Tabela de vencimentos dos Oficiais de Justiça para 2026

      Para este ano 2026, os trabalhadores em funções públicas têm uma valorização do seu salário, conforme está estabelecido no acordo plurianual de € 56,58 para salários até cerca de € 2.631,00 brutos e com taxa de 2,15% para valores salariais superiores.


      Quer isto dizer que a esmagadora maioria dos Oficiais de Justiça verão o seu vencimento acrescido dos mencionados € 56,58.


      Mais verão o subsídio de refeição valorizado em 15 cêntimos, passando este ano para € 6,15.


      E, por fim, também o valor do suplemento remuneratório de disponibilidade será atualizado de € 120,00 para os € 180,00.


      Como todos os anos, calculamos os valores da valorização e construímos a Tabela de vencimentos dos Oficiais de Justiça para 2026, tabela esta a que pode aceder diretamente através da seguinte hiperligação: “Tabela Vencimentos OJ 2026”.


      Esta nova tabela – e todas as demais dos anos anteriores, desde 1989, isto é, desde há 40 anos – estão todas disponíveis na nossa coluna das “Ligações a Documentos” na nossa página.


      Na atual carreira de Oficial de Justiça há alguns, embora poucos, vencimentos que ultrapassam aquele montante dos € 2.630,00. Esses vencimentos, num universo de cerca de 7 mil Oficiais de Justiça, correspondem a cerca de meia centena de Oficiais de Justiça.


      Por isso, a esmagadora maioria dos Oficiais de Justiça receberá este ano o ajuste de compensação no montante de € 56,58 euros.


      Trata-se isto de um aumento salarial?


      Não!


      Ninguém tem, por esta via, um aumento salarial. O valor dos € 56,58 é uma compensação pela perda de poder de compra e, portanto, é uma mera retificação e contrapartida que, obviamente, não compensa tudo quanto foi perdido, mas, no entanto, é uma ajuda compensatória parcial que, na ausência de outras melhores, os Oficiais de Justiça, com os seus magros salários não valorizados, até chegam a considerar como se fosse um verdadeiro aumento salarial.


      No que diz respeito à alteração do valor do suplemento remuneratório, também neste caso não há um aumento, há apenas a fixação sem cortes como ficou acordado para o ano passado. Trata-se de uma reposição, uma vez que no ano passado esse valor foi cortado.


      Atenção que a na tabela apresenta-se um valor único de ingresso na carreira, para a primeira posição salarial, no entanto, nem todos os Oficiais de Justiça recém-entrados terão, este ano, tal valor, o valor indicado será alcançado no próximo ano.


      Nos termos fixados, este ano, os ingressantes do ano passado passarão a receber € 1.446,51 (nível 15) e só para o próximo ano é que deixarão os valores transitórios.


      Na nossa página principal, na coluna da direita (visão PC) pode aceder a todas as tabelas salariais desde 1989, altura em que os vencimentos estavam em Escudos, moeda portuguesa que alguns dos nossos leitores não chegaram a manusear, estando lá também indicado o fator de conversão para euros. E como nota final, dizer ainda que, por essa altura, os valores dos vencimentos dos Oficiais de Justiça em início de carreira equivaliam a mais de duas vezes e meia os valores dos ordenados mínimos nacionais. Hoje, o valor está apenas um pouco acima de um ordenado mínimo nacional, portanto, bem longe dessas duas vezes e meia.


      A Base Remuneratória da Administração Pública (BRAP) fica este ano em € 934,99


TabelaRemuneratoriaOJ2026(v20260106).jpg

Comentários

  1. Anónimo5/1/26 08:58

    Coveiros
    Trabalhai escravos para pagar rendâ de casa deslocados 
    Imograntes juntai-vos aos 10 em cada casa para sobreviver  se não  sois filhinhos  de papá  rico

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/1/26 09:01

    Só os 7 anos de congelamento correspondem a mais de 300 euros  que deixamos de receber mensalmente!


    Bastante mais de € 4000 (quatro mil euros) anuais!


    É uma vergonha esta inação sindical!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/1/26 09:25

    Nós os do 3.º escalão de auxiliares somos mesmo desgracadinhos. Estamos cá há mais de 10 anos e ainda estamos na 1.ª posição. 

