. Digo que sou dos roubados de 2001 a 2004 e  enquanto não me pagarem esse roubo de 20 anos, um escalão roubado e e repuserem o escalão certo.Não volto ao serviço.


    Passem bem.

    ResponderEliminar
  7. Ação que nem teria sido necessária não houvessem diretores-gerais chico-espertos sempre com a mania das invenções interpretativas.
    Teria sido só seguir o procedimento dos anos de ingresso dos nossos colegas mais antigos.
    E agora não só não pagam a uns como querem que os que receberam devolvam o que já tiveram que gastar em saúde e habitação, entre outras carestias.

    ResponderEliminar


  8. Reuniões por mais 25 anos?

    ResponderEliminar
  9. E ainda por cima diminuíram drasticamente as nossas esperanças, agora que pela primeira vez as sondagens davam o Chega à frente, André Ventura ficou muito doente.
    Sofre de semiamnésia.
    Foi para Espanha dizer que só descansava quando o primeiro ministro espanhol fosse preso, mas não se lembrou doutros primeiros ministros doutros países que também têm historiais, nalguns casos diretos e noutros também na esfera, de negociatas com empresas
    É assim a vida, a partir de certo momento pensamos que estamos bem mas de repente podemos ficar gravemente doentes, e não é só uma questão de idade, pois a genética não é uma ciência exata.
    Pelo que, venha quem vier, já nem mesmo dos cheganos espero que, sobretudo aos oficiais de justiça que foram tão humilhados quanto eu, nos seja feita justiça em vida.

    ResponderEliminar


  10. Isso também não é preciso a ministra disse que os 570 que entraram dão para compensar a saida para a reforma de 1 por dia.
    Trabalhem por 2 ou 3 e contentes e não se esqueçam de trabalhar fins de semana também.

    ResponderEliminar
  11. Para isso é preciso tomates.
    Preferem deixar que brinquem.

    ResponderEliminar
  12. Não é caso único.
    E quem aguenta dou-lhe os parabéns é forte psiquicamente.

    ResponderEliminar


  13. O circo, esse, continua...


     

    ResponderEliminar
  14. Não metam mais funcionarios que não é preciso não. 
    Todos os meses agora vejo colegas a ir para a reforma. A mudança da idade de aposentação que fizeram à 15 anos forçou muitos a trabalhar mais 10 anos, isso deu uma eccelente folga nas contratações que não foram feitas nos ultimos 10 anos.
    O reverso é que isto funcionou como um dique para prender as águas. Até certo ponto resulta mas agora o dique rebentou e as apresentações vão ser às centenas por mês. 
    Sem que tenha havido planeamento para assegurar os serviços. 
    Vai ser bonito daqui a 2 anos os tribunais a fechar portas por falta de pessoal.

    ResponderEliminar
  15. Já chega de gozar com o O.J. 
    Vamos partir para a greve.
    A Presidente poderia pedir uma audiência a um canal de televisão e explicar tintim por tintim no que se está a passar com o pessoal . Quando a DGAJ não cumpre atempadamente uma decisão deveria ser exposto na comunicação social.
    Os de sempre que não atualizam o descongelamento como fizeram no Mº da educação???
    Somos poucos em relação à Educação.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  16. como assim Colega? pode explicar sff?

    ResponderEliminar
  17. Subscrevo, caso contrário andaremos nisto sempre.

    ResponderEliminar
  18. Só vos digo, eventuais, juntem-se e procurem apoio jurídico em Direito Administrativo, de gente competente e boa nessa área, pois os juristas dos sindicatos não me parecem que vos resolvam o problema.

    ResponderEliminar
  19. Não se preocupe haverá sempre que queira acumular e fazer serviço de 2 ou 3.

    ResponderEliminar


  20. Como alguém  já disse


    É preciso tomates

    ResponderEliminar



  21. 22798002_MPY1k.jpeg (654×652) (https://fotos.web.sapo.io/i/B141805e9/22798002_MPY1k.jpeg)

    ResponderEliminar
  22. e até recebem louvores do JP...

    ResponderEliminar
  23. Ou não os ter presos...

    ResponderEliminar
  24. Posso ir embora???16/9/25 13:30

    Pouca gente atribui importância à recuperação do tempo de serviço, tal qual os professores. No entanto, atenta a isto:
    - Está em cima da mesa, muito provavelmente com êxito, a intenção do governo passar a mudança de escalão dos atuais 3 para 6 anos.
    Ora, se a recuperação do tempo de serviço fosse negociada enquanto a subida de escalão é a cada 3 anos, todos subiriam 2 escalões mais qualquer coisita.
    Deixar isso para depois, quando for, os mais que provaveis 6 anos para mudar de escalão, ir-se-á recuperar, a haver negociação, um escalãozito. Aqui está a estratégia do costume dos nossos representantes sindicais.

    ResponderEliminar
  25. queres sopa, há uma carrinha durante a noite a distribuir grátis.

    ResponderEliminar
  26. Nos corredores da DGAJ circula um boato: vai ser pedida uma auditoria ao TAF de Beja. Alguèm sabe alguma coisa?

    ResponderEliminar
  27. E os recibos de vencimento?

    ResponderEliminar
  28. Sopinha tão boa, os sindicatos fornecem.

