Pena disciplinar de Demissão aplicada a Oficial de Justiça
No Diário da República de ontem vimos o aviso da pena disciplinar de demissão aplicada ao Oficial de Justiça José Augusto Nogueira da Silva, ex-Escrivão Adjunto que chegou a ser nomeado, no ano passado, como Escrivão de Direito em regime de substituição, destacando-se, no despacho dessa nomeação, as suas capacidades técnicas, bem como a experiência e a competência para o exercício das funções de Escrivão de Direito.
No ano anterior, em 2003, o Oficial de Justiça havia sido condenado a uma pena de prisão de cinco anos, suspensa por igual período.
Após ter sido afastado de funções, foi reintegrado no sistema judicial após várias contestações e agora acabou expulso da profissão.
Lia-se assim no Diário da República de ontem:
«Torna-se público que na sequência da notificação em 04 de junho de 2025, da pena disciplinar de demissão, aplicada a José Augusto Nogueira da Silva, que ocupava o lugar de escrivão adjunto do mapa de pessoal do Núcleo de Guimarães do Tribunal Judicial da Comarca de Braga, foi extinto o vínculo de emprego público estabelecido com aquele oficial de justiça, por motivos disciplinares, com efeitos a 05 de junho de 2025.»
O Oficial de Justiça, de 50 e poucos anos, detinha a extinta categoria de Escrivão Adjunto, e chegou a ser-lhe aplicada a prisão preventiva como medida de coação em 2018.
Esteve em comissão de serviço no Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça (IGFEJ), com funções de apoio informático nos tribunais, até 6 de março de 2018.
A comunicação social descreveu pormenorizadamente o teor da acusação, dizendo que teria acesso a computadores de todos os funcionários e magistrados judiciais dos Tribunais de Fafe e Guimarães, mas também à 9.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, onde se encontravam distribuídos os inquéritos referentes a investigações de crimes de corrupção, nomeadamente no futebol.
Para esconder o seu rasto digital, de acordo com o Ministério Público, utilizaria credenciais de terceiros (magistrados, funcionárias e até de um funcionário aposentado seu familiar) sem o seu conhecimento.
Nas buscas realizadas à sua residência também foram encontrados acessórios informáticos pertencentes ao Ministério da Justiça. A acusação acredita que entregava a Paulo Gonçalves e à Benfica SAD informações sobre processos em segredo de justiça, recebendo em troca um tratamento privilegiado junto do Benfica, com oferta de merchandising do clube, bilhetes para os jogos, com acesso às zonas exclusivas do Estádio da Luz e a espaços reservados à equipa principal.
O tribunal considerou provado que, de facto, acedia a processos no Citius e que transmitia informações a um antigo dirigente do Benfica, recebendo em troca benefícios ligados ao clube.
Vi como viraste a cara para não veres.

Fontes: “Diário da República de 04NOV2025”, “O Jogo”, “Mais Guimarães”, “Público #2018” e “Público #2024”.
que tenha boa sorte
ResponderEliminarBelo merchandizing que recebeu.
ResponderEliminarPena nenhuma dessa gente, independentemente de ser oj ou não. É gente que demonstra não ser séria para o exercício de funções públicas.
Tal como mj e dgaj e governantes não são gente séria com os ojs roubados.
A principal ilação que se deve retirar daqui é que a justiça penal e disciplinar está a cumprir o seu papel.´
ResponderEliminarDe resto, em todas as carreiras existem ovelhas negras, sendo inato à natureza humana retirar o máximo benefício económico na vida profissional, e a existência da barreira entre o lícito e o ilícito, depende dos princípios e normas éticas com que cada um se rege.
Veja-se o exemplo da bancada da extrema direita na AR para se perceber a ausência dessa barreira.
Mas nem tudo são más notícias: o mundo está a abrir os olhos novamente e a ESQUERDA PROGRESSISTA venceu ontem eleições em várias cidades de USA !
Acordamos hoje num mundo melhor, agora é esperar o contágio na Europa.