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5/1/26 09:30

    Esta nova tabela começa mal.
    Primeiro, não tem em conta o tempo já passado no escalão em que cada um estava na tabela anterior. Portanto é uma injustiça começar outra vez do zero, uma esperteza da tutela que estamos habituados.
    Em seguida, nada se sabe quantos anos serão necessários para a passagem ao escalão seguinte. Serão os mesmos tres anos que estavam estipulados na tabela anterior? Ou vai haver aqui mais uma habilidade da tutela para prolongar a passagem de escalão, e assim a progressão na carreira vai ser só aparente.
    Os sindicatos estão atentos a isso? Que estão a fazer sobre este assunto? Vai ficar esquecido?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/1/26 09:37

    amigo quem recebe 1389 tambem tem um acréscimo de 56 euros

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/1/26 10:36

    Bom dia.
    Aproveito um curto intervalo para expor as minhas frustrações.
    Mais um ano que se inicia e, mais uma vez, como tem sucedido sempre neste milénio/século,  está tudo na mesma, na "cepa torta".
    É inacreditável o que se passa neste país e que não foge muito ao que se passa no resto do mundo.
    O meu voto nas presidenciais já há muito tempo que está destinado ao Sr Almirante, o único que tem provas de competência dadas, que é capaz de perceber o mundo de hoje, que tem legitimidade para cobrar dos Governos (quaisquer que eles sejam, do PS, PSD, das extremas direitas e esquerdas), o que prometeram e as reformas necessárias.
    Não estou disponível para endereçar o meu voto a nenhum dos políticos de carreira, sejam eles mais novos ou mais velhos, estou farto, apenas e só farto destes malabaristas das palavras.
    Considero-me um individuo de centro-Direita ou Centro-Esquerda, revejo-me nos ideais de Francisco  Sá Carneiro, nas suas proclamações - sou socialista no sentido humano e personalista da mensagem socialista e o que está sempre presente, é a libertação plena do homem, das condições de opressão, de alienação e de exploração, pois que ".
    É assim que vejo do meu pequeníssimo sítio o mundo gigante que existe à minha volta, e ainda não concebo outra forma de organização política social e económica que funcione melhor mas facilmente percebo que o modelo existente funcionaria muito melhor com outros protagonistas com outros atores que não sejam carreiristas.
    Precisamos de rumo, de certezas e de coesão social num mundo cada vez mais incerto e só vejo capacidade numa única pessoa. 
    Na justiça precisamos de tudo, mas muito mais desse tudo que falta que noutros setores, precisamos de competência nos decisores de ideias e coragem para as implementar num mundo em que cada vez mais é preciso fazer revigorar as regras e ao mesmo tempo preservar as liberdades.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/1/26 10:56

    Começo este ano super, híper, frustrado.
    Passei a barreira dos 50 anos de idade, quase 28 de trabalho nos tribunais, sempre em crise, sempre em luta por melhores condições, já perdi a conta aos combates em que participei.
    A velhice traz com ela a maturidade e a calma necessária para serenamente formar ideias e tomar decisões.
    Este é o ano em que desisti de contribuir com espírito de missão, com a abnegação e dedicação, ao serviço dos outros. 
    Percebi agora que a facão a que pertenço é minoritária e, porque a meritocracia não existe  - apenas é proclamada como uma grande mentira -, vejo-me encalacrado e emaranhado numa rede invisível que teima num aprisionamento de vida insustentável, já não consigo respirar este ar rarefeito, poluído por predadores que dele se vão alimentando e nos suprimem o espaço de vida, da mesma forma que se aprisiona um porco num espaço sem largueza apenas para permitir a sua engorda rápida e servir de abundante alimento.
    Eu já me cansei de participar na base dessa cadeia alimentar.
    É tempo de outros se sacrificarem agora. 
    Estou exausto e frustrado.
    Quando um soldado se farta da vida deixa-se morrer e é assim que me sinto, sem vida e sem expetativas de ser ressuscitado para ela. 
    Para mim, nos tribunais tudo se acabou, limito-me a esperar pelo momento certo e suspiro a cada movimento dos ponteiros do relógio pois são eles que me vão ajudar a sair do martírio em que vivo, a cada movimento seu, cada segundo, minuto ou hora que passa, emerge em mim uma força que não existe no começo do dia como se esse começo apenas acontecesse às 17 horas e até ali é um suplício ou tormento, quase como um pesadelo, que vou enfrentando com a coragem e a certeza que, embora todos as manhãs se repita, sei que todos os dias tem um fim temporário é certo, mas já faltou mais para findar.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/1/26 11:15

    ROUBO DESCARADO
    MAS OJ GOSTA

    ResponderEliminar
  9. Anónimo5/1/26 11:17

    Quando chegares à idade da reforma darás conta 

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/1/26 11:20

    Para quando uma greve?
    Os sindicatos, estão à espera do quê?

