O paralelismo e as formas de luta dos Oficiais de Justiça de Angola

      A luta por melhores condições de vida na carreira de Oficial de Justiça não é um problema exclusivo dos Oficiais de Justiça de Portugal. Noutros países os problemas existem igualmente e as formas de luta é que são diferentes.


      Em Angola, os Oficiais de Justiça iniciaram esta semana uma recolha de assinaturas com o propósito de exonerar o ministro da Justiça.


      Em Portugal já se fizeram diversas recolhas de assinaturas, mas nenhuma com o propósito de pedir a exoneração de ministras da justiça, apesar de haver razões para tal.


      O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola (SOJA) alega que o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola deve ser exonerado por ignorar reivindicações e perseguir funcionários.


      O secretariado nacional do SOJA, em nota divulgada esta semana, refere que a iniciativa é a expressão de um “profundo descontentamento e indignação” dos Oficiais de Justiça face ao tratamento que lhes tem sido dado pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola, Marcy Lopes.


      “Este processo [de recolha de assinaturas] começa hoje em todo o país e vai até antes da entrada da segunda fase da greve para posterior remissão aos órgãos de soberania”, disse o secretário-geral do SOJA, Joaquim Teixeira, à Lusa.


      O líder sindical disse também que “persistem ameaças e represálias de vária ordem”, garantindo, contudo, que os Oficiais de Justiça estão firmes em avançar com o abaixo-assinado para a exoneração do ministro.


      De acordo com os Oficiais de Justiça, o titular ministerial “tem ignorado de forma reiterada” as suas “legítimas reivindicações”, especificamente desde 2022, na sequência de vários cadernos reivindicativos que o SOJA remeteu àquele órgão desde 2021.


      O SOJA, que decretou a última greve em outubro, cuja primeira decorreu entre 27 de outubro e 14 de novembro, reivindica a aprovação do estatuto remuneratório da classe, realização de um concurso público de acesso, melhoria das condições laborais, unificação, atualização e parametrização justa das remunerações.


      Há, portanto, um certo paralelismo entre os Oficiais de Justiça de Angola e de Portugal.


      O SOJA exige também o pagamento regular e transporte das comparticipações emolumentares, promoções, reconhecimento da carreira profissional e respeito pelo cidadão, “através da garantia de um serviço público digno e eficiente”.


      No entanto, lamentam que, até a presente data, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos (MINJUDH) “mantém-se em silêncio”, o que, no seu entender, “demonstra desrespeito pelos funcionários do setor” e pela própria “dignidade da Justiça”, fatores que motivaram o início da greve.


      A segunda fase da greve decretada pelo SOJA deve decorrer entre 09 de fevereiro e 06 de março e a terceira de julho a agosto.


      Os sindicalistas acusam igualmente o ministro do setor de “reação hostil” e de “perseguição” a todos os funcionários que aderem à greve, com alegadas instruções à direção dos recursos humanos do ministério para punir grevistas, “mediante descontos arbitrários nos salários”, um cenário que dizem ocorrer desde 2023.


      Na nota, manifesta o SOJA que, por outro lado, há “prontidão” para a negociação do caderno reivindicativo e referem que apesar da reincidência na postura de punição de funcionários, “que apenas pretendem servir melhor os seus concidadãos, é uma marca do titular” daquele departamento governamental.


      Ao Presidente angolano, João Lourenço, a quem deverá ser encaminhado o abaixo-assinado, a par de outros órgãos de soberania como o parlamento angolano, pedem a exoneração do ministro “por ser um entrave ao diálogo institucional”, melhoria das condições laborais e salariais, bem como a abertura de “diálogo direto” com o MINJUDH, com acompanhamento de representantes da Presidência da República, “visando soluções efetivas e sustentáveis”.


      Durante a primeira fase da greve, em outubro, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos disse, em comunicado, que a paralisação convocada pelo SOJA era “ilegal” e que não observou os parâmetros jurídico-legais.



      Fonte: “RTP” e “SOJA

Comentários

  1. É este tipo de informação que pode ajudar a abrir a cabeça de muitos.


