O Esclarecimento, o Repúdio e a Repugnância

      No passado dia 23JAN dávamos aqui notícia da nota informativa do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), na qual se criticava a atuação de um Administrador Judiciário e Vogal do COJ, relativamente ao seu alegado boicote na divulgação da Lista B e promoção da Lista A.


      Perante a descrição contida na nota informativa do SOJ, muitos Oficiais de Justiça reagiram de forma muito negativa e no artigo desse dia 23, demos eco desse mal-estar com considerações assim:


      "É uma pena que estes quase 7500 gatos pingados se mantenham tão fechados em si próprios e em permanente estado de guerra fratricida, em vez de evoluírem desse neandertalismo cabeludo para seres superiores dignos do tal grau 3 que lhes foi atirado para cima; um peso que, pelo menos para já, não conseguem carregar nem vestir. A nota do SOJ contém alegações muito graves e muito vergonhosas, por isso carecem de divulgação, porque, entre outros aspetos, podem servir de aprendizagem a alguém."


      É na sequência de tudo isto que ontem o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) divulgou uma “Nota de Repúdio e de Esclarecimento”, repudiando as palavras do presidente do SOJ e esclarecendo que o visado Administrador Judiciário e Vogal do COJ, não só não agiu como o SOJ referiu, como terá agido precisamente ao contrário.


      Se era grave aquilo que o SOJ disse que teria sucedido, é muito mais grave que tais afirmações não sejam verdadeiras, tal como vem agora o SFJ afirmar, atingindo mesmo o grau 3 da repugnância.


      Dizia assim a nota do SOJ:


      «E é tempo mesmo de mudança. Uma mudança que se reivindica, mais ainda, quando para este ato eleitoral um Senhor Administrador Judiciário, mais concretamente da comarca de Faro, faz apelo numa das listas, numa total violação do Código de Ética e de Conduta elaborado pela DGAJ.


      Ao longo dos anos muitos colegas, Oficiais de Justiça, foram considerando normal que um Administrador Judiciário seja eleito, pelos trabalhadores, Oficiais de Justiça, como seu representante, Vogal no COJ.


      Contudo, no nosso entendimento, não é eticamente admissível, nem moralmente aceitável, que um Administrador Judiciário envie durante a parte da manhã processos disciplinares contra colegas nossos, exercendo as suas funções como representante da tutela, “braço direito” do Senhor Juiz Presidente da Comarca e, mais tarde, durante a período da tarde, acreditar-se que estará do lado dos colegas a defendê-los, em processos disciplinares que mandou instaurar.


      Por isso mesmo é tempo de mudança, de se acabar com a total insanidade e falta de ética que norteia, alguns que até levam o Norte, no nome.


      Um Administrador Judiciário que faz o apelo ao voto numa das listas, obstaculizando a divulgação de outra, revela bem a forma como a falta de ética e de pudor invadiu os tribunais e como alguns se acham os Donos Disto Tudo. Basta de conformismo, é tempo de mudança.»


      E ontem, a nota do SFJ que repudia esta nota do SOJ diz o seguinte:


      «O Sindicato dos Funcionários Judiciais repudia por completo a comunicação assinada pelo presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), no pretérito dia 22-01-2026, publicada na “webpage” daquele sindicato visando o ainda vogal do COJ, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do SFJ, Administrador Judiciário da Comarca de Faro e colega de todos nós, Vítor Norte.


      Nessa publicação, foram feitas acusações ignóbeis, totalmente falsas e desprovidas de qualquer fundamento ou adesão à realidade, que colocaram, e colocam, em causa a honra e o bom nome de alguém que tanto tem dado à nossa classe, seja a título individual como oficial de justiça, como sindicalista, ou como vogal do COJ.


      .1° – O colega Vítor Norte, ao contrário da acusação que lhe foi dirigida, nunca obstaculizou a divulgação da lista B e da sua campanha. Pelo contrário! Divulgou desde logo pela sua Comarca todo o material de campanha da lista B, conforme lhe foi solicitado por essa lista!