    ResponderEliminar
  11. Bom dia,
    Vai abrir novo concurso externo este ano? Obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/1/26 11:59

    Vi a tabela e sinceramente não percebi nada, em que nível vamos ficar, estava no 3 escalão e a 3 ou 4 meses de subir para o 4 escalão, como vai ficar essa situação, ( esquecida) agora en que escalão vou ficar, ee me pudessem esclarecer agradecia...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo5/1/26 12:47

    Quer dizer, não esquecendo de algumas injustiças do acordo que importa corrigir, a grande maioria dos Oficiais de Justiça vão auferir vencimentos na ordem dos 2.000 e os mais antigos bem acima, levando em conta o aumento de 2,5% mais os 60 euros. Continuamos a fazer o mesmo e somos os mais prejudicados deste mundo? Um técnico superior de um qualquer organismo ganha bem menos e tem muito mais responsabilidades. 

    ResponderEliminar
  14. Isabel, essa pergunta é quase como se perguntasse quais serão os números do próximo Euromilhões.

    ResponderEliminar
  15. Para saber em que posição remuneratória está, pela transição, pode consultar a nossa tabela do ano passado com as correspondências ou verificar no seu recibo de vencimento qual é a sua posição remuneratória.


    De todos modos, aqui vai um esclarecimento:

    ResponderEliminar
  16. Anónimo5/1/26 13:26

    Não concordo com que acaba de dizer, nem um bocadinho!


    Cada um sabe da responsabilidade do que faz, ou não!


    No seu caso, parece desempenhar funções com menos responsabilidades que eu desempenho, mas não deve tomar a sua experiência pessoal pelo todo!...


    Atente ainda, que os 2000 euros de que fala  não são a mesma coisa que eram aqui há 5 anitos atrás.


    A vida encareceu de forma brutal, de forma que esse montante não equivale a 1500 sequer!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo5/1/26 13:30

    Saiu o movimento e portanto amanhã já me apresento no meu novo pardieiro!!!


    À beirinha de casa!!
    Num tribunal de idosos desdentados e cheios de reumático.
    Carago, estou lixado.
    Com 55 anos vou ser um dos mais novos!!!


    Eheheheh


    Carago 
    Aquilo é que vai ser, carago!!

    ResponderEliminar
  18. Efetivamente, faltou atualizar esse valor transitório de ingresso. Será atualizado.
    Assim, os 1389,93 serão este ano de 1446,51.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo5/1/26 13:47

    Quantos anos de serviço têm congelados ...? Com 10 anos a malta do atual 2 escalão,  estava no 1° de auxiliar com 9 anos congelados.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo5/1/26 13:48

    não têm outro nome
    LADRÕES

    ResponderEliminar
  21. Anónimo5/1/26 13:50

    Contra o rubo do período de provisório de 2001 a 2005
    continuarei de baixa por ordem da junta médica e penso ir até igual período do roubo.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo5/1/26 14:44

    Então quer dizer que os 10 anos  que tenho de serviço não contam para nada se vou receber como se tivesse um ano de serviço, ou seja neste momento os auxiliares e técnicos de justiça pelo menos até ao 3 nivel vão receber o mesmo que um colega que tem um ano de serviço, está bonito, anos de serviço que não conta para progredir no escalão e como vai ser a progressão agora???

    ResponderEliminar
  23. Anónimo5/1/26 15:43

    é mesmo....

    ResponderEliminar
  24. Anónimo5/1/26 16:04

    "recuso me a fazer sala".
    Mas isso é assim, você é que decide.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo5/1/26 16:07

    Nesse caso, o colega é um verdadeiro privilegiado e sim, de facto, aufere até bastante para o que faz. Que tal, aproveitar, e dar uma ajuda a outros colegas que tem bem mais responsabilidades e serviço? Era, até, uma forma de justificar esse "chorudo" vencimento que aufere para o pouco serviço que faz...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo5/1/26 16:24

    Há quem faça muito mais do que tu!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo5/1/26 16:25

    Mas por uns terem tido esse azar, todos temos de ter OU estamos aqui todos em prol do melhor para todos?!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo5/1/26 16:26

    Também estou na mesma situação, colega. É desmotivante. 