    POLÍTICA, NÃO OBRIGADO!


    BOM DOMINGO.

    ResponderEliminar
  2. Sfj e soj que aprendam.
    25 anos de sfj para quê?
    Qual o legado?
    Dinheiro meu jamais.

    ResponderEliminar
  3. Contra a surdez dos governantes  pelo ROUBO  de 2001 a 2005
    Continuarei de baixa.


    Chlice e parasitismo  só  merecem chulice  e parasitismo  como paga

    ResponderEliminar
  4. Aqui é só carneirada! Talvez o facto de 80% ser estrogenio ajude a explicar! Não há fibra!

    ResponderEliminar
  5. Vê lá se a preguiça te lixa e daqui a uns meses levas como uma licença sem vencimento em cima.
    De qualquer modo perdias tu e ganhavam os serviços.

    ResponderEliminar
  6. Então Cheganada, já puseram as palas e foram votar a sonhar com um terceiro reich?
    Camelos!

    ResponderEliminar
  7. Contra gente como tu adoro essa licença esem vencimento 
    Mas vais gramar-ainda longo tempo querida

    ResponderEliminar
  8. Uiii aii uuii
    Engole

    ResponderEliminar
  9. Camarada força!!!
    Todos os roubados há  20 anos devuam fazer o mesmo

    ResponderEliminar
  10. Bonitos comentários (nem todos)... até dói. Qual será a sensação do autor do blog, que publica artigos de interesse/qualidade, e tem que "levar" com comentários desatinados....

    ResponderEliminar
  11. Técnicos de profundidade!

    ResponderEliminar
  12. Passa na farmácia antes das 20h.
    A Rennie vai esgotar.

    Aceita que dói menos 

    E se chorares manda áudio para o grupo do WhatsApp 


    ResponderEliminar
  13. Vendo comprimidos para refluxo para a Cheganada.
    Estão em dispostos?
    Parabéns a todos os Portugueses pelo seu voto consciente.
    Quanto ao milhão de parvos cheganos já nao há esperança.
    Mas o que interessa é preservar a democracia e deixá-los a roncar para as paredes.

    ResponderEliminar
  14. Boguer e companhia va buscar o artigo contravo ventura!


    Bloguer que fez dis ojs parvos


    Comei


    Mastigai

    ResponderEliminar
  15. Eheeh


    Nem com a oposição  deste blogue imparcial o Ventura e acquem chamam cheganos giram abaixo. 


    Mastigai e aprendei a não  fazer os vizinhos de parvos


    Ventura-te dá  gás  nesses gajos

    ResponderEliminar
  16. Ventura expulsou os conhecidos pedofilos
    E o ps expulsou??


    Castração  ja!

    ResponderEliminar
  17. Coltrim então  pa?


    Pipip betinho??
    Então?? Betinhos a fingir de empresários? Então??
    Assedios?? Então???

    ResponderEliminar
  18. Toma lá o rennie então.
    Engole devagar, cuidado com o refluxo.
    O Povo é sabio!

    ResponderEliminar
  19. Sr articulista não  menospreze mais os cheganos ojs


    Pode ser sapiente, mas tenha humildade e respeito pela diferença  

    ResponderEliminar
  20. Isso não é possível. Sempre os consideraremos asnos.

    ResponderEliminar
  21. Aos super da inteligência 
    E que fazem dos oficiais de justiça  parvos.


    Ventura

    ResponderEliminar
  22. Ah ah ah!
    Isto è surreal.
    Com uma derrota destas ainda andam aqui a clamar Ventura.
    Têm os mesmos votos durante 3 eleições seguidas, não passam da cepa torta e roncam alto.
    Que asnos patéticos 

    ResponderEliminar
  23. VIVA O SOCIALISMO!
    VIVA A DEMOCRACIA!

    ResponderEliminar
  24. Asnos há  muitos e aqui nos articulistas  tambem.

    ResponderEliminar
  25. Se este bloguer  foi pago para fazer artigo contra o Ventura 
    Lembre-se ojs são  cerca de 7000 ao que dizem.


