Faltam 5 dias para as greves de: 11-Qui e 12-Sex

      Depois do anúncio público, aos trabalhadores e ao Mundo, de que iria convocar uma greve para a próxima sexta-feira, dia 12DEZ, a FESINASP roeu a corda e, sem mais explicações, não convocou greve nenhuma. Esta marcha-atrás é um aviso para memória futura, porque os trabalhadores devem estar atentos, uma vez que a palavra dada aos trabalhadores deve sempre ser honrada.


      A retirada da FESINAP da sexta-feira, dia 12DEZ, não obsta, no entanto, a que esse dia não possa vir a ser uma continuidade, um reforço e uma sustentação da greve geral de quinta-feira dia 11DEZ.


      O Sindicato Independente dos Trabalhadores dos Organismos Públicos e Apoio Social (SITOPAS) convocou greve para a sexta-feira dia 12DEZ e esta greve abrange todos os trabalhadores em funções públicas, designadamente, os Oficiais de Justiça.


      Assim, os Oficiais de Justiça estão abrangidos pelas greves decretadas para os próximos dois dias: quinta e sexta-feira, 11 e 12 de dezembro.


      Obviamente, para os tribunais, dois dias consecutivos de encerramento é algo que não pode suceder, devendo haver serviço de turno ou, no caso de greves, serviços mínimos.


      Assim, a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) contactou o Sindicato convocante da greve de sexta-feira, o SITOPAS, e apresentou-lhe uma proposta de serviços mínimos, em tudo idêntica a outras já antes apresentadas.


      O Sindicato convocante aceitou a proposta e fez seus uns serviços mínimos antes apresentados para outra greve, no caso uma de 2024, que coincidiu com uma segunda-feira, o que mereceu a concordância da DGAJ e, em face do acordo, tornou-se desnecessário avançar para a apreciação de um colégio arbitral, como tantas vezes e quase sempre sucedia com as greves convocadas pelos Oficiais de Justiça.


      Portanto, os serviços mínimos indicados pelo SITOPAS, e que a DGAJ já comunicou em ofício circular, são os habituais que todos os Oficiais de Justiça já conhecem. No entanto, para os mais esquecidos, vão a seguir sintetizados.


      Convém levar em muito boa conta, e nunca é demais alertar, desde logo que os serviços mínimos são apenas para a greve de sexta-feira dia 12DEZ e que os serviços mínimos são os fixados pelo Sindicato com a concordância da DGAJ e mais nenhuns, não tendo legitimidade nenhuma para os alterar, reduzir ou ampliar, ninguém nem nenhuma entidade.


      No que diz respeito ao número de Oficiais de Justiça, será apenas um por cada juízo materialmente competente para tramitar os processos de caráter urgente relativos aos assuntos que a seguir se indicam e, nos mesmos termos, um Oficial de Justiça por cada secção do Ministério Público relacionada com os mesmos assuntos.


      A exceção a estes Oficiais de Justiça únicos ocorrerá no Tribunal Central do Instrução Criminal (o denominado Ticão), onde deverão estar indicados um total de 3 Oficiais de Justiça, sendo 2 por cada juízo e mais um por cada secretaria do Ministério Público materialmente competente.


      Para os referidos serviços judiciais e do Ministério Público deverão ser “convocados de forma rotativa, garantindo assim, a todos os trabalhadores que estejam ao serviço neste período o direito a fazer greve, não podendo ser indicados trabalhadores que, normalmente, não estejam afetos ao serviço materialmente competente para a realização dos mesmos.”, conforme se lê na declaração de serviços mínimos.


      Quer isto dizer que só podem ser convocados para assegurar os serviços mínimos para aquelas secções dos serviços mínimos os Oficiais de Justiça que atualmente efetivamente ali desempenhem funções e não outros que a elas sejam alheios.


