Informação sindical em regime de substituição
Na falta de informação sindical direta aos Oficiais de Justiça, tentamos suprir tal falta, sempre que possível e nesta mesma medida, prestando-a numa espécie de regime de substituição.
Não, não vamos dizer nada sobre a reunião do passado dia 30OUT, porque a isso nos comprometemos com as nossas fontes e também porque, afinal, nada de especialmente relevante ocorreu.
Na passada sexta-feira, 07NOV, de manhã, reuniram vários agentes judiciais e judiciários na Sala do Senado na Assembleia da República, entre eles o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).
Esta reunião decorreu à porta fechada, no entanto, não foi uma reunião completamente secreta sobre a qual nada se saiba, embora careça de informação sindical sobre a mesma aos Oficiais de Justiça.
A reunião, já há muito prevista, por iniciativa do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, João Cura Mariano, que já fora anunciada em janeiro passado aquando da abertura do ano judicial, chegou mesmo a estar marcada para o dia 11 de março e acabou depois adiada devido à queda do Governo, tinha como objetivo que cada participante apresentasse cinco propostas para melhorar o Sistema Nacional de Justiça.
Embora o SFJ não tenha divulgado o teor da reunião nem das propostas apresentadas na tal reunião à porta fechada, o que certamente fará, oportunamente, como sempre, sabemos que uma das propostas apresentadas para melhoria da justiça, a principal, foi a de criação de um conselho superior de justiça.
Este objetivo principal consistiria num órgão independente de todos os demais órgãos, embora composto pelos mesmos: magistrados judiciais e do Ministério Público, Oficiais de Justiça, representantes indicados pelo Parlamento e advogados.
A segunda proposta apesentada prende-se com a autonomia financeira e administrativa dos tribunais, podendo cada comarca resolver os seus problemas sem ter de mendigar junto da entidade central.
Na apresentação das propostas do SFJ, a intervenção esteve a cargo da presidente do sindicato que, entre outros aspetos, referiu que o sistema “não falha por falta de competência ou dedicação dos seus profissionais”, mas sim por fatores como o modelo de organização, que está desajustado, pela falta de meios, ou pelas falhas na evolução tecnológica.
Em terceiro lugar, propôs o SFJ que o apoio judiciário, atualmente da competência da Segurança Social, deveria ser da competência do Secretário de Justiça ou do Escrivão.
Alegou o SFJ que "a transferência da competência para a Segurança Social produziu um efeito contrário ao desejado, com atrasos, duplicação de procedimentos e processos suspensos".
A quarta e penúltima proposta refere-se à criação de uma nova plataforma tipo Citius que albergue todas as plataformas das demais entidades com quem a justiça se relaciona.
Por fim, a quinta proposta apresentada diz respeito ao reforço de competências dos Oficiais de Justiça, à criação de equipas especializadas, à formação contínua e à concretização de quais os atos que os Oficiais de Justiça poderiam praticar em nome dos magistrados judiciais e do Ministério Público, delegados por estes.
Querem saber mais pormenores? E querem também saber que propostas foram apresentadas pelo SOJ? Aguardem pelas respetivas informações sindicais, pois mesmo que as reuniões ocorram à porta-fechada, tal não significa que, a final, não se preste qualquer informação aos Oficiais de Justiça.
Toca-te na testa e sente a febre que sobe.

Até parece que os sindicatos estão contra, estão amuados, com os seus representados!!!
ResponderEliminarIncrível!
Obrigado pelo trabalho deste blogue que faz mais em informação aos ojs que sindicatos.
ResponderEliminarPor isso dinheiro meu não vêem eles.
Chega.
ResponderEliminarFarto desta merda e da maneira como somos tratados.
Fodddd todos
Farei minimo dos minimos que é o que me merecem.
Farto de ser enganado .
Trabalhar deslocDo. Falta de pessoal e pagar renda alta.
Chegar fimal do mes sem dinheiro.
para que estás a ligar o blogue ao "chega"
ResponderEliminar"o chega deveria ser extinto"
Assinas como "Chega"?
ResponderEliminarQuanto é que os fachos te pagam?
ABRAM OS OLHOS COLEGAS!!!!!!!
ResponderEliminarAQUI NÃO SE TRATA DE SERMOS SOCIALISTAS, COMUNISTAS, SOCIALISTAS DEMOCRATAS, CHEGANOS, MEMBROS DO LIVRE OU DO BLOCO, OU MEMO DO PAN!!!!!!