    ResponderEliminar
  29. Anónimo5/1/26 18:57

    15:06


    Tu não cumpres nada;


    Estás em casa à pala do sindicato e escreves algumas parvoíces, aqui.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo5/1/26 19:11

    Quais são essas responsabilidades? Tirando o MºPº e os processos de inventário, o que é de tremenda complexidade? Fazer contas? Controlar prazos? Fazer sala é que é chato porque somos os criados dos juízes, fazer as chamadas, levar com os advogados, testemunhas e ir buscar os volumes em falta ao gabinete. Como sou dos antigos não tenho de levar com esse serviço. Afinal, era adjunto.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo5/1/26 19:12

    a sério? Onde?

    ResponderEliminar
  32. Quanto à primeira parte do que diz é o que é; o que ficou (mal) fixado. Quanto à segunda parte, a progressão faz-se de 3 em 3 anos, como antes, pois o artigo 81º do EFJ não foi revogado. A questão que se coloca é a seguinte: Esses 3 anos começam a contar desde a transição ocorrida em junho do ano passado?

    ResponderEliminar
  33. Anónimo5/1/26 19:24

    Ainda acham que ganham pouco ????  Olhem para o lado ...e trabalhem !!!!!!!!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo5/1/26 19:45

    O QUE SE FEZ NAS FINANÇAS


    TODOS, REPITO, TODOS SUBIRAM DOIS (2) ESCALÕES


    AQUI, UNS TÊM AUMENTOS SUPERIORES A €400 OUTROS COM AUMENTOS INFERIORES A €50

    ResponderEliminar
  35. Anónimo5/1/26 21:50

    É deprimente não publicarem comentários que estão fora da caixa (da vossa) por mais respeitosos que sejam, e publiquem diariamente alguns que nem conversa são.

    ResponderEliminar
  36. Anónimo5/1/26 22:12

    3.827,06 €. ASSIM ESTÁ BEM.!!!
    É quanto ganharia (condicional)... im escrivão no último escalão.
    Pobres..paupérrimos, uns e outros...!!!
    Da theoria à práxis.
    Poupo-me a comentários imbecis.
    Coitados...
    Alguém acredita ?? em theorias infundadas??
    Tenham vergonha.

    ResponderEliminar
  37. É deprimente ter que andar a ler todos os comentários diariamente e só suprir os que contêm linguagem ofensiva, quando muito mais de metade nem conversa são, mas possuem a virtualidade de transmitir a imagem daquilo que as pessoas são. Repete-se: só suprimimos os que contêm linguagem ofensiva, ainda que possam conter alguma ideia acertada, o que é pena.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo6/1/26 09:20

    Chora bebé. Ganha vergonha e vai à luta.
    Deixa de ser cobarde 

    ResponderEliminar
  39. Jim da Selva6/1/26 16:51

    ex adjunto do 3º escalão, 2019, gamado em 140 paus em setembro menos 160 que os ex adjuntos com 2 anos de serviço em setembro, nessa qualidade, justiça? estou a pensar seriamente em trabalhar menos 300 euros por mês, isso seria justiça. os sindicatos são duas fezes que ali estão. 

    ResponderEliminar
  40. Anónimo6/1/26 18:05

    Se pensas assim, caro camarada socialista comunista, então tens o que mereces!!!!!


    Viva a Venezuela!!!!!!!

    ResponderEliminar
  41. Anónimo6/1/26 18:09

    Aonde pá???


    Deves ser daqueles que vão ganhar na ordem dos 2.000 mensais de certeza!!!


    TEM VERGONHA IDIOTA!!!!

    ResponderEliminar
  42. Anónimo6/1/26 22:05

      ex-adjunto no 4º escalão. 

    ResponderEliminar
  43. Anónimo6/1/26 23:30

    Gostaria de ver na tabela os provisórios (escalão 13 3 15). 

    ResponderEliminar
  44. A posição 13 provisória terminou em 2025, há dias. A posição 15 que é a que vai vigorar agora durante o ano 2026, está lá na tabela, embora como uma anotação na categoria de técnico de justiça. No entanto, na tabela inicialmente divulgada, o valor indicado, por lapso, não estava atualizado com a valorização deste ano, coisa que, entretanto, foi corrigida e já consta quando acede agora à tabela, através da mesma ligação. O valor transitório do nível 15 é agora de 1446,51 até ao final do ano e no próximo será já o indicado para a primeira posição da tabela.

    ResponderEliminar
  45. Anónimo7/1/26 00:11

    Grata. Não tinha reparado na posição 15.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