O paralelismo e as formas de luta dos Oficiais de Justiça de Angola
A luta por melhores condições de vida na carreira de Oficial de Justiça não é um problema exclusivo dos Oficiais de Justiça de Portugal. Noutros países os problemas existem igualmente e as formas de luta é que são diferentes.
Em Angola, os Oficiais de Justiça iniciaram esta semana uma recolha de assinaturas com o propósito de exonerar o ministro da Justiça.
Em Portugal já se fizeram diversas recolhas de assinaturas, mas nenhuma com o propósito de pedir a exoneração de ministras da justiça, apesar de haver razões para tal.
O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola (SOJA) alega que o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola deve ser exonerado por ignorar reivindicações e perseguir funcionários.
O secretariado nacional do SOJA, em nota divulgada esta semana, refere que a iniciativa é a expressão de um “profundo descontentamento e indignação” dos Oficiais de Justiça face ao tratamento que lhes tem sido dado pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola, Marcy Lopes.
“Este processo [de recolha de assinaturas] começa hoje em todo o país e vai até antes da entrada da segunda fase da greve para posterior remissão aos órgãos de soberania”, disse o secretário-geral do SOJA, Joaquim Teixeira, à Lusa.
O líder sindical disse também que “persistem ameaças e represálias de vária ordem”, garantindo, contudo, que os Oficiais de Justiça estão firmes em avançar com o abaixo-assinado para a exoneração do ministro.
De acordo com os Oficiais de Justiça, o titular ministerial “tem ignorado de forma reiterada” as suas “legítimas reivindicações”, especificamente desde 2022, na sequência de vários cadernos reivindicativos que o SOJA remeteu àquele órgão desde 2021.
O SOJA, que decretou a última greve em outubro, cuja primeira decorreu entre 27 de outubro e 14 de novembro, reivindica a aprovação do estatuto remuneratório da classe, realização de um concurso público de acesso, melhoria das condições laborais, unificação, atualização e parametrização justa das remunerações.
Há, portanto, um certo paralelismo entre os Oficiais de Justiça de Angola e de Portugal.
O SOJA exige também o pagamento regular e transporte das comparticipações emolumentares, promoções, reconhecimento da carreira profissional e respeito pelo cidadão, “através da garantia de um serviço público digno e eficiente”.
No entanto, lamentam que, até a presente data, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos (MINJUDH) “mantém-se em silêncio”, o que, no seu entender, “demonstra desrespeito pelos funcionários do setor” e pela própria “dignidade da Justiça”, fatores que motivaram o início da greve.
A segunda fase da greve decretada pelo SOJA deve decorrer entre 09 de fevereiro e 06 de março e a terceira de julho a agosto.
Os sindicalistas acusam igualmente o ministro do setor de “reação hostil” e de “perseguição” a todos os funcionários que aderem à greve, com alegadas instruções à direção dos recursos humanos do ministério para punir grevistas, “mediante descontos arbitrários nos salários”, um cenário que dizem ocorrer desde 2023.
Na nota, manifesta o SOJA que, por outro lado, há “prontidão” para a negociação do caderno reivindicativo e referem que apesar da reincidência na postura de punição de funcionários, “que apenas pretendem servir melhor os seus concidadãos, é uma marca do titular” daquele departamento governamental.
Ao Presidente angolano, João Lourenço, a quem deverá ser encaminhado o abaixo-assinado, a par de outros órgãos de soberania como o parlamento angolano, pedem a exoneração do ministro “por ser um entrave ao diálogo institucional”, melhoria das condições laborais e salariais, bem como a abertura de “diálogo direto” com o MINJUDH, com acompanhamento de representantes da Presidência da República, “visando soluções efetivas e sustentáveis”.
Durante a primeira fase da greve, em outubro, o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos disse, em comunicado, que a paralisação convocada pelo SOJA era “ilegal” e que não observou os parâmetros jurídico-legais.

É este tipo de informação que pode ajudar a abrir a cabeça de muitos.
ResponderEliminarPOLÍTICA, NÃO OBRIGADO!
BOM DOMINGO.
Sfj e soj que aprendam.
ResponderEliminar25 anos de sfj para quê?
Qual o legado?
Dinheiro meu jamais.
Contra a surdez dos governantes pelo ROUBO de 2001 a 2005
ResponderEliminarContinuarei de baixa.
Chlice e parasitismo só merecem chulice e parasitismo como paga
Aqui é só carneirada! Talvez o facto de 80% ser estrogenio ajude a explicar! Não há fibra!
ResponderEliminarVê lá se a preguiça te lixa e daqui a uns meses levas como uma licença sem vencimento em cima.
ResponderEliminarDe qualquer modo perdias tu e ganhavam os serviços.
Então Cheganada, já puseram as palas e foram votar a sonhar com um terceiro reich?
ResponderEliminarCamelos!
Contra gente como tu adoro essa licença esem vencimento
ResponderEliminarMas vais gramar-ainda longo tempo querida
Uiii aii uuii
ResponderEliminarEngole
Coveiros
ResponderEliminarCamarada força!!!
ResponderEliminarTodos os roubados há 20 anos devuam fazer o mesmo
Bonitos comentários (nem todos)... até dói. Qual será a sensação do autor do blog, que publica artigos de interesse/qualidade, e tem que "levar" com comentários desatinados....
ResponderEliminarTécnicos de profundidade!
ResponderEliminarPassa na farmácia antes das 20h.
ResponderEliminarA Rennie vai esgotar.
Aceita que dói menos
E se chorares manda áudio para o grupo do WhatsApp
Certeiro!