Bons ventos o levem...Só tenho pena e que a limpeza nos Tribunais já não tenha sido feita à mais tempo, pois existe muita merd... cá dentro....
ResponderEliminarE mais vai haver com todos estes que entraram sem ser efectuada uma devida passagem por um "crivo"...enfim alguns vão perceber outros não ao que me refiro....
Classe morta a nossa.....e todos vamos sofrer no futuro com isso.....
Pelos vistos é V.Exª sabedor das cores partidárias do OJ bem Demitido!!!!
ResponderEliminarSe quer fazer politica não é este o sitio certo.
Dar cabo da vida por umas camisolas do benfica.... fds.... que burro. Ainda que fossem uns milhões ainda vá, agora camisolas do benfica ?
ResponderEliminar
ResponderEliminarE pluribus unum
Esquerda progressista 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔
ResponderEliminarComo parece bvio o Sr em causa não iria arriscar a sua reputação meio de vida e posição por umas meras camisolas e bilhetes. Deverá certamente existir mais debaixo que não foi devidamente ligado a tempo. O escrutínio tbm precisa ser revisto!
ResponderEliminar
ResponderEliminarFoi feita justiça, o sistema funcionou e supresa seria não ter acontecido. Em todo lado há ovelhas negras e realmente, na minha opinião, todos nós - magistratura incluída - deveríamos ter passado por um crivo, como foi já aqui referido. E esse crivo deveria ter uma avaliação psicológica incluida, efetuada por profissionais competentes.
Tenho a certeza que muitos ficariam pelo caminho. Conheço alguns.
Nem eu própria sei se teria passado pois cada vez me sinto mais enlouquecida com esta profissão...
Também não acredito que fossem só camisolas e bilhetes e jantaradas.
ResponderEliminarDeve haver money money
Outra vez a mesma cassete
ResponderEliminarMuda lá isso que te custa menos
afinal o PS , PSD, CDS e afins de esquerda é tudo santo ao longo de 50 anos
Mesmo doentio.
Mal de quem tem que levar contigo numa secção de trabalho.
fosca-se, óh meu
ResponderEliminarO maior crivo é o berço, a educação dos pais e avós.
Ética moral é o que falta.
Mas os governantes dão o exemplo.
Tenho dito!
Vosso messé calado era um poeta...... Enfim gostava de me desse um exemplo de um país bem sucedido dessa democracia de esquerda progressista .......
ResponderEliminarhttps://www.rtp.pt/noticias/pais/governo-quer-concluir-revisao-dos-estatutos-dos-funcionarios-judiciais-ate-ao-final-do-ano_n1696042
ResponderEliminarNão se mostra minimamente razoável que após uma investigação, um julgamento e uma sentença transitada, haja Oficiais de Justiça que levantem tais infundadas suspeitas. Não é correto para profissionais do foro, embora admissível para o cidadão comum que não percebe nada dos mecanismos da justiça.
ResponderEliminar
ResponderEliminarAs investigações são como os bonés...!
Agora o finfica que lhe dê emprego ...
ResponderEliminarO melhor "crivo" ( já que nāo há seleção de jeito para uma profissão que trabalha com tantos assuntos vulneráveis, sensíveis, processos em que estão em causa interesses contrários, por vezes muitos milhares e milhões de euros ) é cada um por si, no local de trabalho, estar bem atento, observar, pois o óbvio por vezes escapa, porque só atentamos nos nossos processos e nāo vemos e ouvimos o resto.
ResponderEliminarSinais exteriores de riqueza podem ter origem em mau comportamento profissional mesmo ao nosso lado.
Ainda há pouco tempo houve outro caso aqui falado no blogue e na c. social.
É uma vergonha para todos e os que vivem do trabalho e do que o Estado lhes paga por isso, nāo têm culpa das ovelhas negras.
Deram acesso a muitas bases de dados.
Algo está mal explicado.
ResponderEliminarSe foi reintegrado então porque foi agora exonerado?
Ora aí está!
ResponderEliminarBerço, verticalidade.