ISTO E A VELHA HISTÓRIA QUE EXISTE EM TODOS OS REGIMES....E A MAMA DE ALGUNS EM DETERIMENTO DE TODOS!!!!!!!
JUNTOS SEM ESTES SINDICATOS QUE ANDAM A FAZER PELA VIDA DE QUEM LA ANDA, SEREMOS MAIS FORTES!!!!
NADA DE BOM TEM FEITO PELA CLASSE!!!!
NÃO PAGUEM AS COTAS AOS SINDICATOS!!! DESVINCULEM-SE!!!!!
FORÇA AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA!!!!!!!!!!!!
Bom dia.
ResponderEliminarEstá anunciada uma GREVE GERAL para o dia 11 de dezembro - daqui por um mês - e, dizem, tem em vista o pacote laboral que foi apresentado pelo Governo.
Ao que parece "o Governo quer negociar o seu pacote" (de medidas laborais) e outros preparam-se para o rejeitar antes mesmo de olharem para as suas rugosidades e imperfeições.
Quem rejeita, assim, um pacote devia optar pela "frontalidade" da coisa, saindo do armário e afirmando-se enquanto tal. Já não estamos nesse tempo, os lobos foram amestrados e agora são cachorrinhos de colo.
Sempre o disse: os Sindicatos nos Governos Socialistas, da geringonça e do calhambeque, serviram-se ao refreio do nosso descontentamento - funcionaram como água fria atirada para uma panela a ferver - mas agora querem acelerar o lume brando que a mantinha sem efervescência e eu pergunto-me porquê?
A resposta é óbvia: o situacionismo aberrante, o atavismo ideológico e a teimosia em manter este país na cauda da Europa, estando deste lado do atlântico mas parecendo querer aproximar-se mais aos países do Magrebe ou aos países sul-americanos.
Tenho mais de cinquenta anos e a caminhos dos trinta nos tribunais. Desde que entrei que vejo a mesma forma de pensar, "os mesmos jeitos", tudo é erigido em ordem a satisfazer uma determinada elite de pessoas - TODOS SABEMOS QUE OS MAIORES PROBLEMAS NOS TRIBUNAIS JUDICIAIS CONTENDEM COM A MAGISTRATURA DO MINISTÉRIO PÚBLICO E OS SERVIÇOS A ELA AFETOS.
A situação atingiu uma dimensão caótica, o sistema não consegue dar uma resposta atempada e um dia destes temos a população a organizar-se para fazer vigilâncias civis como sucedeu em Espanha, sim porque há sempre um imbecil em cada esquina à espera de uma oportunidade para o ser (imbecil).
Como é que isto se resolve?
Fácil. Com seriedade. Com metas estabelecidas em cada uma das reuniões e objetivos bem definidos para as ações a desenvolver.
É absolutamente ridículo que à data de hoje ainda não se conheça nenhum estudo sobre os quadros de pessoal - quando o ex-SEAJ Dr. Jorge Costa havia dito que a proposta que apresentou se baseava num estudo que nunca havia sido feito no passado!?
É absolutamente ridículo que a ocupação dos cargos de chefia em regime de substituição continue assim e todos a aceitem.
Na prática este regime, que já atingiu número gritantes, equipara-se ao regime proposto para os secretário - da comissão de serviço - pois que na realidade tudo assim se passa.
Ou seja, temos na práxis um regime encapotado de comissão de serviço traduzido em nomeações em regime de substituição para a maioria dos Escrivães - em tudo semelhante ao que propuseram na negociação e que apenas ficou para os Secretários.
E tudo isto se passa com o beneplácito dos Sindicatos.
Volto a dizê-lo com letras bem gordas:
OS SINDICATOS SÃO UMA MER.. que só servem para, precisamente, se prestarem a servir os interesses partidários e singulares das fações mais representativas de quem os dirige (aquele grupo de amigos, de interesses) - são ao fim e a ao cabo a longa mão de dois partidos (PCP e PS) com tudo o que de mau há nestes meandros (dos partidos políticos).
Paguem o que me roubaram de 2001 a 2005.
ResponderEliminar1 escalão ao longo de 20 anos.
Que mal fizeram os OJ’s para merecer tal sina!! Está tudo mal e vai de mal a pior !!!! Dois sindicatos e qual deles o pior!