ResponderEliminarVendo comprimidos para refluxo para a Cheganada.
ResponderEliminarEstão em dispostos?
Parabéns a todos os Portugueses pelo seu voto consciente.
Quanto ao milhão de parvos cheganos já nao há esperança.
Mas o que interessa é preservar a democracia e deixá-los a roncar para as paredes.
Boguer e companhia va buscar o artigo contravo ventura!
ResponderEliminarBloguer que fez dis ojs parvos
Comei
Mastigai
Eheeh
ResponderEliminarNem com a oposição deste blogue imparcial o Ventura e acquem chamam cheganos giram abaixo.
Mastigai e aprendei a não fazer os vizinhos de parvos
Ventura-te dá gás nesses gajos
Ventura expulsou os conhecidos pedofilos
ResponderEliminarE o ps expulsou??
Castração ja!
Coltrim então pa?
ResponderEliminarPipip betinho??
Então?? Betinhos a fingir de empresários? Então??
Assedios?? Então???
Toma lá o rennie então.
ResponderEliminarEngole devagar, cuidado com o refluxo.
O Povo é sabio!
Sr articulista não menospreze mais os cheganos ojs
ResponderEliminarPode ser sapiente, mas tenha humildade e respeito pela diferença
Isso não é possível. Sempre os consideraremos asnos.
ResponderEliminarAos super da inteligência
ResponderEliminarE que fazem dos oficiais de justiça parvos.
Ventura
Ah ah ah!
ResponderEliminarIsto è surreal.
Com uma derrota destas ainda andam aqui a clamar Ventura.
Têm os mesmos votos durante 3 eleições seguidas, não passam da cepa torta e roncam alto.
Que asnos patéticos
VIVA O SOCIALISMO!
ResponderEliminarVIVA A DEMOCRACIA!
Asnos há muitos e aqui nos articulistas tambem.
ResponderEliminarSe este bloguer foi pago para fazer artigo contra o Ventura
ResponderEliminarLembre-se ojs são cerca de 7000 ao que dizem.
Tenha coragem e faça um artigo sobre o impacto do seu artigo anti Ventura nos 7000 ojs.
Ser pago seria muito bom, mas não, trata-se apenas de uma profunda manifestação de asco pela deterioração da Democracia.
ResponderEliminarMas quem levou a sua deterioração foram os de esquerda certo ????
ResponderEliminarCosta, Centeno, Diz alguma coisa ...????
Não vale a pena, mas se valesse, sempre lhe diria que confunde economia, finanças com Estado de Direito, Democracia e Liberdade. É uma confusão típica dos burros.
ResponderEliminarTanto é sabio que não foi nas cantigas deste blogue.
ResponderEliminarRonca que eu como chegano tenho orgulho em ver o teu ronco
ResponderEliminarAssedio de uns filhos da pppppp
ResponderEliminarCastração já ontem !!!
ResponderEliminarFilhos da p
Qeriad o ventura mais atrás.
ResponderEliminarTens que levar com ele tu e os bloguers.
Não façam dos ojs parvos.
Vocês blogueres é que confundem e tentsm confundir ao fazer artigos contra o vosso partido e fazendo de 7000 ojs de parvos.
ResponderEliminarMudai de estrategia.
Assim não conseguem.
Ventura dá-lhe!!!
ResponderEliminarParabéns aos eleitores que não ficaram em casa e a quem vai à segunda volta.
ResponderEliminarNão ganhou a pessoa em quem apostava para P. República. Paciência.Já o atual também nāo teve o meu voto em ambos os mandatos e só critico a atuação em parte do atual.
Agora, resta o candidato Seguro, para a minha opçāo a 8 de fevereiro.
Cada um fará a sua opção livre seja qual fôr o candidato.
Não deve é deixar de ir novamente à urna de voto.
Que a outra urna ( aquela da qual ninguém se vai livrar) é bem pior, diria.?!!!!! 🐵
Aiiiauuuiii
ResponderEliminarAiii
Uii
Aiii
Bla blabla
ResponderEliminarOnde querem que assine?!
Serão vocês, a tomar a iniciativa e, fazer o dito baixo assinado, para Diretora Geral da DGAJ, e a Ministra da Justiça, possam, "mudar de pelouro"....para a Saúde por exemplo, já que são tão pró-ativas, "em lixar a vida" das pessoas.
Parabens ao bom senso e sentido de Estado demonstrado por todos os candidatos de direita que não passaram à segunda volta, ao não " endossar" votos ao Ventrulha xenófobo.
ResponderEliminarOstracizar a canalhada fascista e criar um anel sanitário contra os vermes, é a única solução para salvar a democracia.
Um grande obrigado a todos os democratas.
TODOS POR SEGURO na segunda volta!
Assinar se houvesse tomates
ResponderEliminarQuanto mais espumas o veneno mais cavas a cova.
ResponderEliminarVentura dá gas nesses hipócritas disfarçados de democratas.
Chega dá nesses hipócritas. Até se borram todos
Cala-te e desaparece!
ResponderEliminar
ResponderEliminarNão estou a espumar.
Estou a congratular-me pela vitória da democracia e a rir-me de uns tristes atrasados mentais que levaram na boca e ainda dizem que ganharam.
Vocês parecem o PCP.
Ganham sempre.😅
Palhaços desprezíveis.
Obrigado Cheganada pelo entretenimento.
ResponderEliminarClamar vitoria quando têm menos 100.000 votos que nas legislativas e agora ganham apenas em 1 ou 2 distritos no continente, é hilariante.
Chafurda Ventrulha!🐷