      .2° – A postura do nosso colega Vítor Norte, nas suas mais variadas funções, nomeadamente enquanto Administrador Judiciário, tem sido irrepreensível para com todos os colegas que lidera, constituindo um verdadeiro exemplo!


      .3° – Ao contrário de outros, nunca desempenhou qualquer papel qual “Dr Jekyll and Mr Hyde”, estando sempre na linha da frente da defesa de todos os colegas. Quem com ele trabalha, ou trabalhou, sabe que é verdade!


      Aliás, basta ver qual foi a lista que solicitou aos Administradores Judiciários que difundissem os seus materiais de campanha para todos os colegas dos respetivos tribunais/comarcas… Não foi a lista A!


      Adiante.


      Importa realçar que, aquando daquela publicação (22-01-2026), estávamos no primeiro dia do período aberto à votação para a eleição dos Oficiais de Justiça para vogais do COJ.


      Por muito que fosse o desespero do subscritor e da sua lista B (não se encontra outra justificação!), nada justificava uma atitude daquelas – com acusações totalmente falsas – na véspera de um ato eleitoral tão importante para a nossa classe.


      E porque “quem não se sente não é filho de boa gente”, o SFJ ainda ponderou reagir de imediato, mas determinou o (nosso) bom senso que, para bem da carreira dos Oficiais de Justiça e da sua imagem, a preocupação principal fosse de que a classe se focasse nas propostas das listas a sufrágio, bem como na capacidade dos colegas que as compunham, defendendo, acima de tudo, a solenidade e a importância de um ato eleitoral para um órgão tão importante para a carreira dos Oficiais de Justiça.


      O mentor da lista B, em vez do recurso a jogadas dignas de outras latitudes, deveria antes ter-se preocupado em fazer campanha de forma limpa.


      Isto é brincar com toda uma classe e manifesta uma leviandade (que não é de agora) na abordagem de questões muito sérias.


      Será que a intenção é apenas “dividir para reinar”? Deixa-se ao critério de cada um…


      Não vale tudo! Muito menos falta de ética!»


Expressao-Repugnancia(DDOJ).jpg


      Fontes: “Info-SOJ-22JAN” e “Info-SFJ-29JAN”.

Comentários

  1. Bom dia,
    Sei que não tem nada que ligue com o assunto de hoje.
    Mas, lanço a pergunta.
    O que terá acontecido para a emissão dos registos criminais, deixar de ser na hora?
    Mais uma macacada....

    ResponderEliminar
  2. Não existe um moderador, ou Moderador, que filtra também estes comentários que nada têm a ver com a publicação do dia?


    Este tipo de comentários completamente inúteis, só servem para dar atenção a pessoas que de outro qualquer modo não a conseguem obter a não ser pelos piores motivos.


    Estes comentários fors de tópico são lixo.


    O lixo limpa-se.


    Sugiro ao oficial de justiça que filtre também este tipo de comentários, porque nada acrescentam. 


    A democracia tem regras. Tem de ter regras.

    ResponderEliminar
  3. O que me admira e não consigo percerber é o seguinte:


    Qual a vantagem de haver uma negociação entre os sindicatos e o MJ se nas negociações nada se discute que possa resultar em melhor para os OJ?


    Doutra fora, ao longo do anos perdemos o SSMJ, a reforma aos 55, perdemos o acesso a Secretário e até, uma boa parte, a Escrivão.


    Agora querem implementar o SIADAP!...


    Como se pode negociar o SIADAP se ele apenas traz desvantagens?!!


    Haverá algo que não estou a perceber?!!


    Mas os sindicatos estão a negociar o quê?!!!
    A perda de direitos e melhores condições?!!!


    Quais são as coisas em cima da mesa que são positivas para os OJ?!!!!


    SE não há, porque é que os sindicatos não abandonam as negociações?!!!!




    Há qualquer coisa que me esteja a escapar?!!!!

    ResponderEliminar
  4. Ofício-Circular n.º1/2026 da DGAJ.

    ResponderEliminar
  5. Manobras de distração!!