      E quais são os assuntos urgentes que devem ser assegurados na sexta-feira e só esses? Consta o seguinte:


    «.a) Apresentação de detidos e arguidos presos, a autoridade judiciária e realização dos atos imediatamente subsequentes;


      .b) Realização de atos processuais estritamente indispensáveis à garantia da liberdade das pessoas e os que se destinem a tutelar direitos, liberdade e garantias que de outro modo não possam ser exercidos em tempo útil;


      .c) A adoção das providências/atos cuja demora possa causar prejuízo aos interesses das crianças e jovens, nomeadamente as respeitantes à sua apresentação em juízo e ao destino daqueles que se encontrem em perigo;


      .d) Providências urgentes ao abrigo da Lei de Saúde Mental.»


      Quer isto dizer que quem não fizer greve assegura todo o serviço normalmente, mas quem estiver convocado para assegurar os serviços mínimos deve assegurar apenas os serviços atrás indicados nas alíneas de a) a d) e mais nada.


      Portanto, recapitulando, a quantidade de Oficiais de Justiça é a referida e os serviços mínimos são os elencados; nada mais, e podem fazer greve todos os Oficiais de Justiça, sejam sindicalizados, num ou noutro sindicato ou em nenhum, bem como todos os demais Funcionários de Justiça.


      Por fim, recordar que se no dia 11 todos os trabalhadores, do setor público ou privado, podem aderir à greve, no dia 12 apenas estão abrangidos os trabalhadores do setor público.


SITOPAS=Greve11e12DEZ2025-Cartaz.jpg


CGTP-Greve11DEZ2025-Cartaz.jpg


UGT-Greve11DEZ2025-Cartaz.jpg


      Podem consultar a documentação relevante para estas greves nas seguintes hiperligações:


      – CGTP, aviso prévio de greve para o dia 11DEZ.


      – UGT, aviso prévio e mais informações para a greve do dia 11DEZ.


      – SITOPAS, aviso prévio e cartaz da greve decretada também para 12DEZ.


      – DGAJ, ofício circular que comunica os serviços mínimos do SITOPAS.


      – Nota sindical do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).


      – Nota sindical do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ).


    Greve-Carregando=Faltam5dias.jpg

Comentários

  1. Adolfo Dias5/12/25 08:35

    Ora aí está uma notícia que interessa.
    Já tenho os últimos dois artigos aprovados, viagem e hotel pagos.
    É só esperar pelas cinco da tarde e dia 15 regresso.
    Sol e calor não vão faltar.
    Boa luta camaradas.
    Fui.

    ResponderEliminar
  2. Paguem o que nos devem!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem! Nunca desistir!
    GREVE

    ResponderEliminar
  4. Contra o ROUBO  de 2001 a 2005, estou de baixa déspotas!

    ResponderEliminar
  5. Na prática funciona como um dia de turno.

    ResponderEliminar
  6. Está na altura do Governo e do MJ darem resposta às justas e razoáveis pretensões dos OJ!


    Cumpram a vossa palavra!

    ResponderEliminar
  7. Ladroagem  e mentirosos 

    ResponderEliminar
  8. SOJ


    Reativa as GREVES


    Diz  basta de mentiras!!!

    ResponderEliminar
  9. Camarada é  o que merecem 

    ResponderEliminar
  10. Coveiros SFJ onde andas também?


    Acordo fixe??

    ResponderEliminar
  11. Ohhhh


    Ahhhh
    Ohhh

    ResponderEliminar
  12. Estás de baixa fraudulenta porque és preguiçoso, sem brio profissional e sem respeito pelos teus colegas. 
    Baixa médica não é forma de luta, é falta de carácter.
    Pessoa como tu não fazem falta nenhuma e só envergonham a classe. 
    Fica por aí 

    ResponderEliminar
  13. Bom dia.
    E que tal durante esta semana, a que se acaba e as próximas, os superiores hierárquicos ligarem para os núcleos dos tribunais - para o VoIP - e tentarem falar com os seus subordinados a ver se é o casaco que está assente nas costas da cadeira ou se é o pó no assento onde por estes dias raramente pousam os submissos rabos? 
    Quanto tempo se perde com telefonemas para os contactos pessoais a dar conta do serviço do dia? Quanto fica por fazer à conta disso?
    O meu falecido pai dizia-me que a seguir a aprender o caminho da escola teria de aprender o caminho para o trabalho e na vinda deste saber só o de regresso a casa e não outro!
    Os funcionários dos tribunais não têm disponibilidades para pagar a quem toma conta dos filhos mas outros há que ganham bem mais e pagam colégios infantários e amas e mesmo assim faltam ao serviço por conta de terem de tomar conta dos filhos ??? Quem o faz não respeita as mães deste país e menoriza esse papel tão importante como o ar que se respira - sem mãe que nos dê conforto e carinho, que nos dê colo, e sem um pai que ensine as regras pela autoridade do exemplo e já não pelas desmandas do seu feitio, não seremos ninguém no futuro. 