    ResponderEliminar
  29. Louvores, ora ai está! melhor que ter nivel,


    eheheheh

    ResponderEliminar
  30. Sim, muitos têm-nos presos e bem presos

    ResponderEliminar
  31. Trabalhem escravos.

    ResponderEliminar
  32. não percebi a relação do comentário das 11:55 com a exposição das 10:30...politiquises que muito prejudicaram esta carreira. continuem assim. 

    ResponderEliminar
  33. Pouca gente atribui importância e muito menos gente acredita que isso seja possível, porque oficial de justiça é mesmo assim, missionário com esse espírito quando se olha ao espelho, mas na verdade bem lá no fundo o que se descortina são aberrações sem autoestima nem amor próprio que inclusivamente aceitam serem tratados como cidadãos de segunda relativamente a esses outros que já viram todo o seu tempo recuperado, ainda que faseadamente até 2027.

    ResponderEliminar
  34. Aviso a navegação:
    Tenham cuidado porque este blogue está debaixo d'olho e sob suspeita.
    Já recebi notificação do governo de que está em curso o meu processo de despedimento por ter publicado um comentário em que desvalorizei o assassinato de Charlie Kirk.

    ResponderEliminar
  35. Que Justiça?
    Eu, que vou morrer em breve, vos saúdo.
    Estou em lista de espera no SNS para uma cirurgia, e soube hoje que provavelmente irei ser notificado para a fazer no privado, e sendo que só poderei recusar duas vezes pois serei excluído da lista de espera ao recusar uma terceira convocatória.
    Ora, isto para mim significa que deixei de ter assistência médica neste país, pois nunca aceitarei, por ter muito medo, ser intervencionado no privado por talhantes mercenários.
    Assim, passarei a acumular mais uma injustiça com as de que já era alvo por parte do ministério da justiça, desta feita por conta do da saúde.

    ResponderEliminar
  36. Yellow Bird16/9/25 16:02

    Quanto à reunião, que é o que mais nos interessa no imediato, parece que já terminou.
    Foi abandonada pelos secretários de estado.
    O Carlos Almeida, inadvertidamente, note-se, parece que deu um pum a meio da discussão, e os representantes governamentais não gostaram.
    Vai daí e resolveram suspender a reunião, remarcando para daqui a 7 semanas.
    De salientar que a Regina não gostou, mas porque ficou toda corada também teve que sair e foi lavar a... cara.
    E foi tudo o que se conseguiu da reunião de hoje.

    ResponderEliminar
  37. Mais um sectário faccioso.
    Já dizia o heterónimo poeta-filósofo:
    " Se quiseres conhecer o verdadeiro líder político, ao invés de escutares as mensagens que ele proclama no seu idioma mãe, deves sempre analisar as que profere em línguas estrangeiras, porque, por mais fluência que tenha, por não as dominar completamente de berço, acaba sempre por se revelar ao expressar-se fora do seu dialeto de conforto."

    ResponderEliminar
  38. Apenas ouvi falar acerca dos DIAP do Porto e Gaia: 25000 inquéritos por distribuir e emails de três meses por tratar. 

    ResponderEliminar
  39. A relação é que a tutela é composta por políticos.
    E a conclusão é que por estes dias já não há nenhum, nem o mais pintado, que nos possa valer.
    Politiquisses, mas ainda há quem pense que não foram eles quem sempre nos lixou com efes grandes mas que deverão ter sido os homens do talho ou os padeiros.

    ResponderEliminar
  40. Ah pois é!
    As jovens gerações incumbentes pensam sempre que são absolutas donas da verdade e bem que tendem sempre a esquecer, quiçá por as terem educado e acharem que isso é garante de alguma coisa, que as que as seguem as podem perfeitamente vir a contrariar tal como elas fizeram com as que as precederam. 

    ResponderEliminar
  41. Alguma coisa da reunião alguém sabe?

    ResponderEliminar
  42. é segredo!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  43. Ainda teremos uma última oportunidade:
    Apelar ao novo PR.
    Ventura já avançou, mais uma vez mostrando perspicácia.
    Pensava-se que o MP do Reino de Espanha se preparava para abrir uma averiguação preventiva...
    Agora fia mais fino, candidato à Presidência da República é muito diferente de simples deputado mesmo que seja líder de partido político.
    Irão recuar os "nuestros hermanos"?

    ResponderEliminar
  44. Infelizmente é esse o resultado das políticas de direita.
    E cada vez pior será com tanto burro que por aí anda a apelar ao voto neles.

    ResponderEliminar
  45. Yellow Bird17/9/25 09:21

    Eu bem vos disse que a Regina estava ao lado do Carlos Almeida, como se comprova pelas fotos do artigo de hoje.

    ResponderEliminar
  46. Promovidos a adjuntos em setembro de 2019 em escalão renumeratório abaixo dos promovidos em 2023, ficaram congelados, dos sindicatos nem uma palavra, pago quotas para quê?  A advogada do SFJ veio pedir mais de 300 euros para avançar com um.processo individual, no entanto tinha de bufar o nome de alguns colegas promovidos em 2023, é para isto que pago quotas desde 1999?  Mais uma resposta que não vai ser aqui publicada, já lá vão umas quantas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