    ResponderEliminar
  6. Adolfo Dias30/1/26 09:40


    Manobra de diversão após a publicação da excelente análise por parte do colega Queiroz sobre as alterações ao estatuto.
    Começaram a ver muita agitação por aqui e nas redes sociais e então vai de repudiar.
    Vou aguardar o repúdio ao SIADAP.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia.
    Eu estou pouco preocupado com tricas entre pessoas que em lugar de se preocuparem com a nossa vida estão antes é preocupados com os tachos: o Carlos Almeida preocupou-se com os lugares no COJ e o SFJ também, sabendo hoje que aquele Sindicalista, o Vítor Norte, fez boa carreira e é Administrador, coisa que muitos de nós nunca almejaremos a julgar pelos acontecimentos recentes que dão conta de nomeações que muitos e eu também apelido de "nomeações de favor".
    Há dois documentos muito importantes, são aliás os mais importantes para a nossa vida profissional, e apesar das discussões técnicas ao longo de meses, nada sabemos sobre o seu conteúdo - a um cidadão normal que por acaso é também oficial de justiça dever-lhe-ia ser prestado contas do que andam a fazer (não existe nesta matéria segredo de Estado).
    Pelo que li por aqui e nos corredores do Tribunal - o sistema de avaliação é para rejeitar "in totum" , merecendo um firme NÃO no seu todo!
    Nas progressões e promoções, para muitos de nós o sol está ainda encoberto por uma peneira com micro-buracos que não permite vislumbrar sequer uma ideia do que é proposto.
    Por isso debruço-me sobre a avaliação.
    Porque é que, dizendo não ao que é proposto (que desconheço sabendo que será um SIADAP adaptado!?)
    Porque é que o novo sistema não há de contemplar outras vantagens como acontece com os Polícias (além da alteração do posicionamento remuneratório na categoria, a concessão de dias de férias como prémio de desempenho, e a  atribuição de compensação monetária como prémio de desempenho).
    Porque é que, a ser um SIADAP, não se propõe a mesma filosofia prevista no artigo 135.º do Decreto-Lei n.º 243/2015, de 19 de outubro (avaliações anuais e com critérios que verdadeiramente permitem um salto em 3 anos) encurtando os tempos de posicionamento.
    Porque é que não valorizam os tempos perdidos no escalão detido aquando da produção dos efeitos do DL 27/2025 - fazendo-os equivaler a uma das notações enquadráveis - 3 pontos pela notação máxima (=MB), 2 pela menção imediatamente inferior à máxima (= BD) e 1,5 pontos pela seguinte (=B) - ou seja, no novo sistema, contaríamos todos já com uma avaliação consubstanciando um acelerador.
    Porque é que temos de ser tão redondos e absortos num ideal que não vai acontecer - se é para avançar com um novo sistema de avaliação ao menos que se contribua eficazmente e positivamente ara que seja o menos negativo para a carreira.

    ResponderEliminar
  8. Caro colega, fica aqui a explicação:

    ResponderEliminar
  9. Há muita coisa que lhe escapa:
    Olhe algumas:
    - O dirigente Sindical Vítor Norte, com papel importante ao longo dos anos, é Administrador Judiciário;
    - O dirigente Sindical António Marçal, é conselheiro nacional da CGTP;
    - O ex-dirigente Sindical Fernando Jorge, depois de ocupar cargos importantes ( no COJ, etc.) reformado com uma pensão superior a 3 mil euros;
    Enfim ..

    ResponderEliminar
  10. O Governo está a "empatar" e os sindicatos comem e calam.  Nada de bom vai sair das negociações. Não é tempo de abandonarem e fazerem algo de positivo? Talvez defender os nossos interesses!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Havia uma série dos anos 80 muito boa, Norte e Sul

    ResponderEliminar
  12. Espertinho.
    Milhares de pessoas precisam com urgência de CRC's.
    Tem prazos para entregar.
    Conseguiram estragar um serviço que funcionava bem.
    A Circular, não resolve nada.
    Coloquei a questão, porque é um assunto tão importante como outros.