    Tenha coragem e faça  um artigo sobre o impacto  do seu artigo anti Ventura nos 7000 ojs.

    ResponderEliminar
  26. Ser pago seria muito bom, mas não, trata-se apenas de uma profunda manifestação de asco pela deterioração da Democracia.

    ResponderEliminar
  27. Mas quem levou a sua deterioração foram os de esquerda certo ????

    Costa, Centeno, Diz alguma coisa ...????

    ResponderEliminar
  28. Não vale a pena, mas se valesse, sempre lhe diria que confunde economia, finanças com Estado de Direito, Democracia e Liberdade. É uma confusão típica dos burros.

    ResponderEliminar
  29. Tanto é  sabio que não  foi nas cantigas deste blogue.

    ResponderEliminar
  30. Ronca que eu como chegano tenho orgulho  em ver o teu ronco 

    ResponderEliminar
  31. Assedio de uns filhos da pppppp

    ResponderEliminar
  32. Castração  já  ontem !!!


    Filhos da p

    ResponderEliminar
  33. Qeriad o ventura mais atrás. 
    Tens  que levar com ele tu e os bloguers.


    Não  façam  dos ojs parvos.

    ResponderEliminar
  34. Vocês  blogueres é  que confundem e tentsm confundir  ao fazer artigos contra  o vosso partido e fazendo de 7000 ojs de parvos.


    Mudai de estrategia.
    Assim não  conseguem. 

    ResponderEliminar
  35. Ventura dá-lhe!!!

    ResponderEliminar
  36. Parabéns aos eleitores que não ficaram em casa e a quem vai à segunda volta.
    Não ganhou a pessoa em quem apostava para P. República. Paciência.Já o atual também nāo teve o meu voto em ambos os mandatos e só critico a atuação em parte do atual.
    Agora, resta o candidato Seguro,  para a minha opçāo a 8 de fevereiro.
    Cada um fará a sua opção livre seja qual fôr o candidato. 
    Não deve é deixar de ir novamente à urna de voto.
    Que a outra urna ( aquela da qual  ninguém se vai livrar)   é bem pior, diria.?!!!!!   🐵  

    ResponderEliminar
  37. Aiiiauuuiii
    Aiii
    Uii
    Aiii
    Bla blabla

    ResponderEliminar

  38. Onde querem que assine?!
    Serão vocês, a tomar a iniciativa e, fazer o dito baixo assinado, para Diretora Geral da DGAJ, e a Ministra da Justiça, possam, "mudar de pelouro"....para a Saúde por exemplo, já que são tão pró-ativas,  "em lixar a vida" das pessoas.

    ResponderEliminar
  39. Parabens ao bom senso e sentido de Estado demonstrado por todos os candidatos de direita que não passaram à segunda volta, ao não " endossar" votos ao Ventrulha xenófobo.
    Ostracizar a canalhada fascista e criar um anel sanitário contra os vermes, é a única solução para salvar a democracia.
    Um grande obrigado a todos os democratas.
    TODOS POR SEGURO na segunda volta!

    ResponderEliminar
  40. Assinar se houvesse tomates

    ResponderEliminar
  41. Quanto mais  espumas o veneno mais cavas a cova. 


    Ventura dá  gas nesses hipócritas  disfarçados de democratas.
    Chega dá  nesses hipócritas.  Até  se borram todos 

    ResponderEliminar
  42. Cala-te e desaparece!

    ResponderEliminar

  43. Não estou a espumar.
    Estou a congratular-me pela vitória da democracia e a rir-me de uns tristes atrasados mentais que levaram na boca e ainda dizem que ganharam.
    Vocês parecem o PCP.
    Ganham sempre.😅
    Palhaços desprezíveis.

    ResponderEliminar
  44. Obrigado Cheganada pelo entretenimento.
    Clamar vitoria quando têm menos 100.000 votos que nas legislativas e agora ganham apenas em 1 ou 2 distritos no continente, é hilariante.
    Chafurda Ventrulha!🐷

    ResponderEliminar

Enviar um comentário