ResponderEliminarAssinarei sempre chega.
ResponderEliminarcontra vocês que gostam de ser roubados e enganados ao longo de décadas.
continuai minhas virgenzinhas.
Eu já não pago para estes sindicatos há muito.
ResponderEliminarMeu dinheiro direto não!
Tudo merda, da direita à esquerda.
ResponderEliminarAssim temos a profissão.
Só tenho pena de quem tem putos para criar.
LADROAGEM MESMO
ResponderEliminarPela reação dos OJ´s parece que está tudo contente.
ResponderEliminarContinuem.
Eu assim que possa vou largar isto.
ResponderEliminarCarreira já foi.
Conivência com sindicatos.
Quem está deslocado leva vida de imigrante.
Mal ganha para renda de casa.
Triste País.
Os Oficiais de Justiça afectos ao MP? Esses que tem 450, 500 e, não raras vezes, 1000 inquéritos a seu cargo? São esses que tem culpa? Mas será que deveriam ter mais?
ResponderEliminarAh ok, afinal não há interesse, é mesmo só ignorância e leviandade.
ResponderEliminarGanha mas é vergonha na cara e cala-te.
Deviam era já estar todos presos, de preferência deportados com uma suástica tatuada na testa.
Portugal não é para gentalha da vossa espécie.
para
ResponderEliminarsim,sim, atua esquerda dá-te tacho.
Por mim engole o Ventura e cheganos que te custa menos e dormes melhor.
E vai mandar calar quem te talhou as orelhas, rapariga.
ResponderEliminarParece que muitos não têm noção do caos que se instalou. Mas a culpa disto tudo não é só de uns ou de outros, é principalmente nossa.
ResponderEliminarQuem nos tutela só fica satisfeito com toda esta discórdia na classe.
Há colegas que passam anos em regime de substituição e deixam que os cursos para cargos de chefia se tornem desnecessários, porque, afinal, os lugares já estão ocupados. E os casos de pessoas a chefiar várias seções ou tribunais ao mesmo tempo.
Para quem será que interessa abrir concursos nestas condições?
E querem falar daqueles colegas que só reclamam: dizem que são roubados, que ganham pouco, e alguns até trabalham mais fora do horário do que durante o serviço (santa Vpn) . Usam o tempo que lhes sobra para criarem uma imagem de escravos, de ser heróis processuais.
E querem falar do lobby, das conversas de gabinete e cafés a meio do dia, qual a intenção afinal?
A resposta acaba por se revelar quando são convidados a serem os próximos a liderar. (e o problema era a proposta dos cargos em comissão de serviço... )
Sem esquecer quem se aproveita de falsas baixas médicas.
Olhem realmente à vossa volta: de quem é a culpa de estarmos assim?
ResponderEliminar
ResponderEliminarUm chorrilho de disparates!
O que propõem é uma revisão constitucional....
Disparate e grande é dizer que aquelas propostas implicam uma revisão constitucional. 🤦
ResponderEliminarEnfim, sempre disse que atribuir grau 3 a todos era um disparate, e as barbaridades que se escrevem por aqui, confirmam isso.
Uma greve maia que justificada e à qual devem aderir TODOS os trabalhadores.
ResponderEliminarO maior ataque de sempre aos direitos dos trabalhadores e às famílias, com o apoio da IL e da Cheganada.
A direita e a extrema direita, a destruir a classe média e a promover a miséria, em benefício do Capital.
O que vale é que ninguém os leva a sério!!!
ResponderEliminarO pessoal do sindicato e os seus fiéis acólitos até se passam da marmita com os conteúdos deste blog!!!
ResponderEliminarCarreguem!!
💪💪💪💪
ResponderEliminarDra. Regina, não sei quais são
Sra. presidente do SFJ, nunca nos devemos esquecer quem somos!
As reivindicações dos sindicatos variam consoante o setor, mas geralmente focam-se no aumento de salários, na valorização da carreira, na melhoria das condições de trabalho e na defesa dos direitos laborais contra a desregulação e a precariedade
Quem o ler até ao parece que sabe o que diz.
ResponderEliminarMas não!
É preciso ser muito básico para não perceber que a assunção de responsabilidade e competências, em contra ciclo com o processo de desjudicialização que ocorre há bastantes anos, só dignifica a carreira e é meio caminho para a valorização salarial.