    ResponderEliminar
  13. continuem a pagar quotas 

    ResponderEliminar
  14. Administradores  da treta 
    SOJ  tem razão  em denunciar. 
    Só  tiranetes que tratam  das suas vidinhas espezinham quem trabalha e dá  a cara ao público 


    Coj corja e outros que tais!!!

    ResponderEliminar
  15. Contra  o ROUBO  de 2001 a 2005


    Estou de baixa




    Fodddd 


    Ladroagem 

    ResponderEliminar
  16. Não está a empatar nada pois as alterações ao estatuto é para serem aprovadas até final de fevereiro deste ano, para se repercutir no movimento ordinário anual dos oficiais de justiça com as novas regras.
    É mesmo para fazer, pois nos mentideros dizem que o governo é para derrubar no fim do ano.

    ResponderEliminar
  17. Já dizia o outro, "os cães ladram e a caravana passa"...

    ResponderEliminar
  18. Temos de estar atentos, Colega.

    ResponderEliminar
  19. Muito pertinente. Os sindicatos que se deixem de tretas e concentrem-se no que realmente importa.

    ResponderEliminar
  20. Repugnante é a nossa carreira!!

    ResponderEliminar
  21. Lamentável estas guerras entre os sindicatos na FASE MAIS DECISIVIVA dos últimos 30 anos da carreira. Deviam estar mais unidos que nunca. IMPERDOÁVEL. 

    ResponderEliminar
  22. E não há uma dúzia de OJ que impugnem estes acordos desastrosos!


    Será que ninguém vê a dimensão de perda salarial se o SIADAP for implementado?!!!


    Embora eu pense, e muitos como eu, que este (SIADAP) não se pode aplicar aos OJ em funçoes!...

    ResponderEliminar
  23. O feudo está de volta em toda a sua força! Aguentem!!30/1/26 12:30

    A, baixissima, qualidade, competencia e capacidade dos nossos representantes sindicais está, há anos, demonstrada e verificada.
    Interrogo-me como é que, entre cerca de 7000 OJ, não haja gente mais capaz dos que quem nos representa atualmente junto do poder politico.
    no entanto toda a gente se distrai com a forma e não está atenta ao conteudo. Para mim é obvio que, nunca, em tempo algum, alguem que desempenhe as funções de AJ, pode compatibilizar isso com as funções exigidas a um vogal do COJ. No entanto os OJ preferem "novelas" a enfrentar a dura realidade que importa alterar e isso passa por acabar com este tipo de situações mas também por comissões de serviço intermináveis, sempre para os mesmos, implica que sejam apoiados e escolçhidos os melhores de nos para nos representar, onde quer que seja e não oa "amigos" de alguém.  

    ResponderEliminar
  24. 12,30:
    Não acha que está a pedir de mais? Pensar para melhorar dá trabalho.
    Cumprir ordens, despachos, seguir rituais de trabalho, tudo sempre igual, sem questionar se servem para acelerar o processo ou o mesmo ter muita "palha" , é bem mais fácil. O cérebro não deve ser assim tão cansado e é deixar andar.
    Ex. A Olívia também era patroa e empregada ao mesmo tempo.... 

    ResponderEliminar
  25. Percebem agora porque eu disse que Regina é pior que Marçal?


    Eu sei que é terrível, que vai contra a nossa esperança, mas parece ser mesmo verdade!

    ResponderEliminar
  26. MUITO BEM SUBSCREVO NA ÍNTEGRA...

    ResponderEliminar
  27. Curioso que quando o soj emitiu um comunicado onde publica graves comportamentos de dirigentes do sfj nas reuniões com o mj, não tenha havido qualquer repúdio. Nesse caso não houve ofensa à honra do sfj? 

    ResponderEliminar
  28. Colega dizer-lhe: "a pensar morreu um burro!".
    É preciso estar preparado e atento, não fique incauto pois será naturalmente surpreendido com algo que não vai digerir muito bem.
    O colega é daqueles que pensa que vai ter dentes até morrer.
    Olhe que nascemos sem eles e, subtraindo os casos de perecimento precipitado, antes do tempo, iremos morrer desdentados, é a lei da vida!
    Deixo a citação a John F. Kennedy que defendeu a mudança como uma necessidade imperativa e contínua, resumida na sua célebre frase: "A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro". Ele via a mudança como um motor essencial para o progresso, inovação e adaptação. 
    Melhore a mudança e não queira pará-la porque ela é inevitável como o é a noite que, consecutivamente sobrevém ao dia.