Se os governantes não dão exemplo, enfim
daaaaaaaaaasssssssssssssssseeeeeeeeeeeeeeeeee
Suécia, Dinamarca, Holanda, Espanha, Alemanha, Canadá...
ResponderEliminarQueres mais?
Alguns podem não ser declaradaemnte de esquerda, são sociais democratas. Mas não são como os nossos sociais democratas a querer ser o Chega e o IL ao mesmo tempo, percebes? E progressistas são todos eles.
É preciso fazer-te um desenho? Deixa lá as saudades do passado, olha para a frente.
final de que ano? 2026? final do ano da legislatura? 2025 é impossível.
ResponderEliminarConcordo.
ResponderEliminarEntrou muita gente ultimamente de índole duvidosa.
Sei do que falo ...
Saíram hoje os cadernos eleitorais para as eleições do COJ.
ResponderEliminarÉ a nossa oportunidade de castigarmos severamente o sindicato!!!
Se eles deram cabo da nossa carreira, também é justo que a gente também dê cabo das aspirações de muitos.
Quinto dia do mês de Novembro e o CRL do movimento não sai.
ResponderEliminarContinuem a brincar seus F(ilhos) D(o) P(apá)!!
Países esses que devido ao seu grande progressismo de esquerda que os fez escancarar portas, estrão agora metidos numa embrulhada com os custos de vida a subir devido a pressão migratória assim como a criminalidade a aumentar por não integração dos migrantes nos costumes desses povos e que por cima ainda querem impor os seus costumes.
ResponderEliminarNoutros temos a deriva woke...
ResponderEliminarAssinarei todas as listas que surjam como oposição e que sirvam para derrubar esta podridão instalada!!
ResponderEliminarOntem essa nódoa., hoje esta: "Já houve uma valorização do ponto de vista da requalificação da carreira, mas também para nós é essencial continuar o processo de negociação no sentido da revisão global dos estatutos", disse o secretário de Estado, acrescentando que o objetivo do Governo ter concluído até ao final do ano este processo." Pois pois, uma valorização salarial encapotada, requalificação da carreira, esta malta acredita mesmo no que diz? https://www.rtp.pt/noticias/pais/governo-quer-concluir-revisao-dos-estatutos-dos-funcionarios-judiciais-ate-ao-final-do-ano_n1696042
ResponderEliminarOs que votam agora no quarto pastorinho, e não largam a k7 dos 50 anos, onde votavam antes de 2020? Pois é bébé...
ResponderEliminar
ResponderEliminarCom reuniões secretas com os sindicatos onde ninguém sabe o que é discutido é bem provável que em menos de 2 meses esteja o estatuto concluído.
ResponderEliminarDepois é como a outra parte já aprovada.
Sai e ninguém bufa.
Informações dos sindicatos 0.
Continuem a pagar as cotas
Que vergonha.
Se eles não fazem nada por nós, não façamos nós nada por eles.
ResponderEliminarJá provaram que não servem os nossos interesses.
Por isso só há uma solução, não votar nas listas por eles indicadas!!
Sim, continua com esse discurso sobre teorias da substituição que é o que precisamos para provar a vossa imbecilidade, e reconquistar votos perdidos.
ResponderEliminarEnquanto fã de Trumpa gostaste dos resultados eleitorais de ontem em USA e do regresso com estrondo da esquerda?
Pois é, ainda agora começou.
Um conselho: Metam esse rabo facho entre as pernas e regressem ao esgoto enquanto é tempo.
Impossível? Não acho...
ResponderEliminarEsse sujeitinho teve afinal aquilo que merecia embora todos saibamos que e uma raridade em Portugal haver consequencias.
ResponderEliminarE o tipico ze portugues que confunde a profissao com a clubite embora todos saibamos que no caso do clube em causa ninguem faz nada a mando, e tudo por autorecreacao dos sujeitos que fazem as coisas.
E um Ze portugues que so me desperta odio pels cultura da chique espertice a favor do clube do povo.
Somos terceiro mundistas, essa e a verdade.