    ResponderEliminar
  14. SOJ? Não acordem o Senhor, está a descansar. A classe foi insultada e humilhada pelo fulano que representa o maior cancro deste país e nada disse. O SOJ está a descansar.

    ResponderEliminar
  15. O que é o SOJ?
    Aquela organização que luta arduamente e diariamente pelos direitos dos oficiais de justiça? que prepara profissionalmente as difíceis reuniões com a tutela? que está vigilante sobre a vida dos OJ nos tribunais? que estuda o futuro da classe? e....que tem apenas 1 pessoa?

    ResponderEliminar
  16. Todos em greve contra o maior ataque de sempre da Direita e Extrema Direita aos direitos dos trabalhadores!

    ResponderEliminar
  17. Tio Kosta5/12/25 10:57



    Prémios para os funcionários da Segurança Social.Aumentos para os gratificados dos agentes das forças de segurança.
    Registos e notariado, também com aumentos.
    Etc, etc, etc.
    Colegas a deixarem os serviços publicados diariamente no diário da República, reuniões secretas dos sindicatos e artigo semanal no correio da manhã.
    Somos mesmo diferentes.

    ResponderEliminar
  18. Acabaram se as eleições,! As presidenciais  têm pouca influência na vida do País. Económica Social etc. Agora aquilo que prometeram e com aquilo que se comprometeram , já era . Veja se o nosso caso, os Policias ,  GNR etc etc . Pois pena não haver eleições todos os anos ! Olha a lei laboral, o que eles pretendem ! Mais do que anseiam os patrões! Pois preparem se para dias difíceis! A saúde , a habitação , apesar de muita letra, muita demagogia tudo vai piorarar. Veja se a vergonha da prescrição da multa aos bancos , milhões, veja se a fuga  dos impostos a pagar pela venda das barragens . É o próprio ministro das finanças a admitir a sua não cobragem ! VERGONHA! Não paguem os trabalhadores o IMI, o IRS em tempo oportuno e vejam se as multas! 

    ResponderEliminar
  19. Estou de acordo com a maioria dos comentários de hoje.


    Paguem o que devem aos Oficiais de Justiça.


    Paguem aos eventuais!
    Paguem aos ex adjuntos (todos eles prejudicados)
    Paguem os escalões dos 7 anos e 2 meses, mais o tempo desde a ultima subida de escalão!


    Paguem porque estão em dívida!


    Paguem o que devem aos Oficiais de Justiça.

    ResponderEliminar
  20. Dia 11 é a "prova dos 9"
    ou
    passamos com distinção, GRANDE AFLUÊNCIA
    ou
    sujeitamo-nos que os nossos dirigentes sindicais, venham com a desculpa
    Foi o acordo possível, porque somos uma carreira que não luta

    ResponderEliminar
  21. soubessem vocês o impacto que estes comentários têm junto dos que mandam. teriam vergonha de humilhar a classe.

    ResponderEliminar
  22. Ambrósia de Rilhafoles5/12/25 13:45

    E trabalha mais essa pessoa do que 7 a tempo inteiro no SFJ. Essa é que é essa

    ResponderEliminar
  23. 25 de Abril sempre.

    ResponderEliminar
  24. sabe-se lá quem escreve, se calhar está a trabalhar aí num sitio qualquer e quer destabilizar

    ResponderEliminar
  25. 👍👏👏

    ResponderEliminar
  26. Não é coveiros que se diz.


    Agora chamam-se TÉCNICOS DE PROFUNDIDADE!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