    ResponderEliminar
  29. Meu caro os sindicatos são o que sempre foram: "para quem é uma nulidade traduz-se em oportunidades para muitos ocuparem lugares onde se não faz nada!"
    União em quê?
    Porque é que o SOJ perdeu a sua face inicial, de primordial defesa dos mais qualificados (falo dos licenciados), e voltou-se para todo o universo de OJ? a resposta é simples, pelo substrato ou abrangência, pois constituem um universo maior de possíveis associados e de incremento de quotas (mais dinheiro para gerir) e só por isso!
    Souberam defender muito bem quem estava na base - no início - e fizeram-no à custa de quem estava a "meio caminho" da carreira, deixando os demais, os que estão no topo, com melhorias substanciais em termos quantitativos.
    Com uma posição envergonhada, do género tenho de dizer alguma coisa senão corre mal para o meu lado, foram tomando posições fracas e frágeis nos argumentos aduzidos, deixando que o caos impere nas nomeações em regime de substituição, seja de Escrivães e de Secretários e até de Administradores.
    É gritante o estado lastimável a que isto chegou - em V. F. de Xira, falam de magistrados com mais de 2 mil processos pendentes mas os - ambos os - sindicatos nada dizem sobre os funcionários que prestam o apoio o suporte funcional, em Loures a mesma coisa e noutros lados também.
    Ocupam-se com as reuniões técnicas que servem apenas para troca de docs.

    ResponderEliminar
  30. Mas que negociação é esta que apenas promove o é mau para os interesses dos Oficiais de Justiça?


    Qual é o objectivo de negociar algo que é pior do que o está em vigor?

    ResponderEliminar
  31. Volta Marssal!!


    🙌🙏

    ResponderEliminar
  32. sem cotas acabam os tachos

    ResponderEliminar
  33. Se o SIADAP entrar em vigor, os dirigentes dos sindicatos só têm um caminho: DEMITIREM-SE.

    ResponderEliminar
  34. (http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/AParodia/1900/N01/N01_item1/index.html)
    A Paródia (http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/AParodia/1900/N01/N01_item1/index.html), a 17 de janeiro de 1900 (http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/AParodia/1900/N01/N01_item1/index.html)

    ResponderEliminar
  35. Esqueça. A carneirada adora pagar quotas.

    ResponderEliminar
  36. Curioso é o facto de ter sido o SOJ o único a difundir a proposta do estatuto apresentada pelo governo. Oh... para evitar alarme desnecessário dirão alguns .. proposta repudiada n hora.... justificando o facto de manterem a classe à margem da chacina que se avizinha...

    ResponderEliminar
  37. Força  camarada.

    ResponderEliminar
  38. Admijistradoreszecos e gestõesecas
    Que so lixam o próximo 
    Mas a divindade é  geande

    ResponderEliminar
  39. A morte é inevitável, logo tudo é efémero! Idiotice!

    ResponderEliminar
  40. Emmanuel Macron31/1/26 09:20

    14:22 - Respondo-lhe desta maneira;


    Pode ser que se mantivermos bem afiados os nossos dentes no presente, se dermos luta, que na velhice tenhamos algum dinheiro para substituir os dentes que vamos perder!

    ResponderEliminar
  41. ???
    Não percebeu nada do que escrevi. Disse a morte é inevitável logo temos de melhorar a forma e vida. Ao longo dos tempos as coisas foram mudando e nessa mudança o que é preciso é fazer com que seja no melhor sentido. Agora defender as coisas tal como estão é que não!

    ResponderEliminar
  42. Ovelha negra31/1/26 17:51

    Volta Marçal,  estás perdoado.
    Atrás de mim virá,  quem de mim melhor fará. 

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